quinta-feira, outubro 21, 2010

Bombeiros encerram buscas por arma que matou F. Gomes

O 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, em Caicó, encerrou as buscas ao revólver calibre 38 que teria sido usado pelo João Francisco dos Santos, o Dão, para assassinar o radialista F. Gomes, na última segunda-feira (18).
Dão disse à Polícia ter jogado a arma no açude Itans, localizado na Zona Leste da cidade.

Segundo o tenente BM Marcos Miranda, comandante do Subgrupamento, a varredura contou com a participação de 23 homens do corpo de bombeiros, incluindo dois especialistas em mergulho de profundidade.
Mesmo com a análise minuciosa da superfície até o porão, bem como da parede interna do reservatório, nada além de entulho e pedras foi encontrado. A água muita turva, em decorrência de algas que a deixavam com cor esverdeada e densa, também dificultava o serviço.

Pela experiência nesse tipo de operação, o tenente Miranda acredita ser difícil a arma estar no local indicado pelo criminoso. O oficial encaminhará o relatório ao delegado Ronaldo Gomes, que preside o inquérito, para que tome as devidas providências. Se necessário, as buscas serão reiniciadas.

Ex-vereador de Natal Renato ataca imagem de F. Gomes no twitter


“F. Gomes era gente boa. Fez aquela matéria do bafômetro comigo em Caicó, sem ouvir minha versão. Agora vai editar o Diário do Cão”, publicou Renato.

Procurado pela imprensa, Renato Dantas confirmou ser ele mesmo o autor das postagens.

FILHA DE F. GOMES PUBLICA HOMENAGEM

Minha alegria acabou. Tiraram minha maior alegria de todos os dias, da minha mãe, dos meus avós, dos meus irmãos, dos meus tios, dos colegas de trabalho… Tenho certeza de quem tirou ele de nós nunca teve pai, ou se quer foi filho, ou tem uma esposa dedicada, pois ninguém imagina a dor que cada um de nós esta sentindo! Não tenho como ter ele de volta, infelizmente. Pois era tudo que nós mais queríamos. Vou sentir falta de dizer: Painho estou chegando sexta, to com saudades de casa. Ele adorava saber que eu sentia falta de casa e que logo em breve eu iria chegar, e lá estaria ele deitado no sofá da sala, esperando para me dar um abraço forte de saudade.

A dor que estamos sentindo é uma dor inexplicável, é uma dor infinita que não tem fim. Foram muitos momentos, muitos planos, sonhos.. Que acabaram, pois a principal força que nos fazia sonhar se foi. No momento não penso em nada, estamos sem chão, sem rumo! Meu pai se foi … A saudade esta matando, acordar e não vê-lo, não ir mais deixar o almoço, não ouvir mais o programa dele, e passar o dia esperando meu telefone tocar. Apenas para perguntar se esta tudo bem! Se eu já tinha me alimentado, bebido água, como tinha sido minha aula, se eu estava estudando, até a hora de ir dormir, até mesmo ele só iria dormir quando eu dizia que já tinha tomado meu banho e estava deitada, desejava-me um boa noite e iria dormir. Acordar os meninos pela manhã com a paciência que só ele tinha, infinitas coisas a qual ele fazia por nós.Um pai no qual não existe, pois igual a ele não tem, quem sempre nos acompanhou sabe como ele era um excelente pai, um maravilhoso marido, filho, irmão, tio, amigo … Por mais que a dor esteja intensa, e que não passa por nada. Eu posso gritar para o mundo ouvir: ELE É O MELHOR PAI DO MUNDO! Até mesmo esse final de semana parecia uma despedida, ele dizendo que quando mainha engravidou primeiro ele queria uma menina, e logo após 4 anos outra gravidez, e ele dizia que não queria uma menina, e sim um menino pois não queria que eu ficasse no canto .. Mas deus o presenteou, nos presenteou, nos deu logo dois de uma vez só. Formamos uma família, uma família linda, invejável. Que todos ficavam olhando admirando quando nós passávamos, ele tinha um orgulho da família dele, como todos sabem! Espero que a justiça seja feita, pois é a única coisa a qual podemos fazer agora.

Queria agradecer em nome de toda minha família, obrigada pela força, email, mensagens, obrigado á todos. Obrigado também aos policiais, bombeiros, amigos, aos fãs a multidão que tinha nas ruas, aos admiradores e ouvintes. A todos que nos apoiaram e estiveram do nosso lado neste momento. Aos que estavam longe também.




Obrigado de coração a todos que sempre o admiraram.


Érika, Ewerton, Esley, Eliene, Rita e toda a família

PF cumpri mandato de busca e apreensão em Dix-Sept Rosado


A Polícia Federal está cumprindo mandato de busca e apreensão na cidade de Governador Dix-sept Rosado, um doa alvos da PF é as casas dos ex-prefeitos do município Adail e Anax Vale, pai e filho, respectivamente.

A PF ainda não divulgou o que motivou os mandados. Não foi confirmado se também estão sendo cumpridos mandados de prisão.

MP vai investigar crescimento do quantitativo da dengue em Florânia


A Promotora de Justiça Substituta da Comarca de Florânia, Marília Regina Soares Cunha, instaurou inquérito civil e vai acompanhar a aplicação das normas operacionais relativas ao Programa de Controle da Dengue, no que diz respeito à adequada prevenção contra a dengue em Florânia, município administrado pelo prefeito Sinval Salomão (PTB na foto). O presente Inquérito Civil Público, sob o registro cronológico n.º 031/2010 com o objetivo de apurar os fatos narrados, que consubstanciam, em tese, violação a interesses difusos e coletivos relacionados à saúde pública.

Através da Portaria nº 035/2010, a Promotora também manda ofício a Secretária Municipal de Saúde de Florânia, requisitando que informe, no prazo de 10 (dez) dias, o quantitativo da evolução dos casos de dengue no município nos últimos quatro anos e indique o larvicida e o inseticida que vem sendo utilizados, bem quantos ciclos de combate à dengue já foram realizados em 2010, quantos ciclos estão programados até o final do ano; a quantidade de imóveis e de agentes de endemias existentes no município, bem como a carga horária diária destes.

Fonte: Blog do Wallace

Programa do Leite pode parar na próxima semana

Cansados com os atrasos constantes no pagamento do Programa do Leite, representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Norte (Sindleite) e três consórcios do setor ameaçam parar a partir da próxima segunda-feira o fornecimento do produto ao governo do estado. Eles cobram a dívida das duas quinzenas de setembro em atraso e estabeleceram um cronograma de pagamento para os próximos meses. Os empresários querem que o Executivo estadual honre a primeira parcela do compromisso até amanhã.

A decisão foi protocolada após uma assembleia na noite de ontem e será comunicada hoje oficialmente à Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Sethas), ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater RN) e ao gabinete civil do Estado. Além do Sindleite, participaram da reunião os consórcios Potiguar, União e Leite Potiguar.

As indústrias querem que o governo pague até amanhã cerca de R$ 3 milhões relativos aos primeiros quinze dias do mês passado. O prazo para o pagamento da segunda quinzena é a próxima terça-feira. “Caso o governo não pague, paramos na quarta-feira”, afirma o vice-presidente do Sindleite, Francisco Belarmino Macedo.

Serra é atingido na cabeça durante confusão no Rio

A caminhada do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, nesta quarta-feira (20) no calçadão de Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve um princípio de confusão quando partidários do tucano se encontraram com simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT).

Serra, que estava acompanhado de Fernando Gabeira (PV), foi atingido por um objeto na cabeça e chegou a interromper o percurso para entrar em uma van, que percorreu cerca de 100 metros. Em seguida, o tucano desceu do veículo e voltou a caminhar pelo calçadão acompanhado de assessores e simpatizantes do PSDB.

Houve discussão entre os dois grupos, e o comércio local chegou a fechar as portas. O tucano criticou o protesto dos petistas. "O PT tem tropa de choque e isso é típico de movimentos fascistas", disse o presidenciável.

Dica de Vagas

Empresa: Escitório de contabilidade
Local: Natal
Falar com: Rogério Vieira
Telefone/e-mail: 4006-8900 / rogerio@montenegrocontabilidade.com.br
Descrição:
Escrituração de notas fiscais;
Apuração dos impostos estaduais e municipais;
Entrega de obrigações estaduais e municipais
Empresa: SandStone Joias
Local: Shopping em Ponta Negra
Falar com: Cristina
Telefone/e-mail: 84.87235779/96603436/32462167
Descrição:
.Funcao de vendedora em shopping center com comicao.
.Experiencia na venda de joias ou semi-joias/bijouterias.
.Boa presenca
.2 grau completo
.Boa atitude e responsabilidade
.Morar na zona sul de Natal, preferivelmente em Ponta Negra
Falar com: Sandra/Shirley
Telefone/e-mail: (84)8717-4613/8725-3677/3222-9336
Descrição:
Com experiência comprovada,de ambos os sexos,disponibilidade de horários.(20 vagas)

Brasilia também merece imagens como esta

Brasília viveu um final da tarde bem mais tranquilo nesta quarta-feira (20). E foi o cenário para um arco-íris que se estendeu em 180 graus por cerca de 15 minutos, provocando vibração entre os que estavam em pontos estratégicos da Praça dos Três Poderes.

Polícia não encontra arma de Dão no Itans

As buscas dos policiais da Deicor no matagal das margens do açude Itans, em Caicó, pela arma usada no assassinato do jornalista e radialista F. Gomes se mostraram infrutiferas durante toda a tarde desta quarta-feira (20). O delegado Ronaldo Gomes anunciou que o Corpo de Bombeiros já foi solicitado para fazer buscas subaquaticas e estender as buscas às aguas do açude. 

Foi o próprio assassino confesso do jornalista, o desempregado e ex-detento João Francisco, conhecido em Caicó como Dão, que informou o local onde teria jogado o revolver calibre 38, comprado por ele no Beco da Troca por R$ 550,00, e usado para matar o radialista. Como a arma não foi encontrada, equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros fará a busca a partir da manhã desta quinta-feira.

Candidatos à Presidência da República assumem compromisso com a educação

Dilma Rousseff – A candidata Dilma Rousseff, da coligação “Para o Brasil seguir mudando” recebeu a Carta-Compromisso em São Paulo (SP), no ato em que divulgou os programas da educação, juventude, ciência e tecnologia de sua candidatura. “Parabenizo as instituições e me comprometo com o documento”, anunciou. Ressaltou que o fato de a Carta ter como base a Conae e ser assinada por um grande número de instituições dá a devida legitimidade para a aplicação de suas diretrizes em seu governo.

José Serra – O candidato José Serra, da coligação “O Brasil pode mais”, assinou a Carta-Compromisso em Londrina (PR) e afirmou: “Nós precisamos de um Plano Nacional de Educação, precisamos de uma mobilização, uma obsessão nacional pelo ensino de qualidade e apartidário”.

A Carta-Compromisso tem o objetivo de assegurar o compromisso de ambas as candidaturas com políticas educacionais capazes de consagrar o direito à educação de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras. Para tanto, o conjunto das instituições acompanhará o cumprimento dos compromissos assumidos.

Governador trata sobre LRF em audiência com ministro

O governador Iberê Ferreira de Souza participou, na tarde desta quarta-feira (20), em Brasília, de uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Durante a audiência foi feita uma avaliação das quedas das receitas estaduais com o Fundo de Participação dos Estados (FPE), levando em conta o fechamento do exercício 2010 e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Viemos tratar com o ministro Mantega de questões relativas às nossas receitas e do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, porque queremos dar transparência aos nossos gastos, como sempre buscamos fazer à frente do governo. A nossa preocupação é entregar um governo sem comprometimento financeiro e enxuto”, frisou o governador Iberê ao final de reunião com o ministro. 

Além do governador Iberê, também participou da reunião, o governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda. O ministro da Fazenda se comprometeu em analisar as reivindicações dos governadores e pretende marcar outro encontro onde serão discutidas soluções para as perdas nas arrecadações estaduais. A data da nova audiência ainda não foi confirmada. 

O que Lei de Responsabilidade Fiscal ?

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é uma lei brasileira que impõe o controle dos gastos de estados e municípios, condicionando-os à capacidade de arrecadação de tributos. A medida é para impedir que gestores contratem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos. Embora o Poder Executivo seja o principal responsável pelas finanças públicas, os Poderes Legislativo e Judiciário também estão submetidos à ela.

Estatuto de Igualdade Social entra em vigor

O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL ENTROU EM VIGOR NESTA QUARTA-FEIRA. A LEI FOI APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL APÓS DEZ ANOS DE DISCUSSÃO. 

O AUTOR DO PROJETO, SENADOR PAULO PAIM, RECONHECE AS LIMITAÇÕES DO TEXTO, MAS DIZ QUE A NOVA LEGISLAÇÃO É UM IMPORTANTE AVANÇO. 

O Estatuto da Igualdade Racial tem o objetivo de combater a discriminação e garantir a igualdade de oportunidades e de direitos a todos os cidadãos brasileiros, independentemente de raça, etnia ou cor da pele. 

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República prevê a adoção de ações afirmativas pelo governo, garante o livre exercício das religiões e cultos de origem africana, reconhece a capoeira como esporte nacional, inclui no currículo escolar os estudos sobre a África e pune com até cinco anos de prisão quem praticar o racismo. Durante a votação do texto, os senadores elogiaram o esforço e negociação entre os parlamentares, entidades e o governo para concluir a votação da matéria.

O autor do projeto, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, reconhece que os temas mais polêmicos foram retirados da proposta, como a adoção de políticas de cotas raciais e os incentivos para as empresas que contratam trabalhadores negros. 

O senador Paulo Paim admite que a nova lei com 65 artigos não é a ideal, mas representa um importante avanço. (Paim) O estatuto é mais um reforço no combate a discriminação contra o povo negro, índios pobres e pardos. Ele também avança na questão da saúde, incentiva cada vez mais ações de inculsão no ambiente de trabalho. Enfim, este acordo foi feito envolvendo os deputados e senadores, mas nem sempre você conseugue o ideal.Você consegue aqui o que é possível mediante a negociação e a mediação de forças que existem no Congresso Nacional. (Repórter) O projeto que criou o Estatuto da Igualdade Racial foi apresentado pelo então deputado Paulo Paim em 2000 na Câmara dos Deputados e reapresentado em 2003 no Senado, quando Paulo Paim assumiu o mandato de senador.

Governo discute em reunião melhorias para o sistema adutor Monsenhor Expedito

As obras de ampliação da adutora Monsenhor Expedito, a instalação de sete mil hidrômetros em diversas comunidades, a implantação de uma assessoria de saneamento, o combate ao desperdício de água e a automação da adutora foram os temas da pauta de uma reunião na manhã dessa terça-feira (19), entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Caern e Banco Mundial, no auditório da Semarh.

Segundo o coordenador do Programa Semiárido Potiguar (PSP) no Estado, Othon Militão, a ampliação da adutora Monsenhor Expedito é o principal projeto que o Banco Mundial está financiando através do PSP, pois trata-se da recuperação física de todo o sistema adutor e, principalmente, na implantação de um sistema de gestão para todas as adutoras do Estado. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

O sistema adutor Monsenhor Expedito dispõe de 400 km de tubulação implantadas, derivações secundárias, no entanto, foram surgindo, e que, segundo técnicos da Caern, muitas delas sem sequer terem sido autorizadas.

Para dar continuidade às discussões, uma nova reunião com representantes do Banco Mundial ficou marcada para a segunda quinzena de novembro. Na ocasião, será apresentada uma proposta de normas e diretrizes a serem adotadas pela Caern, Semarh e o Programa Semiarido Potiguar. 

A água da adutora Monsenhor Expedito é captada na lagoa do Bonfim e mais sete poços instalados nas margens da própria lagoa. A adutora beneficia 162.550 habitantes distribuídos nas seguintes localidades: Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D'Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintadas e comunidades rurais. A Adutora Monsenhor Expedito distribui 1,7 mil de litros de água por hora, através de três conjuntos de bombas flutuantes e uma bateria de sete poços tubulares, instalados nas imediações daquele manancial.

Feira do Livro de Seridó acontece a partir desta quinta-feira (21)

Com o objetivo de proporcionar o encontro entre leitor, personagens, autor e obras literárias, difundir a riqueza da literatura e intensificar sua disposição natural para revelar os novos talentos da literatura potiguar, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, promove a partir desta quinta-feira (21) até o próximo sábado (23), no complexo cultural Ilha de Santana, a Feira do Livro do Seridó.

Na programação, além da oferta de livros, também serão realizadas palestras, oficinas, bate papos com autores nacionais e locais. Também está prevista uma programação cultural desenvolvida para despertar no público seridoense o prazer pela leitura.

O evento vai contar também com o convênio Cheque Livro, no valor de R$ 150 mil. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura, e permite a aquisição de livros para ampliar e renovar o acervo das bibliotecas nas escolas da rede pública. Com o convênio serão beneficiadas 97 escolas públicas da 10ª Diretoria Regional de Educação (Dired).

Tomba: "Meu voto será de quem acabar com reeleição"

O deputado de primeiro mandato, Luís Antônio "Tomba" já começa a estudar seus candidatos. Ao ser entrevistado pelo Repórter 98, da 98 FM nesta terça-feira, Tomba disse que ganhará seu voto quem prometer acabar a reeleição na Assembleia. "Quem fizer isso já ganhou meu voto. Não acho justo a reeleição na Assembleia. Essa será minha primeira luta lá dentro".

Tomba conta que já iniciou sua conversa com os candidatos. "O Antônio Jácome já me procurou, apenas ele. Porém, não defini meu candidato. Pode ser qualquer um dos 24 eleitos. Vou conversar com o PSB  para que a gente vote no mesmo candidato", falou o deputado.

E as movimentações para a campanha de 2012 já começaram. Questionado sobre a possível candidatura da sua mulher, Fernanda Costa, a prefeitura de Santa Cruz, Tomba desconversou. "Ainda é cedo para falar disso. O prefeito está muito bem e devemos buscar a reeleição. Vamos esperar para ver", concluiu o deputado eleito.

Fonte: Robson Carvalho

Rosalba e Robinson Faria separados pelo 2º turno

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) e o vice-governador Robinson Faria seguirão caminhos distintos na eleição para Presidência da República. Enquanto a líder do DEM gravará programa nacional para o presidenciável José Serra, o deputado Robinson Faria confirmou seu  apoio para a petista Dilma Rousseff.

PMDB promove comícios pró-Dilma

O PMDB do RN, promoverá uma série de comícios nas principais regiões do Estado em um movimento favorável à campanha de Dilma Rousseff. Os dois principais líderes do partido, o deputado federal Henrique Eduardo Alves e o senador Garibaldi Filho, se somam ao PSB das deputadas Sandra e Larissa Rosado; e ao PMN do deputado Robinson Faria para ampliar os eventos pró-Dilma na região de Mossoró e no Agreste. “No primeiro turno tinham muitos candidatos, eram seis. Agora será apenas um candidato. Vamos ampliar os votos de Dilma aqui no Rio Grande do Norte”, declarou o deputado federal Henrique Eduardo.

As cidades que deverão receber a equipe de campanha são Pau dos Ferros, Mossoró, Macau, Jardim do Seridó ou Acari, Nova Cruz e Macaíba. Os eventos terão início amanhã, quando os políticos estarão na cidade de Nova Cruz.

No sábado está previsto um ato durante todo o dia em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado, e um dos principais redutos do DEM, que administra a cidade. No dia seguinte a caravana vai ao Seridó e as mobilizações devem ocorrer em Jardim do Seridó ou Acari. Na terça-feira os peemedebistas irão ao Oeste. Na cidade de Pau dos Ferros será promovido grande comício.  No dia seguinte os peemedebistas estarão em Macau. A caravana será encerrada em Macaíba, com mobilização na quinta-feira.

Polícia investiga desvio de verba na Câmara de Vereadores de São Gonçalo

A polícia de São Gonçalo do Amarante, investiga um esquema de desvio de verba de vereadores da Câmara da cidade. Nos próximos dias, o delegado Demontiê Falcão pretende solicitar à justiça a quebra do sigilo bancário de alguns políticos do município. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o esquema fraudulento, por meio, de desvio de verba de funcionários que possuem cargos comissionados na Câmara. O delegado informou que 2/3 dos vencimentos são desviados para os vereadores envolvidos na fraude. 

A polícia apreendeu cartões de crédito e contracheques  de funcionários que possuem cargos comissionados. “Alguns nem aparecem para trabalhar na Câmara dos Vereadores para trabalhar”, informou o delegado. Uma empresa teria sido aberta para que o dinheiro fosse movimentado. “O Ministério Público está investigando também. Vamos reunir provas para que o MP ofereça a denuncia”, contou o delegado.

Segundo a polícia, o esquema funciona da seguinte forma:  o  funcionário (cargo comissionado) recebe um salário de R$ 1.500. Deste valor, somente R$ 300 fica com o funcionário e o restante é direcionado para o parlamentar. “Isso é recebimento de dinheiro ilegal”, completou Demontiê.
Do Tribuna do Norte

DN Pergunta: A que atribui a derrota para o Senado?

Atribuo a derrota ao voto casado. Quando conseguia um voto, eles (Agripino e Garibaldi) haviam conseguido dois. Se tivesse a fidelidade partidária eles não poderiam ter feito o que fizeram. Apesar da derrota agradeço aos mais de 650 mil eleitores que confiaram em mim de forma livre e espontânea.
Por Erta Souza, do Diário de Natal

Termina hoje prazo para defesa da Sargento Regina

O prazo para a vereadora de Natal Sargento Regina (PDT) entregar a defesa na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal, sobre declarações dela divulgadas em vídeo no YouTube, termina hoje. A vereadora informou que sua equipe jurídica está analisando o caso e vai entregar a defesa no prazo.

"Meu depoimento sobre isso eu já dei. Essa defesa que vai ser entregue na quinta (amanhã) é inteiramente jurídica. Então os advogados é que estão tratando. O que posso garantir é que aqueles vídeos foram editados da pior forma possível, para me prejudicar. Desafio a postarem o vídeo de toda a reunião, no contexto correto", defendeu a parlamentar.

Mais de 6 mil empregos são registrado em setembro

O Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados - CAGED, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou nesta terça-feira (19) o relatório mensal sobre a geração de empregos celetistas referente ao mês de setembro de 2010. No período, o Rio Grande do Norte registrou a geração de 6.079 postos de trabalho, uma elevação de 1,65% em relação ao número de trabalhadores com carteira assinada do mês anterior. Este é o melhor resultado dos últimos quatro anos.

Especificamente em Natal, foram gerados, no mês de setembro, 2.815 novos postos de trabalho e em Mossoró foram 886 novas vagas. No mesmo período do ano passado, o saldo de empregos do Rio Grande do Norte foi positivo em 4.421 postos. Na seqüência, vem setembro de 2007, com 5.845, e setembro de 2008, com 4.593 vagas.

A pesquisa do CAGED também observou os setores da economia com melhor desempenho no quesito geração de emprego. A agropecuária foi responsável por 2.032 novos postos, a Construção Civil gerou 1.351, o setor de Serviços, 1.058, o Comércio gerou 996 novos postos e a Indústria de Transformação, 581.

1º Fórum de mídias sociais do RN ocorre neste sábado

O papel das mídias sociais enquanto ferramenta de marketing e canal de divulgação de produtos e ideias será discutido no próximo sábado (23), durante o 1º Fórum de Planejamento em Mídias Sociais. O evento, primeiro do tipo a ser realizado no Rio Grande do Norte, acontece no Hotel Pirâmide, de 8h às 17h, e tem como objetivo ensinar usuários de redes como Facebook, Orkut, MSN e Twitter a otimizar o uso destas plataformas, de modo a aproveitar todas as potencialidades destes meios de comunicação.

“As mídias sociais já estão presentes na vida de grande parte das pessoas. Empresários, jornalistas, estudantes e políticos, por exemplo, estão fortemente representados em sites como o Twitter. O que falta a estas pessoas, muitas vezes, é uma noção acerca da melhor maneira de utilizar estas plataformas, uma espécie de profissionalização”, disse o organizador do evento, Cláudio Menezes, durante entrevista no Jornal 96, na manhã desta quarta-feira (20).

Inscrições
As inscrições para o 1º Fórum de Planejamento em Mídias Sociais ainda estão abertas e podem ser feitas na loja Miranda Computadores localizada no Shopping Cidade Jardim, na avenida Roberto Freire, Mirassol. A taxa de inscrição é de R$ 70 (estudante) e R$ 100 (profissional).

Empresa indiana apresenta plano para ampliará exploração de ferro no RN


A exploração de minério de ferro no Rio Grande do Norte começa a receber novos investimentos. Segundo informações da superintendência local do   Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), a empresa Susan (de capital indiano) está para apresentar um novo plano econômico para exploração de uma área na Serra da Formiga, município de Cruzeta. Informações não oficiais estimam que a produção anual da jazida fique entre 6 milhões e 12 milhões de toneladas.

A Susan, associada à VTEC, já atua na região realizando pequenas extrações do produto. No entanto, o trabalho estava mais voltado para o mercado interno, fornecendo matéria-prima para cimenteiras. Agora, o objetivo é vender o produto no exterior. O superintendente do DNPM, Carlos Magno Cortez, explica que a empresa já tem concessão e autorização para a exploração do ferro. “Agora, eles vão apresentar um novo plano de aproveitamento econômico que será entregue ao DNPM. Atualmente, eles estão acumulando material de alto teor e não paralisar o trabalho, mas o objetivo que nos foi passado é de ampliar a produção”.

Mulher é encontrada morta em motel

Rosemere Severiano Gomes, de 32 anos, foi encontrada morta no quarto 16 do  Motel Joia, localizado no bairro. Segundo a polícia, o principal suspeito é um pescador e ex-companheiro da vítima, com quem já havia morado junto, conhecido como Guatemir.

De acordo com a delegada Antônia Deusa, os dois haviam entram no estabelecimento de táxi e, após matar a mulher, o suspeito teria deixado o local a pé, alegando que ia comprar um lanche na vizinhança. Ainda segundo a delegada, não há nenhuma marca de tiro ou faca e acredita-se que a vítima foi espancada até a morte.

Rose, como era conhecida, morava na rua Santo Inácio, também no bairro das Rocas. Para uma vizinha da vítima que não quis se identificar, Rose teve muito azar em cruzar com esse homem. “Ela era uma pessoa boa, que ajudava o próximo, mas infelizmente cruzou com uma pessoa que não vale nada”, disse.

Informações do Tribuna do Norte

Filha mata pai a facada após sofrer agressão em São Gonçalo do Amarante

O crime aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (20). A polícia foi acionada pela própria adolescente. A moça, após desferir o golpe de faca contra o pai, resolveu ligar para a delegacia da cidade. Ao chegarem ao local, os policiais de São Gonçalo encontraram Wilson Andrade da Costa, de 36 anos, sem vida.

À polícia, a adolescente relatou que constantemente era vítima de agressões por parte do pai. Na tarde de hoje, ela teria sido jogada em cima de um armário. Ao cair, a menina de 16 anos apanhou uma faca e partiu para cima do pai o atingindo com apenas um golpe de faca no abdômen.

Prefeito de Nova Cruz vai ter que provar pagamento de salários do vice-prefeito ou FPM poderá ser bloqueado

O prefeito Flávio Azevedo (PMDB) vai ter que provar na Justiça, que os salários do vice-prefeito João Paulo de Andrade (PR) estão em dias, caso contrário à própria Justiça autorizar o bloqueio dos valores do FPM, para que os referidos pagamentos sejam realizados. Pelo menos é o que consta na decisão do processo cujo autor é João Paulo e o réu, a Prefeitura de Nova Cruz, e foi assinado pelo juiz Ricardo Henrique de Faria. Apesar de ter reconhecido como caráter essencial o direito ao recebimento dos subsídios, o juiz deixou claro de que as provas apresentadas por João Paulo, como extratos com fortes indícios de que não teria havido o depósito em conta dos valores de alguns meses, não são suficientes para comprovar o não pagamento, "já que poderia ter havido recebimento através de contra-cheque diretamente pelo autor", entende o juiz.
Na decisão, o juiz chegou a estranhar o fato do vice-prefeito passar vários meses sem receber salário e deixar para acionar a justiça, as vésperas da eleição e já no ano seguinte ao que teria ficado sem receber salário durante alguns meses. Ao final da decisão, o juiz determinou que o prefeito Flávio Azevedo seja obrigado a fornecer a comprovação do pagamento do subsídio mensal do vice-prefeito João Paulo Freire de Andrade, em relação aos meses de junho a dezembro de 2009, em até 10 dias, sob pena de bloqueio dos valores do FPM uma vez que os salários têm cunho alimentar. A decisão é do dia 14 deste mês. Em tempo: além do vice-prefeito, secretários e cargos de confiança também reclamam de salários atrasados na atual administração.
Fonte: Marcos Dantas