sexta-feira, julho 09, 2010

Polvo profeta prevê Espanha campeã

Sem Klose, Ronaldo mantém recorde de gols


Ser o maior artilheiro da história das Copas não é para qualquer jogador. O dono da “coroa” é Ronaldo, que marcou 15 gols em Mundiais, seguido logo de perto pelo alemão Klose, com 14. 

Como existe a possibilidade do artilheiro da Alemanha não disputar a partida pelo terceiro lugar na África do Sul neste sábado (10), dificilmente alguém irá superar o brasileiro antes da Copa de 2018. 

Saiba um pouco mais sobre Bruno.

A história do goleiro Bruno passa pelo abandono dos pais, infância pobre e sucesso e fama no futebol. Atrás da bola, o menino foi longe. Ele atingiu o estrelato, mas agora fez tudo desmoronar.

Bruno Fernandes das Dores de Souza nasceu na periferia de Belo Horizonte, mas cresceu em Ribeirão das Neves (MG). Foi criado pelos avós. Os pais o abandonaram dois dias depois do nascimento.
“Ele era pobre”, conta uma ex-vizinha.

Só aos 18 anos, quando já jogava futebol, Bruno conheceu o pai, Maurílio, que morreu logo depois. A mãe também o procurou 20 anos após deixá-lo.

“Ele sempre foi um atleta com potencial enorme, mas sempre com muitas dificuldades psicológicas, com uma instabilidade grande. Já no juvenil a gente tinha essa dificuldade, né?”, conta o ex-técnico Moacir Júnior. “Ele tem um problema da paternidade. Ele não foi formado com o pai e a mãe. Sempre foi uma pessoa transtornada”, acrescenta.


Bruno fez dos amigos uma família. Luiz Henrique Romão, o Macarrão, o primo Sérgio Rosa Sales - suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro - e Luciano, o Lulu, viraram grandes companheiros.

“Teve dia que a gente comia pipoca no ponto de ônibus. Às vezes, não tinha dinheiro pra treinar. Não tinha dinheiro pra comer”, disse Lulu ao Globoesporte.com.


A história começou a mudar com o futebol. Bruno foi revelado nas categorias de base do Atlético-MG. Aos 21 anos, o goleiro se mudou para o Corinthians. Mas foi dispensado por indisciplina depois de faltar ao primeiro treino, sem comunicar à comissão técnica então comandada por Émerson Leão.
Em 2006, foi emprestado ao Flamengo. E a história de sucesso começou um ano depois.
Pegou dois pênaltis na decisão do estadual, contra o Botafogo. No ano passado, capitão do time, foi um dos responsáveis pela conquista do hexacampeonato brasileiro com defesas espetaculares.


Bruno fez fama e fortuna no Rio. Mas fora de campo não conseguiu se manter longe das confusões.
Em 2008, a mulher de Bruno chegou a pedir divórcio por causa de uma festa que o goleiro fez em seu sítio, em Ribeirão das Neves. Na ocasião, duas garotas de programa acusaram um dos convidados, um jogador do Flamengo, de agressão. “Não tem que ficar inventando história. Nós erramos”, disse Bruno na época.
No Flamengo, ainda criou polêmica ao defender o amigo Adriano, acusado na época de agredir a namorada. “Qual de vocês que é casado que nunca brigou com a mulher? Que não discutiu, que até não saiu na mão com a mulher? Não tem jeito. Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, disse na ocasião.
Depois, acabou pedindo desculpas pela declaração: “Peço desculpas a todos e hoje é o dia das mulheres, tenho filhas, vai crescer, vai ser uma mulher um dia e todas elas merecem respeito e carinho”.
Agora, o menino que venceu a pobreza e vivia em um casarão de luxo na Zona Oeste do Rio vai passar a noite numa cela no estado onde nasceu.

O irmão de Bruno, Rodrigo Fernandes, que mora no interior do Piauí disse que o goleiro sempre teve um comportamento problemático. E acusa a mulher do goleiro, Dayanne Rodrigues Souza, de levar o irmão para o mau caminho.

Rodrigo foi morar no Piauí em 1987 depois da separação dos pais em Belo Horizonte. Rodrigo tem fotos de Bruno ao lado do amigo Macarrão. Ele lamenta a situação do irmão.

“O sucesso dele sempre cresceu nas boas defesas, e também muita polêmica. O Bruno sempre foi cheio de polêmica, não só dentro do Rio como em Belo Horizonte”, disse.

“Ele virou as costas para a família. Preferia as amizades. A Dayanne sempre teve amizade com pessoas que não prestavam e nós o alertamos”, completou Rodrigo.

MEC prorroga inscrições do Enem

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria encerrado hoje (9), para o próximo dia 16. 

A decisão foi tomada depois de um pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, que estão preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes. O pedido foi feito ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas. 

Quem ainda não fez a inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35. Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores que declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento.

Itaú terá ginásio poliesportivo e uma creche modelo

O prefeito Edson Melo assinou, na manhã da última segunda-feira, o contrato e ordem de serviço para a construção do ginásio poliesportivo, assim como também a construção da creche modelo na cidade de Itaú. A empresa responsável pelas obras é grupo Factorial de Fortaleza/CE, que já iniciou os trabalhos de construção no dia seguinte. O ginásio coberto será construído às margens da BR-405, ao lado da Escola Dinarte Mariz. A creche modelo será construída no bairro da Felicidade. As duas importantes obras serão concluídas no prazo de 180 dias.


Para a construção do Ginásio de Esportes, o prefeito Edson Melo contou com emendas do orçamento geral da união de 2009 que prevê recursos para o município de Itaú, através do deputado federal Betinho Rosado, que não tem medido esforços para beneficiar o município através de suas ações e prestigio político. A obra terá um enorme alcance social e dará, sobretudo, aos jovens uma grande oportunidade de lazer.


De acordo com a secretaria de Educação, Esporte Lazer e Cultura, Mirianete Brasil, a construção do espaço veio em um momento positivo e privilegiado onde o município de Itaú conseguiu alcançar melhores índices no IDEB atingindo as metas impostas pelo Ministério da Educação dentro do município. Para o prefeito Edson Melo, a educação é à base do desenvolvimento de uma nação.


O prédio do ginásio tem uma área de aproximadamente 1.200 metros quadrados, com quadra coberta, arquibancadas com capacidade para 3 mil pessoas, salas de atividades múltiplas, palco, sanitários e vestiários. Além dos estudantes, o espaço será utilizado para a realização de ações na comunidade. O valor investido na construção é de R$ 1.500.000,00.
Outra grande obra que já está em andamento é a construção da creche modelo, que irá beneficiar em tempo integral todas as crianças de Itaú. A obra está avaliada em 1.200.000,00.




Cidadania no Campo para agricultores familiares de Pedro Velho

A Emater-RN realiza amanhã, 10, no município de Pedro Velho, região Agreste, mais uma edição do Projeto Cidadania no Campo, direcionado aos agricultores familiares da localidade. O evento será desenvolvido na Escola Municipal Deputado Grimaldi Ribeiro e constará de uma programação diversificada com a oferta serviços básicos na área de saúde, emissão de documentos, cultura e lazer.

O Cidadania no Campo é realizado pelo Governo do Estado, executado pela Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Prefeitura Municipal. Segundo o gestor regional do escritório da Emater-RN em São José de Mipibu, biólogo Klevisson Ranniere de Araújo, o objetivo do projeto é oferecer serviços básicos, em diversos setores, aos agricultores familiares e a outros segmentos das comunidades rural local. 


Outro serviço a ser oferecido pelos técnicos da Emater-RN é a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familar (DAP), documento que habilita os trabalhadores rurais a terem acesso aos diversos benefícios das políticas públicas para o setor, tais como o direito ao crédito. A programação também consta com ações de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA-RN) para orientar crianças, jovens e adultos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Florânia

O prefeito Sinval Salomão já publicou o edital do concurso para preenchimento de vagas na Prefeitura de Florânia. Aliás, a empresa Mult-Sai de Currais Novos, que elabora o certame, já iniciou as inscrições que vão até a próxima semana, precisamente a sexta-feira (16). Qualquer informação pode ser obtida pelo telefone (84) 3435-2552, da Prefeitura ou (84) 3431-2303, da Mult-Sai ou ainda pelo site www.multsai.com.br.

Entre as diversas vagas que estarão disponíveis: Assessor de Comunicação; Nutricionista; Engenheiro Civil; Advogado do CREAS; Assistente Social; Pedagogo do CREAS; Psicólogo do CREAS; Professor; Enfermeiro; Odontólogo; Médico Clínico Geral; etc... As provas serão realizadas no dia 15 de agosto. O horário e local constarão no cartão de inscrição dos candidatos, que serão entregues a partir do dia 6 de agosto, somente através da internet.

Reunião do PAC 2 acontecerá em Natal


As formas de acesso, o cronograma e os critérios de seleção do PAC2 serão esclarecidos na próxima segunda-feira (12), às 15h, pelo Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento – GEPAC, em reunião será realizada no auditório do IFRN/Cidade Alta, em Natal, para gestores de municípios que possuem menos de 50 mil habitantes.

A reunião é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Do Rio Grande do Norte, devem participar gestores de 158 municípios:

Acari / Afonso Bezerra / Água Nova / Alexandria / Almino Afonso / Alto do Rodrigues / Angicos / Antônio Martins / Apodi / Areia Branca / Arês / Augusto Severo / Baía Formosa / Baraúna / Barcelona / Bento Fernandes / Bodó / Bom Jesus / Brejinho / Caiçara do Norte / Caiçara do Rio do Vento / Campo Redondo / Canguaretama / Caraúbas / Carnaúba dos Dantas / Carnaubais / Cerro Corá / Coronel Ezequiel / Coronel João Pessoa / Cruzeta / Currais Novos / Doutor Severiano / Encanto / Equador / Espírito Santo / Extremoz / Felipe Guerra / Fernando Pedroza / Florânia / Francisco Dantas / Frutuoso Gomes / Galinhos / Goianinha / Governador Dix-Sept Rosado / Grossos / Guamaré / Ielmo Marinho / Ipanguaçu / Ipueira / Itajá / Itaú / Jaçanã / Jandaíra / Janduís / Japi / Jardim de Angicos / Jardim de Piranhas / Jardim do Seridó / João Câmara / João Dias / José da Penha / Jucurutu / Jundiá / Lagoa d'Anta / Lagoa de Pedras / Lagoa de Velhos / Lagoa Nova / Lagoa Salgada / Lajes / Lajes Pintadas / Lucrécia / Luís Gomes / Macau / Major Sales / Marcelino Vieira / Martins / Maxaranguape / Messias Targino / Montanhas / Monte Alegre / Monte das Gameleiras / Nísia Floresta / Nova Cruz / Olho d'Água do Borges / Ouro Branco / Paraná / Paraú / Parazinho / Parelhas / Passa e Fica / Passagem / Patu / Pau dos Ferros / Pedra Grande / Pedra Preta / Pedro Avelino / Pedro Velho / Pendências / Pilões / Poço Branco / Portalegre / Porto do Mangue / Presidente Juscelino / Pureza / Rafael Fernandes / Rafael Godeiro / Riacho da Cruz / Riacho de Santana / Riachuelo / Rio do Fogo / Rodolfo Fernandes / Ruy Barbosa / Santa Cruz / Santa Maria / Santana do Matos / Santana do Seridó / Santo Antônio / São Bento do Norte / São Bento do Trairí / São Fernando / São Francisco do Oeste / São João do Sabugi / São José de Mipibu / São José do Campestre / São José do Seridó / São Miguel / São Miguel do Gostoso / São Paulo do Potengi / São Pedro / São Rafael / São Tomé / São Vicente / Senador Elói de Souza / Senador Georgino Avelino / Serra de São Bento / Serra do Mel / Serra Negra do Norte / Serrinha / Serrinha dos Pintos / Severiano Melo / Sítio Novo / Taboleiro Grande / Taipu / Tangará / Tenente Ananias / Tenente Laurentino Cruz / Tibau / Tibau do Sul / Timbaúba dos Batistas / Touros / Triunfo Potiguar / Umarizal / Upanema / Várzea / Venha-Ver / Vera Cruz / Viçosa / Vila Flor.

Marcada Aula inaugural da Ufersa - Carúbas


Faltando pouco mais de um mês para o início do segundo semestre letivo, a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) inicia os preparativos para aula inaugural do campus de Caraúbas, marcado para o dia 16 de agosto, às 19h, no Santuário Coração de Jesus, Casa da Comunidade.

Ontem pela manhã, o diretor da Ufersa-Caraúbas, professor Roberto Vieira Pordeus, se reuniu com o prefeito Ademar Ferreira, o secretário de Administração Alfredo José Fernandes de Azevedo, a diretora da Escola Estadual Antonio Carlos, e Luzinete Jerônimo Fernandes, para ultimar os preparativos. "É grande a expectativa da população não só de Caraúbas, mas de todos os municípios da região do Médio Oeste, com a instalação da Ufersa-Caraúbas", afirmou o prefeito.
Ainda ontem, foi afixada a placa da Ufersa-Caraúbas no prédio da Escola Estadual Antônio Carlos, onde funcionará provisoriamente a sede da universidade. "A partir de agosto, a Ufersa-Caraúbas entra em funcionamento, atendendo a 100 estudantes do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia", garantiu Roberto Pordeus.

A parte administrativa do campus funcionará provisoriamente num prédio localizado a 100 metros da Escola Antônio Carlos.
A universidade funcionará no curso noturno. A seleção dos novos estudantes da Ufersa está sendo feita pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), através do Sistema de Seleção Unificado (SISU).
Nas duas primeiras chamadas, das 100 vagas disponibilizadas para o novo campus, 56 haviam confirmado matrícula, com 46% dos alunos da região do Médio Oeste. A Universidade do Semiárido também está concluindo o processo de contratação via concurso público dos professores e corpo funcional do campus de Caraúbas.

O campus da Ufersa vai ocupar uma área de 31 hectares, localizada à margem da BR-223, Km 1, sentido Caraúbas/Apodi. Segundo o professor Roberto Pordeus, o projeto executivo já foi concluído, bem como o processo de doação do terreno à Universidade do Semiárido pelo empresário Ademos Ferreira. A construção do novo campus da Ufersa está orçada em R$ 22 milhões. 

Juiz Concede liminar a Gesane

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral Ivan Lira de Carvalho concedeu liminar, nesta quarta-feira (7), em representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra a deputada estadual Gesane Marinho e seu pai, Jurandir Marinho, pela existência de fortes indícios de prática de propaganda eleitoral antecipada. Na decisão, o juiz determinou a proibição de circulação de caminhões-baús com propaganda da deputada, que faziam a ditribuição de alimentos na zona Norte de Natal.


Em sua decisão, o juiz entendeu que há, no caso, fortes indícios de caracterização de propaganda eleitoral extemporânea, já que os atos da deputada atentam contra a vedação de propaganda eleitoral antes do dia 06/07/2010, bem como demonstraram o uso de simulacro de outdoor, burlando a proibição da Resolução TSE 23.191/09 e do artigo 39, § 8º, da Lei 9.504/97. O juiz ainda fundamentou a concessão da medida liminar ressaltando que, se deferida a medida somente quando do julgamento final, a igualdade entre os candidatos nas eleições poderia fica ameaçada.

Reunião de Aliados

A candidata ao governo do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, pela coligação A Força da União (DEM, PSDB, PMN, PLS, PSC E PTN) reuniu-se nesta quinta-feira (08) no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, com todos os candidatos a deputado estadual e federal da coligação e dos partidos que a apóiam Rosalba Ciarlini para o governo como o PV e parte do PMDB.

Garibaldi, Micarla e outros aliados estiveram presentes na largada de Rosalba nesta campanha eleitoral 2010.

O senador José Agripino não compareceu ao evento por se encontrar fora do estado, mas esteve representado por sua esposa Anita Maia.

Circo Pindorama está em Caicó

Estréia em Caicó, nesta sexta-feira, no campo do Corintians, o Circo Pindorama, que é sucesso em todo o Brasil.

O grupo os Sete Anões do Circo Pindorama já divertiu plateias do Brasil inteiro e participou de vários programas de TV, como Pânico, Eliane, Adriane Galisteu, Ana Hikman e Jô Soares.

O Circo

O circo Pindorama está montado no campo do Corintians de Caicó, no Bairro Barra Nova e tem diversas atrações como: Atirador de facas, malabaristas, mágico, palhaços, equilibristas, táxi maluco, homem aranha, escada giratória, bailados coreográficos, pêndulo, cesto espacial, contorcionista, acrobatas e globo da morte.

Wilma recebe mais apoios no Trairi e Seridó

O prefeito de  São Bento do Trairí, José Nilton (PMDB) e o vice, Jailson Costa (PR), além do ex-prefeito “Tula” (PSB), estão com a candidata Wilma de Faria para o  senado. O apoio foi declarado durante encontro com a ex-governadora que também conta com os votos dos vereadores Caris e Jailson Silva  do PSB de São Bento do Trairí.  Na mesma região, o vice-prefeito de Jaçanã, Evanuel Paulo (PSB) confirmou o apoio já declarado pelo grupo político do prefeito Uady Farias (PSB) e mais 5 vereadores de Jaçanã.

SERIDÓ - Apesar das divergências políticas locais, em São Vicente, no Seridó, 100 % das lideranças com mandatos  no município votam em Wilma de Faria (PSB) para o senado. O apoio do grupo de oposição ao prefeito, Dr. Bezerra, foi formalizado durante um encontro entre Wilma de Faria e 4 vereadores liderados pelo presidente da Câmara Municipal, Erivan Laurentino (PSB). Integram o bloco de oposição os vereadores José Vander (PR), Raimundo Nonato (PPS) e Betinho (PSB). Os outros 5 vereadores de São Vicente, liderados pelo prefeito, já haviam declarado apoio a ex-governadora.

A candidata ao senado também comemorou o apoio do médico Jares Queiróz com atuação política em Jucurutú, onde disputou a prefeitura pelo PSB e,  em Caicó, obstetra do Hospital do Seridó.
Fonte: Seridó Agora

Justiça nega habeas corpus a Delegado de Jucurutu


O Tribunal de Justiça negou nesta quinta-feira (08), um habeas corpus que pedia a liberdade do ex-delegado de Jucurutu, Pedro Melo do Nascimento, acusado da prática de crimes de concussão (quando se exige propina), de corrupção passiva e coação durante o processo. Com a negação do benefício, Pedro Melo, detido desde o dia 6 do mês passado, quando foi decretada sua prisão preventiva, vai responder ao processo preso. O relator do processo nº 2010.005579-0 foi o Juiz Jarbas Bezerra.

Os crimes cometidos pelo ex-delegado aconteceram há 2 anos, quando ele teria exigido pagamentos semanais dos proprietários de bancas de jogo do bicho da cidade. Em troca dos pagamentos, o então delegado não prenderia os acusados nem reprimiria a contravenção. Consta nos processos ainda que, durante a investigação, ele ameaçou prender e agredir uma testemunha, caso ela confirmasse as denúncias.

Criada Comissão Provisória da Previdência Social Municipal de Venha-Ver.

Foi publicado na edição de ontem no Diário Oficial dos Municípios o decreto nº 04/2010 de 01 de julho de 2010 que dispõe sobre a criação da Comissão Provisória da Previdência Social Municipal de Venha-Ver.

De acordo com o decreto a Comissão Provisória da Previdência Social Municipal tem por objetivo discutir a criação, organização e funcionamento do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS dos servidores públicos municipais.


Fonte:Noticias de São Miguel

PRE emite parecer favorável a cassação do Prefeito e Vice de São Francisco do Oeste

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) emitiu parecer favorável a cassação do mandato do prefeito e vice do município de São Francisco do Oeste (RN), respectivamente, Aníbal Lopes de Freitas e Francisco Rogério de Castro. Para o procurador regional eleitoral no RN, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, há coerência e consistência das provas apresentadas no processo, comprovando a compra de voto praticada por pessoas próximas aos candidatos beneficiados, ilícito condenado pelo Artigo 41-A da lei eleitoral.

As irregularidades foram apontado em ação de investigação judicial eleitoral apresentada pela coligação adversária, Coligação União e Trabalho. A ação baseou-se no depoimento de testemunhas oculares e gravações de conversas entre os eleitores que, segundo o parecer, foram coagidos a vender o voto em troca de dinheiro.

Protesto em Brejinho

Pela segunda vez neste ano, a população do município de Brejinho/RN vai às ruas protestar contra a transferência do Comandante do Destacamento da cidade, sargento Albenízio.

Segundo informações, o sargento teria sido transferido por questões políticas em abril; porém, a população foi às ruas e conseguiu que o sargento permanecesse no Comando do Policiamento da cidade. Agora, novamente o sargento é transferido ocasionando mais uma manifestação popular em prol da permanência do militar na cidade.

com o apoio do prefeito da cidade, João Gomes, na permanência do sargento no comando do policiamento local, uma nova transferência estava para acontecer, causando revolta na população e uma nova manifestação.

 Ao tomar conhecimento da nova transferência do militar, comerciantes, estudantes, moto-taxistas etc, se dirigiram às ruas da cidade no último domingo (04) reivindicar a permanência do policial, alegando que no comando do mesmo a criminalidade diminuíu. Populares realizaram uma passeata partindo em direção à delegacia da cidade, onde manifestaram total apoio ao PM.

A reivindicação da população demonstra o trabalho realizado pelo sargento Albenízio na cidade combatendo a criminalidade diária no Município de Brejinho.

Governo do Estado vai construir 9.000 casas

O Governo do Estado confirma para este ano a meta de 9.000 novas casas populares no Rio Grande do Norte. A confirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (8) pelo diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação do Rio Grande do Norte (CEHAB) em entrevista concedida a imprensa. 

O governo, segundo Damião Pita, trabalha para reduzir o déficit habitacional existente no Rio Grande do Norte que é da ordem de 135 mil unidades habitacionais. 

“A concretização das 9.000 casas representa um avanço. Por isso procuramos agilizar toda a programação que estava estabelecida para o ano, sem nenhum prejuízo”, afirmou Damião Pita.

Tangaraense conquista bronze na venezuela

A karateca tangaraense Pâmela Melo de 13 anos, desembarcou em Natal nesta terça feira com a medalha de bronze conquistada no Campeonato Sul-americano de Karatê – realizado entre os dias 29 a 05 de junho na cidade de La Guaria, na Venezuela. 

A atleta, ficou com a 3º colocação na categoria infanto-juvenil, modalidade kumite feminino. Com o resultado, Pâmela, única norte-rio-grandense na equipe da seleção brasileira, será também a única representante do Nordeste no Campeonato Pan-americano de Karatê, a ser realizado no mês de agosto em Montreal, no Canadá.

De volta à sua terra Natal, a potiguar comemorou o feito. “Me preparei bem para a competição e estou muito feliz com o resultado. Agora irei me dedicar ainda mais aos treinamentos para que eu possa conquistar uma medalha também no Pan-americano de Karatê”, afirmou a karateca.

Igualmente entusiasmado com a conquista da potiguar, o treinador da federação norte-rio-grandense de karatê, Manu Santana, técnico da atleta, avaliou o desempenho da atleta e salientou a importância do apoio dado pela Secretaria de Esporte do Estado.

Laudo do beneficia Carnaubais

A Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) enviou há cerca de duas semanas, à Agência Nacional do Petróleo (ANP), um laudo apontando que a área onde está localizada a estação coletora “Estreito B” fica no território de Carnaubais. O resultado confirma um primeiro laudo, produzido em maio por técnicos da secretaria e do IBGE, e só acirra a disputa entre o município contemplado e Assu, pela posse de comunidades e poços de petróleo no limite entre as duas cidades.

O prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, comemora a conclusão do laudo e espera que a prefeitura volte a receber os recursos de royalties do petróleo produzido pela estação coletora, que, segundo ele, totaliza até R$ 150 mil por mês e que há cerca de três anos estaria sendo pago indevidamente ao município de Assu. Já o prefeito de Assu, Ivan Júnior, nega que tenha havido transferência de royalties a favor de seu município, mas promete entrar na Justiça pelo direito aos recursos da região.


“Estamos entrando judicialmente. Esse laudo da Seara é o mesmo de antes, que já havíamos contestado. A Seara ficou mantendo a questão em ‘banho-maria’ e, por isso, decidimos acionar a Justiça. Estamos contratando um especialista em georreferenciamento e vamos apresentar os dados técnicos que provam que a área pertence a nosso município”, afirma Ivan Júnior.

Questionado sobre o que achava do laudo da Seara, o prefeito de Assu foi claro: “O governo é contra a gente.” Ele pertence a um grupo de oposição a Iberê Ferreira de Souza, ao contrário de  Luizinho Cavalcante, aliado político do governador. Ivan Júnior garante que a cidade de Assu tem direito a receber os royalties dos poços da região de Mutambinha e Vila Nova, mas nega que isso já tenha sido obtido junto à ANP. A agência informou em maio, através de sua assessoria, que de fato não houve transferência dos direitos sobre os royalties entre os dois municípios.

Fonte: Tribuna do Norte