segunda-feira, setembro 27, 2010

Novo trator foi recebido com carreata na Feira Livre de Ouro Branco

Populares e aliados do prefeito Nilton Medeiros foram às ruas de Ouro Branco neste domingo (26) em carreata para comemorar a chegada de mais um trator 0 km, que segundo a coordenação fortalecerá a agricultura do município. O trator veio acompanhado de kit para atividades agrícolas: grade aradora, plana dianteira, plaina traseira, carroção de seis toneladas, e pipa para seis mil litros. Aproveitando o dia da feira, aonde grande parte da população rural vem à cidade, o prefeito fez uma carreata para exibir mais uma conquista da sua administração.
Os recursos para aquisição de oitenta tratores para o Rio Grande do Norte foi destinado através de uma emenda do deputado federal Henrique Eduardo Alves. Quando esteve em Sitio Novo na última terça-feira (21), o deputado lembrou ao povo de seu empenho para conseguir os recursos e garantiu que até esta segunda-feira (27) Sitio Novo também iria receber o seu.
Estamos todos esperando deputado.

Rafael Godeiro assumirá Governo do RN

O desembargador Rafael Godeiro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, vai assumir o comando do governo do estado nessa reta final da campanha eleitoral. O governador Iberê Ferreira, candidato a reeleição decidiu se afastar do cargo para poder ficar mais a vontade nesses últimos dias de campanha.

O substituto de Iberê Ferreira seria o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, mas, como o mesmo é candidato a vice-governador, fica impedido de assumir a principal cadeira do Estado. A solenidade de transmissão de cargo acontece na tarde desta segunda-feira.

DEBATE

InterTV Cabugi, realizará amanhã o debate entre os governadoraveis após a novela Passione. O mediador do debate será o jornalista César Tralli, que desembarcará hoje na capital potiguar.

O debate da InterTV Cabugi terá cinco blocos. Os dois primeiros serão de temas determinados, onde candidato faz pergunta para candidato. Os outros dois blocos terão temas livres para as perguntas de governadorável para governadorável. O quinto bloco será para as considerações finais.

Participarão do debate: Sandro Pimentel (PSOL), Roberto Ronconi (PTC), Carlos Eduardo (PDT), Iberê Ferreira (PSB) e Rosalba Ciarlini (DEM).

Filme do destino Natal é premiado em Portugal

 Um filme de três minutos e 25 segundos que divulga Natal como destino turístico foi premiado neste domingo (26) em Barcelos, Portugal durante a realização do Festival Internacional Art & Tour. A premiação foi recebida ontem à noite pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tertuliano Pinheiro e pelo presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, George Costa.

Ao receber a boa notícia da premiação, o titular da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Jean Valério, ressaltou a qualidade do vídeo produzido. “É uma prova de que temos aqui profissionais capacitados com talento para brilhar internacionalmente. Este filme foi todo produzido aqui, com texto de redator natalense, com direção artística nossa também”, disse o secretário de Comunicação Social.

O filme que exalta as belezas naturais e a riqueza cultural da capital potiguar, fazendo um convite aos turistas, é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura do Natal. “A idéia é de vender um turismo com valores mais substanciais. Claro, temos sol, dunas, mares, boa comida. Mas temos muito mais do que isso. Temos um povo educado e acolhedor, que sabe receber bem. Temos hotéis aconchegantes. Temos uma visão desenvolvida das atividades turísticas. Preservamos nosso patrimônio, nossas belezas naturais, nossa cultura. Preservamos acima de tudo as pessoas. Os que aqui habitam e os que chegam para visitar. Este é o sentido do filme”, comentou Jean Valério.

O titular da Secom ainda avaliou que a premiação é uma grande oportunidade de divulgação turística espontânea de Natal para o mundo, que atrairá mais visitantes para a capital potiguar.

O filme do destino Natal foi inscrito no TourFilm Brazil, pelo Natal Convention Bureau. Ao todo 156 filmes foram encaminhados e 22 selecionados e inscritos no Festival Internacional Art & Tour, de Barcelos, Portugal, que realizado de 23 a 26 deste mês. O festival é uma oportunidade de divulgar as produções de filmes turísticos no mundo e premiar talentos, o que deve fomentar e estimular este segmento da economia no Brasil.

Confira do vídeo no link www.youtube.com/v/pXibyjftA1k

Projeto de Lei Municipal tomba prédios em Ouro Branco

O Projeto de autoria do vereador Genildo da Silva Medeiros (PV), protege os dois prédios públicos de possíveis alterações que comprometam a sua estrutura física, já que a Lei reza que ambos os prédios, localizados na Rua Manoel Correia, devem ser preservados “no estado em que se encontram”.


O prédio da Prefeitura Municipal, denominada de Palácio Prefeito José Isaías de Lucena, foi construído entre os anos de 1954 e 1956, na gestão do primeiro prefeito – que tem seu nome denominando o prédio – da recém emancipada Ouro Branco-RN (1953). No decorrer dos anos, várias reformas foram empreendidas, sendo as principais delas nos governos dos ex-prefeitos Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho (1978) e José Batista de Lucena (2000).

A sede do Poder Executivo de Ouro Branco-RN há mais de 50 anos funciona no mesmo local, com exceção dos curtos períodos em que as reformas foram empreendidas. É de lá que partem as principais decisões e ações no tocante às políticas públicas e atividades da administração municipal.


A construção do prédio do Mercado Público Municipal Prefeito Luiz Paulino de Azevedo se deu no ano de 1959, na gestão do então prefeito que hoje tem seu nome gravado em referido prédio. Com vários compartimentos, é o local onde comerciantes dos mais variados ramos, de frigoríficos a lojas de confecções, de bares a locadoras de vide-game, ganham seu sustento e complementam a dinâmica econômica do município.

Antigamente, era o palco das grandes festas da cidade, já que o Clube Sócio-Recreativo só foi construído em 1988. O grande salão central do Mercado Público é utilizado, aos domingos, por feirantes de cidades vizinhas que vêm oferecer mais opções aos consumidores ourobranquenses.


Fonte: Lenilson Azevedo

Homem ataca animal com golpes de facão

Uma verdadeira covardia aconteceu contra um  jumento na manhã desta sexta feira em Caicó. A noticia se deu depois que a policia foi acionada para conter populares que estariam quase linchando um homem identificado por Raimundo Bernardo Sousa de Araujo de 67 anos, após ter atacado com golpes de facão o pobre animal indefeso.

Ao chegar na Delegacia, o agressor mesmo com a roupa suja de sangue negou que tivesse atacado o animal. O homem então foi levado para o ITEP para que o sangue fosse analisado. Já o animal foi atendido por um veterinário que não descartou a possibilidade de que seja necessário sacrificá-lo.

Ex-prefeito de Natal é condenado pela justiça

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a sentença de primeiro grau, dada pela 8ª Vara Cível de Natal, que condenou o ex-prefeito de Natal, Aldo da Fonseca Tinoco Filho, ao pagamento de um dívida, contraída junto ao Colégio Salesiano São José.

O Colégio, autor da ação, sustenta, nos autos, que os cheques devidos e não pagos são derivados de contrato de prestação de serviços educacionais, os quais são resultado de um acordo extrajudicial para o adimplimento de dívida. O que não ocorreu e obrigou o início do processo.

A sentença inicial ressaltou, ainda, que o réu sequer negou que os títulos tenham sido emitidos para pagamento de acordo extrajudicial definido entre as partes.

O ex-prefeito moveu Apelação Cível (nº 2010.004028-7), junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, mas os desembargadores deram, apenas, provimento parcial ao recurso, no sentido de que se deve rever o índice de correção aplicado na atualização do débito apurado, que já dura dez anos, para que sejam utilizados os coeficientes elencados na Tabela 01 da Justiça Federal.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do TJ/RN

FIQUE SABENDO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Para acessar o documento, o eleitor deve entrar na página inicial do TSE, clicar no link Serviços ao Eleitor e depois em Justificativa Eleitoral. O tribunal ressalta, no entanto, que o eleitor só deve assiná-lo na presença de um mesário, no dia da votação, nos locais destinados ao seu recebimento.

Na entrega do requerimento, o eleitor deve apresentar o título ou um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não puder realizar a justificativa no dia da votação tem até 60 dias após o pleito para entregar o requerimento em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Além disso, ainda pode encaminhá-lo, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde for inscrito.

O cidadão que não votar nem justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.

Prefeitura de Almino Afonso terá que quitar verbas salariais atrasadas

Prefeitura Municipal de Almino Afonso foi condenada pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte a regularizar débitos salariais de servidores. Segundo a sentença, o pagamento será referente ao 13º Salário, nos anos de 1999 a 2000, e as remunerações referentes aos meses de outubro a dezembro do mesmo ano, bem como ao pagamento da diferença apurada entre o que foi pago a título de adicional por tempo de serviço, vez que foram pagos qüinqüenalmente, quando deveriam ter sido pagos e incorporados anualmente.
Fonte: Nominuto.com

TRT-RN abre inscrições

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, no Rio Grande do Norte, abriu concurso público para 53 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/trt21rn2010, até 26 de outubro. As taxas são de R$ 55,00 para cargos de nível médio e R$ 67,00 para nível superior

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançou concurso público para preencher 55 vagas de técnicos administrativos em seu quadro permanente de funcionários. As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior, com salários de R$ 1.821,94 e R$ 2.989,33, respectivamente. 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no site www.comperve.ufrn.br, entre os dias 1º e 24 de outubro. O valor da taxa será de R$ 80,00 para cargos de nível superior e de R$ 50,00 para cargos de nível médio.

UERN inclui vagas para Direito no Núcleo Avançado de Nova Cruz

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou, no Diário Oficial do Estado, um Termo Aditivo ao Edital nº. 09/2010, do Processo Seletivo Vocacionado 2011, incluindo vagas para o curso de Direito no Núcleo Avançado de Nova Cruz. 

Com a alteração, a data de encerramento das inscrições, que seria no dia 3 de outubro, passa a ser no dia 4 de outubro. O edital permite que os candidatos já inscritos possam mudar sua opção para Direito - opção válida única e exclusivamente para este curso e no campus de Nova Cruz.

Com a oferta do Curso de Direito, em Nova Cruz, o número de vagas do vestibular da UERN salta de 2.306 para 2.346. A Comissão Permanente de Vestibular (UERN/COMPERVE) lembra que as inscrições são feitas exclusivamente pela Internet. Para saber mais, acesse: www.uern.br. 

O pró-reitor de ensino de graduação da instituição, professor João Batista Xavier, esclareceu o assunto informando que as novas vagas para o curso de Direito foram suspensas porque a Prefeitura Municipal não cumpriu sua parte no convênio com a UERN.

O professor explicou que o convênio estabelece ser da responsabilidade das prefeituras dos municípios, onde existem núcleos da UERN, oferecer e manter toda a infraestrutura (espaço físico, equipamentos, custeio e pessoal de apoio técnico-administrativo) necessária para o funcionamento dos cursos.

Outro motivo, apontado pelo pró-reitor foi o esvaziamento do curso de Direito no núcleo de Nova Cruz. A UERN identificou a seguinte prática: os estudantes prestavam vestibular para Direito em Nova Cruz e depois solicitavam a transferência para Natal, devido à proximidade entre a cidade e a capital. 

O prof. João Batista Xavier lembrou ainda que a política dos núcleos avançados da UERN em cidades do interior do RN prevê a rotatividade dos cursos oferecidos nessas unidades, de acordo com as condições oferecidas no município, bem como à necessidade do mercado de trabalho local.

Fim da exibição de programas são válidos até dia 30

O fim da exibição do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão nesta quinta-feira dia 30. Os debates também seguem o prazo do horário eleitoral gratuito.