terça-feira, maio 25, 2010

SÃO BENTO DO NORTE

No próximo final de semana acontece o 5º Festival de Inverno de Serra de São Bento. O cardápio de atrações prevê música, arte popular, turismo, roteiro gastronômico, moda e religiosidade.


Localizada a 109 km de Natal, Serra de São Bento preparou uma estrutura de palcos para shows, tendas gastronômicas e festival da cachaça.

Os restaurantes e bares Paçoca de Pilão, Ombak, Pitanga Bar e Peixada da Comadre terão espaço na praça de eventos.

Haverá shows no coreto e na praça. No palco da praça, sexta-feira tem shows de Ferro na Boneca e João Bandeira.

No sábado, as atrações são Forró Du Bom e Forrozão Tá na Cara. No domingo tem Messinho Sanfoneiro e Banda Feras. No coreto, shows de Uskaravelho, do comediante potiguar Mafaldo Pinto e de Carlinhos Zens.

Para quem é adepto dos esportes de aventura, este ano a programação terá competições de motocross e cavalgada.

CARNAUBAIS

Teve inicio nesta segunda-feira a Semana Literária de Carnaubais tendo por objetivo oportunizar e incentivar a leitura através de amostra de trabalhos realizados pelos alunos das escolas do municipio.

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação com apoio e incentivo da prefeitura de Carnaubais, Livraria Câmara Cascudo e Fundação José Augusto.

A programação iniciou com atividade extra no assentamento Cavacol - onde será implantada a Arca das Letras. A partir desta terça-feira, acontecerão lançamentos de livros, homenagens e apresentações na praça Santa Luzia.

Na quinta-feira, dentro das atividades extras, haverá o Seminário para educadores com presença dos palestrantes: Tarcisio Gurgel e Amelinha. No encerramento na sexta-feira, 28, haverá a Roda Literária e show de música com o poeta Esso Alencar.

CARAÚBAS

Já estão definidas as datas de inscrição e como vai funcionar a próxima rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nas universidades no segundo semestre.

Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem 2009) e quiserem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior deverão acessar o sistema no período de 10 a 14 de junho.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai participar do processo, oferecendo 910 vagas, sendo 660 para o campus central de Mossoró; 150 para a UFERSA Angicos, e 100 para o mais novo campus, a UFERSA Caraúbas.

CAMPO GRANDE

A prefeitura de Campo Grande iniciou os trabalhos na Avenida Joaquim Leal Pimenta (Via Costeira) para dar inicio a um desejo de anos da população que é o asfalto. Estão sendo feito o serviço de planagem do calçamento e retirando as lombadas fora do padrão sempre criticadas pelos motoristas.

TOUROS

A ex-primeira dama de Touros, Kainara de Oliveira Farias venceu licitação para contratação de transporte escolar de alunos da rede pública municipal de educação do Município de Touros, em pregão realizado no dia 23/04 passado. Ela será responsável por parte do transporte escolar municipal. A notícia sacudiu Touros. Assim como Kainara outros nomes ligados ao ex-prefeito Heriberto de Oliveira também se deram bem na hasta pública.

O assunto das licitações chegou a ser abordado na Câmara Municipal de Touros pelo vereador, Nei Leite. Causou estranheza ao edil tourense o fato do ex-padeiro Anderson Ribeiro de Castro ter vencido licitação para cinco transportes escolar. O vereador lembra que Anderson é uma pessoa humilde, sem recursos financeiros para assumir tamanho compromisso. O vereador também disse que Anderson e muito ligado ao vereador Edvaldo Medeiros. "Quero abrir a Caixa de Pandora de Touros", falou o vereador que já formalizou denuncia ao Ministério Público local.

É notícia corrente em todo o município o fato da ex-primeira dama de Touros ter vencido a licitação para transportar alunos da rede pública, o assunto virou comentário geral. O ex-prefeito Heriberto deixou a Prefeitura de Touros com inúmeros problemas, principalmente muitas dividas.

Sabe-se hoje que boa parte da crise financeira enfrentada pela atual gestão da prefeita Luciana Farias, tem na administração passada sua origem. O ex-prefeito deixou de herança uma prefeitura aniquilada e já vem respondendo alguns processos por conta disso. Mesmo depois de tantos anos vivendo do poder (foram dois mandatos (1994 - 1998) e (2004 - 2008).

Ausente da vida política tourense há mais de um ano o ex-prefeito Heriberto tenta dessa forma uma voltar a vida pública, quem sabe lançando a esposa como sua candidata em 2012. Nossa reportagem tentou contato com a ex-primeira dama e seu marido sem sucesso.

RIO DO FOGO

O prefeito do município de Rio do Fogo Egídio Dantas, foi vitima de uma emboscada na noite do último sábado 22/05, próximo ao anel viário da sua cidade na BR-101. Segundo testemunha, o prefeito foi seguido por um veículo Fiat Uno de cor vermelho ocupado por duas pessoas encapuzadas que tentou fechar a sua caminhoneta. Houve troca de tiros e o motorista do prefeito foi mais esperto e conseguiu retornar para a cidade em uma manobra típica dos filmes de ação. Graças aos céus nada aconteceu de mais grave. Não custa lembrar o risco que representa viajar a noite na BR-101.

JOÃO CÂMARA

A festa promovida pelos amigos de Iberê, certamente não contou com a presença do prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino. Em nenhum momento o seu nome chegou a ser divulgado na relação dos presentes pelo locutor. Também não foi visto pelas tendas ou mesmo no meio do povão, nenhum de seus aliados, a não ser o vice-prefeito Tico Melo(PSB) e sua genitora, Marluce Melo. Com isso aumentam as especulações de que o gestor municipal não seguirá com o governadora Iberê Ferreira como se prega por aí. A falta de definição do prefeito até o presente momento, está se configurando na falta de compromisso com o governo.