terça-feira, outubro 05, 2010

Luiz Almir fala sobre resultado das eleições

Uma zebra. Foi assim que o deputado estadual Luiz Almir (PV) definiu o desfecho das eleições do último domingo, quando ele não conseguiu renovar seu mandato para a Assembleia Legislativa. Alegando estar em choque com o resultado das urnas, o deputado afirmou que não pretende mais se eleger a nenhum cargo eletivo e disse que espera contar com o apoio da governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), no sentido de obter uma vaga na administração de uma das duas. O deputado atribuiu sua derrota aos poucos votos obtidos no interior do Estado, mas disse que ficou satisfeito com a votação de Natal, que giraram em torno de 20 mil. Assim como Luiz Almir, os deputados José Adécio (DEM) e Salismar Correia (PHS) também não foram reeleitos.


Em entrevista ao Diário de Natal, na tarde de ontem, Luiz Almir parecia anestesiado e declarou que o sentimento que tinha era exatamente esse. "Estou em choque, triste. Estou analisando o que voufazer, pois não esperava por isso. Pensava que teria mais votos no interior, mas vi que somos mais fortes dentro de Natal", disse. O parlamentar afirmou ainda que só não está mais triste porque recebeu apoio da prefeita e da governadora eleita. "Micarla disse que me quer ao lado dela e espero poder ajudar em alguma secretaria do município ou do estado, já que Rosalba sempre manifestou apoio a mim. Em suas caminhadas, ela sempre dizia que, com mandato ou sem mandato, eu estaria com ela. Espero poder ajudar na parte social ou na Ceasa, que já teve a presidência ocupada por meu irmão", disse Luiz Almir.

Sobre as eleições nacionais, o deputado disse que o PV está fortalecido e aguarda a decisão do partido para saber que candidato será apoiado no segundo turno das eleições.

Além de Luiz Almir, os deputados Salismar Correia e José Adécio não renovaram seus mandatos. O primeiro, assumiu no segundo semestre, no lugar do deputado Arlindo Dantas (PHS), que se licenciou para assumir a Secretaria Estadual de Articulaçãocom os Municípios. Já o deputado José Adécio tentava seu oitavo mandato, mas não retornará à Casa Legislativa do Estado, no próximo dia 1º de janeiro. A reportagem do Diário de Natal procurou os dois parlamentares, mas não conseguiu contato com eles e nem com as assessorias de imprensa dos dois.

Dois homens assaltaram a Agencia dos Correios de Rui Barbosa

Dois homens chegaram em uma moto e entraram na agencia anunciando o assalto, segundo informações os clientes que se encontravam dentro da agencia ficaram todos abaixados enquanto a dupla agiu e levou apenas o dinheiro do caixa já que cofre ainda não tinha sido aberto pelo sistema. 

Um brinde ao Maias

6.294 casos de dengue no RN

De acordo com informações do último boletim epidemiológico de dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte contabiliza 6.294 casos da doença. Os novos dados somam os registros da última semana - de 12 a 18 de setembro de 2010.

Ao todo, 17 municípios tiveram casos diagnosticados. Os maiores índices foram registrados na capital, Natal, com 3.248 notificações. Pau dos Ferros, com 510; Jardim do Seridó, com 155; Parelhas, 150; Marcelino Vieira, 131 e Santa Cruz, 106, também estão na lista da Sesap dos mais atingidos.

O material divulgado pela Sesap, contudo, não atualiza as informações sobre os óbitos causados pela doença. No boletim anterior, publicado há cerca de um mês, dizia-se terem sido confirmadas três mortes causadas pela dengue. Além delas, a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria, Juliana Araújo, informou que os índices podiam chegar a 15.

Isto porque, além dos três óbitos confirmados - dois pela virose e um por complicações no tratamento - outros 12 estavam sob suspeita. Na época, o estado contabilizava 5.232 casos de dengue. Com a crescente no número de ocorrências, a secretaria pede que a população redobre a atenção, principalmente, evitando o acúmulo de lixo e água parada e limpando as caixas d’água e calhas dos telhados.

Em Natal, cidade mais atingida, é possível agendar visitas de agentes de saúde através do telefone 0800 281 40 31. Nos demais municípios, as pessoas podem solicitar atendimento do tipo junto às secretarias municipais de Saúde. A prevenção ao mosquito é  fundamental para conter o avanço da dengue no estado.

O RN foi enquadrado como um dos nove estados com alto risco de epidemia, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. Além do RN, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo encontram-se na mesma situação. Em nível ainda mais grave, com risco muito alto de epidemia, aparecem Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro.

A ferramenta utilizada para o levantamento foi o chamado “Risco Dengue”, que leva em consideração cinco critérios básicos. Destes, três compõe as competências do setor de saúde: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e tipos de vírus da dengue em circulação. Ainda há um fator ambiental – cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e outro demográfico – densidade populacional.

Parelhas e região já podem contar com serviços do laboratório de análises minerais

Já se encontra funcionando em Parelhas o Laboratório de Análises Minerais do Município. Importante para reforçar os setores mineral e cerâmico da região, a unidade está sob a administração da UNIMINA - Cooperativa dos Mineradores Potiguares e conta com parcerias da Prefeitura Municipal de Parelhas, Sebrae/RN, Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), entre outros colaboradores do trabalho. "Com a reabertura do laboratório haverá novas perspectivas de desenvolvimento econômico para Parelhas e toda a região, tendo em vista que irá dinamizar os setores mineral e cerâmico, tão importantes para nosso Município", disse o Prefeito Francisco Medeiros.

O Laboratório de Análises Minerais foi criado em 2003 através de várias parcerias, porém, a execução do projeto não aconteceu. Para a reativação da Unidade asinstituições parceiras do trabalho criaram um termo de cooperação e um comitê gestor, que vinham sendo discutidos desde Julho de 2009. O lançamento dos serviços técnicos da unidade de pesquisa aconteceu no último dia 25 de setembro.

Dibson Nasser confirma compromisso com juventude do RN

O recém-eleito deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) é um dos oito novos nomes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ele foi o 11º candidato mais votado, com 41.833 votos (2,43%), e já começa a montar sua equipe para o começo de seu mandato em 2011.

Nasser, que tem como bandeira a luta pela juventude do RN, disse que vai levar à frente a proposta de criar o Centro Integrado de Juventude. "Aprendi muito com meu pai sobre a vida pública. Agora, ao entrar na política, quero fazer a diferença para a juventude", disse. 

O deputado falou ainda que seu próximo compromisso é buscar apoio para a campanha de José Serra à Presidência, além de se preparar para dar início aos trabalhos em 2011.

Dibson Antonio Bezerra Nasser tem 36 anos, trabalha como analista de sistemas, é casado, e começou na vida pública ao lado de seu pai, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Dickson Nasser.

Votação biométrica atrasa votação no município

Em Ca­raú­bas, a elei­ção bio­mé­tri­ca aca­bou re­sul­tan­do em atra­so na vo­ta­ção, sendo con­si­de­ra­da o mo­ti­vo para as gran­des filas e as de­mo­ra para votar. Em al­gu­mas sec­ções, o pe­río­do de vo­ta­ção foi além das 20 horas.

Al­gu­mas pes­soas que che­ga­ram às sec­ções para votar ti­ve­ram que es­pe­rar mais de três horas nas filas. Em­bo­ra os re­pre­sen­tan­tes do Tri­bu­nal Re­gio­nal Elei­to­ral (TRE) não te­nham ad­mi­ti­do, o pro­ble­ma foi o novo sis­te­ma bio­mé­tri­co que di­fi­cul­tou o an­da­men­to do plei­to. Além disso, o fato de ter que votar em seis can­di­da­tos di­fi­cul­tou a vo­ta­ção de mui­tos elei­to­res que se mos­tram des­pre­pa­ra­dos para votar. Em al­guns casos o elei­tor per­ma­ne­ceu mais de 20 mi­nu­tos na ca­bi­ne de vo­ta­ção e teve que re­ce­ber ajuda dos me­sá­rios para con­cluir o voto. 

O sis­te­ma bio­mé­tri­co foi tes­ta­do em 16 mu­ni­cí­pios do Rio Gran­de do Norte, ainda não está to­tal­men­te apro­va­do e re­pe­tiu a mesma de­mo­ra de quan­do foi rea­li­za­do o re­ca­das­tra­men­to bio­mé­tri­co. Se­gun­do al­guns elei­to­res, o equi­pa­men­to de­mo­ra­va a re­co­nhe­cer as im­pres­sões di­gi­tais e, por isso, fez de­mo­rar tanto o pro­ces­so.

Projeto Pedagogia do Parlamento elege 13 vereadores estudantes

Alu­nos de 13 es­co­las ca­rau­ben­ses se mo­bi­li­za­ram para es­co­lher os seus re­pre­sen­tan­tes do Pro­je­to Pe­da­go­gia do Par­la­men­to. De­sen­vol­vi­da pela Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ca­raú­bas, a pro­pos­ta de au­to­ria do ve­rea­dor e pre­si­den­te da Casa, Assis Ba­tis­ta (PSB), visa orien­tar os es­tu­dan­tes sobre a im­por­tân­cia da atua­ção de um par­la­men­tar. Em cada es­ta­be­le­ci­men­to de en­si­no foi elei­to um aluno para re­pre­sen­tar a uni­da­de edu­ca­cio­nal na Câ­ma­ra. De­no­mi­na­do de Ve­rea­do­res Es­tu­dan­tes, os jo­vens par­la­men­ta­res terão um man­da­to de um ano, po­den­do apre­sen­tar re­que­ri­men­tos.

O ve­rea­dor Assis Batista-PSB, co­me­mo­ra o su­ces­so do pro­je­to que, se­gun­do ele, é uma forma de tra­ba­lhar a de­mo­cra­cia e a ci­da­da­nia. "Eles vão apren­der tudo sobre a prá­ti­ca da po­lí­ti­ca no Le­gis­la­ti­vo, co­nhe­cen­do o papel do le­gis­la­dor e tam­bém do ges­tor mu­ni­ci­pal. Es­pe­ra­mos que esse pro­je­to possa for­ta­le­cer o es­pí­ri­to po­lí­ti­co dos nos­sos jo­vens que a par­tir de agora terão a opor­tu­ni­da­de de co­nhe­cer e ex­pan­dir as prá­ti­cas po­lí­ti­cas", disse o pre­si­den­te.

Ao longo do de­sen­vol­vi­men­to do pro­je­to, cada es­co­la de Ca­raú­bas teve a opor­tu­ni­da­de de co­nhe­cer o fun­cio­na­men­to da Câ­ma­ra e de­pois ele­geu o seu ve­rea­dor es­tu­dan­te. "De­pois dessa pri­mei­ra etapa do pro­ces­so, vamos pas­sar a rea­li­zar ses­sões dos ve­rea­do­res es­tu­dan­tes, em que serão de­ba­ti­dos pro­ble­mas de in­te­res­se da clas­se e da pró­pria co­mu­ni­da­de. Nossa pro­pos­ta é fazer com que as ideias de­ba­ti­das pelos es­tu­dan­tes pos­sam ser trans­for­ma­das em pro­je­to de lei", diz Assis. 

Para o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, essa con­tri­bui­ção do Le­gis­la­ti­vo de­ve­rá fazer com que as crian­ças e jo­vens pos­sam cres­cer com o co­nhe­ci­men­to ne­ces­sá­rio para exer­cer bem a fun­ção do ve­rea­dor, pre­fei­to, de­pu­ta­do. "Como todos podem ver, es­ta­mos crian­do um me­ca­nis­mo de edu­ca­ção po­lí­ti­ca que será de gran­de im­por­tân­cia para po­li­ti­za­ção de nos­sas fu­tu­ras ge­ra­ções", ex­pli­ca o pre­si­den­te, lem­bran­do que o pro­je­to que co­me­çou a ser posto em prá­ti­ca na sua ges­tão como pre­si­den­te da Casa.

Assis disse ainda que o Le­gis­la­ti­vo está re­vo­lu­cio­nan­do o jeito de en­si­nar, edu­car as crian­ças e Jo­vens de Ca­raú­bas, tornando-os ci­da­dãos com a ca­pa­ci­da­de de su­pe­rar as ad­ver­si­da­des ge­ra­das pelo meio.

No Potengi: Rosalba 5 x 4 Iberê

Barcelona
ROSALBA - 1.612
IBERE - 918

Lagoa de Velhos
ROSALBA - 1.354
IBERE - 682

Rui Barbosa
IBERE - 1.427
ROSALBA - 822

São Tomé
IBERE - 3.617
ROSALBA - 2.201

São Paulo do Potengi
IBERE - 4.131
ROSALBA - 4.024

Sen. Eloí de Souza
ROSALBA - 1.573
IBERE - 1.433

São Pedro
IBERE - 2.167
ROSALBA - 2.073

Riachuelo
ROSALBA - 1.903
IBERÊ - 1.899

Santa Maria
ROSALBA - 1.665
IBERÊ - 1.258