quinta-feira, outubro 08, 2009

Piada do dia

Lula discursava para milhares de pessoas, quando de repente aparece Jesus Cristo baixando lentamente do céu.
Quando chega ao lado de Lula, lhe diz algo ao ouvido. Então Lula, dirigindo-se à multidão, diz:
— Atenção companheiros! O companheiro Jesus Cristo aqui quer dizer umas palavras para vocês.
Jesus pega o microfone e diz:
— Povo brasileiro, este homem que tem barba como eu, não lhes deu o pão do conhecimento da mesma forma que eu fiz?
O povo responde:
— Sim!
— Não é verdade que, assim como eu multipliquei os pães e peixes para dar de comer a todos, este homem inventou o Fome Zero para que todos pudessem se alimentar?
— Sim! — respondeu o povão.
— Não é verdade que assegurou tratamento médico e remédios para os pobres, assim como eu curei os enfermos?
O povo grita:
— Sim!
— Não foi traído por companheiros de partido, assim como eu fui traído por Judas?
O povo então gritou ainda mais forte:
— Sim!
— Então o que vocês estão esperando para crucificá-lo?

Macau/RN

A tradicional Marcha para Jesus, que acontece todos os anos em Macau e movimenta a região do Vale do Açu, se prepara para realizar para o dia 10 de outubro, onde serão reunidas mais de 20 igrejas que deverão participar do evento, percorrendo ruas e bairros da cidade, estando programado um culto e show de louvor no encerramento com a cantora Eyshila.

Líderes decidem adiar votação da PEC dos Cartórios

O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou nesta quinta-feira que, devido a possíveis contestações jurídicas, foi adiada indefinidamente a votação da PEC que concede titularidade aos atuais substitutos ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro sem necessidade de concurso público.

Segunda divisão do estadual

No próximo domingo será conhecido o outro finalista do Estadual da Segunda Divisão do Rio Grande do Norte. O Centenário de Pau dos Ferros já garantiu a sua vaga para a final.

A outra vaga será preenchida por Potengi ou Parnamirim. Os dois se enfrentam domingo em Vera Cruz às 15h. O Potengi tem cinco pontos e o Parnamirim quatro.
O clube da capital, o Potengi, joga pelo o empate. Já o time do interior, o Parnamirim, precisa vencer.

Jogos de domingo

Potengi x Parnamirim
Árbitro: Lenilson de Lima
Local: Vera Cruz (RN)
Hora: 15h

Primo Fernandes x Centenário
Árbitro: Francisco Jucier Gomes (RN)
Local: Major Sales (RN)
Hora: 15h

Pilões/RN

Prefeitura Municipal de Pilões, localizado a 390km de Natal, Rio Grande do Norte, inscreve para concurso público com 145 oportunidades para todos os níveis. Do total de vagas, 87 são para cargos efetivos e 58 para cadastro reserva.

Há chances para os cargos de auxiliar de serviços gerais, porteiro, agente administrativo, recepcionista, agente comunitário de saúde, digitador, técnico de enfermagem, professor, enfermeiro, médico clínico geral, assistente social, entre outros.
Os interessados até esta sexta-feira (09) por meio do site Mult-sai, empresa responsável pela seleção. As inscrições presenciais podem ser efetuadas na Prefeitura de Pilões, que fica na Rua Maria Delfina, 22, Centro.
O processo seletivo constará de provas objetivas que serão aplicadas no dia 6 de dezembro. Haverá avaliação de títulos para algumas funções, de acordo com o cargo pretendido. Os títulos devem ser entregues no ato da inscrição.

Justiça Federal determinou o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Santa Cruz

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) pediu e a 4ª Vara da Justiça Federal concedeu o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Santa Cruz Luiz Antônio Lourenço de Farias, conhecido como "Tomba". Com a decisão, também estão indisponíveis os bens da empresa de "fachada" Juacema Construções Ltda. e do respectivo representante, José Oliveira Ferreira.

A medida foi tomada para assegurar o integral ressarcimento de dano aos cofres públicos, caso a ação nº 2009.84.00.007787-7 à qual respondem seja julgada procedente. Trata-se de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF/RN para apurar atos de improbidade administrativa que causaram um prejuízo ao erário estimado em R$ 263.994,43.
Vale ressaltar que a conclusão pela necessidade de bloqueio dos bens levou em consideração a "plausibilidade de sucesso da ação de improbidade". Ainda de acordo com a decisão, é importante atentar que a indisponibilidade dos bens dos demandados deve se restringir ao montante suficiente para o ressarcimento ao erário.

Atenção estudantes

Brasília - A União Nacional dos Estudantes (UNE) pretende reunir nas próximas semanas cerca de 10 mil estudantes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para um ato em favor do uso de 50% da verba proveniente do petróleo da camada pré-sal em projetos de educação.

De acordo com a presidente da UNE do Distrito Federal, Tatiane Nunes, na próxima semana a entidade fará uma blitz no Congresso Nacional para levar a proposta a parlamentares. A ideia é visitar todos os parlamentares para apresentar a proposta e recolher as assinaturas de todos os que forem favoráveis a essa bandeira. Em seguida vamos levar isso a um ato público na Esplanada dos Ministérios, afirmou.
Segundo ela, o uso de metade da verba do pré-sal apenas na educação não prejudicaria a atenção às outras áreas que também devem receber os recursos do Fundo Social.
A educação é uma área transversal. Se você investe em educação, está investindo também em combate à pobreza, em ciência e tecnologia, em meio ambiente. Quando a gente fundamenta uma política social no impacto da educação, a gente vai ter reflexos positivos nas outras áreas, afirmou Tatiane.
Essa bandeira, segundo ela, já recebe o apoio de diversos movimentos sociais. O objetivo é interiorizar esse debate, como nós fizemos no fim da década de 1940, início da década de 1950, com a campanha O Petróleo É Nosso, afirmou a estudante.

RN no 10º Troféu Master de Atletismo

O Rio Grande do Norte vai marcar presença no 10º Troféu Brasil Master de Atletismo, que começa nesta sexta-feira (9) na cidade de Porto Alegre (RS). Um dos representantes do Estado é o atleta José Aloísio Feijão (Caern/Sesi), que acumula mais de trezentas medalhas ao longo de mais de trinta anos de competição. Feijão, que é técnico de saneamento da Caern, irá competir nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco, dardo e martelo, na categoria 45 anos. O campeonato reúne atletas veteranos de todo o país, em categorias a partir dos 40 anos e é o maior evento esportivo do gênero realizado em território nacional.

Aloísio Feijão é responsável por uma marca histórica: foi campeão por 25 anos consecutivos na prova de arremesso de peso nos Jogos da Indústria, do qual é participante desde 1982. Recentemente, ele conquistou medalhas de ouro nas modalidades Arremesso de Peso na categoria Absoluto e Master e no Lançamento de Dardos Absoluto, nos últimos Jogos do Sesi realizados no Estado.

Programação para cirançada em Natal

O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” começou a sua programação especial para a Semana da Criança, no Bosque dos Namorados. Até o dia 12 de outubro, das 06h às 12h e das 15h às 17h, todas as áreas de uso público do Parque terão eventos de cultura, lazer e preservação ambiental, pontos fortes desta festa educativa, direcionada para a criançada.

As trilhas tematizadas, as peças e apresentações musicais do Som da Mata (Sonzinho da Mata) são atrações consideradas imperdíveis. As peças teatrais foram escritas e serão interpretadas de forma a lançar o debate à cerca da necessidade de preservação do meio ambiente. Todos os dias haverá Oficina de Brinquedos, Blitz Educativa e plantio de mudas coletadas no próprio Parque das Dunas, que atualmente possui um viveiro com capacidade para 12 mil mudas.
Nesta sexta, pela manhã, além da blitz, da oficina de brinquedos e do plantio de mudas, haverá aulas de ginástica e apresentação do Mágico Glen Martin e do Teatro Vivo “Mamãe, eu quero!”. À tarde, será a vez do grupo teatral da Semob dar dicas de trânsito.

MPF propõe ação contra ex-prefeito e ex-assessor jurídico de Ipanguaçu

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) encaminhou nesta quinta-feira (8) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Ipanguaçu José de Deus Barbosa Filho e o ex-assessor jurídico da prefeitura Ivanaldo Paulo Salustino e Silva.

O objetivo é apurar a responsabilidade referente às irregularidades praticadas com verba repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A empresa Constempol - Construções e Empreendimentos Ltda.- e o respectivo representante, José Nilton de Figueiredo, também respondem à ação.
Durante a gestão de José de Deus Barbosa Filho, o Ministério do Desenvolvimento Agrário repassou R$140 mil à prefeitura visando a realização de diversas obras para o fortalecimento da agricultura familiar em Ipanguaçu. De acordo com a ação, o então prefeito realizou três licitações e ainda dispensou, indevidamente, a realização de mais três procedimentos licitatórios com a finalidade de contratar empresas para a execução de tais projetos.
Seis procedimentos em questão culminaram na contratação de uma mesma empresa para a realização das diversas obras: a Constempol.
O procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, argumenta "que a realização de diversas licitações, assim como as dispensas indevidas, longe de qualquer interesse público, na verdade, foi uma maneira artificiosa de fugir ao maior rigor da lei, possibilitando a escolha direta da empresa que executaria as obras".
O então assessor jurídico da prefeitura Ivanaldo Paulo Salustino, inclusive, assinou o parecer que deu caráter de legalidade aos atos de dispensa de licitação.
Para o procurador, "o ex-prefeito eliminou a competitividade, favorecendo particulares em detrimento do patrimônio público. Dessa forma, beneficiou diretamente a empresa Constempol, com o repasse ilegítimo dos recursos federais". Tal conduta atenta contra os princípios norteadores da atividade administrativa, até mesmo contra aqueles que orientam a própria licitação. Além disso, frustar a licitude de licitação ou dispensá-la indevidamente é ato de improbidade que causa prejuízo aos cofres públicos.
As irregularidades apontadas sujeitam o ex-prefeito José de Deus e o ex-assessor Ivanaldo Paulo à suspensão dos direitos políticos por oito anos e à proibição de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos, entre outras penalidades. Como outra consequência da ação, a empresa Constempol e o empresário José Nilton de Figueiredo podem perder os valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, além de ter que ressarcir o dano.



“Nenhum partido me fará votar contra o povo”

A deputada estadual Gesane Marinho, recém filiada ao PMN, fez seu primeiro pronunciamento após sua mudança de partido. Compondo a oposição há sete anos, a parlamentar garante que continuará com a mesma postura que adotou desde que chegou à Assembleia.

Em litígio com o PDT, a deputada deixou os quadros do partido agora comandado por Carlos Eduardo. Entre os motivos apresentados estaria a intenção do ex-prefeito de Natal em aproximar a legenda da governadora Wilma de Faria. A parlamentar migrou para uma legenda que já compõe a base aliada, o PMN, mas garante que não muda sua postura.
“Em nenhum momento eu disse que iria para a base da governadora. Sempre vou votar de acordo com a minha consciência e a favor do povo. Partido nenhum me fará votar contra o povo do Rio Grande do Norte, que me elegeu”, garantiu.

Audiência pública

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, o deputado Paulo Davim realizará uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir a situação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, representates do Sinpol deverão mostrar dados de um relatório no qual trata das condições de trabalho dos aproximadamente 1.388 profissionais no exercício da Polícia Civil. Condições essas que vêm preocupando a categoria e não é de hoje.
De acordo com Vilma Sampaio, uma das diretoras do Sinpol, o relatório apresentará um levantamento das condições estruturais da Instituição. Abordando a questão dos presos nas delegacias, da falta de equipamentos para o trabalho de investigação, estrutura física das delegacias sucateadas, o déficit do efetivo policial civil no RN, entre outros temas.
Desde já, a população está convidada a participar da audiência pública na qual tomará conhecimento das situação da Polícia Civil.

PMDBISTAS do RN qurerem Rosalba no Governo.

A previsão é do deputado Getúlio Rego e se refere à possibilidade cada vez mais real de que o PMDB esteja em palanque oposto ao do Democratas em 2010. O parlamentar garante que a maioria dos prefeitos do PMDB simpatiza com a candidatura de Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo do Estado, assim como o senador Garibaldi Filho. Para o democrata, uma decisão de “cima para baixo” da direção do PMDB terá o mesmo efeito e resultado que teve a eleição em Natal, quando o PT, apoiado por PMDB e PSB, foi derrotado pelo PV, que teve o apoio do DEM.

Articulando

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), já começou a articular a adesão do PDT à sua candidatura à chefia da nação. Ao saber que o deputado federal Ciro Gomes (PSB), pré-candidato à presidência da república, tentou atrair o partido para compor uma "segunda via" representante do atual governo, Dilma tratou de procurar a cúpula nacional da legenda para consolidar o apoio dos brizolistas à sua candidatura.
Ao receber a bancada do PDT para um jantar em sua casa na noite de ontem (6), a ministra, que foi escolhida como candidata à presidência da república pelo presidente Lula (PT), defendeu que a base governista tenha apenas um candidato para disputar a sucessão presidencial.

Deputados aprova política para a agricultura familiar

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei do Poder Executivo que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater). O projeto cria também o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater). Pela proposta, a Pnater terá como beneficiários os assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e outros povos e comunidades tradicionais.
De acordo com o projeto, que vai agora à apreciação do Senado, entende-se por assistência técnica e extensão rural o serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promova processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive atividades agroextrativistas florestais e artesanais.
O projeto visa ainda a promover o desenvolvimento rural sustentável, apoiar iniciativas econômicas que promovam as potencialidades e vocações regionais e locais; aumentar a produção e promover a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários, dentre outras coisas.
O texto aprovado estabelece que caberá ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) adotar as medidas administrativas destinadas à operacionalização dos dispositivos deste projeto.

Cidadão sem fome

O programa Cidadão sem Fome também está na internet. No www.cidadaosemfome.rn.gov.br estão disponibilizadas todas as instruções sobre o seu funcionamento. O site informa sobre quem pode participar como participar e permite o pré- cadastro das notas fiscais no programa criado pelo deputado Robinson Faria com o objetivo de reforçar a segurança alimentar e contribuir para a educação fiscal, uma vertente do Cidadão Nota 10.

O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e tem como objetivos conscientizar a população potiguar sobre a importância do tributo e respectiva função social, combater a sonegação e evasão fiscal, fazer com que o cidadão tenha o hábito de exigir nota ou cupom fiscal e estimular a emissão voluntária de nota ou cupom fiscal por parte do contribuinte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), além de combater a fome de pessoas em situação de pobreza e exclusão social.
No último dia 22 de setembro, foi atingida a meta de Natal, com a distribuição de nove mil cestas básicas. Recentemente o programa chegou a Parnamirim, no início do mês, atingindo mais de mil cestas distribuídas, metade da meta estipulada para o município.

Aliança

O PMDB e o PT devem formalizar uma aliança com o PT para as eleições presidenciais em 2010, indicando o vice na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse nesta quarta-feira (7) que parte do partido aprovou aliança com o PT e que existe um acordo para que o cargo de vice fique nas mãos dos peemedebistas.

Temer é um dos cotados, mas o nome do vice de Dilma só deve ser definido no ano que vem. Ele disse ainda vai formalizar a aliança em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva daqui a duas semanas.