quinta-feira, abril 01, 2010

Major Sales

Os Agentes de Saúde que compõem o Grupo Arte e Vida da Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales produzem e fazem o Programa de Rádio Saúde em Evidência, com a parceria da Rádio 99,5 FM.

O programa acontece toda sextas-feira das 12 às 13 horas, é um programa dinâmico e informativo composto pelos seguintes quadros: TEMA DO DIA – neste momento o espaço é reservado para debates sobre um tema em destaque com a presença de profissionais convidados. O segundo quadro é o VOCÊ SABIA – trazendo curiosidades e novidades na área da saúde; o terceiro quadro chamado TRANSITAR COM SAÚDE: prevenção toda hora é destinado para o projeto transitar com saúde da Secretaria Municipal de Saúde ofertando aos ouvintes informações sobre o Código de Trânsito e discussões acerca do projeto. O último quadro do programa é o MOMENTO CONTROLE, no quadro são apresentadas as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de PSF/PACS durante a semana.

O programa SAÚDE EM EVIDÊNCIA é divulgado através do Site da cidade e de panfletos distribuídos nas diversas instituições do município.
Fonte: Portal MS

Janduís

Em uma reunião realizada na Casa da Musica de Janduís foi apresenta a equipe do Bradesco à comunidade janduiense.

O banco, que presta serviços ao Município, está firmando convênio com a Prefeitura de Janduís e será responsável pela folha de pagamento dos servidores públicos municipais.

Além da comodidade, com um caixa eletrônico 24 horas à disposição dos correntistas, a equipe do Bradesco ressaltou que o Município só tem a crescer com a chegada da instituição bancária. Os reflexos positivos também seriam sentidos no comércio local.

A justificativa para essa afirmação gira no sentido de que, atualmente, os funcionários públicos municipais recebem seus vencimentos na cidade vizinha de Campo Grande. Além dos gastos com o deslocamento, muitas vezes a compra do mês, entre outros produtos e serviços, eram feitos naquela cidade. Com os serviços bancários disponíveis na cidade de Janduís, não haveria mais essa necessidade de se deslocar e o comércio da cidade só iria ganhar com o aquecimento das vendas.
Fonte: Janduís Turismo

São Tomé

O Programa do Governo Federal: SAMU chega ao município de São Tomé, Barcelona, Ruy Barbosa e Lagoa de Velhos.

Os vereadores aprovaram em sessão extraodinária nesta segunda feira projeto do executivo que cria o
consócio entre os município para instalação do programa do SAMU.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa do Governo Federal de maior reconhecimento na área de Saúde.

O Governo Federal vai participar com 60%, o Governo do Estado com 30% e o município com 10% do consórcio.

Fonte: Vereador Emerson

Leitor faz apelo ao Blog da Thaisa Galvão

Com o intuito de divulgar que os vereadores de Extremoz privaram o município de ter sua própria unidade do Samu .

Como se Já não bastasse os problemas que a população enfreta no dia-dia, os vereadores por pura politicagem rejeitaram um projeto do Consórcio Estadual para Administração do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), que custaria ao município algo em torno de R$ 4.000,00.

Isso mesmo, quatro mil reais, muito caro para os senhores vereadores, lamentalvelmente os esforços para melhorar a Saúde de Extremoz esbarram neste tipo de atitude.

Desabafo do Leitor

O que faltou para eles aprovarem um projeto tão importante para nós?

Vale salientar que o prefeito não vai precisar dessa SAMU, só quem perdeu fomos nós.

Espero que você possa colocar em seu Blog tão lido, nossa insatisfação e indignação perante nossos "representantes".

Quero deixar bem claro que nem voto aqui (Extremoz), sou eleitor de São Gonçalo, mas a humanidade vale muito mais que qualquer outra coisa.

Grato.
Alexssandro Barbosa

Vanha-Ver

A cidade do Venha-Ver/RN vive momentos de muita religiosidade durante o período da semana santa, uma grande tradição de manifestação e fé, vem sendo repassado para todas as gerações.

A prática do jejum e a esmola são seguidos, à risca no município, desde segunda-feira vem sendo realizadas celebrações de missas e confissões de pecados para os venhaverenses, que freqüentam a Igreja Matriz “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, como, também, o Santuário de Frei Damião.

Crianças, jovens e adultos realizaram pelas principais ruas e avenida da cidade, a “Via-Crúcis”, uma encenação teatral, seguindo a historicidade dos mandamentos e os últimos passos de Jesus Cristo, finalizando com a cruxificação, simbólica, no alto do Santuário, com vista panorâmica para a encantadora cidade.

Fonte: Blog do Capote

Sãp Miguel

Nas últimas semanas a falta d’água tem preocupado a população da cidade de São Miguel. Problemas em série acabaram resultando em falta do produto em vários pontos, situação somada a distribuição de água sem qualquer condição para consumo humano.

Há alguns dias o vereador peemedebista José Edmilson, apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a troca da canalização que conduz a água do Açude Bonito até a cidade.

O vereador José Passos Coelho, o Passarinho entrou em contato com o blog Apodi Atualizado para externar sua insatisfação com os trabalhos prestados pela Caern.

Informou ao blog o descaso que vem acontecendo no município com a falta constante do precioso líquido, que é imprescindível para a vida humana.

A CAERN, que é a responsável pelo abastecimento de água, não vem cumprindo a sua verdadeira função ou atribuição social na prestação do serviço a população.

Segundo o Vereador a água chega a faltar durante 30 dias nas residências de São Miguel, causando assim, prejuízo incalculável ao cidadão, além do constrangimento de pagar a conta sem a devida prestação do serviço.

Finalizando solicitou o empenho conjunto das autoridades locais civis, políticos, religiosos e ainda autoridades estaduais, objetivando a regularização do serviço o qual faz jus ao nosso povo.
Fonte: Apodi Atualizado

Touros

A Prefeita de Touros, Luciana Farias decidiu tomar medidas duras para fazer com que os professores do município voltem às salas de aula. Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, determina que os trabalhadores em educação de Touros têm 48 horas para retornarem ao trabalho.

Caso a greve não acabe, a prefeitura ameaça abrir processo administrativo por abandono de emprego e descontar os dias parados na folha de pagamento. A prefeita argumenta que o município não pode conceder nenhum aumento para a categoria tendo vista a folha já está no limite prudencial. Alega também que os alunos não podem perder o ano letivo.

Campo Grande

O prefeito Bibi de Nenca, conseguiu recursos para a realização de mais uma importante obra no município. Depois de anunciar que em breve será iniciada a reforma que virá a reativar o posto de saúde, desativado há mais de dez anos, o chefe do executivo municipal informa que será realizada a pavimentação asfáltica da Avenida Joaquim Leal Pimenta, conhecida como Via Costeira. A obtenção dos recursos foi uma reivindicação do prefeito Bibi, junto ao deputado federal João Maia (PR).


A obra será realizada pela CLC, empresa do ex- prefeito de Upanema, Jorge Luiz, e segundo previsões do prefeito Bibi de Nenca, a obra estará pronta antes das festividades alusivas a nossa padroeira Sant’Ana, no mês de julho, o que irá melhorar bastante o local, tanto para o trafego de veículos como para a realizações dos eventos, que costumam ocorrer no local.

O prefeito Bibi de Nenca, apesar da crise que diminuiu os recursos federais do Fundo de Participação dos Municípios, vem sempre buscando recursos para trazer benfeitorias para nossa cidade. Tudo indica que em breve o gestor municipal anunciará novos investimentos.

Fonte: CG News

Itaú

Professores da rede pública municipal dos municípios de Itaú e Severiano Melo estão com suas atividades suspensas desde a semana passada, quando foi rejeitada a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da educação. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Severiano Melo e Itaú (Sindsermis), Leonildes de Oliveira, a greve deverá prosseguir até que os prefeitos dos dois municípios apresentem nova proposta para acordo com os professores. Ao todo, 75 professores que participaram de uma assembléia geral no dia de ontem optaram por seguir com o movimento grevista. "Nós havíamos apresentado o projeto de reformulação do PCCS para os servidores, com base no plano nacional para a categoria, mas os prefeitos rejeitaram nossa proposta. Eles ficaram de apresentar nova proposta. Vamos aguardar e, se os servidores aceitarem, a greve poderá ser encerrada", disse o professor Leonildes.

Ele disse que além desses dois municípios que contam com uma única entidade sindical para negociar, outros municípios da região já começam a se mobilizar no sentido de ingressar no movimento pela reorganização nos planos de cargos dos servidores na educação. Segundo o sindicalista, na cidade de Rodolfo Fernandes existe uma movimentação por parte dos professores e demais servidores em educação no sentido de fazer com que a administração municipal se adéqüe a essa nova realidade.

"Esperamos sinceramente que as coisas possam ser resolvidas o quanto antes, mas caso não seja acordada nenhum proposta nesse sentido é possível que na próxima semana Rodolfo Fernandes e outros municípios possam aderir ao movimento", acrescentou o sindicalista.

Fonte: Correio da Tarde

Panamirim Caça Talentos

A Secretaria de Esportes e Lazer de Parnamirim vai iniciar em breve o projeto "Caça talentos" de futebol. Uma escolinha que tem por objetivo revelar novos talentos no esporte, além de abrir espaço para crianças e jovens que buscam apenas uma atividade esportiva. A primeira etapa do projeto será implantada nos campos da Base Áerea, no centro de Parnamirim.

Segundo o Secretário Nilson Gomes na primeira etapa o projeto vai atender em torno de 500 crianças e jovens. "Nos vamos utilizar dois campos nessa parceria com a Base Aérea. Como temos os dois expedientes e cada aula dura em torno de 90 minutos, poderemos atender diariamente seis turmas".

O projeto 'Caça talentos" será ampliado gradativamente, começando pelo Centro de Parnamirim, passando pelo Bairro de Liberdade, Pirangi de Dentro, Nova Parnamirim e Passagem de Areia. "O objetivo é chegar a todos os bairros", garante o Secretário.

O início das inscrições será anunciado através da imprensa. A Secretaria de Esportes aguarda apenas a formalização do convênio com a Base Aérea para deflagrar o processo. Com relação a participação de adultos, Nilson lembrou que os fins de semana serão reservados para eventos variados com crianças, jovens e adultos.

Para coordenar o projeto dentro de campo foi indicado o ex-jogador de ABC, América, Internacional e Flamengo Reinaldo Francisco de Oliveira, que já está elaborando o esquema de treinamentos, levando em consideração a idade dos alunos e a divisão de turnas. O setor de Educação Física do projeto terá a coordenação técnica do professor Alberto Lins.

Neinha assume prefeitura prometendo pagar salários atrasados


Ainda em clima de festa, a presidente da Câmara Municipal de Tibau, vereadora Evaneide Fernandes da Costa, a Neinha (PSB), assumiu a prefeitura de Tibau na manhã de hoje no Cartório Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, sediado na cidade de Areia Branca.

A vereadora assume a condição de prefeita interina depois que o prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB) e o vice-prefeito Luiz Nazareno de Souza tiveram seus mandatos cassados na tarde de ontem.

A cassação dos dois ocorreu após a conclusão do julgamento na sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), que manteve a sentença da 32ª Zona Eleitoral, baseada na distribuição de mais de 500 itens de medicamentos considerados não essenciais durante a campanha eleitoral de 2008. O resultado da votação estava em 3 votos a 0, pela cassação, desde o dia 25 de março, quando foi iniciado o julgamento do recurso 9312/2008. O juiz Aurino Vila, que havia pedido vistas ao processo, ontem trouxe seu posicionamento, corroborando o entendimento do relator, juiz Roberto Guedes, reconhecendo que a distribuição de remédios e utensílios como prestobarba, fraldas e cotonetes havia desequilibrado o pleito em Tibau. Já haviam votado pela cassação o desembargador Claudio Santos e o juiz Ricardo Moura.

A decisão do Pleno tem efeito imediato e indica a posse do presidente da Câmara Municipal, realização de novas eleições no município e a aplicação de inelegibilidade do prefeito e do vice por três anos. Prevaleceu a tese do abuso de poder econômico por parte do prefeito.

Antes de assumir a prefeitura de Tibau, a vereador manteve contato com o CORREIO DA TARDE e disse que sua prioridade no momento será a atualização dos salários dos servidores municipais e o repasse da Câmara Municipal, já que o prefeito não vinha realizando. "Finalmente foi feita justiça e o município de Tibau poderá ter a oportunidade de retomar seu curso. Ao assumir a prefeitura, vamos buscar avaliar a situação financeira e agilizar o mais rapidamente possível o pagamento dos servidores e o repasse da Câmara. No caso dos servidores e funcionários da prefeitura, existem casos de pessoas que estão a pelo menos três meses sem receber. Precisamos resolver essa situação.

Resolvida a questão dos salários, vamos trabalhar na reestruturação administrativa, priorizando saúde, educação e infraeestrutura", disse Neinha.

A nova prefeita de Tibau disse que vai trabalhar no sentido de que até a realização da eleição complementar a cidade possa estar em condições de ser administrada pelo prefeito eleito. "Vamos trabalhar no sentido de garantir pelo menos condições mínimas de funcionamento dos serviços oferecidos pela prefeitura, para que o novo prefeito ao assumir tenha condições de manter e ampliar os serviços oferecidos à população", acrescentou.

Iberê assume governo


O novo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) foi empossado na tarde de ontem pelo presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN). Depois da posse, Iberê fez seu primeiro discurso como chefe do Executivo Eatadual e classificou como um “honroso dever” a tarefa de assumir o governo.

O governador afirmou que vai dar “prosseguimento à administração da governadora Wilma de Faria”. O tema da continuidade, aliás, permeou todo o pronunciamento do peessebista. Ele destacou a parceria com Wilma de Faria, sustentando que, juntos, se dedicaram à missão de construir os “novos tempos” do RN. Novamente, disse que daria “sequência” a esse trabalho.

Iberê se referiu ao problema de saúde que vem enfrentando, desde a descoberta e a retirada do nódulo maligno no pulmão esquerdo, atribuindo a dificuldade às “limitações e adversidades” naturais da condição humana. “Nada temerei”, enfatizou, arrancando aplausos do público que lotou as galerias e o plenário da Assembleia Legislativa.

O governador frisou que, mesmo reconhecendo o legado da ex-governadora, agora é sua missão “dar andamento a toda uma obra de governo”. Iberê admitiu que governar o RN “não será semeadura fácil”, mas garantiu que não lhe faltará obstinação. “Sou inabalável nesta decisão. Hesitações não me assediam. Circunstâncias não me induzem o sentimento de retroceder”.


Iberê disse que caberá ao povo fazer o julgamento do governo iniciado por Wilma de Faria e que terá continuidade sob seu comando. “O povo verá que contra fatos e obras não há argumentos. Falhas serão todas as tentativas em dizer-se o contrário”.

O governador ponderou que não faria “promessas ou alarde de tempos fabulosos”, mas anunciou que vai “ampliar a atuação da Segurança”, área que é considerada como o calcanhar de Aquiles da administração Wilma de Faria.


O novo chefe do Executivo do RN fez alusão ainda à sucessão que se aproxima, dizendo que está pronto para o embate. “Que venham os tempos da disputa: eu os encararei como faz o semeador, que confia e planta. Que se aproximem as horas das decisões: eu as viverei como dias de colheita”.


Repercussão
O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) disse que Iberê fez um discurso “emocional” e “sentimental”. O parlamentar disse que agora não é momento de “polêmicas” e que é preciso “dar todas as condições para que o governador recupere sua saúde”.

Getúlio observou, porém, que o governador errou ao falar em continuidade. “O povo está querendo mudanças, para que saúde, educação e segurança melhorem. A continuidade parece uma coisa perigosa”, declarou.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) disse que Iberê “colocou suas prioridades no discurso”, mas advertiu que o tempo é uma “limitação” para as pretensões do governador. Para Garibaldi, Iberê não vai receber uma herança fácil. “Ele vai receber um Estado com capacidade de investimentos limitada”, avaliou.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), provável adversária de Iberê nas próximas eleições, comentou que o governador “enumerou suas prioridades” e disse esperar que o peessebista consiga colocar seus projetos em prática. “Estou à disposição para ajudar no que for melhor para o Rio Grande do Norte”, prometeu.


Presenças
A posse do novo governador foi prestigiada por diversas autoridades dos três poderes, com destaque para o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), a prefeita Micarla de Sousa (PV), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), os ex-senadores Geraldo Melo (PPS) e Fernando Bezerra (PMDB), o procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto e o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Rafael Godeiro.
Nominuto.com

Santa Cruz

Após o expediente normal desta quarta-feira (31), a Central do Cidadão de Santa Cruz só retomará seu atendimento ao público na próxima terça-feira, dia 06 de abril, devido ao ponto facultativo desta quinta (01) e o feriado da sexta-feira da paixão (02).

A Central do Cidadão funciona das 7h da manhã às 7h da noite, de terça a sexta e aos sábados das 7h às 13h.

Ao todo, a Central abriga são 13 órgãos: Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte - IPERN, Junta de Serviço Militar, SINE, Banco do Cidadão, Foto Xerox, Secretaria Estadual de Tributação, Delegacia Regional do Trabalho, AGN, IEP, TRE, Procon, Detran e Juizado Especial.

PF investiga apropriação indébita em Apodi

A Polícia Federal já interrogou vários servidores da Prefeitura de Apodi, assim como colheu contracheques no inquérito policial que apura a denúncia formulada pelos servidores na Procuradoria da República no Rio Grande Norte - Ministério Público Federal, de que os ex-prefeitos de Apodi, nos últimos 16 anos, estariam descontando o INSS (Instituto Nacional Seguridade Social) dos servidores e não repassando à instituição federal.

O delegado Adauto Gomes, da Polícia Federal, é quem está ouvindo as pessoas e colhendo documentos. Já interrogou várias pessoas envolvidas no processo. Os servidores estão alegando que foi constatado que a Prefeitura de Apodi descontava mensalmente dos mais de 1.000 servidores efetivos e cargos comissionados, os valores referentes à previdência (entre 8 a 12% dos salários, de acordo com a faixa salarial), mas não repassava ao INSS.

Isso foi constatado através de consultas feitas pelos próprios funcionários junto à Agência do INSS de Apodi. "Este fato caracteriza apropriação indébita, podendo o prefeito responsável responder por improbidade administrativa", avalia um ex-servidor da Prefeitura de Apodi que foi ouvido pela Polícia Federal e pede para que seu nome seja mantido em sigilo. A PF também trabalha com a ideia de não dar muita publicidade ao assunto.

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinada a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Esta iniciativa visa garantir uma renda aos trabalhadores que não possam, por si só, prover o seu próprio sustento e de sua família, que por motivo de doença, prisão, velhice, maternidade, acidente, morte, se encontrarem em situação de fragilidade, conforme determinação legal prevista no Artigo 18 da Lei 8.213/91.

Os servidores ou pessoas que ocupam cargos comissionados municipais são contribuintes obrigatórios e estão inscritos no regime geral do INSS. Como segurados, os servidores contribuem com uma determinada porcentagem de sua remuneração. Esta porcentagem é descontada mensalmente no contracheque dos servidores e, somado a contribuição previdenciária da prefeitura, são repassados ao INSS.

Caso a prefeitura não repasse os valores do INSS, esta ficará em débito com a União, não podendo firmar convênios federais ou estaduais, e, assim, não poderá receber verbas para a construção de estradas, compra de veículos, entre outros. A inadimplência traz um prejuízo muito maior aos servidores, que não poderão receber qualquer benefício ou aposentadoria do INSS.

MPF bate recorde de ações contra prefeitos no Oeste

Um total de 35 ações de improbidade administrativa (ver lista abaixo) foram ajuizadas pela Procuradoria da República no Município (PRM) de Mossoró, somente em 2009. A quantidade é a maior alcançada desde a criação da referida PRM, em 2006. Além de ex-prefeitos de 15 cidades integrantes daquela área de atuação, quatro atuais prefeitos também respondem às ações propostas.

A PRM de Mossoró possui dois procuradores da República que atuam em 61 municípios.

O desvio de verba pública federal e falhas na execução de convênios motivaram o maior número de processos, com destaque para sete ações propostas em razão de irregularidades na aplicação de mais de R$ 1,4 milhão recebidos por seis municípios através de sete convênios com a Fundação Nacional de Saúde.

Dos ex-prefeitos processados, o recordista, com nove ações, é José Josemar de Oliveira que administrou a cidade de José da Penha de 2001 até 2004. Entre as condutas atribuídas ao ex-gestor está a fraude em licitação promovida com o auxílio do escritório de contabilidade Rabelo e Dantas, que tinha endereço em Natal e atendia há vários prefeitos do interior do RN.

O escritório é apontado como "fábrica de procedimentos licitatórios" em diversas ações ajuizadas pelo MPF/RN. A ação do Ministério Público Estadual, Federal e Polícia Civil e Federal foi desencadeada para investigar irregularidades na Prefeitura de Guamaré. Diante das acusações, a 8ª Vara da Justiça Federal decretou a indisponibilidade de bens da referida empresa.

Os atuais gestores de Água Nova, Viçosa, Pau dos Ferros e Upanema estão respondendo por recusa em fornecer documentação requisitada pelo Ministério Público Federal, o que pode levar, inclusive, a perda do cargo. Vale ressaltar que a PRM de Mossoró já havia encaminhado recomendação aos prefeitos em exercício alertando sobre as possíveis consequências do não atendimento às requisições do MPF.

Para o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, "o aumento no número de ações em Mossoró se deve à dinamização, otimização e empenho do Ministério Público Federal nas investigações por atos de improbidade administrativa no último ano, bem como no incremento da eficiência do sistema de controle da administração pública federal".

A procuradora da República Marina Romero de Vasconcelos salienta que "a população pode ajudar a fiscalizar as irregularidades, denunciando a má gestão de recursos públicos federais, além das agressões ao meio ambiente e problemas constatados em órgãos federais". O atendimento do MPF na cidade de Mossoró funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, na Rua Filgueira Filho, nº 9, bairro Costa e Silva. As denúncias também podem ser encaminhadas por e-mail para: denuncia@prrn.mpf.gov.br.

Revisão eleitoral Ainda espera 8 mil eleitores

Segundo o Fórum Eleitoral de São José de Mipibu, de um Eleitorado total de 26.738, já foram revisados até esta segunda-feira, 29 de março, às 09 horas 18.244, representando 68,23% do total de eleitores cadastrados na cidade.

Segundo Gil Ricardo Alves, funcionário do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, ainda faltam passar pela revisão exatos 8.494 eleitores, ou 31,77% do total. Este número, claro, vai sendo alterado a cada minuto. A expectativa é de que o movimento nos dois locais de revisão- Fórum e Câmara Municipal- aumente, já que o prazo acaba amanhã, dia 30 de março. Não há a possibilidade de o prazo ser prorrogado. Segundo Gil Ricardo, quem não comparecer terá o título eleitoral cancelado.

Janduís

O vereador Jacinto Fernandes (PSDB), fez uma telefonema para o deputado Poti Júnior, para informar que o município está sem viatura policial, e que as ocorrências estão sendo feitas no carro particular do Sargento Tasso, que comanda a PM no município.

O vereador ainda reclamou da falta de professores nas escolas Vicente Gurgel e Danilo Gurgel. Com um agravante no caso da segunda: também está faltando carteiras.

Fonte: Blog. da Thaisa Galvão

Encanto

A Câmara Municipal do Encanto aprovou recentemente Projeto de Lei nº 005/2010, do Executivo criando no município, o cargo público de Agente Comunitário de Saúde, com vínculo regido pela Lei Municipal nº 202/2000, que institui o regime jurídico dos servidores públicos do Encanto.


Em sua exposição de motivos enviada à Câmara, O Prefeito Alberone Néri destacou que, o artigo 39 da Constituição da República, dispõe que os municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração direta.

De acordo com o Prefeito Alberone Néri, O Projeto de Lei do executivo, inclusive já sancionado, determina um prazo de 60 dias para que a administração municipal atenda a prerrogativa de converter o vínculo de todos os ocupantes de cargos de agente comunitário de saúde, até então regidos pela CLT para o regime jurídico único dos servidores municipais.

O Prefeito acrescentou que com a mudança, os agentes comunitários de saúde passarão a usufruir de todos os beneficiários concedidos através do regime jurídico único dos servidores municipais, tais como, estabilidade, qüinqüênio, licença prêmio por assiduidade, além de outras conquistas funcionais.

O Chefe do Executivo Alberone Néri destacou também, que a partir da conversão será incorporado o período anterior no cargo ou emprego público de agente. Os procedimentos para a incorporação do período anterior por cada agente, deverão ser realizados pela Secretaria de Administração, no prazo de 60 dias após a conversão, frisou o Prefeito Alberone Néri.

O Projeto de Lei que traz grandes benefícios aos agentes comunitários de saúde do Encanto, foi respaldado inclusive em um manifesto de total apoio assinado pela categoria e anexado a iniciativa do Governo Acreditando no Desenvolvimento.

Ipanguaçu

O Ministério da Integração Nacional liberou neste mês de março R$ 90,9 milhões para obras de infraestrutura hídrica. Deste total, R$ 68,9 milhões para o Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Do montante, o Estado do Rio Grande do Norte recebeu R$ 13,2 milhões, sendo R$ 13 milhões destinados à construção do Sistema Adutor Alto Oeste e R$ 200 mil para a elaboração de projeto básico de macrodrenagem da Ilha Ipanguaçu e desobstrução da calha do rio Pataxó.

A notícia não podia ser melhor para o Vale do Açu, sobretudo Ipanguaçu, que sofre, em tempos de inverno rigoroso, com as enchentes provocadas pelo transbordamento do rio Pataxó.

Ibama fecha fornos de produção de cal

O chefe de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Robson Lopes Santana, cumprindo determinação do Ministério do Meio Ambiente para impedir o avanço da desertificação na região de caatinga no Rio Grande do Norte, desenvolveu a Operação São José, do dia 20 a 28 de março.

A operação, que envolveu equipes de fiscalização do Ibama de Mossoró, Caicó e Natal, visitou 30 áreas que aparecem nas fotografias de satélite, e constatou que em mais de 80% dos caos realmente se tratava de desertificação, mas nos outros 20% se tratava de plantações de cajueiro e outras espécies em início de produção.

E das regiões visitadas, Robson Santana destacou que a região do Seridó é onde os empresários na área de Cerâmica estão mais avançados quanto ao zelo com o meio ambiente. Segundo ele, as cerâmicas de Carnaúba dos Dantas estão 100% legalizadas. Não sofreram qualquer punição. No Vale do Açu, os ceramistas também estão licenciados.

Neste caso, estão usando algaroba ou cajueiro, espécies consideradas exóticas para extrair a lenha usada nos fornos. Poucos foram advertidos ou multados. Agora na indústria de cal em Governador Dix-sept Rosado, as equipes de fiscalização do Ibama encontraram um verdadeiro caos. Não existe licença de funcionamento e nem autorização para extrair lenha.

O município tem 68 fornos queimando lenha oriunda da caatinga, segundo informa a prefeita Lanice Ferreira de Sousa. O Ibama visitou 31 e fechou todos. Segundo Robson Santana, as multas pelo funcionamento sem licença ambiental do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) variam de R$ 2 mil a R$ 10 milhões.

No caso, Robson Santana disse que preferiu aplicar multa de R$ 2 mil. No caso do crime ambiental de uso de lenha da caatinga sem autorização, a multa prevista em lei é de R$ 300 por metro de lenha apreendido. Teve proprietário de forno que foi multado em R$ 50 mil. "Os produtores de cal já estavam informados da ilegalidade desde janeiro de 2009 e mesmo assim continuaram com o erro", explica o chefe de fiscalização do Ibama.

Carnaúbais X Assu


 

 As declarações do prefeito Ivan Júnior de que as áreas rurais de Vila Nova e Mutambinha pertencem a Assú, provocaram reações na comunidade política de Carnaubais. A disputa é pelos royalties do petróleo, explorado nessas áreas, que pouco mais de três anos foram transferidos de Carnaubais para Assú.

O prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, disse que não quer mais diálogo com a prefeitura de Assú e que vai procurar seus direitos na Justiça Federal. Segundo ele, o caso sai da justiça comum porque existe na Agência Nacional de Petróleo (ANP) um documento falso indicando que as comunidades são de Assú.

Cavalcante acusa a prefeitura de Assú, na gestão do ex-prefeito Ronaldo Soares, de ter fabricado o documento com informações falsas sobre os limites dos dois municípios. Ele disse que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou de uma audiência pública em Carnaubais reafirmando que as comunidades de Vila Nova e Mutambinha não pertencem a Assú.

Luizinho entrou ainda com um processo administrativo na ANP (n° 48610004303/2001-20), reclamando os direitos dos royalties do Estreito B, que Carnaubais perdeu em 2007.

Na segunda-feira, 29, Ivan Júnior disse ter ido a Natal e verificado junto ao IBGE e a Secretaria de Estado da Reforma Agrária e Assuntos Fundiários (SEARA) que as áreas, acima citadas, pertencem a seu município. Embora defenda os interesses do município, o prefeito disse que tentaria resolver tudo com diálogo e chegou a marcar uma reunião para ontem, às 9h, para discutir o assunto com o colega Luizinho. O estopim foi acesso quando Luizinho descobriu que Ivan tinha viajado a Natal sem desmarcar ou recombinar o encontro. "Não quero mais diálogo com Assú, nossa conversa agora será na justiça", especificou.

O prefeito de Carnaubais divulgou uma série de documentos, comprovando que as áreas petrolíferas são de domínio do seu município, entre elas a lei 2.927 de dezembro de 1963, assinado pelo então governador Aloísio Alves, sobre a criação do município que institui no artigo 2° que o município se divide justamente na comunidade de Poço Verde e o documento do Idema desautorizando a utilização do mapa do IBGE pela ANP. "Nós somos responsáveis pelas ações e programas governamentais nessas comunidades e Assú é quem fica com os royalties", reclama Luizinho.

Jornal de Fato

Olho D'agua dos Borges

Gerindo recursos da municipalidade, o prefeito José Jackson Queiroga tem dado continuidade ao rol de mudanças no visual da cidade com a realização de uma série de obras, dentre elas uma reforma completa na estrutura do Centro Administrativo, cujas obras estão em franca atividades e ainda na transformação de praças antigas em ambientes modernizados.

No entanto, para quem trafega com destino a cidades do Médio e Alto Oeste potiguar e se tem de passar pela área urbana deste município tem se deparado com uma moderna e estruturante obra que é constituída da construção de um calçadão responsável por circundar quase toda a cidade. Para que esse empreendimento ser realizado, tornaram-se necessários que outros setores da área também passassem por mudanças, como é o caso do alargamento da rua em algumas áreas para que a via pedestre pudesse ter passagem.

O processo de urbanização da cidade com a construção do novo calçadão vai permitir aos moradores das áreas adjacentes uma melhor segurança em relação ao tráfego de veículos pelas RNs 117 e 177, que cruzam a cidade. "Esse calçadão, além de servir como uma barreira de segurança para quem reside na área, também será de bom uso para quem aprecia fazer caminhada nas primeiras horas da manhã ou ao cair da noite", disse um trabalhador da obra.

Em contato com a reportagem, o prefeito Jackson Queiroga, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e pela segunda vez atuando como chefe da municipalidade, disse que a construção deste calçadão é uma das inúmeras obras que ele pretende ver realizada no decorrer destes meses futuros. "Nós vínhamos percebendo a falta de um local apropriado para os pedestres trafegarem naquele trecho. O fluxo intenso de veículos no trecho colocava a vida de muitos dos moradores em risco, e eles tinham que se aventurar pelo acostamento, às margens da rodovia, sem qualquer segurança ou sinalização. Daí nossa intenção de dar continuidade àquela obra que tinha a sua primeira etapa já concluída", declarou o prefeito.


Racho da Cruz

A parceria formada entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Turismo para a construção de um monumental estádio de futebol para uma cidade do porte local esta em vias de ter a sua segunda etapa - que seria a de ordem conclusiva - iniciada e para tanto necessita apenas da aprovação do projeto idealizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), que incorrerá na liberação de recursos financeiros para o reinicio das obras, isso agregado ao processo de licitação que aconteceria em seguida.

"A primeira etapa, que consta da parte de infraestrutura do projeto, isto é, a construção dos alicerces e o erguimento das paredes, já é dado como encerrado. Agora estamos esperando a liberação dos recursos para que seja feita a aparelhagem no que se refere a instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, bem como todo o acabamento que a obra necessita", disse o prefeito Marcos Aurélio, que comemora de forma antecipada a iniciativa que teve de projetar tão importante obra e receber a parceria do Ministério da Cultura.

O Estádio de Futebol de Riacho da Cruz, depois de construído e pronto para ser utilizado, vai projetar o município como uma espécie de referência esportiva no interior do Estado, podendo acender a ideia de que a região do Médio Oeste possa formar um grupo de atletas com vistas a permear uma vaga em campeonatos de nível elevado na elite esportiva potiguar.

O município de Riacho da Cruz, nesta primeira década do século XXI, tem sido contemplado com benefícios que poucos municípios brasileiros vêm conseguindo obter, como é o caso do Prêmio Gestor Eficiente em Merenda Escolar, o qual conseguiu conquistar por dois anos seguidos e, por último, a sua inclusão entre outros dez do Médio Oeste potiguar a ser beneficiado com o Projeto ProInfância, onde cerca de 240 crianças com idade de 0 a 6 anos vão ser atendidas numa creche modelo.

Upanema

O ex-prefeito de Upanema, Jorge Luis (PMDB), em entrevista ao CORREIO DA TARDE, pouco antes da solenidade de assinatura do edital de licitação para construção do trecho de 78 km da BR-110 entre os municípios de Mossoró e Campo Grande, disse que não existe nenhuma divergência entre ele a prefeita Maristela Freire, também do PMDB, como vem sendo noticiado constantemente pela imprensa do Rio Grande do Norte. Jorge Luis disse, inclusive, que tem feito todo o esforço necessário no sentido de auxiliar a prefeito em sua gestão. "Apesar de está um pouco afastado da política para cuidar mais diretamente das empresas de nossa família, tenho oferecido apoio à prefeita no sentido de que ela possa fazer uma gestão de qualidade. Independente de qualquer coisa, ela é do nosso partido e tem todo o nosso apoio", disse o ex-prefeito, sem comentar os problemas que a prefeita vem enfrentando com servidores, principalmente da educação e saúde.

Sobre a possibilidade de voltar a disputar a prefeitura de Upanema em 2012, o ex-prefeito se limitou a dizer que ainda falta muito tempo para o pleito. "Ainda está muito distante. Mas na política tudo é possível. No entanto, não podemos esquecer que a prefeita tem o direito de disputar a reeleição. Além disso, ela é do meu partido", disse Jorge Luis, deixando aberta a possibilidade de disputar a eleição.

Pessoas próximas ao ex-prefeito afirmam que embora ele tenha desistido do projeto de disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de outubro, ele não deverá fazer o mesmo com relação à eleição de prefeito, daqui há dois anos.

Cauteloso, Jorge Luiz sabe que anunciar pré-candidatura a prefeito faltando mais de dois anos da eleição, sendo a atual prefeita pertence ao seu partido e com direito à reeleição, não seria bom negócio. "Por enquanto vou continuar atuando nos bastidores. Tenho que cuidar dos negócios da família, mas não pretendo abandonar a política", adiantou.

Com relação ao pleito deste ano, o ex-prefeito disse que seu grupo já definiu alguns nomes, como o deputado estadual Walter Alves, deputado federal Henrique Alves e senador Garibaldi Filho, todos do PMDB, mas ainda não definiu seu posicionamento com relação aos nomes para o governo e também quanto ao segundo voto de senador. "Estamos aguardando as definições. Quando forem fechadas as alianças entre as lideranças estaduais, podemos saber que rumo seguir", acrescentou Jorge Luis.

Polícia despeja 75 famílias integrantes do MST

O Batalhão de Choque da Polícia Militar despejou 75 famílias ligadas ao Movimento dos Sem Terra (MST) instaladas num latifúndio no município de Touros.

O despejo ocorreu ontem e contou com a presença de aproximadamente 150 soldados do batalhão que chegaram ao local em torno das 14h.

Após a retirada das famílias os barracos foram queimados juntamente com os pertences. Seis pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital Municipal de Touros.

O comando da PM apresentou um documento de reintegração de posse, que tinha um selo que segundo o MST era do Tribunal de Justiça do Acre e não contava com assinatura do juiz.

Segundo o MST, no ano passado, o Incra fez a vistoria e concluiu que a fazenda de 950 hectares é improdutiva.

O latifúndio era ocupado há dois meses pelos trabalhadores rurais, pela segunda vez.

A primeira ocupação nesse latifúndio foi em 2003, quando o MST denunciou que a área não cumpria a sua função social, como determina a Constituição.

Atualmente, mais de duas mil famílias estão acampadas no Rio Grande do Norte na luta pela Reforma Agrária.