quinta-feira, junho 17, 2010

BRASIL

A Seleção Brasileira treinou nesta quinta-feira na Randburg High School. Na primeir parte, depois da sessão de exercícios físicos com Paulo Paixão e Fábio Mahserdjian, Dunga e Jorginho orientaram um trienamento técnico, em campo reduzido, do qual participaram 20 jogadores os goleiros Julio Cesar, Gomes e Doni trabalharam com o preparador Wendell Ramalho

Enquanto a Seleção treinava, os jovens jogadores do The Birds, um time da cidade de Vaal, a 100 quilômetros de Joanesburgo, fazia o aquecimento, atrás de um gol, com as atenções divididas entre as orientacões do preparador físico e o outro lado do campo, para ver os craques brasileiros.

No jogo-treino de 50 minutos, a Seleção Brasileira jogou com Gomes, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

Julio Baptista (dois), sendo um de pênalti, Ramires, Nilmar e Grafite marcaram os gols da vitória de 5 a 0 da Seleção Brasileira. Doni foi o goleiro do The Birds, que com excelentes defesas evitou que o placar fosse maior.

Ao final, os jogadores do The Birds se juntaram aos do Brasil para uma foto um deles saiu do campo mais feliz ainda, pois ganhou a chuteira de Grafite.


A CULPA É DA JABULANI

Sobrou para a bola da Copa do Mundo. A já famosa Jabulani, que mesmo antes de rolar na África do Sul já havia sido tão criticada por goleiros de todo o planeta, foi acusada pelo goleiro nigeriano Enyeama, de ser a responsável pelo gol que garantiu a vitória grega por 2 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Free State, em Bloemfontein.

ARGETINA 4 X 1 COREIA DO SUL

Na estreia, ele foi massacrado - e não sem motivo, diante do caminhão de gols perdidos contra a Nigéria. Cinco dias depois, veio a redenção para Gonzalo Higuaín. O atacante argentino empurrou a bola para a rede três vezes, assumiu a artilharia da Copa e, de vilão na primeira rodada, passou a herói ovacionado pela torcida na goleada desta quinta-feira sobre a Coreia do Sul. A vitória por 4 a 1 mostrou o que os hermanos têm de melhor - o poder da bola aérea - e de pior - a fragilidade da defesa. De quebra, deixou os comandados de Maradona praticamente classificados para a segunda fase.

GRECIA 2 X 1 NIGÉRIA

Fazer um gol em Copa não é exatamente uma tarefa das mais simples. A Grécia que o diga. Após passar seus quatro jogos anteriores em Mundiais num jejum de dar gosto, os helênicos ainda saíram perdendo para a Nigéria nesta quinta-feira e pareciam condenados a esticar a seca. Aos 44 minutos do primeiro tempo em Bloemfontein, o cenário mudou. Foi de Salpingidis, atacante de 28 anos, o chute forte que desviou no zagueiro, matou o goleiro e foi cair direto nos livros de história do futebol grego. Como se não bastasse, o time de branco ainda resolveu fazer outra coisa que nunca tinha feito: vencer o jogo. Em uma virada que parecia improvável, a equipe bateu os africanos por 2 a 1 e embolou a luta pela segunda vaga no Grupo B.

FRANÇA 0 X 2 MÉXICO


Em uma partida em que a tensão e a pressão pela vitória formavam a dupla com a qual ambas as equipes precisavam se preocupar - e com a qual somente uma delas soube lidar - o México venceu a França por 2 a 0 - gols de Hernández e de Blanco, este de pênalti - em um jogo ruim e de baixo nível técnico, e que aumentou a crise por que passa a equipe europeia, rachada e com o treinador sem apoio da maioria dos jogadores e da imprensa de seu país. Para os mexicanos, a vitória ainda entra para a história por ser a primeira contra os franceses em sete duelos - os franceses haviam vencido cinco e empatado um nos seis encontros anteriores.

Sétima edição da Feira de Negócios do Seridó

A sétima edição da Feira de Negócios do Seridó será aberta oficialmente nesta quinta-feira (17), às 19h, na Ilha de Sant’Ana, em Caicó. O evento se estende até o dia 19 de junho e tem como objetivo o fortalecimento dos segmentos econômicos, sociais e culturais promovendo a dinamização da economia e a integração regional.

Durante os três dias de Feira, a expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas visitarão os estandes dos setores de agronegócio, indústria, comércio, artesanato, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado, já que todos os 160 estandes foram vendidos.

Governo aprova projetos e garante acesso à terra para agricultores familiares em 16 municípios

A Câmara Setorial de Acesso à Terra, da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) aprovou 17 propostas de projetos produtivos a serem implantadas em áreas do programa nacional de Crédito Fundiário, executado no Rio Grande do Norte pelo Governo do Estado, através da Seara. Os projetos beneficiam 97 famílias de agricultores em 16 municípios potiguares.

Esta foi a quarta reunião da CSAT, que é presidida pelo secretário da Seara, Paulo Henrique Macedo, e tem como missão analisar cada proposta não só de forma técnica, mas também social, ambiental e econômica. A Câmara congrega, além de membros da própria secretaria, representantes do Idema, do Programa de Desenvolvimento Solidário, do Incra, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN.

Os municípios beneficiados este mês foram:
Alexandria
Apodi
Assú
Carnaubais
Felipe Guerra
Fernando Pedrosa
João Dias
Jucurutú 
Ouro Branco
Rio do Fogo
Rui Barbosa
São José do Seridó
Senador Elói de Souza
Triunfo Potiguar 
Umarizal. Segundo

MOSSORÓ

O governador Iberê Ferreira de Souza assina nesta quinta-feira (17) a ordem de serviço para o início das obras de construção do primeiro centro de educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Norte.

Em todo o Estado, serão construídos 10 centros profissionalizantes – todos já foram licitados –, distribuídos nos municípios de Alto do Rodrigues, Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. No total, são 10 centros, em oito municípios de quatro regiões do Estado.

Governador prestigia Dia da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

O governador Iberê Ferreira de Souza participa nesta sexta-feira (17), às 11h, da programação do Dia da Agricultura Familiar, em Ceará Mirim. O evento faz parte de uma programação nacional que inclui a realização de 65 eventos em Territórios da Cidadania no Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. No RN, a programação já passou pelas cidades de São Paulo do Potengi, Parelhas, Pau dos Ferros, Janduis e Assu.

Cerca de mil agricultores devem participar das atividades, cujo objetivo é difundir e discutir as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos do setor. Durante todo o dia, os trabalhadores poderão participar de oficinas de artesanato, orientação previdenciária, contábil e administrativa, orientação Programa Compra Direta, emissão de documentos e corte de cabelo.

JUCURUTU

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/RN) interditaram nesta quinta-feira (17), o Abatedouro Público e o Lixão de Jucurutu, alegando algumas irregularidades. A confirmação da interdição foi dada ao Blog de Marcos Dantas pelo próprio prefeito Júnior Queiroz (PSB). "Eles deixaram abater os animais que já estavam no abatedouro. Chegaram a elogiar a limpeza interna, mas devido a resíduos de sangue de animais, que não tinham locais apropriados interditaram o matadouro", explicou.

O prefeito adiantou que vai a Natal para uma audiência com o superintendente do Ibama/RN, Alvamar Queiroz. "Vou assinar um Termo de Ajustamento de Conduta e também pedir a liberação do Abatedouro e do Lixão na próxima semana", informou. Júnior Queiroz disse ainda ao Blog que aguarda a liberação de recursos para a construção de um aterro sanitário em Jucurutu, onde os projetos já estão prontos. O prefeito afirmou que o município deverá ser beneficiada com uma Unidade de Processamento de Carne, abatedouro moderno que vem sendo construído em algumas cidades do Rio Grande do Norte pela Emater/RN.

VENHA-VER

A estrutura para a realização da 14ª edição da Festa de São Pedro 2010 da cidade do Venha-Ver já está sendo montada. Bandeiras e balões multicoloridos já enfeitam a cidade, que promove o maior e mais tradicional festejo a este santo de toda região do Alto Oeste potiguar.

Em todas as escolas serão realizadas pesquisas e trabalhos desenvolvidos para a perpetuação da cultura do folclore local, enaltecendo os santos juninos. Quadrilhas juninas serão apresentadas nos espaços escolares. Os grupos do Peti e dos Idosos farão também as suas apresentações culturais.

Toda a população se envolve neste momento, pois é grande a participação local, como também de visitantes e filhos ausentes que retornam à cidade de diversas partes do País para viverem dias intensos junto a seus familiares, numa prova da preservação da cultura local.

Comidas típicas serão degustadas em abundância, pois já é uma tradição entre os venhaveenses o hábito de receber bem seus convidados e turistas. Todos podem desfrutar de uma gastronomia rica e variada, onde se destacam os seguintes pratos: mugunzá, galinha caipira e cabidela, arroz de leite, baião de dois, além dos pratos típicos da época junina, sendo eles pamonha, canjica, bolo de milho, fubá, como também milhos cozidos e assados. Uma bebida típica da ocasião, o Aluá, produzido com a fruta do Ananá, parecido com o Abacaxi, é bastante consumido neste período.

A Prefeitura Municipal de Venha-Ver, através do seu prefeito Expedito Salviano, contratou as bandas Ferro Na Boneca, Mala Mansa e Anízio Júnior, para abrilhantar a festa, que terá oito horas de muita animação, só terminando com o nascer do sol.

Caravanas de todas as cidades circunvizinhas prometem marcar presença nesta grande festa, já inserida no calendário sociocultural do Estado do Rio Grande do Norte.

TENENTE LAURENTINO

Faleceu na manhã desta quinta-feira (17), o ex-vice-prefeito José Valério, de 55 anos, vítima de enfisema pulmonar. Fumante, o agricultor que também fundou e presidia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tenente Laurentino foi internado com alta crise na terça-feira (15), e não resistiu. O velório está acontecendo no Assentamento Nossa Senhora das Vitórias. O sepultamento será nesta sexta-feira (18), após missa de corpo presente na igreja de São Francisco de Assis.

José Valério iniciou sua vida pública em 1988 quando disputou mandato de vereador em Florânia, na época, Tenente Laurentino Cruz era distrito da cidade vizinha. O agricultor foi reeleito em 1992 e nas eleições de 1996, já disputou a Câmara Municipal de Tenente Laurentino, tendo feito parte da primeira legislatura da cidade, já que o município foi criado em julho de 1993. Em 2004, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Joarimar Tavares. Em sua maior parte foi filiado ao PMDB.

ALEXANDRIA

A alegria está garantida com um dos maiores carnavais fora de época no estilo indoor do interior do Rio Grande do Norte. Em sua sexta edição, o Alefolia prepara-se para bater recorde de público, com bandas consagradas como Grafith, Chicabana, Garota Safada, Inala, Thábata e Forró Danado.

Uma das principais atrações do Alefolia 2010, a banda Garota Safada, que já esteve na edição do ano passado, se apresenta hoje no Mossoró Cidade Junina. Além do tradicional repertório, a banda garante um show diferente durante a micareta de Alexandria, que ocorre nos dias 2, 3 e 4 de julho. Segundo Wesley Safadão, vocalista do conjunto, "A expectativa é crescente para começar bem o mês de julho com um show inesquecível durante o Alefolia".

Em uma expectativa crescente por parte do público, a micareta de Alexandria terá ampliação da estrutura de front stage e camarote devido à grande procura que vem ocorrendo nas últimas semanas. Este ano, além do tradicional camarote da Skol, mais dez serão incrementados para dar maior conforto ao folião, tendo em vista que no ano passado a procura superou todas as expectativas.

Outro ponto forte será o aparato de segurança do evento. Segundo a organização, serão disponibilizadas câmeras e todo um aparato policial e de homens que irão dar suporte para que o evento continue sendo um dos mais organizados da região.

Quem quiser já pode adquirir a camiseta que dá acesso ao evento pelo valor de R$ 80,00 (pista) e R$ 100,00 (camarote). Maiores informações através do www.alefolia.com.br ou pelos telefones (84) 8884-9422 e (84) 9424-8292. Haverão várias excussões de diversas regiões do Estado.

TOUROS

O vice-prefeito de Touros, José Damasceno, mais conhecido em todo o município como Júnior da Emater, deve assumir o comando da prefeitura de Touros no final de Julho próximo. É que a prefeita Luciana Farias vai se afastar por um período de três meses para tratamento de saúde. Rompidos politicamente até pouco tempo, o vice-prefeito e a prefeita voltaram as boas, tudo depois de conversa política realizada recentemente. Ao que tudo indica o vice-prefeito também volta a comandar a Emater, Agricultura e o Hospital de Touros.

JOÃO CÂMARA

Nesta sexta-feira 18/06 a partir das 18hs, o Campus do IFRN de João Câmara promove sua primeira grande festa junina, denominado Iº IF na Roça, no estacionamento do instituto. O evento constará de muitas comidas típicas deliciosas, brincadeiras divertidas e a presença da banda “Kaçuletas do Forró”. Como toda boa festa junina, também haverá quadrilha formada pelos alunos, apresentação cultural, sorteio de balaio e a tão esperada quadrilha improvisada.

JARDIM DE ANGICOS

O município de Jardim de Angicos estará ganhando o seu Complexo Educacional, uma Creche para atender aproximadamente 200 alunos e uma Escola Modelo com seis salas de aula climatizada, a informação chegou ao nosso blog através do Presidente do PMDB jardinense, ex-vereador Gerson Paiva.
 
O complexo estará sendo construído através de recursos da ordem de aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), recursos conseguidos junto ao Ministério da Educação através do Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).
 
A primeira escola climatizada na Região Central foi construída na cidade de Angicos, segundo Gerson Paiva a chegada do Complexo Educacional em Jardim de Angicos trará um avanço na educação do nosso município. A obra estará sendo construída em parceria com a Prefeitura Municipal através da administração do Prefeito Agnelo Bandeira.

CEARÁ-MIRIM

Dois estudantes menores, 16 e 17 anos estão sendo acusados de agredir e abusar sexualmente uma estudante do Ensino Médio, de 17 anos identificada aqui apenas como M.S. na noite da última terça-feira 15/06. Os estudantes, segundo a vítima, ficaram no seu pé desde o jogo da seleção brasileira contra a Correia que ela assistiu junto com duas amigas em um bar aonde os dois também se encontravam bebendo na zona rural de Ceará Mirim.

Segundo o relato da estudante, os dois estudantes menores estavam bêbados e também faziam uso de maconha. Eles teriam abordado a jovem, por volta das 19:40h quando ela se dirigia a pé junto com uma das amigas para o sítio aonde mora com a família no distrito de Barra de Levada. "Eles estavam em uma moto na estrada e abordaram eu e minha amiga.

Ela foi mais esperta do que eu e saiu correndo por dentro do mato, eu fiquei com medo e sem ação, a estrada não tem iluminação e estava muito escuro". Relatou M.S. ao repórter João Neto horas depois da violência sofrida.

CARNAÚBAIS

Uma obra urbanística no governo Wilma de Faria possibilitou uma mudança no visual na avendida de acesso a Carnaubais. Depois da duplicação, a prefeitura vem fazendo sua parte plantando carnaubeiras e já planejando a implantação de um sistema de iluminação ornamental e o pórtico da cidade. Para o prefeito Luizinho obras desse tipo elevam a auto-estima da nossa gente. “A entrada da cidade está à altura do carnaubaense, um povo alegre, cheio de vida", disse o gestor municipal.

TANGARÁ

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou as obras de melhoria e ampliação do sistema de esgotos da cidade de Tangará, com investimentos de R$ 1,2 milhão, oriundo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) através da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Serão atendidos cerca de 1.600 habitantes.

O prazo previsto para conclusão das obras é de seis meses quando serão ligados 353 ramais, sendo 320 do tipo condominial e 33 convencionais. As obras estão começando com a terraplanagem das três lagoas de estabilização para o tratamento dos esgotos, sendo uma lagoa facultativa e duas de maturação.

Os serviços constam ainda de 2,4 quilômetros de rede coletora que varia de 150 a 250 milímetros de diâmetro. O emissário responsável pelo transporte de esgotos da Estação Elevatória até as lagoas de tratamento vai medir 845 metros com 150 milímetros de diâmetro. O segundo emissário que transporta o efluente tratado até o destino final vai medir 565 metros de extensão com 200 milímetros de diâmetro.

Para executar as ligações nos ramais domiciliares, são necessários 210 metros de tubos para esgoto convencional e 3.192 metros de ramais condominiais. Será implantada uma Estação Elevatória para bombeamento dos esgotos, em área já assegurada pela Prefeitura de Tangará.

A empresa vencedora da Licitação (Tomada de Preços) realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) é a ECONTEC (Empresa de Construção Técnica Ltda.), que está executando as obras de construção civil sob a responsabilidade da Caern.

MESSIAS TARGINO

A prefeita Shirley Targino (PR), divulgou a programação oficial do II São João do povo de Messias Targino, que será realizado nos dias 18 e 19 de Junho na praça pública.

A programação consta apresentações de diversas quadrilhas juninas envolvendo vários grupos que são atendidos pela prefeitura. A realização da 4º edição do Torneio Leiteiro que vai aconteceu nos dias 18, 19 e 20 também faz parte da programação.

Durante o evento acontecerá Shows em praça pública. No dia 18 de Junho – As bandas Casadões do Forro e Arreio de Prata e dia 19 de Junho - Kauberg e Banda e Forrozão Zabumbaço.” Será um grande evento que vai reunir além da população de Messias Targino pessoas das cidades vizinhas” preveu Shirley.


Segundo Shirley, além da tradição, as festas juninas representam aquecimento econômico, beneficiando o comércio local, que aumenta os seus lucros. O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo. "A realização do evento movimenta não apenas o comercio local, mas toda a nossa região, tendo em vista a grande participação de pessoas vindas de todos os municípios próximos e até do vizinho Estado da Paraíba", destaca a prefeita.

RODOLFO FERNANDES

O XXV Arraiá de Rua de Rodolfo Fernandes terá este ano as cores da copa do mundo de futebol. Toda a cidade está enfeitada, sendo um dos diferenciais deste ano a ornamentação de todas as ruas com bandeirolas, fazendo com que o espírito junino esteja mais próximo dos cidadãos.

Além disso, a Prefeitura Municipal promete muita alegria e diversão entre os dias 21 e 23 de junho, festejando um dos mais tradicionais eventos juninos da região.

Com grande participação da população, o Arraiá de Rua da cidade resgata típicas brincadeiras da época como a corrida de jegue, corrida do ovo, corrida de carro de mão, entre outras.

Um dos atrativos esperados para esse ano é a bodega velha, um espaço destinado à exposição de artigos rústicos, e que servirá para visitação do público. Um trio de sanfoneiro estará tocando no local, e a inauguração será dia 20, abrindo oficialmente o evento.

O tradicional concurso da rainha junina terá duas categorias: mirim e juvenil. Os concursos de quadrilhas tradicionais e estilizadas prometem disputas acirradas, com oito quadrilhas inscritas para cada uma das categorias. Uma das atrações inovadoras para este ano será um parque infantil para as crianças totalmente gratuito.

As bandas que animarão os festejos são conhecidas de todos, com destaque para o já tradicional show de Redondo e Banda Som do Norte, fechando o evento na madrugada do dia 24. No dia 21 será com Zé ceará e Zé celestino e no dia 22 solteirões do forró e forró magote.

A prefeita Bernadette Queiroz não tem medido esforços para que o evento deste ano ocorra na mais perfeita ordem e segurança.

“Estamos preparando uma grande festa para todos do município e quem nos visitar. Vamos comemorar estes 25 anos de tradição com muita alegria e muito orgulho de nossa cidade que tem o slogan: UM SÃO JOÃO DIFERENTE NA TERRA DA GENTE”, diz a Bernadette.

PENDÊNCIAS

Cada vez mais reforçado, o cartel opositor ao prefeito Ivan Padilha (PMDB) vai traçando os próximos passos a serem dados na conturbada política pendenciense. De reunião em reunião, os ex-aliados do governo vão cavando a cova para "sepultar" o governo municipal.

No legislativo, o prefeito conta com os dois últimos “moicanos” para combater a fúria dos sete adversários que planejam entre si o futuro da mesa diretora. Ivan que se cuide; trabalhar com minoria na Câmara é mesmo que botar a corda no pescoço. Na sessão de ontem a noite, o recado foi claro: Ivan pode está com os dias contados na prefeitura.

ASSU


Mais uma ação da Polícia Militar surpreendeu os comerciantes de DVDs e CDs piratas no centro de Assu. A apreensão do material ocorreu na avenida Senador João Câmara e praça do Rosário e foi liderada pelo delegado Normando Feitosa. O material foi encaminhado para a delegacia de Assu, onde será confeccionado o flagrante e em seguida encaminhado a Justiça. Segundo a polícia, três prisões foram efetuadas e uma quantidade ainda não sabida de DVDs e CDs foi apreendida. A ação policial foi fruto de uma determinação do Ministério Público de Assu.

PEDRA PRETA

Moradores do município de Pedra Preta, estão indignados e sofrendo com o caos que tomou conta da administração municipal em virtude da briga pelo cargo de prefeito.

Há cerca de trinta dias a população vem sendo prejudicada com a paralisação dos serviços básicos nas áreas de saúde, educação e outras. Moradores que não suportam mais essa situação de caos estão ligando para a rádio Baixa Verde de João Câmara denunciando o abandono da cidade.

O prefeito eleito, Gilvan Inácio, está afastado do cargo pela segunda vez, pela Câmara Municipal. A Câmara de Vereadores deu posse ao vice-prefeito na última sexta-feira(11), mas o prefeito afastado se nega a fornecer as chaves da prefeitura. Com isso, a administração municipal parou e a população fica sem a devida assistência que é obrigação do município.