terça-feira, setembro 14, 2010

Iberê responsabiliza municípios pelos problemas do Walfredo e Santa Catarina

Na sua participação no debate realizado pelo Portal Nominuto.com, o governador e candidato a reeleição Iberê Ferreira de Souza, atribuiu durante uma de suas replicas que o caos em que se encontram os hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina são reflexos da incompetência dos municípios que não oferece atendimento de rede básica à população. 

A replica aconteceu após o governador Iberê perguntar a candidata Rosalba como ela avaliava a saúde na capital. Em resposta, a candidata Rosalba avaliou a situação de calamidade, citando os Hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina os dois principais hospitais da capital potiguar. Na replica feita sobre a avaliação de Rosalba, o governador responsabilizou os municípios pela atual situação dos hospitais acima citados.


Acho que o Governador Iberê esqueceu que tem o apoio da maioria dos prefeitos. 


Agora eu pergunto senhores prefeitos: De quem é a culpa?

Passeata da Lata do Papa-Jerimum, em Caicó

O ex-governador e candidato a deputado estadual, Vivaldo Costa (PR), mostrou sua força, e ao mesmo tempo, manteve a tradição, ao realizar mais uma Passeata da Lata, em Caicó.

Ao lado do vereador de Natal Maurício Gurgel; do ex-prefeito de Serra Negra do Norte, Dilvan Monteiro; do ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Valdenor Araújo; do ex-vice-prefeito de Jardim de Piranhas, Alberto Araújo; dos vereadores de Caicó, Nildson Dantas e Sandoval da Silva; do vereador de Serra Negra do Norte, Serginho; do vereador de Timbaúba dos Batistas, Edeílson; o Papa-Jerimum botou o bloco na rua. 

A Passeata da Lata acontece desde 1972. É uma tradição nas campanhas de Vivaldo. Saindo da Praça Manoel Félix, no Bairro Paraíba, a Passeata da Lata percorreu todo o centro de Caicó, e encerrou-se no grande comício de Rosalba, na Praça da Alimentação.

Roberto Germano realiza caminhada em Natal

A campanha do ex-prefeito de Caicó e candidato a deputado estadual Roberto Germano (PCdoB), continua em pleno crescimento também na capital do estado. Na tarde de ontem (13), o candidato  realizou caminhada em alguns bairros da Zona Norte, onde foi acompanhado por várias lideranças e centenas de pessoas de diversos bairros da cidade.

 “Eu quero agradecer a receptividade e o carinho de todos vocês e dizer que a partir de janeiro de 2011, eleito deputado estadual eu estarei aqui constantemente, porque eu vou ser deputado estadual para fazer o meu mandato ao lado do povo, que é quem realmente sabe os reais problemas da comunidade”. Disse Roberto Germano.

Betinho Rosado visita Ufersa

O deputado Federal Betinho Rosado visitou nesta segunda-feira as instalações da Univeridade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) de Mossoró.
Durante a visita, o parlamentar, que foi professor da instituição à época que se chamava Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), conversou com alguns alunos e, inclusive, almoçou nas dependências da Universidade.
Ao se encontrar com reitor Josivan Barbosa e alguns convidados o deputado apresentou um vídeo da “Cidade da Ciência”, projeto apoiado por ele deputado para ser construído em Mossoró e levar o conhecimento da ciência para a capital do Oeste.

Recursos alocados por Sandra Rosado beneficiarão 700 famílias em Bento Fernandes



A deputada federal Sandra Rosado (PSB) visitou as instalações da Associação de Proteção e Apoio à Maternidade e à Infância (APAMI) em Bento Fernandes, durante uma atividade política do município. Para a instituição, a deputada alocou recursos de R$ 100 mil, que auxiliaram na reabertura da Associação.

Os recursos alocados por Sandra beneficiarão diretamente cerca de 700 famílias atendidas pela instituição. Além de contribuir na aquisição de equipamentos, a verba possibilitará a compra de cestas básicas para ajudar as famílias de pacientes atendidos na Unidade.

A Apami de Bento Fernandes estava fechada há cinco anos e no ano passado, a prefeitura do município conseguiu ajuda do poder público, em especial da deputada Sandra Rosado, para retomar as atividades na Associação.

A vitória mais perto com a força de Ceará-Mirim

Durante mobilização neste domingo (12), a cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal confirmou mais uma vez que vai votar no dia 03 de outubro pela renovação na Câmara Federal, optando pela candidatura de Rosy de Sousa. Caminhadas, reuniões e várias atividades foram desenvolvidas em vários bairros e na zona rural do município dos verdes canaviais. Na ocasião, Rosy recebeu manifestações de apoio de dezenas de famílias.

Na visita a Ceará-Mirim, Rosy de Souza mostrou-se sensível aos problemas apresentados pelos moradores e discutiu junto com a população suas propostas de trabalho para o mandato de deputada federal. “Vou lutar pela distribuição de emendas para os municípios, que sofrem problemas nas áreas de saúde e educação, por exemplo, justamente por não ter uma representatividade na Câmara Federal”, disse a candidata, reafirmando seu compromisso de trabalho, ao falar para centenas de moradores que se engajaram no seu projeto político.

Cidade do Sol abraça Paulo Wagner

Nesta segunda-feira (13), o Candidato a Deputado Federal Paulo Wagner deu prioridade aos moradores de Cidade do Sol e Pajuçara, Zona Norte da capital. Nos bairros, ele cumpriu a missão de reafirmar seu compromisso com a segurança e com a iniciativa pública, e recebeu em troca o imenso carinho dos moradores.

O federal do povão caminhou pelas principais avenidas do bairro Cidade do Sol, de onde saíram em direção ao bairro de Pajuçara. Lá os líderes Neto Câmara e Vanuza o esperavam para realizar uma grande mobilização pelas ruas do bairro.

Vereador Lucicláudio homenageia Fátima com titulo de cidadã santacruzense

Durante visita à cidade de Santa Cruz, a deputada federal Fátima Bezerra recebeu o título de cidadã santacruzense. A iniciativa foi do vereador Lucicláudio Bezerra (PT).

Dentre as ações de Fátima Bezerra pelo município, destaca a sua luta pela implantação do Ponto de Cultura, a reabertura do Campus da UFRN e da instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).

Ao receber o título, Fátima falou da emoção do reconhecimento. “Fiquei muito feliz ao saber que seria homenageada com o título de cidadã santacruzense. Hoje estou mais ainda, por está recebendo este título na rua, junto com o povo de Santa Cruz”, disse.

A entrega aconteceu em frente ao Ponto de Cultura, no bairro Paraíso. Participaram dessa homenagem o vereador em Currais Novos pelo PT, Odon Júnior que está candidato á deputado estadual, militantes petistas e simpatizantes da atuação do mandato de Fátima Bezerra.

Antônio Petronilo tem apoio em Lagoa de Velhos



O candidato a deputado estadual, o médico Dr. Antônio Petronilo conta com o apoio do ceramista José Hipólito em Lagoa de Velhos. 

Vereador Franklin Capistrano declara apoio a João Maia

O deputado e candidato João Maia (PR) esteve presente, nesta segunda-feira à noite, ao evento promovido pelo vereador de Natal, Franklin Capistrano (PSB), que reuniu centenas de amigos para apresentar seus candidatos.

O evento aconteceu no Gilson Buffet, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, e contou com as presenças do governador e candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB), do deputado federal João Maia (PR) e da deputada estadual Márcia Maia (PSB). “Estes são os amigos que escolhi para caminhar nestas eleições. Tenho 50 anos de vida pública e me orgulho de jamais ter decepcionado quem votou em mim. Por isso, me sinto tranquilo em apresentar para vocês quem acredito ter compromisso e responsabilidade com povo do RN”, justificou Franklin Capistrano.

Miguel Weber participa de encontro com CDL

O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) ficou lotado na noite desta segunda-feira (13). Um encontro, organizado pelo secretário municipal Tertuliano Pinheiro, reuniu os senadores, candidatos à reeleição, José Agripino e Garibaldi Filho, a candidata a Deputada Federal, Rosy de Sousa, o candidato a Deputado Estadual, Miguel Weber 43123, e a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, em prol das candidaturas dos futuros representantes do estado ao lado de Rosalba Ciarlini.

Cerca de 200 pessoas compareceram para conhecer as propostas dos candidatos e firmar seu compromisso com a mudança. Durante seu pronunciamento, Miguel Weber 43123, futuro Deputado Estadual, destacou a importância da eleição de Rosalba Ciarlini como governadora do estado. "Somos parte de um grupo político que quer trabalhar para os potiguares. Sempre segui o exemplo do senador Carlos Alberto e agora de minha esposa, a prefeita Micarla de Sousa, e vou trabalhar com empenho para que o Rio Grande do Norte seja reconhecido como merece", disse.

Walter visita 13 municípios em todo o RN

Em três dias de campanha, o deputado estadual e candidato à reeleição Walter Alves (PMDB) visitou 13 municípios de todo o RN.
Desde quinta-feira (09), Walter vem cumprindo extensa agenda na fase final de sua campanha. Nesta última quinta-feira, o peemedebista esteve em Barcelona ao lado do prefeito Zamith, em Santa Maria com Dota, e em Lajes com Benes Leocádio.
Na sexta-feira (10), Walter foi recebido por Odonilson e Jairo, em Baía Formosa. Logo em seguida foi para Montanhas sendo recebido desta vez por doutor Jair e, finalizando o dia, participou de caminhada em Pedro Velho, com o prefeito do município, doutor Lenivaldo.
No sábado (11), o parlamentar foi para Pedro Avelino onde conta com o apoio de Alexandre Sobrinho e Biscuit. Após grande caminhada pelas ruas da cidade, com a participação do deputado federal Henrique Eduardo, Walter foi para o aniversário da ex-prefeita de Rui Barbosa, Maria Targino.
O sábado foi encerrado em uma caminhada e comício pelas ruas de Santana do Matos ao lado do advogado e ex-deputado Paulo de Tarso.
No domingo (12) pela manhã, o deputado participou de caminhada pela feira de Goianinha, ao lado do vereador Odilon. Em seguida, encontrou-se com o ex-prefeito de Espírito Santo, Chico Araújo para carreata pelas ruas do município, e em seguida comício em Tabocas.
Encerrando em Espírito Santo, o deputado se dirigiu para Alto do Rodrigues para encontrar o vereador Zé de Zeca em reunião. Após Alto do Rodrigues, Walter reuni-use com lideranças em Taipu e finalizou o dia em Lagoa Salgada, ao lado da vereadora professora Francisca e Carlinhos Tobias, liderança do município.

Rogério Marinho relembra críticas sofridas na campanha de 2006.

Candidato à reeleição pelo PSDB, o deputado federal Rogério Marinho afirmou durante sua caminhada no bairro Panatis II nesta segunda-feira (13), que sua reeleição será a expressão do povo de Natal e do RN em eleger um político que é símbolo de trabalho por uma educação pública de qualidade.

Rogério relembrou sua campanha de 2006. “Muitas pessoas criticaram a ousadia de um vereador se candidatar a deputado federal. Diziam que nós não passaríamos da ponte do Igapó e cá estamos nós, quatro anos depois caminhando e recebendo o carinho da Zona Norte”, declarou o deputado.

O parlamentar, que cresce a cada pesquisa de intenção de voto, acredita que o povo não fará diferente no dia três de outubro. “Tenho certeza que a amizade, o carinho e o trabalho de vocês nos farão vitoriosos mais uma vez, repetindo a dose nos elegendo o deputado mais votado de Natal”, afirmou.

Dobradinha de Fabio e Gesane em Canguaretama

A agenda política do deputado Fábio Faria nessa segunda-feira (13) contou com uma movimentação da coligação Força da União nos municípios de Vila Flor, onde o federal recebe o apoio do prefeito Aldinho; e em Canguaretama, local escolhido para o grande comício de encerramento da mobilização. No município da região Agreste, Fábio faz parceria com a deputada estadual Gesane Marinho, que também concorre à reeleição pelo PMN. 

Antes de se juntar a Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, Fábio Faria caminhou em Pedro Velho com o ex-prefeito Jalmir Macêdo. Também visitou a feira do município de São Rafael, ao lado do candidato a deputado estadual Ricardo Motta.

Jardim de Piranhas recebe a visit de Lauro Maia

Lauro Maia esteve neste domingo (12) no  município de Jardim de Piranhas onde se encontrou com o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Macaco, que reuniu em sua residência outros apoiadores da candidatura do Lauro.

Prefeito de Nova Cruz realiza mobilização para receber deputados e senador

Nesta segunda feira O prefeito Flávio Azevedo (PMDB) convocou seus aliados e admiradores para uma passeata que contou com a participação do senador Garibaldi Filho (PMDB), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) prestigiaram a mobilização, que atraiu milhares de pessoas.

Prefeito de Pedro Avelino oficializa apoio a Tomba


 Luiz Antônio Lourenço de Farias, o Tomba, esteve nu município de Pedro Avelino, onde foi apresentado ao povo pelo prefeito Élson Trindade e demais lideranças políticas locais. “Demoramos para apresentar o nosso candidato porque queríamos escolher certo. E agora temos a certeza de que é ele, Tomba, que vai ajudar na luta de construir um Pedro Avelino melhor”, disse o prefeito Élson.

Preso líder da quadrilha que atuou em Monte Alegre

A polícia prendeu o líder da quadrilha responsável por momentos de tensão em Monte Alegre, no dia 18 de agosto. O paraibano Josuel Silva Gomes foi preso na cidade de Bom Jesus por força de mandado de prisão, na madrugada desta terça-feira (14). Além dele, a polícia prendeu Helenilson da Silva Coutinho e João Paulo da Silva.

Os três tinham mandados de prisão expedidos pela justiça de Monte Alegre e, de acordo com o delegado Márcio Delgado, responsável pelas prisões, Josuel é apontado como o autor de pelo menos dez roubos a bancos na Paraíba.

“Ele era foragido de lá, com vários mandados de prisão. Com isso, começou a montar a quadrilha aqui no Rio Grande do Norte e iriam roubar o Banco do Brasil de Monte Alegre”, revela o delegado.

Presidente da Câmara de Campo Redondo anuncia apoio a Kelps Lima

O presidente da Câmara de Vereadores do município de Campo Redondo, Manoel Egídio, reuniu dezenas de amigos neste fim de semana para anunciar seu voto e seu apoio à candidatura do advogado Kelps Lima a deputado estadual pelo Partido da República (PR),.
Manoel Egídio, que aspira candidatura a prefeito em 2012, está no quarto mandato de vereador e já está eleito por antecipação para o seu terceiro mandato como presidente da Câmara. “Vou sair de casa em casa pedindo o voto para este jovem candidato que vai trazer recursos para o nosso município”.
Além de Manoel Egídio, também declararam apoio a Kelps as lideranças Novo Félix, Paulinho de Odilon e o suplente de vereador Santana.
Kelps agradeceu o apoio e disse que se for eleito não será necessário Manoel Egídio ir bater no gabinete dele em Natal, na Assembleia Legislativa, para pedir apoio e emendas para Campo Redondo. Ele próprio, já como deputado, irá ao município ver as maiores carências e encaminhar os recursos específicos para saná-las.

Garoto e atacado por cachorro em São João do Sabugi

O garoto Cledson da Costa Mariz, de apenas 04 quatro anos de idade, foi atacada por uma animal tipo “cachorro”,  na tarde do último domingo no sitio Vaca Brava, zona rural de São João do Sabugi.
A criança foi atacado na região acima do pescoço e foi salvo porque sua mãe estava próximo e quando percebeu que o cachorro havia atacado seu filho, correu e conseguiu espantar o animal.

De acordo com informações repassadas pela mãe do garoto,  identificada por Josicleide Costa dos Santos, o ataque aconteceu quando o menino passou próximo ao cachorro que estava amarrado quando o cachorro avançou e começou a mordê-lo. A criança foi conduzida até o Hospital Regional do Seridó, onde foi atendido, medicado e ficou em observação médica.  O Estado da criança é considerado estável,  as mordidas não atingiram áreas consideras de risco.

Fonte: Cardoso Silva

Implantação da Vitamilho começa em outubro

A partir do mês de outubro a Campo Brasil Indústria e Comércio Ltda dará início ao seu plano de expansão fabril com a implantação de uma nova fábrica da Vitamilho, em Barreiras. As obras serão executadas em uma área de 120 mil m2 no distrito industrial. A principal atividade da Campo Brasil é a produção e comercialização de canjicas de milho para a indústria de pipocas, salgadinhos e outros alimentos à base de milho, farinhas e flocão para consumo humano, ração e farelo de milho para consumo animal e processamento de arroz para produção de flocão de arroz.

A capacidade total de processamento de 216 mil toneladas/ano de milho in-natura e 3.600 toneladas/ano de arroz. A estimativa é que sejam gerados 220 postos de trabalho e mais de 660 empregos indiretos decorrentes das atividades secundárias. O investimento na fábrica de Barreiras é de R$ 35 milhões, segundo informações da Campo Brasil.

A instalação da Vitamilho no município é uma conquista do Governo Cidade Mãe, por meio da Secretaria de Agronegócios. Durante a 28ª Expobarreiras, foi realizada a assinatura de um protocolo de intenções entre a indústria e o poder público. Agora, concretizado com o início das obras de construção da fábrica.

“Estamos recolocando Barreiras no caminho do progresso. Lutamos muito para que grandes empresas como a Vitamilho viessem para nossa cidade, gerando mais emprego e renda para nossa população. Vamos continuar desempenhando esse grande trabalho em prol do desenvolvimento de Barreiras”, disse a prefeita Jusmari Oliveira.

Segundo o secretário de Agronegócios, Celito Breda uma das grandes vantagens da atração da Vitamilho para Barreiras é a de agregar valor à produção agrícola regional. "A matéria prima será toda da própria região isso além de viabilizar o negócio porque o preço dos produtos será bastante acessível para a indústria, dará novas oportunidades para pessoas da região em conquistar um emprego", analisa.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Justiça determina prazo de validade do concurso da PM

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, declarou que o prazo de validade do Concurso Público para Soldado da Polícia Militar, convocado pelo Edital nº 001/2005, iniciou-se em 10 de janeiro de 2007, data em que foi publicado o resultado da 4ª e última etapa do concurso, devendo se encerrar em 10 de janeiro de 2011, uma vez que o prazo do certame foi prorrogado por mais dois anos, sendo está última a data limite para eventuais e futuras nomeações de Soldados da PM que conseguirem aprovação no Curso de Formação a que se refere o Edital nº 001/2005. A sentença atende parcialmente o pedido do Ministério Público em uma Ação Civil Pública movida contra Estado do Rio Grande do Norte.

Na ação, o Órgão Ministerial afirmou que o Estado descumpriu o Edital 001/2005, que estabelece normas para o concurso público de provimento de cargos de soldado da Polícia Militar, uma vez que convocou candidatos faltosos e inaptos para nova realização de exames de avaliação de condicionamento físico. Disse ainda que foram convocados 650 para o preenchimento de 542 vagas, e dentre os convocados 96 foram considerados inaptos e 167 faltaram à realização do exame de avaliação física.

Dessa forma, alega que apenas 387 foram considerados aptos na 2ª fase do concurso, o que resultou na impossibilidade de preenchimento de 155 vagas. Sustentou que ao invés de convocar os demais candidatos aprovados para preencher as 155 vagas restantes, o Comando da PM reconvocou 65 candidatos faltosos ou inaptos.

Para o Ministério Público, é irregular a reconvocação dos candidatos faltosos e inaptos nos exames de avaliação de condicionamento físico. Disse existirem vagas remanescentes e que há previsão orçamentária para contratação de novos policiais, e ainda que existe direito subjetivo à nomeação dos aprovados. Defendeu que o aumento da criminalidade está a exigir que haja um incremento do policiamento nas ruas.

O magistrado que analisou o caso entendeu que se o concurso encerrou-se na data de 10.01.2007, com a publicação dos resultados da 4ª etapa, deve-se contar a partir de então o prazo de validade do concurso, o que, considerando-se que o Estado prorrogou o prazo de validade por mais dois anos, leva-o à conclusão que o concurso somente terá seu prazo de validade encerrado em 10.01.2011.

Segundo o juiz, o Estado também terá esse mesmo prazo para realizar as nomeações dos aprovados que concluíram todas as fases do certame, consoante regra do item 9.7 do Edital. Dessa forma, o Estado tem até o dia 10.01.2011 para realizar e concluir o curso de formação de todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores, inclusive daquele que realizaram essas etapas através de segunda chamada, realizada pelo Comando da Polícia Militar, consoante Edital n 0066/2009, e para nomear os aprovados.

Ele ressaltou que o Comando da PM, no uso de suas atribuições legais, resolveu deferir requerimentos administrativos de candidatos que se sentiram prejudicados ou que faltaram nos exames de avaliação de condicionamento físico (2ª etapa), assim como convocou suplentes para a realização dos exames, o fazendo dentro da previsão de disponibilidade de vagas, que aumentou de 20% para 40% sobre o número de vagas oferecidas inicialmente. “Tenho que não há ilegalidade neste proceder do Estado, consoante as regras da discricionariedade políticas que lhe são tributadas pela Constituição e pelas leis”, decidiu.

Assim, julgou como data limite para encerramento do prazo de validade do concurso a data de 10 de janeiro de 2011. (Ação Civil Pública: 001.10.003189-8 )
Informações do TJ/RN

Caern monitora qualidade da água na adutora Monsenhor Expedito

Para garantir a qualidade da água distribuída às cidades atendidas pela adutora Monsenhor Expedito, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando trabalhos de monitoramento dos sete poços, durante toda esta segunda feira (13). O serviço, que é realizado periodicamente, causa redução em média de 30% na oferta de água oriunda dos poços tubulares e por esse motivo a empresa recomenda aos usuários, economizar o produto até a normalização do abastecimento prevista para amanhã (14).

A água da adutora Monsenhor Expedito é captada na lagoa do Bonfim e mais sete poços instalados nas margens da própria lagoa. A adutora beneficia 162.550 habitantes distribuídos nas seguintes localidades: Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D'Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintadas e comunidades rurais.

Consult será divulgada no início da tarde


Confirmada esta quarta-feira a divulgação da pesquisa Consult. O trabalho foi encomendado pela SimTV e será divulgado no início da tarde.

Gama também divulga pesquisa

Governo
Rosalba - 48,1%
Iberê 20,7%
Carlos Eduardo - 10,1%
Outros - 1%
Brancos/Nulos - 6,3%
Não Sabe/Não Respondeu - 16,7%

Senado 
Garibaldi - 53,7%
Agripino - 44,5%
Wilma - 34,6%
Hugo - 5,6%
Outros - 3,1%

Confira os novos números da Pesquisa Start desta segunda-feira (13)

Governo

Rosalba Ciarlini 43,4%
Iberê Ferreira 28,3%
Carlos Eduardo 9,2%.
Sandro Pimentel 0,5
Roberto Ronconi 0,3%
Simone Dutra 0,2%
Bartô Moreira 0,1%.

Segundo o levantamento, brancos e nulos somam 6,5% e não souberam ou não responderam 11,4%.

Senado

Garibaldi Alves Filho 50%
José Agripino 41,2%
Wilma de Faria 35,9%
Hugo Manso  7,1%
Sávio Hackradt 1%

Brancos e nulos somam 20% e não sabem ou não responderam chega a 41,6% das intenções. Os demais candidatos não pontuaram 1% cada.

Deputado Estadual

Nelter Queiróz - 3,6%
Tomba - 3,5%
Larissa Rosado - 3,3%
Ezequiel Ferreira - 3,3%
Walter Alves - 2,6%
Kelps Lima - 2,5%
Luiz Almir - 2,4%
Dr. Leonardo - 2,4%
Gesane Marinho - 2,4%
Getúlio Rego - 2,3%
Vivaldo Costa - 1,8%
Gilson Moura - 1,8%
Agnelo Alves - 1,7%
Lauro Maia - 1,2%
Ricardo Motta - 1,0%
Fábio Dantas - 1,0%
Gustavo Carvalho - 1,0%
Gustavo Fernandes - 0,9%
Dr. Antonio Petronilo - 0,9%
Roberto Germano - 0,8%
Poti Jr. 0,8%
Flaviano Monteiro - 0,8%
Miguel Weber - 0,7%
Dr. Pio - 0,7%
Cláudio Porpino - 0,7%
Antonio Jácome - 0,7%
Marcia Maia - 0,7%
José Dias - 0,7%

Deputado Federal

João Maia - 9,3%
Henrique Eduardo Alves - 8,6%
Fátima Bezerra - 6,7%
Fábio Faria - 5,7%
Felipe Maia - 5,0%
Paulo Wagner - 2,5%
Rogério Marinho - 2,4%
Betinho Rosado - 2,3%
Sandra Rosado - 1,4%
Vober Jr - 1,2%
Rosy de Souza - 0,5%
Adenúbio Melo - 0,4%

Municípios ouvidos
Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal.


Os municípios foram escolhidos por sorteio de acordo com as suas respectivas mesorregiões. A quantidade de questionários segue a proporcionalidade da população de cada região, tomando por base números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A margem de erro é de 2,52 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e divulgada pelo jornal Correio da Tarde.

A pesquisa ouviu 1530 pessoas entre os dias 4 e 6 de setembro, em 37 municípios do Rio Grande do Norte. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 26.033/ 2010.

Potiguar é campeão da Copa do Mundo de Jiu-jitsu

O potiguar Fernando Ricardo Braga Neves Sobrinho, de Goianinha, foi campeão da Copa do Mundo de Jiu-Jítsu na categoria até 64 kg, disputada em agosto em Salvador/BA. O atleta disputou dois combates e venceu por pontos os adversários, um de São Paulo e outro da Bahia.

O paulista, primeiro adversário, foi derrotado por 4 x 2 , com duas raspagens de omoplata. A final foi contra um dos lutadores da casa e terminou com a vitória do potiguar por 2 x 0, com uma raspagem de guarda. Segundo o atleta, a luta foi umas das mais duras, pois ele teve que suportar a pressão da torcida.

O atleta também é tri-campeão estadual (2006/2007/2008), campeão europeu (Lisboa/Portugal) e campeão da Copa Internacional (Paris/França), ambos os títulos conquistados em 2008. Em 2009 o atleta foi vice-campeão europeu em Geneve/Suíça, terceiro colocado no Panamericano de Salvador/BA, terceiro no Sulamericano de Cabo Frio, no RJ, e terceiro na seletiva de Abu Dhabi, em Gramado/RS.

Em 2010, ele foi campeão Sulamericano em Jaguariúna/SP, vice da Copa America em Manaus/AM, além da Copa do Mundo de Salvador. O atleta vai disputar em outubro o Pan Americano de Brasília/DF e em novembro o Campeonato Europeu em Milão/Itália.

Goleiro, ídolo e homossexual assumido

O município de Goianinha é um exemplo de combate ao preconceito no futebol. O Palmeira time local que representa a cidade na Segunda Divisão do Campeonato Potiguar, tem um atleta assumidamente homossexual. O goleiro Jamerson Michel da Costa, mais conhecido por Messi, é ídolo na cidade, que tem pouco mais de 20 mil habitantes
Messi, de 24 anos, diz que escolheu a sua opção sexual desde jovem e sempre tentou vencer o preconceito, mesmo tendo nascido na pequena cidade de Passagem, que tem cerca de três mil habitantes. Para ele, a barreira já foi quebrada, tanto que o goleiro diz que sequer lembra a última vez que foi ofendido. “Todo mundo encara normalmente, a minha escolha. Ouço uma brincadeira ou outra, mas não me ofendo. Não sinto preconceito de ninguém e nunca escondi que sou homossexual”, disse o goleiro.
Determinado em lutar pelos direitos dos homossexuais, Messi também se veste com roupas femininas quando sai para namorar, sem esconder a sua identidade, mesmo sendo um jogador profissional. “Me visto e me comporto como me sinto bem. Sou do meu jeito e não escondo de ninguém do que realmente gosto. Mas procuro nunca desrespeitar ninguém”, comenta.
E Messi mora na casa dos atletas do clube, dividindo o mesmo espaço com os zagueiros Zig Zig e Pedro Pancada, além do meia Jozicley. Os três atletas contam que o jogador realmente é muito respeitoso com os companheiros. O zagueiro Zig Zig, que convive com o goleiro a cerca de três anos, afirma que jamais o viu desrespeitando um heterossexual.
“Ele é uma pessoa respeitada pelo seu caráter e procura nunca ser mal interpretado por alguém que seja hetero. Nunca o vi querendo ver jogador pelado ou dando em cima de algum heterossexual. A gente sabe que ele tem os namorados dele, mas é tudo muito reservado”, comentou Zig Zig.
O presidente do Palmeira, Cláudio José Freire, conhecido popularmente por Cal, diz que a opção sexual fez inclusive com que Messi virasse xodó da torcida. “O pessoal brinca com a opção sexual dele e ele acha bom demais. Eu quero é que digam alguma coisa, porque ele fica todo feliz e não deixa passar nada”, brinca Cal.

Lula não virá mais ao RN esta semana

A vinda do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Norte que estava prevista para a próxima quarta-feira (15) está suspensa. A informação foi passada pela deputada Fátima Bezerra, coordenadora da campanha de Dilma Roussef no estado.

Segundo a deputada, a secretaria da Presidência da República afirmou que a agenda administrativa do presidente para esta semana está toda cancelada.

Mais um feriado nacional

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, poderá passar a ser comemorado como feriado nacional. Projeto nesse sentido deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, sem seguida, apreciado em Plenário.

A data já reconhecida e celebrada como feriado em 225 cidades de 11 estados, inclusive três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). O dia 20 de novembro foi escolhido por ter sido a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.

O projeto original que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PLS 520/03), de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), previa apenas a data, mas não o feriado. Na justificação da matéria, Serys argumenta que sua proposta visa criar uma oportunidade para a reflexão sobre o preconceito ainda existente na sociedade brasileira.
Aprovado pelo Senado, o texto foi enviado à Câmara dos Deputados e apensado a outra proposta (PLS 302/2004), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que propunha o dia 20 de novembro como feriado nacional.
Os deputados elaboraram texto substitutivo dos projetos, instituindo não só a data, como também o feriado. Enviado para nova votação no Senado, o projeto passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que rejeitou a criação do feriado, mantendo a proposta original de Serys. Na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), entretanto, onde a proposta poderá ser votada na próxima reunião, o relator, senador Paulo Paim, apresenta parecer favorável à criação do feriado.

Segundo Paim, "é necessário avançar nesta questão e fazer com que a data dedicada ao tema 'consciência negra' seja equiparada a outras, essenciais para a sociedade brasileira, como o dia 21 de abril, dedicado a Tiradentes e às causas libertárias; o dia 7 de setembro, marco da independência nacional; e o dia 15 de novembro, em que se celebra o fato de maior relevância da história da República" - justifica, em seu parecer.

Caern adquire novos equipamentos para melhorar oferta de água no Alto Oeste

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está desenvolvendo um programa de substituição de conjuntos motobombas, melhorando a distribuição de água para várias cidades do Alto Oeste. Os municípios beneficiados são Riacho de Santana, Serrinha dos Pintos, Itaú e Frutuoso Gomes. Com as novas bombas, a Caern teve condições não só de aumentar a oferta de água como de impedir que a população seja prejudicada pela falta do produto nas torneiras. 

No município de Riacho de Santana, a oferta de água foi aumentada em 50%, enquanto que em Itaú, foram beneficiadas três mil pessoas nos bairros Felicidade e Parabólica, também através de melhorias no sistema de bombeamento. Já Serrinha do Canto, no município de Serrinha dos Pintos, teve a oferta de água ampliada em 100%, passando de 8 mil para 16 mil litros por hora, atendendo a 1.200 pessoas do distrito. 

Em Frutuoso Gomes, a Caern melhorou a oferta de água em 50%, instalando um novo conjunto de bombas, com capacidade para 45 mil litros de água por hora, beneficiando mais de 4 mil pessoas da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado na região Oeste do Estado. Somente em Mossoró, o investimento na ampliação da rede de abastecimento de água totaliza R$ 119 milhões. Se incluído o valor da adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado na região, esse investimento salta para mais de R$ 230 milhões. 


Governo começa a implantar o Telemedicina em todo o RN

 O Governo do Estado começou a implementar o serviço de Telemedicina. A partir desta segunda-feira (13), os municípios potiguares começam a receber o eletrocardiógrafo em suas unidades de saúde. Ao todo serão entregues 238 eletrocardiógrafos em todos os municípios do Estado. "Esse programa irá estender o atendimento especializado para todas as partes do Estado, salvando muitas vidas", ressalta o governador Iberê Ferreira. O serviço será coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap)


De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Carlos Eduardo Costa, profissionais de unidades de saúde na Grande Natal já estão sendo qualificados para operar o serviço. "Na sequência, treinaremos os profissionais das outras regiões do Estado", disse.

Com o serviço Telemedicina será possível que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos postos de saúde - que não dispõem de médicos especializados - sejam encaminhados para a Central da Telemedicina, que responderá em questão de minutos com seus respectivos laudos.

De posse da leitura do exame e do laudo, o médico do posto de saúde terá condição de fazer o tratamento inicial, e, se for o caso, encaminhar o paciente para um especialista ou um hospital de alta complexidade. Essa ação beneficia o paciente que, em tempo hábil e na sua própria comunidade, recebe o diagnóstico especializado e o tratamento médico eficaz. 

Além de reduzir os custos, por evitar que o paciente necessite de tratamentos de alta complexidade, o sistema irá amenizar a carência na prestação do serviço por contar com um cardiologista de plantão 24 horas por dia.



Serviço


Com o sistema, o usuário poderá se consultar com um médico de qualquer especialidade e fazer o exame eletrocardiograma. Em seguida, a unidade de saúde entra em contato com o Centro de Telemedicina, através de um número 0800, e terá dentro de minutos a avaliação e o laudo de um cardiologista de plantão, via fax ou email.

Os exames ficam gravados em um servidor no Centro, desse modo, ao ser repetido o eletrocardiograma poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente.

Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.

Estudantes do RN recebem premiação do concurso Parlamento Juvenil do Mercosul

Os estudantes potiguares do ensino médio Franco Bareze Silva Vital, da escola estadual Joaquim José de Medeiros, em Cruzeta, Rafael da Silva Cunha, da escola professor Francisco Veras, em Angicos, e Adriane Figueiredo Tomaz da Silva, da escola estadual Felismino José da Costa, em Monte das Gameleiras, acompanhados da professora Maria dos Milagres Zeferino, da escola Joaquim José de Medeiros, vão receber em Brasília, a premiação do concurso "A Escola de Ensino Médio que Queremos", uma promoção do MEC, em parceria com as secretarias estaduais de educação. 

O evento acontece a partir desta terça-feira (14) até o dia 26 de setembro. O critério de seleção usado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (SEEC) para apontar os representantes para a seleção nacional foi à apresentação de um cordel sobre o tema "O Ensino Médio que Queremos".

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto, cujo principal objetivo é abrir espaço de participação juvenil que possibilitem a troca, discussão e diálogo sobre temas vincu­lados com a vida presente e futura dos jovens. Ele propõe-se a contribuir para a for­mação política e de cidadania dos jovens oferecendo-lhes ferramentas que os ha­bilitem como participantes ativos nos grupos e nas comunidades das quais fazem parte.