quarta-feira, junho 23, 2010

HOJE NA COPA


Bom para a Copa do Mundo, que tem um de seus protagonistas classificado. Bom para o futebol, que já tem o primeiro duelo de gigantes agendado. Bom para a África, que respira aliviada por não ficar fora precocemente do primeiro Mundial no continente. O 1 a 0 da Alemanha sobre Gana, nesta quarta-feira, no Soccer City, em Joanesburgo, esteve longe de ser empolgante, mas foi suficiente para garantir as duas seleções nas oitavas de final.


A Austrália venceu a Sérvia por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Mbombela Stadium, em Nelspruit, pela terceira e última rodada do Grupo D da Copa do Mundo. Com a derrota de Gana para a Alemanha por 1 a 0, no outro jogo do grupo, ambos os times ficaram próximos de conquistar vaga. Mas, com uma sequência incrível de gols perdidos, australianos e sérvios deixaram o Mundial de mãos dadas.


No gramado do Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, o árbitro alemão Wolfgang Stark apita o fim do jogo. A vitória da Inglaterra sobre a Eslovênia por 1 a 0, gol de Defoe, caía como uma luva para as duas seleções, que avançavam abraçadas para as oitavas de final. No exato momento em que o juiz apontava o centro do campo, o pé direito de um americano, a 940km dali, fez um estrago na festa. Em Pretória, Donovan marcou para os Estados Unidos aos 45 minutos do segundo tempo contra a Argélia. No apagar das luzes, ele colocou seu time na próxima fase como líder do grupo, mandou os eslovenos para casa e derrubou os britânicos para o segundo lugar do grupo, criando o primeiro clássico das oitavas: Inglaterra x Alemanha.


Em uma chave emboladíssima, na qual todos os países tinham chances de passar para as oitavas de final da Copa do Mundo, os Estados Unidos viveram um dia de Super Bowl e se classificaram com uma vitória dramática na última rodada do Grupo C. Graças a um gol de Donovan aos 45 minutos do segundo tempo, os americanos derrotaram a Argélia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Pretória, e festejaram do mesmo modo como são acostumados a fazer nos touchdowns do futebol americano. O empate eliminaria ambas as seleções, e a definição da chave veio no apagar das luzes no estádio Loftus Versfeld.

Wilma se livra de multa

Entendendo que não houve prática de propaganda eleitoral antecipada, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) julgou procedente recurso da ex-governadora Wilma de Faria, afastando a aplicação de multa no valor de R$ 5 mil. 

Por 4 votos a 2, a Corte rejeitou as alegações do Ministério Público Eleitoral que defendia a existência da propaganda fora de época no conteúdo das mensagens publicitárias veiculadas na Intertv Cabugi, entre os dias 6 de 8 maio, nas quais a pré-candidata ao Senado, destaca o Dia das Mães.

A juíza auxiliar da propaganda eleitoral, Maria Zeneide Bezerra, em julgamento recente, expediu sentença condenando Wilma ao pagamento de R$ 5 mil. A magistrada reiterou o entendimento ao relatar o recurso interposto por Wilma de Faria, com o número de processo 2863-16.2010.6.20.0000, na sessão de hoje (22).

“Apesar de não haver pedido de voto, isto não descaracteriza sua conotação eleitoral, pois ocorreu de forma indireta, pois apesar de todos os cuidados de marketing da recorrente, as palavras usadas (conquista, nova vida, mundo melhor, capacidade) fazem com que se esteja diante de forte apelo eleitoral” – observou a relatora durante a leitura do seu voto. Ela enfatizou que a conduta infringiu o art. 36 da Lei das Eleições (9.504/97).

O único a acompanhar o voto da juíza Zeneide Bezerra foi o colega magistrado, Ricardo Moura, para quem houve sim propaganda extemporânea a multa é plausível.

Divergiram do entendimento da relatora, os juízes Fábio Hollanda, Marcos Duarte, Marco Bruno e o desembargador e vice-presidente da Corte, Claudio Santos.

Em seu voto, o juiz Marco Bruno lembrou que Wilma foi governadora duas vezes e por três oportunidades, prefeita da capital. “Esta senhora sempre enviou congratulações às mães nesta data, seja ou não ano eleitoral, não sendo uma prática isolada” – destacou o magistrado ao anunciar que acompanharia a divergência.

SANTA CRUZ

A programação de atividades para a inauguração ocorre neste fim de semana. No sábado, começa com uma missa e a solenidade de inauguração da obra, com presença do governador Iberê Ferreira de Souza. Haverá também uma procissão, levando a imagem da santa do templo para o complexo, no alto do morro. O domingo, dia 27, começa com missa. Depois, haverá diversos momentos de bênçãos, terços à Santa Rita e confissões no complexo que abriga a imagem. Todo o dia de domingo será dedicado à visitação pública à obra. Haverá ainda shows culturais e religiosos para o público presente.

Além da imagem gigante, o complexo "Alto de Santa Rita" oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz. Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura está sendo montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu). 

O Corpo de Bombeiros estará com um efetivo de 60 homens para os dois dias e disponibilizará três ambulâncias, uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio. A Saúde municipal e o Samu montarão postos médicos no alto do complexo e no estacionamento e uma unidade móvel de assistência ao lado da Igreja Matriz. “Além disso, a retaguarda médica no hospital regional está garantida”, assegura o secretário de Saúde de Santa Cruz, Jaumir Simões.

Desde o dia 05 de junho, a cidade já começou a se preparar para a inauguração. No topo da igreja, ficou um relógio com a contagem regressiva de 22 dias. O número 22 também remete ao dia da santa padroeira do município - Santa Rita.

RN é o Estado que melhor acompanha o Bolsa Família

O Rio Grande do Norte está no topo do ranking dos estados que melhor acompanham a gestão do  Programa Bolsa Família (PBF), mas algumas metas terão de ser alcançadas, como a redução em pelo menos 25% a baixa frequência escolar dos alunos beneficiados e ainda do número de crianças não localizadas e que deixam de ir à sala de aula.

Essas questões foram levantadas,  esta semana durante a reunião dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com os operadores do PBF na área de educação, nos 167 municípios do Estado.

A coordenadora estadual do PBF, Rosângela Medeiros, diz que o RN está em primeiro lugar no nível de acompanhamento (77%) na área de saúde e em segundo lugar (92%) na educação, atrás apenas do Piauí. “Em maio atingimos 324 mil beneficiários, superando a  estimativa de 319 mil”.

Assim mesmo, segundo ela, a gestão do PBF tem algumas falhas, como a falta de computadores que permitam o acesso on line aos Siscom do MDS. “Existem municípios que nem sala tem para o Bolsa Família”, diz ela, para adiantar que alguns gestores, quando indicam uma pessoa para gerir o programa, empurram outras atribuições que terminam dificultando a sua operacionalização.

Outro problema na gestão do PBF, segundo ela, é a dificuldade de se executar um trabalho intersetorial, de maneira que as informações das áreas de educação e saúde, relativo ao acompanhamento das chamadas condicionalidades para que os beneficiários continuem a receber a renda mínima, possam chegar à área de assistência social.

Segundo ela, de posse de informações sobre a frequência escolar, que é de no mínimo 80%, ou se a vacinação das crianças ou nutrizes estão passando por avaliação médica, é possível “a assistente social trabalha aquela família”, que está em falta e com isso orientá-la a cumprir as condições exigidas para ter direito à Bolsa Família.

Os técnicos do MDS realizaram a primeira reunião na sexta-feira, dia 18, com os operadores da área de saúde. Até a próxima sexta-feira, eles acompanham a gestão do PBF no município de Natal.

De acordo com o coordenador técnico do MDS, Márcio Maurício a finalidade da visita é desenvolver um projeto de acompanhamento da qualidade das gestões. “Basicamente essa visita é para discutir o programa, as ações e buscar soluções para a melhoria das gestões municipais do Bolsa família, além de estruturar diagnósticos e proceder a uma avaliação objetiva das dificuldades enfrentadas pela gestão municipal do programa”, explica.

Rosangela Medeiros destacou a importância dessa visita para a melhoria de diversos aspectos das gestões e como forma de buscar soluções conjuntas com o MDS. Ela afirmou que os técnicos ficaram satisfeitos com a visita. “Eles acharam a coordenação muito boa e de qualidade. Além disso, acharam bastante interessante o e-mail institucional que criamos para comunicação com as 167 secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselhos de assistência Social”, destacou.

Os representantes do MDS permanecem uma semana no RN para analisar questões como as intersetorialidade de ações, instalações físicas e tecnológicas da gestão local, alimentação e atualização do sistema, cadastramento das famílias e acompanhamento dos beneficiados nas atividades educativas de saúde e de qualificação profissional do programa e posterior inserção no mercado de trabalho.

APODI

A prefeitura de Apodi vai implantar um projeto, por meio de palestras e oficinas nas escolas da rede municipal com professores, pais e alunos, mostrando os problemas que as drogas geram nas famílias. O projeto é de autoria de Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha "As fábulas das drogas". Em Apodi, será desenvolvido junto às escolas. "Estamos preocupados com o uso indevido do álcool e outras drogas e com a busca de alternativas para a diminuição do sofrimento de jovens e famílias atingidas pela dependência química, vamos levar esse projeto as escolas do nosso município", comentou a prefeita Goreti Pinto 

CANGUARETAMA

Um homem foi morto a golpes de faca ao amanhecer de ontem na zona rural de Canguaretama, a 75km de Natal, no Litoral Sul. Segundo informações colhidas na delegacia do município, Severino Justo de Sales, conhecido por Bino, de 40 anos, morreu no local. Pessoas conhecidas de Severino informaram que ele costumava ficar muito tempo andando nas ruas ou consumindo bebida alcoólica nos bares do Sítio Jiqui. De acordo com o agente Albuquerque da Polícia Civil, por volta das 5h de hoje, Severino foi encontrado morto perto de um bar. 

Provão deste ano vai dar acesso a seis cursos da UFRN

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com inscrições abertas até às 23h59 do dia nove de julho. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. O exame é voltado a estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2010. A avaliação é obrigatória para quem quer participar do Sistema de Seleção Unificada, do Prouni e, a partir de 2011, do Fies (Financiamento Estudantil). Além disso, diversas faculdades utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos de forma total ou parcial. 

Este ano a UFRN vai aderir ao Enem para seis cursos: Engenharia de Software, Geofísica; Formação Profissional em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal; Zootecnia e Tecnológico em Gestão Hospitalar.

PARNAMIRIM

O município de Parnamirim passa a disponibilizar mais uma unidade de saúde. Desde sexta-feira(18), está em funcionamento o posto do Parque de Exposições II, localizado na rua Nova Vida, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.Parnamirim acaba de ganhar mais uma unidade de saúde. A direção da unidade está a cargo de Maria das Graças Ferreira de Lima e o quadro de pessoal é composto por 15 pessoas, sendo três médicos e um dentista.  

MACAIBA

A história pode parecer a mesma, um projeto cultural tira crianças da rua e devolve a elas a oportunidade de continuar sonhando. Mas para cada uma dos 500 meninos e meninas da Escola de Música de Macaíba, o projeto faz toda a diferença. Vindos de famílias carentes e algumas imersos em contextos socioeconômicos delicados, como tios ou pais envolvidos em tráfico de drogas, os integrantes da escola festejam cada uma das etapas do projeto, como a que acontece hoje durante o Concerto 2010, às 19h30, no Teatro Municipal de Macaíba, Pax Clube. A entrada vai ser franca.


No evento serão oferecidas ao público todas as vertentes musicais desenvolvidas na escola: a orquestra, a banda sinfônica, a música popular e o coral. Além dos alunos, Carlinhos Zens e Sérgio Farias (diretor da Escola de Música Waldemar de Almeida). Segundo o coordenador da Escola de Música de Macaíba, Fábio Presgrave, o repertório engloba músicas dos compositores da MPB e da Bossa Nova, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga e dos eruditos Johann Strauss e Marcos Nogueira (compositor alagoano). 

A escola de Música é mantida pela Prefeitura de Macaíba, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A prefeitura garante a manutenção e o pagamento de bolsas de estudo e a UFRN, os professores. A escolada de Musica de macaíba exista desde 2006 e passou a receber o apoio pedagógico da universidade em 2008. Os 500 alunos da escola vêm da rede pública de ensino e estudam música gratuitamente. A escola é distribuída em quatro eixos: orquestra, banda sinfônica (com instrumentos de sopro), coral e o núcleo de música popular. 

Além dos moradores de Macaíba, a escola também atende a comunidades circunvizinhas, como a quilombola Capoeiras e ao Assentamento Agrário José Coelho de Souza, onde está sendo implantado um pólo da Escola de Música de Macaíba, onde as aulas serão ministradas por seus ex-alunos.

Fábio Presgrave conta que a escola tem feito bons trabalhos, inclusive promovendo a interação das crianças e os jovens com artistas de renome nacional, como Renato Bandel (coordenado do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão) e internacional como Fany Solter (reitora da Universidade de Karslruhe, na Alemanha).

O coordenador da Escola de Música de Macaíba relembra um dos grandes momentos da escola, quando os alunos participaram de uma apresentação durante o congresso de juristas em Natal. “Eles foram convidados para fazer a música de fundo e chamou a atenção de um dos juristas mais conhecidos do país, Dalmo Dallari”, disse Fábio. Ao ouvir a orquestra, Dalmo falou que não estava mais pensando em se aposentar e jogar tudo para o ar, já que o Brasil ainda tinha jeito. 

Apesar do pouco tempo de atuação da escola, ela já colhe bons resultados, como a aprovação de cinco alunos no curso técnico da Escola de Música da UFRN. Um número alto, já que as avaliações são bastante exigentes. “Eles executam uma avaliação teórica bem pesada e executam peças avançadas”, disse Fábio. 

Georgino Avelino

A pequena Senador Georgino Avelino, distante 25 quilômetros de Natal, está entre as cidades alvo de investigação do Ministério Público Federal em razão da destinação de recursos do Ministério do Turismo. Tradicionais no Nordeste e palanques em potencial nas eleições, as festas juninas são o alvo da averiguação. No Brasil, há pelo menos 13 investigações em andamento que apuram irregularidades na aplicação das verbas. Só este mês foram liberados R$ 14,9 milhões para festas juninas em 19 estados. Desse valor, R$ 13,8 milhões são referentes a emendas parlamentares. O restante é de programas do próprio ministério. 

Este ano, o governo estabeleceu regras mais rígidas para comemorações com dinheiro federal durante o período eleitoral. Entretanto, as normas só valem a partir do início de julho. É o volume de recursos distribuídos pelo ministério e a participação ativa dos políticos que chama a atenção do MPF. 

Um dos procedimentos mais recentes na região é o da Procuradoria do Rio Grande do Norte. O MPF apura o uso do dinheiro pela prefeitura de Senador Georgino Avelino. Uma das menores cidades do estado, com apenas 3 mil habitantes, recebeu mais de R$ 1,3 milhão do ministério, sendo R$ 30 mil para festejos juninos. No âmbito estadual, também estão sendo investigados convênios entre prefeituras e a Fundação José Augusto.

Sanguessugas

O suposto esquema, segundo investigações do MPF, segue o modelo da máfia das sanguessugas, que fraudava licitações de ambulâncias. O dinheiro liberado pelo ministério para as prefeituras vem por meio de emendas parlamentares apresentadas ao Orçamento da União. Cabe ao Executivo municipal contratar toda a estrutura da festa. E é nesse ponto que, segundo as investigações, ocorre a possível fraude. 

MOTANHAS

Um crime chocou a população do município de Montanhas durante a madrugada desta terça-feira. De acordo com informações da polícia local, Rosival Barbosa de Lima, de 32 anos era casado com Joana D´arc - que completaria 26 anos no próximo dia 24. Eles moravam em uma casa no bairro Boa Esperança, com a mãe de Joana e os quatro filhos - os policiais não souberam detalhar as idades, mas a criança mais velha tem 11 anos.

A mãe da vítima relatou aos policiais que aparentava estar tudo tranquilo na hora do jantar. Por volta das 4h30, ela acordou com um barulho e quando andou pela casa encontrou a filha morta com golpes de foice. De acordo com a polícia, os filhos pequenos estavam dormindo no momento do crime, mas acordaram e ainda chegaram a ver a mãe morta.

Segundo o soldado Dos Santos, a vítima morreu no local. Os policiais ainda não descobriram o motivo do crime, mas a unica informação é que ela estava trabalhando em Natal e chegou em casa ontem. Possivelmente, o marido matou a esposa por ciúmes.

o acusado fugiu e até o momento os policiais não sabem onde Rosival se encontra.

MAXARANGUAPE

Um operador de ponte rolante identificado como José Robeci Alexandre da Silva foi encontrado morto com vários disparos na estrada que liga Dom Marcolino a Pureza, em Maxaranguape, por volta das 18h30.  Acredita-se que o homem tenha sido vítima de latrocínio, já que havia acabado de sacar dinheiro do FGTS para o batizado da filha.

Ex-Prefeitos de Sitio Novo aparecem entre os 144 inelegíveis no RN

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista dos 5 mil inelegíveis em todo o país. No Rio Grande do Norte, 144 agentes públicos, em sua maioria ex-prefeitos e ex-secretários, tiveram as contas julgadas irregulares e por isso são impedidos de disputar cargos eletivos no pleito deste ano. Ao que tudo indica nenhuma das pessoas do RN que integram a relação do TCU tem a pretensão de ser candidato nas eleições deste ano.

Entre os nomes do RN citados na lista estão os ex-gestores: Ailton Araújo (Lagoa de Velhos); Aldo Tinoco (Natal); Flávio Martins (Parnamirim); João Pedro Filho (Guamaré); Núbia Costa (Maxaranguape); Sidrônio Freire (Tibau); Theodorico Bezerra Neto (Tangará); além de Francisco Hudson Xavier Cunha e João Raimundo Sobrinho (ambos de Sítio Novo), Carlos Ivan Melo (ex-diretor da Codern) e Rômulo Macedo (ex-secretário de Recursos Hídricos).