sábado, julho 17, 2010

Avaliação do funcionamento do Alto de Santa Rita

O Alto de Santa Rita de Cássia  inaugurado há quase um mês, está tendo o fluxo de pessoas que já visitaram o local, dentro do esperado pela Secretaria Municipal de Turismo de Santa Cruz.

Nos primeiros 21 dias após a inauguração, já foram conhecer a maior estátua católica do mundo, cerca de 21 mil pessoas, uma média de mil pessoas por dia, estão conhecendo as belezas do complexo turístico-religioso. O pico de visitação, como já era esperado, está acontecendo aos domingos, sendo que o dia de maior visitação foi o domingo, 4 de julho onde mais de 4 mil pessoas passaram pelo local.

Segundo a coordenadora de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, a visitação ao Alto está acontecendo como o esperado, pois o Governo Municipal fez um trabalho de divulgação importante da imagem e com isso as pessoas estão visitando e saindo com uma boa impressão do complexo.
 
Para que esse número de pessoas se mantenha, e até aumente, pelos próximos meses, a Secretaria Municipal de Turismo continuará divulgando o Santuário em vários eventos turísticos pelo país. “A prefeitura continuará fazendo a divulgação do Alto nas grandes feiras turísticas do país”, ressaltou Marcela Pessoa.
Fonte: Rádio Santa Cruz

Inscrições para 14ª corrida de Sant'Ana estão abertas

Estão abertas a até o dia 23 as inscrições para a 14ª Corrida de Sant'Ana que acontecerá no próximo dia 25.
Os interessados podem procurar a coordenação de esportes da prefeitura de Caicó no Centro Administrativo, de segunda à sexta-feira, de 07h30h às 12h30.

O evento terá início às 15 horas e 20 minutos na categoria mirim, de 12 e 13 anos, no Centro Administrativo, nas categorias infantil (14 e 15 anos) e portadores de necessidades especiais, acima de 18 anos, de frente ao CEDUC.

As demais categorias de 16 anos acima, largarão às 16 horas no Caicó Iate Clube.

A chegada de todos será no Complexo Turístico da Ilha de Sant'Ana.

Os vencedores receberão troféus e medalhas.

PROJETO PROPÕE REDUÇÃO OU DISPENSA DE CONTRAPARTIDA PARA MUNICÍPIOS PEQUENOS

Municípios com população inferior a 25 mil habitantes podem ter reduzidas ou dispensadas as contrapartidas de programas habitacionais. O Projeto de Lei do Senado 331/2006, que estabelece esta possibilidade para as transferências voluntárias da União deve ser votado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em decisão terminativa, em agosto.

De acordo com a justificativa, o projeto deve inserir os municípios sem condições financeiras nos programas habitacionais realizados com recursos federais. Além do critério populacional, o texto propõe outras especificações como: ter indicadores de desenvolvimento econômico ou social inferiores à média nacional e está localizado nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou na metade Sul ou Noroeste do Rio Grande do Sul.

O texto altera a Lei 10.257/2001, que institui o Estatuto da Cidade, e a Lei 11.445/2007, que fixa as diretrizes gerais da Política Nacional de Saneamento.

Projeto prevê bolsas de estudo para estudantes da educação básica

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) é relatora do projeto de lei (PL 3232/2008) que cria o Programa de Apoio ao Estudante da Educação Básica (Proesb). O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), prevê a concessão de bolsas de estudos a estudantes pobres que fiquem fora da escola por falta de vagas regulares na rede pública, considerada uma distância determinada entre a residência e a escola.

Para a deputada Fátima, se transformado em lei, o projeto vai contribuir para garantir aos estudantes do ensino fundamental e médio o acesso à educação. “O espírito da proposta é o de garantir o direito à educação no nível básico, que vai da educação infantil ao ensino médio, pois, apesar dos avanços, ainda temos casos em que a falta de uma escola próxima impede as crianças de terem acesso ao ensino.”, destacou.

Segundo o projeto, a bolsa de estudos deve cobrir 80% do valor da mensalidade cobrada pela escola particular e será paga com recursos do Fundo Nacional de Educação Básica e do Ministério da Educação.

Festa de Sant’Ana começa com grande participação popular

Com a procissão das bandeiras de Sant’Ana, do Município e das cores do Vaticano pelo centro da cidade, seguida de hasteamento no pátio da Matriz, pelo padre Welson Rodrigues, pelo prefeito Geraldo Gomes e pelo presidente da câmara João Neto foram abertos oficialmente na noite desta sexta feira (16) os festejos de Sant’Ana padroeira de Currais Novos.

O evento inicial da festa religiosa, que contou com grande presença de fiéis, teve a participação da banda de musica “Maestro Santa Rosa”.

Em seguida foi celebrada missa na Matriz de Sant’Ana, com participação de padres de Currais Novos e de cidades vizinhas. O pregador da noite foi o padre Rivaldo, pároco de Lagoa Nova. A festa religiosa que este ano enfoca a juventude homenageou os telecistas, participantes do Treinamento de Liderança Cristã (TLC) em 1975, sob a coordenação do saudoso Monsenhor Ausônio Araujo. 
  
Além do prefeito Geraldo Gomes prestigiaram o evento, a primeira dama Maria Coeli, secretários da administração municipal e vereadores.

Wober perde apoio de prefeito de seu próprio partido


A decisão de última hora do deputado Wober Júnior(PPS) de concorrer a Câmara Federal, o fez perder apoios importantes. Todos os prefeitos que o apoiavam a reeleição para a Assembleia Legislativa já tinham compromissos firmados com deputados federais e mantiveram a palavra.

Diante dessa situação, Wober perdeu o apoio até de prefeito do seu partido, como Miguel Teixeira(PPS) de São Miguel do Gostoso que já tinha compromisso fechado com João Maia. O problema é que essa mudança repentina de Wober, não estava nos planos dos prefeitos que apoiavam a sua reeleição.

Adão Eridan anuncia apoio a Garibaldi

O vereador Adão Eridan(PR) resolve anunciar seu apoio a reeleição do senador Garibaldi Filho(PMDB). O senador sempre foi um político que trabalhou muito pelos norte-riograndenses. Argumentou.

Disse que vai entrar de corpo e alma na campanha de Garibaldi para que ele possa ser reeleito e dessa forma continuar representando bem o Rio Grande do Norte. Adão Eridan relembrou que tanto como prefeito quanto como governador, Garibaldi diferenciou-se dos outros políticos que ocuparam esses mesmos cargos.

Presidente da câmara municipal de Jardim de Piranhas apoiará Lauro Maia


O presidente da câmara municipal de vereadores de Jardim de Piranhas, Luiz Macaco, PTB, declarou que apoiará a candidatura do advogado Lauro Maia (PSB) para deputado estadual nas eleições deste ano.
O apoio foi fechado esta semana durante um encontro em Natal.
Fonte: Robson Pires

Iberê em Currais Novos

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) participou da tradicional Feirinha de Sant’Ana, em Currais Novos, na tarde deste sábado (17). Ao lado de Vilma e Hugo Manso, candidatos ao Senado, Iberê cumprimentou e recebeu o carinho de centenas de seridoenses e visitantes que lotaram as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino.

Iberê estava acompanhado dos deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT); dos deputados estaduais Ezequiel Ferreira (PTB) e Poti Júnior (PMDB); da vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão; dos prefeitos Sinval Salomão (Florânia), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Erivan Costa (Lagoa Nova), Francisco do PT (Parelhas), Carlinhos (Campo Redondo), Dr. Bezerra (São Vicente) e Péricles Farias (Santa Cruz); do ex-prefeito de Currais Novos e candidato a deputado estadual, Zé Lins (PR); além de outras lideranças da região Seridó.

“Agradeço a receptividade do povo do Seridó, um povo de fé e trabalhador, que mostra sua devoção durante todo o mês de julho e movimenta a economia da região com grandes eventos como este. Aqui estou em uma terra de amigos”, disse Iberê.

Aniversário de Agnelo


A festa de aniversário de 78 anos do ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, serviu para lançamento da candidatura do aniversariante a deputado estadual e de quebra os público presente vê o candidato ao governo Carlos Eduardo(PDT) e a deputada federal Fátima Bezerra no mesmo recinto, mesmo que um tanto sem jeito.

Quem também marcou presença na festa de agnelo foi o irmão Garibaldi Filho, candidato a reeleição.

Em defesa do outro


O senador Garibaldi Filho e o deputado Henrique Eduardo participaram ontem de um encontro com aliados do PMDB na cidade de Areia Branca. O deputado na ocasião reiterou que a prioridade do partido é reeleger o senador Garibaldi Filho. O senador por sua vez reafirmou ser importante a reeleição de Henrique Eduardo.

Depois da troca de figurinhas entre os primos Alves, os dois foram prestigiar a posse do novo prefeito de Tibau. No encontro realizado em Areia Branca muitos “Bacuraus” de carteirinha.
Fonte: Assis Silva

PROTESTO

Durante o debate entre os candidatos ao governo, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nesta sexta-feira (16), familiares e amigos do técnico em informática, Marcos Maciel Alves, de 23 anos, irmão do jornalista Cézar Alves, ocuparam as arquibancadas do ginásio da instituição, num protesto silencioso contra insegurança no estado.

Portando cartazes, eles cobraram resposta do governo do Estado sobre as investigações do caso que já dura 10 dias.

"Quero ser governadora para evitar situações como essa", disse Rosalba, ao abrir sua exposição, cobrando pressa do governo nesse caso e mais segurança para a população.
Para a tia do rapaz desaparecido, Valniza Marques, o governo está tratando o problema que aflige a família com descaso.

"Não está havendo investigação", reagiu indignada, diante da afirmação do governador Iberê Ferreira de que as investigações estão sendo feitas de forma sigiliosa.

Vereador morre em acidente de carro

Foi sepultado ontem nesta sexta-feira o corpo do vereador do municípios de Pendências, Dimas Martins Cabral de 47. O vereador dirigia um veiculo Gol, na companhia da esposa Rosana Maria Araújo Medeiros, quando foi apanhado por um caminhão Mercedez-Benz, de placa MYL-3593/RN, na altura do Km 31,5 da BR-406, entre a localidade de Baixa do Meio e o município de Jandaíra. O acidente aconteceu por volta das 20h10.


Segundo populares, o motorista do caminhão, não identificado, que seguia para Macau, tentou desviar de um animal que apareceu na pista quando entrou na contramão e bateu no Gol. O choque foi tão violento que o caminhão passou por cima do outro veículo, matando imediatamente o vereador e ferindo sua esposa, que teve o braço esquerdo fraturado. Ela foi encaminhada ao hospital e liberada em situação estável. O motorista do caminhão fugiu do local.



Uma pessoa de Pendências que pediu para não ser identificada e que ia passando no local disse que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) só apareceu no local por volta das 23h e o Corpo de Bombeiros depois da meia-noite, para retirar o corpo de Dimas das ferragens.



Dimas Martins estava no seu quinto mandato frente o Legislativo de Pendências, mas tinha se licenciado para assumir a Secretaria Municipal de Obras. Em seu lugar na Câmara está o suplente de vereador Luis do Porto.



A comoção tomou conta da população de Pendências. O prefeito Ivan Padilha decretou luto oficial e feriado municipal ontem. Segundo o jornalista Geovane Filho, a cidade está em choque. "Dimas era muito querido por todos e muito respeitado no meio político local, tanto do seu grupo quanto da oposição", concluiu.

Fonte: Jornal de Fato

Gustavo Fernandes percorre regiões do Estado em busca de votos

O candidato a deputado estadual pelo PMDB, empresário Gustavo Fernandes, tem imposto um ritmo intenso a sua candidatura. Ele busca preencher o espaço deixado pelo seu pai, o ex-deputado Elias Fernandes. Com propostas inovadoras em vários campos, tem conseguido manter e até ampliar os redutos que pertenciam ao seu pai, que atualmente é diretor do Dnocs.

"Estou muito feliz com tanta declaração de apoio e incentivo das pessoas", comemorou Gustavo Fernandes. "Isso só me dar forças para continuar", completou, informando que durante a semana visitou as cidades de Santo Antônio do Salto da Onça, Jardim de Piranhas, Martins, Serrinha dos Pintos e Pau dos Ferros. Em todas, conta com apoio de várias lideranças políticas.

"Quero me fazer presente em todos os municípios do estado. Não entrei na política para brincar e sim para ajudar os nossos amigos que precisam de uma liderança mais comprometida e próxima", concluiu o candidato
.

Participação da Rosa da Feirinha de Sant’ana em Currais Novos



A candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini, participou neste sábado, da feirinha de Sant'ana, em Currais Novos. Acompanhada do vice, Robinson Faria, e dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho, Rosalba foi recebida com carinho pela população e pelo prefeito Geraldo Gomes.
A candidata foi presenteada com o primeiro pedaço do bolo de aniversário dos 202 anos da paróquia matriz de Sant'Ana, pela primeira dama Celi Gomes. Por onde os candidatos da coligação A Força da União passaram, as pessoas afirmavam que no dia 03 de outubro votam nos três - Rosalba 25, Agripino 252 e Garibaldi 154.
Depois de Currais Novos, Rosalba e os senadores Agripino e Garibaldi foram para Serra Negra do Norte, para a tradicional vaquejada da cidade. A agenda, que começou pela manhã cedo em Mossoró e foi cumprida nos dois municípios do Seridó, será encerrada em Macaíba e Natal, onde os candidatos participam de arraiás.

IBERÊ: "VAMOS VENCER AS ELEIÇÕES COM A AJUDA DO POVO"


Três mil pessoas lotaram o clube América na manhã deste sábado (17) para conhecer as propostas da coligação "Vitória do Povo" (PSB, PT, PTB e PPS). O governador Iberê Ferreira, os candidatos ao Senado, Vilma de Faria e Hugo Manso, reuniram lideranças e a militância de toda a Grande Natal para apresentar suas principais propostas.

Em seu discurso aos militantes, Iberê destacou a importância da parceria com o governo federal e do apoio do presidente Lula para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. "Vilma contou com Lula, e eu vou contar com Dilma para governar o nosso Rio Grande do Norte", destacou o governador.

Para Iberê, "o Rio Grande do Norte não pode ser contra Lula. Votar na candidata do DEM é votar contra Lula. É votar contra o aumento do salário mínimo, que era de 70 dólares e subiu para quase 300 dólares. É votar contra o programa Bolsa Família, que foi a forma encontrada pelo presidente Lula para ajudar os mais humildes. É votar contra o programa Luz Para Todos, que levou energia para todos os lugares do Estado", alertou.

O governador lembrou que, em 2006, no mesmo clube América, teve seu nome anunciado como vice-governador na chapa de Vilma de Faria. “Muitos diziam que eu havia entrado em uma ‘barca furada’, por ter eleição garantida para a Câmara Federal, já que o adversário de Vilma tinha 30% de vantagem nas pesquisas. Mas assumi o compromisso com o meu partido, trabalhei para reverter o quadro e conseguimos a vitória".

Iberê também agradeceu pelas orações e o carinho que tem recebido em todos os bairros de Natal. "Estou cheio de saúde para lutar e ganhar. Venci a doença com a minha fé em Deus e vamos vencer as eleições com a ajuda do povo", concluiu.

Em sua saudação aos presentes ao clube América, a candidata ao Senado Vilma de Faria lembrou que o Rio Grande do Norte cresceu e se desenvolveu econômica e socialmente na gestão do PSB e “isso ninguém vai apagar”. "Estão querendo desqualificar nosso trabalho, mas não vão conseguir. Nós somos fortes, o nosso povo é forte e vai saber escolher o que é melhor para o nosso Estado".

Vilma encerrou seu discurso dizendo aos militantes que “eles (adversários) estão achando que vão muito bem, mas nós vamos mostrar agora como se ganha uma eleição" e reafirmando sua certeza da vitória. “Iberê é um homem forte, de garra, de decisão, de determinação e de vitória”, finalizou. 

Movimentação em Mossoró marca largada da campanha de rua no RN

Com toda a chapa majoritária, a coligação A Força da União começou por Mossoró, a campanha de rua no Estado. Rosalba Ciarlini (governadora), Robinson Faria (vice), e os senadores José Agripino e Garibaldi Filho chegaram logo cedo na Cobal para conversar com feirantes e consumidores. Estiveram no comércio vizinho e saíram em caminhada até o centro da cidade.
Depois do corpo-a-corpo nas lojas e principais ruas, a movimentação foi encerrada com comício-relâmpado, na praça da Independência, a praça do mercado central. "Nunca tive a honra e a glória de pedir o voto do povo de Mossoró em seis mandatos de deputado estadual e agora posso fazê-lo como companheiro de Rosalba", revelou Robinson Faria.
Antes do candidato a vice falar, o senador Garibaldi Filho (PMDB) ressaltou a importância do voto casado para o Senado Federal para fortalecer o governo de Rosalba. "Rosalba precisa dos dois no Senado para fazer um bom governo", ressaltou. O senador José Agripino disse não ter dúvidas que, como em campanhas passadas, Mossoró dará uma vitória expressiva a Rosalba, reforçando a declaração de Garibaldi de que, juntos, o Rio Grande do Norte será mais forte.
Já Rosalba abriu o discurso agradecendo aos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pela recepção que teve no debate entre os candidatos ao governo. "Fui recebida com carinho e aplausos", disse, reafirmando o compromisso com a instituição.
Para a candidata, a primeira manifestação que deu largada à campanha de rua no Estado também foi calorosa. "Isso me dá disposição para que possa caminhar todo o Estado", anunciou, pedindo a cada um dos mossoroenses que seja agente multiplicador "pra fazer o RN acontecer".
Participaram também da movimentação da Força da União, os candidatos a deputado federal Betinho Rosado (DEM) e Fábio Faria ( PMN) e estadual, Francisco José, Chico da Prefeitura e Leonardo Nogueira, além da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado e da vice, Ruth Ciarlini.

Vilma é recebida na feirinha de Sant'ana em Currais Novos


A candidata ao Senado Vilma de Faria (PSB) participou, ao lado de Iberê Ferreira e Hugo Manso, da tradicional Feirinha de Sant’Ana, em Currais Novos, na tarde deste sábado (17). Centenas de seridoenses e visitantes lotaram as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino.

Vilma, Iberê e Hugo estavam acompanhados dos deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT); dos deputados estaduais Ezequiel Ferreira (PTB) e Poti Júnior (PMDB); da vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão; dos prefeitos Sinval Salomão (Florânia), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Erivan Costa (Lagoa Nova), Francisco do PT (Parelhas), Carlinhos (Campo Redondo), Dr. Bezerra (São Vicente) e Péricles Farias (Santa Cruz); do ex-prefeito de Currais Novos e candidato a deputado estadual, Zé Lins (PR); além de outras lideranças da região Seridó.