terça-feira, setembro 28, 2010

Major Edilson e amigos promovem carreta para receber Raimundo Fernades em Sitio Novo.

O deputado estadual e candidato a reeleição Raimundo Fernandes foi recebido com carreata no município de Sitio Novo na noite deste domingo (26), onde recebe o apoio do ex-vereador Sebastião Belarmino, do presidente do PV municipal Marcio de Toninho, do Major Edilson e de sua filha a Vereadora Joana Darc.

A concentração aconteceu no distrito da Serra da Tapuia de onde seguiu em carreata até a fazenda de Dema um dos coordenadores do Major Edilson que visa as eleições municipais de 2012. Onde aconteceram os discursos. Os discursos do Major Edilson e seus amigos Marcio e Seba foram de agradecimentos a todos que participaram da mobilização para receber seu candidato.

O deputado Raimundo Fernandes também agradeceu a participação de todos que atenderam ao pedido de seus apoiadores. Raimundo também lembrou de sua experiência como político, destacando que já foi presidente da assembléia, secretário de estado, vice-governador e que já assumiu o governo.

Além de Raimundo Fernandes para deputado estadual, os amigos do Major Edilson apóiam as candidaturas de 
Fábio Faria para federal, Garibaldi e Agripino para o senado e Rosalba e Robson para Governo.

Políticos de outras cidades como o ex-prefeito de Serra Caida Faustino e o vereador de Rui Babosa, Branco de Belarmino, que é Irmão do ex-vereador Sebastião Belarmino estiveram na mobilização.

Durante o sábado e o domingo foi anunciada a presença do Deputado Federal Fabio Faria e seu pai Robson Faria. 
Porém a mobilização causou um pouco de tristeza na mulherada de Sitio Novo que saíram as ruas para ver os candidatos que não compareceram.


Rosalba anuncia qualificação de jovens para o turismo

Na noite desta segunda-feira (27), Rosalba, Garibaldi e Agripino encerraram a campanha em Extremoz, Rosalba falou de sua identidade com a cidade onde ela caminhou por todos os recantos, ao lado prefeito Klaus Rego.
“Klaus é um parceiro amigo que ajudou na minha vitória para o Senado. Depois, eu caminhei ao seu lado e ele se elegeu prefeito. Hoje estou aqui novamente pedindo o voto desse povo bom. Acreditem vocês vão ter uma governadora que vai fazer acontecer”, disse Rosalba.
Rosalba garantiu que vai dotar a cidade com infraestrutura turística necessária para atender bem os visitantes e para isso um dos principais investimentos será a qualificação dos jovens. “Através do Projeto Meu Futuro os jovens serão qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Eu vou governar olhando para o futuro e com a qualificação, vou garantir emprego aos jovens”, disse Rosalba.
Rosalba também destacou que vai colocar para funcionar de forma plena o Samu Metropolitano para atender bem a toda população.

Ex-prefeito de Caiçara do Rio dos Ventos está com Rosalba

A candidatura de Rosalba Ciarlini ao governo do Estado continua crescendo. Todos os dias há novos apoios. Desta vez, foi o ex-prefeito de Caiçara do Rio dos Ventos, Felipão (PMDB). Ele anunciou, nesta segunda-feira (26), que vai votar em Rosalba, entendendo que ela está preparada para governar o Rio Grande do Norte que carece de segurança, saúde, educação e oportunidades de emprego.
Empresário, Felipão renunciou ao cargo de prefeito de Caiçara para cuidar de suas empresas e se ressente da falta de políticas públicas para a interiorização de indústrias. Além de não dar incentivos fiscais para garantir a instalação de empresas, o governo também não oferta qualificação de mão-de-obra, prejudicando o aproveitamento de trabalhadores dos municípios onde as indústrias chegam. "Rosalba representa a esperança para os empresários e todos os cidadãos norte-rio-grandenses", declarou Felipão, ouvindo de Rosalba que uma de suas principais metas é trocar imposto por empregos. Com isso, promoverá a interiorização de indústrias e fortalecerá o Distrito Industrial da grande Natal.

São Tomé, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova e Currais Novos recebem Iberê nesta segunda-feira


Em São Tomé Ao falar ao povo, Iberê reafirmou o enorme carinho que tem por São Tomé, uma forma de retribuição ao apoio que sempre recebeu do município ao longo de toda a sua vida pública. “Agora, São Tomé, é a hora mais importante da nossa luta. Peço a São Tomé, que sempre me apoiou, o voto e o apoio para me eleger governador e poder trabalhar muito mais por esta terra e pelo seu povo”, pediu.

Iberê disse que pesquisas recebidas nas últimas horas mostram que haverá segundo turno. “Peço a São Tomé um voto de confiança a quem sempre trabalhou por esta terra. Juntos, São Tomé chegaremos ao segundo turno e à grande vitória. E se em São Tomé fui um bom deputado, serei um governador ainda melhor para esta terra e para o seu povo”, declarou Iberê.


Depois da visita a São Tomé, o governador Iberê seguiu para o município de Bodó, onde foi recepcionado pelo prefeito Avamar, pelo vice-prefeito Antônio Assunção, pelos ex-prefeitos Antônio Assunção, Chico Hipólito, Tote Assunção, Dário Assunção e Sônia Basílio, vereadores Rainery, Betinho e Iraci, além dos ex-vereadores Assis Barros, Tony, Zé Birro, Etelvina, Raquel Pereira e lideranças Kiko, Divino Silva, Gatão, Ranin, Alvarenga, Luiza Varela e Júnior Filgueira.

Em Cerro Corá, o governador Iberê agradeceu a presença de todos e o carinho do povo e das lideranças de Cerro Corá. Reiterou ainda alguns dos seus principais compromissos como a implantação de um amplo programa de habitação e do cheque-reforma rural, melhoria e modernização da Educação, apoio aos jovens com cursos profissionalizantes e acesso à habilitação como motociclista.


Em Lagoa Nova Iberê elencou como uma das prioridades de sua gestão a conclusão da Estrada da Produção, que cortará a região até o município de São Tomé, para escoamento da produção e o desenvolvimento do turismo. Citou ainda a implantação de um amplo programa de habitação para o meio rural, incluindo o Cheque-reforma Rural, e a profissionalização dos jovens em todo o Estado.

Em currais Novos O governador Iberê ressaltou a importância do voto certo e o compromisso de continuar trabalhando por Currais Novos. Reafirmou ainda prioridades como a qualificação e profissionalização dos jovens, a melhoria e modernização da educação, o pacto com os municípios em favor da Saúde, dentre outras.
“Quero ser governador para continuar trabalhando pelas micros e pequenas empresas, para promover o maior programa de habitação rural da história do Estado de Currais Novos”, completou o governador.

Deu no Blog de Marcos Dantas

Depois de visitar várias cidades de helicóptero, Henrique chegou na terra do prefeito Júnior Queiroz (PSB) de carro e segui em carreata com destino a comunidade Boi Selado em Jucurutu. Foi lá que o deputado agradou os eleitores da Rosa.

Henrique disse: "Todo mundo sabe que meu governador é parará-parará...". Forçado pelo público a dizer que vota no 25, Henrique acabou cedendo e pediu votos para Rosalba. "Júnior você vai me pagar. Vão me ligar para esclarecer isso e não vou ter sossego com as fofocas nos blogs", disse o peemedebista brincando com o prefeito.

Carlos Eduardo em mobilização pela Zona Sul de Natal

O foco da programação de campanha do candidato Carlos Eduardo nesta segunda-feira foi a capital, onde o candidato comandou uma carreata por bairros da Zona Sul da cidade.

Com largada no bairro de Nova Descoberta, a caravana de Carlos Eduardo recebeu inúmeros sinais de apoio e incentivo em todo o trajeto, comprovando a popularidade do candidato na capital. Muitos pediam para interromper a mobilização, a fim de se aproximar e cumprimentar o ex-prefeito natalense. Candidatos da chapa proporcional, além do vereador Raniere Barbosa (PRB), acompanharam o postulante do PDT na movimentação. Potilândia, Cidade Jardim, Mirassol, Neópolis, Jiqui e Pirangi foram outros bairros percorridos pela mobilização de Carlos Eduardo.

Henrique em Tangará

O deputado federal Henrique Alves em mais um dia de vôo do bacurau, esteve no último sábado (25) no município de Tangará, onde conta com o apoio do presidente do PMDB e ex-vereador Nilson Lima. Em discurso Henrique firmou compromisso de lutar por uma agência bancária para Tangará.

Resultado de pesquisa Ipespe

Governo do Estado
Rosalba - 46%
Iberê - 25%
Carlos Eduardo - 7%

Senado Federal
Garibaldi - 54%
Jajá - 48%
Wilma - 36%

Iberê se licencia do cargo de governador para dedicar-se a campanha


O governador Iberê Ferreira de Souza licenciou-se de seu cargo, na tarde desta segunda-feira (27), para se dedicar integralmente à campanha eleitoral. O cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte foi transmitido para o presidente do Tribunal de Justiça do RN, o desembargador Rafael Godeiro, durante solenidade na Governadoria.

"Não seria justo nem ético me dedicar inteiramente à campanha e permanecer no cargo. Deixo a administração do Estado nas mãos de um homem íntegro e sério, que saberá conduzi-la com competência", ressaltou o governador licenciado Iberê Ferreira.

O governador em exercício, desembargador Rafael Godeiro, destacou que vai priorizar a continuidade da administração e agradeceu a oportunidade ao governador Iberê Ferreira.

"É uma homenagem que o governador presta ao poder judiciário, permitindo que o seu presidente assuma este cargo. Vou dar continuidade aos projetos em execução nos diversos setores e espero a colaboração de todos os secretários", frisou Rafael Godeiro, que permanece no cargo até o próximo dia 03 de outubro.

Novo governador vai inaugurar presídio em Macau na quarta-feira

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, desembargador Rafael Godeiro, anunciou nesta segunda-feira (27), durante a solenidade de posse no cargo, que vai inaugurar um presídio em Macau. A inauguração acontece às 17h desta quarta-feira (29).

O presídio vai funcionar no sistema Apac [Associação de Proteção e Assistência ao Condenado]. Nesse modelo, os 40 presos do regime fechado vão vigiar uns aos outros e passarão o dia em atividades de trabalho e ressocialização. 

“Essa é uma ideia que vem do Estado de Minas Gerais, onde existem vários presídios nesse sistema de cumprimento de pena”, contou o governador em exercício Rafael Godeiro.

O desembargador tinha proposto esse sistema de presídio para o Estado potiguar ainda na condição de presidente do Tribunal de Justiça. Agora, poderá inaugurar a ideia, que trouxe de Minas para cá, como governador.

Novo governador afirma que não admitirá disputa entre Executivo e Legislativo

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, desembargador Rafael Godeiro, afirmou que não irá admitir que o Legislativo trave disputa com o Executivo e que, com isso, prejudique os projetos do Governo.

“Vamos dar continuidade para que tudo continue a funcionar da melhor maneira possível. Se tiver empecilho iremos tomar todas as providências legais, cabíveis, para que o povo do Rio Grande do Norte não seja prejudicado por questão burocrático ou disputa de poder entre o Legislativo e o Executivo. Essa disputa só prejudicada é a população”,disse Rafael Godeiro, em uma clara referência ao fato de que a Assembléia Legislativa ainda não votou o pedido para aumento do crédito suplementar.
Fonte: Panorama Político

MP pede interdição de Centro de Detenção em Assú

Após a realização de vistorias da Promotoria de Justiça de Assú e da Vigilância Sanitária Municipal, que constaram irregularidades graves com relação à estrutura física e às condições de salubridade do Centro de Detenção Provisória de Assú; o promotor de Justiça Alexandre Frasão determinou a interdição do lugar. 

Dentre as irregularidades constatadas estão a ausência de banho de sol diário, o pouco espaço disponível para cada preso dentro de uma cela, cerca de 1,06 m²; o risco de incêndios e infecções, com a presença de gambiarras e falta de higienização; ausência de lazer e atendimento médico bem como de uma sala para as visitas íntimas que são realizadas nas celas comuns, nas quais os atos sexuais acontecem na frente dos outros presos.

Também foi constatado que trata-se de algo normal a presença de celulares e armas dentro do presídio entre outras irregularidades, como a mistura de presos cumprindo pena em diversos regimes na mesma cela. 

O pedido de liminar requer que o juiz da 1ª Vara Civil determine o prazo de 48h para que a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania transfira os presos para outras unidades de custódia estaduais tentando locá-los o mais próximo possível das residências de seus familiares.

O MP requer ainda a aplicação de multa pessoal ao Secretário de Justiça e Cidadania do RN, Leonardo Arruda, por dia de descumprimento da ordem a ser ajuizada e que os agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Assú não recebam mais nenhum apenado até a total adequação do espaço por parte do Governo Estadual.

Sargento Regina só será ouvida depois da eleição

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal definiu a data de 08 de outubro para que a vereadora Sargento Regina seja ouvida. Além da vereadora, serão ouvidas as pessoas citadas por Regina nos vídeos postados na internet, após a apuração do caso, a comissão terá 15 dias para apresentar o relatório final.
A Comissão de Ética terá como relator o vereador Heráclito Noé. A Comissão de Ética da Câmara pode propor, depois de concluída a apuração dos fatos, o arquivamento do processo, advertência pessoal, suspensão do mandato de cinco a quinze dias ou, em último caso, a cassação do mandato de Sargento Regina. Além de Maurício Gurgel e Heráclito Noé, participaram da reunião o vereador Bispo Francisco de Assis e o procurador da Câmara Vidalvo Costa.
Fonte: Potiguar Noticias 

Robinson Faria apresenta pedido de licença da Assembléia

O deputado Robinson Faria (PMN)apresentou, nesta segunda-feira, 27, pedido de licença do mandato de deputado estadual e, por conseqüência, da presidência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O afastamento, previsto no Artigo 43, inciso III, do Regimento Interno do Parlamento Estadual, será por um período de sete dias, a contar de 27 de setembro até 3 de outubro de 2010.
Com o afastamento, assume a presidência interina da Assembléia, a deputada Márcia Maia (PSB), vice-presidente do Poder Legislativo Estadual. Já a cadeira de Robinson será ocupada por Vivaldo Costa (PR), primeiro suplente da coligação.

Edital de concurso causa revolta em veterinários

Em vez de alegria e expectativa pelo surgimento de mais oportunidades de trabalho, a publicação do edital do concurso público 001/2010, da prefeitura municipal de Encanto (cidade do Alto Oeste Potiguar a 413 km de Natal), gerou revolta em pelo menos uma categoria: os médicos veterinários. Tudo por conta da remuneração oferecida (R$ 510), considerada “vergonhosa” pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do RN, Francisco Ferreira Lima. De acordo com ele, o piso nacional da profissão é de nove salários mínimos por uma carga de 40 horas semanais. Como o concurso prevê 20 horas de trabalho, a remuneração oferecida está 4,5 vezes menor do que o mínimo previsto em lei.
O prefeito de Encanto, Alberone Néri de Oliveira Lima, estava na área rural do município e não foi localizado para falar sobre o assunto. A secretária de Administração, Maria Adriane dos Santos, afirmou que a Prefeitura não dispõe de recursos para pagar salários mais altos aos profissionais que venham a ser aprovados no concurso.
Fonte: Tribuna do Norte

Polo da Universidade Aberta de Grossos busca implantação para cursos profissionalizantes

A coordenadora do Polo Universitário da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Grossos, professora Maria José Bezerra Soares, se reuniu com a direção do IFRN de Mossoró para discutir a instalação de novos cursos técnicos profissionalizantes a serem desenvolvidos na cidade.

Já está confirmada também a vinda de novos cursos de especialização e graduação para o primeiro semestre de 2011 no Polo de Apoio Presencial "Educa Grossos, ligados a área de Administração Pública, a licenciaturas como Matemática e Pedagogia.

Técnicos do IFRN foram a cidade para realizar atividades no polo, com o objetivo de promover orientações acerca do trabalho de conclusão dos cursos de especialização que estão em fase final na cidade.
Entre os cursos em andamento, destacam-se especialização em Matemática e Português, Literatura e Ensino e Meio Ambiente. A presença dos alunos foi significativa, todos demonstrando interesse em buscar orientações acerca do último trabalho a ser realizado para conseguir o Diploma de Especialista.
Fonte: O Mossoroense

Patu recebe novo hospital municipal

A pre­fei­ta Evi­lá­sia Gil­dê­nia entregou à po­pu­la­ção pa­tuen­se, o novo Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal Hen­der­son J.B. de Moura. O Hos­pi­tal pas­sou por uma ampla re­for­ma e am­plia­ção, me­lho­ran­do assim todas as suas ins­ta­la­ções e equi­pa­men­tos, para me­lhor aten­der o ci­da­dão pa­tuen­se. 

O Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal aten­de tam­bém a de­man­da de ou­tras ci­da­des da re­gião, o que torna a saúde de Patu re­fe­rên­cia re­gio­nal em qua­li­da­de. Com uma es­ca­la de plan­tões mé­di­cos fixa e com uma equi­pe pre­pa­ra­da, o aten­di­men­to à saúde hoje na ci­da­de, pode ser con­si­de­ra­do o me­lhor da nossa re­gião. 

Depósito de geladeira pega fogo em Parnamirim

Um depósito de geladeiras pegou fogo na manhã desta segunda-feira (27), próximo à BR 101, por trás da fábrica de Buggys Selvagem, em Parnamirim. O caseiro que toma conta do local cortou o mato que rodeava o terreno do depósito e queimou as folhagens. O fogo se espalhou e acabou tomando conta do prédio. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram necessárias duas viaturas para conter o incêndio que durou cerca de 40min. 

Vândalismo Monte Alegre

A ação de vândalos prejudicou o abastecimento da cidade de Monte Alegre pela terceira vez em 40 dias. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem buscado impedir a ação dos marginais usando cercas concertinas e vigilância motorizada, mas a quadrilha conseguiu invadir a Estação Elevatória de Água no distrito de Baixa da Galinha neste final de semana. Para não deixar a população de 14 mil pessoas sem água, a Caern fez um arranjo a partir da Adutora Monsenhor Expedito para evitar a falta do produto. A Regional Litoral Sul, responsável pelo abastecimento de Monte Alegre, vai fazer este tipo de operação até que o que foi destruído pelos vândalos seja recuperado, o que está previsto para o final da semana.

A Caern registrou boletim de ocorrência e pediu ajuda da polícia local para tentar pegar os responsáveis pelo vandalismo. A Companhia também conta com a colaboração da população para informar à polícia e à Caern quem são os responsáveis por estes ataques. A área operacional da Companhia estuda a possibilidade de instalar o transformador, alvo do ataque, de uma forma que dificulte o acesso dos ladrões.


A equipe da Caern encontrou nesta segunda-feira (27), o transformador da Estação Elevatória de Água da Baixa da Galinha completamente destruído. Os vândalos utilizaram uma espécie de vara para empurrar o transformador que estava instalado no poste há cerca de quatro metros de altura. O equipamento foi derrubado em cima da caixa em alvenaria onde fica a medição de água. Os ladrões derrubaram o transformador para levar os fios de cobre localizados dentro do mesmo.

Os moradores da cidade de Monte Alegre e das comunidades rurais de São Miguel e Olho D’água são abastecidas por cinco poços da região que só funcionam se a Estação Elevatória da Baixa da Galinha estiver funcionando e com energia. O transformador danificado pertence a Caern e tem o objetivo de transformar a energia alta em baixa para o funcionamento da Elevatória. Além do prejuízo financeiro, com os equipamentos, a Caern deixa parada a produção de água dos poços que é de 120 metros cúbicos por hora.

Fonte: Tribuna do Norte

Bandidos assaltam lotérica em Espírito Santo

No fim da manhã de desta segunda-feira bandidos assaltaram a Casa Lotérica Ultra Sorte no município de Espírito Santo. Está foi a segunda vez que a lotérica é assaltada em menos de 6 meses.

Segundo informações de moradores que estavam na lotérica no momento do assalto, dois homens chegaram em uma moto, um foi até a fila pra ser atendido e o outro continuou na moto, o homem que estava na fila, ao chegar a sua vez sacou a arma e anunciou o assalto. Após levar o dinheiro os dois assaltantes saíram na moto em direção à cidade de Goianinha.

Em operação conjunta envolvendo policiais da região, os dois assaltantes que foram presos por volta das 12:30 no município de Canguaretama. Com eles foi encontrada uma pistola velha sem munição, e R$ 2.251,00 (Dois mil duzentos e cinquenta e um reais) em dinheiro.

Os bandidos foram identificados como Macilon Luciano de Medeiros, de 24 anos, e Thiago dos Santos de 23 anos. Ambos são naturais do município de Nova Cruz, e se encontram presos na delegacia de Canguaretama.