sexta-feira, setembro 03, 2010

Marcelinho o maior ídolo do Corinthians

Marcelinho ganhou títulos, fez belos gols (como um antológico na Vila Belmiro), irritou adversários e até alguns corintianos que consideravam exagerado seu discurso de que a camisa do clube era sua "segunda pele". 

Mas, para o torcedor corintiano da capital paulista, nenhum jogador foi tão importante na história do clube. 

De acordo com a pesquisa do Datafolha, em que ídolos do passado pouco foram lembrados, ele ostenta os títulos de maior ídolo da existência do clube e também a personalidade que mais tem a cara do Corinthians. 

No caso da idolatria, computando apenas a opinião dos corintianos, Marcelinho, hoje candidato a deputado federal, ostenta a preferência de 22% dos entrevistados, índice que sobe para 27% no grupo que afirma que o clube alvinegro é algo muito importante em suas vidas. 

O segundo colocado na lista dos maiores ídolos corintianos é uma mostra de que o torcedor tem pouca memória. Com menos de dois anos de clube, sendo que pouco jogou no segundo, Ronaldo é apontado por 18% dos corintianos como principal ídolo. 

O terceiro colocado é de tempos mais antigos e mostra que o corintiano também sabe relevar quem não ganhou títulos --Rivellino tem 9% das indicações como maior ídolo do Corinthians. Sócrates apareceu em quarto (7%) e Neto o quinto (5%). 

Marcelinho também foi o mais citado quando a pergunta foi qual é a personalidade viva ou morta que tem a cara do Corinthians. 

O meia-atacante apareceu com 17%, seguido por Ronaldo (mas sem especificar qual), com 8%. Logo depois vieram Vicente Matheus (7%), Ronaldo Fenômeno (5%), Lula (4%), Neto, Rivellino e Sócrates (3% cada). 

Amigos da Rosa realizam 2º Encontro com a Juventude

A rede social Amigos da Rosa promoveu na tarde desta quarta-feira (01/09) a segunda edição do Encontro com a Juventude.
O candidato a vice na chapa da Força da União, Robinson Faria, participou do evento, que contou ainda com a presença dos candidatos Ney Jr. (dep. estadual) e Tawfic (federal), além do coordenador dos Amigos, o publicitário Kadu Ciarlini.
O Presidente da Assembleia, que começou jovem a sua vida pública, falou da importância da qualificação profissional. “No ano passado, visitei a Olimpíada do Conhecimento do SENAI e fiquei maravilhado com o que vi. Técnicos empregados e com altos salários, muito antes de acabarem os seus cursos. Por isso, defendemos um foco central na organização e oferta dos mais variados cursos ao jovens do RN. Vamos investir pesado na geração de cursos profissionalizante”, disse Robinson
Robinson falou ainda do projeto de sua autoria que possibilitou a instauração do Parlamento Jovem no âmbito da Assembleia Legislativa. Através dele, deputados mirins são eleitos nas escolas e contribuem com frequência para os mandatos dos parlamentares.
Por fim, o andarilho reafirmou a importância de estar ao lado da juventude: “quem caminha com os jovens, dificilmente perde suas batalhas".

Rosalba recebe mais apoios

A candidatura ao governo de Rosalba Ciarlini a cada dia cresce, com anúncio de mais lideranças que afirmam admirar e reconhecer o trabalho de Rosalba como gestora de Mossoró e como senadora da República. Nesta quarta-feira (01), Rosalba, ao chegar de Brasília, teve a confirmação de que o ex-prefeito Francisco Victor Sobrinho, conhecido como Chico Victor (PP), da cidade de Pedra Grande, vota 25. A vereadora Adaumária Fernandes (PPS), de Serrinha dos Pintos também esteve com Rosalba, confirmando apoio à Força da União.

Iberê e Vilma em mais um giro pelo Alto Oeste

Em mais um giro pelo Alto Oeste, o governador Iberê e a futura senadora Vilma visitaram na tarde desta quinta-feira (2) a cidade de Água Nova. Os candidatos da coligação "Vitória do Povo" foram recebidos pela prefeita Iliene, pelo líder político Iromar, pela vice-prefeita Carmem e pelos vereadores Washington Antônio (presidente da Câmara Municipal), Edilma, Chiquinha de Totó, Bonfim e Zé Felipe. No município, também recebem o apoio dos ex-prefeitos Francisco das Graças e Antônio Neto, do ex-vice-prefeito Elias e do ex-vereador Fábio de Bibiu.

De Água Nova, a caravana seguiu para a cidade de Rafael Fernandes. Onde o governador Iberê Ferreira destacou que quem promove o avanço é o próprio povo, ao escolher os governantes certos. "Se vocês acham que Lula mudou o Brasil para melhor, eu digo que foram vocês os maiores responsáveis quando elegeram e reelegeram o presidente Lula", observou o candidato da Vitória do Povo e que tem o apoio de Lula e da futura presidente Dilma.

A população de Marcelino Vieira, liderada pelo seu prefeito, Dr. Ferrari, ex-prefeitos, vereadores e lideranças, fez uma bonita festa para receber o governador Iberê, a futura senadora Vilma e os candidatos da Vitória do Povo. A deputada federal Sandra Rosado e os ex-prefeitos Zé Júlio, de Antônio Martins, e Pio X, de Luís Gomes, alguns dos oradores no comício realizada no centro de Marcelino Vieira, destacaram a importância de se eleger Vilma para o Senado e reeleger o governador Iberê.

“Com fé em Deus e com o apoio do povo eu serei reeleito governador e vou trazer para Marcelino Vieira, para a região Oeste e para as comunidades rurais do Rio Grande do Norte um amplo programa de habitação para dar mais dignidade aos nossos conterrâneos que moram no campo e que, ao longo de muito tempo, foram esquecidos pelos governantes na hora de definir política habitacional”, assegurou.

Ministério Público investiga falta de professores em Parnamirim

“A ausência de concurso público válido para prover cargos vagos; as centenas de cessões de professores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura para outros Órgãos, Sindicato etc.; a lotação, no Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, de professores, sem atentar, em regra, a critérios previamente definidos (quantitativos, qualificativos etc.); a designação, na Unidade de Ensino, de professores para exercerem funções de Coordenador Pedagógico, Coordenador Administrativo-Financeiro e suporte pedagógico, sem a habilitação técnica; ou atuarem em salas ambientes, sem serem beneficiários da readaptação de função”. Essas são as principais causas para a insuficiência de professores nas salas de aula de Paranamirim apontadas pela Promotora de Justiça Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo na portaria de instauração do Inquérito Civil nº 74/2010.

Segundo ela a investigação começou com o recebimento da denúncia de que na Escola Estadual Presidente Roosevelt falta de professores nas disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), física, química e biologia. No entanto, verificou-se que essa é uma realidade na maioria das escolas estaduais do município. E para buscar a regularização das aulas para os estudantes a Promotora de Justiça requisitou as seguintes informações aos diretores das escolas e à Secretaria Estadual de Educação e da Cultura (SEEC):

Aos Diretores: a grade de pessoal, com indicação da função, carga horária e turno de trabalho, bem como informe as disciplinas que não foram lecionadas no semestre anterior e as que não serão lecionadas neste semestre em virtude da ausência de professores (Prazo de 10 dias);

À SEEC: a relação de todos os servidores que desempenham funções de Coordenador Pedagógico, Coordenador Administrativo-Financeiro, suporte pedagógico (inspeção, orientação e supervisão pedagógica), nas Escolas Estaduais sediadas no Município de Parnamirim, com a indicação das respectivas graduações e qualificações para o exercício da função; a relação de todos os servidores que estejam atuando na operacionalização de equipamentos existentes nas salas ambientes, como Sala de Uso Múltiplo – TV Escola, Laboratório de Informática e Ciências da Natureza, Biblioteca e Sala de Leitura, nas Escolas Estaduais sediadas no Município do Parnamirim (caso o servidor seja beneficiário da readaptação de função, juntar documento comprobatório); e a relação de todos os servidores cedidos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, com a indicação do Órgão, Sindicato ou similar beneficiário e informação quanto à incidência ou não de ônus para o cedente (prazo de 40 dias).

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MP/RN

Sabatinados por representantes do turismo

Interiorização do turismo
Durante a sabatina com representantes do turismo, o governador Iberê Ferreira defendeu a interiorização do turismo. Segundo ele, o setor no Estado não pode viver de “sol e mar”.
“Vamos investir na interiorização da atividade e apoiar o turismo religioso. O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, por exemplo, tem recebido sete mil visitantes por semana”, frisou, acrescentando que outros municípios potiguares tem vocação para o turismo de aventura e o ecoturismo.
Iberê Ferreira voltou a defender a qualificação profissional como forma de combate ao desemprego. “O turismo injeta mais de 600 milhões de dólares por ano no nosso Estado, o que significa mais empregos e geração de renda”, declarou.

Falta de transparência
A senadora Rosalba Ciarlini aproveitou a sabatina com representantes do segmento de turismo para criticar a “falta de transparência” do Governo com os projetos da Copa do Mundo de 2014.
“O Governo não tem feito sua parte. Primeiro tem faltado transparência. Antes se falava em um contrato de R$ 27 milhões para o projeto do estádio e que depois passou para R$ 4 milhões. É uma diferença muito grande. E só agora é que os projetos estão chegando na Assembléia Legislativa para serem aprovados. É muita morosidade com a Copa de 2014 que todo mundo sabe que é importância para o turismo do RN”, frisou a senadora do DEM.
Ela destacou ainda que, caso seja eleita, irá divulgar os números de investimentos em divulgação do turismo. “No meu governo a sociedade saberá quanto será investido no turismo para divulgação e melhoria de infraestrutura. Esse é um setor que tem grande importância para o estado e impulsiona diversos outros setores”, completou.

Instalação de Escritório do RN em SP
Candidato a governador pelo PDT, Carlos Eduardo disse que, se eleito, instalará um escritório do Rio Grande do Norte em São Paulo para divulgar o turismo no Sudeste do país. A proposta foi apresentada durante a sabatina do governadorável no encontor promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

“Vamos conduzir um plano de marketing arrojado, evitando desperdício de recursos onde não há retorno e investindo mais onde a demanda pode ser potencializada”, destacou ele. “Temos tudo para transformar a atividade turística, que já é a mais importante do nosso Estado, em um instrumento de construção de um futuro melhor e mais justo para todos os potiguares”, completou.

Carlos Eduardo apresentou o plano de governo e defendeu “cinco frentes” para atuarem no turismo. As ações, prosseguiu ele, serão complementadas com um programa de qualificação profissional específico para o setor.
“Sabemos que a falta de qualificação profissional é hoje um dos grandes problemas enfrentados por vocês. Por isso, nós vamos buscar recursos do Prodetur, fazer parceria com a iniciativa privada e o Sistema ‘S’ para reverter essa situação, fazendo cursos de capacitação permanentes de acordo com a demanda”, detalhou.

Servidores públicos têm até dia 29 de outubro para aderir ao Plano de Carreira

Com a sanção, pelo governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza, da Lei Complementar de nº 432/2010, em julho, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos órgãos da Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte, o servidor público, que estiver interessado em aderir ao PCCR, deve procurar o Setor de Recursos Humanos do seu órgão até o próximo dia 29 de outubro para entrar com o pedido de adesão ao plano. 

O Plano de Carreiras fixa as diretrizes básicas da política de ingresso, estrutura dos cargos, carreira e sistema de remuneração, com o objetivo valorizar, estimular o aperfeiçoamento profissional do servidor público, assim como desenvolver as qualidades técnico-profissionais e gerenciais, garantindo uma remuneração digna e condições adequadas de trabalho.

Desta forma, o Governo do Estado convoca seus servidores públicos da Administração Direta a procurarem o setor de Recursos Humanos do seu órgão para terem acesso ao Plano de Adesão do PCCR.

Wilma terá que ceder tempo de propaganda para Rosalba, Agripino e Garibaldi

A candidata do PSB ao Senado Federal, Wilma de Faria, terá que ceder três minutos do seu programa de rádio para os senadores Garibaldi Alves (PMDB), Rosalba Ciarlini e José Agripino (ambos do DEM). Isso foi o que decidiu o juiz Aurino Lopes Vila ao deferir o pedido de direito de resposta dos três senadores que se sentiram ofendidos em propaganda veiculada pela campanha de Wilma.
O trecho da propaganda de Wilma que foi questionado pelos senadores é o seguinte: "Quando fui governadora, eu consegui fazer muita coisa, ou com recursos próprios ou com apoio do presidente Lula. Mas eu poderia ter feito muito mais, se os nossos senadores tivessem trabalhado a favor do Rio Grande do Norte e não, contra."
Os três minutos de direito de resposta será dividido igualmente entre os três senadores, ou seja, cada um deles disporá de um minuto. As inserções devem ser veiculadas no mesmo bloco em que foi divulgada a propaganda considerada ofensiva.
Os direitos de respostas serão veiculados nesta sexta-feira (3), no período matutino (a partir das 7h) e no período vespertino (a partir das 13h). O espaço é reservado, exclusivamente, para que os senadores apresentem trabalhos a favor do RN. 
Segundo o juiz Aurino Lopes Vila, em sua sentença, “é pertinente o deferimento do direito de resposta diante de clara mensagem com afirmação sabidamente inverídica e insinuação maliciosa que alcança a imagem do candidato da coligação representante", afirma.
Informações Nominuto.com

José Eymael chega hoje ao RN

O candidato à presidência da República pelo PSDC, ex-deputado federal José Maria Eymael, desembarcará hoje as 19h30 no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, onde será recepcionado por amigos, correligionários e apoiadores da sua candidatura. Do aeroporto, Eymael seguirá para uma reunião no Hotel Residence, no bairro de Lagoa Nova.

No sábado, o presidenciável do PSDC participará de café da manhã a partir das 8 horas, no mesmo hotel. Às 9 horas, Eymael concederá entrevista coletiva e às 10 horas caminhará pelo Centro Comercial do Alecrim, acompanhado de candidatos do partido no Rio Grande do Norte, entre eles o advogado Joanilson de Paula Rêgo, que concorre a uma vaga no Senado Federal.

Presidente do TRE/RN inaugura 8º Fórum Eleitoral construído em sua administração

Ao entregar a obra do oitavo fórum iniciado e concluído em sua gestão, em Santo Antônio na noite de desta quarta-feira (01), o desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Expedito Ferreira de Souza, disse que sua missão foi cumprida à frente da instituição no sentido de dar ainda mais credibilidade e transparência à Justiça Eleitoral potiguar. “Todo o trabalho, nesses últimos dois anos, foi desenvolvido para a valorização dos servidores e o fortalecimento da democracia”, frisou ao falar aos presentes à inauguração do Fórum Procurador José Sátiro de Souza Nunes, sede da 13ª Zona Eleitoral.

Ele lembrou que a construção de 12 unidades próprias da Justiça Eleitoral no interior do Estado é hoje fato reconhecido pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral não apenas pelo esforço das inaugurações e preparação para a construção de mais seis, entre eles o de Parnamirim, mas sobretudo quanto a qualidade dos projetos de arquitetura e engenharia. Sem falar na questão do custo, já que os fóruns do TRE/RN também ficaram conhecidos pelo preço abaixo da média em comparação com outras regiões do país.

“A diretora geral Andréa Campos foi convidada pela Administração do TSE para integrar a comissão que irá padronizar todos os cartórios eleitorais do Brasil”, salientou o presidente.

O desembargador que conclui seu mandato hoje destacou também o homenageado que denomina o prédio de Santo Antônio, procurador José Sátiro de Souza Nunes, enfatizando a sua trajetória de servidor da Assembléia Legislativa ao cargo de Procurador de Justiça do Rio Grande do Norte.

“Ao ser comunicado que o Fórum levaria seu nome, Sátiro questionou as razões da escolha, que engrandece e emociona a ele e a nós, seus familiares”, agradeceu a desembargadora Judite Nunes em nome da família do homenageado, presente ao ato inaugural. Ela lembrou da relação profissional do procurador com a cidade de Santo Antônio e dos profissionais do Direito, contemporâneos de Sátiro desta época, como o então procurador geral Otalício Pessoa da Cunha Lima, o desembargador Rafael Godeiro, presidente do Tribunal de Justiça do RN, e o Dr. Jerônimo Rosado Neto.

“Como promotor de Justiça da Comarca, inclusive com atribuições na Justiça Eleitoral, foi incansável no sentido de bem representar o Ministério Público, sempre trabalhando em prol do que acreditava ser o certo, fazendo leve e compensadora a tarefa desempenhada” – reforçou a desembargadora.

O prefeito de Santo Antonio, Gilson Oliveira, lembrou que o fórum beneficia a todos os municípios da região e enfatizou que a Justiça Eleitoral tem prestado relevantes serviços à população da região. O Fórum da 13ª vai atender a um eleitorado de 40.884 cidadãos distribuídos pelo município-sede e mais Várzea, Serrinha, Lagoa de Pedras, Passagem e Jundiá.

“Instalada em modernos padrões de eficiência, esta obra vai fortalecer a democracia em Santo Antonio”, afirmou o juiz daquela zona eleitoral, Eduardo Feld.

Entre diversas autoridades, também compareceram à solenidade, os juízes da Corte Eleitoral Ricardo Moura e Marcos Duarte, o procurador regional eleitoral, Ronaldo Chaves, o juiz de direito, Roberto Guedes (ex-membro do Pleno do TRE/RN), o promotor eleitoral da 13ª ZE, Gerson Barbosa de Souza, o procurador da Assembleia Legislativa, Israel Nunes, o secretário estadual de Esportes, Júlio Protásio, a promotora Rebeca Nunes, e o procurador regional do Estado José Duarte Santana, representando na cerimônia o Governo do Estado.

Encerra-se hoje o prazo para entrega da Segunda Prestação de Contas Parcial

Encerra-se nesta sexta feira (03) o prazo para candidatos, comitês financeiros e partidos políticos entregarem a Segunda Prestação de Contas Parcial. O envio da prestação de contas deve ser encaminhado eletronicamente, por meio de link próprio, disponível na página de Internet do TSE (http://www.tre-rn.gov.br/portal/eleicoes/eleicoes_gerais_2010/contas_eleitorais/).

A exigência está prevista no art. 48 da resolução TSE nº 23.217/2010, que estabelece para partidos, comitês financeiros e candidatos a obrigação de apresentar demonstrativo contendo todos os recursos arrecadados, financeiros ou estimáveis em dinheiro, bem como os gastos realizados durante a campanha, até então.

Esses relatórios deverão ser gerados por meio do Sistema SPCE – Versão 1.0.0.2, que está disponível para download naquele mesmo endereço eletrônico.

Duas agências do BB são assaltadas no estado

Um gerente da agência do Banco do Brasil do município de São Miguel foi vítima do chamado "golpe do sapatinho", entre a noite de quarta-feira e a manhã de ontem. Vivendo momentos de tensão sob a mira de cerca de seis bandidos, o funcionário foi obrigado a abrigá-los em sua residência durante toda a madrugada e, de manhã, já dentro da agência, entregar uma quantia em dinheiro ainda não calculada. A ação na casa do gerente culminou em um dos dois assaltos contra agências do BB feitos ontem no RN. O outro crime ocorreu em Goianinha, a 54km de Natal, no Litoral Sul. Para a polícia, há possibilidade dos dois terem sido praticados por membros de um mesmo bando.

De acordo com o coronel PM Wellington Alves, comandante do Policiamento Regional no Alto Oeste, o grupo que roubou a agência de São Miguel rendeu o gerente quando ele chegava em casa, na noite de quarta-feira. Os seis mantiveram a família do funcionário (esposa e dois filhos) refém e, de manhã, levaram-na em dois carros (um levado pela quadrilha e o do gerente) à agência. 

A vítima foi obrigada a sacar o dinheiro e entregar aos bandidos, que continuaram com a família nos carros e somente a liberaram por volta do meio-dia. "Pelo que sei, não houve violência física", afirmou o coronel, ressaltando que os filhos foram os últimos a serem liberados. Ainda segundo Alves, nenhum cliente que estava no estabelecimento foi roubado.

Mesmo com a mobilização de policiais militares e civis da região, não havia, até o fechamento desta edição, pistas do grupo foragido. A reportagem entrou em contato com o delegado de São Miguel, Inácio Rodrigues, que informou não poder dar detalhes da investigação porque o inquérito seria assumido por outro designado. 

Litoral Sul

No município de Goianinha, a 54km de Natal, outra agência do Banco do Brasil foi alvo da ação de bandidos, na tarde de ontem, por volta das 12h30. A agência tem grande importância na região, pelo porte da cidade e seu peso econômico e também pelo fato de ser o banco usado por empresários, moradores e turistas da praia de Pipa, que fica em Tibau do Sul. Segundo policiais, cinco homens entraram no local e anunciaram o assalto, levando uma quantia em dinheiro que também ainda não foi calculada. Até o fechamento desta edição, não havia pistas dos suspeitos. Para o coronel Alves, há a possibilidade de haver um grupo criminoso numeroso agindo em vários pontos do RN e estados vizinhos. "Chegou ao meu conhecimento que, somente hoje (ontem), três agências bancárias foram alvo de bandidos no Ceará", disse. 
Informações do Diário de Natal

FOTOS DE FABIO MARTINS

Natal recebe circuito de vôlei de praia

A cidade de Natal recebe neste final de semana as melhores duplas de vôlei de praia do Norte/Nordeste para a disputa da Etapa Estadual do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. A competição será promovida na praia da Redinha Velha, de 3 a 5 de setembro e premiará os vencedores com a quantia de R$ 5.000,00.  A arena da competição contará com camarote vip, tendas, duas quadras oficiais, sistema de som, banheiros químicos e grades de proteção.

Santuário de Santa Rita de Cássia já atrai 7 mil visitantes por semana




O Santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Santa Cruz, em junho passado, está impulsionando a economia da região e atraindo milhares de fiéis de várias partes do Rio Grande do Norte e do Nordeste. O Complexo já está recebendo sete mil visitantes por semana, em média, e redimensionando o desenvolvimento de Santa Cruz e municípios vizinhos, assim como fomentando o turismo religioso potiguar.

Maior estátua cristã das Américas e maior imagem católica do mundo, a estátua de Santa Rita de Cássia, que mede 56 metros de altura e desponta no horizonte da região Trairi, tem atraído também turistas de outros países - como italianos, americanos, espanhóis e portugueses, o que pode ser constatado pelo livro de assinaturas existente no santuário.

Em um só dia, como, por exemplo no último domingo (22), por ocasião da celebração da Cora de Santa Rita, o santuário recebeu milhares de fiéis que chegaram a Santa Cruz em mais de 100 ônibus e grande número de veículos pequenos vindos de várias partes da região. "A presença de visitantes está muito melhor do que prevíamos", conta o padre Aerton Sales da Cunha, reitor do Santuário.

O Complexo de Santa Rita de Cássia fomenta o desenvolvimento do turismo religioso no Estado. A grande estrutura de cimento armado e aço escovado, e todo o complexo religioso no seu entorno, representou investimentos da ordem de R$ 6 milhões - recursos do Governo do Estado, prefeitura de Santa Cruz e governo federal. A estrutura do Santuário conta com praça de eventos, capela, estacionamento para três mil veículos, acessos e iluminação.

"Participamos efetivamente de todo o processo de construção do Santuário e da estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz. Sabíamos da importância de uma obra religiosa dessa dimensão. O Santuário está mudando a realidade de Santa Cruz e ajudando os municípios vizinhos a se desenvolverem", afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.

Para atender a crescente demanda por serviços gerada pelo grande número de visitantes, os vários segmentos da economia de Santa Cruz começam a se organizar. Isso está ocorrendo com taxistas, comerciantes, vendedores ambulantes, mototaxistas, vendedores ambulantes e proprietários de restaurantes. "Essa nova dinâmica econômica já está gerando centenas de empregos em Santa Cruz", acrescenta padre Aerton Sales.

A permanente ação religiosa no Santuário de Santa Rita de Cássia tem à frente os padres Aerton Sales e Valtair Lira Lucas (pároco de Santa Cruz). 

Carnaubais sedia Copa Ágili de Futsal Feminino

Será realizada em Carnaubais, no período de 10 a 12 de setembro, a 11ª edição da Copa Nordeste Ágili de Futsal Feminino. O evento, um dos mais tradicionais do calendário do futsal no estado, tem o apoio da Federação Norte-rio-grandense de Futsal e patrocínio da Ágili, Posto Diniz e Prefeitura de Carnaubais.


A organização já contabiliza as inscrições de 20 equipes participantes, vindas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. A Competição será disputada em grupos de 3 equipes, classificando-se 2 para a fase seguinte, após essa fase teremos mata-mata até se conhecer a campeã.

As inscrições ao preço de R$ 200,00 e toda equipe participante tem direito a alojamento. O time campeão leva o prêmio de R$ 1 mil, vice R$ 500, além de troféus e medalhas também para o terceiro colocado.


Coordenador: Professor Nicolau Cavalcante Dantas
Contatos Tel.: (84) 3338-2289 ou 9905-4143

Trio armado invade agência bancária em Mossoró

Pelo menos três homens armados com pistolas e uma espingarda calibre 12 tentaram assaltar no final da tarde deseta quarta-feira uma agência do Itaú, no Centro de Mossoró.


Testemunhas informaram que por volta das 18h15 pelo menos três homens armados chegaram à agência, localizada na Avenida Augusto Severo, 57, em uma caminhoneta Ranger, de cor azul escuro.

Eles utilizaram uma mochila cheia de pedras para estilhaçar uma das vidraças próximas aos caixas eletrônicos, e entraram no interior da agência onde havia cerca de sete funcionários. Um dos clientes da agência que estava em um caixa eletrônico, o comerciante Francisco Neto Teixeira, informou que havia cerca de dez clientes no local quando os bandidos quebraram o vidro e entraram. Ele informou que um dos integrantes do trio chegou a se ferir com os estilhados da vidraça.


Dentro da agência, os bandidos renderam um vigilante e tomaram seu revólver calibre 38. Os assaltantes estavam à procura do tesoureiro da agência e chegaram a permanecer cinco minutos dentro do banco.
O gerente da agência conseguiu se esconder na sala da tesouraria no momento em que a vidraça foi quebrada e acionou o alarme. Populares que passavam pelo local e assistiram à ação dos bandidos disseram que ligaram para o número 190 da Polícia Militar, mas as chamadas estavam congestionadas.

Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Publica (CIOSP), os bandidos estavam trajando uniformes de petroleiros e fugiram em uma CrossFox. Um veículo com as mesmas características do utilizado pelos assaltantes durante a fuga foi visto circulando pelas ruas do bairro Santo Antônio, mas até o fechamento desta edição nenhum dos assaltantes havia sido preso.

As investigações no local do crime foram presididas pelo delegado de plantão Edvan Queiroz. Peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) também foram acionados para coleta de pistas. 

Caern realiza segunda etapa do esgotamento sanitário de Areia Branca


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande (CAERN) está investindo com recursos próprios R$ 2,2 milhões na segunda etapa das obras de ampliação do esgotamento sanitário de Areia Branca, na região Oeste do Estado. A nova rede de esgotos, que vai beneficiar 11 mil habitantes, deve ser concluída em oito meses. Serão assentados três quilômetros de rede de esgotos e implantados 15 quilômetros de ramal condominial e 1.150 ligações prediais.

Atualmente, técnicos fazem o trabalho de levantamento topográfico para implantação da rede coletora de esgotos. A equipe da empresa ganhadora da licitação da obra, a A&C Engenharia, está trabalhando no emissário de recalque (que transporta os esgotos) com extensão de 400 metros.

Esta obra vem complementar outra obra de esgotamento da cidade, terminada em 2008, e permitirá que as duas Estações Elevatórias de Esgotos da cidade, já concluídas, entrem em funcionamento. Nesta primeira fase da obra foram investidos R$ 2,9 milhões, onde foram feitos 21 quilômetros de rede básica e condominial, cinco quilômetros de emissário e uma Estação de Tratamento de Esgotos.

Nos últimos anos, a Caern vem realizando uma série de investimentos em Areia Branca como extensão de rede de água para comunidades rurais da cidade. Além de extensão da rede de água na cidade e construção de reservatório elevado na zona urbana.


CFM regulamenta cirurgia de troca de sexo para mulheres

O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a cirurgia de troca de sexo para mulheres. Na nova resolução, que deve ser publicada hoje(3), o conselho autoriza a retirada da mama, do útero e dos ovários nos casos de diagnóstico de transgenitalismo, quando a mulher transexual rejeita o corpo feminino e pode, inclusive, apresentar tendência a se mutilar. 

A cirurgia poderá ser feita em qualquer hospital, público ou privado, desde que o estabelecimento atenda as exigências do conselho. Antes, era autorizada, em caráter experimental, apenas em hospitais públicos e universitários. O tratamento é permitido às pessoas com mais de 21 anos, após diagnóstico médico. 

A seleção será feita por uma equipe formada por psiquiatra, cirurgião, endocrinologista, psicólogo e assistente social. O acompanhamento deve ser de, pelo menos, dois anos. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental. Segundo o CFM, os efeitos estéticos e funcionais desse procedimento passam por questionamentos. 

Com a regulamentação, a cirurgia deixa de ser considerada crime de mutilação. Em 2008, o Ministério da Saúde autorizou a cirurgia de mudança de sexo na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alerta

O Rio Grande do Norte já contabiliza 5.232 casos de Dengue, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os dados foram coletados até o último dia 21 de agosto, e sinalizam aumento de 55,76% das ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado.

Natal é a área mais afetada, com 2.903 registros, sendo 52 deles da Febre da Dengue Hemorrágica (FDH) – caso mais grave da doença. Além disso, dois óbitos na capital foram ocasionados pela dengue. Na região metropolitana como todo, os diagnósticos checaram a 3.498, sendo 60 deles de FHD; e dois óbitos.

Diante do aumento no número de casos, é provável que a situação piore. O RN está entre os nove estados que apresentam alto risco de epidemia no verão 2010/2011. A informação é do Ministério da Saúde, que realizou mapeamento das áreas de risco de dengue em todo o Brasil, e publicou ontem (1º) o resultado.

Além do RN, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo encontram-se na mesma situação. Em nível ainda mais grave, com risco muito alto de epidemia, aparecem Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro.

Natal ganha Serviço de Atenção Especializada em DST-AIDS

Natal agora conta com um novo Serviço de Atenção Especializada (SAE) em DST-AIDS. O serviço foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (1º) no Centro Clínico José Carlos Passos, localizado na Ribeira.

“O objetivo do SAE é realizar o atendimento especializado em HIV, pois os pacientes diagnosticados soro-positivos eram encaminhados ao Hospital Giselda Trigueiro, superlotando o hospital. Com a inauguração do serviço, esses pacientes serão atendidos pela rede municipal na Policlínica Zeca Passos, tendo à disposição uma equipe formada por infectologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos”, explica o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade.

O secretário explicou também que os pacientes encontrarão também à disposição exames específicos. E os que necessitarem de remédios para tratamento do HIV, serão acobertados pelo SAE. O SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

A inauguração do SAE contou com a presença do secretário estadual de Saúde, George Antunes, além da diretora da Policlínica, Sâmia Mª Câmara, do diretor adjunto do Departamento Nacional de DST-AIDS e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, e dos coordenadores do Programa Estadual e Municipal de DST-AIDS.

O secretário municipal também agradeceu ao Estado pela parceria e também ao Ministério de Saúde e aos técnicos envolvidos. “Partimos para deflagrar um serviço que só tem a crescer”, disse.

Divulgada capa da Playboy com musa da Copa; confira

Secretários municipais do RN são orientados para aplicar a Lei da Merenda Escolar

Secretários municipais de educação de todo o estado participaram de reunião, nessa quarta-feira (1º), no escritório central da Emater-RN, em Natal, para conhecer detalhes da Lei Federal 11.947/2009 que determina o uso de 30% da verba destinada à merenda escolar em produtos da agricultura familiar. Os estabelecimentos de ensino das redes públicas de ensino estão se adaptando à determinação e muitas escolas já estão adquirindo esses gêneros alimentícios.

O articulador de comercialização dos alimentos procedentes da agricultura familiar, engenheiro agrônomo da Emater-RN Lindolfo Carvalho, ministrou palestra e orientou os representantes municipais sobre a importância da Lei para a economia rural norte-rio-grandense e para a melhoria de qualidade do cardápio oferecido nas instituições de ensino das redes públicas de ensino.

A “Lei da Merenda Escolar”, que começou a ser aplicada no mês de março, com o início do ano letivo, está em vigor desde 16 de junho de 2009. Ela foi instituída com a finalidade de fortalecer economias locais, gerar renda para o pequeno agricultor, estimular novos hábitos alimentares nos estudantes e promover a produção de alimentos da agricultura familiar que respeitam as tradições alimentares locais. 

De acordo com a Lei 11.947/2009, 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser aplicados na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares. A resolução também estabelece limite de R$ 9 mil de compra de cada produtor familiar, cuja finalidade é evitar a concentração de contratos em um só fornecedor.