segunda-feira, junho 21, 2010

BRASIL

A Seleção Brasileira voltou a fazer um jogo-treino conta o time sub-20 do The Birds, da cidade de Vaal. Nesta segunda-feira, no campo da St Stithians College, em Joanesburgo, o time fez 7 a 1, com gols de Grafite (dois), Daniel Alves, Julio Baptista, Ramires, Kleberson e outro contra.

Gomes foi o goleiro do The Birds. A Seleção jogou com Doni, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

Os 11 jogadores que iniciaram o jogo contra Costa do Marfim treinaram no hotel, com exercícios na academia e relaxamento muscular na piscina aquecida, com o preparador físico Fábio Mahseredjian e o fisioterapeuta Odir de Souza.

TENTAÇÃO


A namorada de Casillas, Sara Carbonero, trabalha de novo atrás do gol (Foto: Getty Images)

COPA DO MUNDO


Antes de Portugal, três das mais bem cotadas seleções que disputam a Copa do Mundo da África do Sul haviam sucumbido na Cidade do Cabo. França, Itália e Inglaterra não conseguiram vencer seus jogos no charmoso estádio Green Point. A equipe de Cristiano Ronaldo destruiu essa sequência e com estilo. Despachou nesta segunda-feira a Coreia do Norte com uma vitória por 7 a 0, a maior goleada deste torneio e a sexta maior da história das Copas, cumprindo a promessa feita pelo técnico Carlos Queiroz:



Com ajuda de um mago e um gol “sul-africano”, o Chile derrotou a Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Tendo pela frente uma forte defesa, que bateu o recorde de seleção a ficar mais tempo sem ser vazada na história do torneio, os sul-americanos contaram com uma linda jogada de Valdivia e um tento de Mark González, que nasceu em Durban, para praticamente assegurar sua passagem às oitavas de final.



Sabe aquela Espanha que encantou o planeta na Eurocopa de 2008, liderou o ranking da Fifa por muito tempo e foi apontada como candidata para vencer a Copa do Mundo? Pois é, ela finalmente apareceu na África do Sul nesta segunda-feira. Após a decepcionante derrota para a Suíça na estreia, a Fúria apresentou bom futebol, venceu Honduras por 2 a 0 no Ellis Park - com direito a pênalti perdido por David Villa, autor dos dois gols - e agora só depende de si para ficar com o primeiro lugar do Grupo H, evitando um provável confronto com o Brasil nas oitavas de final.

Comemoração passa do limite em Caraúbas

O comandante do pelotão da Polícia Militar em Caraúbas, tenente Eromar Sátiro, foi preso na noite deste domingo (20) por desordem. O oficial se exaltou durante as comemorações pela vitória da Seleção Brasileira e efetuou cerca de dez disparos em plena praça central, onde mais de 400 pessoas estavam.

Os policiais civis que fazem parte da Operação Oeste foram imediatamente acionados e conseguiram deter o tenente Sátiro, antes que ele atingisse alguém com os disparos. De acordo com a polícia, o policial militar foi conduzido até Mossoró, onde foi autuado e ficou detido no Batalhão da PM.

Ainda segundo os policiais que fizeram a condução do tenente Sátiro, ele apresentava sinais de embriaguez quando foi detido. Testemunhas disseram ainda que o oficial bebia e comemorava a vitória do Brasil, inclusive, com som automotivo em alto volume.

A reportagem do Nominuto.com conversou com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, e ele confirmou a prisão. “Segundo os relatos, ele efetuou disparos em via pública na noite de ontem. Com isso, foi detido e levado ao Batalhão”, destaca.

Coronel Araújo informou também que um procedimento administrativo foi instaurado para investigar as circunstâncias do incidente envolvendo o tenente Sátiro. “De imediato, nós o afastamos do cargo de comandante do pelotão em Caraúbas”, frisa.

De acordo com o comandante geral da PM, outro oficial deverá assumir o comando da PM em Caraúbas.



Governo implanta programa de honda escolar

Na manhã desta segunda-feira (21), o governador Iberê Ferreira de Souza implantou o Programa Ronda Escolar, uma iniciativa inédita no Rio Grande do Norte, que inicialmente vai atuar em Natal e Parnamirim e terá um efetivo exclusivo de 60 policiais militares e 15 viaturas. O policiamento será ostensivo e interativo, das 7h às 22h30, atuando especificamente nas áreas das escolas, com o objetivo de inibir a violência, a venda e o consumo de álcool e drogas. A solenidade de lançamento foi realizada na Escola Estadual Dulce Wanderley, na Redinha, zona Norte da capital.

“São necessários o combate às drogas e a reação da sociedade. Enquanto governo, estamos fazendo nossa parte. Já tínhamos o Proerd com um trabalho focado no interior das escolas, estudantes e famílias, agora chegamos às proximidades das instituições de ensino. Esse é um programa de extrema necessidade, e vamos priorizá-lo e fazê-lo crescer sempre mais”, destacou o governador.

Ao assumir o governo, Iberê Ferreira de Souza anunciou a segurança como uma das prioridades de sua gestão. Só para citar um exemplo, a Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred) tinha um efetivo de 70 policiais militares que atuavam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e tinham apenas uma viatura. Recentemente, o governador destinou mais 30 homens e mais dois veículos para o programa, e agora mais 60 PMs e 15 viaturas para serem exclusivos do Ronda Escolar. Ou seja, um aumento de quase 150% no efetivo do Cipred.

“Assim que recebi o convite do governador para comandar a Polícia Militar, recebi também a determinação para desenvolver esta forma de policiamento e aí está o Ronda Escolar. Vamos fazer abordagens em torno das escolas para combater com firmeza o tráfico, prostituição e a violência dentro de marginais infiltrados em torcidas organizadas. Mas também seremos parceiros das famílias e da comunidade estudantil”, disse o Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Com o Ronda Escolar, diretores, educadores, líderes estudantis e os 60 policiais militares da Cipred estarão mais próximos, interagindo entre si para uma escola mais segura. Para orientar o trabalho dos PMs, já foi feito um mapeamento das áreas vulneráveis ao uso e comércio de drogas nos bairros de Natal, junto às gangues e torcidas organizadas. A ação resultou nos "Corredores Educacionais", que são as áreas onde estão instaladas a maioria das escolas particulares e públicas.

O Ronda Escolar será implantado nas áreas de atuação do Proerd. De caráter social e preventivo, o programa desenvolvido no Rio Grande do Norte é destaque em todo o país. O trabalho é feito por policiais militares em salas de aula, uma vez por semana, durante quatro meses em média, em escolas públicas e provadas, para os alunos que estejam cursando 5º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha, Lagoa Nova são os municípios atendidos pelo Proerd no Estado.

TIBAU


O universitário Rafael Freire, de 22 anos, filiado ao PMDB, é o novo prefeito de Tibau. Disputando com outros três candidatos, Freire venceu com 249 votos de diferença para o segundo colocado, no caso, a vereadora/prefeita interina Evaneide Fernandes, Neinha, do PSB. O resultado da eleição suplementar foi anunciado pela juíza eleitoral Uefla Fernandes às 17h40.

O prefeito eleito em outubro de 2008, Francisco Diniz (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral, por entender que ele se elegeu comprando votos. O cargo passou a ser administrado pela presidenta da Câmara, Evaneide Fernandes, conhecida por Neinha, do PSB.

O município de Tibau tem aproximadamente 5 mil habitantes e está distante 42 quilômetros de Mossoró. É o principal reduto dos mossoroenses no período férias escolares. Apesar de seu potencial para o turismo, tem evoluído pouco nos últimos dez anos.

Abaixo o resumo dos números de Tibau:

1º colocado: Brígido Rafael Freire PMDB/DEM - 1.452 votos, 47,31 % dos votos válidos.
2º colocado: Evaneide Fernandes da Costa - PSB/PPS – 1.203 votos – 39,20% votos válidos
3º colocado: João Nolasco Neto – PSC – 314 votos – 10,23% votos válidos
4º colocado: Lúcia de Fátima de Souza – PDT – 100 votos – 3,26% votos válidos

Votos Válidos : 3.069 (95,22%)
Votos em Branco : 37 (1,15%)
Votos Nulos : 117 (3,63%)
Comparecimento : 3.223 (88,96%)
Abstenção : 400 (11,04%)