terça-feira, novembro 03, 2009

Charge


Aécio admite candidatura ao Senado se PSDB adiar decisão sobre disputa presidencial


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), demonstrou nesta terça-feira desconforto com a decisão de seu partido em protelar a decisão sobre a escolha do candidato à Presidência da República. Ele admitiu que poderá concorrer ao Senado caso o PSDB não tome uma decisão sobre a disputa presidencial até o início de 2010. Pré-candidato a presidente, Aécio disputa a indicação do PSDB com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Hoje, ele disse percebe uma convergência no partido para decidir as prévias entre dezembro e janeiro. Porém, caso isso não ocorra, afirmou que vai se voltar “integralmente” para Minas. “Se o partido optar, e eu respeitarei essa decisão, por alongar um pouco mais esse prazo eu vou voltar-me integralmente para Minas Gerais. Tenho compromissos enormes e profundos com o Estado e a forma de eu poder até tentar dar ou ajudar a dar aqui, ao lado dos meus companheiros, uma vitória a um outro candidato do PSDB seria mergulhando aqui na nossa campanha, sendo candidato ao Senado da República”, afirmou Aécio em entrevista divulgada por sua assessoria. Informações da Folha Online.

Upanema

Para a população de Upanema, o fato da equipe técnica da Semarh ter dito que não havia risco só vale para o período não chuvoso. Os moradores temem que aconteça o mesmo que ocorreu no Piauí, em maio passado, quando a barragem de Algodões, a 250 km de Teresina, no município de Cocal, se rompeu inundando a cidade e atingindo tudo até 100 quilômetros em direção abaixo da represa.


Assim como em Umari, um engenheiro da empresa responsável pela barragem piauiense, inaugurada em 2001, também havia descartado o risco de rompimento, mas o pior aconteceu, deixando mortos e desabrigados, além de uma completa destruição das propriedades agrícolas.

A Barragem Umari está localizada sobre o rio do Carmo, na bacia do Apodi-Mossoró, distante 8 km da sede do município de Upanema. Concluída e inaugurada em março de 2002, e capaz de armazenar quase 293 milhões de metros cúbicos de água, a represa tem por finalidade promover o desenvolvimento da agricultura irrigada em uma área aproximada de três mil hectares, dando suporte à atividade agropecuária e à produção de pescado, beneficiando cerca de 25.492 habitantes.

Pau dos Ferros

cidade de Pau dos Ferros vai receber o projeto Justiça na Praça. Um programa social desenvolvido pelo Núcleo de Projetos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em parceria com o município que sedia as atividades.


O programa encabeçado pelo TJ-RN busca disponibilizar à população dos municípios atendidos a maior quantidade de atividades de forma gratuita e mais ágil possível. É uma maneira de ofertar aos cidadãos um acesso fácil, sem burocracia dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário estadual pelas instituições parceiras.

Na cidade de Pau dos Ferros, o Justiça na Praça acontecerá na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, no mês de dezembro, dia 12.

As primeiras reuniões para organização do evento aconteceram neste mês de outubro na Câmara Municipal, e reuniram todos os participantes do projeto. Foram decididas as responsabilidades e atividades a serem realizadas na edição de Pau dos Ferros. Ainda será realizada uma outra audiência para o acompanhamento da organização do evento.

Para o prefeito Leonardo Rego, esta é uma oportunidade de oferecer serviços com qualidade, eficiência e de forma gratuita à população. "Estamos sempre em busca de parceiros que oportunizem bons serviços a nossa cidade. E o projeto Justiça na Praça é uma prova de um programa que beneficia a população com trabalhos de qualidade", declarou o prefeito.

Além da presença das secretarias municipais, que estarão oferecendo atendimento ao público durante as atividades, a Prefeitura disponibilizou ao TJ-RN funcionários que estarão prestando serviços a outras instituições, além dos serviços oferecidos pela Prefeitura.

Os estandes e equipamentos que serão utilizados durante os dias do projeto na cidade serão mais uma responsabilidade da Prefeitura de Pau dos Ferros, além de oportunizar os serviços à população com qualidade e eficiência.

Todos os moradores terão a oportunidade de desfrutar dos serviços oferecidos durante a realização do projeto. Ao longo das edições já realizadas em outros municípios do Estado, mais de 28 mil potiguares já se utilizaram dos serviços do Justiça na Praça.

Garibaldi garante apoio a Rosalba

O senador Garibaldi Alves (PMDB) garantiu sábado (31), em entrevista a uma rádio de Assu, que votará na senadora Rosalba Ciarlini (DEM) em 2010.


“Eu só quero isso: votar em Rosalba. Não quero romper com (o presidente estadual do PMDB) Henrique Alves. Nós passamos 40 anos juntos na política e quero passar mais. Quero que me deixem fazer a melhor opção pra mim e o que eu acho que é a melhor opção pro Rio Grande do Norte".

João Câmara

Segundo a denuncia feita na rádio Baixa Verde AM, da cidade de João Câmara, os professores que adquiriram empréstimo consignado a Caixa Econômica estão inadimplentes, conseqüentemente estão cadastrados no Serviço de Proteção ao Credito (SPC). O gerente da agencia alegou que a Prefeitura não repassou a verba referente ao pagamento do empréstimo, essa operação financeira é descontada automaticamente do salário recebido pelo servidor e a prefeitura, pelo setor de educação, é responsável de repassar ao órgão financeiro, no caso a Caixa.


A professora Jeovana relatou ao vivo na rádio que foi comprar um determinado objeto em uma loja da cidade e quando os atendentes fizeram uma consulta constataram que a mesma está no SPC, segundo a professora, ela se dirigiu a sua agência e recebeu a informação que isso está acontecendo com vários professores da rede pública de ensino municipal.

Os professores prejudicados pela ação, ou falta de ação, do poder publico municipal irão processar o mesmo.

Governo investe em curso para policiais potiguares

O delegado da Polícia Civil, Raimundo Rolim, e o tenente da Polícia Militar, Mário Anderson, retornaram neste final de semana à Natal depois de passarem 45 dias em El Salvador, país da América Central, participando de um curso internacional de gestão policial promovido pelo governo norte-americano, dentro do projeto do


Governo do Estado de investir na segurança pública. O foco do curso foi o combate aos crimes transnacionais nas Américas como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além crimes financeiros e cibernéticos. A partir de agora, os dois policiais potiguares vão servir de agentes multiplicadores.

RN ganha 78 novos oficiais.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte ganha 78 novos oficiais nesta quarta-feira (4), promovidos em concurso público realizado pelo Governo do Estado. A governadora Wilma de Faria é a madrinha da nova turma e participa da solenidade de formatura dos novos militares no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a partir das 16h. Na ocasião, também será entregue a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga.

Copa 2014

No ar durante alguns meses, no site do deputado estadual Walter Alves (PMDB), a enquete que perguntou ao internauta se o projeto que inclui Natal entre as cidades sede trará benefícios para o estado, foi, em geral, bem avaliada.


Segundo 72,60% das pessoas que votaram acreditam que a vinda de alguns jogos para cá trará muito benefícios para o RN. Já 10,96% acreditam que a Copa do Mundo trará poucos benefícios para a economia local.

Entre os que votaram, 5,48% dos internautas acreditam que o RN receberá quase nenhum benefício, e 10,96% foram ainda mais pessimistas, afirmando que os jogos não trarão nenhum benefício para o estado.

Selo UNICEF

Atendendo a solicitações de gestores municipais, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) prorrogou o prazo de inscrição do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012) para 13 de novembro. O programa, voltado para cerca de 2,2 mil municípios no semiárido e nos estados da Amazônia, promove ampla mobilização social pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia, regiões que concentram os mais frágeis indicadores sociais do País.