quinta-feira, agosto 19, 2010

Internet

Os internautas brasileiros passam quase metade do tempo online no Orkut e MSN. De acordo com dados divulgados pela comScore durante evento de mídias sociais nesta quinta-feira, 19/08, o tempo gasto pelos usuários com a rede social e o serviço de mensagem instântanea chegou a 40% do total de junho.

Os brasileiros dedicam 8,1 bilhões de minutos mensalmente à rede social, tempo maior do que o gasto por usuários da África do Sul e Portugal juntos em toda a sua navegação e oito em cada dez visualizações na página do Orkut têm origem no país.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Microsoft, 30,5 milhões de brasileiros possuem conta em seu serviço, o que representa 12% do total de 263 milhões de usuários do software em todo o mundo.

Iberê anuncia aluguel de hospitais em Natal

Após ter anunciado a construção de um novo hospital em seis meses, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição, reconheceu a impossibilidade de construir o equipamento ainda este ano. No entanto, Iberê assegurou nesta quinta-feira (19) que está concluindo as negociações para alugar dois hospitais em Natal e, com isso, desafogar o Hospital Walfredo Gurgel. 

“Para resolver o problema de forma imediata, nós estamos alugando um novo hospital, em Natal, para transferir 100 leitos e uma UTI [Unidade de Terapia Intensiva] […]. Estamos também alugando um hospital pequeno com mais 40 leitos só de UTI”, anunciou o governador, durante entrevista ao Jornal 96 (96 FM), apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas.

Questionado quanto à localização dos novos hospitais, o governador disse que está concluindo as negociações e, por isso, preferia não adiantar detalhes. Porém, Iberê garantiu que os prédios se localizam na capital do Rio Grande do Norte.

Ibope desta quinta-feira


IBOPE/GOVERNO
Demais Candidatos 
Os candidatos Roberto Ronconi (PTC) e Sandro Pimentel (PSOL) aparecem com 1% cada um. Os demais postulantes ao cargo de governador não atingiram 1%. Brancos e nulos somam 6% e os indecisos representam um universo de 7%.
IBOPE/SENADO
Demais Candidatos

O petista Hugo Manso tem 3% da preferência do eleitorado. Dário Barbosa (PSTU) teve 2%, os candidatos Joanilson de Paula Rego (PSDC), Alexandre Guedes (PSTU), Clóvis Costa (PTC) e Sávio Hackradt (PDT) tiveram 1% cada. Os outros candidatos não chegaram a 1%. Brancos e Nulos somou 7% e Indecisos 12%.
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 18 de agosto e ouviu 812 eleitores. A pesquisa está registrada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 22.199/ 2010. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nominuto.com

Vilma segue visitando os bairros

Em visita ao Paço da Pátria na manhã desta quinta-feira (19), a candidata ao Senado pela coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB e PPS), Vilma de Faria, caminhou com os moradores e lideranças da comunidade ribeirinha do centro de Natal.

Vilma disse que quer ser senadora para lutar por mais investimentos para a saúde pública e para melhorar a destinação de recursos para os estados e municípios.

“Quero também criar projetos para enfrentar às drogas, um problema muito grave aqui mesmo na comunidade”, assinalou a ex-prefeita de Natal e ex-governadora do Rio Grande do Norte.

Jose Agripino conquista apoios em Grossos e Touros

O senador José Agripino recebeu apoio do vereador licenciado e secretário de Esportes de Natal, Chagas Catarino (PP).

O anúncio foi feito numa reunião na zona Norte, no início da semana, onde Chagas apresentou todos os candidatos que terão seu voto no dia 3 de outubro. Agripino agradeceu o apoio e destacou a importância da participação do vereador na sua campanha. "Chagas Catarino faz hoje nas comunidades como secretário de esportes o que eu fiz quando era prefeito de Natal: um trabalho de grande relevância principalmente para os nossos jovens", relembrou. 

O secretário de esportes ressaltou o trabalho de José Agripino na luta pelas causas de interesses do estado. 

"Zé Agripino orgulha não só o povo Rio Grande do Norte, mas o povo de todo Brasil. É um político sério, que trabalha e com o qual o estado precisa contar no Congresso Nacional", comentou.


Em Touros os vereadores Terezinha, Francisco De Assis, Rafael de Xixita, Francisco Vieira  e Neleite, declararam apoio à reeleição de José Agripino para o Senado. De acordo com os parlamentares municipais, os eleitores da região sempre acompanham o trabalho de Agripino por meio da TV Senado e, por isso, estão cientes da luta do senador em defesa do trabalhador.

 “O voto para José Agripino é espontâneo porque a gente o acompanha falando em Brasília pelo povo do Rio Grande do Norte”, destacou a vereadora pelo PTB Terezinha.

 "Quando Agripino diz que não vão calar o gogó dele em Brasília, a gente sabe que é verdade, porque ele é um político de coragem, que não tem medo de falar nem de lutar por sua gente. Com ele a gente pode contar sempre”, ressaltou Di Assis.

Em visita de quatro horas na região - o senador foi à feira livre, ao mercado novo e também à Apae -, Agripino ouviu um reclamação unânime da população local: a falha no sistema de educação pública no município. Moradores do centro da cidade denunciaram o abandono do prédio da escola Florêncio Lago, tradicional instituição de ensino amplamente reformada na época do então governador José Agripino. Segundo os moradores, o prédio é hoje ponto de drogas, perigos e marginais. "O prédio foi construído com o objetivo de educar e não para disseminar a criminalidade. Junto com Rosalba, eu garantou que vou lutar e trabalhar pela segurança no Rio Grande do Norte", garantiu José Agripino.


Prefeito de Grossos, também está com Garibaldi

O prefeito de Grossos, Veronilde Caetano da Silva (PSB), que é ligado ao grupo político da deputada Sandra Rosado (PSB); decidiu votar no senador após ouvir a população do município.
“Foi uma decisão tomada em conjunto com todo o grupo da deputada Sandra e também com a população. Já existia a intenção minha e da população de Grossos de votar em Garibaldi Filho. A gente jogou para a população para ver de que forma eles reagiriam; e aí a população aceitou normalmente”, explicou.
O prefeito relembrou que foi Garibaldi Filho quem levou o programa do leite para Grossos; e também construiu a maior escola estadual da cidade.

Polícia prende três assaltantes acusados de tentar roubar banco em Monte Alegre

A polícia conseguiu prender três dos seis acusados de terem tentado assaltar uma agência bancária do município de Monte Alegre, distante 34km de Natal. Os assaltantes são paraibanos e foram identificados por Zaqueu Ramos da Silva, Ivanildo Domingos da Silva e Erivan Pereira de Souza. Este último foi preso em Mamanguape, na noite de ontem, enquanto os outros dois foram pegos no distrito de Maribu, em São José do Mipibu, na madrugada de hoje. Um carro e cinco armas usados por eles já foram recuperados. Segundo o major Jair Júnior, comandante do 3° Batalhão de Parnamirim, a operação conjunta da Polícia Militar e Civil prossegue nesta quinta-feira (19). "Hoje as buscas continuam, inclusive com efetivo reforçado. Iremos prender todos os envolvidos", garante.
Informações do DN

Cerro Corá

Após inspeção solicitada pela Promotora de Justiça Mariana Marinho Barbalho Tavares o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) interditou o matadouro por tempo indeterminado e tomou providências cabíveis junto à Delegacia de Polícia local.

A denúncia foi apresentada à Promotoria de Justiça por um vereador da cidade, informando que no abatedouro autorizado eram tratados apenas os bovinos, enquanto que animais de menor porte como galináceos, suínos, caprino etc. continuavam sendo abatidos de forma irregular nesse outro matadouro.

Inter é Bi-Campeão das Americas

Em um jogo mais difícil do que o previsto, Inter vence o Chivas por 3 a 2 no Beira-Rio e conquista a segunda Libertadores de sua história. Sobis volta a ser o herói colorado.

Wanira e Gija juntos no apoio ao Papa, Rosa, Gari e Jajá

Depois de ter reunido seu grupo político na última sexta-feira para anunciar seu apoio a candidatura de Vivaldo Costa Em clima de festa, a prefeita de Sítio Novo, Wanira Brasil (PSB), oficializou publicamente na noite desta terça-feira (17) no município de Tangará, em mobilização organizada pelo seu esposo e Ex-prefeito de do município Gija, o apoio de todo seu grupo ao Papa-Jerimum.  

Em seu discurso, Wanira justificou seu apoio a Vivaldo, “O Rio Grande do Norte precisa da experiência de um político de mãos limpas, que orgulha o Rio Grande do Norte”. O ex-prefeito de Tangará Gija, também justificou. “Sempre que Vivaldo foi candidato estive ao lado dele. Agora não poderia ser diferente. Estou com o papa e não abro”. 
O Candidato Vivaldo Costa, agradeceu o apoio do casal que é referência na política do Trairi. “A cada dia estamos dando passos importantes para construção da nossa vitória. Com a vinda de Wanira e seu grupo em Sitio Novo o apóio que já tínhamos de Gija em Tangará, sem dúvidas, a nossa candidatura se fortaleceu ainda mais”.

Assim Wanira e Gija, estão juntos no apoio as candidaturas de Vivaldo Costa (estadual) Rosalba (governadora) Gari e Jajá (senador). Já para Federal, Wanira é Henrique Alves e Gija é Felipe Maia.

Santana do Matos ganha nova sede do MP

O Ministério Público entregou à cidade de Santana do Matos a nova sede da Promotoria de Justiça. O prédio de 145,46 m² vai atender a comarca que também compreende o município de Bodó.

A nova Pomotoria de Justiça passa a funcionar na rua João Braz Cavalcante Sobrinho, s/n no bairro Santa Luzia. Conta com uma estrutura planejada para atender às necessidades do trabalho do MP, com sala de reuniões, sala de apoio técnico, gabinete do Promotor de Justiça, copa, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, secretaria e recepção. O esforço para oferecer uma sede própria para a comarca começou em 2009, quando a Procuradoria Geral de Justiça adquiriu o terreno.

Compareceram à solenidade, além de autoridade locais, a Procuradora de Justiça Darci Pinheiro e a Promotora de Justiça Suely Magna Nobre Felipe, ambas nascidas em Santana do Matos. Darci Pinheiro falou a necessidade de cada vez mais o MP se aproximar da sociedade para que o cidadão passe a conhecer melhor seus direitos e saiba como reivindicá-los.

O Promotor de Justiça da comarca, Eldro Sucupira Feitosa, ressaltou a importância da melhoria da infraestrutura para o bom atendimento ao cidadão.

A solenidade de inauguração foi encerrada com a apresentação de crianças flautistas do PETI da cidade de Santana do Matos.
Fonte: Potiguar Noticias

"Indecisos podem definir eleição"

Em entrevista à Rádio Cabugi do Seridó, o deputado federal Henrique Alves (PMDB) disse acreditar que os eleitores indecisos podem decidir as eleições de 2010. 

Mesmo com pesquisas indicando uma maioria de 20 pontos percentuais da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o governador Iberê Ferreira (PSB), o líder peemedebista afirmou que é preciso cautela.
“Em torno de 65% da população ainda não sabe ou até não conhece os candidatos ao governo”, destacou ao falar sobre a cautela que os candidatos devem adotar.

IFRN oferece curso de extensão para professores de Educação Física

O campus de Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas para um Curso de Extensão destinado a professores de Educação Física.

A ideia do curso surgiu por uma demanda dos próprios profissionais que trabalham com aulas de educação física na região, pois a grande maioria não tem formação específica na área, muitas vezes impossibilitando uma melhor formação para os alunos. Com isso, o IFRN de Santa Cruz encaminhou um projeto de extensão que foi aprovado e já está sendo colocado em prática. 

As inscrições já estão sendo realizada na Sala de Extensão do IFRN de Santa Cruz, de forma gratuita.

Segundo o diretor de ensino do IFRN, Sérgio Trindade, “o curso dará uma nova cara aos profissionais de educação física da região, pois a esmagadora maioria deles não tem qualificação especifica e com o curso, colocarão em prática boas condutas para formar os alunos”.

Qualquer professor de educação física que ministre aulas em escolas das redes municipal e estadual de ensino e de projetos sociais que desenvolvem práticas esportivas, como o Cidadão do Amanhã e PELC podem fazer o curso.

Estão disponíveis 40 vagas para a formação, sendo que 36 para a comunidade em geral e 4 para alunos do Instituto. Como o número de profissionais inscritos deve ser maior que o número de vagas, serão utilizados alguns critérios para selecionar os participantes.

A capacitação para professores de educação física da região do Trairí tem início previsto para oito de setembro e terá uma carga horária de 120 horas/aula, ministrado duas vezes por semana, as segundas e quartas-feiras, no turno noturno. O curso será ministrado por seis professores de Educação Física de vários campi do IFRN.

Fonte: Rádio Santa Cruz AM

Solução

Como uma das medidas para solucionar o problema de falta de professores na rede estadual de ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), vai contratar professores temporários para suprir as necessidades nas escolas da rede. O projeto, que permite a contratação temporária e a regularização fundiária dos terrenos de escolas públicas, foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

"Com essas contratações vamos conseguir resolver o problema da falta de professores e atender às necessidades dos estudantes da rede estadual de ensino", afirmou o governador Iberê Ferreira.

A Comissão de Seleção, constituída por representantes da Secretaria, da Escola de Governo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE/RN), já está empenhada na formatação do edital para posterior publicação. Pelo projeto, poderão ser contratados temporariamente até 1225 professores através de processo de seleção simplificado.

O déficit de educadores abrange, nas escolas de Ensino Médio, as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Espanhol, além de Artes, Língua Portuguesa, e Matemática, no Ensino Fundamental, e professores polivalentes, no caso das primeiras séries do Ensino Fundamental.

Senado lança nesta quinta campanha pelo voto consciente

O Senado Federal lança nesta quinta-feira (19), às 16h, campanha visando a conscientizar o eleitor sobre a importância do voto para a composição do Poder Legislativo. A expectativa é de que os anúncios ajudem a aproximar o eleitorado do trabalho feito no Congresso Nacional.

A veiculação da campanha, realizada em parceria com a Câmara dos Deputados, foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceu sua importância na "tarefa de educar e orientar o cidadão para o voto consciente".

Recursos de loterias poderão ser destinados ao Projovem

Projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que destina 2% da arrecadação bruta dos concursos, sorteios e loterias administrados pela Caixa Econômica Federal (CEF) ao Programa Nacional de Jovens (Projovem) está pronto para ser votado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Conforme justificação do autor, o incremento de dotação previsto no projeto (PLS 570/09) poderá resultar em um aumento de até 10% ­- cerca de R$ 120 milhões - no orçamento do Projovem, estimado em R$ 1,57 bilhão para 2010.

O senador alagoano observou que as loterias administradas pela CEF são fonte de financiamento para inúmeros programas sociais, como o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o Fundo Penitenciário Nacional (FPN). Ele informou que, em 2008, da arrecadação total de R$ 6 bilhões em jogos lotéricos, foram repassados R$ 2,7 bilhões a esses programas.

Na CDH, o projeto de Renan Calheiros já tem relatório favorável do então senador Geovani Borges. Depois de votado naquele colegiado, o PLS 570/09 será encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativaÉ aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.
Projovem
O Projovem (Lei 11.692/2008) é gerenciado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do governo federal, e destinado à população de 15 a 29 anos que está fora da escola e não tem qualificação profissional. Segundo o site da SNJ, o objetivo é atender a 3,5 milhões de jovens até o fim deste ano.

Suas metas são reintegrar esses brasileiros ao processo educacional, promover sua qualificação profissional, garantir auxílio financeiro durante a realização do programa e assegurar o acesso a cursos de informática e a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer. Ele é desenvolvido nas modalidades Projovem Adolescente, Projovem Urbano, Projovem Campo e Projovem Trabalhador.

As ações estão descentralizadas em vários órgãos do governo: Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

TRE/RN presta solidariedade a presidente do TRE/SE que sofreu ataque a tiros

Por proposição do juiz Marco Bruno Miranda Clementino, o Pleno do Tribunal Regional ELeitoral (TRE/RN) prestou solidariedade ao desembargador presidente do TRE de Sergipe, Luiz Antônio Araújo Mendonça (foto), vítima de possível atentado na manhã de hoje (18), em Aracaju. 

O presidente da Corte Eleitoral potiguar, desembargador Expedito Ferreira de Souza, na sessão do Pleno, estendeu a manifestação a todos componentes do Pleno do Regional daquele Estado e aos que fazem a Justiça Eleitoral sergipana. Por volta do meio dia, o TRE de Sergipe emitiu nota informando que Mendonça foi atingido por fragmentos de bala, que ficaram localizados abaixo da pele da região do couro cabeludo, sem colocar em risco nenhum órgão importante. O desembargador está fora de perigo. O motorista Jailton Batista, que estava com o presidente na hora do ataque, está no hospital de Urgências. O estado de saúde do motorista é muito grave. O governo de Sergipe, segundo agências de notícias, descarta a hipótese de assalto.

Corte defere mais um pedido de registro de candidatura

Em sessão realizada nesta tarde (18), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte deferiu mais um pedido de registro de candidatura de vaga remanescente para o cargo de deputado estadual.

O relator do processo, juiz Fábio Holanda, em consonância com o parecer oral do Ministério Público Eleitoral, votou pelo deferimento do registro de candidatura de Camila Lima Guerreiro, da “Coligação Vitória do Povo 1”, sob o n.º 23888. Foi seguido à unanimidade pelos seus pares.
TRE

Inscrições para Prêmio Escola 2010 está abertas até 31 de agosto

Alunos do ensino fundamental e médio, inclusive de educação de Jovens e Adultos, têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem no Prêmio Escola 2010. O Concurso Nacional vai premiar as melhores Histórias em Quadrinhos (HQs) sobre os temas do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas: DST, aids, gravidez juvenil e uso de drogas.  

O Prêmio Escola procura estimular os professores a promoverem a educação para a sexualidade em suas escolas por meio do concurso de HQs. O Prêmio é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), o Fundo de Populações da Nações Unidas (UNFPA), o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.  

Cada escola poderá enviar uma única história em quadrinhos, podendo o trabalho ser coletivo. As escolas que incluem tanto a educação infantil, quanto o ensino fundamental ou o ensino médio poderão enviar apenas uma história em quadrinhos em cada uma destas categorias.  

As HQs podem ser enviadas, até 31/08, para: SAS Quadra 5, Bloco H, lote 6,  Ed. CNPq/UNESCO, 9º Andar. CEP: 70.070-914, Brasília – DF.  

Proteger todas as crianças e adolescentes do HIV/AIDS é um dos objetivos buscados pelo Selo UNICEF Município Aprovado, dentro do eixo de impacto social. Divulgue o prêmio e estimule a participação do maior número possível de escolas do seu município. Conversar sobre o assunto em sala de aula, desmistifica-lo é um passo importante na prevenção.  
Fonte: UNESCO 

Bebê potiguar concorre a promoção da Johnson’s para Calendário 2011

Ela se chama Anabely e é filha do casal ourobranquense Vitorinha e Heitor. O bebê está concorrendo na promoção da Johnson’s, Bebê JOHNSON’S®, que vai escolher os Bebês do seu tradicional Calendário 2011, que é propagado em diversos tipos de mídia o ano todo.
Na fase atual da promoção, os bebês são submetidos a uma votação no site da empresa e dependendo da quantidade de votos, terão mais chances de ganhar.
Como votar?
Você poderá votar em Anabely acessando o site: http://www.bebejohnson.com.br/votar_nos_bebes. depois, coloque a lista dos bebês em ordem alfabética, na 7ª página está a foto de Anabely. Ou, se você preferir, pesquise na opção “buscar” por Anabely.

VOTE!
Quem tem Orkut, Twitter, Facebook, blogger, pode compartilhar e divulgar.
Assim teremos um bebê ourobranquense no Calendário da Johnson’s 2011!
Fonte: Seridó Agora.

Caicoense vai trabalhar no Ministério da Saúde

O jornalista Bosco Araújo está de malas prontas para viajar à Brasília, onde vai trabalhar na Esplanada dos Ministérios.

A convocação saiu na semana passada e a posse será na próxima sexta-feira (20), nos quadros efetivos do Ministério da Saúde. Sua aprovação no concurso público foi homologada em abril deste ano.

Desde que se afastou do Diário de Natal em 2009, embora tenha sido convidado para trabalhar em outros setores da imprensa, decidiu estudar para concursos, conquistando aprovação em três certames nos últimos seis meses em nível federal.

Bosco Araújo (foto) é caicoense, das raízes do Umbuzeiro, região rural do município por ele comentada em seus artigos, retratando sempre a figura conhecida do seu pai Pedro Salviano de Araújo.


Fonte: Cardoso Silva

Martins

Dificilmente Martins terá a edição 2010 do tradicional Festival Gastronômico, geralmente realizado no mês de julho de cada ano. Até ontem à tarde, o governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) não havia cumprido a promessa (feita em abril passado) de ajudar financeiramente a realização do evento, segundo informa a prefeita Maria José.

"Eu, como prefeita, não posso desacreditar na palavra do governador do Estado", diz a prefeita Maria José, lembrando que o governador Iberê Ferreira assumiu compromisso de contribuir financeiramente com o Festival Gastronômico de Martins no mês de abril deste ano, muito antes de ter impedimento da Legislação Eleitoral e até hoje não deu resposta.
Fonte: Jornal de Fato

Atropelamento

Um trabalhador braçal ainda não identificado, de aproximadamente 38 anos, pedalava sua bicicleta pela BR-304, no anel viário de Mossoró, quando foi atropelado por um pálio de placa NYP-3885/RN. O choque foi tão violento que fraturou os membros e o rosto da vítima e partiu a bicicleta em 3 pedaços. 

Populares que moram nas imediações do local do acidente informaram que ouviram o barulho do sinistro por volta das 3 horas da madrugada. Quando o dia amanheceu foram vistos o corpo da vítima, a bicicleta destruída e a placa do carro que foi identificado depois que os patrulheiros da PRF checaram o RENAVAN.
Informações do Grande Plantão Policital