terça-feira, junho 29, 2010

BRASIL 3 X 0 CHILE

A Seleção Brasileira voltou a apresentar um futebol de técnica apurada e espírito coletivo na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, no Estádio Ellis Park, o time superou o Chile com uma atuação que não deixou dúvidas sobre a sua imensa superioridade sobre um adversário que, apesar da luta, não teve como evitar a derrota e a eliminação.

Os 3 a 0 no placar acabaram sendo modestos, mas foi o resultado suficiente para fazer o Brasil avançar, agora nas quartas-de-final, em que terá a Holanda como adversária na sexta-feira, às 16 horas (11 horas de Brasília), em Port Elizabeth, no Nelson Mandela Bay.

A Seleção Brasileira jogou um futebol objetivo, de muita rapidez e soube ser decisiva logo no primeiro tempo.

Contra um adversário que, mesmo tentando atacar, voltava com seus jogadores todos atrás da linha da bola quando a perdia, o Brasil se comportou de maneira inteligente e mais adequada para enfrentar as dificuldades que se apresentavam toques de primeira, para a frente, objetivos.
 

Inglaterra é roubada dentro e fora de campo

Não foi só o juiz que meteu a mão na Seleção da Inglaterra, após a eliminação, foi confirmado pela Policia que diversos itens dos jogadores ingleses foram furtados de seus quartos na última semana, incluindo camisas, uma medalha e até cuecas. As autoridades, que conduziram as investigações em sigilo, afirmaram já ter identificado e detido todos os ladrões.

MOSSORÓ

O Ministério Público Federal em Mossoró denunciou à Justiça Federal o ex-presidente da Câmara Municipal, João Newton Escóssia Júnior, pela prática do crime de peculato (desvio de recursos públicos por servidor). A denúncia é resultado da "Operação Sal Grosso", deflagrada pelo Ministério Público Estadual. Na ocasião, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do vereador, foram encontrado 520 livros, fornecidos pelo governo federal.

Os livros didáticos foram enviados pelo Ministério da Educação, mas ao invés de serem repassados para a rede pública de ensino, estavam no interior da residência do denunciado. Para o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, "o acusado se valeu da posição de presidente da Câmara para se apropriar de grande quantidade de livros fornecidos pelo Ministério da Educação".

O procurador destaca ainda que a materialidade dos fatos está sobejamente comprovada no processo, tendo em vista o auto de apreensão dos livros, presente no inquérito policial que trata da Operação "Sal Grosso".

Se a denúncia for julgada procedente pela 8ª Vara da Justiça Federal, João Newton Escóssia Júnior pode ser condenado de dois a 12 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Operação Sal Grosso * A Operação Sal Grosso foi deflagrada em 14 de novembro de 2007 com o objetivo de apurar fraudes praticadas por membros da Câmara Municipal de Mossoró. O processo, que ainda não tem decisão definitiva, corre na 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró.

EXTREMOZ

Um homem foi preso na noite deste domingo (27) em Extremoz, por realizar disparos de arma de fogo em via pública. Francisco das Chagas do Nascimento, 40 anos, conhecido como “Chiquinho da Contendas” foi detido após denúncia de populares.

De acordo com o tenente Rodrigo Couceiro, da Polícia Militar de Extremoz, por volta das 22h, a Central de policiamento recebeu o chamado de populares de que um homem estaria efetuando disparos com uma espingarda. Quando os policiais chegaram ao local, a rua principal do distrito de Contendas, o acusado ainda tentou se livrar da arma, mas foi preso e reconhecido por testemunhas.

Com Chiquinho, foi apreendida uma espingarda Boito do tipo escopeta e cápsulas já deflagradas. O acusado foi levado para a delegacia de plantão da Zona Norte e será encaminhado para um Centro de Detenção Provisória (CDP). Segundo o tenente Couceiro, ele já estava sendo procurado pela polícia, acusado de roubo.

A polícia de Extremoz pede que possíveis vítimas de Chiquinho vão até a delegacia da cidade para fazer o reconhecimento.

RIACHO DA CRUZ

O senador Garibaldi Filho (PMDB) esteve ontem (27) na cidade de Riacho da Cruz, a 380 quilômetros de Natal, prestigiando o 22º Tradicional São Pedro, festa promovida pela prefeitura da cidade. O senador foi acompanhado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ambos foram recebidos pelo prefeito Marcos Aurélio de Paiva Rego (DEM).

Na ocasião, o prefeito anunciou que apoiará o projeto de reeleição do senador Garibaldi Filho. “Não só vou apoiar como, aqui na região como um todo, vou trabalhar pela reeleição de Garibaldi Filho”, afirmou.

O prefeito disse ainda que a decisão de apoiar Garibaldi Filho se deve ao fato de que ele tem dado atenção ao município e isso tem gerado bons resultados. “O senador Garibaldi Filho está fazendo muito pela cidade de Riacho da Cruz e tenho certeza que com a renovação do mandato dele como senador, Riacho da Cruz vai ter muito mais obras”, justificou.


VENHA-VER


O município de Venha-Ver celebrou no último dia 26 sua "maioridade". Foram comemorados os 18 anos da chamada Emancipação Política. A história conta que duas famílias, uma de judeus e a outra de holandeses, deram origem à comunidade de Venha Ver.

A explicação da origem do nome Venha Ver é contada de várias formas pelos mais antigos. A mais conhecida pelos patriarcas refere-se ao namoro entre a filha de fazendeiro e um de seus escravos. Descontente com essa amizade, o fazendeiro decidiu mandar sua filha para outra região. Ao procurar pela filha na manhã do dia de sua partida, foi informado por uma escrava que "a moça estava proseando com o namorado". O fazendeiro não acreditou na conversa da escrava que não teve alternativa a não ser chamá-lo para comprovar pessoalmente sua informação. "Venha ver", teria dito a escrava.

Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços da cultura judaica (praticados inconscientemente pela população, que descende principalmente de cristãos novos), sendo descrita como uma provável fusão da palavra "vem" (do verbo vir, em português) com o termo hebraico "chaver" (pronuncia-se ráver), que significa amigo, companheiro. Ou seja, Venha-Ver seria algo como "Vem, Chaver" (Vem, Amigo).
 
O povoado, naturalmente, passou a se chamar Venha Ver, e a força do seu povo tornou possível que o pequeno arruado viesse a experimentar um gradativo crescimento. Ao longo dos anos, Venha Ver conseguiu se sobressair entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional. Até que no dia 26 de junho de 1992, por força da Lei nº 6.302, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo então governador, José Agripino, Venha-Ver alcançou sua autonomia política, desmembrando-se de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Em 3 de outubro de 1996 Salviano foi eleito o primeiro prefeito do município de Venha-Ver sendo reeleito em 1º de outubro de 2000.

Em 3 de outubro de 2004 apoiou a candidata vitoriosa, Maria do Socorro. Quatro depois, mais precisamente em 5 de outubro de 2008, Expedito foi reconduzido a prefeitura com uma vitória sobre até então prefeita Socorro Fernandes.

ACARI

Quem chegou na manhã desta segunda-feira (28) na Prefeitura de Acari se deparou com os funcionários caracterizado em clima de São Pedro. O entusiasmo e o alto astral dos funcionários eram notados por todos que procuraram a Prefeitura para resolver algum problema.

Em Acari o mês de junho é marcado pelas festividades juninas, que tiveram inicio na noite do dia 11 de junho e só finalizam no dia 9 de julho com o Arraia da Paróquia Nossa Senhora da Guia. As festividades juninas estão sendo promovidas pelas escolas, bairros, secretarias, paróquia, com quadrilhas improvisadas, desfiles caipiras, barracas com diversas comidas típicas, envolvendo toda a comunidade no clima especialmente junino.

JARDIM DO SERIDÓ

O prefeito de Jardim do Seridó, padre Jocimar Dantas divulgou a programação do II João Pedro do Seridó que será realizada de 30/06 á 03/07. A Prefeitura garante que o evento terá uma programação especialmente construída para abranger muita festa e não deixando de lado a cultura popular de Jardim do Seridó.

Na quarta-feira, durante todo o dia haverá exposição cultural sobre a tradição das quadrilhas e da festa junina no Seridó. À noite, apresentações de quadrilhas das Escolas da cidade e muito forró com Bonerges e Jogo de Cintura.

Quinta-feira tem o arrastão matuto com Trio Paradise e uma grande quadrilha também se formará com todos caracterizados. Na sexta-feira (02) festa com animação de Canindé Moreno e Banda Som Real e Aleijadinho de Pombal e Banda Alegria. Última noite do evento, Mauricinho do Forró e Banda Aryaxé promotem encerrar de madrugada. A partir das 18h terá Forró Pé de Serra com Neto da Paraíba e Trio Mandacaru.

Obras da CAERN beneficiará população de Governador Dix-Sept Rosado e Serra do Mel

A CAERN,vai investir 230 mil para recuperar conjuntos de motobombas, o objetivo é garantir o fornecimento de água contínuo de três poços tubulares de grande vazão, instalados em Mossoró e dois poços que operam em Governador Dix-sept Rosado e Serra do Mel. Os equipamentos ficarão de reserva e serão utilizados sempre que se fizerem necessários para evitar a interrupção do fornecimento de água nestas cidades.

As bombas que serão recuperadas em Mossoró vão ser destinadas ao Poço 23, que produz 100 mil litros de água por hora e abastece o bairro Carnaubal e adjacências. Também será contemplado o poço 26, que fornece 200 mil litros de água por hora para o Alto de São Manoel, Conjunto Costa e Silva e proximidades. Além do Poço 24, que bombeia 160 mil litros de água para os consumidores da área do Planalto 13 de Maio, também em Mossoró.

Em Governador Dix-Sept Rosado e Serra do Mel, dois poços tubulares com vazão de 70 mil litros por hora cada, serão contemplados com bombas de reserva.

Rosalba se livra de multa

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral Ivan Lira de Carvalho julgou improcedente pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), para aplicação de multa contra a senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), candidata ao Governo do Estado, em virtude de eventual prática de propaganda eleitoral antecipada, por mensagens de felicitação ao Dia das Mães exibidas pela Inter TV Cabugi, entre os dias 6 e 8 de maio.

O MPE alegou que a representada fez menções, ainda que de forma breve, ao 25, número que seria utilizado na sua votação, e usou de expressões como “acalentar o novo” e “criando e cuidando do futuro”, como forma de fazer referência às possíveis mudanças de gestão do governo. O pedido era de aplicação das sanções previstas no art. 36, § 3º, da Lei n.º 9.504/97.

O juiz da propaganda, em sua sentença, entendeu que nem toda apresentação de possível candidato por meio de mídia televisiva serve, por si só, para caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

O magistrado destacou que é bem factível o uso de mídia televisiva na tentativa de engodar a Justiça Eleitoral, por meio de propaganda disfarçada, mas que este não é o caso. Assim, terminou por concluir pela improcedência do pedido, ou seja, pela não aplicação da penalidade de multa.

“Uma Missão espinhosa”

“Vágner a partir de agora sua missão é espinhosa. Vamos trabalhar no Oeste para dar a vitória a Iberê Ferreira lá”, discursou o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), neste domingo (27), durante a convenção do PSB, que aconteceu no Ginásio Machadinho.


"Lá", a candidata ao Governo do Estado pela oposição, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), é favorita. Rosalba foi prefeita de Mossoró, a maior cidade da Região Oeste, sendo bem avaliada. Por isso, a missão de Vágner foi bem definida pelo deputado: “espinhosa”.

Mas o governador Iberê Ferreira confia na atuação política de Vágner. Ao término da convenção, o peessebista chegou a subestimar a força da democrata na Região Oeste. “Ela era forte lá”.

Convenção Estadual do PHS acontecerá hoje em Natal

A convenção estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) será realizada nesta terça feira (29), na sede do partido, que fica no Edifício Barão do Rio Branco (sala 117), na Avenida Rio Branco, Cidade Alta, em Natal.

O evento será cartorial e terá início às 10h30, com a participação de delegados do partido de todo Estado. O PHS homologará a candidatura de 15 candidatos a deputado estadual e quatro candidatos a deputado federal. Uma das prioridades é a reeleição do deputado estadual Salismar Correia, recentemente empossado na Assembleia Legislativa.

Durante a convenção, o partido pretende formalizar a aliança com os partidos PSDC-PP-PRB para a eleição proporcional, bem como confirmar a aliança com o PSB do governador Iberê Ferreira de Souza e da ex-governadora Wilma de Faria, candidatos à reeleição e ao Senado Federal, respectivamente.

Acontece que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não decidiu se permite a realização de coligação para a proporcional diferente da realizada para a majoritária. Ainda esta semana, a consulta feita na Corte Eleitoral deve ser julgada. Se o TSE decidir amarrar as coligações, os militantes do PHS devem voltar atrás em um, ou noutro acordo.

Dengue coloca Natal e Parnamirim em situação de alerta

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) colocou os municípios de Natal e Parnamirim em situação de alerta quanto à dengue. Segundo último boletim de infestação da doença, os dois municípios evoluíram da situação de baixo para médio risco, apresentando, juntos, 1.088 casos de um total de 1.933 notificações em todo o Rio Grande do Norte.

Em contrapartida, o estado apresenta um decréscimo de 34,94%, se levado em consideração o total de 2.971 casos registrados no mesmo período de 2009. De acordo com os dados do Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap, que realiza o monitoramento constante, dos 900 casos confirmados em Natal, foi registrado um óbito, e 17 notificações de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), uma das formas mais graves da doença.

Em Parnamirim, foram registrados 188 casos neste ano, sendo três de FHD e sem óbitos. A segunda maior cidade do Estado, Mossoró, está em situação de baixo risco, com apenas 21 casos notificados e sem registro de FHD ou óbitos. Até o momento, foram registrados 1.933 casos em todo o Rio Grande do Norte, em comparação com 2.971 do ano de 2009.

A Sesap divulgou que está realizando ações para combater o avanço da doença, entre elas: a volta do carro fumacê, o incentivo à conscientização da população e o reforço das rotineiras visitas dos agentes de endemias às residências.

Além disso, segundo a secretaria, o número insuficiente de agentes no município do Natal e a greve desses profissionais, que ocorreu em Parnamirim, fizeram com que muitas casas não fossem visitadas, aumentando o risco de infestação do mosquito da dengue.

As autoridades da área da saúde alertam a população de Natal e Parnamirim para que redobre os cuidados para evitar água parada, caixas d’água destampadas, o acúmulo de lixo, entre outros fatores que podem propiciar a propagação do mosquito Aedes Aegypti.

Agentes penitenciários do RN terão aumento de 46%

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte vão ganhar aumento salarial de 46,6% a partir do mês de julho. O reajuste vinha sendo cobrado pela categoria que, inclusive, ameaçava realizar um protesto neste sábado (26). A confirmação do novo valor pago aos agentes foi dada pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.

De acordo com o titular da pasta, Leonardo Arruda Câmara, desde maio que a Sejuc havia conseguido junto ao governo do Estado a autorização para o reajuste salarial. "O governador Iberê autorizou, mas, por entraves burocráticos não conseguimos implementar o novo valor já para este mês de junho", destaca.

Apesar disso, o secretário de Justiça garantiu que em Julho todos os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte poderão contar com o novo salário, no valor de R$ 2.200.

Atualmente, os profissionais que fazem a segurança das unidades prisionais do Estado recebem um salário de R$ 1.500. "Podemos afirmar com certeza que esse novo valor é acima da média salarial paga aos agentes penitenciários dos outros estados do Nordeste", ressaltou.

Ainda segundo Leornardo Arruda Câmara, ao longo dos últimos anos os agentes penitenciários tiveram aumento de 388%. "Em 2003, o salário da categoria era de R$ 450. Agora, com esse reajuste vamos pagar os R$ 2.200", disse o secretário de Justiça

ABC


Hoje o ABC está completando 95 anos e o clube montou uma extensa programação para comemorar o seu aniversário.A diretoria alvinegra entrou em campo e preparou uma grande programação festiva, com direito a homenagens, almoço, festa, futebol e muitas novidades.

Na quarta-feira(30), acontecerá o Jogo dos 95 anos, entre ABC x CRB/AL, pelo Campeonato do Nordeste.

A partida contará com homenagens a ex-atletas que marcaram época na história alvinegra e outras novidades que serão divulgadas nos próximos dias.

No dia 3 de julho, a diretoria alvinegra abrirá espaço para as comemorações juninas, com a realização do Arraiá Mais Querido, animado com o forró das bandas Lengo Tengo e Deixe de Brincadeira e do DJ Alex. O arraiá será realizado na sede social do ABC e as senhas custarão R$ 20,00 (Sócio) e R$ 30,00 (Não Sócio).

Fechando a vasta programação, ocorrerão os lançamentos da Loja do Sócio Mais Querido e da Revista Comemorativa aos 95 anos do ABC, no dia 13 de julho, uma terça-feira, oportunidade onde também será lançada oficialmente, com todos os detalhes, o Programa Sócio Mais Querido, que promete transformar o ABC, em um clube autossustentável.

Dia 29/06 (terça-feira)
- Aniversário do clube – Alvorada (queima de fogos por todo o Rio Grande do Norte);
Dia 30/06 (quarta-feira)
- Jogo dos 95 anos - ABC x CRB/AL (Campeonato do Nordeste, Estádio Frasqueirão);
Dia 03/07 (sábado)
- Arraia Mais Querido (Sede Social, às 22h, com Lengo Tengo e Deixe de Brincadeira e DJ Alex);
Dia 13/07 (terça-feira)
- Lançamento da loja do Sócio Mais Querido e da Revista Comemorativa aos 95 anos.

ALECRIM

Cumprindo uma solicitação do técnico Ferdinando Teixeira, a diretoria do Alecrim acertou nesta segunda-feira (28) os adversários dos dois amistosos de preparação para a Série C do Brasileirão 2010. No dia 4 de julho, às 15h30, o adversário será o União de Goianinha, na cidade vizinha, enquanto no dia 10, às 17h, o Potiguar de Mossoró recebe a delegação alecrinense.

“Buscamos adversários conforme os parâmetros que a comissão técnica passou e conseguimos acertar esses dois jogos sem grandes dificuldades. O Potiguar de Mossoró se prepara para a Série D e será um amistoso bom para os dois lados”, afirmou o presidente Orlando Caldas.

Para o técnico Ferdinando Teixeira, os amistosos serão importantes para uma análise prática da equipe, que faz trabalhos táticos desde a última semana e inicia os treinos coletivos nesta quarta-feira (30), às 15h30, no Juvenal Lamartine.

O Alecrim estreia no Campeonato Brasileiro no dia 18 de julho, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, em Pernambuco

AMÉRICA

Após empatar com o Santa Cruz (PE), o América encara Botafogo (PB), lanterna do Campeonato do Nordeste nesta quarta-feira, no estádio Amigão, em João Pessoa, às 20h30.

O técnico Lula Pereira relacionou 19 jogadores para o próximo confronto. Em tempo, o América ocupa a 9ª posição da tabela com oito pontos.



Relacionados para a partida:

Goleiros: Rodolpho e Fabiano Ribeiro
Zagueiros: Adalberto, Edson Rocha e Carlão
Laterais: Thoni, Flávio Pará, Berg e Tarracha
Volantes: Júlio Terceiro e Richardson
Meias: Sandro, Juninho Silva, Rodrigo Dantas e Diniz
Atacantes: Eraldo, Fábio Neves, Ronny e Soares