sexta-feira, março 05, 2010

Copa do Mundo 2010

Inglaterra



Enfrentou o Brasil em três oportunidades. Perdeu em todas: 1962 (3 a 1 Brasil), 1970 (1 a 0 Brasil) e 2002 (2 a 1 Brasil).

Gary Lineker, em 1986, foi o único artilheiro inglês das Copas do Mundo, com seis gols. Já Geoff Hurst, em 1966, foi o único jogador a marcar três gols em uma final de Copa.

Sofreu duas derrotas nos pênaltis: em 1990, para a Alemanha, na semifinal, e em 2006, para Portugal, nas quartas de final.

“Historicamente a Inglaterra sempre teve bons jogadores, mas a última geração é especial. Contornou a decepção da não classificação para a Eurocopa com a chegada do Capello e chega como forte candidata ao título. Ele é um treinador vencedor, trabalha sério, já ganhou muitas coisas, e pode ser um diferencial. A seleção vem enfrentando muitos desfalques, e no mata-mata tudo pode acontecer, mas mantenho a opinião de que o time tem muita qualidade, principalmente com o Gerrard e Rooney”.

Fábio Aurélio, lateral-esquerdo do Liverpool

O CRAQUE
NOME: Wayne Mark Rooney
IDADE: 25 Anos
POSIÇÃO: Atacante
EQUIPE: Manchester United

II VÁRZEA FIGHT KOMBAT,


Vem aí no dia 6 de março de 2010, o II VÁRZEA FIGHT KOMBAT, na cidade de Várzea/RN, o evento será realizado no Ginásio Poliesportivo André Carvalho a partir da 19 horas. As senhas estarão disponíveis para venda na Farmácia São Geraldo.

O evento faz parte do circuíto de Sub-Mission com atletas de Várzea, Pipa, Santo Antônio e Natal, como: Petrônio, Gil da Pipa, Paracuru e Laércio entre outros.

"Irmãos sim aliados nunca"

Por inconsistência de provas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) rejeitou o Recurso Contra Expedição de Diploma número 7, interposto pela coligação "Luta pela Cidadania", que pedia a cassação da prefeita de Rodolfo Fernandes, Maria Bernadete Dantas de Queiroz (DEM).

O processo foi relatado pelo juiz Marco Bruno Miranda Clementino, e a unanimidade a corte negou seguimento ao recurso, que trazia nos autos acusações de doação de combustíveis, entre outras alegações, como objetivo de configurar a prática da compra de votos e do abuso de poder econômico na campanha eleitoral ainda de 2008.

Quem pediu na Justiça a cassação da prefeita Maria Bernadete foi o próprio irmão dela, o então candidato prefeito Francisco Germano Silveira Neto, que havia perdeu a eleição em 2008 por uma diferença de 289 votos. Francisco acreditava que a doação de combustível na reta final da campanha havia feito a diferença nas urnas e recorreu a Justiça Eleitoral de primeira e segunda instância.

A decisão da Corte seguiu também o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. Em processo anterior, em dezembro, sobre o mesmo assunto, o Tribunal já havia mantido a prefeita no cargo. O Pleno votou contra o pedido dos candidatos da Coligação "Luta pela Cidadania", liderada pelo então candidato Francisco Germano da Silveira Neto, irmão de Bernadete.

Na ocasião, o relator do recurso que tratava de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, desembargador Claudio Santos, também votou pela improcedência. "Partimos dos mesmos pressupostos que embasaram a apreciação daquele processo", observou o juiz Marco Bruno ao final da sessão, se referindo à decisão da justiça em primeira instância, no caso na Comarca de Apodi.

O Tribunal Regional Eleitoral está fazendo um esforço para limpar a pauta de julgamentos referentes à eleição de 2008 até o dia 19 de março, quando vai está iniciando o processo eleitoral referente à eleição de outubro deste ano.
Fonte: Jornal de Fato

Serra do Mel

Dois assaltantes armados, que trafegavam em uma motocicleta, abordaram e assaltaram um comerciante no município de Serra do Mel. A vítima teve seu Fiesta tomado de assalto, além de R$ 40.000,00 que os bandidos levaram. O dinheiro seria utilizado para fazer compras na cidade de Serra do Mel. Após o fato ser comunicado à Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) de Mossoró, ao 2º Batalhão da PM, os policiais constataram que a placa do veículo roubado pertencia a um fusca ano 79. Viaturas foram encaminhadas para as vias de acesso ao município de Serra do Mel no intuito de interceptar o veículo, mas nenhum suspeito foi preso.

Eleitores terão acesso as certidões criminais dos candidatos

Outra resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa desta terça-feira (2) foi a que trata da escolha e do registro de candidatos que vão concorrer às Eleições 2010. A certidão criminal é um dos documentos exigidos no pedido de registro da candidatura. Uma das novidades da resolução é que, quando essa certidão for positiva, terão de ser apresentadas certidões de objeto e pé, com informações detalhadas sobre o andamento de cada processo criminal existente contra o candidato.

As certidões serão digitalizadas pela Justiça Eleitoral para que o eleitor possa consultar a situação de criminal de cada candidato por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página do TSE na internet. Se o partido não apresentar a documentação sobre o andamento específico de cada processo de seu candidato, na hipótese de certidão criminal positiva, a Justiça Eleitoral dará prazo de 72 horas para que ele supra essa omissão. Caso não o faça, o candidato poderá ter o registro de candidatura negado por ausência de documentos exigidos no momento do pedido de registro.

Os ministros chegaram a discutir a possibilidade de a exigência de apresentação de certidões criminais ser estendida a processos de improbidade administrativa, mas entenderam que isso não seria possível, uma vez que a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) é anterior à Lei das Eleições (nº 9.504/97). A Lei de Improbidade Administrativa é de 2 de junho de 1992. Além das certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal e Estadual ou do DF, na via impressa do requerimento de registro deverão constar a declaração de bens do candidato, comprovante de escolaridade, prova de desincompatibilização (de cargo ou função pública), quando for o caso, e fotografia recente do candidato.

Do requerimento deverão fazer parte ainda as propostas dos candidatos a presidente da República e a governador de estado ou do Distrito Federal, que deverão ser entregues na forma impressa e digitalizada. Essa documentação ficará disponível no Sistema de Divulgação de Candidaturas na página do TSE na internet, facilitando a consulta do eleitor aos projetos de governo desses candidatos. A declaração de bens apresentada no ato de pedido de registro terá que ser semelhante à remetida à Receita Federal. Segundo os ministros, seria uma maneira de a Justiça Eleitoral poder comparar ambas as declarações, para verificar eventuais inconsistências.

Cidadã Natalense

A senadora Rosalba Ciarlini receberá o título de Cidadã Natalense. A solenidade acontecerá às 18h da próxima segunda-feira, 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O título foi proposto pelo vereador Ney Lopes Jr. (DEM-RN) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Natal. Para Ney Jr., o trabalho que Rosalba vem realizando no Senado Federal, principalmente com as causas sociais, a torna merecedora do título. A senadora registrou, na tribuna do Senado, a alegria por se tornar Cidadã Natalense. “Depois dos milhares de votos que me fizeram a primeira senadora do RN, o Poder Legislativo de Natal, por unanimidade de seus representantes, me concede esse título, que muito me enobrece, por tudo o que significa ser natalense”, repetiu. Para a senadora, mais do que um gesto protocolar, os representantes dos natalenses estão dando uma prova de reconhecimento e confiança ao trabalho dela.

Timbaúba doa Batistas

Nos primeiros três dias da revisão eleitoral, Timbaúba dos Batistas é o município que alcança maior índice de participação em atendimentos de eleitores que estão recebendo seus novos títulos. A cidade registra 9,11% de comparecimento, seguida por São Fernando, 8,18%, ambas no Seridó. A 45ª Zona Eleitoral, segundo dados da Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do RN, computa 360 atendimentos diários em média nos postos de atendimento.

Programa de Capacitação

A Escola de Governo do Rio Grande do Norte realizará, nos próximos dias 8 e 9 de março, o lançamento da Programação de Capacitação para o ano de 2010.

As conferências acontecem em Natal na segunda-feira (8), no auditório da Emater; e na terça-feira (9) em Mossoró, no auditório do Sesi. Ambas estão previstas para iniciar às 9h.

Na ocasião, acontecerá a abertura do 3º Ciclo de Palestras - Gestão Pública, cuja palestra inicial será proferida pela professora dra. Elizabeth Silveira, da Fundação Getúlio Vargas. Ela tratará do tema "Desafios do Ensino a Distância na Capacitação dos Servidores".

Por meio do ciclo de palestras, o Rio Grande do Norte vem atraindo intelectuais de prestígio para discutir o novo papel do Estado, as oportunidades e os desafios da contemporaneidade. As palestras colaboram para a qualificação dos servidores e para a formação de um pensamento crítico sobre a gestão pública e suas características.

COORDENAÇÃO
Elisabeth Silveira é a coordenadora pedagógica da FGV Online. É doutora em Linguística e mestre em Língua Portuguesa. Antes de ingressar nos quadros da FGV, aposentou-se como professora titular da área de ensino-aprendizagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Na Uerj, além de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, ministrou diferentes disciplinas relacionadas à linguagem e ao ensino nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Educação. Como pesquisadora do CNPq, desenvolveu pesquisas na área de estruturação de informações no discurso, produzindo e divulgando seus trabalhos em diferentes congressos e seus artigos em revistas científicas.

Major Sales

A Prefeitura Municipal de Major Sales através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Cultura preparou uma programação para comemorar o dia Internacional da MULHER. Portanto, convidamos todas as mulheres deste município para participarem da programação a seguir.

Dia 08/03 (Segunda feira):
A partir das 6h30min Concentração na Praça de Central (em frente ao Centro de Saúde). Ação de Intensificação direcionada a saúde da Mulher com a secretária municipal de Saúde Drª Bernadete Fernandes e demais profissionais.

Em seguida caminhada para a Praça de Eventos onde acontecerá:
Alongamento e aquecimento com a educadora física Maria da Consolação Limão;
Mensagem da Prefeita Maria Elce e demais autoridades;
Café da Manhã
Sorteio de 02 (dois) ventiladores e vários brindes

Cortesia para cuidar da beleza da Mulher
20 cortes de cabelo
20 escovas
20 unhas (manicure/pedicure)

Às 19h00min exposição de um Filme
Local: CINE CAVAS localizado à Rua Antonio José da Rocha – centro Major Sales.
Obs. Público alvo somente para MULHERES lembramos ainda que o sorteio será para as mulheres presentes.

Nas Pegadas de Lampião

A partir do dia 11 de março, a segunda etapa da Expedição Fotográfica Território Sertão do Apodi põe o pé na estrada para registrar, pelos olhos de três grandes fotógrafos, as atividades, patrimônios e elementos culturais que dão cara, cor, gosto e cheiro à região compreendida pelo projeto idealizado e desenvolvido pelo SEBRAE.

Henrique José, Max Pereira e Rodrigo Sena tocam os trabalhos nas cidades de Caraúbas, Janduís, Itaú, Messias Targino, Olho D Água dos Borges, Rafael Godeiro, Severiano Melo, Triunfo Potiguar e Upanema.

Veja a seguir quando e quem passa por qual município:
• 11 a 15 de março - Rodrigo Sena - Messias Targino
• 11 a 15 de março - Rodrigo Sena - Triunfo Potiguar
• 11 a 15 de março - Rodrigo Sena - Janduís
• 12 a 15 de março - Max Pereira - Rafael Godeiro
• 12 a 15 de março - Max Pereira - Olho D Água dos Borges
• 9 a 12 de abril - Henrique José - Caraubas
• 9 a 12 de abril - Henrique José - Upanema

Janduís - O Município vai disponibilizar uma equipe para acompanhar o fotógrafo Rodrigo Sena mostrando o roteiro cultural e os patrimônios materiais e imateriais da cidade oestana.

O projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião movimentou toda a região oeste no ano de 2009, com atividades culturais, oficinas técnicas, expedições fotográficas e participação de artistas da região em eventos importantes como a Feira do Boi.

Em Janduís, o projeto realizou Oficina de Teatro com a atriz Ana Luíza Folly (foto) que capacitou 22 artistas locais em técnicas teatrais internacionais, além do trabalho realizado com o cantor e compositor Marcos Lima que lançou ano passado o CD autoral "Despetalando Flores".

Para 2010, a parceria entre a Agência Cultural do SEBRAE, Prefeitura de Janduís e Fundação Municipal de Cultura vai proporcionar a realização de novas oficinas culturais que serão trabalhadas no decorrer do ano.

PDT "chances reais no Rio Grande do Norte"

O ministro do Trabalho, e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, está pensando em política 24 horas por dia.

Lupi espera eleger até 50 deputados federais pelo e cinco senadores.

Para o governo dos estados, o ministro considera que tem chances reais no Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Maranhão e Amapá.

Aqui no estado a chapa é composta pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (governador), e o deputado Álvaro Dias (vice).

Frutuoso Gomes

A O prefeito Lucídio Jácome, juntamente com o Secretário de Obras, Lavoisier Jácome, e outros secretários municipais foram acompanhar o inicio das obras do palco de eventos.

A empresa responsável, MM construções, começou as escavações e retiradas de pedras do calçamento do local, numa área de aproximadamente 70 metros quadrados, no centro da cidade.

A obra será de uma única etapa de construção do palco de eventos com a finalidade para criação da praça de eventos desta cidade que terá uma capacidade media de 10.000 pessoas, um palco para shows com toda a infra-estrutura de camarim, banheiros etc.

A obra deve estar pronto até a data das festas juninas do corrente ano. A nova estrutura, inclusive, será aproveitada na maior Festa Popular da cidade, “A Padroeira”.

Todo o Centro de eventos ( praça da folia ) terá 500l m² e vai custar em torno de R$130 a R$140 mil reais, os recursos são dos governos estadual e municipal.

“Frutuoso vai ter o maior centro de eventos da região, com área para eventos, palestras, cultura e shows. As mais diversas atividades poderão ser desenvolvidas aqui. A cidade vai ganhar muito com turismo de lazer e de negócios”, disse o prefeito.



Pau dos Ferros

Na cidade de Pau dos Ferros, onde o acirramento político tem provocado constante troca de ofensas entre as principais lideranças, o ex-prefeito local, Nilton Figueiredo, poderá vir a apoiar a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata do prefeito Leonardo Rego, ao governo do estado. Leonardo aparece hoje como um dos principais adversários políticos de Nilton. O resultado da possível aliança do DEM com o PP poderá fazer com que o eleitor de Pau dos Ferros tenha a oportunidade de ver os dois no mesmo palanque.

No caso especifico do prefeito Leonardo Rêgo, ele já está integrado de corpo e alma na campanha da senadora ao governo, já que além de ser do mesmo partido da parlamentar, Rosalba conta ainda com o apoio irrestrito do seu pai, deputado Getúlio Rêgo (DEM) e de grande parte do PMDB local, outro partido que faz parte da base de apoio do prefeito.

Por outro lado, o ex-prefeito Nilton Figueiredo é filiado ao PP, liderado do deputado Robinson Faria (PMN), que surge como o vice de Rosalba. Nilton, inclusive, está sendo indicado pelo próprio Robinson para presidir o PP, que está sendo disputado também por políticos ligados ao vice-governador Iberê Ferreira (PSB).

O deputado Robinson Faria (PMN) já disse que não irá entregar o comando do PP no Estado ao grupo liderado pelo vice-governador. Ele afirmou que vai à Justiça para que não haja intervenção da direção nacional no diretório do PP no Rio Grande do Norte.

Em recente entrevista, o pré-candidato a vice-governador da oposição disse que para que haja uma intervenção é preciso que existam motivos. "E qual o motivo que existe para que aconteça intervenção no PP do Rio Grande do Norte?", questionou Robinson.

Ele lembrou que quando o seu grupo político assumiu o PP estadual o partido só contava com seis prefeitos. Hoje o PP tem 19 prefeitos e o vice-prefeito de Natal.

Se confirmada a aliança entre o DEM e o PP, a senadora Rosalba Ciarlini não terá adversários na cidade de Pau dos Ferros, o que deverá garantir uma boa vantagem, ao menos no plano local, na sua empreita para chegar ao comando do governo.

Fonte: Correio da Tarde

Jardim do Seridó

A Câmara Municipal de Jardim do Seridó se reuniu extraordinariamente para realizar a eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. O vereador Anchieta Júnior (PR) foi eleito para presidir a Casa por cinco votos contra quatro do vereador Iron Júnior (PP).

Mesmo sendo de oposição, Júnior conseguiu reunir o apoio da bancada do prefeito padre Jocimar Dantas (PMDB). O presidente eleito está no seu primeiro mandato e tem 26 anos, sendo o parlamentar mais jovem município.

Em seu discurso, Anchieta Júnior garantiu que não está aderindo ao sistema governista e fará um trabalho independente. Agradeceu seus votos e foi bastante aplaudido. A platéia que estava na sessão era composta em sua maioria por pessoas ligadas ao prefeito. Fogos de artifícios eram ouvidos do lado de fora da Câmara.

A viatura da Polícia Militar estava com uma guarnição dando segurança. Além de Anchieta Júnior, foram eleitos: Geralda Sampaio (vice-presidente), Dedé do Consórcio e José Aparecido, o Dudeca 1° e 2° secretários respectivamente. O vereador Joaci Costa (PMDB), pai do padre Jocimar, foi o quinto voto da vitória.

Mesmo perdendo a disputa, Iron Júnior também discursou.

Vereador mais radical na oposição ao prefeito, fato que influenciou na decisão do apoio da bancada governista a Anchieta Júnior, Iron alegou que foi "traído" e se sentia "magoado", dizendo que sempre foi fiel ao sistema de oposição. Após a sessão ser encerrada, houve um princípio de vaia.

Uma passeata com partidários do padre Jocimar foi formada pelas ruas com direito a muitos fogos, músicas da campanha e gritos comemorando a derrota do maior adversário do prefeito.

Moradores de áreas rurais de 50 municípios ficarão sem abastecimento


A estimativa é que uma população em torno de 100 mil pessoas, de 50 municípios do Rio Grande do Norte, possam ficar sem abastecimento de água oferecido através do programa Operação Pipa.

O programa, que foi suspenso no final de fevereiro, sob alegação de falta de recursos do Governo Federal, vinha assegurando água à população de dezenas de municípios no interior do Estado.

Em alguns municípios da região Oeste, como Apodi, a situação se torna ainda mais critica pela grande área rural atendida pelo Programa. O coordenador de Defesa Civil do município, Marcílio Reginaldo de Souza, disse que a população das comunidades está desesperada com a falta de água. "O programa permitia que os carros-pipas abastecessem as cisternas dos moradores, o que garantia água por cerca de cinco dias em cada comunidade. Mas o problema é que existem comunidades que deixaram de ser atendidas há oito dias e as pessoas estão desesperadas, sem ter como fazer sequer a comida", afirma.

O Comando da 7ª Brigada do Exército, responsável pela coordenação do programa, disse que a suspensão ocorreu em todo o Nordeste e eles aguardam nova orientação.

Para tentar contornar o problema, a população está se reunindo com a prefeitura para tentar viabilizar carros-pipa, mas, no caso de Apodi, a prefeita Goreti Pinto adianta que não existem recursos destinados para essa finalidade. "O carro pipa custa em média R$ 80, sendo que a população carente não tem esse dinheiro. Com esse entendimento, a prefeitura está estudando uma possibilidade de poder arcar com essas despesas, mas não existe verba destinada ao município para essa finalidade, por isso dependemos do programa", disse o coordenador de Defesa Civil do município. Em Apodi, o programa atende a uma média de 7,8 mil habitantes, correspondente a quase 22% de total da população.

Caraúbas

O Prefeito Ademar Ferreira inaugurou na manhã desta sexta-feira, a nova sede do Grupo de Idosos "Amantes das Caraubeiras". Além do Prefeito e Vice a solenidade contou também com a presença, de vereadores, Secretários e demais representantes da sociedade. A Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio" também marcou presença.

O espaço será chamado de Centro de Convivência do Idoso, foi dotado de estrutura necessária para reuniões, encontros e outros eventos da "turma" da melhor idade. Durante os discursos, todos os que fizeram uso da palavra ressaltaram a importância de um benefício como este.

Logo em seguida, aconteceu o discerramento da placa, realizado pelos gestores caraubenses, e acompanhado de perto pela Coordenadora do Grupo de Idosos, Francisca Menezes e pela Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Josilene Bezerra, além das dezenas de beneficiados.

Informações do Caraubas Hot News

São José de Mipibu

Uma caixa de gordura com água suja transbordando tem incomodado, há cinco dias, comerciantes, moradores e visitantes do Mercado Público de São José de Mipibu, nele são vendidos gêneros alimentícios, como frutas, verduras, legumes, carnes, peixes e cereais, além dos chamados "mangaios", como vassouras, espanadores e chocalhos.

A denúncia partiu do industriário Amauri Freire, morador de São José. Segundo ele, que flagrou a sujeira e fez registros fotográficos, a fossa séptica do local teria estourado, deixando, além do chão úmido com a água suja, mau cheiro. "Está tudo molhado, inclusive nas proximidades das bancas onde se vende alimentos", relata. "As pessoas que passam pisam e saem deixando mais rastro do líquido podre", reclama.

Um dos vendedores de banca do mercado, que preferiu ser identificado apenas como Sérgio, confirmou que a situação enfrentada pelos permissionários requer umasolução. "Não tem condições de um local onde as pessoas vendem e compram comida estar desse jeito", aponta. E o feirante acrescenta, ainda, que a Prefeitura já foi informada do problema, tão logo foi descoberto.

Solução
A reportagem do Diário de Natal entrou em contato com Janilza Ferreira, secretária de Administração do município. Segundo ela, a Prefeitura de São José de Mipibu, administrada por Norma Ferreira, já tomou conhecimento do fato. Trata-se, segundo ela, de um "estorno de água servida" na caixa de gordura. De acordo com a secretária, uma equipe de técnicos irá ao local na manhã de hoje para fazer o esgotamento e sanar o problema no mercado, localizado no Centro de São José de Mipibu.
Fonte Diario de Natal

MEC divulga lista de aprovados na terceira fase do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (5) a lista dos aprovados na terceira etapa de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os nomes podem ser consultados no site do Sisu.

A confirmação da vaga deve ser feita pelo candidato de terça (9) a quinta-feira (12). Quando as matrículas forem encerradas, as instituições de ensino que ainda tiverem vagas poderão convocar candidatos a partir de uma lista de classificação dos que manifestarem interesse.

A terceira etapa registrou 322.969 candidatos que concorreram a 21.701 vagas em 51 instituições públicas de educação superior

Dupla leva R$ 6 mil de lotérica em Arez

Um assalto a uma casa lotérica ocorreu na quarta-feira no município de Arez. Os suspeitos fugiram do local com uma quantia em torno de R$ 6 mil, informou a delegacia de polícia local. Segundo o agente Adaulto, da DP de Arês, o assalto se deu por volta das 11h. Uma dupla desconhecida chegou à lotérica, entrou na fila e quando foi solicitar a compra de crédito para celular, anunciou o assalto.

Ainda segundo o agente de polícia, eles mandaram que o funcionário abrisse a porta de acesso para que eles pudessem levar toda a quantia em dinheiro, e fugiram levando o dinheiro. "Foi uma rápida ação e eles estavam de cara limpa", disse o agente. Segundo a polícia, os dois empreenderam fuga na moto e, apesar das buscas feitas pela polícia local, a dupla não foi capturada. "Também não sabemos informar se eles são daqui da região".

Juiz cassa mandatos de prefeito e vice de Lagoa Salgada

O juiz da Comarca de Monte Alegre, Marcus Vinicius, cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Lagoa Salgada, Alexandre José da Silva Freire e Janilson Dantas Freire, respectivamente. Com a cassação dos mandatos dos dois gestores, assume a prefeitura de Lagoa Salgada interinamente o presidente da Câmara Municipal, vereador Ozivan Sávio.

A posse do presidente da Câmara deve acontecer ainda hoje (4), à noite, segundo o vereador Ozivaldo Nascimento Queiroz. O prefeito Alexandre José da Silva e o vice-prefeito Janilson Dantas foram cassados sob a acusação de captação ilícita de votos no pleito de 2008.
O pedido de cassação dos mandatos dos dois gestores foi feito pela coligação “União do Povo”, que teve como candidato a prefeito João Benjamim Alves.
Com informações do Potiguar Noticias

Extremoz

A Prefeitura de Extremoz, em parceria com o Governo do Estado, retomou as obras da reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Presidente Café Filho, paralisadas na gestão anterior. A meta é que até o final de 2010 a maternidade - desativada há 14 anos - volte a funcionar plenamente.

“Há 14 anos não nasce nenhuma criança em Extremoz. Estamos trabalhando para que ainda em 2010 voltem a nascer filhos da nossa terra”, prometeu o prefeito da cidade, Klauss Rêgo.

O Governo do Estado assinou um convênio de R$ 1,2 milhão com o município e já repassou a primeira parcela para a conta que foi criada exclusivamente, no valor de R$ 244 mil. “As outras parcelas serão liberadas à medida que se for prestando contas”, informou a secretária de Saúde, Walmira Guedes.
.
A obra A reforma e ampliação do hospital consiste na construção de 20 leitos, sala de parto, sala para realização de exames radiológicos e ultra-sonografias, sala de estabilização, lavanderia, sala para serviço nutricional dietético e enfermaria com alojamento conjunto mãe e filho para incentivo do aleitamento materno, além do funcionamento pleno do pronto-atendimento de urgência 24 horas, voltado para o atendimento clínico, obstétrico, ginecológico e pediátrico.

Atualmente, o Hospital Presidente Café Filho oferece atendimentos nas áreas de pediatria, clínica geral, ginecologia, dermatologia e cirurgia vascular, além da realização de exames e procedimentos de urgência e emergência, das 07h às 18h e ambulâncias em regime de plantão.

Nova Cruz

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já executou 70% das obras de saneamento de Nova Cruz, que vão beneficiar cerca de 30 mil habitantes. Atualmente não existe coleta ou tratamento de esgotos na cidade, mas a partir do mês de agosto, a cidade estará saneada.

Para isso estão sendo investidos R$ 10,8 milhões oriundos do Governo do Estado, Programa Pró-Saneamento da Caixa Econômica e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. A Caern trabalha em pontos diversos da cidade com implantação de rede coletora de esgotos que totaliza 23.556 metros e 2.407 ramais condominiais que ligam os imóveis à rede geral.

No projeto são previstos 1.485 metros de emissários e uma Estação Elevatória para bombeamento dos esgotos. Já estão sendo construídas as três lagoas que compõem a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), sendo duas de maturação e uma facultativa, no bairro Cedron, próximo a RN 120, nas imediações do matadouro.

As empresas que trabalham simultaneamente no sistema de esgotamento sanitário de Nova Cruz são Azevedo e Coelho Ltda. e EC Engenharia, Construção e Consultoria Ltda.

Com a conclusão do saneamento de Nova Cruz, o governo avança para dobrar o atendimento com coleta e tratamento de esgotos no Rio Grande do Norte. Os investimentos em saneamento básico chegam ao recorde de R$ 923 milhões.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), coletar e tratar esgotos é prevenir doenças principalmente aquelas de veiculação hídrica. Foi a OMS que comprovou através de estudos que para cada R$ 1,00 aplicado em saneamento básico é possível economizar R$ 4,00 com tratamento de doenças.

Estudantes da área de saúde receberão R$ 7 milhões em bolsas para pesquisas

O governo federal vai investir R$ 7 milhões para melhorar a formação de médicos no País. Cerca de mil bolsas de pesquisa serão destinadas a estudantes, professores da educação superior e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte das bolsas terá origem no Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde), que foi ampliado e passará a atuar no combate a doenças como dengue, malária, sarampo, gripe e doenças sexualmente transmissíveis, ação conhecida como vigilância em saúde. Antes, o programa era voltado apenas para a estratégia saúde da família, de atenção básica à saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, as pesquisas devem analisar a incidência de doenças, causas de mortes e problemas decorrentes da violência. Uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, assinada nesta quarta-feira (3), vai promover a iniciação ao trabalho e a vivência dos estudantes de graduação em saúde, de acordo com as necessidades do sistema público.

Os estudantes serão acompanhados por professores-tutores e profissionais da saúde, que receberão bolsa mensal de R$ 1.045,89 — os estudantes ganharão bolsa-incentivo de R$ 300. Os benefícios correspondem aos valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O investimento anual previsto é de R$ 4 milhões.

Os projetos devem ser apresentados por instituições de ensino superior - públicas ou particulares sem fins lucrativos, em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde. Em breve, será publicado edital na página eletrônica do Ministério da Saúde.

Outro acordo firmado nesta quarta-feira diz respeito ao Programa de Apoio ao Internato Médico em Universidades Federais (Pró-Internato). O internato é o período de estágio realizado nos últimos semestres do curso de Medicina. O programa oferecerá bolsas a estudantes, professores e profissionais da saúde vinculados à supervisão do estágio curricular da graduação em medicina, o internato.

O investimento do governo federal será de R$ 3 milhões. Terão prioridade projetos de pesquisa apresentados pelas faculdades de medicina das instituições federais de educação superior que não tenham hospitais universitários próprios. Os valores das bolsas são os mesmos do PET-Saúde. O investimento na iniciativa será de R$ 3 milhões. O valor da bolsa é o mesmo, R$ 1.045, 89 para tutores acadêmicos e preceptores e R$ 300,00 para os estudantes monitores.

O prazo para as universidades apresentarem propostas vai até 30 de abril de 2010, com resultados previstos a partir do dia 15 de maio. As informações sobre edital e processo seletivo do Pró-internato estarão disponíveis em breve na página eletrônica www.saude.gov.br/sgtes.

Saúde usará e-mail para avisar sobre datas de vacinação contra gripe A (H1N1)

A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra gripe A (H1N1) começa a ser veiculada nacionalmente nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 14 de março. A novidade é que o ministério vai usar e-mails para avisar as pessoas sobre a data em que poderão tomar a vacina. Ao todo, haverá doses disponíveis para 91 milhões de pessoas. A expectativa é imunizar pelo menos 80% desse público.

A vacinação em todo o País vai de 8 de março e 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico. As datas estão vinculadas a um calendário, dividido por grupos prioritários: trabalhadores da área de saúde, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas e população de 20 a 29 anos.

A partir de 8 de março, os interessados poderáo cadastrar seu endereço eletrônico na página do Ministério da Saúde, para receberem os avisos de vacinação, de acordo com o grupo a que pertencem ou no qual tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada.

Esta segunda fase da campanha do Ministério da Saúde inclui filmetes com o ator Marco Nanini, que começam a ser veiculados nesta quinta-feira. Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

Na primeira fase, além da publicidade voltada para a vacinação, o Ministério da Saúde divulga, desde 22 de fevereiro, campanha de prevenção da gripe pandêmica.

As peças da campanha já veiculadas ou em veiculação estão disponíveis no Portal Saúde: www.saude.gov.br. São 125 mil cartazes e 1 milhão de folders. Todo material impresso das duas campanhas é enviado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios.

No Norte e Nordeste, onde o período de chuvas concentra-se no primeiro semestre do ano, a campanha publicitária voltada para prevenção de gripe pandêmica foi antecipada. As peças publicitárias começaram a ser veiculadas nessas duas regiões no dia 8 de fevereiro.

Calendário de vacinação:

De 8 a 19 de março: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, além da população indígena;
De 22 de março a 2 de abril: gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos;
De 24 de março a 7 de abril: idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas;
De 5 a 23 de abril: população de 20 a 29 anos;
De 10 a 21 de maio: população de 30 a 39 anos.

STF decide manter governador Arruda preso

Os servidores do Hospital Regional Aluízio Bezerra encontram-se em Greve, pois os mesmos justificam a melhoria salarial e das condições de trabalho.

Uma das reivindicações é o reajuste salarial em até 45%. Um dos motivos que levaram a greve foi as péssimas condições de trabalho e o veto da queridinha e ex-Governadora Wilma de Faria sobre os 12% aprovados pela Assembléia Legislativa no final do ano passado. Wilma vetou os 12% no mês de Janeiro.
Informações do Blog do Wallace

TRE rejeita recurso da prefeita de Rodolfo Fernandes

Por inconsistência de provas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) rejeitou o Recurso Contra Expedição de Diploma número 7, interposto pela Coligação “Luta pela Cidadania”, que pedia a cassação da prefeita de Rodolfo Fernandes, Maria Bernadete Dantas de Queiroz (DEM) e da vice desta, Antônio Neide Nazário Nunes. O processo foi relatado hoje (04), pelo juiz Marco Bruno Miranda Clementino, e à unanimidade a Corte negou seguimento ao recurso, que trazia nos autos acusações de doação de combustíveis, entre outras alegações como objetivo de configurar a prática da compra de votos e do abuso de poder econômico.

A Procuradoria Regional Eleitoral apresentou parecer pelo improvimento do recurso.

Em processo anterior, em dezembro, sobre o mesmo assunto, o Tribunal já havia mantido a prefeita no cargo. O Pleno votou contra o pedido dos candidatos da Coligação "Luta pela Cidadania", liderada pelo então candidato Francisco Germano da Silveira Neto. Na ocasião, o relator do recurso que tratava de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, desembargador Claudio Santos, também votou pela improcedência.

Pau dos Ferros

Seguindo o sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos ajusta os últimos detalhes para realização, no último domingo de março, dia 27, da VI Copa de Ciclismo, reunindo atletas profissionais e amadores dessa modalidade de toda a região.

A cada edição, o evento vem conquistando mais adeptos. A copa de ciclismo reunirá atletas de Pau dos Ferros e de municípios vizinhos, e com participações também, de Estados como Paraíba e Ceará.

O trajeto da corrida terá início em Pau dos Ferros e a chegada acontecerá, também em Pau dos Ferros. Os atletas seguirão por Pau dos Ferros / Francisco Dantas / Portalegre / Viçosa / Riacho da Cruz / Itaú / São Francisco do Oeste / Pau dos Ferros.

O trajeto percorrerá uma distância de cerca de 100km, de acordo com informações da organização do evento. O encerramento na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Pau dos Ferros, onde o Prefeito Leonardo Rêgo entregará as premiações aos vencedores.

Segundo a coordenação do evento, as inscrições para os competidores que desejam participar, já estão abertas e podem ser realizadas na sede da Secretaria de Educação de Pau dos Ferros, na Avenida da Independência, próximo ao Hospital Nelson Maia. O número de interessados em participar tem crescido a cada ano. Para esta sexta edição, a coordenação de esportes, acredita na superação no número de inscritos em relação aos anos anteriores.

Desta forma, mostrando a credibilidade e o sucesso que a Copa de Ciclismo vem adquirindo em toda a região. Um dos diferenciais nessa edição é a ampliação do percurso, que, de acordo com os atletas, é a distância recomendada para se ter um melhor aproveitamento e rendimento dentro da prova.

Todo o trajeto será acompanhado por médicos e enfermeiros, que estarão acompanhando com ambulâncias todos os participantes, em caso de ocorrer algum incidente, além da equipe de coordenação, que estará presente durante toda a prova. 

Currais Novos


A população de Currais Novos estava feliz, pela vitória de 7 a 0, no TRE-RN, do Prefeito Dr. Geraldo Gomes, Vice-Prefeita Milena Galvão e principalmente da democracia, com festa realizada na noite de ontem dia 03 de março do corrente ano, com a participação do Prefeito Dr. Geraldo Gomes, Vice-Prefeita Milena Galvão, Deputado Ezequiel Ferreira, Vereadores, suplentes de Vereadores, representantes dos partidos políticos que participaram da coligação que elegeu o Prefeito e Vice-Prefeita.

O Prefeito Dr. Geraldo Gomes disse em seu pronunciamento, que esse afastamento do cargo, voltado por força de Liminar ao cargo, prejudicou muito nossa cidade de Currais Novos, dizendo que sempre ele procurava as autoridades e repartições em buscar de convenio, para os melhoramentos que nossa cidade precisa, era dito pelas autoridades, não podendo fazer convênio, porque o Prefeito, está exercendo o cargo, por força de liminar, com isso a cidade de Currais Novos, foi prejudicada no desenvolvimento.

Mais hoje, a cidade de Currais Novos tem um prefeito eleito pela democracia, pela maioria do povo desta terra, podendo fazer convênio, procurar os órgãos do nosso Estado e País, em buscar de recursos, para o desenvolvimento desta querida terra.

Agora conversando com o povo, era dito, seria bom que os políticos desenvolvessem a PAZ ao município de Currais Novos, deixando o Prefeito Dr. Geraldo Gomes com sua equipe de auxiliares, efetuar a administração desta terra, para o desenvolvimento do nosso município, acreditamos que essa PAZ, é possível, aguardamos essa PAZ para todos os Currais-novenses.
Com informações do Blog Currais Novos

Jucurutu

Os Moradores dos Bairros Novo Horizonte, Severina Lopes e DENOCS já podem contar com uma ampla calçada que foi construída pela Prefeitura Municipal de Jucurutu, ao longo da RN 118, entre os Bairros citados.

A Falta de local apropriado para o trafégo de pedrestes colava a vida dos moradores em risco, já que tinha que se aventurar pelo acostamento, às margens da RN 118, sem qualquer segurança ou sinalização.

A Preocupação da Prefeitura é garantir acesso digno e com segurança aos pedrestes que circulam diariamente pelo local.

O Calçadão ainda facilitará o trafégo de crianças, jovens, adultos e idosos, com segurança e tranquilidade.
Valor Total da Obra de Construção e Urbanização de Via Pública na RN 118 em Jucurutu:

Caixa eletrônico do BB voltará a Carnaubais

O prefeito Luizinho este ve reunido com o gerente do Banco do Brasil – Roberto Costa, da agencia do Açu – para conversar com os comerciantes e agricultores sobre a atuação da instituição no município. A gerência se comprometeu a pleitear a instalação do terminal de atendimento na cidade que ficou sem o serviço depois que uma quadrilha roubou o caixa eletrônico. O BB fará um trabalho de extensão quinzenal de atendimento preferencial aos clientes. Os representantes bancários falaram ainda sobre créditos às pessoas físicas, jurídicas e do ramo de agronegócios.

Professores de Santa Maria entram em greve


Os Professores de Santa Maria deflagraram movimento grevista nesta terça feira. O movimento está reinvindicando o rejuste do piso Salarial Nacional e aprovação da reforma do Plano de Cargos Carreiras e Salários respeitando os percentuais entre os níveis acordados com a categoria.
Com Informações do Blog do Vereador Emerson