segunda-feira, novembro 16, 2009

CONCURSO

.Divulgado o edital do concurso público que será realizado pela Prefeitura Municipal de Grossos, a 326 km de Natal, para contratação de 153 funcionários imediatamente e 103 para formação de cadastro de reserva. O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado no dia 7 deste mês. A empresa vencedora da licitação para realização das provas é a Mult-Sai.


Conforme o edital, as inscrições iniciam nesta segunda e vão até 4 de dezembro, no site da empresa organizadora ( www.multsai.com.br.) e no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com provas previstas para o dia 10 de janeiro de 2010.


karatê

Mais promessas para o esporte do estado. Desta vez, a descoberta foi no Campeonato brasileiro de karatê, realizado neste fim de semana na cidade de João Pessoa/PB. Com apenas sete anos de idade e pouco menos de sete meses de treino, os atletas Pietro Austregésilo e Andrei Viana, alunos do segundo ano do ensino fundamental da escola Lápis de cor, já conseguiram lugar de destaque nas categorias kata e kumitê a nível nacional.


Os atletas disputaram nas duas modalidades. O potiguar Pietro Austregésilo conseguiu o primeiro lugar no Kata (luta invisível). O resultado no Kumitê (combate) não foi diferente, já o atleta Andrei Viana ficou com o terceiro lugar. “Apesar do pouco tempo, os meninos já estão em um nível muito bom”, diz o professor, Germano Pimentel, que afirma ter ficado surpreso com o desenvolvimento dos alunos e os resultados.

Governo assina proposta para aquisição de instrumentos musicais

Representantes de associações comunitárias, prefeitos e secretários de assistência social de vários municípios se reuniram no final da manhã de hoje, na Casa da Cidadania, para assinar a proposta de compra de instrumentos musicais para a montagem das bandas filarmônicas do Programa Desenvolvimento Solidário (PDS), gerenciado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Na oportunidade, os participantes puderam conhecer mais a fundo o projeto e receberam a orientação de como devem investir os recursos que serão repassados.


Assumindo o compromisso de visitar cada município para acompanhar de perto a implantação dos projetos, o titular da Sethas, Gercino Saraiva, enalteceu o papel desempenhado pelas associações comunitárias na implementação das bandas filarmônicas. Segundo ele, iniciativas como essas são essenciais para modificar a realidade dos jovens brasileiros. "É através desse resgate da cidadania que podemos mudar completamente a vida de milhares de crianças e adolescentes. Com isso, estaremos salvando muitas vidas e garantindo um futuro melhor para eles e para o nosso país", concluiu.

Visita Presidencial no RN

O presidente Lula deve vir ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira para visitar as obras da refinaria Clara Camarão no município de Guamaré. A informação foi postada pelo secretário chefe da Casa Civil, Vagner Araújo na página de relacionamentos Twitter na manhã desta segunda-feira.

Governo recupera rio Cobra na região do Seridó

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) promoveu, no último sábado, uma expedição à Microbacia Hidrográfica do Rio Cobra, manancial que engloba os municípios de Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó. A expedição foi coordenada pelo secretário de Recursos Hidricos e vice-governador, Iberê Ferreira de Souza e contou com as presenças dos prefeitos dos três municípios envolvidos.


O projeto da Semarh visa a recuperação do rio Cobra, manancial degradado em decorrência do lançamento de efluentes líquidos sem tratamento vindos do esgotamento e de parte das áreas urbanas dos municípios.

“Iberê é o candidato do meu partido ao governo. Isso é fato”,

A governadora Wilma de Faria não esconde mais que a candidatura de Iberê Ferreira ao governo do estado em 2010 está assegurada. Em entrevista ao “Diógenes Dantas Nominuto”, a governadora confirmou que o vice-governador será candidato.

Prefeituras do RN encontram dificuldade para pagar o 13º salário.

Servidores públicos de mais de 50% dos municípios do Rio Grande do Norte correm o risco de não receber os pagamentos referentes à folha de dezembro e o 13º salário. A constatação é do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio (PP), que também é prefeito de Lajes. Segundo ele, o motivo é a queda na arrecadação e o setor que deverá ter a folha mais limitada é a Educação. De acordo com Benes, o governo federal havia informado que os municípios teriam um crescimento a partir de outubro, mas até agora a maior parte continua com o pires na mão e deve fechar o ano com débito.

Giro RN

ANGICOS
Mal entrou na Prefeitura Municipal de Angicos, o atual Prefeito Clemenceau Alves que assumiu o cargo de executivo do município após a morte de Jeime, O Ministério Público Federal do RN, ingressou com duas ações penais e duas ações de improbidade administrativa. Ele é acusado de irregularidades na aplicação de recursos federais repassados ao município pelo Fundo Nacional de Saúde e através de convênios com os Ministérios da Integração Nacional e do Turismo. Outros envolvidos também respondem pelas irregularidades apontadas. Clemenceau Alves foi o prefeito de Angicos entre 2001 e 2004.
Nesse período, a Prefeitura recebeu recursos públicos federais para obras de pavimentação, construção de praça e para assistência à saúde do município. Em todos os casos verificou-se a má aplicação da verba pública.

SÃO JOÃO DO SABUGI
Os vereadores Rutênio Humberto (DEM), Carlindo Júnior (DEM), Batista do Posto (DEM) e Alcides Carneiro (DEM) entraram em contato com o Ministério Público (MP) para questionar o motivo de diversos postes da cidade estar apagados e a iluminação da ponte, colocado pelo ex-prefeito Elísio Galvão (DEM), ter sido desligada. A reivindicação dos parlamentares é de que recursos oriundos da taxa de iluminação pública deveriam ser destinados para esse fim.
 
A resposta da prefeitura foi de que o imposto pago pela população para iluminar a cidade está sendo utilizado para pagar a conta de energia dos prédios públicos. Os vereadores questionam a legalidade do ato da prefeitura, praticado sem respaldo popular.
Após 10 meses e 15 dias de administração de Aníbal, a cidade enfrenta problemas de coleta de lixo, deficiência no atendimento médico e os prédios públicos estão em situação de abandono.
nesta semana, a prefeitura chegou a tocar fogo em lugares estratégicos para incinerar o lixo que domina os canteiros de São João do Sabugi, levando transtorno a moradores.

CARAÚBAS
No último dia 12, a Câmara Municipal de Caraúbas recebeu, durante a 13º sessão Ordinária do segundo período legislativo, a visita dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Leônia Gurgel e do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A presença dos estudantes aparece como mais uma das etapas do projeto "Pedagogia do parlamento", de autoria do vereador e presidente da casa, Assis Batista (PSB), que tem como objetivo aproximar a população do poder Legislativo Municipal.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos foram transportados de suas escolas até a sede do Legislativo Municipal. Nas dependências da Câmara, os alunos tiveram a oportunidade de todo o mecanismo de funcionamento e também participaram da sessão que estava acontecendo.

Com o encerramento da visita os alunos receberam uma cartilha que tem um conteúdo mais aprofundado sobre os trabalhos daquela Casa, conteúdos que agora serão vistos pelos professores nas salas de aula.

MAXARANGUAPE
O maestro da banda de música do município de Maxaranguape, Ivanildo Valentim Silvestre, 65, natural do Recife, foi preso acusado de pedofilia. Embora negue as acusações e se diga inocente, o maestro teve a prisão preventiva decretada pela comarca de Extremoz e está detido na delegacia de polícia de Maxaranguape. O processo corre em segredo de justiça. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar do município, após a instauração de investigação no início de março, baseado em denúncias de mães e alunas da banda de música. De acordo com o delegado regional Fábio Rogério, que efetuou a prisão de Ivanildo, a juíza Anna Karina de Carvalho, da comarca de Extremoz, decretou a prisão preventiva e expediu um mandado de busca e apreensão baseado em inquérito policial instaurado pela delegacia regional, fruto da denúncia do Conselho Tutelar. "Alunos que freqüentavam a escola denunciaram que ele estaria cometendo pedofilia". Além da prisão, foram apreendidos na residência de Ivanildo, dois computadores, três fitas de vídeo cassete e 48 cds, cujo conteúdo será analisado pela polícia.
 
NOVA CRUZ


A festa da vitória do futuro prefeito Flávio Azevedo (PMDB), eleito nas últimas eleições, será realizada nesta segunda-feira, com a participação da banda Aviões do Forró.


De acordo com a Assessoria de Comunicação de Flávio Azevedo, a festa só não aconteceu antes porque a agenda de shows da Banda Aviões do Forró estava lotada.
A festa da vitória com a banda Aviões do Forró é um pedido da juventude novacruzense.

TAIPU
O prefeito de Taipu, Sebastião Melo está na parcela dos gestores que não sabem como agir para pagar seus servidores. "A coisa está tão difícil que a gente nem gosta de falar sobre o assunto, é de doer", lamentou. Segundo ele, entre as medidas adotadas para tentar melhorar a situação está a demissão de cerca de 100 servidores ligados à prefeitura através de contratos.


Vale lembrar que há dois meses, o prefeito afastou, aproximadamente, 70 funcionários e chegou a fechar as portas da prefeitura por uns dias, por não ter meios de pagar o quadro de pessoal. No entanto, Sebastião reconhece o risco do tiro sair pela culatra. "Tem funcionários que estão na prefeitura há 20 anos, então imagine quanto a gente vai ter que pagar de rescisão", declarou.

Para agravar a situação, Taipu possui uma dívida de R$ 260 mil em precatórios e cerca de R$ 1 milhão com fornecedores. "Essas obrigações com precatórios foram heranças da gestão passada e que deveriam ser pagas até dezembro deste ano. Os fornecedores também estão esperando esse pagamento, e eles não tem nada a ver com essa situação de crise. Mas nossa prioridade é pagar a folha de funcionários, que está em dia até outubro, mas agora no fim do ano, não sabemos como ficará", afirmou o prefeito.