sábado, agosto 14, 2010

Jovem desaparecido foi encontrado em Pernambuco

O jovem Paulo Buaque que estava desaparecido desde do dia 10, foi encontrado com vida em Igarassu Pernanbuco, para onde os pais do jovem já viajaram. Já foi confirmado que o jovem foi mesmo sequestrado mas que não sofreu violência. 

Resultado do Ibope para senador

Ibope também aponta vitória de Rosalba no primeiro turno

Saiu mais um resultado que aponta na liderança a democrata Rosalba Ciarlini disparada com 48% das intenções de voto, a pesquisa que foi feita pelo instituto Ibope em parceria com Inter TV Cabugi e encomendado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e teve seu resultado divulgado no início da tarde hoje (14).


A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e ouviu 802 eleitores. O seu número do registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é 21603/2010. 

Confira a colação apontada pelo Ibobe

































Brancos e nulos - 8%, Indecisos - 9% , Simone Dutra (PSTU) não atingiu o percentual de 1%, e Camarada Leto (PTC) não foi citado.

Em São Tomé, reeleição de Garibaldi é consenso

O senador Garibaldi Filho esteve na noite desta sexta-feira em à São Tomé, onde conta com o apoio dos dois maiores grupos políticos do município. Isso ocorre porque ambos entendem a necessidade de reeleger o senador este ano.
Com o prefeito da cidade, “Babá” (Anteomar Pereira da Silva – PP), Garibaldi Filho participou de um comício no centro do município. Na ocasião, o prefeito expôs à população as obras e serviços que o senador tem pela cidade. E pediu aos moradores da cidade que agora retribuam isso para que São Tomé possa continuar contando com o trabalho de Garibaldi Filho, político que sempre dá atenção ao município.
Após o comício, Garibaldi Filho participou da inauguração do comitê do PMDB na cidade, evento organizado pelo presidente do partido em São Tomé, Gutemberg Pereira da Rocha. O representante do PMDB local explicou às pessoas presentes à reunião que, no atual momento, o mais importante era garantir a reeleição de Garibaldi Filho porque estava em jogo algo muito maior que as disputas municipais: o desenvolvimento de São Tomé.

Outro apoio importante para Garibaldi é o do Ex-Prefeito de São José do Mipibu Arlindo Dantas.


Deputado estadual licenciado, Arlindo Dantas foi prefeito de São José do Mipibu quando Garibaldi Filho foi governador do Estado; e lembra como a cidade melhorou graças à ajuda dada pelo governante naquela época. “Fui prefeito oito anos, seis anos do governo de Garibaldi Filho. E Garibaldi foi uma pessoa que ajudou muito São José do Mipibu. A população de São José é grata pelo que ele fez pelo município”, disse o secretário.




Governo apresenta projeto para construção do Centro de Turismo e Aventura

Na próxima segunda-feira (16), será apresentado, ao Pólo Agreste-Trairi, o projeto para construção do Centro de Turismo de Aventura, inicialmente previsto para a cidade de Serra Caiada.   

"Desde quando assumi o Governo do Estado me propus a diversificar as opções turísticas do Rio Grande do Norte. Nosso Estado já é conhecido mundialmente pelo turismo baseado no sol, mar e dunas. Agora, queremos expandir nossos atrativos e para isso, interiorizar as ações com diversidade temática e geográfica é fundamental", destacou o governador Iberê Ferreira.

O projeto do Centro de Turismo de Aventura está pronto e foi elaborado pelo arquiteto da Setur, Carlos Ribeiro Dantas. Será um importante equipamento para instrução e treinamento em alpinismo, além de orientações sobre ecoturismo, como caminhadas ecológicas e trekking. A região Agreste-Trairi tem diversas áreas propícias para esta modalidade de atividades turísticas e será mais uma opção de lazer no Estado.

Pólo Agreste-Trairi: Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Montanhas, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, São Bento do Trairí, Serra Caiada, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tangará.

O município de Sitio Novo é privilegiado com um turismo voltado a pratica de esporte de aventura, recentemente o município recebeu duas provas relacionadas a está modalidade durante os dias 17 e 18 de julho.
No dia 17/07 a 2º etapa do campeonato solo brasileiro mobilizou a população que foi às ruas e até mesmo pegou a estrada para acompanhar a largada e a prova. No dia seguinte foi à vez de subir a Serra da Tapuia para acompanhar a 4º etapa do campeonato estadual de Baja.

Assim como os outros municípios citados nesta postagem Sitio Novo irá ganhar muito com o Centro de Turismo de Aventura, pois além de ter esse privilegio natural a Prefeita do Município Wanira de Holanda não polpa esforços para que o município venha se desenvolver em meio aos demais. Isso é fruto de compromisso, dedicação e lealdade para com todos sitionovenses. 

Caicó

Será neste sábado(14), a partir das 19h, a reinauguração da Escola Municipal Presidente Kennedy, situada na Avenida Dr. Carlindo Dantas, Centro de Caicó. A escola foi ampliada, reestruturada e reaparelhada com o que há de melhor na área educacional.

Ouro Branco recebe representante da FUNASA e, visita técnica

Na manhã desta quinta-feira (12), a técnica Lúcia Maria de Melo Couto, da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), esteve no município de Ouro Branco-RN, em visita técnica, para realizar uma reunião de sensibilização com o gestor e equipe técnica municipal para elaboração, planejamento e execução das ações de Educação em Saúde e Mobilização Social, referente ao Convênio nº 0562/07 de Melhorias Sanitárias Domiciliares.

Estiveram presentes os titulares das secretarias de Educação, Ação Social e Obras, agentes comunitários de saúde e membros da Vigilância Sanitária Municipal. No município de Ouro Branco-RN, a FUNASA pretende, através do convênio, proceder à melhoria de 34 unidades sanitárias domiciliares nas zonas rural e urbana.

Senar/RN oferece diversos cursos gratuitos pela internet

Em junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolveu e lançou no ar o Portal de Educação à Distância. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão regional, na capital do Estado, a iniciativa, que tem o objetivo de formar e profissionalizar produtores rurais e seus funcionários, assim como qualquer pessoa que trabalha no meio rural, visa ampliar o acesso a cursos voltados para esse setor.  

Nesse portal, os produtores rurais de todo o país terão acesso gratuito a cursos à distância. O projeto é uma nova modalidade de ensino, que aliado às novas tecnologias, irá transformar a realidade e o conhecimento de diversas pessoas, das mais diferentes idades, e que desejam uma transformação em suas formas de lidar com a agricultura. No portal, o aluno e o professor não se encontram, mas se comunicam todos os dias.

O conteúdo, as atividades e as ferramentas ficam disponíveis 24 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, tudo hospedado no Canal do Produtor, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). O Sistema Faern/Senar apoia a iniciativa e espera que o portal seja mais uma ferramenta para os produtores rurais do Estado. "É uma boa alternativa e não poderíamos deixar de prestigiar e incentivar os cursos, que flexibilizam os horários dos alunos e que se moldam à realidade do campo", explicou a superintendente do Senar/RN, Vilma Félix. 

Victor Uchôa será destaque no Esporte Espetacular

A equipe da Globo desembarca em Natal na noite desta segunda-feira (16). A repórter e apresentadora Cris Dias vai acompanhar o dia do piloto. Além de mostrar sua rotina de treinamentos no kartódromo e academia, será exibido o comportamento de Victor em sua residência e na escola onde estuda, a Lápis de Cor.

A Globo mostrará como Victor conseguiu aos 9 anos de idade ser uma das maiores apostas do automobilismo mundial, sendo respeitado até mesmo nas competições pela Europa, onde está o mais alto nível do automobilismo. O piloto representa o Brasil em campeonatos como o Espanhol, o Baltar Kart Cup de Portugal, a Taça Portugal e o Mundial Easykart Birel, na Itália, que serão disputados este ano.

Sargento Regina em Nova Cruz

A Candidata a Deputada Estadual Sargento Regina, esteve no último domingo na cidade de Nova Cruz, onde conversou com policiais e seus familiares.

A Sargento Regina esteve na residência do soldado Fernandes que foi vítima de assédio moral praticado por um Major da PM após ter efetuado uma multa ao veiculo de sua propriedade, na residência ela conversou com a esposa do soldado e de lá entrou em contato com o Comandante Geral da PMRN (Francisco Araújo) para resolver as denuncias e problemas da categoria na cidade de Nova Cruz. 
Fonte: Francisco Dantas

Fábio Faria recebe homenagem do TST

O deputado federal Fábio Faria(PMN) foi homenageado nesta quarta-feira(11) pelo Tribunal Superior do Trabalho(TST).

Fábio recebeu a Ordem do Mérito Judiciário. Desde que foi criada em 1970, a Ordem do Mérito homenageia pessoas e instituições que se distinguiram em suas profissões.

A indicação do nome de Fábio para receber a homenagem foi do ministro Emmanoel Pereira, com aprovação de todos os membros do TST. O deputado potiguar recebeu a medalha das mãos do ministro Milton de Moura França, presidente do TST. O deputado Robinson Faria(PMN) foi a Brasília para prestigiar a homenagem ao filho.

Parnamirim lança edital para Cine-Teatro

Um cine teatro com capacidade para 500 pessoas será construído em Parnamirim. O primeiro passo para a construção foi dado na quarta-feira (4), com a publicação do edital de licitação que vai definir a empresa responsável pela edificação. O empreendimento orçado em 5 milhões e 234 mil reais é uma parceria do município com o Ministério da Cultura.

A construção do cine-teatro, que dará um novo impulso ao movimento cultural da cidade, será possível graças a emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura de Parnamirim.

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, disse que a proposta é estimular a cultura nos mais diversos aspectos. "O município vem crescendo rapidamente e por isso é necessário o desenvolvimento de projetos culturais. O cine teatro vai ajudar nesse processo, com as oficinas de dança, canto e muitos outros projetos da Fundação Parnamirim de Cultura".

Depois da assinatura da ordem de serviço, o prazo de conclusão da obra é de 120 dias. De acordo com o secretário de obras, Naur Ferreira, a expectativa é inaugurar em abril do próximo ano.
Fonte: Jornal Metropolitano

Parnamirim



Mais de cinco mil jovens e adolescentes participaram da 1ª Marcha dos Estudantes Contra a Violência. A iniciativa integra a programação da Semana do Estudante organizada através da parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Governo do Estado, através da 2ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esporte.

Ibama fecha e multa matadouro em Jardim de Piranhas e Cruzeta

O matadouro municipal de Jardim de Piranhas, foi embargado pelo Ibama nesta quinta-feira (12). De acordo com o Ibama, o estabelecimento não obedecia as condições mínimas de controle de poluição, como contenção de resíduos e efluentes, águas de lavagem e sangue dos animais, que eram lançados in natura nos córregos dos municípios.


Os fiscais que participaram da ação no abatedouro relataram que a higiene do local também era precária. Além do embargo, o Ibama também aplicou uma multa de R$ 30 mil à Prefeitura, responsável pelo abatedouro.

De acordo com o analista ambiental Luiz Eduardo Carvalho Bonilha, chefe do gabinete do órgão em Natal, o fechamento do matadouro faz parte da Operação Piranhas-Açu, que vai se estender durante as próximas semanas. O objetivo da operação é fiscalizar empreendimentos poluidores e também lixões irregulares.


O município de Cruzeta também teve seu matadouro autuado e lacrado.



Justiça suspende concurso público de Jardim do Seridó

A promotora de Justiça da Comarca de Jardim do Seridó recomendou que a prefeitura do município suspenda a realização do concurso público, que estava com inscrições abertas desde o mês de julho. A justificativa apresentada pela promotoria dá conta de que não havia previsão de vagas para cargos essenciais para o funcionamento do Programa de Saúde da Família.
O edital de concurso público foi lançado para o provimento de vários cargos nesta cidade, entre os quais não figuram os de enfermeiro, dentista, auxiliar de consultório dentário e técnico em higiene bucal.
Para a Promotora, esses cargos deverão ser criados mediante edição de lei específica vinculada aos Programas de Saúde da Família e de Saúde Bucal, separadamente, contendo o seu quantitativo, funções, respectiva remuneração e indicação da fonte dos recursos, observando-se os dispositivos constitucionais vigentes.
O município tem o prazo de 30 dias para que encaminhe anteprojeto de lei para criação dos cargos públicos destinados a atender à demanda dos Programas de Saúde da Família e de Saúde Bucal.
Com informações MP/RN