terça-feira, julho 06, 2010

SITIO NOVO

A canidata ao governo do RN, esteve neste domingo no município de Sitio Novo, onde tem o total  apoio da Prefeita Wanira de Holanda Brasil. Rosalba veio prestigiar o ùltimo a grande Final do VI festival de Quadrilhas da cidade.


A presença da candidata no município, reuniu varias lideranças politicas da região do trairi. Jutamente com a Prefeita Wanira Rosalba caminhou pelas ruas da cidade que estava repleta de pessoas que prestigiavam o festival. Em seguida a visitou a Escola onde ficam concentradas as quarilhas que participam do festival. 





ACARI

A cidade de Acari lidera o ranking de cidades do Seridó com a melhor educação na rede estadual de ensino. Os resultados são do Ideb 2009, calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil e taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas pelo Censo Escolar 2009. Algumas cidades da região não aparecem na relação da avaliação da rede estadual. A última colocação neste quesito ficou com a cidade de Jardim do Seridó.

Acari - 92,4
Cruzeta - 90,5
Santana do Seridó - 88,1
São Vicente - 86,8
Lagoa Nova - 84,6
Jucurutu - 82,6
Florânia - 80,0
Ouro Branco - 80,0
São João do Sabugi - 77,1
Currais Novos - 76,5
Parelhas - 73,3
Cerro Corá - 72,5
Carnaúba dos Dantas - 69,2
Equador - 66,0
Caicó - 63,1
Jardim do Seridó - 62,2

Ipueira, Cruzeta e São José do Seridó tem as melhores redes municipais de ensino do RN


A cidade de Ipueira tem a melhor rede de ensino municipal. Foi o que constatou o resultado do Ideb 2009, para o nível fundamental, da quinta a oitava série. Mais duas cidades da região do Seridó, Cruzeta e São José do Seridó aparecem nas cinco melhores posições em nível estadual.

Os cinco melhores desempenhos da rede municipal de educação:
Ipueira - 95,7
Cruzeta - 92,1
São José do Seridó - 86,9
Rafael Godeiro - 86,6
Messias Targino 86,3

IFRN investiga fraudes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu hoje (5) um processo administrativo para investigar possíveis fraudes no concurso destinado à contratação de 36 assistentes de alunos para o Instituto. As denúncias chegaram à comissão do concurso na última quinta-feira (1º), e incluem a aprovação de cinco candidatos do mesmo município, Apodi, entre os dez primeiros colocados, e supostas coincidências nos gabaritos. 

Ao todo, são 8,9 mil candidatos de todo o Rio Grande do Norte concorrendo aos cargos. O processo administrativo irá incluir cruzamento de dados. Caso seja necessário, será encaminhada uma solicitação para que a Policia federal investigue as suspeitas. 

A prova foi realizada no dia 20 de junho.

PARNAMIRIM

O Inquérito Civil nº 006/2010 instaurado pela Promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Parnamirim, Juliana Limeira Teixeira, vai apurar se existem irregularidades na contratação de servidores ocupantes de cargos comissionados ligados à prefeitura municipal.

Juliana Limeira explica que enquanto apurava outros procedimentos envolvendo a prefeitura, percebeu uma quantidade excessiva de cargos comissionados no Poder Executivo Municipal. Além disso, algumas pessoas respondiam por atribuições incompatíveis com a natureza dos seus cargos.

Entre as primeiras medidas adotadas, Juliana Limeira requisitou à Prefeitura de Parnamirim a relação de todos os cargos comissionados existentes no Município (indicando a nomenclatura, quantitativo, remuneração e atribuições de cada um; cópia da Lei Municipal vigente que criou todos os cargos comissionados; e a relação dos cargos efetivos existentes.

Como a investigação ainda está numa fase inicial, a Promotora de Justiça prefere não fazer nenhum juízo de valor. “Só poderemos falar de ilegalidade ou não após concluir o Inquérito Civil. Até lá vamos apurar todos os indícios”, afirmou.
DN Oline.

DEBATE

As regras para a realização do primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte foram apresentadas ontem, durante a primeira reunião entre os profissionais de comunicação e marketing que irão acompanhar os pretendentes ao cargo e os representantes da Band Natal e Diário de Natal, veículos que irão promover o debate. 

No dia 12 de agosto, às 22h, os candidatos ao governo irão se encontrar, durante duas horas, para discutir ideias, responder perguntas dos adversários e jornalistas e se posicionar com relação às propostas apresentadas. Será a primeira vez que eles se apresentam aos eleitores, tendo em vista que o guia eleitoral começa somente no dia 17 de agosto. 

O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos responderão a uma pergunta, elaborada pelos departamento de Jornalismo da Band e Diário. Cada candidato terá um minuto para responder e as respostas serão por ordem de sorteio,antes do debate, possivelmente no dia dois de agosto, quando todos os marketeiros e representantes das empresas que organizam o evento, se reúnem novamente. Nosegundo e terceiro blocos, os candidatos fazem perguntas entre si. Serão 30 segundos para os questionamentos e um minuto e meio para as respostas. Além disso, os candidatos têm direito a réplicas e tréplicas de um minuto. A ordem do candidato que fará a pergunta será sorteada ao vivo pelo mediador. De acordo com as regras, o candidato é quem escolhe o outro que vai responder. Todos farão perguntas e, na ordem natural, o candidato só faz uma pergunta e só responde a uma pergunta. Nenhum candidato poderá ser questionado duas vezes. Se algum candidato ficar de fora de alguma pergunta, será realizado um sorteio com nomes "stand-by" para responder e perguntar ao candidato.

No quarto bloco, dois jornalistas, um de cada veículo organizador, farão perguntas aos candidatos. A ordem de participação dos jornalistas será definida em sorteio, realizado ao vivo. Além do jornalista, o mediador também irá sortear o candidato a quem deverá ser feito o questionamento. A responsabilidade sobre o teor das perguntas formuladas pelos jornalistas convidados será do veículo ao qual ele representa. O jornalista terá 30 segundos para perguntar, o tempo de resposta é de um minuto e mais 30 segundos para comentários, que deverá ser feito por um segundo candidato, escolhido pelo jornalista.

As considerações finais serão feitas no quinto bloco. Cada um terá um minuto e meio para falar. Nos intervalos, dois assessores, por candidato, podem conversar com os mesmos. 

Propaganda política está liberada a partir de hoje

A partir de hoje, está aberta a temporada de propaganda política. Com isso, os partidos ficarão liberados para realizar comícios e usar amplificadores de som. Pelas regras eleitorais, há uma série de normas que devem ser respeitadas, como horários e locais de manifestações.

Daqui a três meses, os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da República, os governadores, senadores e os deputados federais e estaduais. Os eleitores também devem ficar atentos porque dia 25 deste mês acaba o prazo para que os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência estejam prontos.

Os partidos políticos poderão colocar, nas sedes das legendas, os amplificadores, auto-falantes e carros de som em funcionamento de 8h até as 22h. Também estão autorizados os comícios e o uso de aparelhos de som fixo no período de 8h às 24h.

Na quarta-feira (7) será o último dia para os candidatos – a governador, senador e deputado federal -, escolhidos em convenção, requererem os registros perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais. Eles terão até as 19h para o encaminhamento de registros. Para os candidatos a presidente e vice-presidente da República, o prazo final é hoje, às 19h.

Na quinta-feira (8) inicia o período para que os tribunais eleitorais regionais convoquem os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão para elaborem um plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito que as legendas têm direito.

Até o final deste mês, há uma série de prazos que devem ser cumpridos pelos partidos políticos, candidatos e também eleitores. Neste meio tempo, as legendas devem constituir os comitês financeiros e organizar os nomes das pessoas indicadas para compor as Juntas Eleitorais para o primeiro e o eventual segundo turnos de votação.

Os juízes eleitorais terão até o dia 30 para nomear o presidente, primeiro e segundo mesários, secretários e suplentes que vão compor as mesas receptoras dos votos nos dias das eleições – 3 de outubro (primeiro turno) e 31 de outubro (segundo turno).

No dia 31, o TSE poderá requisitar das emissoras de rádio e de televisão até 10 minutos diários - contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados - para a divulgação de comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.

MARTINS

O clima ameno e o sol forte frustraram quem subiu a serra de Martins, na região Oeste do Rio Grande do Norte, neste fim de semana, esperando baixas temperaturas. O inverno que atraiu um grande número de pessoas nos anos anteriores ainda não chegou em um dos pontos turísticos mais procurados no estado durante a estação do frio.

Martins conquista quem visita não apenas pelo clima agradável, mas pela história, a natureza exuberante e a belíssima paisagem. Os seus principais pontos turísticos são os mirantes (da Carranca e do Canto), os museus Histórico e da Arqueologia, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da cidade), o Nicho Nossa Senhora do Livramento, a praça Dr. Almino Affonso, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Casa de Agá Fernandes (localizada no centro da cidade, a casa, construída no século passado, passou de geração a geração e abriga um acervo de móveis antigos), e a Casa de Pedra.

Encravada na subida da serra, a Casa de Pedra localiza-se num pequeno vale da Fazenda Trincheira. É uma caverna com 100 metros de comprimento, dividida em vários recintos menores, alguns bastante profundos e escuros. Possui uma sala espaçosa com 18 metros de comprimento por 12 de largura; o teto alcança mais de 10 metros e dele pendem várias "estalactites". Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do País, em mármore. 

Nesta época do ano comemora-se em Martins o João Pedro, uma mistura de São João e São Pedro, com vários dias de festa e muito forró no centro da cidade. Mas, a maior atração nos últimos anos tem sido o Festival Gastronômico, que reúne diversos estabelecimentos da culinária potiguar e atrai centenas de turistas para a cidade. Este ano, a prefeita Maria José Oliveira Gurgel confirmou que o evento será realizado no mês de agosto.

O artesão Abraão Maximiano da Silva aproveitou o movimento no hotel para mostrar as suas obras produzidas em cerâmica. Natural da comunidade Poção, localizada a 6 km do centro da cidade,  ele conta que a comunidade deu origem a Martins. "Muitos moradores vieram de lá pra cá", disse, explicando que a população, formada por 38 famílias, sobrevive da agricultura familiar (com destaque para o cultivo de hortaliças) e do artesanato, assim como ele.


"O que é produzido na agricultura é vendido em Martins e região. No artesanato, acabamos de receber um investimento para os próximos três anos, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae. Com esses recursos teremos como escoar a nossa produção para outras cidades do Rio Grande do Norte", comemora Abraão. 

RN terá sete candidatos a governador



Faltando pouco menos de duas horas para o fim do prazo de registro de candidaturas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) lançou a candidatura de Bartô Moreira ao Governo do Estado.

De acordo com os representantes da legenda, a previsão de gastos para a campanha é de R$ 1 milhão. Na chapa de Bartô, o candidato ao Senado Federal será Marconio Cruz.

O partido também entrará na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. A previsão de gastos para os candidatos é de R$ 500 mil, cada.

Com a entrada de Bartô (PRTB), agora são sete candidatos ao cargo de governador no Rio Grande do Norte: Iberê Ferreira de Souza (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM), Carlos Eduardo (PDT), Roberto Ronconi (PTC), Sandro Pimentel (PSOL) e Simone Dutra (PSTU).

Caern auxilia prefeituras a elaborar Planos de Saneamento Básico

A Caern intensifica o trabalho que vem desenvolvendo desde o ano passado, para auxiliar as prefeituras a realizar o diagnóstico e estudos na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. 

Nesta segunda-feira (5), a equipe coordenada pela assessora especial da presidência, Leda Cabral, manteve entendimentos com os prefeitos de João Câmara, Ariosvaldo Targino de Araújo, de Guamaré, Auricélio dos Santos Teixeira, e de Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro.


O encontro visava a assinatura do Contrato de Programa, documento indispensável para a concessão do serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, obedecendo a Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

As prefeituras de Santo Antônio e Senador Elói de Souza foram as últimas contactadas e vão encaminhar para as suas respectivas câmaras municipais projeto de lei autorizando a renovação da concessão e regulação da prestação de serviço com a Caern.

O processo está mais adiantado na cidade de Caicó, onde a prefeitura já encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio de cooperação com o Estado.

O procedimento tem como finalidade desenvolver colaboração federativa da organização, regularização, fiscalização e prestação dos serviços públicos de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários.

Os entendimentos estão também adiantados junto às prefeituras de Currais Novos, Macaíba, Assu, Parelhas, Areia Branca e Jardim do Seridó, que vão receber as cartilhas de orientação para a elaboração dos planos.

Já manifestaram a intenção da colaboração da Caern, através de ofício, as prefeituras de Baía Formosa, Governador Dix-Sept Rosado, Campo Grande, Galinhos, São Miguel do Gostoso, São Tomé. Santa Cruz, Jaçanã, Lucrécia, Triunfo Potiguar, Carnaúba dos Dantas, Lagoa Nova, Bodó e Campo Redondo.
No minuto.com

Revelação do RN estreia no Mundial

O karateca potiguar Pietro Austregésilo, de 8 anos, viajou na madrugada de ontem para São Paulo, onde vai participar do Campeonato Mundial de Karatê. O jovem atleta é o atual campeão brasileiro, estadual e do Norte-Nordeste na categoria mirim.

As provas começam hoje, com as eliminatórias para a fase final da competição, que acontecerá entre 8 e 11 deste mês. O potiguar seguiu acompanhado do treinador de Karatê da Escola Lápis de Cor  (ELC), professor Germano Pimentel, que está confiante para o torneio. 

“O Pietro está bem preparado, com a alto estima elevada. Vamos confiantes em fazer uma boa participação com a expectativa de trazer uma medalha para o Rio Grande do Norte”, disse Germano. Pietro e Germano estão juntos há pouco mais de um ano, mas a preparação vem rendendo excelentes resultados.

Germano Pimentel torce para voltar de São Paulo com um bom resultado para contribuir com o surgimento de novos patrocinadores para seus atletas. O professor diz que outros dois karatecas, Andrei Viana (7) e Arthur Petrovich (8), do mesmo nível de Pietro, desistiram da competição por falta de recursos.

O mundial será realizado pela primeira vez no Brasil, no Ginásio do Ibirapuera, contando com a participação de mais de mil competidores, representando 50 países dos cinco continentes. As competições serão divididas em duas categorias, Kumitê e Kata, onde o esportista da ELC representará o país.

ALTO DO RODRIGUES

Uma quadrilha armada arrancou dois caixas-eletrônicos do Banco do Brasil em Alto do Rodrigues, na madrugada desta segunda-feira (5). Segundo informações de populares, o bando era formado por cerca de dez homens - todos armados. Na fuga, os criminosos ainda roubaram uma caminhonete Hilux para carregar os caixas.

"Ainda não temos muitas informações, mas o assalto foi confirmado. O que sei até o momento é que o bando chegou, fez alguns reféns e, usando maçarico, arrancou os dois caixas-eletrônicos que estavam instalados no prédio da Prefeitura. Também já soube que a caminhonete roubada foi abandonada em São Gonçalo do Amarante", falou o delegado regional de Macau, Antônio Pinto.

Assim que chegaram à agência, os bandidos renderam os vigias e ainda fizeram reféns várias pessoas que passavam no local. De acordo com relato de populares, os criminosos apontavam fuzis e mandavam as pessoas saírem dos seus veículos e entrarem no local onde ficavam os caixas. Enquanto uns arrombavam o caixa, outros roubavam pertences das vítimas e as obrigavam a ajudar no transporte dos terminais.

Testemunhas também contaramm que os bandidos mantinham os reféns sempre com pistolas apontadas para suas cabeças. 

Além da Hilux, os bandidos fugiram em dois veículos: um Gol preto e um Siena branco. A polícia obteve a informação que a quadrilha chegou ao Alto do Rodrigues em um microonibus envolvido.

MOSSORÓ

A Câmara Municipal de Mossoró será palco de muito tumulto após o recesso parlamentar, iniciado na quinta-feira (1º). Após a eleição de uma nova mesa diretora na sexta-feira (2), onde o vereador Francisco José Júnior (PMN) foi eleito presidente para o biênio 2011-2012, o atual presidente, Claudionor dos Santos (PDT), afirma que não havia chapa registrada, que a eleição não ocorreu e que ele será candidato à reeleição.



"Não houve eleição nenhuma, porque eu encerrei a sessão e não havia chapas registradas. As chapas têm que ser registradas na secretaria, é o que manda o regimento", garantiu Claudionor dos Santos.

Segundo o atual presidente, não será necessário acionar a Justiça "porque nenhum jurista discutiria que essa eleição não existiu". "Mesmo que eles acionem (a Justiça), não tem legitimidade", garantiu.

NISIA FLORESTA

Policiais Civis e militares prenderam em flagrante um pescador conhecido por ”Antônio de Binó”, de 45 anos, praticando atos libidinosos contra um deficiente mental, de 14 anos, na Praia de Barreta, município de Nísia Floresta/RN.

No último sábado (3), a mãe da criança presenciou o pescador tentando abusar sexualmente de seu filho em uma casa abandonada, próximo a sua residência. Na ocasião, ambos estavam despidos. Ao ver a cena, a mãe do adolescente gritou, assustando o estuprador que fugiu imediatamente do local. A vítima disse a polícia que desde os 10 anos de idade era aliciado por Antônio.

O delegado Petrus Antonnius, titular da delegacia de Nísia Floresta, disse que após receber a denúncia contra o pescador, mobilizou uma ação conjunta com a polícia militar no mesmo dia, o que culminou na prisão do acusado nesta segunda-feira.

A polícia investiga ainda a possibilidade de outros cinco menores, entre 11 e 16 anos, terem sido aliciados pelo pedófilo. O acusado atraia as vítimas até a sua residência, onde mostrava filmes e materiais pornográficos, em seguida, os conduzia até as casas de veraneio desativadas para então praticar os atos libidinosos.

Antônio de Binó é natural de Nísia Floresta, solteiro e não possui filhos. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável.