quarta-feira, julho 14, 2010

Adão Eridan, Vivaldo Costa e José Agripino são alvo de representações da PRE/RN

O procurador eleitoral auxiliar Rodrigo Telles de Souza ingressou hoje, 13 de julho, com três novas representações por propaganda eleitoral antecipada. De acordo com as representações, o vereador Adão Eridan, o deputado estadual Vivaldo Costa e o senador José Agripino Maia não aguardaram o início do período em que a propaganda eleitoral é permitida ( a partir 6 de julho) para fazer campanha política.

Para a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN), o candidato ao senado José Agripino utilizou-se do espaço reservado à propaganda do Partido Democratas (DEM), em maio, para veicular na televisão “típicas peças publicitárias de natureza político-eleitoral”. “As publicidades caracterizam-se como propaganda leitoral antecipada, veiculada de forma subliminar”, destaca o procurador Rodrigo Telles.

Com relação aos candidatos do Partido da República Vivaldo Costa e Adão Eridan, os dois também teriam utilizado o espaço do partido para promover as candidaturas deles e do deputado federal João Maia. “As inserções na televisão não veicularam o ideário do Partido da República, nem tratam de temas político-comunitários, como seria próprio de uma propaganda partidária. Em vez disso, realizam verdadeira promoção pessoal, de natureza político-eleitoral”, destaca a representação.

Candidato ao financiamento estudantil terá de fazer o Enem

Estudantes que ingressarem na faculdade em 2011 e pretendam custear a formação com recursos do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova regra está estabelecida no artigo 19 da Portaria Normativa nº 10, de 30 de abril deste ano.

No entanto, de acordo com a diretora de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Paula Branco Mello, a exigência do Enem para a concessão do financiamento estudantil aplica-se apenas aos estudantes que ingressarem no ensino superior a partir de 2011, em instituições particulares. A condicionalidade do exame não atinge quem já esteja na universidade ou que nela ingressar até o fim deste ano.

A portaria estabelece uma série de mudanças no financiamento. Entre elas, a redução da taxa anual de juros de 6,5% para 3,4%, o período de carência, que passou de seis para 18 meses após a formatura, e o fim do prazo de solicitação. Hoje, o universitário pode pedir o financiamento a qualquer tempo, conforme a Portaria nº 10/2010.

As inscrições no Enem devem ser feitas até sexta-feira, 16, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Paulo Bola não terá apoio do PT de Santa Cruz

O candidato a Deputado Estadual pelo PT de Sitio Novo Paulo Bola, não contará com apoio do PT de Santa Cruz, que resolveu apoiar jovem vereador de Currais Novos, Odon Júnior (PT), que faz uma dobradinha com Fátima no Trairi e no Seridó. A decisão foi anunciada agora há pouco pelo twitter do vereador.
Fonte: Blog do Wallace


Prefeito de São Miguel Galeno Torquato rebate ameaças de Wilma

Em sua visita a Pau dos Ferros no último sábado a ex-governadora e candidata ao Senado Federal Wilma de Faria teve que da uma resposta sobre o não apoio do Prefeito de São Miguel, Galeno Torquato do PSB, partido a qual Wilma e Iberê são candidatos.

em resposta Wilma disse que vai esperar cada um mostrar a sua cara. Perguntada sobre a possibilidade de cassação do prefeito de São Miguel por infidelidade partidária, Wilma declarou que ficará por conta conselho de ética que é o responsável por casos ligados ao tema.

Em resposta ao posicionamento da ex-governadora o Prefeito de São Miguel, reafirmou que apoiará Rosalba Ciarlini e não se mostrou preocupado com a ação do conselho de ética do partido.

Segundo Galeno o conselho de ética do PSB não conta com moral para realizar a sua cassação. O prefeito micaelense declarou que já esperava que o partido fosse reagir assim quanto a sua posição, porém o prefeito afirma que conta com um trunfo guardado na manga.
Fonte: Noticias de São Miguel

Terror em Serra do Mel

Cerca de vinte homens fortemente armados aterrorizaram durante a madrugada desta quarta-feira (14), na cidade de Serra do Mel, localizado a 320 km da capital potiguar. O crime aconteceu por volta de 1h, em uma ação rápida.
Ao chegar no município, o bando foi dividido em vários grupos. Eles invadiram a delegacia local, fizeram dois policiais de reféns e os agrediram fortemente. Além disso, roubaram todas as armas que estavam no local, entre elas, duas pistolas ponto 40, um fuzil, uma espingarda puma e um revólver.
Além de roubar as armas dos policiais, a quadrilha levou a viatura da polícia e a utilizaram para praticar vários assaltos as pessoas que encontravam pela rua.
O terror continuou no município. A outra parte da quadrilha cercou o Banco Bradesco e tentou arrombar os caixas eletrônicos. Os bandidos não conseguiram concretizar o roubo.
Um cidadão teve seu veículo tipo Corsa assaltado durante a ação criminosa. Ao ser abordado, foi feito refém e colocado na mala do carro. O veículo também foi utilizado para a prática de vários assaltos.
A viatura policial e o veículo Corsa, tomados de assalto, foram abandonados entre a Vila Rio Grande do Sul e a cidade de Carnaubais.
Um grande aparato policial foi montado para cercar e prender a quadrilha. Os Grupos Táticos Operacionais de Mossoró, Assu e Areia Branca passaram a fazer diligências em toda área da cidade. A quadrilha ainda não foi encontrada.
Fonte: DN Online

Wober fortalece sua candidatura

Candidato a deputado federal, Wober Júnior(PPS) acelera o passo  e consegue fechar um acordo em Macaiba, na grande Natal. O apoio do ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio(Tomba) que é candidato a deputado estadual e fará dobradinha com Wober no Trairi. 

O deputado tenta agora conquistar o apoio do ex-prefeito de Parnamrim, Agnelo Alves(PDT), candidato a deputado estadual.

Prefeito João Câmara não aceita ajuda de vereador

Com o propósito de ajudar a reorganizar a Guarda Municipal de João Câmara, o vereador Pedro França(PR) trouxe há alguns dias, o secretário de defesa social, da cidade de Ceará-Mirim, responsável pela guarda municipal, para expor alguns pontos importantes para o bom funcionamento da Guarda.

Dado o primeiro passo, o vereador Pedro França enviou ofício ao prefeito Aisovaldo Targino sugerindo uma audiência para discutir a reorganização da Guarda Municipal que está esfacelada. O prefeito por sua vez retornou, informando que não precisa o vereador se preocupar, pois a Secretaria Municipal de Administração já está cuidando do assunto.

O vereador, lamentou a atitude do chefe do executivo municipal e disse que queria apenas ajudar a reerguer um grupo que pode contribuir muito para oferecer maior segurança ao patrimônio público com seu trabalho eficiente.
Assis SIlva

Crise sem fim em Patu

A crise envolvendo a presidência da Câmara Municipal de Patu e os vereadores oposicionistas à gestão do presidente Alexandrino Suassuna, o Xanxan, parece não ter limites. Ontem a população patuense teve que assistir a realização de mais uma sessão da Câmara Municipal na calçada do Poder Legislativo local.

A sessão desta segunda-feira (12) teve como objetivo votar em segundo turno a emenda à Lei Orgânica do Município e o projeto que altera o regimento interno da Câmara Municipal, visando com isso acabar com a reeleição para presidente do Legislativo. Os projetos não foram colocados em votação em tempo hábil pelo presidente da Casa, vereador Alexandrino Suassuna. 

Estado lança a Caderneta de Saúde do Adolescente

A Secretaria Estadual de Saúde lança a Caderneta de Saúde do Adolescente no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos. O lançamento foi feito nesta terça-feira (13) durante o I Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde do Adolescente promovido pela Secretaria de Saúde. O evento, que começou nesta terça, prossegue amanhã (14), quando será realizada uma oficina de trabalho para os municípios que implantarão a caderneta no Rio Grande do Norte.

A primeira fase de implantação da caderneta irá contemplar 31 municípios do Estado. O material é dividido para o público masculino e feminino, com dicas de alimentação, saúde bucal, transformações no corpo, educação sexual, vacinação, higiene e direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. A caderneta também oferece espaço para os profissionais de saúde fazerem observações sobre o acompanhamento dos adolescentes, garantindo a ação de saúde que foi iniciada na infância.

Segundo dados do IBGE, 18% do total da população do Estado é composta pela faixa etária que vai dos 10 aos 19 anos, o que representa uma população superior a 570 mil pessoas.

Idema leva atividades de educação ambiental a São Fernando

O Idema, deu início esta semana a uma série de ações a serem desenvolvidas em diversos municípios do Estado. A primeira cidade contemplada pelo programa é São Fernando, na região seridoense, que estará recebendo até o dia 15 deste mês a programação do projeto ambiental.


Dentre as atividades desenvolvidas encontram-se cursos de educação ambiental, palestras, oficinas de reciclagem e plantas medicinais, atividades de microscópio, confecção de terrário, utilização de GPS e decibelímetro, atividades lúdicas para a garotada, cinema na praça, turismo ambiental, entre outras. 

Segundo Marcos Luiz de Medeiros, técnico ambiental do Idema, a iniciativa visa a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. "Queremos percorrer o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar as comunidades quanto à problemática sócio-ambiental existentes nesses municípios", afirma o educador.

O programa de educação ambiental do Idema tem duração de quatro dias em cada município visitado, onde em cada um desses dias é contemplada alguma escola municipal ou estadual das zonas urbanas e rurais. Para o segundo semestre deste ano, além de São Rafael, o projeto estará também nos municípios de Baia Formosa, Carnaúba dos Dantas, Grossos, Ipueira e Caicó.


Educação Ambiental


A educação ambiental procura despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada para disseminar uma consciência crítica para o enfrentamento das questões ambientais e sociais.

Prefeita de São Jose do Mipibu declara apoio a Hermano Morais

A prefeita de São José do Mipibu, Norma Ferreira, anunciou na última sexta-feira o apoio à candidatura de Hermano Morais a deputado estadual nas eleições de outubro deste ano. Hermano é vereador em Natal pela quarta vez e presidente do diretório do PMDB da capital.

"Eu sei que você estará com São José de Mipibu independentemente de qual candidato saia vitorioso. Conheço sua trajetória política e posso afirmar, com toda convicção, que estamos tranquilos em relação ao seu apoio, seja quem for o nosso governador", disse.