sexta-feira, julho 02, 2010

SITIO NOVO

O primeiro dia do VI Festival de Quadrilhas de Sitio Novo contou com a participação de 12 Quadrilhas, a primeira quadrilha a se apresentar foi o Arraiá do Coentão da Cidade de Santa Cruz.

Confira as fotos do 1° dia de Festival


Loco Abreu despacha Gana com cavadinha

No jogo mais emocionante da Copa do Mundo até agora, o Uruguai se classifica para as semifinais. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, Gana teve a vitória nas mãos com um pênalti no último minuto da prorrogação, mas Gyan, craque do time, fez explodir no travessão a chance da glória. Na disputa de cobranças da marca fatal, triunfo sul-americano por 4 a 2. O goleiro Muslera defendeu duas vezes, e coube ao botafoguense Loco Abreu abusa da habilidade no último pênalti com direito a cavadinha. Incrédula, a África se despede do seu Mundial. E a Celeste avança, cheia de moral, para encarar nas semis a Holanda, algoz do Brasil. Festa azul para um Soccer City lotado.

O jogo que vale vaga na decisão está marcado para terça-feira, às 15h30m, na Cidade do Cabo. A outra semi terá o vencedor de Argentina x Alemanha enfrentando Espanha ou Paraguai.

Frustração da torcida potiguar que acompanhou o jogo na praia do meio.

Após eliminação

Visivelmente abatido e com um tom bem mais ameno nas palavras, o técnico Dunga deixou a entender durante a entrevista coletiva oficial da Fifa que vai deixar o comando da seleção brasileira após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo. O treinador falou pouco sobre o assunto, mas lembrou que foi contratado para comandar a seleção por quatro anos.

A entrevista coletiva foi bem mais rápida do que o normal e terminou com muitos jornalistas ainda querendo fazer perguntas ao técnico da seleção brasileira. Foram apenas 7m39s e somente sete  perguntas, sendo que uma em inglês feita por um funcionário da Fifa. Dunga evitou encontrar um culpado pela eliminação da Copa do Mundo. O treinador foi questionado sobre a parcela de culpa de Felipe Melo, que foi expulso no segundo tempo após fazer falta e, em seguida, dar um pisão em Robben.

Acho que a culpa é de todos nós, eu levo a maior parte. Seria injusto eu falar do Felipe. Quando ganhou, todos ganharam. Não é a primeira vez que um jogador é expulso em uma Copa do Mundo.

Desde que assumiu a seleção após a Copa do Mundo de 2006, Dunga comandou o Brasil em 60 jogos. Foram 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas. Neste período, o treinador conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e terminou em primeiro lugar as Eliminatórias da Copa do Mundo.

Brasil de azul, amarela no segundo tempo e sofre virada

Em toda a sua preparação e durante a Copa do Mundo na África do Sul, a seleção brasileira se esforçou em adotar uma filosofia diferente da utilizada em 2006. Por ironia, o resultado foi o mesmo: derrota para uma seleção europeia e eliminação nas quartas de final. No lugar da França, o algoz foi a Holanda. E Sneijder tomou de Henry o posto de carrasco, participando do lance do primeiro gol e marcando o segundo na vitória por 2 a 1, de virada, nesta sexta-feira.

Pelo futebol que apresentou durante o primeiro tempo, ficou a impressão de que seria mais uma vitória  brasileira. A seleção dominou a Holanda, marcou seu gol (com Robinho) logo no início, criou lances bonitos e foi pouco ameaçada. A partida após o intervalo, no entanto, foi outra. O Brasil falhou na defesa, seu setor mais elogiado, esteve acuado, quase não chegou ao ataque e demonstrou instabilidade emocional.

É um resultado que ninguém esperava. Sempre citamos que o grupo estava bastante confiante naquilo que vinha fazendo ao longo de três anos e meio, unido. Mas o futebol tem dessas coisas, o mundo não acaba (pausa). Acho que no futebol são 11 contra 11, no segundo tempo eles mereceram pelo resultado – disse, em entrevista à TV Globo.

O goleiro reconheceu a falha no lance que originou o primeiro gol da Holanda, acho que o primeiro gol deu um baque na equipe. Foi um lance em que eu acabei um pouco de dúvida com o Melo, errei a bola, mas são coisas que acontecem. Temos de sair de cabeça erguida, a cobrança no Brasil vai ser grande. Valeu pela Copa do Mundo, valeu por ter chegado até aqui. Fica a tristeza de todos, podem ter certeza. Estou aqui falando pelo grupo, colocando a cara para bater, porque estávamos muito confiantes no hexa – disse. 


Depois da bela assistência para o gol de Robinho no primeiro tempo e da virada da Holanda após marcar o segundo gol,  Felipe Melo mostrou seu desequilibrio justamento onde todos temiam, em um momento decisivo para Seleção, aos 28 minutos do segundo tempo após cometer falta em Robben, Felipe deu um pisão no craque Holandez. Com eliminação do Brasil, aquela que até então era a grata surpresa passou a ser a triste rotina.

BRASIL X HOLANDA

Brasileiros e holandeses já nem se surpreendem mais pelo fato de avançarem de forma invicta. Com a liderança de seus grupos na primeira fase na África do Sul 2010, os dois têm feito jus à condição de favoritos que ganharam desde suas campanhas excelentes nas eliminatórias continentais. Nesta sexta-feira, porém, um dos dois voltará para casa antes das semifinais e espramos que seja os laranjas.

Cariocas planejam ocupar favelas no RN

Criminosos radicados no Rio de Janeiro estariam se organizando para ocupar favelas no Rio Grande do Norte. A informação foi dada pelo secretário de Turismo do Estado, Múcio Sá, durante entrevista à 95 FM na manhã desta quinta-feira (1º). As Polícias Civil e Federal já estariam investigando a mudança dos criminosos.

“Eu recebi informações que um grupo de traficantes da Rocinha, no Rio de Janeiro, está se organizando para vir ocupar algumas favelas aqui no estado e isso é muito preocupante”, declarou Múcio Sá à emissora de rádio.

Em contato com o portal TN Online, o secretário Múcio Sá disse que obteve a informação nesta quarta-feira (30), na posse do presidente da Associação do Centro de Turismo. "Estava conversando com o major Paraguai, comandante da Companhia de Turismo, e ele me disse que há essa investigação em andamento. Seriam cabeças de quadrilhas que estariam pensando em vir para o nosso Estado. Isso realmente me preocupa e tem que ser apurado", falou.

O major Everton Paraguai, da Companhia de Polícia de Turismo (CPTur), confirmou a conversa com o secretário Múcio Sá. "De maneira informal, eu disse ao secretário que tínhamos esse informe e que a Polícia Civil, com o auxílio da Polícia Federal, já estaria investigando. Mas esses criminosos não seriam envolvidos com o tráfico de drogas, mas sim com a exploração de máquinas caça-níquel", disse o oficial.

Procurado pela reportagem, o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, disse não saber da vinda de criminosos cariocas para o Rio Grande do Norte. "Realmente não sei nada sobre isso. Estou em Brasília para participar de uma reunião no Ministério da Justiça e vou procurar saber dele de onde veio essa informação", antecipou o comandante.

IBGE publica lista final

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta quinta-feira (1º) a lista dos aprovados no concurso que selecionou 191.972 recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para conferir se foi aprovado, o candidato deve ter seu número de inscrição ou nome completo.

Casal é preso por estelionato no interior

Um casal foi preso em Currais Novos, acusado de estelionato. A dupla foi identificada como Dairglay Teixeira Gomes, 49 anos, e Valderêdo Roberto da Silva Júnior, 29 anos.

Com o casal, a polícia apreendeu cinco carteiras de identidades falsas, cinco CPFs falsos, cinco cartões de banco, dois cartões de crédito, um comprovante de residência com endereço de Currais Novos e cinco envelopes com material contendo endereços de Jucurutu, Governador Dix-sept Rosado, Lucrécia, Natal e Assu.

No momento da abordagem, Roberto ofereceu suborno de R$ 5 mil aos policiais. Os policiais fingiram aceitar e ao receber o pagamento, deram voz de prisão.

Em depoimento, Dairglay disse que começou a aplicar golpes a convite de Roberto. A polícia ainda acredita no envolvimento de outras pessoas nos crimes de estelionato.

A dupla foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil e vai responder por estelionato, falsidade ideológica e corrupção ativa. A polícia continuará investigando o caso para descobrir possíveis cumplices.

Governo leva artesanato potiguar para a Feira Nacional de Negócios

O artesanato potiguar será a vitrine do Rio Grande do Norte de 1º a 11 de julho, durante a 11º edição da Feira Nacional de Artesanato e Negócios (Feneart), considerada uma das maiores da América Latina. A edição que acontece no Centro de Convenções de Recife (PE), sempre das 8h às 22h, vai reunir expositores de todos os Estados, além da participação de 28 paises estrangeiros. A Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) fortalece o compromisso com o artesão potiguar e vai disponibilizar um espaço diferenciado para os produtores do RN.

A equipe do Rio Grande do Norte tem o objetivo de dar visibilidade à produção potiguar, assim como, efetivar o compromisso do Governo do Estado, com o setor produtivo do artesanato. No estande potiguar, os visitantes vão encontrar mais de 10 mil peças variadas de cerâmica, bordados, sisal, palha, escultura, dentre outros trabalhos manuais produzidas pelos artesãos, associações e cooperativas inscritas no Programa Estadual de Artesanato (Proart).

PARNAMIRIM

O bairro de Liberdade será transformado em um canteiro de obras para a construção de 992 novos apartamentos distribuídos em dois condomínios destinados a mutuários com familiar até três salários mínimos. A parceria para a construção dos residenciais Ilhas do Caribe e Ilhas do Atlântico pelo programa Minha Casa Minha Vida foi firmada no final da tarde deste quarta-feira entre a Prefeitura de Parnamirim, a Caixa Econômica Federal e a construtora MK Empreendimentos.

Com esta iniciativa, Prefeitura de Parnamirim já viabilizou mais de 2,7 mil unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Com este montante, o município concentra 35% dos investimentos do programa no Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Homero Grec, a meta determinada pelo prefeito Maurício Marques em seu plano de governo era de 1,2 mil unidades habitacionais em quatro anos. “Já atingimos 228% da meta em 18 meses. Isso é resultado de planejamento traçado, que começou com ações como a desoneração que gerou uma renúncia fiscal em momento de crise. Outra iniciativa importante foi a adequação do plano de obras e do plano diretor do município ao Minha Casa

Minha Vida. O resultado deste trabalho demonstra que Parnamirim pensa grande e na frente”, enfatizou.

O prefeito Maurício Marques ressaltou que “Parnamirim é uma cidade diferente”. “Trabalhamos para o progresso da nossa cidade. Planejar é prever o futuro e o futuro chegou em Parnamirim com o Minha Casa Minha Vida”, observou.

Sobre o critério de seleção dos beneficiados que, de acordo com as determinações do Ministério das Cidades deve ser feito por meio de sorteio, Maurício Marques observou que “o sorteio é justo, mas contemplar as pessoas carentes é mais justo ainda”, afirmou o prefeito.

JARDIM DE PIRANHAS

Uma notícia curiosa ganhou o mundo da internet na último mês. Segundo o site "Futebol Interior", um casal tentou, no último dia 19 de junho, batizar a filha recém-nascida com o nome de Jabulani, nomenclatura dada à bola usada na Copa do Mundo da África.

A jovem Ana Maria dos Santos, 28, foi até o cartório do município de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte, na tentativa de homenagear sua filha com o nome da bola. Porém, o tabelião Pacheco Gomes se recusou a registrar a criança, alegando que a moda poderia pegar e outras mães poderiam procurá-lo com a mesma intenção. "Não pode colocar um nome desse, porque os pais depois se arrependem. Essa moda passa e depois quem sofre é a criança", esclareceu.

Ana Maria, que estava acompanhada do esposo, Alexandre Santos da Silva, saiu do local revoltada. "Tenho o direito de dar à minha filha o nome que eu quiser; isso é um absurdo."

O mais curioso foi ela justificar que o nome tinha sido escolhida porque a criança é "redondinha que nem a bola". "Todo mundo já chama ela de Jabulaninha", afirmou o pai Alexandre Santos.

SANTA CRUZ

Em Santa Cruz durante o domingo de inauguração do Santuário aconteceu um afogamento no Açude do município. A jovem Laurineide Gomes da Silva de 21 anos, estava em uma canoa com dois rapazes e outra jovem quando a canoa virou, como a jovem não sabia nadar morreu afogada.

Os dois rapazes, que sabiam nadar, saíram da água e a outra jovem foi resgatada por um amigo.

O corpo de Laurineide Gomes da Silva foi encontrado boiando na manhã desta terça-feira, por volta das 9 horas.

EXTREMOZ


A Prefeitura de Extremoz informou que a partir de 15 de julho, em virtude da obra de reforma e ampliação do Hospital Presidente Café Filho, o pronto-atendimento será transferido, com previsão de três meses, para a rua Joaquim de Góis, centro da cidade, em prédio vizinho aos Correios.

A Secretaria de Saúde informou que o prédio atenderá apenas as urgências e emergências, devendo a população procurar os postos de saúde de sua localidade para a realização de curativos, injeções e vacinas.

O horário de funcionamento do pronto-atendimento permanecerá das 08h às 18h diariamente e ambulâncias, em regime de plantão 24 horas, por meio do telefone (84) 3279-4920.

RIO DO FOGO

O vereador de Rio do Fogo Hagaci que aparece na foto ao lado do ex-prefeito de Santa Cruz Tomba declarou seu apoio ao mesmo durante sua participação na inauguração do Santuário realizado no último sábado (26).

Os votos do vereador Hagaci são: Sandra Rosado para Federal, Tomba para Estadual, Governador Iberê, 1º voto do Senado será para Wilma e Dilma pra Presidente já o segundo voto do senado está em aberto.
Fonte: Blog do Wallace

MOSSORÓ

Mossoró poderá receber a segunda unidade industrial da empresa Eternit do Brasil Cimento Amianto S/A no Nordeste. Para tratar do assunto, foi realizada uma reunião entre a Prefeitura de Mossoró e um grupo de executivos da Eternit, nesta quarta-feira (30).

Segundo os representantes da empresa, estudos realizados na região indicam Mossoró como uma cidade promissora e atrativa para novos investimentos. Segundo dados da Prefeitura, a Eternit pretende investir R$ 120 milhões na 12ª indústria da empresa, que poderá ser construída na cidade.

Durante a apresentação da estrutura da Eternit, a empresa informou que a filial geraria, de início, cerca de 350 empregos diretos. A unidade deve ser voltada à produção de fibra de cimento, telhas de cimento, louças sanitárias, entre outros itens.

No entanto, para que a unidade seja instalada, a Eternit busca incentivos fiscais e de infraestrutura. Do Governo do Estado, a empresa tem o compromisso de receber incentivos provenientes do Programa de Desenvolvimento Industrial (PROADI), que, além de conceder subsídios no fornecimento de gás natural, também reduz impostos. Da Prefeitura, a empresa pleiteou a doação de um terreno para localização da fábrica.

A Prefeitura, por sua vez, aproveitou a oportunidade para enfatizar a potencialidades econômicas do município oesteano, além de destacar o momento de crescimento econômico da cidade

CURRAIS NOVOS

Currais Novos vai receber a partir nesta sexta-feira (2), a 13ª da Exponovos, realizada no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Prefeitura Municipal, e as Associações Norte-rio-grandenses de Criadores (Anorc) e dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc).

Entre as principais atividades desenvolvidas durante as Exponovos, destaque para o Leilão Seridó Terra do Leite, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte e convidados. Na oportunidade, os participantes poderão adquirir exemplares de animais da mais alta genética.

LUIZ GOMES

O prefeito de Luís Gomes, Carlos José Fernandes, embarcou ontem para Brasília para assinar o convênio de liberação de recurso para a I Etapa da construção da Sede do Polo Universitário de Luís Gomes, integrado ao sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB).

De acordo com a assessoria do prefeito, nos próximos meses serão construídos os laboratórios, dentre outros espaços que marcarão o inicio da obra da sede do Polo Universitário. "A assinatura desse convênio marca uma nova fase na história da educação de Luís Gomes e região, pois é uma casa de multiplicação e construção de saberes que se solidifica como instituição cujo raio de abrangência chega aos mais distantes lugares do Oeste Serrano do RN e Sertão da Paraíba", disse o prefeito de Luís Gomes.