quinta-feira, julho 22, 2010

Mano deve assumir Seleção

O técnico Mano Menezes deve ser anunciado no máximo até a próxima segunda-feira como novo técnico da Seleção Brasileira, segundo o jornal O Globo. A CBF tem pressa para definir o novo treinador, já que tem amistoso agendado para o dia 10 de agosto contra os Estados Unidos.

De acordo com a reportagem, Mano ganhou força na reta final por conta da dificuldade da entidade em contratar Felipão, que acaba de acertar com o Palmeiras.

TRE aprova comitês financeiros

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou nesta quarta-feira (21) o balanço dos registros de comitês financeiros que foram deferidos pela Corte. Desde o dia 13 de julho, o TRE já aprovou 14 comitês de partidos políticos, porém os julgamentos seguem até o dia 5 de agosto.

Os partidos que tiveram os comitês financeiros aprovados foram: PR, PTC, PDT, DEM,PMN, PRP, PSOL, PTB, PCdoB, PRTB, PT, PPS e PSTU. Os comitês são responsáveis pelas contas de arrecadação e gastos dos recursos financeiros dos partidos e são obrigatórios.

Todo partido que apresentar candidatura própria, ainda que a vice ou suplente têm que criar comitê financeiro relativo à respectiva eleição.

As agremiações partidárias podem optar pela criação de comitê único, abrangendo todas as eleições para as quais o partido tenha candidato próprio em disputa no pleito deste ano, na respectiva circunscrição, ou um comitê para cada eleição em que o partido apresente candidaturas próprias
.

Municípios poderão corrigir dados do IDEB 2009

Os Municípios podem solicitar correções nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 até o dia 14 de agosto. O Índice foi publicado no início de julho e as alterações referentes à Taxa de Aprovação, ao desempenho na Prova Brasil/Saeb e ao Ideb devem ser feitas por meio de ofício, com as justificativas que fundamentem a correção.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é importante que os gestores municipais verifiquem os resultados do Ideb de suas escolas e, caso seja necessário, solicitem a alteração das informações. A entidade esclarece que o índice é utilizado como critério na implementação de políticas públicas educacionais e orientação da distribuição de recursos para a educação de Estados e Municípios.

O ofício deve ser assinado pelo gestor responsável - diretor da escola ou secretário de Educação – e enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) por meio de formulário eletrônico.

O formulário de recurso, ao qual deve ser anexado o ofício, pode ser acessado pela Internet, no seguinte endereço http://www.inep.gov.br/institucional/faleconosco.htm.

Resultado da enquete


Felipe Scolari
  11 (42%)

Mano Menezes
  6 (23%)

Joel Santana
  4 (15%)

Murici Ramalho
  3 (11%)

Wanderlei Luxemburgo
  1 (3%)

Leonardo
  1 (3%)

Governo garante autonomia financeira para hospitais estaduais

O Governo do Estado está garantindo autonomia financeira para dez hospitais da rede estadual. O programa de autonomia financeira, iniciado em 2009, dá ao hospital condições para resolver, de forma ágil, problemas e necessidades que surgem em seu cotidiano.

O Hospital Nelson Inácio dos Santos, de Açu, está ingressando este mês no programa que é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública. As outras unidades estaduais que já contam com autonomia financeira são: Giselda Trigueiro (Natal), Tarcísio Maia (Mossoró), Walfredo Gurgel (Natal), Santa Catarina (Natal), Cleodon Carlos (Pau dos Ferros), Maria Alice Fernandes (Natal), João Machado (Natal), Centro Reprodutivo Leide Morais (Natal) e Dioclécio Marques (Parnamirim).

RN fatura o Norte-Nordeste de Kung Fu

A equipe de Kung Fu do Rio Grande do Norte se sagrou campeã do Campeonato Norte-Nordeste da modalidade, que ocorreu em Natal. O time potiguar contou com atletas de Currais Novos, Nova Cruz, Mossoró, Tenente Laurentino, Parnamirim, Coronel Ezequiel, Açu, Touros e da Grande Natal.

Contando com a participação de mais de 180 atletas, o Rio Grande do Norte superou a Paraíba, que ficou com a segunda colocação, enquanto Ceará e Sergipe ocuparam, respectivamente, a terceira e quarta posições.

Na opinião do coordenador geral do evento, mestre Edílson Morais, o evento foi uma boa oportunidade para divulgar a modalidade no estado. "Foi uma boa estrutura, com médicos e ambulâncias disponíveis, além de árbitros da Confederação Brasileira de Artes Marciais Chinesas. Muito Kung Fu com disciplina e seriedade. Foi uma boa oportunidade pra todos competirem, conhecerem e fazerem amizades e intercâmbios culturais", disse

Potiguar é campeão brasileiro de Tae Kwon Do


O estudante potiguar Raí Rodrigo, de 17 anos, sagrou-se campeão brasileiro juvenil de Tae Kwon Do no último final de semana. A competição foi realizada nos dias 17 e 18 de julho, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, e reuniu jovens de todo o país na faixa etária até 17 anos. Raí é aluno da Escola Estadual Adelino Dantas, no bairro Santarém, em Natal, e recebeu o apoio do Governo do Estado que viabilizou a participação dele no campeonato.



“Sou muito grato ao Governo do Estado que me ajudou bastante custeando minha viagem, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Agradeço pela sensibilidade em me apoiar e me proporcionar vôos mais altos. Com o título, me qualifiquei a disputar mais duas competições nacionais”, disse o atleta.


Agora campeão brasileiro juvenil, Raí se classificou para disputar o Brasil Open de Tae Kwon Do, em São Paulo, de 31 de julho a 2 de agosto. Para esta competição já está confirmado novamente o apoio do Governo do Estado. O jovem também está garantido na seletiva nacional que será realizada em março de 2011 já para a montagem da seleção brasileira, que vai defender o país nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Estamos sempre atentos a apoiar nossos representantes nas competições esportivas. A orientação do governador Iberê é estar ao lado dos atletas e é assim que estamos conduzindo as ações da secretaria”, disse Júlio Protásio, secretário estadual de Esporte e Lazer.

Raí Rodrigo treina desde os 13 anos, é faixa preta e já tem um vasto currículo de títulos. De 2006 a 2008 foi tricampeão dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), em 2006 e 2007 foi bicampeão dos Jogos das Escolas Estaduais e Municipas de Natal (Ceem´s), além de títulos vencidos nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Ele é treinado pelo técnico Cleiton Fidélis e também faz parte do projeto esportivo do professor Lusvaldo Melo, na própria Escola Adelino Dantas.

Dibson Nasser faz campanha no Seridó

O candidato a Deputado Estadual pelo PSDB, Dibson Nasser, fez campanha durante o final de semana na região do Seridó. Dibson começou a sua agenda no município de Currais Novos, no Sábado (dia 18). Lá, participou de uma reunião com lideranças locais, que ouviram do futuro deputado o comprometimento de trabalhar com empenho pela região.
Pessoas presentes no evento afirmaram que a região não está sendo bem representada na assembléia. Dibson disse que apesar da Assembléia Legislativa ser na capital do estado, ele vai estar sempre em contato com as bases do interior.
"É importante essa sintonia. Vou trabalhar sempre em contato com as bases", Afirmou o candidato.
Logo após a Reunião, Dibson visitou a tradicional feirinha e conversou com os populares presentes.
No Domingo, Dibson amanheceu em São Rafael. Onde fez uma reunão bastante concorrida no Clube da cidade.
E lá, mais uma vez, reafirmou o compromisso de trabalhar com empenho pelo Seridó. Participaram também da reunião
o Presidente da Câmara Municipal do Natal, o vereador Dickson Nasser e o Secretario Geral do PSDB, Clécio Santos.
Em seguida, visitou o muncipio de Serra Negra onde participiou de uma carreata ao lado do Presidente da Câmara Muncipal de Serra Negra, o Vereador Flávio Bezerra e Lideranças.

Ensino profissionalizante é prioridade de Rosalba

Rosalba foi recebida com carinho pelas crianças e adolescentes da Casa do Menor Trabalhador, na manhã desta quarta-feira (21). Os jovens receberam Rosalba, e também José Agripino e Felipe Maia, cantando e mostrando um pouco da nossa cultura através da dança.
Rosalba disse que não vai esquecer esse dia e que tem uma verdadeira paixão por crianças, tanto que escolheu pediatria como especialização no curso de medicina.
“Vocês são os cidadãos do futuro. Estão aqui para estudar, serem disciplinados e preparados para o amanhã. Eu trabalho e vou continuar trabalhando para que o ensino profissionalizante melhore e seja ampliado. O mercado de hoje exige qualificação. Vamos construir juntos o futuro”, afirmou Rosalba.
A irmã Lúcia Montenegro levou Rosalba, Agripino e Felipe para conhecerem todos os ambientes da instituição. Os candidatos se comprometeram em ajudar a Casa, que presta excelentes serviços para sociedade.
A Casa do Menor trabalhador é uma instituição filantrópica que existe desde 1988 e foi criada pela irmã Lúcia Montenegro, no contexto da Campanha da Fraternidade da época, que tinha como tema: Quem acolhe o menor a mim acolhe. Hoje, a casa atende 450 crianças do primeiro ao nono ano e 180 jovens do ensino profissionalizante. Todas as crianças têm direito a três refeições.

Iberê aos seridoenses;"A VIRADA JÁ ESTÁ CHEGANDO"

O governador Iberê Ferreira, candidato à reeleição, estava emocionado com tantos aplausos e palavras de apoio e disse ter a convicção da vitória porque sabe que conta com o voto consciente.

Iberê enumerou as mudanças produzidas no Estado, graças à parceria entre o governo de Vilma - e concluído por ele - e o governo do presidente Lula, entre elas o aumento dos empréstimos para o Pronaf, que até 2002 eram de apenas R$ 30 milhões e este ano vão ultrapassar R$ 200 milhões.

O governador, candidato à reeleição, assumiu o compromisso de instalar o Distrito Industrial de Caicó, cujo terreno já foi desapropriado pelo prefeito Bibi Costa.

Iberê também vai investir mais em habitação, qualificação profissional dos jovens, geração de trabalho e renda.

Ele encerrou seu discurso relembrando que os adversários já sentem a derrota se aproximar.

“Primeiro, disseram que Vilma não me apoiaria. Depois que eu não contaria com você, João Maia. Aí veio uma doença grave e os adversários saíram espalhando que eu estava muito doente, que eu não voltaria e que eu morreria em São Paulo”, recordou Iberê.

Ao final, ele disse que, “pela fé que tenho em Deus, em Santana e em Santa Rita de Cássia, eu estou curado. Estou querendo tirar o atrasado para me eleger governador e trabalhar pelo Rio Grande do Norte e pela minha gente. Agora, os adversários não tem mais o que dizer. A virada já está chegando”

Prefeitos de 15 municípios da região atenderam ao chamamento do presidente da Associação dos Municípios do Seridó, Ivanildo Costa, prefeito de Timbaúba dos Batistas e compareceram ao Corintians para saudar a caravana da Vitória do Povo.

Estavam presentes os prefeitos de Acari (Tom), Caicó (Bibi Costa), Carnaúba dos Dantas (Alexandre Dantas de Medeiros), Cruzeta (Saly de Araújo), Equador (Vanildo Fernandes Bezerra), Florânia (Sinval Salomão), Ipueira (Concessa Araújo Macedo), Jardim de Piranhas (Antonio Macaco), Ouro Branco (Nilton Medeiros), Parelhas (Francisco do PT), São Fernando (Genilson Medeiros Maia), São Vicente (Dr. Bezerra), Serra Negra do Norte (Rogério Bezerra Mariz), Tenente Laurentino (Junior Laurentino) e Timbaúba dos Batistas (Ivanildinho Albuquerque). 

Fábio Faria é inocentado de acusação por propaganda antecipada

O deputado federal Fábio faria (PMN), candidato à reeleição, foi inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral da acusação de propaganda eleitoral antecipada. A decisão saiu na tarde desta terça-feira (20).

Na votação da Corte do TRE, quatro magistrados foram contra a condenação do deputado, enquanto dois outros juízes votaram pela procedência da ação.

O deputado federal era acusado de utilizar a propaganda do PMN para se promover, o que caracterizaria o crime eleitoral. No entanto, Cláudio Santos, Lena Rocha, Fábio Hollanda e Ivan Lira foram contrários à condenação.

Sebrae promoverá encontro de prefeitos e secretários municipais



O Sebrae estará promovendo no próximo dia 27, no Campi do IFRN de João Câmara, um encontro com prefeitos e secretários municipais das cidades do Território Mato Grande. O evento tem como finalidade mostrar para os gestores a importância  das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento dos municípios.


Programação do evento
8h – Recepção e inscrição(café de boas vindas)
9h – Abertura
10 – Palestra: Os pequenos Negócios na Liderança do Desenvolvimento
10h50 – Apresentação do projeto Território Mato Grande
11h20 – Apresentação da Experiência do Programa Turismo Melhor
11h40 – Sebrae e Prefeituras promovendo o desenvolvimento: apresentação de instrumentos de apoio aos municípios
12h – Debates
12h40 – Encaminhamentos
13h – Encerramentos

Mais de 70 aves silvestres são apreendidas no interior do RN

Mais de setenta aves silvestres foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (21), em uma operação realizada pela Polícia Ambiental, no município de Taipu, distante a 50 Km de Natal. Os animais eram mantidos em cárcere privado em uma residência localizada na rua do Fogo. 



De acordo com informações do sargento Rodrigues, o proprietário da casa, identificado como Francisco Galdino de Oliveira, foi encaminhado para a delegacia local, e submetido ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), através do artigo 29, da Lei de crimes ambientais.

Entre os animais apreendidos estão o galo de campina, xexéu-bico-de-osso, azulão, graúna, sibite e papa-capim, além de pássaros em extinção, como o canário da terra. As aves foram entregues ao Ibama no início desta tarde.
O sargento informou que a apreensão aconteceu após uma denúncia anônima, que também indica que outros cativeiros existam na região. A Polícia Ambiental continuará investigando o fato para localizar outras aves, mantidas em cárcere privado sem autorização. 



 DIARIODENATAL.COM.BR

Caern monta plano de emergência para suprir falta de chuva em João Dias

Tendo em vista a falta de chuvas, um plano de emergência está sendo desenvolvido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), para garantir o abastecimento de água da população de João Dias, até que seja concluído o trecho da Adutora do Alto Oeste, com captação na Barragem de Santa Cruz, em Apodi, que deve acontecer até outubro próximo. Até lá, a Caern irá disponibilizar carros-pipa e suspender a emissão de contas para as famílias que não receberem água nas torneiras.

A falta de recarga do lençol freático, em decorrência da escassez de chuvas registrada nos últimos meses no município, prejudicou a produção de água dos cinco poços artesianos e um amazonas que abastecem a cidade de João Dias. Por esse motivo, o fornecimento de água está sendo reduzido e a Companhia, desde junho, não emite a conta de água para cerca de 20% dos 450 clientes  ativos  daquela  cidade, que moram nas partes mais altas.

Segundo o gerente da Regional de Pau dos Ferros, Esmeraldo Alves do Nascimento, para abastecer os 600 clientes cadastrados, são necessários 20 mil litros de água por hora e a produção dos poços está reduzida a apenas 7 mil  litros de água por hora, em decorrência da falta de chuvas.  O abastecimento voltara à normalidade quando for ativado o trecho da Adutora do Alto Oeste, que vai beneficiar os municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Viçosa, Umarizal, Olha D´ Água dos Borges, Lucrécia, Martins, Serrinha dos Pintos, Antonio Martins e João Dias.

Prefeito de São Gonçalo terá que assegurar abrigo a idoso

Um crime contra o idoso. No município de São Gonçalo do Amarante, um homem de 86 anos vem sofrendo constantes agressões físicas e verbais do único filho. Para protegê-lo, a promotora de justiça de Defesa dos  Direitos dos Idosos, Graziela Esteves Viana Hounie, recomendou que o prefeito Jaime Calado providencie a retirada da vítima de casa e disponibilize vaga em uma instituição pública ou privada.

A Prefeitura  de São Gonçalo do Amarante tem um prazo de dez dias para cumprir a recomendação que tem por base  os artigos 3º e 45°, V, do Estatuto do Idoso (Lei nº.10.741/03). No mesmo procedimento, a promotora pede que o município providencie abrigo para outro idoso. Ricardo Venâncio dos Santos, 68 anos, mora sozinho em uma casa alugada e não tem parentes. Segundo a recomendação assinada, ele não fala e nem anda direito devido a uma trombose, por isso precisa de um cuidador para auxiliá-lo nas atividades diárias de banho e alimentação. Graziela Hounie solicita ainda que, além da vaga na entidade, o idoso receba duas cadeiras de rodas, uma para banho e outra para passeio.

Caso o poder municipal não acate os termos da recomendação, o Ministério Público vai mover ação na Justiça para garantir os direitos dos idosos.
O mossoroense

Rancho Alegre de Apodi é 3ª colocada no 6º Concurso Nacional de Quadrilhas

Este ano o Acre sediou pela primeira vez o 6º Concurso Nacional de Quadrilhas. Dez quadrilhas de outros Estados participaram da disputa. A quadrilha Raio de Sol, de Pernambuco, foi a grande vencedora do concurso nacional, levando para casa um troféu e R$ 12 mil. Em segundo lugar ficou a quadrilha Cafundó do Brejo, de Tocantins, que recebeu o prêmio de R$ 10 mil; o terceiro lugar ficou com a quadrilha Rancho Alegre, do Rio Grande do Norte, que recebeu o prêmio de R$ 8 mil; em quarto ficou a quadrilha Pau Melado, do Distrito Federal, que recebeu o prêmio de R$ 7 mil e em quinto, a quadrilha Matutos na Roça, do Acre, que recebeu o prêmio de R$ 6 mil.

Jovem é assassinado próximo de motel em Mossoro

Um jovem de apenas 19 anos identificado como Walison Diego da Silva de Souza foi assassinado no fim da tarde desta quarta-feira(21), por volta das 17h40, no bairro Belo Horizonte, por trás do Vila Motel, município de Mossoró. De acordo com o COPOM(Central de Operacões da Polícia Militar),  a vítima sofreu dois disparos, sendo um na coluna e outro na região da panturrilha.

Segundo a polícia, a vítima morreu no local e foi levada para o ITEP para que seja feita a perícia e a conseqüente identificação da arma de fogo utilizada no crime.

Os policiais ainda afirmaram que o pai de Walison tem ideia da autoria do crime, inclusive, acusando um homem que mora próximo de sua residência.

Diligências estão sendo realizadas na área na busca por pistas do assassino.
Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR