sexta-feira, agosto 13, 2010

Jardim do Seridó

A Comissão Especial de Concurso Público torna pública a prorrogação do período de inscrição destinado à formação do Cadastro Reserva e visando o provimento de cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, até o dia 18 de agosto de 2010. Foi incluída no edital prova de títulos para os cargos de Procurador Municipal e Contador. A data de realização das provas também foi adiada para o dia 19 de setembro de 2010 às 14h. Mais informações no site da Fundação FUC, responsável pelo certame: www.fundacaofuc.com.br.

RN terá tropas federais em 20 municípios

O Tribunal Regional Eleitoral reuniu na manhã de ontem representantes dos órgãos de segurança pública do estado e da União para discutir o esquema a ser montado para as eleições de outubro. O TRE já deferiu o pedido de envio de tropas federais para 20 municípios potiguares, que reúnem 176 mil eleitores, e o número pode aumentar até o dia da votação. Todas as autorizações ainda terão de ser confirmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



As Forças Armadas irão contar com apoio das policiais Federal, Militar, Civil e Rodoviária para garantir a tranquilidade dos eleitores e candidatos. Somente a PF deve disponibilizar 10 equipes para o trabalho preventivo nos dias que antecedem a votação. Apesar das ações, o magistrado lembra que até agora não há motivo para maiores temores. “Acho que as eleições vão transcorrer dentro da normalidade e teremos muita tranquilidade, até porque este ano a presença da Polícia Federal, que é a polícia judiciária eleitoral, é ainda mais significativa”, ressalta.



Nas eleições de 2008 o Rio Grande do Norte bateu o recorde de presença de tropas federais. Um total de 107 municípios solicitaram a segurança das Forças Armadas no primeiro turno daquele ano. Em todo o Brasil o TSE aprovou o envio para 341 cidades DE 11 estados. Somente o Pará se igualou ao RN, com exatamente 107 cidades atendidas. A expectativa do TRE/RN é que para as eleições deste ano o Tribunal Superior Eleitoral se pronuncie nas próximas semanas, a respeito dos pedidos encaminhados pela corte potiguar.

l 7ª ZE SÃO JOSÉ DE MIPIBU : São José de Mipibu. Justificativas: Comprometimento político-eleitoral da Força Policial local; candidaturas de políticos locais aos cargos objetos do pleito; a extensão do município com vários distritos na zona rural com difícil acesso ao centro da cidade; necessidade de reforço através das tropas federais.

l 30ª ZE MACAU : Macau e Guamaré. Justificativas: Histórico de conflitos e tumultos, inclusive nos próprios locais de votação; disputa política bastante acirrada.
l 31ª ZE CAMPO GRANDE : Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar. Justificativas: Região bastante conflituosa, com a ocorrência de vários homicídios, culminando com a chacina de políticos locais.
l 35ª ZE APODI : Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes. Justificativas: Disputa política bastante acirrada; grande extensão territorial do município sede; Zona Eleitoral composta por mais quatro cidades.
l 36ª ZE CARAÚBAS : Caraúbas. Justificativas: Situação crítica da segurança pública na região; elevado índice de violência; contingente policial insuficiente.
l 38ª ZE MARTINS : Serrinha dos Pintos. Justificativas: Disputa política bastante acirrada; histórico de conflitos.
l 44ª MONTE ALEGRE : Lagoa Salgada. Justificativas: Região com grandes problemas de segurança pública; histórico de incidentes e conflitos.
l 45ª CAICÓ : São Fernando e Timbaúba dos Batistas. Justificativas: Grande extensão territorial da zona rural do município de São Fernando, o que dificulta o policiamento; disputa política bastante acirrada; histórico de conflitos e contingente policial insuficiente.
l 47ª PENDÊNCIAS : Pendências e Alto do Rodrigues. Justificativas: Ocorrência de tumultos e perturbação à ordem pública, com baderna e vandalismo; contingente policial muito pequeno, inclusive nas eleições passadas; clima político das cidades encontra-se muito tenso; em eleições passadas, a presença das Forças Armadas garantiu a tranquilidade dos pleitos.
l 48ª PEDRO AVELINO:Pedro Avelino. Justificativas: Disputa política bastante acirrada; grande extensão territorial do município sede; necessidade da Força Federal na localidade
l 52ª SÃO BENTO DO NORTE: Galinhos. Justificativas: Área de difícil acesso e escassez de policiais; necessidade da Força Federal na localidade.

Fonte: TRE/RN




Mistério no desaparecimento de universitário

O estudante universitário e comerciário Paulo Roberto Lima Buarque de Souza, 21 anos, desapareceu na tarde da última terça-feira após deixar a noiva na clínica onde ela trabalha por volta das 13h, no bairro do Tirol, zona leste de Natal. Ele deveria seguir rumo ao Banco do Brasil do bairro da Ribeira, onde abriria uma conta salário, mas não chegou à agência. A família já informou à polícia e busca informações que possam levar ao paradeiro do jovem.

A família acredita que o estudante desapareceu por volta das 13h30. O veículo de Paulo Buarque, uma picape GM Chevrolet Montana, cor preta, foi localizada abandonada no bairro de Capim Macio. O carro estava fechado e a família percebeu que faltava apenas o aparelho de GPS (sistema de navegação por satélite) e o som automotivo. Outros pertences não foram levados.

Paulo trajava camisa de cor azul clara, calça jeans escura e tênis preto. Informações podem ser repassadas através : (84) 3608-4671 ou (84) 8803-6473.

Apodi

A prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), voltou a se reunir com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques, para discutirem as estratégias da construção do Campus da UERN para atender ao município de Apodi e varias outras cidades da região Oeste.

O encontro na Reitoria da UERN em Mossoró e contou ainda com a presença da secretária Municipal de Educação de Apodi, professora, Raimunda Freire, chefe de Gabinete Civil, Klinger Péricles Pinto Diniz e do Coordenador do Núcleo Avançado em Apodi, Professor, Elmo Alves e do secretario municipal de Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior.

Segundo a prefeita Goreti Silveira Pinto, a construção do Campus da UERN é um sonho de muitos apodienses e um ganho para educação do município de Apodi. “Vamos lutar e defender junto ao Governo do Estado a concretização desse importante benefício para a camada jovem apodiense”, garantiu a prefeita.

O Primeiro Frente a Frente

No primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, promovido pela TV Band/Diário de Natal, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram alvo de ataques pelos demais candidatos, e, no geral, muito pouco de propostas práticas foram apresentadas aos eleitores. Os momentos mais quentes do debate foram quando os candidatos perguntaram entre si e, em dois momentos, Rosalba Ciarlini pediu direito de resposta por ataques à sua postura como senadora, os dois negados pela organização do evento. O debate foi realizado no Versailles Recepções, Zona Sul da cidade e contou ainda com as participações Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC).
O que pretendem fazer na condição de governador que estará administrando o estado durante a Copa do Mundo de 2014, quando Natal será uma das cidades sede do evento, para garantir a estrutura necessária, foi tema da primeira exposição dos cinco candidatos a governador do estado que participaram ontem do primeiro debate da atual campanha, promovido pela TV Band em parceria com o Diário de Natal, no Versailles Recepções, Zona Sul da cidade. Participaram do debate os candidatos Iberê Ferreira de Souza (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM), Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC).

O candidato Sandro Pimentel, primeiro a responder, destacou que o Aeroporto de São Gonçalo que ia ser entregue no início de 2009, "ficou na conversa". "É um investimento importantíssimo para receber a Copa e garantir os investimentos no estado", disse, criticando ainda a derrubada da creche do Centro Administrativo para a construção do Estádio das Dunas. Rosalba Ciarlini, na sequência, afirmou que vai atuar para que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante seja construído o mais rápido possível, e destacou as obras de mobilidade como prioridade para garantir o sucesso da Copa.

O terceiro, Roberto Ronconi, questionou o preparo da cidade para o evento. Já Carlos Eduardo disse que vai garantir toda estrutura necesária. "Vamos executar o pró-transporte, vamos garantir saneamento, segurança e saúde para potencializar o turismo e garantir a Copa do Mundo em nossa cidade", disse.

Iberê Ferreira, o último a responder, afirmou que a escolha de Natal para receber a Copa foi "fruto da ousadia do nosso governo". "Pouca gente acreditava que Natal fosse capaz de sediar a Copa, mas nós governo acreditou e conseguiu", disse, prometendo investimentos em qualificação e destacando a geração de empregos e o legado econômico que a Copa deve trazer. O tema saúde abriu o segundo bloco, com Roberto Ronconi perguntando a Iberê Ferreira como ele via a situação do sistema de saúde do estado. O candidato do PTC fez referência à recente batalha de Iberê contra o câncer.

Acirramento
O debate começou a esquentar no terceiro bloco, quando o candidato Sandro Pimentel perguntou a Roberto Ronconi o que o adversário achava dos senadores do RN estarem entre os piores do país e um deles - Rosalba Ciarlini - "ainda ser candidata ao governo do estado". Na tréplica de pergunta a Roberto Ronconi, criticou "candidatos que passam quatro anos no Senado sem fazer nada e depois querem pedir o voto", o que gerou o primeiro pedido de direito de resposta de Rosalba, negado pela produção. O clima mais quente fez assessores da candidata entrarem no cenário de debate para falar com a candidata antes mesmo do mediador, Luciano Júnior, chamar o intervalo.

Na seqüência, Iberê Ferreira perguntou a Sandro Pimentel que projeto ele teria para as pequenas empresas. Sem responder diretamente, Sandro fez críticas à política do governo com os servidores e criticou a ida do governador a SP para fazer o tratamento do câncer, "em vez de fazer os tratamentos na rede pública do estado". "Se ficasse aqui, já teria morrido", atacou. Iberê desconversou, disse que o tema eram microempresas e que, nesta área, tinha apresentado uma série de projetos como governador.
Candidatos fazem avaliação do evento, citando os pontos altos e baixos.

A candidata do DEM, Rosalba Ciarlini sentiu falta do direito de resposta, tendo em vista que o candidato Sandro Pimentel (PSol) fez acusações, indiretamente, à sua vida pessoal. Sandro comentou que a senadora utilizou recursos públicos para fazer viagens com a família. "Ele não disse meu nome, mas foi a mim que se referiu. Falou uma inverdade e de forma agressiva. Mas esses momentos são bons para apresentar nossas ideias. Só gostaria de ter tido mais tempo", declarou.

O ex-prefeito Carlos Eduardo também reclamou do tempo para falar de seus projetos para o governo e espera que em próximos debates tenham oportunidade de falar mais sobre suas ideias. O candidato Roberto Ronconi elogiou a organização do evento e espera que outras emissoras tenham a mesma iniciativa. Sobre o debate, achou bom, mas também se queixou do tempo.

Para Sandro Pimentel os demais candidatos tiveram medo de lhe fazer perguntas. "Eles me evitaram e para mim esse foi o ponto baixo do debate. O governador Iberê Ferreira de Souza fez uma boa avaliação do debate e disse que espera outras oportunidades para falar mais de suas propostas.

Lula antecipa para agosto primeira parcela do 13º

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem decreto, que permite a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício estará disponível para ser sacado pelos segurados entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Carreta do Vale do Açu

Neste Sábado será a vez do Vale do Açu receber a Coligação A Força da União com Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, Garibaldi Filho e José Agripino.
A programação inicia em Assú com uma caminhada, às 8h30, pelas ruas do centro, partindo do Posto Constantino, onde os candidatos da chapa majoritária serão recepcionados pelo prefeito da cidade, Ivan Júnior, candidatos proporcionais, lideranças do Vale do Açu e de outras regiões. A caminhada segue até à Prefeitura, onde os candidatos majoritários falarão suas propostas.
A partir do meio-dia, a Caravana da Vitória seguirá em carreata para a cidade de Itajá, onde será recebida pelo vice-prefeito, Hélio Araújo, e pelo presidente da Câmara, vereador Preguinho. A carreata seguirá pelas principais avenidas até o Centro, até a Praça José de Deus Barbosa, local do comício.
Em seguida, a comitiva da Força da União vai para a cidade de Ipanguaçu, onde ex-prefeito José de Deus e lideranças do município percorrerão as avenidas, levando as propostas de Rosalba e Robinson para a melhoria nas áreas da saúde, educação e segurança. Depois, seguem para a cidade de Alto do Rodrigues, lá serão recepcionados pelo ex-prefeito, Abelardo Rodrigues, e lideranças seguindo em carreata para o largo da cerâmica.
De Alto do Rodrigues, a Grande Carreata do Vale do Açu segue para Pendências, onde o prefeito Ivan Padilha receberá Rosalba, que apresentará suas realizações quando prefeita de Mossoró, no Senado Federal e porquê será a governadora que criará oportunidades de emprego para os jovens, através de escolas estaduais profissionalizantes.
Saindo de Pendências, a Força da União segue para cidade de Macau, lá o ex-prefeito José Antônio e lideranças seguirão com Rosalba pelas principais ruas até o largo da antiga rodoviária, onde será realizado o grande comício de encerramento.
Segundo o prefeito de Assú, Ivan Júnior, já estão confirmadas a presença de caravanas de várias cidades: Paraú, São Rafael, Jucurutú, Mossoró, Carnaubais, Porto do Mangue e Grossos.

Nova Cruz

A dona de casa Ana Cristina Freire Silva se diz deprimida com a situação do filho Allisson Daydv Freire da Silva, de 22 anos. O jovem, que é portador de deficiência mental, está preso há cinco meses na Cadeia Publica de Nova Cruz. O local que não tem estrutura adequada para custodiar detentos como Allison representa uma ameaça de morte, de acordo com a mãe.

“Nesse tipo de cadeia os presos não aceitam o comportamento de quem tem problema mental. Então, tenho muito medo de matarem ele ou até mesmo dele se matar”, lamenta. A preocupação de Ana Cristina se justifica com o fato de ele já ter sido vítima de agressão antes de ser transferido para a Cadeia Pública de Nova Cruz.

Allisson foi preso em abril deste ano com cinco pedras de crack. “Meu filho além desse problema mental, infelizmente, é viciado em drogas”,


No entanto, a justiça pediu a transferência dele no dia 19 de julho alegando: “recebimento das informações de que em virtude da não assimilação, por parte dos demais detentos, de sua condição de saúde, o acusado em referência veio supostamente a sofrer agressões, quando de sua prisão no 8ºBPM de Nova Cruz, conforme ofício expedido nos autos do processo 107.08.000716-9, ocasião em que aquela Unidade Militar, providenciou a devida separação do preso dos demais detentos”.


Com isso, Allisson foi levado ao presídio de Nova Cruz. O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, explicou que a direção da unidade separou o jovem dos demais presos, colocando em uma cela isolada. “Foi o que pudemos fazer para melhorar as condições dele”, revela.

Contudo, a mãe do preso luta desde sua prisão para que ele seja levado ao Hospital de Custódia. “O juiz já mandou três ofícios pedindo que ele fosse transferido, mas, a alegação é que não tem vaga. Não sei mais o que fazer, estou desesperada e até deprimida com essa situação do meu filho”.

A dona de casa explica que desde o dia em que foi preso, Allisson está sem tomar a medicação. “O remédio dele é forte e quando toma fica dopado, então, não estou nem levando porque tenho medo dele morrer dentro da cela”.
Sobre as vagas no Hospital de Custódia, o secretário Leonardo Arruda confirmou que estão faltando vagas. “A gente não pode trazer porque não tem vaga, não podemos colocar uma superpopulação dentro da unidade, que tem 52 vagas e todas ocupadas. Mas, assim que aparecer uma vaga ele será transferido”.

Leonardo Arruda frisou que mesmo estando em uma cela isolada na Cadeia Pública de Nova Cruz, Allisson Daydv tem sido acompanhado por servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Cruz.

Ana Cristina Freire mostrou a reportagem do portal Nominuto.com vários documentos que comprovam a insanidade mental do filho dela. Mesmo assim, o juiz de Nova Cruz solicitou um novo exame, que está sendo realizado no Instituto Técnico-Científico de Polícia, na manhã desta quinta-feira (12).
Nominuto.com

PSTU pode apoiar PSOL caso candidaturas permaneçam impugnadas

Um problema de impugnação eleitoral pode mudar o quadro eleitoral no Rio Grande do Norte com transferência de votos do PSTU para o PSOL. Enquanto o pedido de um novo julgamento em relação à impugnação das candidaturas do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) não tem resposta dada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos do partido pensam em uma nova alternativa, que inclui o apoio ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Nesta quinta-feira (12), a candidata ao Governo do Estado, Simone Dutra (PSTU), conversou com o Nominuto sobre o problema. Apesar de ter esperança num resultado positivo, a candidata disse que o PSTU poderá apoiar o PSOL – representado por Sandro Pimentel - nas eleições deste ano.

“Nós entramos com um embargo declaratório que pede um novo julgamento e estamos aguardando uma posição da Justiça. Ainda podemos recorrer ao TSE e ao Supremo e acreditamos que vai dar certo”, destaca Simone.

Questionada sobre a possibilidade do resultado não ser favorável, a candidata disse que o partido vai discutir o que vai fazer, mas confirmou a possibilidade de apoio ao PSOL. “Se isso acontecer – e espero que não aconteça - nós vamos estar discutindo o apoio. De todos estes partidos que estão ai, o PSOL é o que mais tem semelhança com nosso partido, com ideais socialistas”, justifica Simone Dutra.


Deputado denuncia uso de repartição em eleição

Como se previa, em função do período eleitoral, os microfones da Assembleia Legislativa já estão sendo usados para fazer denúncias envolvendo o pleito. Ontem, o deputado Getúlio Rego (DEM) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar o suposto uso do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no financiamento indireto do processo eleitoral. Segundo o parlamentar, o diretor geral do órgão, Elias Fernandes, estaria utilizando a estrutura do DNOCS para financiar a candidatura do seu filho a deputado estadual, Gustavo Fernandes. Getúlio e Elias são adversários históricos e dividem votos nas regiões Oeste e Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o deputado chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral para iniciar uma investigação. O deputado Fernando Mineiro (PT), integrante da base governista na Casa, afirmou que a acusação é grave e concorda que deve ser apurada pelo MP.

De acordo com Getúlio, há uma grande participação do DNOCS no financiamento da campanha eleitoral de Gustavo Fernandes. "Renovo o meu apelo ao Ministério Público para que flagre esse absurdo. Se for feito uma apuração detalhada vamos ver que há um compromisso com as lideranças do interior, caso apóiem o filho do diretor do DNOCS", denunciou. Diante das acusações, o deputado Fernando Mineiro disse que se une a Getúlio nessa preocupação e pede ao Ministério Público uma investigação do caso. "É de extrema gravidade esta denúncia e por isso deve ser fiscalizada, para comprovar o que o deputado Getúlio está dizendo, ou não. Investigações desse tipo são necessárias ao processo eleitoral e à democracia", declarou. Mineiro acrescentou que, caso a denúncia proceda, "esse tipo de orientação não parte do governo federal". O deputado Getúlio Rego concordou e disse ter certeza de que o presidente Lula desconhece o caso.

Defesa

O diretor do DNOCS, Elias Fernandes, atribuiu as acusações a perseguição pessoal. "É uma rixa de muitos anos, quando eu derrotei ele, politicamente, no município dele, Portalegre. Ele não perdoa isso. O que Getúlio está fazendo é um crime eleitoral, usando a tribuna da Assembleia e a TV para proselitismo. O que ele está querendo é um palanque para confundir a opinião pública do estado", declarou. Segundo Elias, apenas sete prefeitos do interior apóiam seu filho e destes, seis já eram seus aliados há muitos anos. "Getúlio diz que eu fiz convênios para atrair os prefeitos e, recentemente, afirmou que fiz isso com o prefeito de João Câmara. Mas ele se deu mal com essa afirmação, porque eu nunca fiz convênio com este município. Aliás, fiz com o que o filho dele é prefeito e até agora não concluiu as obras", declarou.
 Diário de Natal

Fim da reeleição no Legislativo de Mossoró

Fim da reeleição para presidente da Câmara Municipal de Mossoró. O presidente da Casa, Claudionor dos Santos, foi derrotado no intento de manter a reeleição.

No entanto, para tentar evitar frontalmente a derrota para o grupo de sete vereadores, o parlamentar do PDT resgatou projeto aprovado em 2007, cujo conteúdo contempla mudanças na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno.

Pela lei promulgada, vereador que estiver na função de presidente e de vice-presidente não pode buscar a reeleição, mesmo se for de uma legislatura para outra. Com isso, quem assumir a presidência terá que esperar um biênio para tentar retornar à função.
Panorama Politico

Ouro Branco

Ismael Medeiros, funcionário público, é um ourobranquense estudioso, fascinado por tecnologia. Recentemente, ele pesquisou, e adquiriu material necessário para a montagem de um painel solar capaz de captar e gerar energia elétrica a partir do calor do sol.

Para acumular a energia captada, o mesmo utiliza baterias de automóveis. Luzes, aparelho de televisão, equipamentos de som, e lâmpadas são alimentados pela energia acumulada em referido processo, enquanto que a energia fornecida pela concessionária fica desligada.
Fonte: Lenilson Azevedo

TRE faz mais apreensões de propaganda eleitoral irregular

Na tarde quinta-feira (12), os servidores da 3ª Zona Eleitoral, responsáveis pela fiscalização de propaganda eleitoral irregular, fizeram mais uma apreensão. O material apreendido consistia em cavaletes contendo propaganda do candidato Tawfic (PSDB). 

Os cavaletes estavam localizados no canteiro ajardinado central da Rótula do Machadão. Os servidores também fotografaram propagandas do candidato, em poste de energia, nas proximidades do estádio. Os responsáveis pelo material foram procurados no local, mas não foram localizados. Portanto, o material ficará à disposição da Justiça Eleitoral, no depósito do cartório da 3ª Zona Eleitoral.

O candidato Tawfic também teve material de campanha apreendido ontem (11). O material ocupava os canteiros ajardinados da Avenida Alexandrino de Alencar com a Hermes da Fonseca. 

Portalegre

A Caern concluiu a nova estação de tratamento de água para melhorar o serviço de abastecimento de água do município de Portalegre. A Companhia vai investir com recursos próprios mais de R$ 500 mil, para beneficiar de imediato cerca de 4.500 pessoas do município, e implantar 400 ramais, atendendo mais duas mil pessoas nas comunidades rurais.

A empresa também abriu licitação para a aquisição de novas bombas que vão melhorar a distribuição. O resultado da licitação sairá no dia 23 de agosto. A empresa vencedora da concorrência terá 60 dias para entregar o equipamento. O gerente de Operação e Manutenção da Caern, engenheiro Luiz Roberto Pereira de Melo adianta que em 90 dias as bombas serão instaladas, normalizando e melhorando o abastecimento de água em Portalegre.

O sistema de distribuição de água de Portalegre tem captação no açude público da cidade de Riacho da Cruz e conta com quatro estações elevatórias, que receberão novas bombas e quadros de comando. Para garantir a oferta de água de forma contínua e evitar transtornos para a população, a Caern também vai disponibilizar equipamentos de reserva. "Serão instalados novos conjuntos motobombas na captação flutuante e nas estações elevatórias", informa Luiz Roberto.