sábado, agosto 07, 2010

Secretário de Saúde de Sitio Novo também está entre os 100 melhores do país.

Quero deixar aqui meus parabéns ao município de Sitio Novo que mais uma vez é referência no cenário nacional, desta vez em um dos serviços mais debilitado no país, a Saúde Pública.

O município que soma pouco mais de cinco mil habitantes e está localizado na Região do Pólo Agreste/Trairi, conseguiu um dos mais desejado e importante prêmio para quem está à frente de uma política pública que é o “Prêmio de Qualidade e Excelência na Saúde Pública”.
   
O blog conversou com o secretário municipal de Saúde de Sitio Novo Josué Ferreira Lima, que foi escolhido e também está entre os cem melhores secretários de Saúde do País.

O Secretário Josué Ferreira aproveitou a abertura da 1º Capacitação de Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva, evento que foi realizado durante os dias 05 e 06 em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e coordenado pelo Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), para comunicar a todos que participavam do primeiro dia de Capacitação, sobre a escolha de seu nome como gestor da saúde municipal de Sitio Novo, para receber um prêmio pela qualidade e excelência na saúde pública sitionovense. 

O “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários da Saúde 2010, que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Camboriú, Santa Catarina.

De acordo com os organizadores do evento, o prêmio é destinado a gestores públicos que são destaque em nível nacional e um reconhecimento pela gestão desenvolvida por eles à frente das secretarias de Saúde dos municípios onde atuam.
  
Josué Ferreira de Lima assumiu a secretaria em fevereiro de 2009, com o propósito de gerenciar e melhorar a saúde municipal.

Entre os desafios que o secretário enfrentou, estavam às demandas nas marcações de exames, consultas e principalmente a dificuldade de conseguir médico com plantões de 24 horas para o Distrito da Serra da Tapuia.

Uma das primeiras medidas tomada pelo secretário foi a padronização do fardamento de toda a rede municipal de Saúde. A segunda medida foi colocar 90 mil reais de equipamentos que estavam parados em funcionamento.  

“Conseguimos aumentar a quantidade de Ultrassonografias, que antes o município dispunha de apenas 3 vagas mensais para este tipo de exame. Hoje, são realizadas no próprio município 30 Ultrassonografias por mês. Aumentamos ainda especialidades de atendimentos médicos, além de Clínico Geral e Ginecologista que já existiam, conseguimos ofertar Cardiologista e Ortopedista. Já a demanda para realização de exames de endoscopia eram de 150 pacientes, demos prioridade a estes pacientes e conseguimos zerar o número de pessoas em espera”.

“Daqui para o final do ano deste Ana estaremos instalando uma academia com piscina ao ar livre para os nossos idosos”. Declarou Josué Ferreira.

Garibaldi é indicado como melhor opção para os evangélicos

Durante o 1º Encontro de Lideranças Evangélicas da Região Agreste realizado nesta quinta-feira em Goianinha. Os representantes dos evangélicos na política, Vereador de Natal Adenubio Melo e o Deputado Estadual Antonio Jacome, apontaram para os seus irmãos evangélicos o nome do candidato Garibaldi Filho como a melhor  opção de voto para senador. 

“Eu aproveito a oportunidade e pedir voto para o senador Garibaldi. Queria agradecer mais uma vez aqui. Queria estar mais perto de vossa excelência. Quero abraçar sua campanha como se fosse a minha” afirmou o vereador.
Segundo ele, a rádio estava praticamente perdida, mas ajuda de Garibaldi Filho como presidente do Senado, reverteu o processo e assegurou a manutenção desse importante canal de comunicação para os evangélicos.
“Se não fosse esse homem, que nos deu a mão… E graças a Deus, conseguimos o objetivo da Igreja que era a rádio. Então quero dizer em público: se tem uma pessoa que merece o voto da Igreja do Senhor é o senador Garibaldi. Por essa ação que ele fez”, disse.


Como maior argumento para justificar o voto em Garibaldi Filho, Antônio Jácome contou sobre a ajuda que o senador deu — quando ainda era presidente do Congresso — para a regularização da rádio que pertence à Assembleia de Deus, a Nordeste Evangélica (AM 900 kHz).
O deputado relatou que a Igreja precisava transferir a concessão da rádio do antigo proprietário para a Assembleia de Deus, mas esse processo era muito burocrático e o prazo para isso ser feito estava encerrando. Foi então que uma comissão da Igreja procurou a ajuda do senador Garibaldi Filho, em Brasilia. “E graças a essa intervenção foi autorizado, publicado no Diário Oficial da União; e hoje a Igreja não corre riscos de perder sua concessão”, disse Jácome

E complementou, falando para cerca de 50 líderes evangélicos: “Pra mim basta isso. Não vou nem falar nele como governador e como senador. Isso me garante não só o desejo de votar, mas o entusiasmo para contagiar outras pessoas. Onde tiver um amigo, um irmão, o meu voto é de Garibaldi e de José Agripino, de ponta a ponta no estado do Rio Grande do Norte. Sem reservas, de ponto a ponta nesse estado”.

Iberê: diz ter ficado imensamente satisfeito com o que viu nas ruas de Currais Novos

O governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB) disse ter ficado imensamente satisfeito com o que viu nas ruas de Currais Novos durante a carreata e a passeata que marcaram o lançamento da candidatura de Zé Lins (PSB) a deputado estadual.

A candidata ao Senado, Vilma de Faria e o deputado federal João Maia também participaram da mobilização, além dos prefeitos Bibi Costa (Caicó), Ivanildo (Timbaúba dos Batistas), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Francisco do PT (Parelhas), Erivan Costa (Lagoa Nova), Dr. Bezerra (São Vicente) e Dr. Chagas (Pilões).

Homens e mulheres, crianças e jovens, portando cartazes, adesivos e bandeiras, fizeram questão de demonstrar o apoio, a confiança e o otimismo na vitória de Iberê e Vilma.

“Vi o sorriso das pessoas, fazendo o ‘v’ da vitória, como se dissesse: sigam, vão em frente, esta é a caravana do futuro, do trabalho e da vitória”, revelou.

Ex-prefeito de Caraúbas anuncia seu apoio a Iberê

Embora já estivesse definido desde o início da campanha, foi anunciado nesta sexta-feira (6) o apoio do ex-prefeito de Caraúbas, Luciano Augusto da Cruz, do PMDB.


“Apoio Iberê porque ele é o melhor para governar o Rio Grande do Norte. É um homem preparado, honesto e humilde e está do lado do presidente Lula”, declarou o ex-prefeito.

Rosalba realiza corpo-a-corpo em Macaíba

Na companhia do ex-prefeito e atual vice-prefeito, Rosalba Ciarlini fez o famoso corpo-a-corpo nesta sexta-feira (06), em Macaíba.

As pessoas esperavam a candidata nas calçadas e esquinas e muitas seguiram Ao lado do vice, Robinson Faria, e dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho e candidatos à Deputados, Rosalba  ouviu inúmeras queixas sobre o abastecimento d'água na cidade e condições de funcionamento do Hospital Estadual. Os moradores mais prejudicados com o colapso d'água são os do loteamento Esperança e bairro Campinas.
 "A água não sobe na caixa e a gente passa dias e dias sem o produto", reclamou uma moradora do bairro Campinas que teve seu desabafo reforçado por seu vizinho, que disseram que é preciso "pastorar" a chegada da água.
Em seu discurso, Rosalba anunciou que irá aparelhar o hospital de Macaíba e tratar com atenção especial o problema de fornecimento d'água no município. Para ela, a rede de abastecimento deve atender, além das necessidades atuais dos consumidores, o novo contexto do município, a partir da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

MP busca melhorias nas Promotorias de Justiça do interior

O Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, iniciou essa semana visitas a todas as comarcas do Estado. O objetivo é comprovar de perto as condições de trabalho de membros e servidores do Ministério Público nas Promotorias de Justiça do interior. A Procuradoria Geral de Justiça pretende obter uma visão detalhada de toda a estrutura da instituição, identificando potencialidades e, principalmente, levantando falhas que precisam ser corrigidas.

Nas visitas, o chefe da instituição ouve diretamente de membros e servidores reivindicações e sugestões na busca constante por oferecer um serviço de qualidade para a população. São observados aspectos administrativos, operacionais, avaliadas as estruturas físicas e funcionais das Promotorias de Justiça e verificadas as principais demandas da comarca.

A proposta é manter um diálogo franco e aberto com as Promotorias de Justiça do interior. Para isso a equipe da Procuradoria Geral de Justiça faz questionamentos que vão desde o fornecimento de materiais e insumos à necessidade de construção de novas sedes. São avaliados também aspectos como estrutura de informática, mobiliário, transportes, quantidade de servidores e comunicação.

As primeiras cidades visitadas foram Santa Cruz, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Caicó, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Cruzeta e Acari. Esse esforço coletivo deve se estender por todo o mês de agosto. Semana que vem será vez da região Agreste.

MPF/RN

Estudantes terão direito à meia entrada


A partir de agora os estudantes de Currais Novos, Cerro Corá e Lagoa Nova, regularmente matriculados na rede pública ou privada de ensino do Estado terão direito ao pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para a entrada nos espetáculos teatrais, musicais (shows), circenses, de exibição cinematográfica, praças esportivas e clubes. A conquista é fruto de recomendação expedida pelo Promotor de Justiça de Currais Novos Paulo Roger de Siqueira.

Secretário Municipal é assassinado em Paraná RN

O secretário da Prefeitura Municipal de Paraná/RN, José Agnaldo Maia, 51 anos, conhecido por "Galego do Cartório" foi assassinado na noite desta sexta-feira, no Club Chapéu de Palha, em Paraná/RN, pelo o funcionário Publico municipal Genil Pereira Dantas, conhecido por "Genil de Chico Dantas", que efetuou seis disparos de arma de fogo, a vítima foi alvejada por dois disparos, atingindo seu abdomen, ambos residentes em Paraná/RN.

Galego do Cartório se encontrava bebendo com mais dois amigos no Club que fica próximo a sua residência, quando Genil chegou pediu uma dose(cachaça) e em seguida se aproximou da vitima e efetuou o primeiro disparo, Galego após ser atingido na barriga saiu correndo em direção a sua casa e Genil perseguiu efetuando disparos, Genil fugiu em direção ao matagal, o veiculo tipo fiat, abandonado por Genil foi apreendido e a Polícia que está fazendo diligências, na tentativa de capturar o foragido.

A vitima foi socorrido para o Hospital de Tenente Ananias/RN mas faleceu antes de dar entrada no hospital, o corpo foi encaminhado ao ITEP/RN e será sepultado na tarde de hoje, em Itaú/RN sua terra natal.

Segundo informações de populares o crime pode ter sido gerado por ciúmes já que esposa de Genil teria saído de casa e estava morando com a vitima.
Fonte: NOSSO PARANÁ

Produtores de leite vão contar com associação própria

Os produtores de leite de Governador Dix-sept Rosado agora podem estocar sua produção leiteira que agora tem venda certa. Essa já em uma realidade no município, pois, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa Leite do Sertão já viabilizou a criação de uma Associação dos Produtores de Leite de Governador Dix-sept Rosado (ASPROLGOV).

A logística da Asprolgov, que está em fase de registro em cartório, funcionará da seguinte forma: a associação vai comprar dos produtores de leite locais, tanto de bovinos como de caprinos, sua produção, que pode ser de um até 300 litros diários e dessa forma repassa para o Leite do Sertão, que já está com a compra garantida, que para isso instalará, logo que o prédio estiver pronto, um tanque de estocagem de leite. A diretoria da associação já foi escolhida e é composta pelo presidente Raimundo Avelino, tesoureiro Ivanaldo Carlos e a secretária Marília Dantas. E para atendimento aos criadores e recebimento do leite, um funcionário será designado.

Para se associar, o criador terá que se dirigir à Secretaria de Agricultura portando os documentos de Identidade, CPF e uma fotografia 3 x 4, pagar uma taxa de adesão no valor de R$ 20,00 e para a manutenção da condição de sócio uma taxa no valor de R$ 5,00 mensais.
Fonte: JORNAL DE FATO

Prefeito de Afonso Bezerra fará caminhada em protesto contra redução do FPM


O prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, decidiu protestar contra a redução do FPM, com uma caminhada que terá inicio na terça-feira (10) as 8:30hs saindo de Natal até Afonso Bezerra. “Vou caminhar por quatro dias, ao lado de alguns munícipes. Já há uma articulação dos prefeitos para nos receber nas cidades. Esse é um movimento suprapartidário”, contou Jackson.