quinta-feira, outubro 29, 2009

Atenção fãs da Ivete

Está curioso para saber quando Ivete Sangalo volta aos palcos ou trios-elétricos?


A cantora está confirmada para o Carnatal, micareta realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 3 e 6 de dezembro. Ivete se apresenta exatamente no dia 5.

A mais nova mamãe no mundo das celebridades, por enquanto, só quer saber de curtir Marcelo, nascido no dia 2 de outubro. O menino é fruto do relacionamento com o estudante de nutrição Daniel Cady.

Aliás, a cantora aproveitou um intervalo entre os cuidados com o pequeno para voltar a postar em seu microblog Twitter. Ela mandou beijos para os fãs e comentou sobre a fase muito alegre de sua vida.

Novo Orkut

O Google apresentou nesta quinta-feira (29) o novo Orkut, que foi remodelado para que o usuário tenha acesso a maior quantidade de recursos possíveis diretamente da página inicial, onde se consegue visualizar toda a lista de amigos e comunidades.


Para fazer parte do novo Orkut será necessário receber um convite, como aconteceu no lançamento do site em 2004. A expectativa do Google é que até o final do primeiro semestre de 2010 todos os usuários tenham migrado para a nova versão.

Com o objetivo de dar agilidade à navegação, o site usa na página principal abas para acesso rápido aos recados, fotos e vídeos. Na lista dos visitantes recentes agora existem as fotos das pessoas e não mais o nome de usuário.

O site facilitou a publicação de fotos e vídeos, deixando o upload três vezes mais rápido que atualmente. Dá por exemplo para escrever a legenda de cada foto do álbum enquanto as fotos são carregadas do PC para o álbum e o usuário ainda tem a opção de escolher a cor da sua página entre as cinco opções disponíveis.

O carro mais barato do mundo


A cada dia que se passa novos modelos de carro vem fazendo de tudo para inovar e conquistar mais clientes. Desta forma cada vez mais as montadoras estão procurando uma forma de conquistar os seus cliente e também de oferecer modelos que vem com os preços também mais acessíveis, para que se possa dar a oportunidade de todos terem o seu próprio automóvel.


Desta forma a Fiat que é uma das montadoras mais tradicionais do Brasil fez uma parceria com a fabrica indiana Tata Motors, que se localiza em Panthagar. Desta forma foi idealizado um modelo de carro que tende ser bem popular tanto na Índia como no Brasil, isso por conta de seu preço que é bem acessível.

Este modelo vira com o nome de Tata Nano Fiat e tende a ser o modelo mais compacto do mundo, isso por conta de que ele tem apenas 3,1 metros de cumprimento, por 1,50 de largura e 1,60 de altura. Porem a sua potencia não é tão grande assim, ele é movido por um motor 0.6 e tem apenas trinta e três cavalos de potencia e dois cilindros, sendo assim este carro atinge no máximo cento e cinco quilometro por hora, mas também é um carro bem econômico, isso por conta de que ele faz vinte e dois quilômetros com um litro de gasolina.

Na Índia este carro ira estar saindo por um preço que ira ser em torno de cem mil rúpias, já no Brasil este valor é equivalente há um pouco mais de quatro mil reais, porem o seu modelo mais luxuoso que vem com ar condicionado e porta copos sairá por mais ou menos sete mil e quatrocentos reais.

TCE/RN realiza inspeções e aponta irregularidades

De abril a outubro de 2009, o Tribunal de Contas já realizou inspeções em 20 municípios do Rio Grande do Norte, apontando irregularidades e coibindo práticas consideradas ilegais. Segundo o diretor da Diretoria de Administração Municipal – DAM, Humberto de Aragão Mendes Neto, geralmente a equipe de inspeção, formada por quatro técnicos, passa em média dez dias averiguando os documentos contábeis e, in loco, se as obras planejadas foram realmente executadas, entre outras questões.


Foram realizadas inspeções, com relatórios já concluídos nos municípios de Mossoró, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Monte Alegre, Pau dos Ferros, Apodi, Ceará Mirim, Senador Georgino Avelino, Areia Branca, Macaíba, Paraná, Pendências, Canguaretama, Bom Jesus, João Câmara e Governador Dix-Sept Rosado. Com inspeções já realizadas, em processo de produção dos relatórios, encontram-se os municípios de Caicó, Ielmo Marinho, Nísia Floresta e Baraúna.

Entre as irregularidades mais comuns, Humberto cita a contratação de pessoal sem concurso público, entre os quais contadores e assessores jurídicos; compra de material sem destinação específica; ausência de procedimento licitatório; aquisição de material sem empenho prévio; diárias como complementação salarial; superfaturamento de despesas; pagamento de juros e multas sob o saldo devedor; fracionamento de despesas e omissão da prestação legal de contas ao Tribunal de Contas.

Após a inspeção e produção do relatório, o processo é encaminhado para analise no gabinete do conselheiro-relator, para a definição do voto e aprovação no Plenário. Humberto lembrou que, com a realização do concurso público pelo TCE, a equipe da DAM será reforçada, com um número maior de inspetores.

Informação

Escola de Enfermagem da UFRN abre inscrições
A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte anuncia a realização do Processo Seletivo, que oferecerá 165 vagas distribuídas nos seguintes cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Registros e Informações em Saúde e Complementação do Auxiliar para Técnico em Enfermagem. Para cada curso haverá reserva de 50% das vagas destinadas a candidatos da rede pública de ensino.


As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site da Comperve, até o dia dois de novembro, no endereço eletrônico http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/concursos.php, Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do formulário de inscrição. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

O candidato devidamente inscrito poderá, a partir do dia 16 de novembro de 2009, acessar o site da Comperve para verificar a validação de sua inscrição. Caso a inscrição não seja validada, o candidato deverá enviar à Comperve, via fax (84-3211 9202), ou entregar cópia do seu comprovante de pagamento, até 08 de dezembro de 2009, para que seja providenciada a respectiva validação.

As provas serão aplicadas no dia 13 de dezembro e terão três horas de duração. Os locais de realização das provas serão divulgados no site da Comperve, a partir do dia sete de dezembro. Mais informações sobre conteúdo das provas, disposições gerais sobre a inscrição, matrícula e outros, podem ser conferidas no edital do concurso disponível no: www.comperve.ufrn.br ou através dos 3211- 9203 ou 3215 3668.

Governo vai ampliar Programa Talento Jovem
A viabilidade do Programa Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Talento Jovem - pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico – Sedec vai permitir que o Rio Grande do Norte aumente o número de beneficiados em 2010. Á convite do secretário-adjunto da Sedec, José Rufino Júnior, a Vice-Presidente do CNPq, Wrana Panizzi, deve visitar o Estado no próximo mês de novembro e confirmar o número de bolsas para o próximo ano. A ampliação do programa é uma das metas do Governo Wilma de Faria.

As Bolsas de Iniciação Científica Júnior - Talento Jovem são concedidas através de convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico - SEDEC, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de nível médio da rede pública o acesso ao campo da pesquisa científica e tecnológica nas Instituições de Ensino Superior.O programa é desenvolvido em parceria com as DIRED´s e acompanhado pela SEDEC, através de visitas in loco, além da realização de seminários locais.


O objetivo do Programa é que cada aluno bolsista esteja interagido a um professor pesquisador nas diversas áreas existentes nas universidades ou campus avançados, entre elas: Linguística/oralidade, história, psicologia, filosofia, microbiologia, engenharia da computação, engenharia química, comunicação social, matemática, física, direito e as ciências sociais.

De acordo com o secretário Segundo de Paula, a importância deste programa é facilitar ao aluno de ensino médio das escolas públicas o acesso ao campo da pesquisa científica e tecnológica nas universidades, além de ser uma forma de integralizar a formação acadêmica com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.


Dia do Evangélico

Será realizada neste sábado,31, uma grande programação alusiva ao Dia do Evangélico. As comemorações marcarão os aniversários da Reforma Protestante; da Omebe – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior, além do primeiro aniversário da APEL – Academia Paraibana de Letras dos Evangélicos.


Conforme os organizadores do evento, a solenidade está subdividida em duas etapas. Logo no período da manhã, na Praça da Bandeira, haverá a pregação da palavra de Deus, através do Pastor Jadiel Davi e Geraldo Máximo e Irmão Jomário.

Já no período noturno, na Catedral Evangélica Congregacional, localizada na Rua 13 de Maio,250, haverá a participação de Corais da Igreja Catedral Evangélica Congregacional, Presbiteriana Renascer, Assembléia de Deus Central, Cogregacional E-Shaddai, Batista da Graça e 1ª Igreja Batista Congregacional Ebenezer.

As festividades serão encerradas somente depois da mensagem do Reverendo José Salvador, Pastor da Igreja Presbiteriana Renascer.

O Dia do evangélico foi criado recentemente, após aprovação de projeto de Lei nº 114/09 de autoria do vereador Olimpio Oliveira, instituindo o Dia Municipal do Evangélico no âmbito do município de Campina Grande. Olimpio lembra ainda que os evangélicos de Campina Grande sempre reivindicavam através das suas congregações/igrejas a criação no calendário de comemorações, de um dia dedicado aos cristãos evangélico.

Educação

O Senado Federal aprovou por unanimidade na quarta-feira (28) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz anualmente, a partir de 2009, o percentual da DRU (Desvinculação das Receitas da União) dos recursos da Educação.


Pela proposta, a alíquota que era de 20% cai para 12,5% no exercício de 2009 e 5% em 2010. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU na educação, o que significará mais R$ 10 bilhões anuais para o setor. O Orçamento do MEC deste ano é de R$ 41 bilhões.


O relator da proposta na Câmara foi o deputado federal potiguar Rogério Marinho (PSDB) e a autora é a senadora Ideli Salvati (PT-SC).

"Fizemos as contas e a educação perdeu cerca de R$ 100 bilhões nesse período. Poderíamos ter formado todos os professores e matriculado todas as crianças na educação infantil", disse, fazendo referência ao início da aplicação da alíquota, em 1994.

Ele afirmou que os recursos serão usados para universalizar o acesso à pré-escola e ensino médio. A PEC passou também a exigir educação básica obrigatória e gratuita dos 4 anos aos 17 anos de idade.
A matéria segue, agora, para promulgação.

Município

Pacto

Os prefeitos do Rio Grande do Norte firmaram, na tarde desta quarta-feira (28), no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura Municipal do Natal, o “Pacto pelas Cidades”, que tem por objetivo expor a difícil situação financeira pela qual atravessam os municípios do Estado e tentar sensibilizar o Governo Federal para a necessidade da adoção de medidas emergenciais em favor dos municípios. Convocados pela prefeita Micarla de Sousa, prefeitos e presidentes de entidades representativas de várias regiões do Estado debateram problemas comuns e prepararam uma pauta de reivindicações, que será levada, na próxima quarta-feira (04), à Brasília, onde haverá uma reunião dos prefeitos com toda a bancada federal potiguar, às 15 horas, e logo em seguida com o ministro Alexandre Padilha, titular do Ministério das Relações Institucionais.


“Nós enfrentamos hoje problemas comuns a todos os municípios. Temos consciência de que precisamos nos manter unidos para pleitear do Governo Federal um apoio adequado aos nossos projetos. Coloco à disposição a Prefeitura do Natal, que será parceira de todos os municípios. Já agendamos uma reunião com a bancada federal e vamos à Brasília levar alguns pleitos de urgência”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, no encontro que reuniu, na sede da Prefeitura do Natal, além dela, o presidente da Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), Benes Leocádio, o prefeito de Luis Gomes, Carlos José Fernandes, o prefeito de Brejinho e presidente da Amlas, João Batista Gomes Gonçalves, o prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da Associação dos Municípios do Seridó, Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel Teixeira, e o secretário de Planejamento da Prefeitura de Mossoró, Francisco Canindé Maia.

Os gestores do Rio Grande do Norte prepararam uma carta, que será endereçada ao presidente Lula e à ministra chefe da Casa Civil Dilma Roussef, expondo as dificuldades para manter funcionando serviços básicos essenciais à população. “O problema tem sua dimensão ampliada a cada mês e as contribuições que chegaram até o momento não são satisfatórias para reverter a caótica situação”, diz um trecho da carta, encerrada com cinco solicitações pontuais dos prefeitos: Liberação imediata das emendas, individuais e coletivas, pertencentes à bancada federal do Rio Grande do Norte; Cumprimento da lei 12.058 / 2009, que trata das compensações financeiras aos municípios; Maior agilidade na liberação dos recursos de projetos contratados junto ao agente financeiro Caixa Econômica Federal; Apoio à proposta de distribuição dos royalties oriundos das operações do pré-sal para todos os Estados brasileiros; e Cumprimento da Lei 11.738 / 2008, que trata do piso salarial dos professores.

Durante a reunião de hoje, a prefeita Micarla de Sousa, em nome dos prefeitos, convidou a governadora Wilma de Faria, o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, o presidente da Câmara dos Vereadores de Natal, Dickson Nasser, para o encontro em Brasília. Por telefone, a prefeita de Natal falou com o deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara Federal, que colocou-se à disposição para intermediar o encontro dos prefeitos norte-rio-grandenses com o ministro Alexandre Padilha. O deputado federal Fábio Faria, coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, também foi contatado e ficou com a missão de reunir toda a bancada para um encontro em Brasília, às 15 horas do próximo dia 4 de novembro. “Acho muito importante a iniciativa de união em torno de um pleito comum. Continuaremos lutando pela sobrevivência das cidades”, destacou Benes Leocádio, presidente da Femurn.

Política

No mínuto destaca
O deputado estadual Robinson Faria (PMN) pode ser candidato a governador em 2010, através de uma chapa alternativa - nem vinculada ao Governo, nem à oposição. Mas fontes ligadas à Unidade Potiguar (UP) informam que agora, para tomar essa decisão, ele estaria apenas esperando pela concordância do deputado federal João Maia (PR), líder do PR.


Em defesa


O vereador Paulo Wagner (PV) saiu em defesa da prefeita Micarla de Sousa na tarde desta quinta-feira (29). Após entrevista que o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) concedeu a uma revista local, em que o parlamentar criticou a atuação de Micarla na área de Saúde, o vereador do PV disse que o peessedebista está “cuspindo no prato que come”.


Afirmando que tem grande estima por Rogério Marinho, o vereador Paulo Wagner disse que seria incoerente da parte do deputado do PSDB criticar a administração porque ele é “uma pessoa muito bem contemplada” na gestão. “Tomara que não seja verdade que ele falou isso, porque ele estaria cuspindo não no prato que comeu, mas no que come”, disse.

Em aparte, o vereador Raniere Barbosa (PRB) ponderou que é necessário que a administração não feche os olhos e ouvidos para as críticas de aliados. No entendimento do parlamentar, uma boa gestão precisa ouvir as opiniões dos companheiros para melhorar sua gestão.

“O deputado teve papel decisivo na eleição da prefeita e não vejo a crítica como pejorativa, mas uma crítica construtiva. Se um aliado diz que a gestão está devendo em algum quesito, é o ideal que ela acolha a crítica para melhorar o serviço”, disse o vereador de oposição.

Critica


O senador José Agripino (DEM) criticou o posicionamento do Governo do Estado classificando como “desprestigio” o atraso no andamento do aeroporto de São Gonçalo. Os comentários foram feitos em entrevista ao Jornal 96, na manhã desta quarta-feira (28).


“É um desprestigio completo do atual Governo do Estado com o Governo Federal. A governadora Wilma é da base aliada, que inclui ainda o senador Garibaldi Alves (PMDB), deputado Henrique Alves (PMDB), a deputada Fátima Bezerra (PT), o deputado João Maia (PR), Sandra Rosado (PSB) e outros parlamentares da base do governo que estão engajados na luta. O RN não é prioridade, não sou eu quem diz, são os fatos que constatam”, destaca José Agripino.

E afirma com insatisfação as perdas de obras no Rio Grande do Norte. “Eu vejo com insatisfação o andamento do aeroporto de São Gonçalo. Estou perdendo a esperança que o RN venha a ter algum dos seus sonhos realizados”, conta o senador.

Agripino listou a perda da refinaria para Pernambuco, afirmando que a veio para o Rio Grande do Norte, em Guamaré é um “remendo” e citou ainda a perda da Barragem de Oiticica – que regularizar o curso do rio Assú e evita prejuízos na carcinicultura e fruticultura – e os pólos de PVC e Pesqueiro como obras perdidas.

Sobre o aeroporto, José Agripino criticou. “A única coisa que começou há 10 anos e que ainda está nas pistas é o aeroporto. Primeiro, o investimento tinha que ser feito pela União, que negou alegando que não tem dinheiro. Depois, a escolha do modelo de gestão: evolui-se para PPP, depois concessão e na hora de definir o modelo, mais uma vez se coloca um impasse no RN. Topou, não dá mais. Tudo que o RN quer, não acontece”, frisou.