sexta-feira, setembro 11, 2009

EDUCAÇÃO

Resultado

A Secretaria Estadual de Educação divulgou o resultado da segunda etapa da seleção do programa Jovem Embaixador 2010. Os alunos aprovados foram Aline Batista da Silva, Beatriz Swelen Santos Silva, Bruna Dantas Lobato, Dermesson Josué Martins Feitosa , Gustavo Henrique Araújo da Cruz Molina e Jéssica Cristina Cordeiro do Nascimento. Os seis estudantes selecionados vão participar da terceira fase da seleção que será realizada no dia 18 de setembro, a partir das 8h30, na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).

CHARGE DO DIA

ESPORTE

Copa 2014

Após começar a semana com a notícia que poderia ficar fora da Copa do Mundo de 2014, pois havia sido divulgado na segunda-feira (7), no jornal "Folha de São Paulo", que a Fifa estudava mudar de 12 para dez o número de sedes do Mundial no Brasil - fato já desmentido pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira - Natal recebeu um elogio a altura para "lavar a alma" na tarde desta quinta-feira (10), no início da visita técnica do ministro dos esportes, Orlando Silva.

Entusiasmado com o projeto apresentado e pela infra-estrutura que a Capital do Estado já tem, o ministro declarou ao visitar o estádio Machadão, no início da tarde de ontem, que "Natal tem tudo para ser a melhor sede da Copa do Mundo de 2014". Orlando Silva também confirmou que não será utilizado dinheiro público para construção de estádios.

Rubinho critica ato de Nelsinho

Após a divulgação do depoimento de Nelsinho Piquet à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre o GP de Cingapura de 2008, Rubens Barrichello teve de responder a perguntas sobre o caso em Monza. O brasileiro da Brawn GP ressaltou o bom relacionamento com o compatriota, mas considerou inaceitável a possibilidade de alguém bater de propósito para beneficiar o companheiro de equipe (no caso, Fernando Alonso, na Renault).
- O Nelsinho sempre foi uma pessoa que, apesar dos problemas que tive com o pai dele, sempre foi honrosa a respeito de não relacionar esses problemas. Uma pessoa pela qual eu tinha muito respeito. Mas, se pensar bem, se alguém tiver a capacidade de fazer isso (sobre Nelsinho forçar a batida), não merece estar no esporte - diz Barrichello, em entrevista aos jornalistas brasileiros em Monza.

América contrata

O América contratou o meia Juninho. O atleta foi uma das revelações do Campeonato Pernambucano de 2008, defendendo o Sete de Setembro e atualmente estava na Ilha do Retiro. Juninho vinha sendo sondado por vários clubes do futebol brasileiro.
O jogador deve chegar a Natal no final da tarde de hoje.

INFORMAÇÃO

Google é multado em R$ 30 mil

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou nesta semana o Google Brasil a pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais a uma mulher que teve um perfil falso criado no site de relacionamentos Orkut. A página a definia como uma pessoa em busca de sexo, adepta a práticas de pedofilia e também divulgava fotos com a intenção de ridicularizá-la. Cabe recurso.
O Google divulgou que “somente se manifesta sobre o assunto quando é notificado oficialmente”.
O perfil, já retirado do ar, dizia: “sou uma mulher na idade da loba, faminta por sexo, totalmente liberal, sem preconceitos”. Em outro trecho, continuava: “procuro homens e mulheres de 12 a 33 anos, que sejam incansáveis, insaciáveis, totalmente sem preconceitos (...) Me ligue a qualquer hora do dia ou da noite.” Na página também constavam o endereço e telefone da mulher, que passou a receber ligações referentes ao conteúdo promovido.

Encontro de "twitteiros" acontece em Natal

O Twestival acontece neste sábado (12) em Natal, no Galpão 29, no bairro da Ribeira e simultaneamente por todo o planeta. A festa começa a partir das 22h. Organizado por voluntários de mais de 200 cidades em todo o mundo, o objetivo é arrecadar donativos para projetos de ONGs locais. O beneficiado da primeira edição local será o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC).
O Twestival acontece neste sábado (12) em Natal, no Galpão 29, no bairro da Ribeira e simultaneamente por todo o planeta. A festa começa a partir das 22h. Organizado por voluntários de mais de 200 cidades em todo o mundo, o objetivo é arrecadar donativos para projetos de ONGs locais. O beneficiado da primeira edição local será o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC).

Campanha de vacinação

A Secretaria Estadual de Saúde vai realizar no próximo sábado (19), a segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, que acontecerá em todo o Brasil. As crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde para serem imunizadas. A primeira etapa da campanha foi realizada no dia 20 de junho e vacinou 95,7% dos potiguares que compõem a faixa etária estipulada.


Para essa etapa, a meta da Sesap é a mesma da primeira, ou seja, vacinar 95% das crianças entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Quem já foi vacinado em anos anteriores também precisa ser imunizado.





 

MUNICÍPIOS/RN

Cerca de 57 cidades do RN ainda estão inadimplentes, diz TCE

A Procuradoria Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do RN alerta que 57 municípios do Rio Grande do Norte ainda estão inadimplentes com a entrega das prestações de contas bimestrais do exercício 2009 e/ou relatórios anuais 2008 e orçamentos 2009, conforme demonstrado no relatório de ausentes do sistema de acompanhamento de processos do TCE/RN.
De acordo com o órgão, os municípios inadimplentes são Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Bento Fernandes, Brejinho, Caiçara do Norte, Canguaretama, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Galinhos, Grossos, Guamaré, Itaú, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Dias, João Câmara, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Luiz Gomes, Macau, Marcelino Vieira.
Além de Martins, Maxaranguape, Monte das Gameleiras, Nísia Floresta, Paraú, Passa e Fica, Patu, Pedra Grande, Pedra Preta, Pilões, Pureza, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairí, São Francisco do Oeste, Senador Eloi de Souza, Serra de São Bento, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Tangará, Tenente Ananias, Tibau, Vila Flor.

Tribunal suspende cassação do prefeito

Ao apreciar, ontem, o Agravo Regimental na Ação Cautelar 41/2009, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) decidiram conceder efeito suspensivo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral 235/2008, oriunda da 22ª Zona Eleitoral de Acari, que havia resultado na cassação dos mandatos do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas de Medeiros (PP), e do seu vice, Sérgio Eduardo de Oliveira (PSB), ocorrida em primeira instância, no dia 24 de agosto.
Após a decisão em primeira instância, a presidente da Câmara Municipal, Adjanira Dantas de Medeiros (PP), havia assumido o cargo de chefe do poder Executivo. A determinação da decisão da Corte, segundo pronunciamento do presidente do Tribunal, desembargador Expedito Ferreira de Souza, foi comunicada imediatamente a respectiva circunscrição eleitoral para que o prefeito reassuma o mandato.

POLÍTICA

Lula testemunha por Dirceu no processo do mensalão

O presidente Lula terá uma tarefa nada comum para o primeiro mandatário da República. O petista foi convidado a prestar esclarecimentos, como testemunha do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), no inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o escândalo do mensalão. De acordo com assessores do Palácio do Planalto, o depoimento será feito, por escrito, à juíza Pollyanna Kelly Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília, entre 14 de setembro e 30 de outubro.

PMDB analisa com cautela quem vai apoiar à sucessão de Wilma\"

O deputado Walter Alves afirmou ontem pela manhã que o PMDB está buscando o apoio dos integrantes da Unidade Potiguar, deputados Robinson Faria (PMN) e João Maia (PR) para a reeleição do senador Garibaldi Filho, entretanto, ressaltou que a decisão do partido sobre quem apoiará para o Governo do Estado nas eleições de 2010 está sendo examinada com cautela para ser anunciada no momento oportuno.

Wilma

A governadora Wilma de Faria acredita que sua bancada caminha para um consenso com relação ao candidato ao Governo em 2010. Após encontro com os membros da Unidade Potiguar na tarde desta sexta-feira, Wilma acredita que os aliados seguirão para eleição debatendo propostas e permanecerão unidos.

João Maia


João Maia: nova função no Pré-SalO deputado federal João Maia (PR) confirmou a mudança de função na apreciação dos projetos referentes ao Pré-Sal, que tramitará em comissões especiais na Câmara dos Deputados nos próximos dias. O presidente do PR, agora, será o relator da proposta que trata sobre a capitalização da Petrobras.

Indicado pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) para a relatoria, João Maia ficaria responsável pelo projeto que trata sobre a criação de um Fundo Social que irá captar e gerenciar parte dos recursos oriundos do Pré-Sal. No entanto, o deputado confirmou a mudança e será o relator da proposta sobre a capitalização da Petrobras.