sábado, janeiro 02, 2010

Periódo de experiência no governo do RN

Iberê, que acumula uma larga experiência legislativa e algumas passagens como secretário de Estado, terá um grande desafio: mostrar em três meses ao povo do Rio Grande do Norte que pode governar o Estado por mais quatro anos. Isso porque em julho começa a campanha e os governos praticamente param por conta da legislação eleitoral e após outubro é a fase de transição com o vencedor das eleições.

Mesmo na condição de vice, Wilma já lhe delegou algumas missões nas quais ele tem encontrado dificuldades árduas em cumpri-las. A principal delas é a construção de uma adutora que se propõe a trazer água da barragem de Santa Cruz para Mossoró.

Primeiro a Prefeitura de Mossoró publicou no Jornal Oficial do Município (JOM) orientação para que o Governo do Estado tome as medidas necessárias para não contrair o empréstimo junto à Caixa Econômica. Sobre o mesmo assunto a Assembleia Legislativa tem dificultado o projeto que modifica um dos artigos para permitir que parte dos recursos, na ordem R$ 119 milhões, seja usada para recuperar a rede de abastecimento da cidade.

Outra dificuldade de Iberê é o Orçamento Geral do Estado (OGM). Ele tem uma margem de manobra de apenas 5% e teve retirado mais de R$ 30 milhões da publicidade. Qualquer modificação terá que ser negociada com os deputados estaduais. A maioria deles segue fielmente a orientação do presidente da Casa, Robinson Faria (PMN), que está magoado com o Governo do Estado por ter sido preterido na disputa interna da base pelo próprio Iberê.

O vice-governador disse diversas vezes que já sabe o que fazer no primeiro dia de governo. Aos poucos o que ele mantinha como segredo vai sendo conhecido. A população já sabe que a prioridade será a segurança, para isso o efetivo policial vai aumentar. Para diminuir o poderio político de Rosalba em Mossoró, Iberê vai implantar uma secretaria especial de governo na cidade para atender aos interesses da região. O mossoroense

Para ajudar ao grupo rosalbista Gustavo Rosado será candidato em 2010

"O nome de Gustavo Rosado está posto, e ele não será candidato se for para desagregar, mas se o grupo do qual fazemos parte, considerar que ele agrega, que soma e pode ajudar, será sim candidato".


A declaração foi feita pela prefeita Fafá Rosado (DEM) em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da FM 95, nesta quarta-feira, 30, ao ser perguntada sobre o projeto de Gustavo Rosado disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2010.

Fafá Rosado lembrou que em reconhecimento ao trabalho que Gustavo tem realizado na chefia de Gabinete, o deputado federal Henrique Alves, presidente do PMDB e a prefeita de Natal, Micarla de Souza, presidente do PV, o convidaram para que disputasse uma vaga na Câmara Federal.

A prefeita explicou que por sua afinidade com o programa partidário do PV, Gustavo Rosado se filiou ao partido e, aguarda uma posição oficial do grupo liderado pela senadora Rosalba Ciarlini e pelo ex-deputado Carlos Agusto Rosado, em nível de Mossoró, para tomar uma posição.

A entrevista de Fafá Rosado, à FM 95, contou com as participações dos jornalistas César Santos, diretor do Jornal de Fato, e Gilberto de Souza, diretor de redação do jornal Gazeta do Oeste e do publicitário Paulo César Oliveira, diretor da Pauco Propaganda. nomomento.com

Vantagem de 30% de Rosalba sobre Iberê em Natal

Consolidada como candidata favorita ao governo do Estado na Região Oeste, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) também começa a abrir vantagem contra o candidato da base governista, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), em Natal. Em pesquisa realizada pelo Instituto Perfil, entre os dias 18 e 21 de dezembro, a democrata aparece com a vantagem de 30% para o candidato do governo.


A senadora foi citada como candidata preferencial de 37,97% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), com 20,48% das intenções de voto.


Ainda em terceiro, o deputado estadual Robinson Faria (PMN) contou com a preferência de 8,09% dos eleitores entrevistados. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza obteve 7,39% das intenções de voto. Em último lugar ficou o deputado federal João Maia (PR), que já desistiu de sua candidatura, com 5, 19%.

A pesquisa mostrou também que há um alto índice de indefinição sobre as eleições. Dos eleitores entrevistados, 14,09% disseram estar indecisos e não souberam responder. O total de eleitores que pretendem votar branco ou nulo somou 6,79%. A pesquisa ouviu 1001 eleitores do município de Natal. O Instituto Perfil não divulgou o nome de quem encomendou a pesquisa.

Ao responderem à pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum para o governo do Estado?”, os entrevistados apontaram o ex-prefeito de Natal como primeiro colocado. Ele foi citado por 24,37% dos eleitores. Em segundo ficou João Maia, com 20,48%.


Iberê foi rejeitado por 14,69% dos natalenses. Robinson teve 14,39% das citações. Rosalba foi a menos rejeitada, com apenas 6,19%. Do total, 16,18% não souberam responder. Os eleitores que rejeitam todos somam 3,70% dos entrevistados.

A senadora Rosalba Ciarlini aposta em seu bom desempenho em todas as regiões para consolidar sua candidatura e vencer a eleição. Já Iberê confia na liderança da governadora Wilma de Faria para reverter o quadro e ultrapassar a democrata na preferência do eleitorado. Em 2005, um ano antes da vitória da governadora, o candidato de oposição também liderava as pesquisas com grande vantagem. O pessebista espera que a história se repita em 2010. Iformações do Correio da Tarde

Jardim do Seridó

O ano começou com uma boa perspectiva que teremos um otímo inverno. Em Jardim do Seridó a comunidade foi surpreendida com uma forte chuva.


Os índices pluviométricos que atingiram a cidade e a Zona Rural do município foram os seguintes: Sítio Passagem de São João, 22 milímetros, Riachão, 25 mm, Povoado Currais Novos, 52 mm, Tanques, 55 mm, Cacimba Velha, 62 mm e Cachoeira Preta, 72 milímetros.

Choveu também nas comunidades rurais de: Zangarelhas, 70 mm, Bananeiro, 72 mm, Riacho do Meio, 80 mm e Viração 107 milímetros.

De acordo com informações, na comunidade Viração na fazenda do senhor Chico Piçoca a chuva veio acompanhada de relâmpagos, trovões e ventos fortes provocando queda de árvores, destelhamento das casas entre outros estragos. A Fonte

Verba indenizadora para fazer turismo.

O deputado federal Betinho Rosado (DEM) está incluído na lista de parlamentares federais que usaram a verba indenizatória para “fazer turismo”. Reportagem do jornal Folha de São Paulo, edição do último domingo, apontou os parlamentares que usaram a verba indenizatória para se hospedarem em hotéis de luxo e resorts em feriados ou finais de semana.


No caso do deputado Betinho Rosado ele passou um final de semana, em setembro de 2008, no Hotel Thermas, na cidade de Mossoró, exatamente onde mantém residência.
 
A Assessoria do deputado federal Betinho Rosado emitiu uma nota oficial ontem para explicar o episódio. Segundo ele, a diária no hotel Themas se refere ao período em que o secretário particular do seu gabinete, Rodrigo Albuquerque Cruz , que reside em Parnamirim, esteve trabalhando em Mossoró.


“A conta, conforme as orientações de procedimentos da Câmara dos Deputados, teve fatura emitida em nome de Carlos Alberto de Sousa Rosado (Betinho Rosado) e paga com o seu cartão de crédito. Posteriormente, a fatura paga foi apresentada à Câmara e o parlamentar ressarcido. Todo esse procedimento enquadra-se nas normas para uso da verba de Gabinete e é absolutamente transparente”, diz a nota assinada pela Assessoria de Imprensa do deputado do DEM. Informações do tribuna do norte.