segunda-feira, março 01, 2010

Jardim do Seridó

Na próxima quarta-feira, dia 3 de março, a Câmara Municipal de Jardim do Seridó, realizará uma sessão solene para empossar os novos funcionários, aprovados por meio de concurso público, realizado em janeiro próximo passado e a segunda sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2010.

Como também, sessão especial para eleição antecipada da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. O evento começará às 17 horas. O traje a ser utilizado é esporte fino.
Até agora dois edis manifestaram o interesse de disputar o cargo. Iron Júnior (PP) pelo sistema de oposição e José Justino (PDT) pela situação.

Caicoense disputará o título de mais bonito do Brasil

Quem estará embarcando nesta terça-feira(2), com destino à São Paulo será o modelo caicoense Jussiê Dantas da Silva. O modelo vai concorrer ao título de Mister Brasil.O evento acontecerá no próximo dia(4), a partir das 23h, no Hotel Tivoli Mofarrej e será transmitido pela TV Bandeirantes.

Representantes de 22 estados, dez ilhas ou arquipélagos e do Distrito Federa estarão concorrendo ao título.

O júri será composto apenas por mulheres, que irão avaliar os 33 candidatos durante desfiles em trajes casuais e de praia. Destes, 12 serão selecionados para a grande final, na qual será escolhido o campeão.

O vencedor viajará para a Coréia, onde no dia 27 de março, concorrerá com candidatos de outros 80 países ao título máximo da beleza masculina: o Mister Mundo.

COPA DO MUNDO 2010

Uma lista sem surpresas e, provavelmente, sem Ronaldinho Gaúcho. Dunga cada vez mais demonstra que não vai mudar o grupo para a Copa do Mundo . Nesta segunda-feira, durante os 22 minutos de entrevista coletiva antes do amistoso contra a Irlanda, no Emirates Stadium, em Londres, o treinador mais uma vez afirmou várias vezes que confia nos jogadores que estão atualmente na seleção brasileira .

Dunga deixou claro que vai privilegiar quem esteve ao seu lado em momentos importantes durante os três anos e meio de trabalho à frente da seleção brasileira. E que não vai convocar nenhum jogador por pressão popular ou "por nome". O amistoso contra a Irlanda é o último antes da convocação final para a Copa do Mundo. 

Expansão do SAMU para todo RN será anunciada amanhã

O Rio Grande do Norte passará a ter cobertura total do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda este semestre. A governadora Wilma de Faria anuncia, oficialmente, a expansão do serviço para todas as regiões do Estado nesta terça-feira (2), às 9h, no Imirá Plaza Hotel, durante o 1º Encontro Estadual de Municípios, ocasião em que será feito o lançamento do Consórcio Municipal para a regionalização do SAMU 192.

Na manutenção da nova estrutura, deverão ser investidos cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes. Agora no mês de março chegarão ao Estado 64 novas ambulâncias, que viabilizarão o atendimento médico de urgência em todas as cidades do Rio Grande do Norte.

A expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para todo o Rio Grande do Norte foi tema da reunião entre a governadora Wilma de Faria e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ocorrida semana passada em Brasília. A governadora também conversou com o ministro Temporão sobre a implantação de mais um hospital de referência para a região Metropolitana de Natal e da implantação da UTI neo-natal em Mossoró. Durante a audiência, o ministro assumiu o compromisso de equipar os nove novos leitos da UTI neo-natal de Mossoró, que já atendem hoje toda a região Oeste do Estado.

A partir do segundo semestre, os governos federal e estadual, numa parceria conjunta, passarão a realizar a cirurgia bariátrica para tratamento de obesidade mórbida através do SUS, de forma gratuita para casos com indicação médica. Também será aumentado o atendimento a pacientes renais na rede do SUS do Rio Grande do Norte.

ENCONTRO – Nos últimos sete anos o SAMU teve uma grande expansão em todo o Estado. Em 2002, eram apenas 12 ambulâncias no sistema que atendia apenas a Natal. Hoje, são 30 ambulâncias que atendem pacientes em toda a Grande Natal e Mossoró. "Acompanhei toda essa evolução do Samu, como gestora. Era prefeita de Natal quando o serviço foi implantado em Natal e como Governadora, implantamos o serviço na Grande Natal e em Mossoró. Agora, estamos levando o Samu para todas as regiões do Estado", ressaltou Wilma de Faria.

Servidores da saúde prometem lotar Assembleia Legislativa nesta terça

Em greve desde a manhã desta segunda-feira (1), os servidores da saúde estadual prometem agora lotar o plenário da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (2), quando os deputados devem votar os vetos da saúde a partir das 15h30.

Segundo o Sindsaúde, a categoria pretende pressionar para que os deputados que se comprometeram em votar contra os vetos da governadora cumpram o prometido.

Em boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (1), o sindicato afirmou que caravanas do interior devem chegar no final da manhã desta terça para engrossar o movimento na capital.

As duas emendas da saúde que foram vetadas pela governadora dizem respeito à reserva de R$ 40 milhões para atualizar o Plano de Cargos, Carreiras, e Remuneração (PCCR) da categoria, e à criação de uma carreira com pagamento diferenciado para os servidores que trabalham em regime de plantão.

Greve

Os servidores da saúde estadual deflagraram greve geral por tempo indeterminado por 45% de reajuste. A primeira manifestação ocorreu em frente ao Hospital Walfredo Gurgel e contou ainda com a participação de servidores do Hospital Santa Catarina, Centro de Reabilitação Infantil, Hospital João Machado e Samu Metropolitano.

Greve prejudicará aulas em 730 escolas do RN

A greve dos professores estaduais no Rio Grande do Norte vai prejudicar 730 escolas em vários municípios do Estado e é a principal reclamação do secretário estadual de Educação, Otávio Tavares. Segundo ele, o Governo do Estado já havia conversado com a categoria e mesmo assim, os professores deflagraram o movimento.

Perguntado sobre o cumprimento da pauta de reivindicações, ele alega que a pauta é extensa e de difícil cumprimento, pela quantidade de detalhes.

A diretora do Sinte, Fátima Cardoso, afirmou que os professores estão unidos e vão trabalhar na adesão de todos à greve. “Entendemos que estamos no ano eleitoral e por isso, estamos reivindicando apenas do ponto de vista financeiro”, destaca.

Ela lembra que os pontos da greve ainda serão discutidos essa semana: na próxima quinta-feira (4), às 14:30, com presença dos professores que aderiram a greve.

A notificação da greve já foi feita e enviada a Secretaria Estadual de Educação. O Sinte pretende se reunir ainda hoje com o secretário Otávio Tavares para tratar do assunto.

A categoria dos professores tem hoje mais de 20 mil professores na rede pública estadual de ensino e mais de 4.300 da rede municipal de ensino, em Natal.
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) promove nesta terça-feira (2), reunião com todos os prefeitos do Rio Grande do Norte para discutir a pauta que vai nortear as ações da entidade no primeiro semestre. A pauta inclui assuntos de âmbito estadual e também nacional. Na pauta estadual, alguns dos principais assuntos são a interiorização do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (SAMU) e a oferta aos municípios de um programa que pretende incrementar a arrecadação própria das prefeituras. No plano nacional, um dos destaques é a proposta de redistribuição dos royalties do petróleo nos moldes e critérios usados na partilha do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que beneficiará 96,4% dos municípios brasileiros.

O evento será realizado das 9h às 13h, no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira, na capital. Ao final do evento, a FEMURN oferecerá almoço aos presentes.
O presidente da FEMURN, prefeito Benes Leocádio, de Lajes, ressalta a importância da participação dos prefeitos nesta reunião. “Vamos discutir alguns dos principais pontos da pauta municipalista deste ano, dando o encaminhamento de lutas como a distribuição dos royalties do petróleo, uma proposta que recebe o apoio da Confederação Nacional dos Municípios e das Federações de Municípios e será muito benéfica, sobretudo para os pequenos e médios municípios brasileiros”, frisou o dirigente municipalista.

No próximo dia 9, Benes Leocádio participará, em Brasília, da reunião de todos os presidentes de Federações de Municípios do País, convocada pela Confederação Nacional dos Municípios. Para o dia seguinte, a CNM está convocando todos os prefeitos do País para um grande evento no auditório Senador Petrônio Portela, no Senado Federal. Para o dia 19 de março, a CNM convocou todos os prefeitos a promoverem, em suas cidades, atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta em Defesa dos Municípios.
A pauta da reunião inclui os seguintes assuntos:

* Interiorização do SAMU e formação de Consórcios municipais – MS/SESAP/RN e Municípios do RN. Técnicos da área de Saúde do Governo do Estado apresentarão aos prefeitos o projeto de interiorização do SAMU o que inclui a destinação de ambulâncias e contratação de equipes de profissionais da Saúde, além da reestruturação dos hospitais regionais;

* Precatórios – benefícios e providências – Orientações aos prefeitos quanto à tomada de providências e regras a serem obedecidas no pagamento de precatórios, conforme a Emenda Constitucional EC 62/2009, promulgada em dezembro de 2009. A EC 62 Criou um regime especial, que Permite aos Municípios com Estejam que o pagamento de Precatórios atrasado quitar os débitos parcelados em até 15 anos, ou destinando 1% ou 1,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) municipal;
* Recuperação de receitas do ISS – Nesta parte da reunião técnicos e consultores apresentarão aos prefeitos o programa ISS Digital, disponibilizado pela FEMURN para que as prefeituras incrementem a arrecadação digital. O programa faz parte do conjunto de ações propostas pela FEMURN para modernizar as administrações municipais;
* Programa Minha Casa Minha Vida; Técnicos do Governo do Estado orientarão os prefeitos sobre a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social com a criação, por meio de lei a ser enviada à Câmara, do Fundo Municipal e do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. A legislação é exigida pelo Ministério das Cidades e sem ela os municípios ficarão impedidos de receber recursos e investimentos para o setor habitacional;
* Pré-Sal e os municípios. Será apresentada aos prefeitos a proposta de redistribuição dos royalties oriundos da produção de petróleo (PL 5938), em tramitação no Congresso Nacional. A redistribuição beneficiará cerca de 5.300 municípios brasileiros.

Copa Robinson Faria de Futebol Amador,

O time de Palmeiras da Una foi o grande campeão do Torneio Início, tradicional evento da abertura da Copa Robinson Faria de Futebol Amador, que neste ano chega a sua nona edição. Na final contra a Seleção de Arez, a equipe alviverde levou a melhor na decisão por pênaltis, fazendo a festa no estádio Nazarenão, no último domingo, no município de Goianinha.O idealizador da maior competição do interior do estado, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, compareceu ao jogo e participou da cerimônia de premiação.

O parlamentar destacou a importância da competição para a região do Agreste e que agora atinge o Litoral Sul e equipes de Parnamirim e Natal."A Copa Robinson Faria entrou em definitivo para o calendário esportivo do interior do estado e vem mostrando com o passar dos tempos a sua importância para o mercado de trabalho no futebol, revelando jogadores para

equipes do estado, além de proporcionar lazer e funcionar como ferramenta para o incentivo ao esporte", comentou.

Ao total, 50 equipes dividiram-se em três campos de futebol na fase classificatória do Torneio Início. Passaram quatro equipes às semifinais, com a Seleção de Carnaubais conquistando o terceiro lugar e Lagoa Salgada, de Volta Redonda, ficando com a quarta colocação.

A primeira rodada da nona edição da Cop a Robinson Faria começa no próximo final de semana com jogos em vários municípios da região Agreste, Litoral Sul e Parnamirim. Serão 66 equipes disputando o maior troféu do interior do estado. O atual campeão é o Palmeiras da Una, que já levou o título do Torneio Início e larga como principal candidato ao bicampeonato. Em virtude do calendário apertado, a Copa Agreste deste ano, como também é conhecida, encerrará no mês de junho.

São José do Mipibu

A Prefeitura de São José de Mipibu está convocando criadores de suínos para nos próximos quinze dias vacinarem seus animais, como forma de prevenção à peste suína.

De acordo com o secretário de Agricultura, Ricardo Ferreira, os criadores deverão comparecer à sede da secretaria, na avenida Pedro Ferreira e fazer o cadastramento. "Após isso, uma equipe da Secretaria e do Idiarn vão até os criadouros para a vacinação dos animais", orientou Ricardo.

Estádio de Goianinha terá capacidade dobrada

O Estádio Municipal de Goianinha, o chamado "Nazarenão", recebe investimentos da ordem de R$ 390 mil para a construção de uma nova arquibancada com capacidade para aproximadamente três mil pessoas.

Recursos viabilizados por emenda parlamentar de autoria do deputado federal Fábio Faria (PMN), que participou nesse domingo (28) do torneio início da Copa Robinson Faria de futebol amador, realizada há nove anos na região Agreste do Rio Grande do Norte.

"Esse estádio é muito importante para o desenvolvimento do esporte na região Agreste e especialmente para Goianinha, por isso, destinamos recursos para a ampliação da sua estrutura e este espaço tenha capacidade de receber competições de alto nível", afirmou Fábio Faria.

O deputado ressaltou que o estádio Nazarenão poderá ser, por exemplo, campo de treino para alguma seleção do grupo que jogará a Copa do Mundo de 2014 em Natal.

Com bom-humor e criatividade vendedor ganha a vida vendendo cocada.

“As únicas que removem as cáries dos dentes, as manchas da pele, fazem crescer os cabelos fortes, macios e sedosos.



São as únicas cocadas que você pode comer sem engordar porque são light e diet, energéticas, afrodisíacas, tem cálcio, ferro, zinco, sais minerais. São riquíssimas em proteínas, tem vitaminas A, B, C, D, E, F, enfim, tudo isso ao preço de apenas um real. Olha, gente, organizem uma fila”.

É sempre assim que os usuários dos coletivos de Natal tem sido surpreendidos pelo vendedor David Isaac de 32 anos, mais conhecido por David das Cocadas. Sempre bem vestido de calças e camisas de mangas compridas, vende cocadas anunciando seus produtos como se fosse locutor de rádio, com muita alegria e um estilo próprio. David vende cocadas há 10 anos, ele nos conta as dificuldades, preconceitos e o que modificou a vida que levava antes como traficante em Recife.

A idéia de vender cocadas surgiu em Recife há cerca de 10 anos, quando David saiu da cadeia depois de cumprir pena de mais de um ano e sete meses por porte ilegal de armas, tráfico de drogas, assalto a mão armada, formação de quadrilha, homicídio e latrocínio. David se inspirou na avó, que fazia e vendia cocadas para cuidar dele e de seus irmãos, e decidiu fazer o mesmo, transformando o doce numa forma de ganhar a vida. Passou a vender o produto no metrô e depois nas praias de Recife.

em 2004, David veio para Natal para procurar emprego, mas por causa do preconceito não conseguiu o trabalho sonhado e decide voltar às cocadas. E são elas que ajudam a manter a família, filhos, pagar aluguel, água, luz e todos os gastos. “O que ganho é confortável para sobreviver, que me falta é uma boa administração. Eu não sei administrar o dinheiro que ganho”.

Com o aumento das passagens de ônibus e dos gastos de produção, David percebeu que havia necessidade de um diferencial para aumentar as vendas. E assim surgiram as brincadeiras que chamam a atenção das pessoas e para completar, a idéia de produzir o “nego bom”, um doce a base de banana de difícil produção, mas que é novidade no estado e chama a atenção principalmente dos turistas. “Eu havia tentado fabricar o doce outras vezes, mas o processo de produção e cozimento é bastante complicado. Sempre trabalhei com as cocadas, visando comprar as máquinas para a fabricação do nego bom. Nós ainda não termos as máquinas, mas assim que comprarmos o nosso trabalho vai ser facilitado e esperamos vender muito mais. Nossa fabricação já tem um destino próprio que é o Shopping do Artesanato, Casa do Nordeste, Casa da Castanha”.

Prestes a abrir uma pequena empresa com a ajuda do Sebrae, David deve deixar de trabalhar dentro dos coletivos a partir de Janeiro. A empresa que será chamada: “Doces Davinho” - uma homenagem ao filho. “Com isso usaremos outra forma de abordar o mercado. A venda das cocadas tem diminuído bastante, e por isso estamos apostando no nego bom”, declara, emocionado, ao lembrar do filho.

O “nego bom” é vendido em pacotes de 100g contendo 20 unidades e o 200g com 40. O de 200g é entregue hoje no mercado ao preço de R$ 1,50 e o de 100, a R$ 1,00. Os produtos chegam a ser revendidos pelo dobro do preço em pontos turísticos. “Nos coletivos é possível vender 150 pacotes por dia. Porém, por não ser um doce conhecido, se faz necessário abrirmos em média 30 pacotes para degustação. Ao chegar em casa vi que o gasto com passagens e a abertura desses 30 pacotes tinham me levado cinquenta reais. Como não temos como comprar material mais barato, nem baratear a mercadoria, a gente sempre acaba atribuindo isso como prejuízo”.

Da bala à cocada

A popularidade de David cresceu muito e em 2008 ele se tornou candidato a vereador pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão), obtendo 509 votos. E por onde passa chama a atenção, desde os motoristas de ônibus já conhecidos, até seguranças de shoppings e outros vendedores, que o reconhecem e o cumprimentam.

Mas nem sempre sua vida de foi de alegrias e reconhecimento. Ele foi criado pelo pai e a madrasta, e teve uma infância sofrida. Saiu de casa aos 8 anos de idade, depois de uma surra, e começou a perambular pela cidade do Recife, onde logo experimentou a maconha, cola e cocaína. “Cresci como trombadinha e cheguei a ser dono de 12 bocas de fumo, no Pernambuco era conhecido como ‘David Bala”.

Aos 21 anos a rotina de crimes acabou e David foi preso depois de denunciado por um inimigo, sendo indiciado a 120 anos de prisão e conduzido ao presídio Professor Aníbal Bruno, maior do Brasil e segundo da America Latina. “Acreditava que a policia queria me matar e não me prender enquanto era perseguido. Foi aí que Deus falou comigo. Joguei a arma fora e fui até a igreja e eu me converti. Isto foi numa noite de quinta-feira e na madrugada, às 5h da manhã eu estava sendo preso.”

Ainda na prisão ele resolveu mudar de vida e quando foi liberto, casou–se com a atual esposa Silene Maria da Silva, que conheceu ainda no presídio. “A Silene tinha um irmão preso e quando ela ia visitá-lo eu ficava admirando-a”, conta David.

Vindo para Natal passou por um período de experiência num hotel de Petrópolis mas ao saberem do seu passado como detento o dispensaram. “Isso era algo que eu já temia sofrer preconceito por ser um ex-detento e acabou acontecendo. Foi então que voltei com a fabricação das cocadas, minha avó me levava nos morros de Recife para vender cocadas, tapiocas”, explica o vendedor.

Extremamente apegado a Deus, David hoje é pastor da igreja Missão Apostólica da Fé e vai à igreja nas poucas horas que sobra do trabalho durante toda semana. Mesmo com pouco tempo ele faz questão de agradecer diariamente ao divino por ter um trabalho para sustentar sua família de forma honesta e diferente de tudo que ele passou. “Hoje eu louvo a Deus porque a cocaína foi substituída por cocada ‘é cocada boa’. As balas das armas foram substituídas por balas de banana que é o ‘nego bom”.

Sonhos

A vida de David também é preenchida de muitos sonhos. Desde que começou a ter sucesso com as cocadas e com o “nego bom”, ele junta dinheiro para comprar sua casa própria no Guarapes, bairro onde mora e faz questão de investir. “Lá tem muita gente boa, mas ainda é considerado o bairro mais pobre do Rio Grande do Norte. O Guarapes só é lembrado quando acontece alguma coisa em termos a marginalidade. Mas existe mais gente boa do que pessoas consideradas ruins para sociedade”.

Além da casa, ele também gostaria muito de trabalhar com comunicação, aproveitando do seu modo claro de se expressar e até das brincadeiras de seus clientes que o chamam de “Silvio Santos”. “Meu sonho é ser radialista e eu já treino nos ônibus, me comunicando e brincando com as pessoas, e tenho fé em Deus que em breve estarei no rádio”.

Lagoa de Velhos

Os Professores de Lagoa de Velhos aprovaram neste sábado dia 27/02/10 o Indicativo de Greve que será votado nesta quinta feira às 15 horas.

A categoria reivindica a aprovação da Reforma do Plano de Cargos Carreiras e Salários com a implementação do Piso proporcional referente a 30 horas com a diferenciação entre as Classes : Magistério para formado 20%; licenciatura para especialista 15%. Emquanto a prefeitura só está oferecendo: 10 % entre os níveis citados acima.