sexta-feira, setembro 17, 2010

Sitio Novo recebe Ônibus Escolar

Na última sexta-feira (10) o município de Sitio Novo, em fim recebeu seu ônibus escolar que tem capacidade para transportar 43 alunos.
Assim que chegou ao município o veiculo foi logo apresentado a população, o motorista da empresa responsável pela entrega do veiculo conduziu o ônibus escolar ao som um carro e fogos um locutor anunciava a chegada do veiculo de que passava pelas ruas da cidade em clima de festa.     

Ex-prefeito de Tangará destaca a importância de umas maiores obras da Prefeita de Sitio Novo

Gija destacou em seu programa de rádio Tangará em Destaque deste domingo realizado na rádio Tangará FM, a felicidade pela qual passou na noite de sábado (11) em Sitio Novo durante a realização do I Festival de Voz e Violão organizado pelo ex-prefeito Chiquinho Camilo.

Evento esse que foi realizado na praça central da cidade, que foi uma das mais importantes obras da prefeita Wanira. E a prova disso segundo Gija é o beneficio que a obra gera a toda população do município que além de um novo espaço para o lazer e realizações de eventos como o deste sábado, viu que aquela obra que foi uma das propostas da prefeita durante seu primeiro mandato, vem atendendo a população que lota o espaço que foi construído exclusivamente para atender a população durante os eventos realizados no município.

Lembrou ainda que a antiga praça além de pequena não era bem conservada pela a gestão anterior, que o prédio dos correios que ficava na antiga praça, não atendia com dignidade os usuários que tinham que aguardar o atendimento ao relento. Que foi através do projeto de construção da nova praça idealizado pela prefeita Wanira, foi construído um novo prédio dos correios com amplo espaço e conforto aos usuários da agencia.

Representantes da Associação Norteriograndense de Psiquiatria (ANP) formalizam apoio a Rosalba

A Associação Norteriograndense de Psiquiatria (ANP), representada por sua atual presidente Dra. Myrna M. Chaves, Dra. Maria das Gracas Caldas Galvão, Membro do Conselho Fiscal, e pela Dra. Helena M. Calil,  se reuniu no último final de semana em Brasilia, por ocasião do V Simpósio Internacional sobre Depressão e Transtorno Bipolar, organizado pelo Dr. Antonio Geraldo da Silva, Presidente da Associação de Psiquiatrica de Brasília. Durante o evento, decidiram formalizar o apoio da ANP a senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao governo do Estado do Rio Grande do Norte pela coligação A Força da União. 

Quatro cidades do agreste recebem a Caravana da Força da União



Em visitas as cidades do Agreste, região do vice-governador Robinson Faria, ontem (15), a candidata ao governo do Estado Rosalba Ciarlini esteve em Várzea, São José do Campestre, Serra de São Bento e Passa e Fica. O tom do discurso de Rosalba foi de união para fazer o Rio Grande do Norte acontecer.
Rosalba destacou a importância da região ter pela primeira vez um vice-governador e o compromisso que eles assumem com o futuro do RN. “Nunca o Agreste teve tão perto de ter um vice-governador. Chegou a hora do Agreste mostrar sua força e ajudar Rosalba e Robinson”, afirmou Rosalba.
Robinson disse que a cada dia que passa tem a certeza que tomou a decisão certa de ter aceitado ser o vice-governador de Rosalba. “Ela é uma pessoa simples, que gosta de povo, se preocupa com as pessoas e cativa e já mostrou que é capaz. Tenho certeza que juntos vamos fazer o Rio Grande do Norte acontecer”, disse.
Para Rosalba o compromisso de seu governo será desenvolver a região que é tão próxima da capital, mas que faltam oportunidades. Profissionalizar os jovens para garantir emprego é uma das metas de Rosalba e Robinson. “Vamos reconstruir o RN, com união, com a certeza que faremos um trabalho sério para dar melhores condições a todos os norte-rio-grandenses”.
Rosalba, que nas eleições anteriores foi apoiada, no Agreste, por grupos diferentes dos de Robinson, destacou a importância da união nas cidades por onde passou. “Nós precisamos de união. Passada a eleição e eu eleita, tenham certeza que vou chamar toda bancada, pois estaremos tratando do futuro do RN e a única bandeira será a do nosso Estado”, enfatizou Rosalba.

Carlos Eduardo se compromete em melhorar a mobilidade região potengi



O candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) detalhou seus planos para melhorar a mobilidade regional nesta quinta-feira (16), quando fez corpo-a-corpo e comícios em seis cidades da região Potengi. “O interior está vivendo uma boa fase econômica por conta das políticas de transferência de renda e aumento do salário mínimo do presidente Lula. Nós precisamos pavimentar a ligação entre os distritos porque ela permitirá maior intercâmbio do comércio, o transporte de produtos da agricultura familiar, a segurança, a educação. Vou ligar o Potengi a outras partes do Rio Grande do Norte, através de estradas”, disse ele, em Lagoa de Velhos.

Já era tarde da noite e ele visitara Santa Maria, Riachuelo, Rui Barbosa e Barcelona. Encerraria o dia em São Tomé.

Em seu Programa de Governo, Carlos Eduardo lança um olhar especial para a logística dos pequenos negócios que, como as pequenas empresas, geram um grande benefício global. O projeto consiste em pavimentar as estradas que ligam os distritos às sedes dos municípios de acordo com o contexto social, ambiental e econômico, e não com uma reta, como era feito antigamente. E em ligar essas sedes às rodovias estaduais e federais. 

Ele se comprometeu em pavimentar as estradas entre São Tomé e Cerro-Corá e entre Rui Barbosa e Riachuelo, especificamente.

Em Rui Barbosa, Carlos Eduardo lembrou emocionado que naquela cidade fez o primeiro discurso de sua vida, aos 15 anos. “O tempo passou e eu nunca me esqueci daquele dia. Volto a Rui Barbosa para fazer novo discurso, agora como futuro governador do Rio Grande do Norte”. 

Em Barcelona, ele falou sobre o projeto de construir um distrito industrial no Potengi aliado ao centro de ensino profissionalizante, pesquisa e inovação tecnológica. Ele também disse que erradicará as casas de taipa a partir de projetos de urbanização integrada, em que as casas são construídas dentro de um planejamento de transporte, educação, saúde e saneamento básico. “É inacreditável, é injustificável que em pleno século 21 as pessoas ainda morem em casas de taipa”. 

Em São Tomé, Carlos Eduardo falou sobre os planos de promover a regularização fundiária dos assentamentos, da reforma agrária, de trazer assistência técnica para o campo, de ampliar o Programa Nacional de Agricultura Familiar e da capacitação profissional dos agricultores rurais.

O candidato do PDT percorreu o Potengi acompanhado de lideranças da região, presidentes do PCdoB e do PDT dos municípios, vereadores e candidatos da chapa proporcional.

Vereador do PR de Parelhas declara apoio a iberê

O vereador Canindé Moreno, liderança do PR do município de Parelhas, anunciou o apoio à reeleição de Iberê. O anúncio foi feito em encontro realizado na manhã desta sexta-feira (17), na capital potiguar. Do encontro também participou o deputado João Maia, que pleiteia a renovação do mandato.

Touros e Mato Grande recebem mobilização da Coligação Vitória do Povo

O município de Touros e a região do Mato Grande receberam na noite desta quinta-feira (16) com otimismo e confiança no triunfo de Iberê, Vilma, João Maia e outros candidatos da Vitória do Povo. Prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, além de lideranças de toda a região estiveram presentes na recepção à coligação.

“Eu apoio e peço o voto para Iberê porque ele é o governador de Lula e vai dar continuidade a tudo de bom que temos feito por Touros, do abastecimento d’agua à saúde, da educação à segurança, da assistência ao homem do campo à habitação”, disse a prefeita Luciana Farias. “Peço o voto também para Vilma, a nossa guerreira, que vai ao Senado para continuar trabalhando em favor de Touros e do Rio Grande do Norte”, completou.

Em Touros, além da prefeita Luciana Farias e de Marcos Chimbinha, liderança política do município, Iberê e Vilma recebem apoio do vice-prefeito Júnior da Emater, dos vereadores Fernando Rocha (presidente da Câmara), Tetê, Edvaldo, Rafael, Diassis, Ney e Francisco, além das lideranças Pedro do Cajueiro, Nenê de Santa Luzia, do ex-vice-prefeito Serginho Câmara e os ex-vereadores Dona Pureza, Gil, Joel, João Maria Cruz e João Maria França.

“O verdadeiro espírito do dia 3 de outubro é poder votar e escolher os que fazem parte do time de Lula e da futura presidente Dilma. E sabem por que Lula fez um grande governo e vai eleger sua sucessora? Porque ele não olhou apenas para São Paulo. Olhou para nós, para os mais humildes, para os nordestinos. Lula fez do Brasil um país melhor e mais justo”, destacou João Maia.


“Se vocês acham que o Brasil melhorou, avançou e melhorou a vida das pessoas com os programas sociais, então no dia 3 de outubro só há um caminho: votar nos candidatos que estão com Lula e com Dilma para fazer o País e o nosso Estado avançarem”, assinalou o governador e candidato à reeleição. “E estes candidatos estão aqui: são Iberê para governador, Vilma e Hugo para o Senado e outros companheiros deste palanque”, completou

Segundo Iberê, nas eleições de outubro, o povo vai escolher entre os que trabalharam ao lado de Lula e estão com Dilma para avançar e aqueles que foram contra o Prouni, chamavam o Bolsa Família de “bolsa-esmola” e tentaram, de todas as formas, destruir o que Lula construiu em oito anos.

Também fizeram parte os prefeitos Miguel Teixeira (São Miguel do Gostoso), Amarildo (Caiçara do Norte), Neidinha (Maxaranguape), Ivanildinho (Timbaúba dos Batistas), além de lideranças de Bento Fernandes, João Câmara, Rio do Fogo e Ielmo Marinho. Os ex-prefeitos Robenilson (Bento Fernandes) e Amaro Saturnino (Maxaranguape) também prestigiaram a passagem da caravana pela cidade que tem como padroeiro Bom Jesus dos Navegantes.

COMUNICADO AO LEITORES

Gostaria de pedir desculpas aos leitores deste blog pela ausência de postagem durante os dias 15 e 16, explicando o que aconteceu.

Na última quarta-feira dia 15, passei por uma pequena cirurgia que foi realizada no município de São José do Campestre, onde tive que ficar em observação até a manhã de hoje.   

Primeiro Torneio Leiteiro do Litoral Agreste será em São José do Mipibu

Será promovido durante os dias 17,18 e 19, na Granja Vivenda de Orion, em Arenã, distrito de São José de Mipibu, o 1º Torneio Leiteiro do Litoral Agreste. Um evento que contará com exposição de mais de 50 cabras de proprietários filiados com a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar (Aclap), promotora do torneio.

A abertura do evento será hoje, dia 17, a partir das 18h, com presença confirmada do presidente do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Faern)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), José Álvares Vieira; da prefeita de São José de Mipibu, Norma Ferreira (PMN), e de outras autoridades que fazem a agricultura no Estado.

Na abertura do evento, serão apresentados pela direção da Aclap os números da produção de litros de leite na região. Dados que alegram os produtores locais. "Para você ter uma ideia, somente de janeiro até setembro, a nossa região produziu quase 145 mil litros de leite de cabra. Uma mostra da força de nossos produtores rurais", informou. As palestras também terão vez no Torneio Leiteiro do Litoral Agreste. No sábado, temas como alimentação, palma como meio de nutrição e leite e seus derivados serão abordados pelos palestrantes Fernando Viana, Alexandre Wanderley e Marcone Angicano. 

Extremoz apresentará o Auto da Aldeia de Guajirú no dia 29

A Prefeitura Municipal de Extremoz, por meio da Fundação Aldeia do Guajirú e a Igreja Católica, promove pelo segundo ano consecutivo o espetáculo teatral o "Auto da Aldeia de Guajirú - A Batalha de São Miguel Arcanjo". De acordo com informação prestada pela assessoria de comunicação do Poder Executivo, a peça será encenada no dia 29 de setembro, dia do padroeiro do município, São Miguel Arcanjo, e realizado nas ruínas da antiga igreja jesuíta, centro da cidade, às 20h.

"O espetáculo está no calendário cultural de Extremoz é esperado pela população, Vamos repetir o sucesso do auto de 2009", disse o prefeito Klauss Rêgo (PMDB). Para Valdelêda Medeiros, diretora da Fundação Aldeia de Guajirú, o auto é uma forma de trazer os elementos da cultura local para uma apresentação artística e, por isso, o espetáculo emociona tanto. As ruínas da antiga Vila, capela de São Miguel, e o convento de Extremoz  foram tombados em 18 de Dezembro de 1990. A atual Matriz de São Miguel foi considerada pelo escritor e historiador Luís da Câmara Cascudo como a mais bela igreja colonial do Estado.

Municípios do Oeste contratam carros-pipa

O prefeito de Riacho da Cruz Marcos Aurélio, que é presidente da Amorn, disse ter falado com cerca de dez prefeitos da região Oeste e todos já estão sendo obrigados a contratar carros-pipa para abastecer principalmente a zona rural. Ele lamenta que os Governos Federais, do Estado e dos municípios ainda não tenham um plano de convivência com as secas, depois de tantos anos, tantas secas consecutivas, com tantos prejuízos aos pequenos agricultores.

O prefeito de Olho D'água dos Borges, Jackson Queiroga (PMDB), disse que vai precisar de 4 a 5 carros-pipa para abastecer as regiões que estão em situação precária de abastecimento. "Algumas das comunidades nós já estamos enviando carros-pipa e os moradores também estão contratando para complementar o abastecimento, inclusive dos rebanhos bovinos e caprinos", conta o prefeito Jackson Queiroga.



Em Severiano Melo, a comunidade de Santo Antônio tem quase 2 mil moradores e está enfrentando dificuldades no abastecimento. O Açude da Comunidade está secando rapidamente e os equipamentos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) estão já com dificuldades para manter a regularidade do abastecimento. "Daqui mais uns dias, não sabemos o que a Caern vai fazer para abastecer a comunidade", diz Gleison Martins, da Associação de Produtores de Castanha de Santo Antônio.

Em Nota, o escritório da Caern do município de Pau dos Ferros, que atende a região, informa que realmente houve problemas no abastecimento no início do mês, mas que foi feita uma adaptação no sistema e o abastecimento já foi normalizado. Gleison Martins disse que a preocupação da comunidade é com a qualidade da água do açude, pois todos os esgotos da comunidade são direcionados para o mesmo. "Além de estar secando rapidamente, o açude também não inspira mais confiança na qualidade da água", diz Gleison Martins.

Na zona rural de Caraúbas, o quadro varia de região para região. Em Apanha Peixe, por exemplo, o quadro ainda não representa qualquer preocupação, pois o açude da comunidade aguenta até o próximo inverno. Mas em outras comunidades menores, o quadro já é de emergência, inclusive o prefeito Ademar Ferreira já decretou estado de emergência e já cadastrou o município no sistema da Defesa Civil Nacional para receber ajuda.

ADUTORA 
O socorro que poderia ajudar no abastecimento das cidades é a conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste, no entanto, o Governo do Estado informa que a previsão de início de atividades ficou para dezembro.

Em Luis Gomes, o prefeito Dedezinho informou que o açude da cidade tem água para segurar o abastecimento. O mesmo não se observa em Olho D'água do Borges, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.
Fonte: Jornal a Fonte

Mossoró se despede de Niná Rebouças

Autoridades políticas com atuação em Mossoró e no Estado, bem como de cidades próximas, vieram se despedir da vereadora Niná Rebouças, que morreu na tarde da quarta-feira e foi sepultada ontem no Cemitério São Sebastião. O corpo chegou na noite da quarta-feira e foi velado durante todo o dia da quinta-feira na capela do Seminário Santa Terezinha.

Os senadores Rosalba Ciarlini (DEM), José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), além do deputado federal Betinho Rosado (DEM), deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), a prefeita Fafá Rosado (DEM), vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), bem como o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), deputada federal Sandra Rosado (PSB), a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e todos os vereadores da Câmara Municipal participaram da missa de corpo presente.

Fora da capela, uma multidão esperava a saída do féretro. Na missa de corpo presente, os rituais religiosos emocionaram os presentes. A prefeita Fafá Rosado colocou a bandeira do município sobre o caixão. Antes disso, a senadora Rosalba Ciarlini se emocionou ao entrar na capela. O senador José Agripino disse: "é quase inacreditável que Niná tenha morrido. Fiquei chocado. Niná era uma educadora nata. Minha amiga de confiança e me fará falta. Deixará imensas saudades."


O momento mais emocionante foi a despedida do economista Elviro Rebouças, marido de Niná Rebouças. Ele foi até o corpo e a beijou. O cortejo saiu da capela às 16h30 da capela do Seminário Santa Terezinha ao Cemitério São Sebastião, no Centro. O caixão foi ladeado pelos vereadores.

Niná con­si­guiu toda essa no­to­rie­da­de pelo tra­ba­lho e zelo que tinha em re­la­ção à edu­ca­ção. Gra­dua­da em Le­tras pela Uni­ver­si­da­de do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte (UERN), a ve­rea­do­ra exer­ceu a fun­ção de pro­fes­so­ra em seus vá­rios ní­veis, tendo ini­cia­do sua vida pro­fis­sio­nal no Go­ver­no do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte, so­bre­tu­do na edu­ca­ção bá­si­ca. Na rede es­ta­dual de en­si­no, Niná as­su­miu a di­re­ção de vá­rias es­co­las, tanto em Mos­so­ró quan­to em Areia Bran­ca.Sem­pre de­di­ca­da às cau­sas da edu­ca­ção, de­sem­pe­nhou vá­rias fun­ções, den­tre as quais des­ta­ca­mos a che­fia do 11º Nú­cleo Re­gio­nal de Edu­ca­ção (NURE), hoje 12ª Di­re­to­ria de Re­gio­nal de Edu­ca­ção e do Des­por­to (12ª DIRED), e pro­fes­so­ra da dis­ci­pli­na Lín­gua Por­tu­gue­sa da Fa­cul­da­de de Le­tras da Uern. Por um pe­río­do de 12 anos, atuaou como se­cre­ta­ria e ge­ren­te da edu­ca­ção mu­ni­ci­pal em Mos­so­ró, de 1997 a 2000, como se­cre­tá­ria mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, e de 2001 a março de 2008, na ti­tu­la­ri­da­de da Ge­rên­cia Exe­cu­ti­va da Edu­ca­ção e do Des­por­to, órgão cen­tral da edu­ca­ção mu­ni­ci­pal, cria­do com a re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va im­plan­ta­da no 3º man­da­to da se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni, então pre­fei­ta de Mos­so­ró. Foi tam­bém pre­si­den­te do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção de Mos­so­ró e vice-presidente da União Na­cio­nal de Di­ri­gen­tes Mu­ni­ci­pais de Edu­ca­ção (UN­DI­ME/RN), órgão que con­gre­ga ges­to­res edu­ca­cio­nais.

A ve­rea­do­ra mos­so­roen­se Niná Re­bou­ças tinha 63 anos de idade e era ca­sa­da com o eco­no­mis­ta El­vi­ro do Carmo Re­bou­ças, deixa uma filha e neto, exercia o primeiro mandato de vereadora após ser eleita com 3.938 votos. A curta atuação da parlamentar ficou marcada pela luta pela instalação de câmeras de segurança no centro da cidade e aprovação do Código de Ética da Câmara Municipal de Mossoró.