sábado, setembro 04, 2010

Vilma participou da passeata das mulheres em Santa Cruz

A "Passeata das Mulheres" realizada na noite desta sexta feira, reuniu a população em clima de festa, em uma das maiores manifestações da atual campanha política.
A futura senadora Vilma de faria, o deputado federal João Maia, Tomba, ex-prefeito da cidade e candidato a deputado estadual, e o prefeito Péricles Rocha saíram com a multidão desde o bairro Paraíso até o centro da cidade para a realização de um comício. Ao erguer bandeiras e cartazes, todos ampliavam o clima de confiança nos candidatos do "Time de Lula".

Vilma, que foi a primeira mulher a ser prefeita de Natal e governadora do Rio Grande do Norte, ressaltou a importância da participação das mulheres na política.

“Vamos juntas construir a vitória da presidente Dilma, de Vilma para o Senado e do governador Iberê”, conclamou. 

Encantada com o número de pessoas nas ruas, Vilma demonstrou confiança na vitória e agradeceu o apoio que tem recebido em Santa Cruz e aonde chega para se apresentar como candidata ao Senado. Além da população local, a terra de "Santa Rita de Cássia" recebeu caravanas com prefeitos e lideranças de Campo Redondo, Serra Caiada e Lajes Pintada.

Iberê cumpre agenda no potengi

Ao chegar ao município de São Paulo do Poengi na noite desta exta-feira, Iberê foi recebido pelo prefeito Azevedo e por outros prefeitos da região do Potengi, como Kerginaldo, de Senador Eloi de Sousa e João de Deus, de São Pedro do Potengi. O candidato ao Senado Hugo Manso, a deputada Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro, todos do PT, também receberam Iberê, que seguiu, juntamente com toda a caravana da Vitória do Povo, em caminhada até o centro da cidade.





Na Praça Monsenhor Expedito, no centro, uma multidão se reuniu para ouvir Iberê e alguns dos caravaneiros da Vitória do Povo. O prefeito Azevedo saudou a passagem do governador, destacando a importância de se reeleger quem está trabalhando por São Paulo do Potengi e pelo Rio Grande do Norte. No município Iberê conta, ainda, com o apoio dos vereadores Titico (presidente da Câmara) e João Cabral, além de ex-vereadores e lideranças.

A região do Potengi fez questão de prestigiar esta nova passagem de Iberê. Os prefeitos Babá, de São Tomé, Severino (Lagoa de Velhos), Nilson (Santa Maria) e Edinho (Caiçara do Rio dos Ventos) também estiveram presentes em São Paulo do Potengi. Os ex-prefeitos Vavá, de Barcelona e Flávio, de Bom Jesus e o vice-prefeito de Senador Elói de Sousa, Mário Ribeiro, também se juntaram à caravana da Vitória do Povo.

Ao falar à multidão, Iberê destacou a importância do voto certo e consciente como forma de melhorar a vida. “O presidente Lula mostrou a importância do voto certo. Trabalhou sobretudo pelos mais pobres e provou que a melhor forma de melhorar de vida é votar certo e escolher melhor os nossos governantes”, completou.

Força da União em Areia Branca

A caravana da Força da União foi recebida pela população de Areia Branca nesta sexta-feira onde na entrada da cidade uma passeata se misturou à carreata que conduziu os candidatos. As manifestações de carinho se estenderam por todo o trajeto da mobilização que circulou por quase toda a cidade.
Antigos adversários como ex-prefeitos Expedito Leonez, José Alfredo, Beguinho e Carlos Antonio Soares, além dos ex-vice-prefeitos José Noronha e Macedo estão juntos no apoio a Rosalba. Nos discursos, eles fizeram questão de dizer que as eleições municipais devem ser pensadas somente depois da vitoria de Rosalba, dentro de um consenso.
Para o vice-governador, Robinson Farias, não existe bacurau e nem arara. "Só existe uma cor no RN que é a rosa", frisou. O mesmo pensamento tem o senador José Agripino, considerando que o sentimento popular conduziu todos à candidatura da Rosa.
Ao falar das ligações de amizade e políticas com Areia Branca, Rosalba recordou emenda de sua autoria para a urbanização do Cais Tertuliano Fernandes e sua luta pela construção do Centro Cultural Miramar. "Estive na audiência com o presidente da Petrobras acompanhando o prefeito, permitindo que os jovens tenham um espaço para mostrar seu talento", destacou, acrescentando sua defesa pelo fortalecimento da indústria salineira.
Rosalba disse, ainda, que, eleita, construirá a ponte ligando Areia Branca a Grossos, para estimular o turismo da Costa Branca.
Participaram da mobilização, os prefeitos Bibiano (Serra do Mel), Titico (Porto do Mangue), Maristela (Upanema), Lanice (Governador Dix-sept Rosado), Rafael Freire e o vice, Padeca (Tibau).

Vilma faz caminha pela zona norte

A candidata ao Senado Vilma de Faria (PSB) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, caminharam na manhã desta sexta-feira (03) com os moradores e lideranças comunitárias dos loteamentos Nova Jerusalém e Câmara Cascudo, em Nova Natal, zona Norte da capital.

No loteamento Nova Jerusalém vivem centenas de famílias, 165 delas com casas construídas durante a gestão de Vilma na prefeitura de Natal e 128 famílias se beneficiam do Programa do Leite, ampliado por Vilma, para reduzir a desnutrição infantil.

“Essa comunidade está no meu coração”, disse Vilma durante a caminhada. Em diferentes residências Vilma se emocionou ao lado dos moradores que choraram ao receber a visita da candidata. Antes de deixar a comunidade, 
Vilma disse que vai lutar pela pavimentação do conjunto popular.

No loteamento Câmara Cascudo, Vilma também conversou com os moradores. “Fiz questão de voltar aqui para ver como está a comunidade e reencontrar as famílias com quem eu convivi quando era prefeita”, lembrou Vilma, ao reencontrar os moradores, agora como candidata ao Senado.

Garibaldi segue acumulando novos apoios

O prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel Teixeira (PPS), e o seu grupo político confirmaram nesta quarta-feira (01) que defendem a reeleição de Garibaldi Filho para o Senado Federal. Para o prefeito, a decisão de apoiar o senador do PMDB se traduz pelo grande número de benefícios que Garibaldi garantiu para o município, como governador e como senador.
Além de Miguel Teixeira, também declararam apoio ao senador, a vice-prefeita da cidade, Maria de Fátima Dantas (PSDB), o ex-prefeito João Lúcio (PPS), o ex vice-prefeito Aroldo Alves (PSB),  os vereadores José Renato Teixeira (PPS), Márcio José Gomes (PC do B), Alberto Chagas (PSB), Luciano Martins (PPS), Geraldo Menezes (PSB), a ex vereadora Francisca Pinheiro (PPS) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Gostoso, Iranildo Bezerra.

O ex-prefeito de Macau, Claudionor Francisco (DEM) e o presidente do PV de Macau, ex-vereador Aroldo Martins, são mais duas lideranças políticas do Estado que anunciaram voto em Garibaldi Filho para o Senado. “A razão do apoio deste novo grupo que está se formando em Macau é ajudar de forma preponderante a eleição do senador Garibaldi para que no futuro ele também possa lutar pelos interesses da nossa cidade”, explicou o ex-prefeito.
Além do ex-prefeito e do presidente do PV de Macau, também oficializaram apoio a Garibaldi Filho o diretor presidente da Urbana, Bosco Afonso (diretor estadual do PV); seu filho, Rodrigo Afonso; e o candidato a deputado estadual pelo PV, Severino Miguel Monteiro Filho, o Júnior do Sindicato.

Em Vera Cruz, o prefeito Marcos Antônio Cabral (PSB), pediu votos para o senador Garibaldi Filho (PMDB), ontem (3), no centro da cidade, durante comício que contou com a presença do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).
Em discurso, o prefeito argumentou que independente de questões partidárias, Garibaldi Filho não esqueceu Vera Cruz. Marcos Cabral expôs para a população presente algumas obras que só foram possíveis porque contam recursos destinados ao município pelo senador, como é o caso da pavimentação da principal avenida da cidade e a urbanização do conjunto Parque Brasil.
O prefeito defendeu que por este trabalho não poderia deixar de votar em Garibaldi Filho. E que por este mesmo motivo resolveu pedir votos para o candidato.
A visita a Vera Cruz fez parte da programação cumprida ontem por Garibaldi Filho junto com Henrique Eduardo. Além desta cidade, os dois foram aos municípios de Bom Jesus, Santo Antônio, Lagoa Dantas, São José de Campestre, Japi, São Bento do Trairi, Lagoa de Velhos, São Tomé, Lajes Pintadas e Coronel Ezequiel.
Na avaliação de Henrique Eduardo e Garibaldi Filho as visitas tiveram um resultado muito positivo. Primeiro porque eles conseguiram cumprir o roteiro; segundo pela boa receptividade encontrada em todas as cidades visitadas.
Transporte
Uma curiosidade da programação feita pelos dois políticos ontem foi que em alguns municípios, para agilizar a chegada até o local dos comícios, tanto Garibaldi quanto Henrique Eduardo precisaram pegar moto-táxis.

O cumprimento de um roteiro tão extenso só foi possível com o uso de um helicóptero, batizado pelo deputado Henrique Eduardo de “bacurau”. À noite, as visitas às últimas três cidades tiveram de ser feitas de carro.
Hoje (4), Garibaldi Filho participa de programação que inclui as cidades de Apodi e Mossoró; e que será cumprida ao lado da candidata do DEM ao governo do Estado, senadora Rosalba Ciarlini; e do também candidato à reeleição ao Senado, José Agripino (DEM).

Vivaldo Costa apresenta propostas para Agentes de Saúde

Na última quinta-feira, o ex-governador e candidato a deputado estadual, Vivaldo Costa (PR), recebeu o apoio de um grande parte dos Agentes de Saúde da cidade de Caicó.

Vivaldo apresentou suas propostas para a categoria que são validas também para os Agentes de Endemias, como a criação de um Projeto de Lei em forma de convênio entre Estado e Município, com o objetivo de criar uma carta de crédito, facilitando a compra da casa própria para a categoria. Outro projeto do candidato é um incentivo financeiro no valor de 20% sobre o salário mínimo vigente no país.

Projeto obriga TVs a veicular anúncios de desaparecidos

Está pronto para ser votado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) o relatório do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) favorável ao projeto que cria o Sistema Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcad). A modificação proposta por ele obriga as emissoras privadas de televisão a veicular propaganda sobre crianças e jovens desaparecidos e, em contrapartida, elas receberiam compensações fiscais.

Condenados por improbidade podem perder aposentadoria

A Câmara analisa dois projetos de lei do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) que preveem a cassação de aposentadoria de quem tenha cometido crime de improbidade administrativa. Pelas propostas, a medida valerá para agentes públicos e para ocupantes de função pública. Hoje, a hipótese não está prevista em lei.
O PL 7493/10 trata dos casos em que o agente ou ocupante de função pública esteja aposentado ou venha a se aposentar na condição de servidor. Já o PL 7495/10 trata dos casos de aposentado ou pessoa que venha a obter o benefício por meio do Regime Geral da Previdência Social, que atende aos trabalhadores do setor privado - na condição de assalariado ou autônomo.
Vital do Rêgo Filho argumenta que a Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92), que trata das sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública, traz uma lacuna em relação ao ato de improbidade praticado pelo agente público que posteriormente venha a se aposentar e do inativo ocupante de função pública que nessa condição comete o crime. Por outro lado, diz, a Lei 8.112/90 prevê a penalidade de cassação de aposentadoria para os servidores concursados.
"Nem todos são abrangidos com a cassação da aposentadoria em virtude de atos de improbidade, independentemente se estes aconteceram antes da passagem para a inatividade ou no seu curso", afirma o deputado. "É inadmissível a manutenção do benefício ao aposentado que, por má conduta, deixou de cumprir com as suas atribuições e responsabilidades perante a administração pública", diz.
Com a aprovação dos projetos, um exemplo possível de punição é o de servidor aposentado por algum ministério que, convidado para exercer um cargo sem vínculo em outro órgão ou entidade da administração pública, venha a cometer ato de improbidade. Outro caso seria aquele de um aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, ao assumir função pública, também venha a cometer ato de improbidade.
Da Agência Câmara

Segunda-feira


O Governo do Estado decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas estaduais nesta segunda-feira (6) em virtude do feriado do Dia 7 de setembro, que este ano cai numa terça-feira. O decreto governamental será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (4). A medida vale para todos os órgãos da Administração Direta, Indireta, autarquias e fundações. À exceção fica para os serviços considerados essenciais, como de saúde e segurança, que não poderão sofrer interrupção.

Gija agita Tangará com caminhadas que arrastam milhares de pessoas

O ex-prefeito de tangará Gija, vem agitando o município com grandes mobilizações de apoio a seus candidatos. Toda terça e sexta-feira, Gija na companhia de milhares de pessoas realizam caminhada pelas ruas da cidade levando uma verdadeira massa para gritar e cantar as músicas dos candidatos da coligação da Força da União.

Nesta sexta-feira o blog pode acompanhar de perto a mobilização realizada pelo ex-prefeito e coordenador da campanha de Rosalba no Trairi.   
Ao fim da caminhada Gija agradeceu a participação de todos que o acompanharam em mais um esquenta canela e aproveitou também para convidar a população para a grande caminhada da Independência na próxima terça-feira dia 07.    



PV de Sítio Novo com Rosalba

O presidente do Partido Verde (PV) de Sítio Novo, Márcio Toinho, visitou Rosalba, em Natal, para dizer que apoia a candidatura dela ao governo do Estado do Rio Grande do Norte. Ele também levou a confirmação de que a colega de partido, vereadora Joana D’Arc, é outra que está com a Rosa. Os dois dizem que seguem a decisão do povo de Sítio Novo e da região Trairi. Além do PV a candidata tem o total apoio da Prefeita Wanira, Vice Evanilda dos vereadores Missinho, Branquinha, Judrene, Aninha de Paulo e José de Santiago, Ex-prefeito Chiquinho Camilo, Ex-vereadores Bebeu, Ramiro Silva, Nozinho e demais lideranças sitionovenses.  

João Maia no Agreste

Nesta quinta feira, 02, João fez campanha em Senador Georgino Avelino, São José de Mipibu e Nísia Floresta e foi recebido de modo muito caloroso pelos eleitores.

Em Georgino Avelino, João caminhou ao lado do ex-prefeito João Batista, da ex-vereadora e presidente do PR, Sandra Freire, do candidato a deputado estadual Zé Lins (PR) e de centenas de correligionários e lideranças políticas. Depois de percorrerem as principais ruas do município, Batista, que já governou a cidade por três vezes, fez um discurso em que destacou a importância que a vitória de João Maia tem para Senador Georgino Avelino.

Em São José de Mipibu, João participou de reunião com amigos do Distrito de Arenã a convite do empresário Geraldo Pires, liderança política da região. Estavam presentes ao encontro o empresário Ednaldo Barreto, o vereador Roberto Ferreira, o desembargador José Mário e o prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral.

À noite, João percorreu em carreata as ruas de Nísia Floresta ao lado da vice-prefeita Marize Leite e Batista dos Cocos, do candidato a deputado estadual Zé Lins, da liderança Rochelle, da prefeita Letinha, de Montanhas, do presidente da Câmara Municipal de Caicó, José Maria, e da vereadora de Nísia Floresta, Luciana Freire (PR).

Por onde passou, João prestou contas aos eleitores do que fez em seu primeiro mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Norte e pelo Brasil, destacando os projetos para aumentar a geração de emprego e renda, como o Pré-sal e a Lei do Gás, e os recursos para a manutenção e recuperação das estradas federais no estado.

Fátima participa de mobilização em Parnamirim

A deputada federal e candidata a reeleição, Fátima Bezerra, esteve na tarde/noite desta sexta-feira, 03, na cidade de Parnamirim onde recebeu apoios à sua candidatura através da liderança do prefeito do município, Maurício Marques. O evento aconteceu no Centro Cultural Nestor Lima, no Centro, e contou com a participação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, militantes e apoiadores de sua campanha. O evento também marcou o apoio à candidatura ao senado da ex-governadora Vilma de Faria (PSB).

Durante o seu discurso Fátima enfatizou a sua parceria administrativa com o prefeito Maurício Marques e destacou as ações do seu mandato e do governo do presidente Lula. Na área social, a parlamentar destacou a ascensão de milhões de brasileiros. “No governo do presidente Lula, 24 milhões de pessoas saíram da miséria e com Dilma presidente, vamos trabalhar, todos juntos, para erradicar a pobreza e a miséria neste país”, disse.

Na Educação, Fátima falou de seu empenho para expandir os IFRNs, antigos Cefets. “Passamos anos com apenas duas unidades do instituto, uma em Natal e outra em Mossoró, agora já contamos com 13 unidades, sendo uma delas aqui na cidade de Parnamirim. Portanto, eu quero ser deputada de novo, para dar continuidade ao meu projeto que é de ajudar no desenvolvimento de Parnamirim, do Rio Grande do Norte e do Brasil”, enfatizou.

Em primeira mão, Fátima anunciou a sua luta para levar para a cidade de Parnamirim, mais investimentos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela agradeceu a participação e presença dos apoiadores, liderados por Maurício Marques, e conclamou a todos a continuar na luta. “Estamos a 28 dias das eleições e com isso peço para que todos prossigam na luta para ajudarmos a dar continuidade aos avanços do governo do presidente Lula, agora com Dilma, e com ajuda do nosso mandato”. E concluiu, “quero contar com o apoio de nossos amigos parnamirinenses para juntos, fazermos mais por está cidade”.

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, destacou a importância de apoiar nomes comprometidos com o desenvolvimento da cidade e do estado. “Feliz do homem que vai ter três mulheres para trabalhar por ele. É Dilma! É Vilma! É Fátima Bezerra! Vamos votar em quem faz por Parnamirim. Vamos em frente!”, enfatizou Maurício.

Após a mobilização, Fátima e Vilma, ao lado de Mauricio, seguiram em carreata pelos bairros de Boa Esperança e Jardim Planalto.

São José de Mipibu vai às ruas caminhar com Felipe Maia



Centenas de pessoas saíram às ruas de São José de Mipibu para caminhar com o deputado federal Felipe Maia, nesta quinta-feira (02). Juntamente com o ex-prefeito da cidade, Janilson Ferreira, e o candidato a deputado estadual Hermano Morais, o parlamentar caminhou por diversas vias do centro do município.

Felipe Maia ressaltou ter sido bem votado na cidade e afirmou que sempre esteve presente em São José de Mipibu para prestar contas do mandato e ouvir ideias e sugestões dos mipibuenses. Desde 2008, o parlamentar destinou emendas para a aquisição de um trator, para o calçamento e a Associação de Proteção à Maternidade e á Infância (Apami) da cidade.

“Durante o meu mandato, vim por diversas vezes ao município como forma de gratidão pela confiança que tantos moradores depositaram em mim. São José de Mipibu tem um defensor na Câmara dos Deputados”, destacou.

Ex-prefeito de Carnaubais anuncia apoio a Fabio Faria

Durante a tarde desta sexta-feira (3), o ex-prefeito de Carnaubais, Dr. Zenildo Batista, anunciou que apoia a candidatura do deputado federal Fábio Faria à reeleição. Na cidade o deputado já tem o apoio do parlamentar do PMN o vereador Keide e o ex-vereador Toinho Cobra.
Ainda como parte da agenda política desta sexta-feira, Fábio Faria passou pelo município de Pendências, para inauguração de comitê de campanha.