segunda-feira, agosto 23, 2010

Números da pesquisa consult por região

Segundo números do resultado da última pesquisa da consult divulgada, a candidata Rosalba Ciarlini tem maior aceitação em nove das dez regiões pesquisadas, o Governador Iberê aparece com maior índice de aceitação apenas na sua região de origem o trairi, já em Natal o Governador fica atrás do ex-prefeito e candidato Carlos Eduardo que tem a segunda melhor aceitação na capital.

Região
Rosalba Ciarlini
Iberê Ferreira
Carlos Eduardo
Natal
33.7%
19.2%
28.6%
Grande Natal
45.3%
24.7%
15.3%
Litoral Sul/Agreste
40.5%
26.3%
6.3%
Litoral Norte/Mato Grande
47.8%
26.7%
13.3%
Trairi
31.3%
55.0
5.0%
Central/Potengi
43.3%
31.1%
8.9%
Seridó
40.6%
31.2%
10.6%
Oeste
53.2%
24.4%
3.9%
Médio Oeste/Salineira
52.9%
16.1%
7.7%
Mossoró
72.5%
13.3%
4.2%

Novo resultado da pesquisa Start


Senado
Garibaldi Alves Filho (PMDB 41,1%
José Agripino (DEM 39,8%
Wilma de Faria (PSB), 32,1%.
Hugo Manso (PT) 5,6%
Joanilson de Paula Rêgo 1%
Os demais candidatos não atingiram 1%
Brancos e nulos 19,9% e não souberam ou não responderam 57,2%.

Governo

Rejeição
Iberê Ferreira de Souza (PSB) - 14,8%
Rosalba Ciarlini (DEM) - 12,2%
Carlos Eduardo (PDT) - 9,3%
Sandro Pimentel (PSOL) - 4,6%
Bartô Moreira (PRTB) - 3,9%
Camarada Leto (PCB) - 3,8%
Simone Dutra (PSTU) - 2,7%
Roberto Ronconi (PTC) - 2,5%
Poderia votar em todos - 7,6%
Não votaria em nenhum - 7,1%

Resultado da estimulada
Rosalba Ciarlini - 42,3%
Iberê Ferreira de Souza - 22,5%
Carlos Eduardo  - 10,3%
Sandro Pimentel - 0,4%
Bartô Moreira - 0,2%
Roberto Ronconi - 0,1%
Simone Dutra - 0,1%
Camarada Leto - 0,1%
Nenhum/Branco/Nulo - 7,7%

Resultado da espontânea

Rosalba Ciarlini - 33,5%
Iberê Ferreira de Souza - 19,2%
Carlos Eduardo - 7,1%
Vilma - 1,1%
Lula - 0,5%
Sandro Pimentel - 0,2%
Camarada Leto - 0,1%
Bartô Moreira - 0,1%

Foram ouvidas 1530 pessoas, entre os dias 14 e 16 de agosto, em 37 municípios do Rio Grande do Norte. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 22.324/ 2010. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Prefeita Wanira reúne mulheres para apresentar os candidatos que Sitio Novo Merece

Uma reunião organizada pela Vereadora Branquinha reuniu cerca de cem mulheres do Distrito da Serra da Tapuia para que a prefeita Wanira pudesse apresentar os seus candidatos para eleições deste ano: A prefeita destacou o trabalho e o empenho de seus candidatos para com o município de Sitio Novo e pediu o apoio de cada uma das mulheres presentes para votar casado nos candidatos a deputados Henrique Alves (Federal) Vivaldo Costa (Estadual) Rosalba Governadora, Garibaldi e José Agripino para o Senado. 

No sábado a prefeita também reuniu moradores da comunidade Ipueira para apresentar os candidatos que Sitio Novo merece. Nesta quarta-feira (25) a prefeita reunirá moradores da comunidade Vaca-Brava para apresentar seus candidatos.

Clodoaldo Silva participará de campanha de acessibilidade em Brasilia

Depois conseguir mais um bom resultado na sua última prova do Mundial de Natação na Holanda quando em quarto  lugar nos 100m livres com o tempo de 1min19s e atingiu sua melhor marca na temporada e na nova classe em que disputa.

O recordista mundial de medalhas de ouro em jogos Paraolímpicos, o nadador potiguar Clodoaldo Silva, participa nesta terça-feira (24) da reunião do Conselho Nacional dos Diretos da Pessoa com Deficiência. O encontro acontece a partir das 10 horas na sede da Secretaria de Direitos Humanos, em Brasília.

Na reunião será apresentada a Campanha Nacional da Acessibilidade e sua proposta de atuação na reconstrução e apoio ao Haiti. Clodoaldo Silva será uma das personalidades que participarão do evento. A ideia é sensibilizar e conscientizar a sociedade para a importância da eliminação de barreiras culturais, físicas e de informação, que possam impedir pessoas com deficiência de participar ativamente da coletividade.

Segurança

O Governo do Estado em parceria com o Governo Federal vai investir recursos na ordem de R$ 17 milhões para a construção de cadeias públicas nos municípios de Ceará-Mirim, Macau e Lages. No total, serão disponibilizadas 434 vagas para apenados. O processo de fiscalização e acompanhamento das obras é de competência da Secretaria da Infra-Estrutura (SIN).

As cadeias de Ceará-Mirim e Macau terão oito selas cada com capacidade para até 96 apenados por unidade. Já a cadeia pública de Lages terá capacidade para 242 apenados.

Foragido da justiça em seresta no interior

Foi preso numa seresta no município de Patu, Gilberlan de Lima, 32, que é foragido da Colônia Penal Mario Negócio de Mossoró. O foragido que aproveitou o induto de Natal e ano novo para fugir, é acusado de homicídio portava um revolver calibre 38 e 6 balas. A informação foi confirmada pela equipe de plantão da 7ª DRPC (Delegacia Regional da Polícia Civil) de Patu, após realizar levantamento sobre a vida pregressa do detento.

Vice de Serra no RN

O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Índio da Costa, candidato a vice de José Serra, estará no dia 31 de agosto, terça-feira, no Rio Grande do Norte.

A agenda dele ainda está sendo fechada. Amanhã quem desembarcará em Natal será a esposa de José Serra, a psicóloga chilena Mônica Serra. Virá para cumprir uma agenda política que inclui visitas a Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, Hospital Infantil Varela Santiago e Grupo de Apoio a Criança com Câncer.

Neste domingo a Carreata da Força da União passou pelo Seridó


A carreata passou pelos municípios de Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúnba dos Dantas, Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó .









Santa Cruz


O município de Santa Cruz recebeu neste domingo (22) cerca de 100 ônibus com romeiros para visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia e participar da missa da coroa que acontece todos os meses, nessa data.

Desde que foi inaugurado no dia 26 de junho, o local tem recebido todos os dias a visita de caravanas vindas de todas as regiões do Rio Grande do Norte e até de outros estados, além de turistas de fora do país, atraídos por conhecer a maior estátua católica do mundo. Geralmente a maior movimentação acontece no fim de semana. E este domingo, foi o de maior intensidade, por coincidir com o dia da missa da coroa, que normalmente deixa a Matriz de Santa Rita repleta de devotos. 

Neste dia 22, ao mesmo tempo em que a igreja estava lotada de fiéis para assistir a missa presidida pelo Reitor do Santuário Padre Aerton Sales, o auditório, lá no Alto, também não cabia de pessoas que participam de um momento de celebração conduzido pelo Pároco, Padre Valtair Lira. 

Além de símbolo de fé dos visitantes e paroquianos, o Alto de Santa Rita de Cássia tem movimentado a economia do município, é o que constatamos neste domingo. Ao longo do percurso da estátua até o estacionamento, muitos vendedores aproveitavam para comercializar alimento, água e diversos produtos religiosos. Outro setor que tem sido beneficiado é o de transporte. Taxistas e mototaxistas eram disputados pelas pessoas para transportá-las de um local para outro.

No livro de visitas no momento que a reportagem esteve no local, já havia a assinatura de 800 pessoas, que passaram por lá somente pela manhã, fora aquelas que deixam de registrar a visita ou ainda estavam na fila para assinar. Todos os depoimentos e comentários dos romeiros eram de encantamento com o Santuário e o desejo de retornar a cidade.
Informações da Rádio Santa Cruz AM

A carreata "Potengi Berê, Trairi Bará"

A carreata "Potengi Berê, Trairi Bará", promovida pela coligação Vitória do Povo, começou no final da tarde no município de São Pedro, onde Iberê e Vilma foram recebidos pelo prefeito João de Deus, o vice-prefeito Rodrigo Ribeiro e sete dos nove vereadores do município.
Em Eloi de Souza a caravana da Vitória do Povo foi recebida com alegria e carinho pela população, liderada pelo prefeito Kerginaldo, o vice-prefeito Mário, vereadores e lideranças do município. Na praça central, a caravana parou para que Iberê e Vilma falassem ao povo.
No município de Serra Caiada, onde recebe o apoio do prefeito Jessé Gomes, do vice-prefeito e de seis dos nove vereadores, o governador Iberê Ferreira recebeu uma das maiores e mais festivas e carinhosas manifestações de apoio de sua campanha. Ao lado de Vilma e Hugo, o candidato à reeleição pela coligação Vitória do Povo foi recebido com uma grande festa que transformou a carreata vinda de São Pedro e Senador Elói de Souza também em uma passeata onde o vermelho do PSB e o verde do PMDB se misturaram de forma harmônica.
Recebidos pelo prefeito Jorginho, pelo vice-prefeito e por vereadores e lideranças e comitivas formadas por prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças do Trairi, Iberê, Vilma e companheiros eram o retrato da felicidade.
Esta é a melhor definição para o clima de festa e alegria que tomou conta das ruas de Santa Cruz na passagem da caravana da coligação "Vitória do Povo", que, após percorrer várias cidades das regiões do Potengi e Trairi, chegou ao município tendo à frente o filho governador. Nem a noite fria deste domingo (22) afastou as pessoas da rua e do local do comício para ver, ouvir e aplaudir o governador Iberê Ferreira.
"Chego para dizer para a minha terra, a meus amigos e conterrâneos: Santa Cruz, estamos nesta luta e vamos ganhar esta eleição. Só tenho feito subir nas pesquisas. De 10% passei para 14%; de 14% passei para 20%, de 20% para 24% e vamos passar para 30% nos próximos dias", lembrou.

Carlos Eduardo no Seridó

Por onde passou, a Caravana da Coragem atraiu a atenção dos seridoenses, que iam para as ruas e calçadas de suas cidades a fim de receber os candidatos da coligação Coragem Pra Mudar (PDT/PCdoB/PRP). Muitos acenaram para o carro que transportava os principais integrantes da coligação — além de Carlos Eduardo, os candidatos a vice-governador, Álvaro Dias (PDT), a senador, Sávio Hackradt (PCdoB). Integrantes da chapa proporcional também participaram da mobilização: Agnelo Alves (PDT), Roberto Germano (PCdoB) e Antônio Petronilo (PMDB), postulantes a deputado estadual; Marcos Ribeiro (PDT) e Maurisom (PRP), ambos pretendentes a vagas na Câmara dos Deputados.

Caicó foi um caso à parte. Cidade natal e principal base política do vice Álvaro Dias, Caicó recebeu-o, junto com Carlos Eduardo e outros aliados, com uma multidão na entrada do município, próximo ao estádio Marizão. Em todos os bairros da cidade, as reações foram ainda mais positivas e até de entusiasmo à passagem do comboio da coligação. “É de emocionar esse carinho que estamos recebendo do povo de Caicó”, comentou Carlos Eduardo para Álvaro Dias.

O comício de encerramento da Caravana da Coragem aconteceu em Parelhas. Ocasião em que Carlos Eduardo expôs diante de um grande público os projetos que tem para o município e para todo o Seridó. Entre eles, o de investir intensamente para industrializar a região, como de resto o interior do Rio Grande do Norte. O candidato a governador explicou que, no caso de Parelhas, por exemplo, pretende incentivar atividades para as quais o município é vocacionado, como a mineração e a produção cerâmica.

Sete cidades da região receberam a caravana de Carlos Eduardo: Currais Novos, Acari, Cruzeta, São José do Seridó, Caicó, Jardim do Seridó e Parelhas.

Vilma recebe apoio de Prefeito do DEM

Vilma de Faria esteve em João Câmara neste sábado, onde recebeu o apoio do prefeito Vavá (DEM), do vice Tico Melo (PSB) e do candidato à Assembleia Legislativa, Gustavo Fernandes (PMDB), Vilma caminhou na feira livre, pelas ruas do comércio e no Mercado Central.

Musica da terceira idade em Jardim do Seridó

A Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo iniciou nesta última quarta-feira, dia 18 de agosto de 2010, uma oficina de Coral voltada para a formação musical dos idosos de Jardim do Seridó/RN.

A iniciativa tem como objetivo possibilitar o acesso do público da terceira idade à cultura através da arte musical, além de proporcionar-lhes mais uma opção de laser e conseqüentemente uma maior e melhor sociabilidade.

Prefeito de Acari anuncia segundo voto para o senado

O Prefeito de Acari Antônio Carlos (PR), o Tom anunciou que seu segundo voto para senador será do petista Hugo Manso, o primeiro já estáva fechado com Wilma de Faria (PSB).

Sabrina Sato marcará presença no Carnaxelita de Currais Novos

A famosa apresentadora Sabrina Sato confirmou presença no Carnaxelita de Currais Novos.O evento acontece no primeiro final de semana de setembro. Sabrina estará acompanhada do namorado-deputado Fábio Faria.

Agência do INSS conta com fraldário e espaço para mães amamentarem

As Agências da Previdência Social (APS) em Currais Novos e João Câmara dispõem de um espaço destinado às mães que necessitam amamentar seus filhos ou trocar fraldas, humanizando o atendimento às beneficiárias da Previdência Social, principalmente as vindas de cidades vizinhas.Diante dos imprevistos que todo o bebê provoca, as mães podem utilizar o fraldário enquanto aguardam o seu atendimento.

O local conta com mesinha para troca de fraldas e brinquedos adquiridos junto aos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de fraldas e papéis umedecidos, fornecidos em parceria com os sindicatos de trabalhadores rurais.
Fonte: Assis Silva

Eleitores testaram e aprovaram urna biométrica

Foi testada durante todo o sábado (21), em Alexandria a urna biométrica, uma das novidades das eleições deste ano. A idéia da Justiça Eleitoral é dar mais segurança e agilidade ao pleito eleitoral. O município será um dos primeiros do RN a usar essa nova tecnologia.

Os testes aconteceram na Escola Municipal Dr. Gregório de Paiva, das 8h às 17h, horário normal das eleições. Os eleitores escolheram entre os candidatos fictícios e, agora, estão aptos a votar na urna biométrica no dia 3 de outubro.

Os eleitores aprovaram a novidade do uso da urna biométrica e destacaram a novidade como mais uma forma de agilidade para a realização do pleito. “Foi muito importante porque trouxe mais rapidez na hora de votar”, disse o eleitor Erasmo Silva.

Dia do Soldado será comemorado em Pau dos Ferros

Pau dos Ferros comemorará o Dia do Soldado nesta quarta-feira (25) com café da manhã e realização de um torneio de futebol que contará com a participação de varias equipes. As comemorações estão sendo organizadas pelo Sargento Suélio e o Soldado Agildo da 1ºCIA DO 7ºBPM.

Porto do Mangue e Rio do Fogo despontam como novas ricas na economia potiguar.

                                            Porto do Mangue                                            Rio do Fogo      
O Produto Interno Bruto (PIB) das cidades do Rio Grande do Norte foi analisado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Porto do Mangue e Rio do Fogo despontam como as “novas-ricas” da economia potiguar. A riqueza dos municípios é creditada à exploração do petróleo, pesca e geração de energia eólica. Mas apesar dos valores repassados às prefeituras pela Petrobras e Grupo Iberdrola, as cidades enfrentam problemas de gestão e geração de empregos.

Natal continua sendo a cidade com o maior índice de PIB acumulado (R$ 4,5 bilhões), seguida de Mossoró (R$ 1,5 bilhão) e Parnamirim (R$ 802 milhões). O turismo continua a impulsionar o desenvolvimento da capital potiguar. Em Mossoró, a exploração de petróleo, cultivo de frutas e exploração salineira, garantem a segunda posição ao município. Já em Parnamirim, o polo industrial e os eventos de negócios, como a Festa do Boi, levantam recursos para a cidade e incrementam a economia local.

Cidades litorâneas, como Porto do Mangue e Rio do Fogo, com potencial turístico não despertam para esse segmento da economia que gera muitos empregos e faturamento. A população não se qualifica, uns por não terem condições financeiras, outros por não buscarem melhorias nos níveis de renda e qualidade de vida.

Fósseis de peixes são encontrados em Felipe Guerra

Foram encontrados em uma construção no município de Felipe Guerra alguns fósseis de peixes que segundo o estudante de geologia Renan Costa, devem ter milhares de anos, mais ainda precisam serem analisadas.
Fonte: Felipe Guerra News

Informação

Estão abertas as inscrições do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação, sendo e executado pela Universidade de Brasília (UnB).

A finalidade do curso é desenvolver programas de prevenção do uso de drogas e de outros comportamentos de risco no contexto da escola e, nesta oferta de 2010, estão abertas 25 mil vagas para todo o Brasil.

O curso é gratuito e será oferecido na modalidade EAD (educação à distância), tem duração de quatro meses com carga horária de 180 horas.

A certificação será expedida pela UnB (Universidade de Brasília). As inscrições vão até o dia 06 de setembro. Mais informações acesse www.cursoeducadores.senad.gov.br.

Escoteiros caminham e plantam mudas em Cidade da Esperança

Cerca de 70 escoteiros saíram em caminhada na tarde deste sábado, na Zona Leste de Natal, empenhados em cumprir uma missão: conscientizar a população que teima em jogar lixo nas ruas. O foco da ação, que incluiu o plantio de 40 mudas de plantas na rua Bogotá, foi a comunidade Jardim América, encravada no coração de Cidade da Esperança.

Acariense completa 100 anos de vida

Seu Benedito do Norte como é conhecido em Acari completou 100 anos de vida.