quarta-feira, janeiro 06, 2010

Currais Novos

O Vereador e o Jogador Túlio Maravilha, que chegará no próximo sábado em Currais Novos tem postado no site de relacionamento, Twitter, depoimentos demonstrando a relevância que tem dado ao evento.


Num dos depoimentos, Túlio agradece ao apoio que o Deputado Ezequiel Ferreira e o Vice-Governador Iberê Ferreira tem dado para que vista a camisa do Potyguar.

Já em outro depoimento o jogador demonstra o desejo de conhecer o Prefeito Geraldo Gomes e de vestir a camisa do Leão do seridó.

a repercussão da passagem de Túlio Maravilha por Currais Novos tem sido destaque em todo Brasil e tem colocado o nome do Potyguar em evidencia nacional.

O advogado Carlson Gomes informou que Túlio desembarca em Natal, no sábado às 12:30H, tendo como primeiro compromisso no estado um almoço com a diretoria do clube, ainda na capital.

A chegada do Jogador em Currais Novos é esperada para o final da tarde e às 19:30 H o maior artilheiro do mundo em atividade, ministrará uma palestra no aeroclube e a entrada será um 1 Kg de alimento.

O amistoso contra a equipe do Santa Cruz, será no domingo às 17:00 H, no estádio Coronel José Bezerra em Currais Novos. Pulsação.com

Massias Targino

Para alguns prefeitos do Médio Oeste a definição sobre os candidatos nas eleições de outubro pode significar o rompimento de alianças formadas há mais de quatro anos. No caso de Messias Targino é provável que a prefeita Shirley Targino (PR) tenha que abrir mão do apoio de parceiros importantes para sua administração. A prefeita, que tem recebido ajuda de vários representantes da bancada federal, deverá enfrentar dificuldade para definir quem vai apoiar.

Além do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, a prefeita tem contado com o apoio da deputada Fátima Bezerra (PT).

Já no senado, ele tem recebido contribuição dos senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e da cunhada Rosalba Ciarlini (DEM), eventual nome na disputa pelo governo do estado.

As pessoas ligadas à prefeita acreditam que sua definição sobre em quem vai votar deve depender da orientação do deputado João Maia.

Com relação aos nomes para deputado estadual, a prefeita se mostra simpática ao nome de Walter Alves (PMDB), que deverá disputar a renovação do seu mandato. Mesmo assim ela tem conversado com o ex-prefeito de Antonio Martins, José Júlio (PT), que também se mostra disposto a enfrentar a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. A princípio a prefeita tem se negado a falar sobre o assunto. Para Shirley muita coisa ainda deverá acontecer até o período das convenções partidárias. "Ainda estamos longe das convenções, quando serão definidos os nomes para disputar as eleições. Até lá muita coisa pode acontecer. Vamos aguardar os acontecimentos, porque qualquer definição no momento pode ser precipitada", comentou a prefeita em entrevista. Correio da Tarde

São João do Sabugi

Chegam informações de São João do Sabugi sobre a virada de ano tão prometida pelo prefeito Aníbal Pereira (PMDB) no município. Quem foi ao evento decidiu que não voltaria mais à cidade durante festas organizadas pelo poder público. Pessoas que estiveram presentes contam que não conseguiam entender nem as palavras do cantor da única banda que se apresentou durante a festa.


A prometida grande atração chama-se Chinelo Nela, uma banda que dizem ser de Fortaleza, mas que ninguém ouve falar pelo Seridó. Logo que começou a festa, já era visível um paredão de som, próximo ao local, com músicas de Alcimar Monteiro. Para não perder a noite de ano novo, os sabugienses começaram a improvisar.

Em São João do Sabugi, populares também questionam o fato de um palco ter sido alugado na véspera de Natal e mantido até a véspera do ano novo. No intervalo entre as duas festas, não houve sequer uma apresentação. Mas, mesmo assim, a prefeitura pagou o aluguel do palco com recursos públicos. O intrigante é que ninguém na cidade sabe a quem pertence o "valioso" palco. O dono faturou um bom dinheiro.

Outro fato que chamou atenção nesse período festivo foi a queda de duas árvores de Natal situadas em frente à prefeitura, que não agüentaram o peso dos enfeites presos nelas e desabaram.

Tentaram atribuir a tragédia à ação de sabugienses, que sempre cuidaram do patrimônio da cidade. Mas a farsa logo foi descoberta e as denúncias infundadas foram desmentidas.

Durante o período de festas, a população reclama que não existia atendimento médico. Diante disso, o ex-prefeito e médico Elísio Galvão foi prestar serviço à população do município e ficou no consultório de 7h às 19h, onde atendeu 119 pessoas, que precisavam de assistência, mas não puderam contar com o atendimento da saúde pública municipal. Correio da Tarde

Umarizal

Um funcionário público municipal, identificado como Eniézio Suassuna Pereira, de 52 anos, foi vítima de vários disparos de arma de fogo nesta terça-feira (05), em frente à própria residência, localizada no bairro São José, em Umarizal, município a 334 km de Natal.


De acordo com o soldado Bandeira, da Delegacia de Polícia local, o homicídio ocorreu por volta das 10h50, quando uma dupla em uma moto não identificada chegou à rua das Flores, onde a vítima reside, e, segundo testemunhas, já chegou atirando várias vezes contra Eniézio Suassuna.

Ainda de acordo com o soldado, o funcionário público não resistiu às graves lesões e morreu. No entanto, ninguém no local soube informar quem eram os suspeitos, mas sabe-se que a motivação do crime está ligada a um possível acerto de contas. Populares também disseram que Eniézio tinha vários inimigos.

O soldado Bandeira informou que a vítima era casada e natural de Almino Afonso (a 339 km de Natal). O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Umarizal.

Mossoró

Dois homens ainda não identificados, armados em uma moto de cor e placa também, não identificadas assaltaram o motorista do caminhão de uma distribuidora de cimento, na tarde desta terça-feira (5), na Rua Marechal Deodoro, bairro Paredões, centro do município de Mossoró, cidade distante 285 km da capital Natal.


De acordo com o 2º Batalhão de Polícia do município, o motorista estava estacionado em frente a um material de construção por volta das 15h, quando os dois homens o abordaram e anunciaram o assalto.

Segundo a polícia os assaltantes conseguiram fugir levando dois celulares e uma quantia calculada em R$ 6.000. O motorista não quis se identificar.

O caso está sendo investigado e ainda não há pistas dos suspeitos.

Presídio federal de Mossoró começa a funcionar em janeiro

O presídio federal de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, começa a receber presos em janeiro. Ele está pronto desde julho, mas dependia de processo seletivo para contratação de 200 agentes penitenciários e diversas licenças públicas e licitação para fornecimento de alimentação para poder funcionar.

A unidade prisional tem capacidade para 208 presos, em celas individuais, e de acordo com o secretário de justiça, Leonardo Arruda, foi construído pelo governo federal na tentativa de normatizar a questão de superlotação de presídios.

Os condenados que serão enviados para Mossoró passam por critérios estabelecidos pelo Ministério da Justiça.

Como o perfil do presídio é de isolamento, com tecnologia para evitar rebeliões, ele poderá receber presos perigosos de outros sistemas prisionais, porque são esses que ameaçam pessoas e provocal revoltas.

LOST

Os fãs do seriado Lost estão indignados com a Globo. A emissora carioca exibiu, na noite desta segunda (4), um resumo dos capítulos que ainda irão ao ar na quinta temporada.


Pelas chamadas, a emissora deu a entender que exibiria um resumo da temporada anterior, sem revelar os rumos dos personagens da misteriosa ilha. Mas acabou exibindo fatos que ainda estão por vir para quem acompanha a série na TV aberta.

Fã de Lost, o estudante de turismo Vilson Malacrida, de 21 anos, morador de Presidente Prudente (SP), afirmou ao R7 que ficou frustrado com o que viu.

Eles exibiram um resumo do que irá acontecer. Eu fiquei frustrado, porque aparentemente as chamadas pareciam que mostrariam um resumo da temporada anterior. Quem acompanha pela Globo ficou muito frustrado, porque a gente ficou sabendo de coisas que vão acontecer só no meio da temporada.

O que a Globo fez é chamado de “spoiler”, que é quando se revela antes da hora o mistério de uma história. Nos Estados Unidos, o capítulo que a Globo mostrou, The Story of the Oceanic 6, só foi exibido antes do 14º episódio da quinta temporada e não antes dela toda. com informações do R7



Anuladas 54 questões do Enade

O Ministério da Educação (MEC) anulou 54 questões do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no ano passado a universitários de 27 carreiras, em todo o país. Outras três questões discursivas também tiveram itens cancelados.


O caso extremo ocorreu no teste para estudantes de teatro: 7 das 40 perguntas foram excluídas, 17,5% da prova. Nos cursos de jornalismo, design e tecnologia em gastronomia, 6 questões foram anuladas. Em estatística, 4 perguntas objetivas foram descartadas e 2 discursivas tiveram itens cancelados.

Substituto do antigo Provão, o Enade tem como objetivo avaliar o ensino superior público e privado. As 27 provas aplicadas no ano passado continham, somadas, 745 questões. As perguntas anuladas — 49 objetivas e 5 discursivas — representam 7% do total.

Seres humanos

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Neto, disse que pode ter havido problema na formulação das questões. A tarefa coube à Consulplan, contratada pelo instituto para realizar o exame.

"Todo exame é feito por seres humanos e pode ter problemas de formulação. Se teve um número exagerado de anulações, a gente vai apurar a responsabilidade", disse Neto.

Segundo Joaquim Neto, o Inep vai analisar as provas e, conforme a gravidade do caso, poderá tomar as seguintes providências em relação à Consulplan: notificar a empresa, multá-la ou até excluí-la de futuras licitações. Outra medida em estudo é transferir para o Inep a formulação das provas. Hoje isso é tarefa da empresa contratada, que segue diretrizes de especialistas vinculados ao Inep.

Funcionária de deputada do RN é investigada na farra das passagens

Uma funcionária do gabinete da deputada federal Sandra Rosado (PSB) foi incluída na lista de servidores investigados por supostamente participar de esquema de venda de créditos de passagens aéreas na Câmara dos Deputados.


A informação foi publicada no site Congresso em Foco. De acordo com o portal, Clarissa Soares Fernandes continua em atividade enquanto tramita processo administrativo contra ela.
A deputada potiguar, no entanto, não é investigada. DN Oline

ASSU tropeça em amistoso no Recife

Apesar de ter mostrado uma boa movimentação e vigor físico, o ASSU não conseguiu vencer o Santa Cruz-PE, em Recife, e foi derrotado pelo placar de 2 a 0. Os gols do Tricolor pernambucano foram marcados por Val Barreto e André Leonel.

Conselho Estadual de Saúde realiza eleição

O Conselho Estadual de Saúde do RN (CES) irá realizar, no dia 20 deste mês, eleição complementar para preenchimento de uma vaga de titular e outra de suplente no segmento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na categoria de entidades ambientalistas. A eleição ocorrerá no horário das 9h às 12h, na sala do CES, no 12º andar da sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), situada na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730, Centro.

As entidades que pretenderem concorrer às vagas devem se dirigir ao CES, para efetuar a inscrição, nos próximos dias 11 e 12 (segunda e terça-feira), das 9h às 17h. Na ocasião, precisarão apresentar seu CNPJ, estatuto e declaração de que existe há mais de dois anos, além de indicar um representante titular e outro suplente para votar.

Segundo o conselheiro estadual de Saúde Francisco Canindé, “a importância desse processo eletivo se deve ao fato de que, ao disputarem e conquistarem as vagas, as entidades assumirão um mandato de dois anos na instância máxima de deliberação do controle social do SUS no Estado”.

Piso nacional dos professoes sobe em 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad ter convicção de que estados e municípios têm condições de pagar o piso salarial dos professores, no valor de R$ 1.024,67, conforme interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU). O reajuste do piso passou a vigorar em 1º de janeiro de 2010 e corresponde a uma jornada semanal de 40 horas.


Haddad apresenta três razões que justificam a capacidade de governadores e prefeitos de honrar o reajuste de 7,86% no piso dos professores. A primeira, o aporte adicional de R$ 1 bilhão, a serem transferidos pelo governo federal no próximo ano aos cofres de estados e municípios, com o aumento de 36% nos repasses para merenda e transporte escolares. Governadores e prefeitos haviam solicitado R$ 400 milhões adicionais ao presidente da República.

A segunda razão é o aumento das transferências da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos sobem de R$ 5,07 bilhões em 2009 para R$ 7 bilhões em 2010. Ao juntar a transferência de R$ 1 bilhão da merenda e do transporte com os R$ 2 bilhões de complementação do Fundeb, o ministro diz considerar que o reajuste de 7,86% no piso nacional dos professores é “suportável” para estados e municípios.

A terceira questão relacionada por Haddad refere-se às projeções do Produto Interno Bruto (PIB) para 2010. Todas indicam crescimento de 5% na arrecadação. O parecer da AGU sobre o índice de reajuste do piso salarial dos professores, em resposta a consulta feita pelo Ministério da Educação, tomou por base a diferença entre o valor efetivo do Fundeb por aluno ao ano praticado em 2008 (R$ 1.132,34) e o de 2009 (R$ 1.221,34). A diferença apurada é de 7,86%. Com isso, o piso da jornada de 40 horas passa dos R$ 950 atuais para R$ 1.024,67 em janeiro de 2010.

CREA-RN faz vistoria em barragem

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) realizou na tarde dessa segunda-feira (04), uma vistoria na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assu. A barragem apresenta duas faixas de erosão na parede de contenção das águas.


O problema está localizado à jusante da barragem e foi provocado pelo rompimento das calhas de drenagem. As fissuras têm aproximadamente dois metros de largura por seis metros de extensão. A informação chegou ao Crea-RN através de reportagem veiculada na imprensa do estado.

A vistoria foi realizada pelo gerente de Fiscalização, Luiz Carlos Madruga, o Ouvidor do Crea-RN, engenheiro civil, Eunélio Silva, acompanhados por um funcionário do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), órgão responsável pela manutenção da barragem.

De acordo com o engenheiro Eunélio Silva, o problema está localizado no talude de contenção e não compromete a estabilidade da barragem. Mas alerta, que a manutenção deve ser feita pelo DNOCS antes da chegada do inverno, para evitar a extensão do dano e maiores riscos de segurança da barragem.

As duas calhas romperam devido à obstrução provocada pelo avanço do mato. A solução é simples, basta fazer a desobstrução das calhas e a manutenção nas áreas afetadas?, avalia o engenheiro Eunélio Silva. O Crea-RN está preparando um relatório da vistoria, que deve ser encaminhado ao DNOCS ainda no decorrer da semana.

No entanto, conforme informações do funcionário Jailson Adriano, o DNOCS, através dos seus técnicos, já esteve fazendo o levantamento da situação deve adotar a s providências nos próximos dias. O reservatório tem capacidade para armazenar dois milhões de metros cúbicos de água.

América X Seleção de Elói de Souza

Hoje o América fará um amistoso no municipio de Sen. Eloi de Souza, a partir das 16h contra a seleção local. A cidade irá ser palco do primeiro jogo sob o comando do técnico Paulo Moroni. A entrada será um quilo de alimento não-perecivel.


Para Moroni, o objetivo deste amistoso é avaliar cada atleta individualmente. "Como estamos fazendo nos treinamentos aqui no CT, quero ver o posicionamento, a característica individual de cada um mais de perto. Lá vai ser o primeiro time que colocamos em campo, com os primeiros jogadores que chegaram, no dia 14 de dezembro, depois o pessoal que chegou no dia 26, como o caso de Robson, Júlio Terceiro, são jogadores que deverão jogar de 25 a 30 minutos, para não estourar ninguém. Já vai dar para observar alguma coisa, principalmente a questão da característica e da vontade dentro de campo", concluiu.