quarta-feira, maio 26, 2010

ROTEIRO SERIDÓ

O Rio Grande do Norte será um dos premiados pelo Ministério do Turismo (MTUR), pelo caso de sucesso do projeto "Roteiro Seridó: Aventure-se por este caminho", no 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que ocorre de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo.

O secretário estadual de Turismo, Múcio Sá, receberá o troféu "Roteiros do Brasil", durante uma solenidade neste dia 27 de maio. Os projetos foram analisados por uma comissão de especialistas que selecionou os que mais se destacaram, ao aliar seus potenciais turísticos às iniciativas ecológicas, sociais, culturais e históricas. No mês passado, o Estado recebeu outro reconhecimento: foi escolhido como o melhor destino do Brasil pelos agentes de viagem de São Paulo, durante a 33ª Aviestur, realizada em Campos do Jordão (SP).

Os caminhos que levam ao Seridó (RN) foram catalogados e transformados em roteiro turístico, por meio de um trabalho que envolveu técnicos, consultores, empresários da região e algumas prefeituras. A ação nasceu de uma parceria entre o Sebrae (RN) e a SETUR, que, em 2005, lançaram oficialmente o roteiro. O Seridó ficou com o primeiro lugar na categoria Roteiro Turístico. Com base em planejamento estratégico, o Roteiro Seridó, que passeia por sítios arqueológicos, pela gastronomia típica e pela contemplação de belas paisagens, ampliou a oferta de atrativos, destacando aspectos naturais e culturais da região.

Por meio do Programa de Regionalização do Turismo, o MTur, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), contemplará dez casos de sucesso do Brasil, durante o evento no Anhembi. A premiação incentiva a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos, ampliação da permanência e o gasto médio dos turistas. Os casos também serão apresentados no Núcleo de Conhecimento do Salão, em formato de palestras, em 28 e 29 de maio.



DIVULGAÇÃO DOS POLOS TURÍSTICOS - Durante o 5º Salão do Turismo, o Governo do Estado, por meio da Setur e da Emprotur, mostrará ainda os atrativos do Rio Grande do Norte tanto no litoral com quanto no interior do Estado, por meio de material publicitário exclusivo sobre os pólos turísticos do RN, elaborado pela secretaria, em parceria com o Sebrae. Ao todo, serão distribuídos 20 mil exemplares, que apresentarão os diversos pontos turísticos existentes, atualmente, no Estado, dentro do Programa de Regionalização, contemplando os pólos Costa das Dunas, Costa Branca, Pólo Serrano e Pólo Agreste/ Trairi.

Promovido pelo Ministério do Turismo, esta quinta edição do Salão do Turismo deve receber cerca de 100 mil visitantes, incluindo profissionais da área e o público.

RIACHO DA CRUZ

O prefeito de Riacho da Cruz Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, foi contemplado com o prêmio índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS), mérito especial instituído pela Confederação Nacional dos Municípios CNM), como forma de compreender e estimular a melhoria das gestões municipais.

O gestor norte-rio-grandense foi o único contemplado do Estado e ficou colocado entre os melhores do país. A entrega da comenda aconteceu na semana passada numa programação que coincidiu com a XIII Marcha dos Prefeitos a Brasília, em Defesa dos municípios que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio deste corrente ano, durante importante solenidade no auditório do Royal Tullip Brasília Alvorada Hotel.

LUIZ GOMES

O ex-prefeito de Luis Gomes, Pio X Fernandes (PSB), oficializou nesta segunda feira sua pré-candidatura a deputado estadual e confirmou o apoio à pré-candidatura de Iberê Ferreira de Souza (PSB) à sucessão estadual, bem como da ex-governadora e presidente do Partido Socialista Brasileiro, Wilma Maria de Faria, ao cargo de senadora. "Minha candidatura tem como único objetivo servir ao meu partido", disse. Pio X é médico cirurgião e atua nos hospitais Cleodon Carlos e Nelson Maia, em Pau dos Ferros. Na política, já foi três vezes prefeito de Luiz Gomes e presidente da Amorn (Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte). Pio X é casado com a prefeita de Major Sales, Maria Elce.


SITIO NOVO

Com o intuito de divulvar um dos municípios com caractéristicas e atrativos únicos, ideaís para a prática do turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural  .

A Prefeita Wanira de Holanda e o seu irmão Wagner de Holanda Secretário Municipal de Turismo, viajaram ontem a Sãp Paulo/SP para participar do 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que este ano acontece de 26 á 30, no Parque do Anhembi, em São Paulo/SP.


O salão é, sobretudo, uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos, segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

O evento é promovido pelo Ministério do Turismo,  e apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Atualmente, o salão está dividido em Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, Vitrine Brasil, Núcleo de Conhecimento, Encontro de Negócios e Missões Promocionais, esta subdividida em Caravana Brasil e Press Trip.

Os visitantes também podem apreciar e comprar artesanato, produtos de agricultura familiar e gastronomia típica, assistir às manifestações artísticas regionais e, ainda, participar de debates e palestras, além de conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e novos projetos turísticos.

IPUEIRA

O aposentado Expedito José de Lima, de 75 anos, residente no Sítio Boa Vista, no município de Ipueira, a 314km de Natal, morreu no início da madrugada de ontem em consequência de uma picada de cobra Cascavel. No início da noite de ontem, ao descer de um cavalo, em frente a sua residência foi picado pela cobra. Imediatamente perdeu a visão e foi socorrido para o Hospital Regional em Caicó. Na unidade hospitalar, Expedito recebeu tratamento com dez soros anti-ofídicos, mas não resistiu e faleceu.

NATAL RECEBE CURSO SOBRE SUCESSO FINANCEIRO

Natal recebe entre os dias 28 e 30 de maio, o terapeuta Nhemias Tavares. Através de técnicas seguras utilizadas na Dinamarca, Noruega, Finlândia, Inglaterra e Portugal ele trabalha o inconsciente para ativar as chaves da mente milionária fazendo com que o uso da lei de atração possa gerar riqueza, abundância e sucesso. O curso "A mente milionária" nos dias 29 e 30 de maio (sábado e domingo próximos), das 8h às 18h no Hotel Maine. Mais informações pelos telefones 8701-4720, 9909-6637 e 3234-3422.

EXTREMOZ

A família da adolescente de 17 anos portadora de paralisia cerebral, que teria sido vítima de estupro pelo próprio padastro, no município de Extremoz, aguarda laudo de exame realizado anteontem, pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para confirmar a gravidez de 17 semanas. Com o resultado, que sai hoje à tarde, a família poderá pedir judicialmente a interrupção da gravidez, conforme garante o art. 128, inciso II, do Código Penal Brasileiro em casos de gravidez resultante de estupro.

Mas a família ainda não chegou a um consenso se pede a realização do aborto. Segundo uma irmã da adolescente, essa decisão só poderá sair após uma avaliação médica na garota. "Se nesse exame for constatado que a gravidez representa um risco para ela, faremos a opção pelo aborto. Se ela tiver condições de levar a gravidez até o final, a tendência será não fazer a interrupção", disse ontem a irmã mais velha da adolescente.

Entrevistada pelo Diário de Natal, no último domingo, a presidente da Comissão de Atenção à Mulher em Situação de Violência Sexual da Maternidade Januário Cicco, Stênia Lins, recomenda que a adolescente passe por uma avaliação médica com urgência por médicos da Maternidade Januário Cicco que é referência para esse tipo de atendimento. "Esse acompanhamento médico precisa ser feito imediatamente porque a Norma Técnica do Ministério da Saúde só garante a interrupção da gravidez até a 20ª semana de gestação, ou seja tem menos de um mês para fazer isso", alertou.

Com relação aos riscos da gravidez e do aborto devido aos problemas de saúde da adolescente, ela disse que riscos são inerentes a qualquer pessoa em um procedimento desses. "Mas ela terá uma gravidez normal, correndo os mesmos riscos que toda mulher corre, tanto no aborto quanto na cesária. E o aborto quando é assistido por uma equipe médica especializada o risco é mínimo.

Já a diretora médica da Maternidade Januário Cicco, Maria Daguia Medeiros é preciso avaliar para saber se a adolescente corre risco de continuar com a gravidez. Ela ainda explicou que o fato de a adolescente ter paralisia cerebral não implica em o bebê necessariamente nascer com problemas.

MUNICÍPIOS

Grande parte dos municípios do Rio Grande do Norte pode ser prejudicada caso os deputados não votem o projeto de lei enviado pelo governo do estado, que visa o aumento da margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício 2010 em 6,85 pontos percentuais. Por esta razão, alguns prefeitos foram ontem à Assembleia Legislativa conversar com os parlamentares e saber detalhes sobre a tramitação da matéria, que se encontra na Comissão de Finanças. De acordo com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio (PP), que é também prefeito de Lajes, esses municípios possuem convênios com o governo, na ordem de R$ 11 milhões, e a falta do repasse pode representar a suspensão de alguns serviços fundamentais.

Segundo Benes, o transporte escolar é um dos serviços que podem ser prejudicados, caso o repasse não seja feito. "A informação que eu tenho é que o governador afirmou, durante um evento em que participou, que estava com dificuldades para fazer o repasse, por causa desse impasse na votação do projeto de remanejamento. O transporte escolar, na maioria dos municípios, será prejudicado, já que muitas crianças da zona rural precisam desse serviço para irem às escolas. As pessoas que prestam esses serviços estão sem receber e ameaçam suspender o serviço", afirmou.

O prefeito foi conversar com o deputado José Adécio (DEM), presidente da Comissão de Finanças, para conhecer o projeto e saber se a realidade era de fato esta. "Queremos saber se esses recursos destinados aos municípios estão ou não dentro desse remanejamento. Precisamos saber se há uma relação", afirmou. Além do transporte escolar, outros setores estão sendo prejudicados com a falta de repasse. De acordo com o prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra (PSB), cerca de 50 casas que estavam sendo construídas no município estão com as obras paradas por falta de repasse. "Existe um convênio entre o município, governo do estado e Caixa Econômica Federal. O repasse para essas 50 casas é de R$ 100 mil e esse dinheiro está bloqueado por causa desse impasse na votação do projeto", afirmou.

O prefeito do município Pilões, Chagas Oliveira (PR) disse que a suspensão do repasse está prejudicando os serviços de saúde e infraestrutura da cidade. "O nosso convênio é para manutenção do hospital do município e obras de infraestrutura. Sabemos que há esse impasse entre oposição e governo, mas os grandes prejudicados são os municípios. Estamos aqui para tentar intermediar esse conflito e evitar que esses problemas se agravem e atinjam mais ainda os municípios. Já estamos passando por uma crise, fomos atingidos pela seca e agora esse impasse", declarou o prefeito.

OLIMPÍADAS ESCOLARES ATINGEM RECORDE DE INSCRIÇÃO

Este ano, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), juntamente com a Coordenadoria de Desporto (Codesp), registraram um número recorde de escolas e atletas inscritos para Olimpiadas Escolares em relação aos anos anteriores, atingindo um total de 101 instituições e 2.298 atletas.

Para o secretário de esportes, Júlio Protásio, o sucesso nos números deve-se ao esforço e ao trabalho de cooperação empreendido entre a Seel e a Secretaria de Educação por meio da Codesp. “Fizemos um amplo trabalho de mobilização e divulgação, que foi reconhecido através do número recorde de participantes inscritos”, destacou o secretário.

As competições da etapa estadual das Olimpíadas Escolares acontecem entre os dias 01 a 10 de junho contemplando as modalidades de atletismo; xadrez; natação; tênis de mesa; vôlei; judô; handebol; ciclismo; basquete; taekwondo; futsal e GRD. Para estabelecer os locais e horários dos jogos, será realizado no próximo dia 25, a partir das 8 horas da manhã, na sede da Codesp, o Congresso Técnico que irá definir toda a logística da competição.

“Está de parabéns todo e desporto escolar do RN pela participação massiva nas Olimpíadas Escolares de 2010. Teremos esse ano uma grande etapa estadual que será marcada por uma participação mais democrática entre alunos de escolas públicas e particulares”, finalizou Protásio.

Olimpíadas Escolares

As “Olimpíadas Escolares” configura-se como o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2009), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil para uma competição de abrangência nacional. Este ano, a I Etapa da competição, envolvendo atletas de 12 a 14 anos, será realizada entre os dias 10 a 19 de setembro em Fortaleza. A II Etapa da competição, onde participam atletas de 15 a 17 anos, será realizada entre os dias 03 e 12 de dezembro, tendo como sede a cidade de Goiânia.

O PARÁ DIVIDIDO?

A aprovação, pela Câmara, do pedido de urgência para votar projetos que convocam dois plebiscitos para que os habitantes do Pará decidam se querem ou não a divisão de seu território em três estados pode dar novo fôlego a uma série de propostas semelhantes que tramitam na Casa, segundo a Agência Câmara. Elas têm o potencial de elevar para 40 o número de estados e territórios brasileiros, atualmente em 26 mais o Distrito Federal, e já mobilizam parlamentares favoráveis e contrários à ideia de recortar ainda mais o território brasileiro.

Os projetos que criam os estados de Carajás e Tapajós foram apresentados pelos senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), respectivamente, e já foram aprovados no Senado. No último dia 14 de abril, eles tiveram a urgência aprovada pelo plenário da Câmara.

No dia seguinte, o deputado Carlos Brandão (PSDB-MA) cobrou, em discurso no plenário, a aprovação do projeto do ex-deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA) que cria o estado do Maranhão do Sul. No movimento contrário, de oposição à criação dos estados, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) promete reativar a Frente Parlamentar de Fortalecimento dos Estados e Municípios e Contra a Criação de Novos Estados, da qual foi presidente, para tentar conter o que chama de “onda separatista”.

ALTO DO RODRIGUES

O prefeito Eider Medeiros anunciou que amanhã, assinará a ordem de serviço que dará início a obra de construção da agência do Banco do Brasil em Alto do Rodrigues. O prefeito convidou a população para, a partir das 19:30, assistir a uma missa após a assinatura da ordem de serviço.

Depois de anos de anseio da população por uma agência do BB na cidade finalmente o sonho passará a ser realidade.