quinta-feira, maio 06, 2010

Imagem do Dia

Ronaldo Angelim abriu a mala no saguão do aeroporto de Congonhas, pegou um saco plástico e, dentro dele, tirou uma camisa do Corinthians. Ainda suada e amassada do jogo da noite de quarta-feira, a blusa tinha um significado especial: pertencia a Ronaldo.


Essa vai para um quadro - disse, exibindo o “troféu” com orgulho.

A camisa 9 de Ronaldo seguirá em breve para Juazeiro-CE e terá lugar especial na coleção de mais de 500 uniformes do zagueiro. Um deles, como revelado pelo GLOBOESPORTE.COM no fim de 2009, é o de Cabañas, carrasco do Flamengo na Libertadores de 2008.

Marcelino Vieira

Continuam sendo registradas denúncias de descaso com a saúde pública no município de Marcelino Vieira, notadamente no Hospital Maternidade Pe. Agnelo Fernandes.

No final de semana, a doméstica. Irene Maria Adelino denunciou, através da Rádio Vitória FM 104, que teria sido agredida por um médico dentro do Hospital Maternidade Pe. Agnelo Fernandes.

De acordo com Irene Maria, as agressões teriam começado quando ela se encontrava acompanhando seu pai de 87 anos que estava com problemas intestinais e precisou de cuidados médicos naquela unidade. Ela disse que além das agressões verbais sofridas, ela ainda teve que enfrentar problemas com a falta de medicamentos e a ingerência dos diretores e funcionários da unidade hospitalar que nada fizeram. "Ninguém quis intervir nessa perversidade praticada pelo médico. Após momentos de terror pelos quais eu passei, a polícia militar foi acionada para intervir já que eu havia desmaiado", disse a vítima através do programa de rádio.

Segundo Irene Maria, após seu desmaiou e teve que ser socorrida por familiares que chegaram ao local. Utilizando o mesmo programa de rádio foi anunciado pela secretario municipal de saúde que o médico acusado seria excluído do quadro de funcionários do município.

De acordo com informações dos próprios funcionários do hospital, o médico já havia criado outros problemas, desde quando começou a clinicar. Dentro do mesmo programa de rádio, surgiram novas denúncias contra as condições de funcionamento da unidade hospitalar.

Correio da Tarde

Janduís

Em reunião realizada nesta segunda-feira, foi definida a programação para celebrar o Dia das Mães, na cidade de Janduís.


O secretário de Educação, Cultura e Desporto sugeriu que a data fosse comemorada no próximo sábado, 8 de maio. Participaram da reunião representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

O evento vai homenagear as mães de Janduís com apresentações culturais das escolas municipais, sorteio de brindes e show musical ao vivo com o cantor Marcos Lima.

São Paulo do Potengi


O dia do agricultor familiar do potengí foi promovido pela FETRAF/RN, prefeitura Municipal de São Paulo do Potengí, governo do estado, governo federal e BNB.

Mais de 1.000 agricultores dos 11 municípios que formam o Território da Cidadania Potengí, técnicos, agentes de governo, e o povo em geral prestigiaram o evento realizado no último dia 03.

A comemoração ao dia do agricultor contou com uma gama de serviços tanto do governo federal como da prefeitura local, com estandes onde tinha desde vacinação grátis, teste de glicemia, até o ônibus móvel do MDA com a campanha da documentação, além de muitas barracas com o artesanato local, comidas típicas, e muitas apresentações culturais.

A programação da festa foi muito dinâmica, onde houve fala das autoridades presentes, e depois entre uma palestra e outros shows culturais com artistas do território.

Presentes na festa e na mesa de autoridades a deputada federal Fátima Bezerra, deputado estadual Fernando Mineiro e o pré-candidato ao senado Hugo Manso.

No encerramento houve sorteio de brindes e muito forró. A festa foi avaliada por todos como muito boa organizada.

Johan adonis

Nova Cruz

O governador Iberê anunciou para este mês de maio a inauguração da Cadeia Pública de Nova Cruz – que acomodará os presos de vários municípios da região Agreste.
No evento que aconteceu nesta terça-feira na governadoria, o governador assinou ordens de serviços para a construção das cadeias públicas de Macau e de Ceará Mirim, fez a nomeação de 400 novos agentes penitenciários, anunciou o ingresso de mais 90, e a criação de mais 1.040 novas vagas no sistema carcerário do RN.

Ipanguaçu


O Promotor de Justiça da Comarca de Ipanguaçu, em substituição, Marconi Antas Falcone de Melo, instaurou um Inquérito Civil para apurar a existência de uma política de saneamento básico no município, na atual gestão do prefeito Leonardo Oliveira, do PT.

A Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais nessa área, determina a elaboração de planos de saneamento básico nos municípios. Esses Planos devem ser fruto de um processo de decisão político-social; primando pela transparência, tornando públicos os estudos, a situação atual e as prioridades para os serviços de saneamento básico; e garantindo a participação da sociedade.

O Promotor de Justiça esclarece que o plano de saneamento de Ipanguaçu deve contar o diagnóstico da atual situação, os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, descrição das ações para emergências e contingências e detalhamento dos mecanismos de controle.

A investigação pretende não apenas saber se existe ou não uma política de saneamento básico no município, mas buscar os mecanismos legais necessários para que essa política seja implantada. Para isso, na Portaria de abertura do Inquérito Civil, o Promotor de Justiça ressalta que caso não exista ainda uma política de saneamento em Ipanguaçu ele vai “buscar, numa ação conjunta e solidária com os órgãos do poder público e da sociedade em geral, a formulação das políticas e do plano municipais de saneamento básico, de modo a concluir, se for o caso, o inquérito, com a celebração de Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas, expedição de Recomendações e eventual propositura de Ação Civil Pública”.

Ipanguaçu em dia

Campo Grande


A prefeitura de Campo Grande não vai realizar as festas de São João. Em virtude do calendário ser próximo da festa de Santana, a administração cuidando de você vai priorizar a festa da padroeira do sertão que começa logo na segunda semana de julho. Mais claro que haverá as quadrilhas estilizadas e as tradicionais arraias com quadrilhas improvisadas em todos os bairros e colégios da cidade o mês inteiro. O atual gestor não vai participar de aventuras financeiras com bandas e comprometer a programação em julho vindouro. Muito bem pensado.

CG NEWS

Jardim do Seridó


Após a sessão ordinária da câmara municipal desta terça-feira (04), o marido da secretária de saúde do município, Zuíla Coutinho, Severino Paiva, partiu de encontro ao vereador da oposição, Iron Júnior, (foto) no intuito de agredi-lo, mas foi contido por um vereador da situação, que o afastou do vereador Iron Júnior.

Conforme informações do vereador Iron Júnior, o descontrole do homem foi causado pelo fato do mesmo ter feito algumas críticas em relação ao trabalho da secretária, vindo então de encontro ao mesmo exigindo que o nome de sua esposa não fosse citado, além de questionar o trabalho do Dr. Iron Lucas, que é o pai do vereador, e também a decisão do magistrado que obrigou a prefeitura fazer antes o repasse para o hospital.

Ainda conforme informações do edil, o marido da secretária chegou a dizer que o magistrado errou na sentença, quando abrigou a prefeitura a fazer o referido repasse, e chamou o vereador de mentiroso, ao afirmar que o médico Dr. Iron Lucas não faz as consultas de graça para o hospital Dr. Ruy Mariz, como havia falado o vereador em sessão da câmara.

Iron Júnior confirmou ao Blog do Paulinho Barra Pesada, que seu Pai só ganha pelas cirurgias, internações e plantões médicos, mas que os atendimentos de consultas ele faz voluntariamente. “Ele me chamou de mentiroso e disse que o Juiz tava errado, e que eu não citasse mais o nome de sua mulher, e ainda que ia me processar no Ministério Público Federal, e o pior, ele vinha pra cima de mim, e gritava que eu estava querendo agredi-lo, tentando se fazer de vítima”. Relatou o vereador.
Paulinho Barra Pesada

Jucurutu

A Cidade de Jucurutu estará realizando no próximo dia 30 de Maio, Festa para escolha da Mais Bela Garota & Garoto da Cidade de Jucurutu.


A Festa acontecerá nas dependências do Club ACEJ em Jucurutu e tem como patrocinadores: Secretaria de Ação Social, Del Rayssa, Sandro Pierre presidente da URNE no Rio Grande do Norte.

Um destes candidatos nas categorias masculino e feminino irão participar do Concurso de Escolha da Mais Bela Garota e Garoto do Vale que acontece em outubro na Cidade de Assu.

Alto do Rodrigues

O Prefeito Eider Medeiros, o Secretário de Obras Wilson Cunha e a equipe de engenheiros responsáveis pelo projeto do dique de contenção das águas da várzea visitaram as áreas onde o Chicolão (este será o nome do dique) será construído.

O próximo passo será a preparação da documentação necessária para que o prefeito Eider possa levar até Brasília. Depois virão a licitação, a ordem de serviço e o início das obras

O dique é um sonho para a população que mora na região próxima a várzea e que, em anos de inverno rigoroso, sofre com as águas que invadem residências, forçando as famílias a deixarem suas casas e se abrigarem em alojamentos fornecidos e mantidos pela prefeitura durante os meses de cheia.

Mylene Medeiros

Lages

A CAERN registrou durante o mês de março de 2010, o maior repasse ao Hospital Infantil Varela Santiago desde o início da campanha. O valor repassado foi de R$ 12.484,39.
Porém, mesmo com o aumento da arrecadação, o valor ainda está abaixo do esperado e é importante que todas as pessoas que possam doar, contribuam através do pagamento da conta de água.

O Hospital.
O Varela recebe crianças de todos os municípios do Estado, portanto, a adesão dos contribuintes pode ser de qualquer local do Rio Grande do Norte. É referência em atendimentos mais complexos para crianças, como os portadores de câncer e do vírus HIV.

O atendimento da unidade não deixa a desejar a hospitais particulares, onde as crianças e acompanhantes são tratadas com atenção e carinho. As crianças recebem alimentação de acordo com suas necessidades e todo este diferencial eleva os custos de manutenção.

Além disto, o hospital disponibiliza atendimento complexos como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital é uma instituição de caráter assistencial filantrópica mantida através de doações oriundas de diversos segmentos da sociedade para manter o atendimento exclusivamente às crianças oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital e interior do Estado.

Por ser referência, o hospital é muito procurado, e a demanda é sempre superior ao número de leitos.

Apesar das dificuldades, o Varela Santiago é o único hospital no Rio Grande do Norte com estrutura e profissionais para realização de neurocirurgia, fazendo também cirurgia de tórax a abdome.

Mantém uma média de 300 atendimentos mensais a crianças com câncer e com doenças de alta complexidade, como os meninos e meninas portadores do vírus HIV.

Doações.
Para se tornar um doador, a pessoa deve dirigir-se ao Hospital Varela Santiago ou aos escritórios da CAERN. Nos escritórios da Companhia, os empregados imprimem a tela de cadastro e usuário assina o documento se comprometendo a fazer as doações.
Se preferir, pode aderir através do site www.caern.com.br. O doador deve entrar no link de doações ao Hospital Infantil Varela Santiago. Após o envio de dados, os funcionários do hospital vão retornar para confirmar as informações escritas no formulário.

O valor e o tempo de contribuição é variável, dependendo da opção de cliente, não sendo inferior R$ 1 como contribuição.
Todo valor arrecadado é depositado em conta única, mensalmente divulgado e repassado ao hospital, que mantém o cadastro dos doadores.

Outras informações sobre o trabalho podem ser obtidas através dos telefones 3232-4151 ou 3232-2875 (CAERN) e 3209-8200 ou 3209-8235 (Hospital Varela Santiago).

Agreste

Diante da falta de delegados nas cidades da região agreste, a nossa reportagem procurou o Delegado Regional, José Carlos de Oliveira, que comanda a 6ª D.R.P. – Delegacia Regional de Polícia Civil – com sede em Nova Cruz, para falar sobre o caso.

O delegado explica que, atualmente responde por 16 delegacias que fazem parte da 6ª DRP. Ou seja, além de ser o titular da delegacia regional, este ainda responde por outras 16 delegacias municipais que estão sem delegado. Sobrecarregado de trabalho, o delegado José Carlos de Oliveira disse que a falta de delegados no interior não é culpa do Governo do Estado, que já fez o concurso público para suprir a carência nas cidades potiguares, mas pelo fato de alguns candidatos que prestaram o concurso terem entrado na justiça, o processo de nomeação destes servidores está demorando.

“Tão logo haja a nomeação dos novos delegados, o que não vai demorar, encerra-se o problema de um delegado responder por várias delegacias”, conclui.

Gazeta do Agreste

Caraúbas


A Delegacia de Polícia de Caraúbas tem novidades sobre o caso do desaparecimento de Jonathan da Silva Dantas, de 12 anos, sumido desde o dia 21 deste mês.

A informação é de que a criança teria sido levada pelo próprio pai, que é um soldado da PM. O nome dele não foi divulgado por questão de sigilo.

Segundo o que foi repassado pela DP, o PM também está desaparecido e é cogitado como principal suspeito, pois a mãe da criança não queria deixá-lo ver o filho.

Além de Jonathan Dantas, outro caso envolvendo uma criança está tendo repercussão no estado. Dinailson, de 8 anos, foi encontrado sozinho pela Polícia Rodoviária Federal, na cidade de Mossoró.

O menino é surdo-mudo e teria sido deixado por um caminhoneiro às margens da rodovia. A criança está sob os cuidados no Núcleo Integrado de Apoio à Criança – NIAC, em Mossoró, e até o momento não se tem informação de onde ele seja.

Blog de Francisco Dantas

Ceara-Mirim

Os eleitores que deixaram para tirar ou transferir o título de eleitor no último dia enfrentam longas filas em Ceará Mirim.


Um recado, na porta do cartório, tenta animar os eleitores que aguardavam na fila:

Venha-Ver

A prefeitura e a câmara municipal de Venha-Ver lançou edital de concurso publico de Provas e Títulos para preenchimento de vagas no seu quadro funcional.

Para a Prefeitura estão disponíveis 106 vagas, já a câmara só dispõe de 02 vagas.

As vagas serão distribuídas entre candidatos com nível fundamental, médio, superior e técnico. Os salários vão de R$ 510,00 a R$ 1.000,00.

A elaboração e execução dos dois concurso será da empresa SOLUÇÕES – Métodos e Seleção de Pessoal LTDA, sob a coordenação e supervisão da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010.

A seleção para os cargos oferecidos compreenderá as seguintes fases: a) provas objetivas, de Caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e b) prova de títulos somente para os cargos de Professor – todas as áreas.

As inscrições serão realizadas entre os dias 04 e 15 de maio pela internet no site http://www.solucoesconcursos.com.br/ e presencialmente na sede da Prefeitura de Venha-Ver, de segunda a sexta, no horário das 08h às 13h.

De acordo com o programa, as provas serão realizadas na cidade de Venha-Ver nos dias 19 e 20 de junho em horários a serem divulgado posteriormente.

O resultado será divulgado no dia 07 de julho, por meio do Diário Oficial do Município, em mural fixado na sede da prefeitura e no site da empresa Soluções Concursos. O concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período caso haja necessidade.

Governo vai reformar mais de 100 escolas

Cerca de 100 escolas serão reformadas e ampliadas pelo Governo do Estado para que possam oferecer cursos profissionalizantes aos alunos que concluem o Ensino Médio. Para isso, a Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (SIN) agiliza o processo de licitação das obras.

Cerca de 30 já foram licitados e as obras já começaram em oito escolas. Serão investidos R$ 63 milhões, resultado de parceria firmada entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

Na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, em Natal, por exemplo, as obras seguem no ritmo do cronograma. Além das salas para realização dos cursos profissionalizantes, o governo realiza também obras de reparo nas estruturas físicas da escola. Para evitar atraso nas obras e qualquer problema nos serviços, a SIN mantém fiscalização permanente.

Brasil Profissionalizado


Também estão sendo reformadas escolas nos municípios de Brejinho, Canguaretama, Serra do Mel e Parnamirim. O coordenador de obras da SIN, Luciano Xavier, explica que o programa é de fundamental importância, pois beneficiará todo o Rio Grande do Norte.

“O Brasil Profissionalizado tem sua importância reforçada a partir do momento em que se estende para o interior, região em que o acesso ao ensino profissionalizante é mais difícil”, comenta.

O programa faz parte do Brasil Profissionalizado, uma iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica em todo o país. As escolas reformadas darão a possibilidade de o jovem ter um aprendizado satisfatório e, ao final do ensino regular, passará por cursos de qualificação profissional.

Perceber o potencial da educação como elemento multiplicador e utilizá-la como ferramenta base para o desenvolvimento econômico e social do povo potiguar. É com esse olhar voltado para o futuro dos jovens que o Governo do Estado tem investido na base, com a reforma e ampliação de centenas de escolas em todo o Rio Grande do Norte.

A iniciativa repassa recursos do Governo Federal para que os Estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.