segunda-feira, março 22, 2010

Cadeia Pública de Nova Cruz recebe equipamentos de fiscalização eletrônica

A Cadeia Publica de Nova Cruz, recentemente construída, recebeu do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) equipamentos eletrônicos de fiscalização, constituídos de um Aparelho de Inspeção de Volumes e Exame de Objetos (por Raio X), semelhante aos instalados nos Aeroportos dois Portais Detectores de Metais para Segurança e Acesso, com fotocelulas e Detectores Manuais da Controle de Acessos.

Na sua construção, já havia sido instalado um Sistema de Monitoramento, através de câmeras postadas em diversas das suas dependências. Já foram adquiridos também equipamentos para instalações de uma Cozinha Industrial, uma Padaria e uma Lavanderia. Com isso, a Cadeia Pública Nominando Gomes da Silva, que será a maior do Estado, com uma capacidade de cerca de 200 vagas, vai solucionar um grande problema existente na Comarca que, por falta de um estabelecimento prisional, tem os seus presos custodiados em uma unidade militar, na carceragem do 8º Batalhão da Policia Militar, sediado no município.

O Secretário Estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, estima que a Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE), órgão da SEJUC, começará a transferência e migração dos presos, quando nomeados os novos Agentes Penitenciários, cujo Concurso Público está sendo encerrado, o que deverá ocorrer no próximo mês de abril. Além desta Cadeia Pública mais 03 outras terão suas obras iniciadas, as das Comarcas de Macau e Ceará Mirim, já licitadas e a da Comarca de Lajes, em Análise da Caixa Econômica Federal, com recursos já liberados. Também está em análise no Ministério Público o projeto da Cadeia Publica da Comarca de Parelhas.

Campo Mais Forte agrega mais 17 municípios

O Governo do Estado consolida nesta terça-feira 23 a segunda etapa do projeto Campo Mais Forte, executado pela Emater, estabelecendo parceria com 17 novos municípios para a ampliação da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural. A solenidade, a ser realizada no auditório da Emater, no Centro Administrativo, às 11h, contará com a presença da governadora Wilma de Faria e de prefeitos dos municípios beneficiados.

Na oportunidade, serão entregues veículos e kits de informática às prefeituras participantes, que fazem parte dos investimentos em infra-estrutura para execução dos serviços de assistência técnica. Os itens foram cedidos mediante termo de comodato, que determina a finalidade exclusiva de uso, pelas prefeituras, na prestação dos serviços aos agricultores familiares.

Cabe aos municípios, como contrapartida, ceder um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola para atuar no projeto. As ações desenvolvidas devem ser voltadas exclusivamente para os agricultores familiares.

O projeto Campo Mais Forte é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e as prefeituras municipais. Estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões, valor que inclui não só a compra dos veículos e kits de informática, como também a construção de novas Escolas de Inclusão Digital e escritórios da Emater.

Nesta segunda etapa, foi destinado um recurso suplementar de R$ 405 mil, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com contrapartida do Governo do Estado para a compra de novos carros e computadores.

A parceria com as prefeituras terá inicialmente duração de 60 meses e faz parte do conjunto de iniciativas do Pacto Federativo de Assistência Técnica. Cada novo técnico envolvido vai repassar os conhecimentos de assistência técnica para 120 novos agricultores familiares por ano. Além de prestar assistência técnica e extensão rural voltada para a produção agropecuária, o "Campo Mais Forte" vai desenvolver ações de combate à pobreza, ao analfabetismo, à mortalidade infantil, à exclusão digital e garantirá a segurança alimentar e nutricional da população.

O Campo Mais Forte contempla um total de 87 municípios norte-rio-grandenses. Na primeira etapa, oficializada em janeiro deste ano, foram introduzidos 70 municípios das várias regiões do Estado.

SELO UNICEF – Na mesma solenidade, a governadora Wilma de Faria também doará 12 veículos aos municípios que atingiram as metas propostas pelo Selo Unicef. Os automóveis darão suporte ao trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Os 12 automóveis a serem entregues integram a frota de 43 veículos a serem repassados pelo Governo do Estado aos municípios que se destacaram na implementação de políticas públicas voltadas e em razão disso, receberam o selo Unicef. No final de fevereiro, a governadora Wilma de Faria entregou 15 dos 43 veículos previstos a municípios da região Seridó.

COPA DO MUNDO 2010

SERVIA



Será a primeira Copa como Sérvia. Em 2006 ainda era unida a Montenegro e anteriormente era um dos países que formavam a Iuguslávia.

A Iugoslávia detém a maior goleada da história das Copas ao lado da Hungria: Iugoslávia 9 x 0 Zaire (1974). Hungria 10 x 1 El Salvador (1982) e Hungria 9 x 0 Coréia do Sul (1954) completam a lista.

A Iugoslávia conquistou resultados importantes em Copas: foi terceira colocada em 1930 e quarto em 1962.

“Acho que a Sérvia tem condições de chegar longe, até porque a maioria dos jogadores atuam em grandes da Europa, são renomados, e isso muda bastante. Mas na Copa é diferente, é aquele jogo que não pode errar. Eles vêm forte, mas não ao ponto de serem campeões, pois isso leva algum tempo. Tanto que o Petkovic, pelo que jogou no Brasileirão, seria camisa 10 e capitão por lá. Fiquei tempo suficiente na Sérvia para afirmar que o povo é quente e está muito confiante, ainda mais porque a última impressão não foi boa, em 2006. Podem surpreender.”

Juca, meia ex-Partizan, de Belgrado, e atualmente no Deportivo La Coruña

O CRAQUE
NOME: Dejan Stankovic
IDADE: 32 Anos
POSIÇÃO: Meia
EQUIPE: Internazionale

Morre ex-prefeito de João Câmara

Faleceu às 16h do último domingo(21) aos 95 anos, o ex-prefeito de João Câmara, Manoel Bilro, uma das reservas morais do Mato Grande. Manoel Bilro completaria 96 anos no próximo mês de maio. Ele faleceu no Hospital Regional de João Câmara, após alguns dias internado. O corpo será velado na sua residência localizada na rua Jerônimo Câmara, conjunto Bela Vista e o sepultamento será nesta segunda-feira(22) às 16h no cemitério público de João Câmara. Manoel Bilro foi vice-prefeito na gestão do então prefeito Aldo Torquato na década de 80. Era um político e conselheiro detentor de um grande círculo de amizade e uma pessoa muito respeitada em João Câmara e região.


Fonte: Folha do Mato Grande

II Mostra do Mundo do Adolescente

Com o tema “Sim. O Problema é Meu. A Contribuição do Adolescente Janduiense na Defesa do Meio-Ambiente”, a Prefeitura de Janduís e a Casa da Família realizam no próximo dia 24 de março a II Mostra do Mundo do Adolescente. O evento começa às 08 horas na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS).

O objetivo dessa II Mostra surgiu a partir da seguinte reflexão: “Desmatamentos, queimadas, poluição da água, elevação da temperatura, degelo das calotas polares e outras tantas manifestações do desequilíbrio ecológico acontecem de maneira intensa no cenário mundial. Daí surge à indagação: O que nós, na condição de cidadãos, podemos fazer para restituir o equilíbrio da mãe natureza?”

A Mostra do Mundo Adolescente nessa segunda edição se consolida como um espaço de discussão sobre a vida das crianças e dos adolescentes de Janduís. Com atividades recreativas e culturais, o encontro será de suma importância dentro da filosofia de trabalho do projeto Selo Unicef – Município Aprovado

Souza Cruz poderá investir em Nova Cruz

A empresa Souza Cruz, que produz cigarros, demonstrou interesse em cultivar fumo na cidade de Nova Cruz. Funcionários da empresa se reuniram com o Secretário de Agricultura Marcelo Lapenda, para discutir o assunto. Também participaram da reunião representantes da EMATER/RN.

A Souza Cruz é subsidiária da British American Tobacco, líder internacional dos grupos de tabaco, com marcas comercializadas em 180 países.

Fundada pelo imigrante português Albino Souza Cruz, em abril de 1903, no Rio de Janeiro, a Souza Cruz atua em todo o ciclo do produto, desde a produção e processamento de fumo, até a fabricação e distribuição de cigarros.

Na produção de fumo, cerca de 40 mil produtores integrados recebem sementes, insumos, assistência técnica e garantia de compra da safra. No fim da cadeia produtiva, mais de 260 mil varejos, em quase cinco mil municípios do Brasil, são atendidos diretamente pela companhia.
Fonte: Gazeta de Nova Cruz

Campo Grande

Animado com as recentes informações acerca da construção da BR 110 no trecho que une Campo Grande a Mossoró via Upanema, o prefeito Bibi falou a comunidade sobre a conversa que teve com a prefeita Maristela. Segundo a gestora de Upanema, tanto o deputado federal João Maia quanto Fátima Bezerra afirmaram que a obra sai até o final do primeiro semestre de 2010. “A partir de agora a minha luta será para o asfaltamento começar por CG porque gera divisas e feito a parte até Upanema, o trânsito para Mossoró já começa a funcionar por aqui”, afirmou Bibi de Nenca.

Fonte CG NEWS

Prefeito de Porto do Mangue agora tem maioria na câmara municipal

Um regado almoço selou neste domingo a união política do vereador Erivan Dantas Cardoso, o “Galego” presidente da Câmara Municipal e o prefeito Francisco Gomes Batista (Titico), fato articulado ao longo da semana.

O chefe do executivo que vinha enfrentando uma ferrenha oposição no âmbito do legislativo conseguiu esse importante apoio e certamente terá mais tranqüilidade para governar o município. Para a oposição foi um duro golpe.

A maioria governista é formada pelos vereadores Carlinhos do Rosado, Mariazinha, Jailson Fernandes, Aclécio Felipe e agora o Galego Erivan. Segura o bastão da oposição: Carlos Augusto, Sebastião Zuza, Manoel Batista e Márcio Marcelino.

Comenta-se na cidade que essa bancada poderá se encolher ainda mais. Como se diz no popular, “tem boi na linha” e tudo indica que outros vereadores oposicionistas poderão acompanhar o gesto do Galego. Pode ser uma questão de tempo.

Em recente entrevista a esse blog de Toni Martins, O prefeito de Porto do Mangue disse que sua equipe está trabalhando firme para promover inovações democráticas na cidade e acabar com o radicalismo que predominava na política portomanguense. E pelo jeito está conseguindo.
Fonte: Toni Martins

2ª etapa do Rally de Baja


A cidade de Lajes, sediou ontem (21.03) à tarde, a 2ª etapa do Rally de Baja, debaixo de chuva, a largada aconteceu às 10:00 horas, com a saída nas proximidades da rua José Militão, próximo a Escola Olímpio Procópio.

Foram 28km de percurso, ao todo, seguindo por várias comunidades rurais, que foi percorrido em média de 15 minutos pelos competidores.

A população compareceu em peso e vibrou com as manobras dos pilotos. A premiação foi entregue, ao final do evento, na praça Manoel Januário Cabral, o Prefeito Benes Leocádio Participou de toda a programação.
Fonte: Blog de Lages

Prefeito de Marcelino Vieira sofre acidente

O prefeito da cidade de Marcelino Vieira passou por um susto na manhã de ontem, na RN-177. O veículo que ele conduzia, uma S-10 de cor prata e placas MOB 7951/PB colidiu com uma vaca, próximo a subida da serra, em São Miguel. O acidente aconteceu por volta das 6h45.

Apesar do susto, o prefeito José Ferrari de Oliveira que é médico e ia cumprir plantão no hospital de São Miguel não sofreu ferimentos graves. Segundo A policia o acidente provocou apenas danos materiais.

Dr. Severiano


Uma grande dúvida está tomando conta dos moradores da cidade de Dr. Severiano. Trata-se da festa de emancipação política da cidade.

Até o momento nada foi anunciado pela prefeitura municipal, estamos há menos de dois meses da data comemorativa e até então nenhuma atração foi divulgada. A emancipação política é comemorada desde o ano de 2002, nos dias 8, 9 e 10 de maio.

Comentários rolam na cidade, que três bandas ja estariam contratadas, mas não passa de meros comentários. Falam até em um só dia de festa. O evento que virou tradição, e que empolga todos os severianenses, não merece regredir dessa forma.
Fonte Severiano News.

Parelhas
















O Parque Haras Luiza, o maior parque de vaquejada de toda região se prepara para sua 3ª Grande Vaquejada que será nos dias 26/27 e 28 de Março de 2010. Com uma premiação de 53 mil reais este ano o parque contará com uma novidade, um Clube que está sendo construído com capacidade para mais de 5 mil pessoas além do estacionamento totalmente grátis.


Este ano as atrações serão:

Sábado: Dorgival Dantas e Canindé Moreno e Banda
Domingo: Forró do Penerado e Paulo Cassiano e Banda



Secretários de turismo discutem criação de projeto para a Serra de Santana

Secretários de turismo de várias cidades da Serra de Santana começam a discutir a criação de um projeto turístico para a região. Denominado de "Seridó frio - caminhos da Serra", o projeto visa desenvolver um roteiro direcionado para os admiradores das cidades de Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, Florânia, Tenente Laurentino, São Vicente e Santana do Matos.

A primeira reunião aconteceu no dia 18 de março, na Prefeitura de Lagoa Nova, com a presença do prefeito Erivan Costa, grande incentivador do projeto e de vários secretários municipais, inclusive Gilberto Gomes de Medeiros, que além de responder pela Secretaria de Turismo do município e proprietário da Pousada Chalé dos Cajueiros, uma das mais famosas experiências de empreendimento turístico do Rio Grande do Norte.

Em contato com o Blog, Gilberto Gomes (foto) adiantou que Cerro Corá e Lagoa Nova já participam do Roteiro Seridó, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, mas é preciso fazer muito mais pela região, agregando inclusive novos municípios. O secretário confirmou que novas reuniões serão feitas nos próximos dias para intensificar a criação do projeto.
Fonte:Quixabeira News.

Messias Targino

Foi aprovado por unanimidade dos nove vereadores, durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada na última sexta-feira (19), Projeto de Lei nº 278, de autoria do Poder Executivo, que alterou a Lei Municipal nº 407/2009.

Com as alterações, a prefeitura poderá desenvolver ações e aporte de contrapartida municipal para implantação do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Além da Caixa Econômica Federal, o município poderá celebrar termo de parceria com a Companhia Hipotecária Brasileira (CHB).

O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), destacou a importância do Projeto para o município e sua aprovação em regime de urgência. Ainda na sexta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pôla Pinto enviou o Projeto para sanção do Poder Executivo, para garantir que o município não seja prejudicado.