quinta-feira, março 18, 2010

COPA DO MUNDO 2010

Austrália



- A primeira tentativa da Austrália de ir à Copa foi em 1966, na Inglaterra. Após uma decisão da Fifa de disponibilizar poucas vagas a países fora do eixo Europa/América do Sul, a Austrália deveria decidir sua participação em uma disputa contra a Coreia do Norte. Era época de Guerra Fria, e a Coreia, comunista, não era reconhecida por muitos países, incluindo o Reino Unido. Além disso, o jogo seria disputado no Camboja, forte aliado dos coreanos. Após reclamações de várias partes da Austrália, o país cedeu seu lugar na Copa para os adversários.

- Um dos mais experientes da equipe, o zagueiro Craig Moore viveu um drama pessoal que o tirou de boa parte dos jogos no início do ano. O jogador, ex-Newcastle, enfrentou um câncer de testículo, diagnosticado em novembro de 2008. Em janeiro, a doença estava curada, e Moore, de volta aos gramados.

"Eles fizeram uma campanha muito boa nas eliminatórias, conseguiram a classificação com rodadas de antecedência. Os torcedores têm confiança, mas jogar contra times de maior expressão é mais complicado. Eu não acredito muito, mas acho que pode ser uma surpresa. Toda Copa tem uma seleção que surpreende. A maioria dos jogadores atua na Inglaterra, na Alemanha... Isso ajuda. Alguns jogam aqui e são muito bons, também têm muita qualidade. Ainda falta muita coisa, ainda mais comparando ao Brasil. Mas pelo tempo que eu estou aqui, três anos, vi uma melhora muito grande. Cahill e Kewell são os destaques. São os dois jogadores de mais nome, os que fazem a diferença."

Cássio, ex-Flamengo, é lateral do Adelaide United, da Austrália

O CRAQUE
NOME: Timothy Joel Cahill
IDADE: 31 Anos
POSIÇÃO: Meia - Atacante
EQUIPE: Everton

Seleção Conquista Sul-Americano Feminino de Futebol

O Brasil conquistou de forma invicta nesta quarta-feira o Campeonato Sul-Americano feminino de futebol sub-20 ao derrotar a Colômbia por 2 a 0, na final disputada na cidade colombiana de Bucaramanga. Os gols da seleção brasileira foram marcados por Camila, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Alanna, aos 39 da etapa final.

As duas seleções já haviam garantido vaga para o Mundial da categoria, que será disputada em julho na Alemanha, ao se classificarem para a final. O Brasil, que venceu as seis partidas que fez no torneio deste ano, já havia conquistado as outras três edições da competição, que é disputada de dois em dois anos desde 2004. Na semifinal, as brasileiras derrotaram as chilenas, por 3 a 1. Já as colombianas haviam passado pelas paraguais, com uma vitória de 2 a 1.

Na disputa do terceiro lugar, o Paraguai goleou o Chile por 6 a 0.

Contra Remo, Ganso lembra trajetória e lições do 1º mestre

O piso é um pouco mais castigado do que há 13 anos. A trave está enferrujada, as redes quase soltas, e não é raro ver se levantar um dos tacos da quadra do ginásio da Tuna Luso-PA, clube onde o meia Paulo Henrique Lima, do Santos, começou a dar os primeiros passos no futebol. O velho amigo continua lá, como quando o meia, hoje conhecido como Ganso, ensaiava os primeiros passes. Com o rosto marcado pelo tempo, Carlos Alberto Carvalho, o Capitão, ainda é técnico no clube da capital paraense. Mas tem a sensação de que a sua contribuição ao futebol já foi feita.


O Henrique sempre foi diferenciado e obediente taticamente. E a mãe dele, dona Creuza, é uma heroína. Sempre digo que ela é a rainha, o Júlio (pai do atleta) é o rei, e ele é meu príncipe - contou o primeiro treinador de Ganso.

O caminho entre Ananindeua e a fama no Santos, que às 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira enfrenta o Remo-PA, no Mangueirão, em Belém, pela segunda rodada da Copa do Brasil, não foi fácil. Embora não passasse por dificuldades financeiras, graças a uma família bem estruturada, Paulo Henrique rodou pelos clubes de Belém. Até a chegada à Vila Belmiro, em 2005, foram treinos no futebol de salão, competições escolares, jogos pelo Paysandu e Remo no futebol de campo. Mesmo rodando muito, o talento que hoje em dia encanta até torcedores rivais já aparecia na época.

Ele era magrelinho, mas sempre teve aquele pé esquerdo bom. Quando começou comigo, aos 7 anos, eu colocava uma fita e marcava uma falta sempre que ele não chutava com a perna direita. Insistia para ele bater com a direita, para tentar ser o mais completo possível. E ele ficava doido com isso. Chutava e fazia gols com a direita só para me provocar, para provar que não usava o pé só para subir no ônibus. Quando o vejo dando passe com o pé direito fico feliz. Ajudei de alguma forma - disse Capitão.

O trabalho do antigo treinador nunca foi esquecido por Ganso. Nas férias, quando visita Belém, faz questão de encontrar o velho amigo. Leva camisas do Santos, abraços afetuosos e a saudade dos tempos em que sua mãe lhe levava água nos treinos ou o obrigava a beber uma vitamina com castanha de caju, amendoim e guaraná, entre outras bombas calóricas, porque não era bom de garfo.

Ele sempre assiste aos jogos do Henrique, e mamãe liga para saber a sua opinião até hoje. Numa das vezes, ela soube pela esposa do Capitão que ele chegava tarde em casa porque ficava procurando um lugar para assistir ao Santos. O Henrique soube e decidiu fazer uma surpresa: comprou uma televisão nova e TV a cabo - comentou Paula Lima, irmã de Ganso.

Em paralelo aos treinos na Tuna, o meia santista ainda participava dos torneios escolares. Ganhou vários títulos e prêmios pelo talento nas quadras. No campo, jogou pelo Paysandu e pelo rival Remo como convidado. E teve um empurrãozinho de um ídolo santitsa, nascido no Pará, para chegar ao Peixe.

Ele jogava aqui na escola e acabava com os jogos. O time era ruim demais, só ele era bom. Como eu trabalhava na escola do Giovanni, um dia conversei com a irmã dele e pedi um teste para o Henrique no Santos. Enviei um currículo normal dele ao Giovanni, que tinha acabado de voltar para o Brasil. E o Paulo Henrique foi embora - relembrou Márcio Guedes, ex-professor de Educação Física de Ganso e que conhecia o veterano meia santista por trabalhar na sua escola, em Belém.

Até chegar em Santos, em 2005, Ganso não havia tido contato com Giovanni. Eles só se conheceram no CT Rei Pelé. Mas a família é agradecida até hoje ao Messias pela ajuda.

Nesta quinta, Guedes estará no Mangueirão para ver o ex-aluno famoso. Assim, como os amigos Rodrigo Bacellar (que sofre com as gozações por ser corintiano), Vitor Queiroz e Augusto Santos (que ainda tentam se destacar no futebol), e Matheus Mangabeira e Rudd Anais (desertores da bola e estudantes de engenharia e educação física, respectivamente). Só Capitão faltará à primeira exibição do pupilo como profissional em Belém. É que ele ganhou do ex-aluno uma passagem para São Paulo, onde assistirá ao jogo do Peixe contra o Ituano, no Pacaembu, no domingo. O professor viaja nesta quinta.

Fotos da infância

O retorno

Ronaldo, enfim, voltou a balançar as redes com a camisa do Timão. Melhor ainda: seu gol decidiu a partida contra o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, no Paraguai. A vitória por 1 a 0 colocou o Timão em situação tranquila no Grupo 1 da competição. É líder, com sete pontos. Satisfeito, Mano Menezes comemorou o "retorno" do Fenômeno.

Eu fiquei feliz pela atuação do Ronaldo. Desde o que ele fez no Paulista, contra o Santo André. Fico satisfeito também pela equipe de um modo geral. Quando todos estiverem bem, vamos melhorar cada vez mais – analisou o comandante.

Pela Libertadores, o Corinthians volta a campo no próximo dia 1º de abril, novamente contra o Cerro Porteño. Só que agora no estádio do Pacaembu. No Paulistão, o desafio na 15ª rodada é domingo, contra o Prudente, às 17h (de Brasília), fora de casa.

Bruno falha, e Flamengo perde liderança.


Herói no último domingo ao defender dois pênaltis de Dodô no clássico contra o Vasco, o goleiro Bruno falhou feio no gol que deu a vitória ao Universidad de Chile por 2 a 1, em Santiago, na noite desta quarta-feira. É a gangorra do futebol. Um dia em alta, outro em baixa. O goleiro aceitou um chute de Seymour de fora da área e viu a bola passar por baixo do seu corpo. E o Flamengo, que descontou com Rodrigo Alvim, conheceu, no estádio Monumental, a primeira derrota nesta Taça Libertadores.

Com o resultado, o Flamengo perdeu a liderança do Grupo 8. O clube carioca permanece com seis pontos e foi ultrapassado justamente pelo Universidad de Chile, que chegou aos sete.

O Universidad Católica tem dois pontos e o Caracas está em último, com um. Agora, o Flamengo volta a enfrentar o Universidad de Chile na próxima rodada. A partida vai ser no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril. Também nesta quarta-feira, Caracas e Católica empataram por 0 a 0, na Venezuela.

Estadual

ABC 4 X 0 Baraúna

No Frasqueirão o ABC aplicou mais uma goleada dessa vez a vitima foi o Baraúnas, os gols foram marcados 3 por Éderson e um pelo estreante Cascata.

Com esse resultado, o alvinegro segue liderando com seis pontos ao lado do Centenário de Pau dos Ferros que também tem seis pontos, mas perde no saldo de gols. Centenário e ABC se enfrentam na próxima rodada no sábado no Frasqueirão às 20h00m.

Santa Cruz 1 X 0 America

No Iberezão O Santa Cruz conseguiu sua primeira vitória no segundo turno do estadual. O tricolor do trairi venceu o América com gol marcado por Célio, aos 27 minutos da primeira etapa.

Em uma cruzamento na área, o volante aproveitou e balançou a rede de Rodolpho.

Com este resultado o Santa Cruz agora ocupa a 6ª colocação com três pontos conquistados em dois jogos.

O América é o 7ª com um ponto em duas rodadas. Domingo o Santa Cruz enfrenta o Corintians no Marizão e o América faz o clássico com o Alecrim no Machadão.

Centenário 4 X 3 Alecrim

Em Pau dos Ferros após a bela vitoria na estréia sobre o Potyguar – CN, o Centenário venceu o Alecrim e manteve a média de 4 gols por partida. Marcaram para o Centenário, Murilo, Diego, Mogir e Canindezinho; Júlio César (02) e Torona fizeram os gols do verdão.

Assu 1 X 0 Corinthians

O Assu, jogou em casa e venceu o Corinthians com gol de Luciano Paraíba no primeiro tempo. Leandro Mineiro ainda perdeu um pênalti para o camaleão no segundo tempo.

Potiguar de Mossoro 2 X 1 Potyguar - CN

Em Mossoró, o Potiguar-M venceu o de Currais Novo com gols marcados por Helinho, e Didi marcou o gol do tricolor do Seridó.

O detalhe é que o leão empatou a partida aos 43 do segundo tempo, tendo Helinho marcado o gol da vitória aos 47 quando o jogo seguiria até os 50 minutos.

Classificação:
1º ABC
2 Centenário
3º Potiguar-MOS
4 Assu
5º Alecrim
6 Santa Cruz
7º América RN
8 Baraúnas
9º Corinthians-RN
10 Potyguar-CN

Representante de Serrinha dos Pintos vencer o Miss RN


Foram quase três horas de espera até o que o público presente no Vila Hall conhecesse a Miss RN 2010. Joyce Christiny Oliveira, representante do município de Serrinha dos Pintos, foi eleita a mulher mais bonita do estado, em cerimônia que aconteceu na noite desta quarta-feira (17).


Aos 19 anos, a estudante de arquitetura Joyce Cristiny recebeu a faixa e a coroa da Miss RN 2009 e atual Miss Brasil, Larissa Costa.

As 27 candidatas abriram a cerimônia com o traje Cocktaill Dress. Animadas com os aplausos e apoio de familiares e amigos que vieram de várias regiões do estado, as misses desfilaram, apresentando-se aos jurados.

Após desfilarem seus trajes de gala, foram eleitas 16 semifinalitas: Miss Macaíba, Deyse Benício; Miss São Gonçalo do Amarante, Hyúcha Nunes; Miss Acari, Nicole Medeiros; Miss Mossoró, Jiokonda Rocha, Miss Parnamirim, Maraiana Mamede; Miss Caraúbas, Denise Tavares, Miss Felipe Guerra, Carol Reis; Miss Parelhas, Paula Priscila Pereira; Miss Apodi, Flávia Daniele Fernandes; Miss Natal, Giovana Germek; Miss Patu, Vanessa Fernandes; Miss Macau, Raissa Campelo, Miss Acari, Nicole Medeiros;Miss Monte Alegre, Mara Laiza, Miss Touros, Ana Heloísa;e a Miss Serrinha dos Pintos, eleita Miss RN 2010.

A Miss Monte Alegre, Mara Laíza, ganhou o título de Miss Simpatia, eleita pelas próprias colegas.
Logo após, veio os desfiles da Miss Paraíba 2010,


Miss Terra RN 

Miss RN Mirim.

Uma das horas mais esperadas por tudos foi o desfile com traje de banho. É a oportunidade que os jurados têm de analisar o corpo das candidatas. Só então, chegaram às 5 finalistas: Miss Macaíba, Miss Natal, Miss Parnamirim, Miss Macau e Miss Serrinha dos Pintos.

A última fase do concurso foi decisiva. É a hora de testar a desenvoltura das misses no microfone. Elas responderam às perguntas e mostraram que conteúdo é fundamental.

Foi aí que se destacou a Miss Serrinha dos Pintos, eleita minutos depois Miss RN 2010.

Logo após ser coroada, Joyce externou seu sentimento. “Quero agradecer a todo mundo, todos que me ajudaram, muito obrigada”, disse.

A estudante vai representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil 2010, que acontecerá no dia 8 de maio, em São Paulo.

Resultado
1º lugar: Miss Serrinha dos Pintos - Joyce Christiny Oliveira;


2º lugar: Miss Macaíba – Deyse Benício;

3º lugar: Miss Macau – Raissa Campelo;

4º lugar: Miss Natal – Giovana Germek;

5º lugar: Miss Parnamirim – Mariana Mamede.

Homenagem para Larrissa Costa
A organização do concurso preparou um vídeo em homenagem a Larissa Costa que se emocionou muito. Chorando, a miss Brasil fez um discurso falando da mudança de sua vida, dos projetos sociais que participou e agradeceu aos amigos que lhe ajudaram "Sou muito grata a todos que me ajudaram a chegar até aqui". Deixou também um recado de perseverança às cinco finalistas da noite. Ao final, Larissa costa desfilou para o público.

Larissa Costa conversa com os apresentadores e fala o quanto o título de MISS Brasil mudou sua vida. Solange Almeida também entrevista Larissa e pergunta a ela qual a maior expectativa quando ela saiu so país. "Minha mãe é assistente social e desde pequena eu tive muitas vontade de abraçar causas. E foi a maior realização que tudo isso me proporcionou", disse a Miss Brasil.

Fotos do Restaurante Popular de Apodi

HENRIQUE ORIENTA EX-PREFEITO A VOTAR NO PRIMO.

O deputado Henrique Alves (PMBD), um defensor e coordenador da candidatura de Iberê, fez uma orientação curiosa ao ex-prefeito da cidade de Lages Pintadas, Jussier Furtado.

O Jussier afirmou que Henrique, havia orientado que se ele não votasse em Iberê, poderia votar em seu primo e também candidato ao governo do estado Carlos Eduardo Alves (PDT).

Vendo essa orientação do deputado, muitos irão ficar com um pulga atrás da orelha, quanto ao posicionamento do pmdbista, já que todos somos sabedores, que a alguns dias atrás aconteceu uma conversa entre os dois primos.

Fátima no Potengi

Em sua passagem por São Tomé, Fátima prestou contas do trabalho que o mandato vem fazendo pela cidade, como a creche do Programa Pró-Infância no valor de 1 milhão e 200 mil reais, o ônibus do programa Caminhos da Escola, o Programa Esporte e Lazer na cidade que já está em funcionamento, além de outras conquistas do mandato federal do PT e do Governo Federal para a cidade de São Tomé.

Depois das atividades de São Tomé, Fátima participou de um almoço em Lagoa de Velhos com o vice-prefeito Nildo, e companheiros do PT do Potengi, estavam presentes companheiros das cidades de São Tomé, São Paulo do Potengi, São Pedro, além dos companheiros de Lagoa de Velhos.

A Deputada Fátima Bezerra participou de uma intensa agenda nesse fim de semana. No sábado, ela fez uma caravana na Região do Potengi, onde visitou na cidade de São Tomé a Assembléia dos Trabalhadores Rurais de São Tomé. Logo depois a deputada participou da plenária das mulheres do PT da região, onde estavam presentes além do vice-prefeito Miguel, o vereador do PT Emerson, os companheiros do Programa “Esporte e Lazer na Cidade” e outras lideranças mulheres da região do Potengi.
Fonte: Vereador Emerson

Carnaubais

Foi realizada em Carnaubais a aula inaugural da banda filarmônica do município, fruto do convênio MDS/PDS, Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e a Associação Comunitária do Sítio Pai João.

O projeto custou R$ 80.000,00, sendo R$ 72 mil reais do MDS e R$ 8 mil da prefeitura. 86 alunos estarão estudando música em dois turnos com o professor maestro Jorge Luiz.

Segundo o secretário Carlos Augusto Pereira da Silva, a banda é um sonho antigo e só agora conquistado através do projeto da Secretaria de Cultura. O prefeito Luizinho costuma dizer que se a cidade não tem uma banda, falta uma “banda”.
Agora não falta mais. Essa banda, então, vai completar os anseios dos jovens talentos musicais que vão preencher o tempo com a arte de aprender música.

Fonte: Toni Martins

Jucurutu

Algumas comunidades da zona rural de Jucurutu estão sofrendo com a falta de água tanto para o consumo humano, animal, quanto para abastecimento que atenda à demanda dos pequenos e médios agricultores da região.

Visando minimizar o problema, o vereador Rubens Batista do (PMDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando ao Executivo que seja criada uma política hídrica direcionada às comunidades de: Pedra Branca, Soledade, Saquinho do Padre e Espinheiro que, em síntese, são as mais afetadas pelo problema.

De acordo com o membro do Legislativo jucurutuense Rubens Batista, o problema pode ser solucionado com a construção de adutoras e com a perfuração de poços. ´´ Como vereador, não posso ficar parado com as constantes reclamações daquelas comunidades, que há tempos necessitam de água de qualidade para implementação da agricultura familiar, assim como para consumo humano e animal. Por isso solicitamos ao Executivo uma política voltada para sanar esta deficiência, através da construção de pequenas adutoras nas comunidades `` disse.
Fonte: Edilson Silva

Reabertura do ginásio em Alto do Rodrigues


O Prefeito Eider Medeiros entregou à população o ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra totalmente revitalizado.

Além das obras de reboco e pintura, o ginásio recebeu um placar eletrônico e estrutura para que outras modalidades esportivas pudessem usufruir do ginásio. Em anos anteriores, apenas o futsal era praticado no local. O ginásio recebeu, também, uma bonita placa com a foto do jogador Ivanildo Bezerra, que foi Meia do ABC.

Na ocasião, o prefeito fez entrega de ternos às equipes que participarão do campeonato que acontecerá durante este mês de março pelas comemorações do aniversario de emancipação política da cidade.

Fonte: Mylene Medeiros

Tudo pronto para a 2° Etapa do Rally de Baja.

Está concluída a pista para a realização da 2ª etapa do Rally de Baja do estado do Rio Grande do Norte, que será realizada no próximo domingo dia 21 em Lajes, a partir das 09:00 horas, deverão participar cerca de 70 pilotos, inscritos pela Federação de Motociclismo do RN.


A Prefeitura está cuidando de toda a preparação para o recebimento dos pilotos e suas equipes, no sábado à noite terá show acústico comandado por Liz Noga, grande nome da Música popular do RN.

João Câmara

A governadora Wilma de Faria deverá está em João Câmara na próxima segunda-feira para inauguração da Casa da Cultura e Restaurante Popular. Neste mesmo dia, será convidada a inaugurar também o novo terminal rodoviário construído pela prefeitura.

Petrobras lança Programa em Mossoró

A Petrobras lançou ontem (16) a 2ª edição do Programa Jovem Aprendiz em Mossoró, que beneficiará 67 jovens em condições de vulnerabilidade social. Além deles, três adolescentes de Aracati (CE) participarão do programa.


Participou da solenidade o ex-aprendiz Antônio Nielson Lopes, que participou da edição anterior e hoje trabalha como técnico de segurança da empresa Plena, contratada da Petrobrás. Uma colega de Nielson, Francisca Amanda Alves, também se fez presente. Ela foi homenageada por ter ganhado uma medalha de bronze na Olimpíada do Conhecimento promovida pelo Senai no Rio de Janeiro.

Também participaram do evento o promotor da Infância e da Juventude, Olegário Gurgel Ferreira Gomes, representando o Juizado da Infância e da Juventude de Mossoró e a 10ª Promotoria da Infância e da Juventude; o coordenador técnico-administrativo da Funcern, Antonio Soares de Araújo, representando a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); a diretora do Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna, Dilena Dantas Bezerra Maia, representando o Senai; o coordenador de informática do CVTEC, Daniel Bastos Coutinho, representando o Centro Vocacional Técnico (CVTEC), e a presidente da Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUNGER), Isabel Montenegro.

O Programa

O Programa Jovem Aprendiz visa a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Estes jovens têm a possibilidade de participar de cursos de capacitação, aulas de informática e empreendedorismo, além de proporcionar noções gerais de mercado. Os beneficiados recebem um salário mínimo, 13º salário, vale-transporte e alimentação, férias, FGTS e Previdência Social. Além disso, todos têm carteira de trabalho assinada durante o desenvolvimento do projeto.


Tremores no RN não são risco para população, diz sismólogo

A região nordeste do Brasil concentra cerca de 65% das atividades sísmicas do país. Grande parte destas atividades está localizada na borda da Bacia Potiguar, local que compreende os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Este fato, entretanto, não é motivo suficiente para alarmar as populações desta região, que segundo o coordenador do laboratório de Sismologia da UFRN, professor Joaquim Ferreira, não corre grande perigo de sofrer com os tremores de terra. O pesquisador foi o entrevistado desta quarta-feira (17) do programa Diógenes Dantas Nominuto.

Apesar da grande incidência deste tipo de fenômeno no Estado, o professou revelou que a UFRN ainda sofre com a pouca quantidade de equipamentos necessários para o estudo dos tremores.

“Algumas máquinas, fruto de uma parceria com a UFRN, estão vindo do Rio de Janeiro para reforçar nosso trabalho. A universidade sozinha não tem condições de arcar com as despesas que o estudo demanda, é preciso também a ajuda do governo”, disse.

O programa Diógenes Dantas Nominuto vai ao ar às 13h, com reprises às 18h e 21h no canal 27 da Cabo Telecom, a TV Nominuto.

Eventos como estes são praticamente imprevisíveis, mas pelos registros históricos que possuímos posso afirmar que a probabilidade da população do Rio Grande do Norte sofrer as consequências de um tremor de grande intensidade é muito pequena”, afirmou, lembrando que o terremoto que aconteceu em João Câmara na década de 80 e atingiu 5.1 graus na escala Ricther não causou grandes danos estruturais.

O especialista esclareceu também que não existe nenhuma conexão entre os abalos ocorridos no Estado durante o mês de janeiro deste ano e os tremores que dizimaram populações no Haiti e, mais recentemente, no Chile.

Macaíba ganhará nova sede do Senac

A nova unidade já começou a ser construída e é resultado de uma concorrência pública para locação do imóvel ao Senac. Durante o evento, que reuniu autoridades, políticos e empresários do comércio de Macaíba, foi divulgado o ganhador de concorrência pública para locação do imóvel ao Senac, o empresário Venício Gama Pacheco.

A proposta é que a nova sede ofereça aos alunos todas as condições para um melhor aprendizado. Serão instalados novos laboratórios, salas de aula com mobiliários ergonômicos, sala de depilação para a prática dos cursos de imagem e beleza, além de um amplo estacionamento.

No projeto apresentado também foram contempladas as normas de acessibilidade para os portadores de deficiência motora, que se deslocarão pelo imóvel através de portas mais largas; pisos emborrachados; barras de apoio e outros itens que atendem as especificações exigidas pelo Senac.

A nova unidade já começou a ser construída e é resultado de uma concorrência pública para locação do imóvel ao Senac. Durante o evento, que reuniu autoridades, políticos e empresários do comércio de Macaíba, foi divulgado o ganhador de concorrência pública para locação do imóvel ao Senac, o empresário Venício Gama Pacheco.

Pelo contrato firmado, o ganhador da concorrência, o empresário assume todos os custos da construção e somente após a conclusão da obra será assinado um contrato de locação, com cláusula suspensiva, com validade de cinco anos.

Para o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, esse formato de construção delegada a terceiros com compromisso de locação é um modelo que oferece muitas vantagens. “Como vantagens para o Senac RN, podemos salientar o fato de não depender de altos investimentos imobilizados na construção de um prédio, cujos investimentos dependem de recursos do Senac Nacional e são bastante expressivos”, explica.

A ideia é que o novo prédio ofereça também condições de ampliação da grade de cursos, passando a oferecer, inclusive, o cursos de idiomas na unidade.

Bandidos assaltam Oficial de Justiça aposentado em Japi

O Oficial de Justiça aposentado da cidade de Japi, o Sr. Manuel Lopes Pimenta, teve sua residência assaltada na tarde desta segunda-feira (15). Segundo informações do mesmo dado a polícia, os bandidos levaram um cofre com grande quantia em dinheiro.

Três homens encapuzados chegaram em um carro tipo Troller, branco, com placas frias, invadiram a casa do Sr. Manuel e anunciaram o assalto. Apenas um deles estava armado e acertou o aposentado com uma coronhada, depois que ele tentou reagir a ação.

No assalto, os bandidos levaram o cofre do Oficial de Justiça aposentado. A partir daí, policias da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, que tem sede em Santa Cruz, iniciaram uma perseguição, comandada pelo sub-comandante, o Tenente Costa Neto.

Os policiais procuraram por pistas dos bandidos nos sítios Canoas, Barra do Japi e Favela, onde neste último encontraram por volta das 17h30 de ontem o carro Troller, que havia sido assaltado um dia antes em um lava-jato em Natal.

Depois disso, a partir das 4h desta terça, policiais montaram campana no local onde encontraram o carro e encontraram o cofre ainda intacto, fechado, sem que os bandidos tivessem conseguido tirar o dinheiro que havia dentro.

O carro e o cofre encontram-se na sede da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz. Os bandidos continuam foragidos, mas a 4ª Companhia acredita que eles ainda estejam por perto e pede a colaboração da população na busca por três elementos que estiverem em atitude suspeita. A população pode denunciar de forma anônima pelo 190.

O caso agora será investido pela 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP) de Santa Cruz.

Com informações da Rádio Santa Cruz.

Espírito Santo


Durou pouco tempo a comemoração da oposição pela cassação da Prefeita Daize Florêncio no município de Espírito Santo.
O Juiz eleitoral, Marcos Dantas, do TRE, deferiu ontem uma liminar dando o direito de retorno da prefeita ao cargo.

Ex-Prefeito de Apodi Apóia Agripino


O médico e ex-prefeito José Pinheiro Bezerra acertou há poucos dias apoio ao senador José Agripino Maia. Pinheiro sempre se mostrou chateado com a governadora Vilma de Faria, que nunca abriu espaços em seu governo para sua participação, nem mesmo na época em que era prefeito.

Quem participou de todo o processo de aproximação entre Pinheiro e Vilma reconhece que a governadora nunca se mostrou satisfeita com a chegada do ex-prefeito, é tanto que nenhum convênio foi firmado naquela época. O mesmo aconteceu já no início desse ano quando o ex-prefeito pleiteou cargos no governo e mais uma vez foi escanteado por Vilma.

O relacionamento de Pinheiro com Garibaldi também não é amistoso, principalmente depois do telefonema feito por Garibaldi anunciando que no PMDB de Apodi quem mandava era Goreti Silveira.

A partir dali ficou rompido o relacionamento de Pinheiro com o PMDB do estado. Contudo, ainda falta Pinheiro declarar de quem será seu 2º voto ao senado, que poderá ficar entre Garibaldi ou Vilma, ou mesmo ir para uma terceira opção.
Fonte: Apodi Atualizado

Fafá Rosado obtém absolvição junto ao TSE

Rejeitado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso do Ministério Público contra a decisão da ministra Carmem Lúcia, que havia monocraticamente rejeitado a denúncia de conduta vedada da então candidata a prefeito de Mossoró, Fafá Rosado (DEM) nas eleições de 2008. A denúncia consistia na informação de que Fafá teria participado de uma inauguração no então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), hoje Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia (IFRN), em período proibido pela legislação. A corte, por unanimidade, rejeitou a denúncia com o placar de 7x0.

Município seleciona profissionais na área de saúde

A prefeita Lanice Ferreira confirmou que a administração de Governador Dix-sept Rosado abrirá ainda neste mês inscrição para o Processo Seletivo Público que objetiva o atendimento ao Programa Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde.

Também será contemplado com profissionais o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ao todo, serão 27 vagas a serem preenchidas de acordo com a abrangência das Unidades de Saúde da Família (USF), nos cargos de Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnico de Consultório Dentário, Psicólogo e Assistente Social. A jornada de trabalho será de 40h semanais.

As inscrições somente poderão ser realizadas em Governador, a partir do dia 25 março e até 31 do corrente mês, das 8h às 12h, exceto sábados e domingos, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Padre Leonardo, nº 163, Centro.

A inscrição para o processo seletivo terá o custo de R$ 100,00 para nível superior (Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Assistente Social, Psicólogo) e R$ 50,00 para os cargos de nível fundamental ou médio (Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Dentário).

Segundo o secretário de Saúde do município, Reginaldo Claudino, a inscrição deverá ser feita pessoalmente, não sendo admitida inscrição por meio de procuração, correios ou e-mail. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar diversos documentos com original e cópia, entre eles cédula de identidade (R.G.), Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.), foto 3 x 4 atual, Provas de quitação do serviço militar e de quitação das obrigações eleitorais, comprovante de registro profissional do respectivo conselho, bem como currículo atualizado do candidato.

A seleção para as contratações dos profissionais consistirá de duas etapas, sendo uma de caráter eliminatório e classificatório constituída de análise de curriculun vitae. A segunda etapa, de caráter será constituída de entrevista (todos os cargos), quando serão verificados o preenchimento dos requisitos exigidos para o cargo e adequação do perfil profissional às atribuições da função.

A remuneração do Processo Seletivo vai de até R$ 1.000,00, para os cargos de nível técnico, e de até 7.800.00 reais para os cargos de nível superior. O resultado final do Processo Seletivo, segundo a comissão organizadora, está previsto para o dia 19 de abril.

População de São João do Sabugi ainda colhe frutos da gestão passada.

Depois de receber um carro zero quilômetros do governo do Estado devido à conquista do Selo Unicef, resultado da administração do ex-prefeito Elísio Galvão (DEM), o município de São João do Sabugi ainda hoje colhe os frutos de mais uma conquista da gestão passada: a aquisição de um micro-ônibus para a realização do transporte escolar.

O meio de transporte foi conseguido pelo ex-prefeito por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Banco do Brasil. O ex-secretário de educação da cidade, Walter Júnior, também participou da luta de Elísio para conseguir o benefício, que foi solicitado com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte dos estudantes sabugienses.

Além do selo Unicef e da conquista de melhorias vindas do Governo Federal, Elísio Galvão comemora o fato de ter feito de São João do Sabugi o segundo município de melhor educação no Rio Grande do Norte, de acordo com o Ideb; o terceiro melhor gestor de merenda escolar do Nordeste; e a evolução na Saúde do município, que se tornou referência no Seridó durante sua administração.

Já de 2009 pra cá, o município não teve nenhuma conquista. A atual gestão é obrigada a aplaudir de pé as conquistas de Elísio, pois, até o momento, todos os benefícios que chegaram foram resultados da administração do ex-prefeito. Segundo moradores da cidade, os serviços públicos prestados pelo município pioraram desde o início de 2009, quando o atual prefeito Aníbal pereira (PMDB) assumiu o cargo.

Apesar de a população ter comemorado a recepção do micro-ônibus conseguido pela gestão passada, o clima é de desconfiança entre os moradores. Uma fonte sabugiense informou que o carro conseguido por causa do selo Unicef está sendo utilizado para fins particulares de interesse do prefeito e seus familiares. A fonte teme que o mesmo aconteça com o novo benefício.

Indefinição no Mato Grande

A Região do Mato Grande talvez seja a única região do Estado onde o número de prefeitos estão em cima do muro. A começar pela cidade pólo.

Até o momento não há uma definição oficial do posicionamento do prefeito de João Câmara Ariosvaldo Targino(PMDB), mesmo com grande probabilidade do gestor apoiar a candidata e sua correligionária Rosalba Ciarlini.

Em Bento Fernandes o prefeito Ivanaldo também ainda não anunciou oficialmente seu apoio, mas devido a aproximação que o gestor tem como o deputado Ricardo Motta, do qual é assessor, é bem provável que Ivanaldo fique mesmo com a senadora Rosalba Ciarlini, já que Ricardo é ligado a Robinson Faria que é o vice de Rosalba.

Em Jardim de Angicos, o prefeito Agnelo Bandeira deverá ficar com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Já em Poço Branco, há indícios que tanto oposição como situação vão caminhar juntos com Rosalba Ciarlini.

Na cidade de Parazinho, o prefeito Genival ainda não se pronunciou oficialmente mas a probabilidade é grande no apoio a Rosalba.

Na vizinha cidade de Pedra Grande, o prefeito Marcão é do PMDB. Não se sabe ainda se ele acompanhará a ala de Henrique Alves ou de Garibaldi Filho.

Infomações da Folha do Mato Grande

Câmara aprova lei que aumenta o salário de professores

A Câmara Municipal de Umarizal aprovou por unanimidade na última sexta-feira, dia 12, o Projeto de Lei 001/2010 que trata sobre a remuneração dos professores do ensino básico. Depois de várias reuniões e discussões sobre o Piso Nacional entre a classe e o Executivo, finalmente, após um consenso, foi enviado para a Câmara Municipal de Umarizal o projeto para apreciação e votação.

Pelo projeto, fica autorizado o Executivo Municipal a complementar o valor da remuneração dos professores do ensino básico, a título de complementação PSPN, quando o valor final do cálculo previsto neste artigo for inferior ao estabelecido na Lei Federal nº 11.738/08, para a carga horária proporcional de 30 (trinta) horas trabalhadas. O piso salarial profissional da carreira do magistério público municipal será atualizado, anualmente, a partir do ano de 2010. A atualização será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente.

O piso salarial profissional do magistério público municipal compreende a soma do salário-base do cargo de professor mais as vantagens pecuniárias Quinquênio, Coeficiente de Progressão e Gratificação por Capacitação a título de remuneração que o titular do cargo efetivo de professor fizer jus na da publicação desta lei, a demais vantagens pecuniárias estão fora da base de cálculo até a decisão final da medida liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal da ADIN Nº. 4.167, de 29 de outubro de 2008. As vantagens pecuniárias deverão permanecer nominalmente identificadas na folha de pagamento.

No âmbito do município de Umarizal, os professores do ensino básico que estiverem na sala de aula com carga horária total, receberão a título de incentivo o valor de R$ 50,00 para professores I Nível Especial I, R$ 60,00 professores I Nível I e R$ 70,00 professores I Nível II.

No prazo compreendido entre março e junho de 2010 será enviado ao legislativo, o Projeto de Lei do novo Plano de Carreira para o magistério com observância na legislação pertinente. As despesas decorrentes desta lei ocorrerão por conta dos recursos oriundos do Fundeb. - A lei entra em vigor na data de sua publicação, surtindo seus efeitos financeiros a partir de 1º de fevereiro de 2010 do corrente ano, revogadas as disposições em contrário.

Fica instituído como piso salarial profissional do magistério público municipal, objetivando a definição do valor da menor remuneração dos professores do ensino básico da rede municipal de ensino, de acordo com o nível, na seguinte forma: Professor I, Nível Especial I - R$ 768,50; Professor I, Nível I - R$ 899,15; Professor I, Nível II - R$ 1.007,05.

Santo Antonio

A ex-prefeita de Santo Antônio, Liliane Barbalho, promoveu na semana passada um mega churrasco no parque de vaquejada, de propriedade do seu esposo, Marcelo Barbalho. Cerca de 500 pessoas participaram da festa, entre elas, vereadores e lideranças políticas local. Liliane promoveu uma homenagem às mulheres, e aproximadamente 10 bovinos foram abatidos para garantir o churrasco.

Bacuraus de Nova Cruz não querem dividir palanque com Cid

As críticas dos bacuráus no município de Nova Cruz em relação ao apoio do ex-prefeito Cid a Rosalba soam fortes e tem peso politico. A rejeição para que Cid mantenha distância do palanque de Rosalba é parecida com o que aconteceu em 2008: quando o ex-prefeito se uniu com a família Targino que abandonou o PMDB para tentar derrotar Flávio em Nova Cruz e o resultado deste união de palanque indesejada pelo povo proporcionou uma vitória do PMDB por mais de 2 mil votos de maioria sobre seu adversário.

A possibilidade de Cid Arruda e Flávio subirem no mesmo palanque começou quando Robinson Faria anunciou apoio a Rosalba Ciarlini. O fato é que, por ser aliado de Robinson o ex-prefeito de Nova Cruz teria que também seguir a Rosa.

Agora cabe a Rosalba Ciarlini, prezar pelo apoio do PMDB de Nova Cruz vetando que Cid Arruda tenha passe livre dentro do bloco dos "bacuráus" que será coordenado por Flávio Azevedo, liderança de maior aproximação da pré-candidata ao governo Rosalba Ciarlini.