quarta-feira, setembro 08, 2010

Sitio Novo recebe o abraço do Papa

Hoje a noite a prefeita Wanira e seus aliados recebem o candidato a deputado estadual Vivaldo Costa para uma grande caminha que acontecerá no Distrito da Serra da Tapuia.

Vivaldo Costa recebe o apoio da Prefeita Wanira e Vice-Prefeita Evanilda e dos vereadores Missinho, Branquinha, Aninha de Paulo e Judrene e demais lideranças que fazem parte do grupo político da prefeita.     

O Papa será recebido na residência da prefeita onde em seguida sairá em caminhada até o centro do Distrito da Serra da Tapuia.

Caminhada da Independência

Na noite desta terça-feira ao lado de seu deputado estadual Felipe Maia, o ex-prefeito de tangará Gija, realizou mais uma de suas caminhadas pelas ruas tangaraenses.  


PEC da Licença-maternidade é a melhor iniciativa do Congresso Nacional

 Depois da aprovação, por unanimidade, pelo Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Licença-maternidade, de autoria da senadora Rosalba Ciarlini, recebe o reconhecimento dos jornalistas que cobrem o dia-a-dia do Congresso Nacional. Na votação promovida pelo site Congresso em Foco, a emenda de Rosalba aparece como a primeira iniciativa do Parlamento, uma vez que o projeto Ficha-Limpa é apontado como uma iniciativa da sociedade.
"Ela não é uma lei de iniciativa do Congresso Nacional. Não é obra de nenhum deputado federal ou senador", é assim que o Congresso em Foco conceitua a Lei Ficha-Limpa. Com isso, a PEC de Rosalba que viria logo em seguida, alcança projeção de matéria legislativa mais importante nascida no Parlamento.
Reafirmando que a licença-maternidade é um direito de todas as mães, independente do trabalho que ela exerça, a senadora considerou que a homenagem é fruto do reconhecimento de que os direitos conquistados pela mulher na Constituição precisam ser alterados. "A PEC garante que os filhos sejam bem formados, a partir do aleitamento e dos cuidados que recebem neste período da vida", argumentou.
Em 2008, Rosalba recebeu, em Brasília, o Prêmio Legislador do Ano pela PEC da Licença-maternidade que amplia de quatro para seis meses o período de licença para as mães. O Prêmio é promovido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (IDELB), e realizado em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal.
No Prêmio Congresso em Foco 2010, Rosalba está, ainda, entre os cinco parlamentares que se destacam na promoção da saúde. Os internautas poderão votar no site www.congressoemfoco.com.br

Desesperados: é o que classifica Rosalba a seus principais adversários nesta campanha

A candidata Rosalba Ciarlini, do Democratas, classificou os adversários ao cargo de governador do Rio Grande do Norte como “desesperados”. No horário eleitoral do rádio, na manhã desta quarta-feira (8), o programa dela afirmou que os candidatos Carlos Eduardo (PDT) e Iberê Ferreira (PSB) estão “batendo” porque as pesquisas apontam possível vitória no primeiro turno.

“Desesperados. É assim que se encontram os adversários de Rosalba. A liderança absoluta em todas as pesquisas e expectativa de vitória no primeiro turno tem tirado o sono dos outros candidatos. Somente o desespero para explicar o que fez o candidato Carlos Eduardo. Para tentar atingir Rosalba, o candidato cometeu o erro de falar da área da saúde de Mossoró, um dos pontos fortes da administração de Rosalba. Que ingenuidade”, afirmava a nota.

O narrador fez referencia ao pronunciamento de Carlos Eduardo que citou os fechamentos dos hospitais Duarte Filho, Mater Dei, Casa de Saúde Santa Luzia e Uniped, todos, de acordo com o programa, particulares. “Falou ainda do fechamento da maternidade do hospital estadual Tarcisio Maia, que é de responsabilidade do governo Iberê, aliado de Carlos Eduardo nessa campanha contra Rosalba”, comentou o narrador.

Ainda segundo a nota, o candidato Iberê Ferreira da Souza também começou a “bater”. “Eles estão todos no mesmo barco: o barco do desesperado, que preferem agredir a apresentar propostas para o Estado. E vejam que ironia. O candidato [Carlos Eduardo] que quando foi prefeito de Natal deixou estragar remédios que deveriam chegar à população vem criticar o trabalho de Rosalba na saúde. Ah, candidato, faça-me o favor”, completou o locutor.

As criticas da candidata Rosalba Ciarlini bateu de frente ao que foi apresentado no programa de Carlos Eduardo, na manhã desta quarta-feira. O horário eleitoral do PDT usou depoimentos de servidores da saúde do município de Mossoró.

“Mossoró é uma cidade com mais de 30 mil habitantes, mas, não tem uma maternidade pública, apesar de ter sido administrada por 12 anos por uma médica pediatra e ter sido sucedida por uma enfermeira do mesmo grupo político. Quero dizer que a primeira obra do meu governo será construir a primeira maternidade pública de Mossoró, assim como fizemos em Natal”, declarou Carlos Eduardo.

O horário do candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB) também bateu de frente com a candidata Rosalba Ciarlini. “Os adversários de Lula já estão cantando vitória antes do tempo e comemorando, porque segundo eles, o Rio Grande do Norte será o único estado do Brasil a ser governado pelo DEM, que é contra Lula. Você já pensou o que isso significa, nosso estado ser único governado por alguém que é contra a futura presidente Dilma, você vai deixar? Diga não para quem é contra Lula, vote Dilma presidente e Iberê governador”, disse o narrador.

Pedofilia

Um homem de 52 anos foi flagrado na noite desta terça-feira, feriado de 7 de Setembro, com uma criança de 10 anos dentro de um motel localizado no bairro das Rocas. O flagrante aconteceu por volta das 21h e foi o motel quem denunciou a polícia que o homem havia entrado no estabelecimento acompanhado de uma menor de 18 anos.

O caso aconteceu por volta das 21h e, depois de preso, o homem foi encaminhado para a Delegacia, para prestar depoimento sobre o caso. Ele foi autuado por exploração sexual de vunerável, mas pode também responder por estupro, caso o exame de conjunção carnal que a criança foi fazer no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) dê positivo para o abuso.

Prefeito de Doutor Severiano adere a candidatura da Rosa

O deputado estadual e candidato a reeleição Raimundo Fernandes, foi o principal articulador da adesão do Prefeito de Doutor Severiano, Francisco Neri, no apoio a Rosalba que aconteceu ao fim de uma reunião que aconteceu na residência do Prefeito.
Fonte: Thaisa Galvão

Inpe testa urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, inicia hoje (7) testes em urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro.

O objetivo é saber se as ondas eletromagnéticas emitidas pelas urnas podem interferir em equipamentos eletrônicos, como o marca-passo. Serão testadas duas urnas das que vão ser utilizadas no pleito. Os testes duram até quarta-feira (8) nos laboratórios do instituto.

Criada na década de 90 por engenheiros do Inpe e do então Centro Tecnológico da Aeronáutica (atualmente Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), a urna eletrônica sofreu mudanças no decorrer dos anos. Foi usada pela primeira vez nas eleições de 1996 e, em 2000, chegou a todo o país.

Em 2009, a Justiça Eleitoral testou o uso da urna com identificação biométrica em que o eleitor é reconhecido pela impressão digital. Nas eleições deste ano, a votação com a urna biométrica ocorrerá em 60 municípios de 23 estados.

Mais Velha do RN

Francisca Tereza da Conceição completou no último dia 16 de julho, 110 anos. Dona Chiquinha, como é mais conhecida na rua Dix-Sept Rosado, em Currais Novos. Natural do município de Campo Redondo, mas registrada na cidade de Santa Cruz, Dona Chiquinha mudou-se para Currais novos em 1954.

Desaparecida

Os familiares da jovem Maria da Esperança da Silva Oliveira, de 23 anos, está há procura dela. A moça desapareceu no dia 18 de julho, quando saiu do município de Nova Cruz e não foi mais vista. Passados 50 dias sem notícias, a família passou a andar pelos hospitais e delegacias em busca de informações.

Portal No minuto destaca reclamações de turistas ao RN

Estamos em ano de eleições e a equipe do portal de notícias Nominuto.com foi às ruas para saber junto aos comerciantes e turistas as necessidades de melhoria para os pontos turísticos de nossa cidade.

Hoje, grande parte das reclamações dos turistas é relacionada aos serviços básicos, como transporte, iluminação e alguns problemas estruturais. E os comerciantes reclamam da falta de segurança e do descaso em relação a alguns pontos do calçadão de ponta Negra.

A comerciante paulista Renata Franco está em Natal há duas semanas e explicou que para ela o maior problema é relacionado a transporte. “Fico impressionada. Aqui na cidade de vocês o sistema de ônibus só funciona até às 23h. Já fui a Salvador, Fortaleza e outros cantos e temos a opção de transporte coletivo a noite toda. O transporte público aqui não funciona”, diz.

Já o turista português, Armando Costa, informou que foi conhecer o Forte dos Reis Magos e ficou desapontado. “O lugar é muito bonito, porém pouco iluminado no interior, nos quadros, e nos corredores. Além disso, ainda vimos sujeira por certos pontos”, informa.

Já o cearense, Tércio Teles, informou que esta era a terceira ou quarta vez que vinha a Natal e é freqüentador assíduo do litoral sul. Ele informou que as estradas estavam em bom estado, porém pouco iluminadas. “Senti uma diferença enorme em certos locais, como na estrada para Buzios, eu acho que ela só precisa de mais iluminação, pois no resto ela está em perfeito estado” explica.

Em Ponta Negra, os comerciantes reclamam do descaso com o calçadão, pois em alguns pontos ele está com buracos, os quiosques danificados e pouco iluminados, até mesmo sem patrulhamento. “Nós aqui fechamos antes de escurecer, pois é complicado para nós ficarmos em um lugar sem segurança”, informa a comerciante Maria Zilma.

A comerciante informou também que não vê nenhum investimento e que muitos já perderam a confiança nas promessas anteriores. “Eu trabalho aqui há 20 anos e vejo entrar e sair governo e não mudar nada. Não adianta esperar por eles. Muitas vezes nós que fazermos os reparos em nossos quiosques para não ficar pior a situação”, informou a comerciante.

Atletas do RN disputarão Brasileiro de Karatê no RJ

Doze atletas do Rio Grande do Norte partem na próxima sexta-feira (10) para o Rio de Janeiro, onde disputam o Campeonato Brasileiro de Karatê. O eveto será realizado na cidade de Duque de Caxias entre os dias 10 e 12 deste mês.

De acordo com a Federação Potiguar de karatê (FPK), a delegação potiguar deixa o Rio Grande do Norte com os 12 atletas, nas categorias masculino e feminino, que têm a faixa de idade entre 12 e 44 anos.

Apesar desses representantes do Karatê, o professor Rafael Oliviera afirma que o número de atletas representando o Estado no Campeonato Brasileiro poderia ser bem maior.

"Mais de 40 atletas potiguares poderiam competir neste Brasileiro, mas pela falta de apoio dos órgãos governamentais e empresarias, estamos limitados com está pequena delegação", lamenta.

Mesmo assim, o professor de Karatê ressalta que a equipe que viaja para Duque de Caxias é vencedora. "É pequena mas vitoriosa. Os atletas estão treinando praticamente todos os dias e se dedicando para representar bem o nosso Estado. Estou bastante otimista com essa equipe, pois são todos campeões estaduais e regionais", ressalta.

No ano passado, apenas dois atletas do Rio Grande do Norte foram para o Brasileiro, realizado em Chapecó (SC) e ambos voltaram com medalhas. Os representantes naquele campeonato foram Maria Wiliany, no infantil, e o próprio Rafael Oliveira, na categoria adulto.

América-RN perde e Lula Pereira é demitido

O América-RN perdeu em casa para o Bahia por 2 a zero e teve que amargar três expulsões. Foi a gota d'água para os dirigentes rubros que, ainda no vestiário, "deram as contas" do treinador Lula Pereira.

Candidatos ao governo do RN debatem propostas culturais nesta quarta-feira

Hoje os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo (PDT), Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira de Souza (PSB), se reúnem na Casa da Ribeira para um debate acerca da cultura do estado, previsto para às 19h30. A iniciativa é da revista eletrônica Catorze e do Núcleo de Jovens Artistas, cuja proposta já conseguiu adesão de diversas organizações envolvidas com o setor no estado, como a própria Casa da Ribeira, Cineclube Natal, Rede Potiguar de Música, Jovens Escribas, Grupo Local, Ponto de Cultura Giratório, Lado R e MPBeco.

O objetivo do debate é estabelecer uma ponte entre jornalistas, artistas, produtores culturais e políticos como forma de guiar as políticas públicas para a área. O debate será dividido em três blocos e compreenderá perguntas de artistas, jornalistas e produtores culturais selecionados pela produção do evento, além de questionamentos da própria platéia. Além disso, os três candidatos terão espaço para apresentar suas diretrizes de governo para a área de cultura a todos os artistas, produtores e jornalistas presentes.

A Revista Catorze é uma publicação eletrônica destinada ao jornalismo cultural fundada em setembro de 2009. E o Núcleo de Jovens Artistas é um fórum de discussão sobre políticas públicas culturais e qualificação artística formado por atores, músicos e artistas plásticos entre 16 e 25 anos. O grupo se destaca por ações pontuais como a promoção de leituras dramáticas e oficinas de teatro e performance na cidade. 

IBOPE registra nova pesquisa no TRE

O IBOPE registrou pesquisa de intenção de voto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), na segunda-feira (06), tendo como contratante o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN). O trabalho estatístico que apura informações de sondagem eleitoral para os cargos de presidente da República, governador e senador, apresenta custo de R$ 46 mil, segundo o instituto informa ao Tribunal, no pedido de registro. A realização do levantamento é de 8 a 11 de setembro, com 812 entrevistas.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3(três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Prefeito de Taipu tem 30 dias para nomear todos os concursados

O Promotor de Justiça de Taipú, David Costa Benevides, recomendou ao prefeito municipal que efetue, no prazo máximo de 30 dias, a nomeação e a posse de todos os candidatos aprovados no concurso público realizado no ano de 2007 para cargos efetivos que estejam sendo ocupados por pessoas que não foram aprovadas em concurso anterior.

A recomendação pede ainda que para as convocações seja observada a ordem de classificação no concurso e o distrito ou localidade para o qual logrou-se a aprovação. A prefeitura deve a partir de agora informar ao Ministério Público acerca de todas as exonerações, rescisões contratuais e nomeações realizadas em decorrência da recomendação.
Fonte: Assis Silva

Lauro recebe título de cidadão Macauense

As ações de Lavoisier Maia e Wilma de Faria, enquanto governadores, foram o tom do agradecimento do advogado Lauro Maia, candidato a deputado estadual pelo PSB, que recebeu o título de Cidadão Macauense. O ato aconteceu nesta segunda-feira(6), no Polo de Amo, no Teatro Municipal, onde Lauro recebeu a homenagem da Câmara  Municipal de Macau, uma proposição da presidente da Câmara, a vereadora Fátima Jácome.

Lauro trabalhou em favor da cidade, desde assessor de seu pai, o deputado Lavoisier Maia, em busca de melhorias em favor da cidade que teve benefícios importantes conquistados nos governos de seus pais, Lavoisier Maia e Wilma de Faria.

Lauro Maia lembrou da gestão de Lavoisier Maia, enquanto governador, que garantiu o abastecimento d’água na cidade, quando Lavô ordenou a Caern (Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte) a construir uma adutora, puxando água dos mananciais de Pendências.

Sargento Regina pode perder mandato de vereadora, segundo presidente da OAB

A vereadora Sargento Regina (PDT) corre o risco de perder o mandato no Legislativo municipal em virtude das declarações divulgadas em vídeos, na internet. A informação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Paulo Eduardo Teixeira, que levou o assunto, ontem, à pauta de reunião do Comitê 9840 - movimento de combate à corrupção eleitoral e que reúne diversas entidades. O advogado informou, no entanto, que o Comitê não tem prerrogativa para tomar decisões sobre o caso, levando em conta que os vídeos remetem a uma situação anterior ao atual processo eleitoral. O papel do movimento, segundo ele, é pressionar as instituições - Ministério Público Estadual, Câmara Municipal de Natal e o próprio partido PDT -, responsáveis pela apuração do caso, para que investiguem, o mais rápido possível, a autenticidade dos vídeos.

Polícia prende acusado de liderar quadrilha que assaltou BB de Goianinha

A Polícia Militar prendeu na manhã deste domingo na Praia de Pipa, município de Tibau do Sul o pernambucano Silvano Sales dos Santos, 25 anos, conhecido como “Zelo”. Zelo é apontado pela polícia como sendo o responsável pelo levantamento de informações e planejamento de assaltos a bancos para uma quadrilha com atuação nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

O pernambucano é acusado de chefiar a quadrilha que assaltara o Banco do Brasil de Goinaninha/RN, na última quinta-feira, cujos os demais integrantes foram presos, no mesmo dia, no município de Alhandra, a 36 km de João Pessoa/PB.

Após a prisão, o acusado foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Natal, pois ainda é alvo de outras investigações que estão sendo feitas pela instituição. O restante da quadrilha também permanece detido, aguardando decisão da justiça.

PDT que ouvir versão de Regina

A Executiva Estadual do PDT resolveu se pronunciar sobre as “polêmicas” declarações da vereadora Sargento Regina, divulgadas no Youtube na sexta-feira (3). Na nota encaminhada na noite desta segunda-feira (6), o secretário geral da legenda, Jonny Costa informa sobre a convocação da parlamentar para prestar esclarecimentos ao diretório sobre os últimos acontecimentos.

“O diretório convocará a parlamentar, nesta data (6), pelos instrumentos partidários legais, para que no prazo de oito dias, exercendo o seu direito de defesa, preste os devidos esclarecimentos perante este órgão partidário, fórum competente para avaliar e dar o encaminhamento adequado ao caso”, diz a nota.

O diretório ressalta ainda que “repudia e não convive com práticas políticas que atentem contra a ética e a probidade na vida pública”. A nota diz também que a legenda estará empenhada na apuração dos fatos, comprometendo-se em adotar todas as medidas necessárias.

O presidente do diretório do PDT, Carlos Eduardo também comentou sobre o assunto,por meio de nota, neste domingo (5). O pedetista informou que está afastado da direção por causa da campanha eleitoral ao cargo de governador, mas que acionaria a Executiva do partido para uma convocação do conselho de ética do PDT.

Raniere Barbosa vai entrar na Justiça contra sargento Regina

O vereador Raniere Barbosa (PRB) anunciou na noite desta segunda-feira (6) que vai acionar a Justiça contra a vereadora licenciada sargento Regina (PDT), candidata ao cargo de deputado estadual. O motivo da ação é um vídeo, divulgado na sexta-feira (3) no site YouTube, em que Regina diz que Raniere “deve ter roubado” quando foi secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), na administração passada.

“Sempre tive muito respeito e estima por ela [Regina], não é agora que vou jogar pedras. Mas ela tem que responder pelo que disse. Estamos entrando com uma queixa crime, uma ação civil por danos morais”, contou Raniere, emendando que ficou surpreso com a postura da parlamentar.

“Raniere Barbosa, homem riquíssimo. Raniere é um milionário. Foi secretário de Carlos Eduardo, deve ter roubado o que quis, o que não quis, o que deixou de querer, evidentemente. Politicamente, ele mesmo abre a boca e diz que deve tudo a Carlos Eduardo”, diz a vereadora em trecho do vídeo.