sexta-feira, junho 11, 2010

COPA 2010

AFRICA DO SUL 1 X 1 MÉXICO
Foi o roteiro perfeito em uma tarde destinada a entrar para a história. Com o Soccer City apinhado de gente, a África do Sul abriu sua Copa do Mundo com uma festa barulhenta e comovente. Nem a ausência de Nelson Mandela reduziu o clima de euforia no estádio, como se cada um dos 84.490 torcedores tivesse a dimensão exata do que estava acontecendo no gramado. Sim, havia também um jogo no limite daquelas quatro linhas. E até ali dentro tudo foi desenhado para ninguém sair de cabeça baixa. O Mundial que celebra a igualdade começou com um empate: 1 a 1 entre os donos da casa e o México

URUGUAI 0 X 0 FRANÇA

Tirando a tradição, sobrou pouco. França e Uruguai estrearam na Copa da África do Sul nesta sexta-feira, mas esqueceram no vestiário o status de campeões mundiais. O jogo arrastado e repleto de erros no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, terminou com o placar que mereceu: 0 a 0. Cercados de desconfiança às vésperas da competição, franceses e uruguaios abriram os trabalhos fazendo muito pouco para mudar a opinião de suas torcidas. Nem Thierry Henry e Loco Abreu, lançados na fogueira do segundo tempo, conseguiram salvar as pátrias.

Homenagem

O Deputado Federal Henrique Alves foi homenageado, em Brasília, com a Ordem do Mérito Naval, em cerimônia de comemoração pelos 145° anos da Batalha Naval do Riachuelo, realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

A Ordem do Mérito Naval foi criada em 11 de julho de 1934 para homenagear militares da Marinha que tenham se distinguido na função e, excepcionalmente, corporações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras, além de personalidades com relevantes serviços prestados à Marinha.

“É uma grande honra receber esta comenda que engrandece ainda mais os meus 40 anos de vida pública”

Fátima critica privatização da UPA de Pajuçara

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 10, a deputada Fátima Bezerra (PT) leu a íntegra da nota do Fórum Estadual em Defesa da Saúde Pública e de Qualidade, divulgada na última terça-feira, 9, cujo título é: “Prefeitura de Natal privatiza serviço de saúde por quase R$ 6 milhões”.

A nota denuncia a tentativa da prefeitura de Natal de privatizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, por meio de contrato com empresa pernambucana para administrar a UPA. “Na véspera do feriado de Corpus Christi, a pedido da prefeita Micarla, a Câmara dos Vereadores aprovou Lei, que autoriza o serviço público ser gerenciado e executado por empresa privada, golpeando os movimentos sociais, frustrando a nomeação dos concursados e decepcionando os servidores que há mais de um ano vinham participando do processo de organização da UPA. A empresa pernambucana foi contratada por quase R$ 6.000.000,00 (seis milhões), embora a UPA tenha sido construída e equipada com dinheiro público.”

PAI e FILHO prestigiam Exprofuit e Mossoró Cidade Junina

A cidade de Mossoró reuniu na noite dessa quinta-feira (10) milhares de pessoas e representantes da classe política para a abertura da Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada e da 12ª. edição do Mossoró Cidade Junina. O deputado federal Fábio Faria e o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Robinson Faria, prestigiaram os dois eventos.

“Pelo grande número de pessoas que circulam pela cidade, fica mais que evidente a importância de eventos desse porte para movimentar a economia da cidade, fomentar o turismo interno, proporcionar novas oportunidades de negócio para a população local”, avalia Fábio Faria, ao destacar que a rede hoteleira de Mossoró registra 100% de ocupação nesse fim de semana.

A agenda política do deputado Fábio Faria continua pela região Oeste. Nesta sexta-feira, ele segue para a cidade de Patu e no sábado, vai a Apodi.

Rosalba Ciarlini quer prioridade na estrada do Cajueiro

Ao participar da abertura da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada- Expofruit 2010, nesta quinta-feira (10), em Mossoró, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), defendeu prioridade para a estrada do Cajueiro que liga o Rio Grande do Norte ao Vale do Jaguaribe, Ceará. Lembrando a luta pela federalização da estrada, através de projeto do deputado Betinho Rosado (DEM-RN), com apoio de Sandra Rosado (PSB-RN) e de toda a bancada federal, a senadora disse que novos esforços devem ser empreendidos para que a construção dos 38 Km, trecho que fica localizado no Rio Grande do Norte, se torne realidade.

Segundo Rosalba, além de emenda no Orçamento Geral da União (OGU), a bancada teve diversas audiências no Ministério dos Transportes, entendendo que a Estrada do Cajueiro será fundamental para o fortalecimento da economia potiguar. “A Estrada do Cajueiro proporcionará o escoamento da nossa produção agrícola e também mineral, permitindo um intercâmbio comercial com o baixo Jaguaribe, fortalecendo a economia do Rio Grande do Norte e desse sonho eu não vou desistir”, insistiu a senadora.

Rosalba citou também como ferramenta de desenvolvimento da fruticultura irrigada, a criação da Zona de Processamento de Exportação de Assu, ZPE do Sertão, projeto de sua autoria sancionado esta semana pelo presidente Lula, além da transposição das águas do Rio São Francisco. “Podem ficar tranqüilos que a transposição chegará ao nosso Estado pelos canais que serão interligados aos rios Piranhas/Assu e Apodi/Mossoró, com aproveitamento das barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Santa Cruz”, frisou relembrando encontro recente com o ministro da Integração Nacional, João Santana, em Brasília. Como relatora da Comissão de Acompanhamento das Obras do São Francisco, Rosalba já fez diversas visitas ao canteiro de Obras.

Eventos realizados em Natal contribuem para o desenvolvimento do RN

Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) destacou cinco eventos ocorridos nos últimos dias no Rio Grande do Norte que favorecem o desenvolvimento local: a visita do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton; a realização de mais uma edição da Feira Nacional do Camarão; a construção do aeroporto de São Gonçalo; a criação de duas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs); e a inauguração de uma unidade de pronto atendimento em saúde.

Garibaldi explicou que Bill Clinton esteve em Natal para fazer uma palestra sobre responsabilidade social na Universidade Potiguar, instituição particular de ensino que completou 30 anos.

Em relação à Feira Nacional do Camarão, Garibaldi ressaltou que o Rio Grande do Norte é hoje o maior produtor brasileiro do crustáceo. A atividade gera 16 mil empregos locais e prevê uma safra de 75 mil toneladas para 2010. Em todo o país, a criação de camarões em cativeiro emprega 40 mil pessoas.

Quanto ao aeroporto de São Gonçalo, o senador lembrou que o empreendimento será o primeiro do país a ser totalmente construído e administrado pela iniciativa privada, que irá explorá-lo sob o regime de concessão por 35 anos.

Por fim, Garibaldi informou que as ZPEs serão criadas em Macaíba, na área metropolitana de Natal, e no município de Açu, no Vale do Açu. Já a unidade de pronto atendimento em saúde foi inaugurada em Natal, com recursos do Ministério da Saúde e participação da prefeitura local.

Programa de Combate às drogas formará crianças e adolescentes neste sábado

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realiza amanhã a formatura de quase 9 mil crianças e adolescentes de 80 escolas particulares e conveniadas de Natal e Parnamirim. A solenidade será no ginásio Machadinho, a partir das 9h e terá participação do governador Iberê ferreira de Souza.

O Proerd é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Militar desde 2002, e está presente em 21 municípios do Estado. Comandado pela major Margarida, a Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas - CIPRED - tem, atualmente, 71 policiais militares instrutores que atendem anualmente uma média de 35.000 crianças, adolescentes e comunidade em geral.

De caráter social e preventivo, o Proerd é posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. O trabalho é feito em salas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental. "A festa do Proerd é o único evento de escola onde reina a paz e harmonia", informou o sargento George Stevenson, relações públicas do proerd.

Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha, Lagoa Nova são os municípios atendidos pelo Programa. De acordo com a major Margarida, o número de municípios atendidos pelo Proerd será ampliado neste segundo trimestre.

São José do Seridó

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern) iniciou a substituição de adutora em São José do Seridó, operação que vai aumentar em 40% a oferta de água para aquela cidade. Dentro do Programa de micro-medição da Companhia, serão instalados em seguida mais 700 hidrômetros, contribuindo para evitar desperdício e socializando a distribuição de água para 100% da população, que vai pagar pelo volume de água que consumir.

O gerente da Regional de Caicó, engenheiro Wellington Queiroga, informa que a nova adutora terá 1,3 quilômetro de extensão e 100 milímetros de diâmetro, substituindo a antiga, com 75 milímetros, aumentando a oferta de água de 10 mil para 14 mil litros de água por hora.

O trabalho em São José do Seridó será executado em parceria com a Prefeitura Municipal, que ficará responsável pela abertura da vala e reaterro, enquanto a Caern disponibilizará o material para obra e o assentamento da tubulação.

A Companhia, além de executar pequenos benefícios, necessários para garantir o funcionamento de seus sistemas de distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, também está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras de Saneamento Básico em todas as regiões do Estado. Os recursos vão duplicar a área saneada em todo o Rio Grande do Norte, que vai saltar de 20% para mais de 40% até o final de 2010.

Aeroporto São Gonçalo do Amarante

O Diário Oficial da União - D.O.U. desta sexta-feira (11), publicou o Decreto que define o "Modelo de Concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante" e ainda o que cria as Zonas de Processamento de Exportação - ZPE´s de Macaíba e Assú. Os decretos foram assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira (9), em Natal.

O Decreto do aeroporto transfere à Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) poderes para definir o modelo de concessão do novo terminal, que representará um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão e deve gerar cerca de 30 mil empregos diretos em especial para a região Metropolitana. O aeroporto, maior terminal de cargas da América Latina, terá a maior pista de pouso do Nordeste – 3.000 metros – e será o único da região a ter capacidade de receber o Airbus 380. De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Nélson Tavares, a licitação já deverá ser aberta em julho. Ele estima que o processo licitatório dure quatro meses.

O segundo decreto publicado no Diário Oficial da União cria as Zonas de Processamento de Exportação de Macaíba e Assu, fundamentais para a continuidade do crescimento da economia do RN. "A ZPE do Vale do Açu vai impulsionar ainda mais a fruticultura e a de Macaíba vai viabilizar a vinda de grandes empresas que vão movimentar o terminal de cargas do Aeroporto Intermodal de São Gonçalo do Amarante. Elas vão atrair novos investidores estrangeiros, fortalecer as empresas nacionais já instaladas e as que naturalmente virão, além de criar milhares de postos de empregos em nosso Estado”, destacou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Apesar de ter como principal finalidade atrair investimentos estrangeiros, as ZPE's acabam também fortalecendo e muito o mercado interno, já que deixam as empresas nacionais em igualdade de condições com os concorrentes de outros países. O desenvolvimento da economia local acaba vindo naturalmente por uma sucessão de fatores interligados. O incremento de novas tecnologias, o aumento do valor agregado dos produtos e consequentemente o aumento do fluxo de mercado, e a geração de empregos.

NISIA FLORESTA

O projeto “Plantar uma Floresta em Nísia Floresta” vai realizar, no próximo dia 14 de junho, evento para inauguração do Museu Nísia Floresta. Na ocasião, mil crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade irão juntas formar a bandeira do Rio Grande do Norte.

A abertura está prevista para começar às 13 horas no Campo de Santana, distrito de Nísia Floresta, com apresentação teatral e explanação da importância do Museu para cidade.

O projeto foi criado pelo juiz Marcus Vinícius e faz parte do Programa Novos Rumos na Execução Penal do TJRN.

"Plantar uma Floresta em Nísia Floreta" foi eleito a 7ª melhor prática de penas e medidas alternativas do Brasil e consiste em fazer com que quem cometeu crime ambiental repare o dano através do financiamento em educação ambiental ou por meio do plantio de árvores. A meta é plantar na cidade de Nísia Floresta 10 mil mudas.

TRE rejeita recurso contra prefeito e vice de Cerro-Corá

Foi rejeitado na sessão da Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte, o Recurso Eleitoral 9172/2008, interposto pela coligação “Vitória do Povo” (PC do B, PHS, PRB, PT, PSB) que pedia a cassação do prefeito de Cerro-Corá, Raimundo Marcelino Borges e do vice Francisco Fernandes de Macedo, sob a acusação de Abuso do Poder Político e Captação Ilícita de Sufrágio, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral 189/2008, originária da 20ª Zona Eleitoral, sediada em Currais Novos.

A ação trazia como acusado da prática de abuso de poder, o ex-prefeito da cidade, João Batista de Melo FIlho, que apoiava a candidatura de Raimundo.

Segundo o relator do processo, juiz Ricardo Moura, não ficou configurada a prática do abuso, por parte do ex-prefeito, pois as demissões de servidores públicos, realizadas pelo prefeito, atenderão a recomendação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos, em virtude de nepotismo. Portanto, o afastamento dos funcionários não ensejou abuso de poder da autoridade.

Também não ficou comprovado o uso indevido de programas sociais, da modalidade bolsa-família nem a cooptação de três eleitores.

A decisão foi tomada pelos juízes do TRE/RN à unanimidade.

RN entra no roteiro do "Busão Brasil",

O "Busão do Brasil" será um reality Show diferente de tudo o que já foi visto e experimentado pelo público brasileiro. O primeiro "reality show itinerante", como os produtores gostam de nominar o programa que será exibido pela rede Bandeirantes, consiste no confinamento de 12 participantes, homens e mulheres previamente escolhidos, em um ônibus totalmente adaptado com cozinha, banheiro, mobília, uma grande "cama coletiva" e claro, muitas câmeras que vão monitorar os participantes 24 horas por dia. O equipamento vai percorrer todo o Brasil pelas cidades do litoral. Os produtores afirmam que a intenção, além de produzir um reality Show diferenciado, é mostrar as belezas das cidades visitadas pelo "Busão".

A empresa de entretenimento holandesa "EDEMOL", detentora dos direitos autorais do Big Brother Brasil, é também idealizadora desse formato inovador de reality Show. A experiência pioneira desse formato foi ao ar na Europa, mais precisamente na Bélgica e Áustria, onde alcançou grandes índices de audiência. O sucesso no velho continente chamou a atenção da TV BANDEIRANTES, que resolveu adaptar o formato para o público brasileiro.

Mossoró está no roteiro do "Busão do Brasil"

As regras do "jogo" são parecidas com as dos demais programas do gênero, ou seja, como critério de permanência, eliminação e imunidade os confinados participarão de provas específicas onde os ganhadores recebem prêmios e os perdedores são sumariamente habilitados à exclusão do jogo.

Em almoço que aconteceu dia 08.06.2010 no Restaurante Moinhos do Hotel Thermas, o gerente regional do resort Washington Souza e o produtor do "Busão do Brasil" Daniel Demartini, definiram a participação de Mossoró e do Hotel Thermas no cronograma do programa.

O Busão do Brasil passará por Mossoró em Julho, provavelmente entre os dias 26 e 28 daquele mês e ficará estacionado em um ponto turístico da cidade(possivelmente na estação das artes), durante a estadia os participantes passarão por provas e o vencedor(que no programa receberá a alcunha de "o querido") receberá um "dia de prêmio" nas dependências do Hotel Thermas, com direito a usufruir de toda a estrutura e todo o conforto oferecido pelo resort.

PARNAMIRIM

A Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim está elaborando o calendário especial de reposição dos dias letivos não trabalhados pelos professores que participaram da greve convocada pelo sindicato dos servidores. A paralisação durou dois meses e prejudicou cerca de 7 mil alunos. Os professores voltaram ao trabalho na terça-feira (8) depois quando o movimento estava restrito a menos de 15% do total de 1.200 professores do ensino básico. Mas decidiram permanecer em “estado greve” como forma de pressionar a prefeitura.

O sindicato deflagrou a greve em 6 de abril com uma pauta de revindicações que incluía, entre outras coisas, a concessão do Vale Transporte, a implantação do Plano de Cargos e Salários e um reajuste que elevaria os vencimentos a quase R$ 2.900, segundo informações da secretária Raimunda Basílio.

A prefeitura entrou com pedido de abusividade da greve, mas a juíza Ana Carolina Maranhão negou o pleito, determinando que fossem cumpridos os preceitos constitucionais para manter os serviços em funcionamento.

A Procuradoria do Município recorreu lembrando que “a manutenção dos 30% do corpo discente inviabiliza o regular acesso de todos os alunos à rede pública de ensino municipal, diante da impossibilidade de se atender, com tal contingente, a demanda existente.

Diante disso, Ana Carolina determinou a suspensão da greve e o imediato retorno dos grevistas ao trabalho, fixando multa diária de R$ 1 mil para o caso de descumprimento da decisão.

A remuneração dos professores da rede municipal de Parnamirim é de R$ 1.228,64 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. A rede municipal de Parnamirim tem 33 mil alunos.

MST ocupa fazenda na estrada entre Natal e Barcelona

Cerca de 250 famílias da região de São Paulo do Potengi ocupam a margem da RN-203 da Fazenda Cachoeirinha, a estrada que leva a Barcelona, a 100 quilômetros de Natal.

A ocupação começou em 15 de maio, e a ideia dos ocupantes do acampamento Retomada Camponesa, como passou a ser chamado, é pressisonar o Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra) a instituir da desapropriação da fazenda devoluta.

"Essa terra não está cumprindo sua função social e essa região do Estado ainda não possui nenhum assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra", declarou Gerson Justino, um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Norte. Ainda em janeiro, o MST solicitou uma vistoria do Incra na terra.

Vacine seu filho

Com o slogan “Vacinou, é gol” a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia infantil de 2010. A vacinação é para crianças de 0 a 4 anos e acontece neste sábado (12), em todo o país.

A SMS está disponibilizando para a campanha 87.125 doses da vacina, 179 postos de vacinação, sendo 170 fixos e 9 volantes que estarão sendo distribuídos nos cinco Distritos Sanitários. Estarão envolvidos 1.704 profissionais.

A expectativa da SMS é de vacinar pelo menos 59.121 crianças, para cumprir a meta de 95%, estabelecida pelo Ministério da Saúde. A população total a ser vacinada é de 62.233 crianças em Natal.

A abertura oficial será no Hospital Infantil Varela Santiago, que fica situado na Avenida Deodoro da Fonseca, 498, Centro. A solenidade será às 8 horas e contará com a presença do secretário municipal de saúde, Thiago Trindade, da diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cristiana Souto, de gerentes de Distritos Sanitários, entre outros profissionais de saúde.

A SMS recomenda levar o cartão de vacinação. O Dia “D” da campanha se encerra às 17 horas.

Preso poilicias acusados de participação em grupo de extermínio


Dois homens em uma motocicleta que passam pelo alvo, disparam vários tiros e fogem. Chacinas. Mortes com características de pistolagem. Assassinatos em Natal e na região metropolitana ocorridos nos últimos meses, que parecem não ter solução, e a suspeita da ação de grupos de extermínio podem estar perto da elucidação. Cerca de 300 policiais, entre civis e militares, além de delegados, foram responsáveis por uma investigação de oito meses que terminou, na manhã desta quinta-feira(10), com a prisão de quatro PMs (dois soldados e dois sargentos) e mais oito pessoas, incluindo três mulheres. Eles são acusados de comercializar armas e munições em Natal e São Paulo do Potengi, município a 76 km da capital. Somente na casa do sargento da PM João Francisco de Souza, a polícia encontrou cerca de 300 kg de pólvora e material suficiente para fabricação de 600 mil munições para espingarda calibre 12.

Junto ao policial, que já estava preso há um mês, foram detidos o sargento Marinaldo Gomes de Oliveira e os soldados PM Marcos Valério de Medeiros Dantas e Sandro Richely de Araújo, além de Márcio Valério de Medeiros Dantas, Everaldo Matias do Nascimento, Marcicleide Pereira, Jerliane Araújo, Antônio Martins, Francisca Casimiro de Faria, Simão Tárcio de Moura de Morais e Wesley Bruno. Este último, de acordo com o delegado Odilon Teodósio, que participou da operação, acabou baleado e levado ao hospital por reagir à prisão e quase matar um agente da Polícia Civil.

As operações Laduma e Jabulani (em alusão à Copa do Mundo da África do Sul), como foi batizada a ação, terminou com a apreeensão de 15 revólveres, duas pistolas calibre 380, duas espingardas calibre 12, um fuzil 762, meia tonelada de pólvora, mais de 2.000 munições e cartuchos de vários calibres, cerca de mil CDs piratas, dinheiro e até cartões do Bolsa-Família.

Foram cumpridos quase 40 mandados de busca e apreensão, incluindo, como alvo, as residências dos acusados.

Além da comercialização, Márcio Valério (irmão do PM Marcos Valério) foi autuado, com Jerliane, pela prática ilegal de aborto. De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, eles foram flagrados na saída do hospital de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, no início da manhã desta quinta-feira(10). Márcio, que é casado com Marcicleide, teria um envolvimento extraconjugal com Jerliane.

“Com perícias, iremos investigar se esse armamento e as munições foram fornecidos para a autoria de crimes misteriosos, como a chacina de São Gonçalo do Amarante e a do Gramoré, que aconteceram do ano passado para cá”, afirmou o delegado Raimundo Rolim.
DN Online