quinta-feira, outubro 28, 2010

Adolescente é preso após abusar de criança de dois anos em Riacho da Cruz

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na cidade de Riacho da Cruz, acusado de ter estuprado uma criança de apenas dois anos. O registro foi feito no início da tarde de ontem (27) e o adolescente foi apreendido em casa, no centro da cidade e encaminhado hoje para o Centro Educacional de Mossoró, a 285 quilômetros da capital do Estado. 


Segundo a Polícia Militar de Riacho da Cruz, a criança estava sendo cuidada por uma amiga da mãe dela e, em um descuido dessa pessoa, acabou indo para a casa vizinha, onde mora o adolescente. Minutos depois, a tia do adolescente, única pessoa da família a morar com ele, ouve o choro da criança. Vai até ela e a encontra ensanguentada, com um forte sangramento da vagina. Procura pelo adolescente e o encontra no banheiro de casa, tentando se esconder.

A tia do adolescente, então, comunica a mãe da criança o acontecido e ela vai até a Delegacia de Riacho da Cruz. A PM foi responsável pela apreensão do jovem. "Ele não chegou a resistir a prisão e não parece ter problema psicológico algum, só de ruindade mesmo. Morava em Goiânia/GO e a mãe dele o mandou para Riacho da Cruz para morar com a tia porque parece que não aguentava mais o trabalho que ele dava lá", afirmou o sargento Gilson, da PM de Riacho da Cruz.

Apreendido, o adolescente foi encaminhado para o Ceduc de Mossoró e o caso foi comunicado ao Fórum de Portalegre, cidade vizinha a Riacho da Cruz, que vai apurar a denúncia e deve autuar o jovem por ato infracional correspondente a estupro de vunerável. A criança de 2 anos vítima do adolescente passou por exame de conjunção carnal no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) de Mossoró e foi confirmada o abuso sexual. A criança foi internada no hospital de Mossoró, mas já passa bem e deve receber alta nos próximos dias. 

Agência dos Correios de Governador Dix-Sept Rosado é roubada

A agência dos Correios do município de Governador Dix-Sept Rosado foi roubada mais uma vez na manhã desta quinta-feira (28). Desta vez, dois homens chegaram armados em uma moto branca e renderam os funcionários levando dinheiro do estabelecimento.

De acordo com informações do coronel Welington Alves, comandante do policiamento regional I, o roubo aconteceu após as 11 horas da manhã, horário de maior movimento da agência. “Quando soubemos do roubo, acionamos toda a polícia, inclusive a federal. Agora, estamos ouvindo as testemunhas que estavam no local”, argumenta o coronel.

O coronel é responsável pelo policiamento de 56 municípios da região e afirma ser “comum” roubos e furtos no final do mês, quando o fluxo de pessoas aumenta.

No momento do roubo, os funcionários dos Correios faziam atendimento normal e não perceberam o movimento diferente.

SENAR entrega certificados de Cursos de Turismo Rural e Produção e Conservação de Polpa de Frutas

Foram entregues nesta segunda-feira no Centro de Referencia da Assistência Social –CRAS de Sitio Novo, os certificados de participação dos Cursos de Produção e Conservação de Polpa de Frutas e Turismo Rural.

Os cursos foram oferecidos pelo SENAR em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento –SMAA e o Centro de Referencia da Assistência Social –CRAS. A entrega dos certificados contou com a presença do Mobilizador do Sindicado Rural do município de Barcelona/RN Francisco Gomes Barreto Neto, do Secretário Municipal da SMAA Francisco Ramiro da Silva, Tecnico da Emater Ilton e a Coordenadora do CRAS Nadja Maria de Cravalho França.

Morador acusa Deputado Tomba de Agressão Moral

O deputado eleito e ex-prefeito de Santa Cruz, Tomba (PSB), agrediu moralmente um morador do bairro do Paraíso, no último domingo (24).

De acordo com o Sr. Francisco de Sales Nascimento da Silva, o deputado Tomba invadiu a construção da sua propriedade, localizada próximo do Açude Novo, lhe chamando de "ladrão" e "safado". Segundo Tomba, a referida propriedade supostamente lhe pertencia.

O filho da vítima, José Franklin, falou para o Blog do Wallace que foi procurado por algumas pessoas que informaram sobre o interesse de Tomba na propriedade, pois ali seria construído um Clube de Idosos. O filho da vítima considerou o ato como uma falta de respeito ao cidadão e uma agressão moral ao seu pai.

A ocorrência foi registrada na DP de Santa Cruz.

Vereadores de Campo Redondo articulam eleições municipais de 2012

Os vereadores de Campo Redondo, Zé Ronaldo do PSB, Silvânia Karla do PSB, Naldinho (Pres. do PMDB), Manoel Egídio (Pres. da Câmara), Josinaldo Anselmo (Pres. do PSB), se reuniram para articularem uma provável candidatura para a disputa ao executivo em 2012. Durante o encontro Josinaldo Anselmo adiantou que seu partido disputará a prefeitura, já que poderá contar com o apoio do deputado eleito Tomba. O almoço aconteceu nesta terça-feira (26) numa churrascaria de Currais Novos, hoje (26).


Outros nomes que são cogitados para disputar a prefeitura são os de Alessandru, Uelb e Carlinhos. Essa disputa promete.
Fonte: Blog do Wallace

Gafe ou Mal entendido?

Robson Pires postou em seu blog uma suposta gafe cometida pelo deputado federal reeleito Felipe Maia (DEM) que acabou chamando a atenção dos presentes durante uma reunião realizada nesta quarta feira na cidade de Currais novos. Segundo o blog a gafe aconteu quando Felipe Maia falava em favor da candidatura do candidato tucano José Serra a presidência da República. Logo que soube da postagem a Assessoria do Deputado entrou em contato com Robson que divulgou uma nota de esclarecimento sobre a suposta gafe cometida pelo Deputado em Currais Novo. 


- O candidato não é Lula que é considerado um bom presidente. A candidata é uma mulher. E perguntou: porque votar numa mulher?



Nota de esclarecimento

… “Fui à feira de Currais Novos conversar com os feirantes e os amigos e os perguntei sobre quem votariam. Elas me disseram:- ‘gosto deste presidente (Lula)’, que é um bom presidente, mas ele não é candidato. Eu sei lá o que esta mulher (Dilma Rouseff) vai fazer por este país, o país está bem, mas eu vou apostar no que eu já conheço. José Serra eu já sei quem é. Foi deputado federal, senador, ministro do Planejamento e da Saúde. Aquele remédio baratinho que se encontra nas farmácias, os genéricos, foi José Serra quem criou. Os mutirões de glaucoma e catarata foi José Serra. Um homem que governou e foi prefeito de São Paulo. Um homem desse não precisa mostrar mais o seu trabalho, está mostrado, está na cara do povo, é só analisar, se aproximar, pesquisar é só ter certeza que o melhor candidato à presidente do Brasil chama-se José Serra 45”.
Assessoria de Imprensa Deputado Federal Felipe Maia.

Principal acusado de ser o mandante da morte de F. Gomes nega participação no crime

O presidiário Valdir Sousa do Nascimento, principal acusado de ser o mandante da morte do jornalista e radialista F. Gomes, foi ouvido hoje pela Justiça de Caicó através de uma carta precatória referente a uma apreensão de droga em 2007 na cidade de Acarí. Ele prestou depoimento sobre o assunto no Fórum de Justiça da cidade. Ouvido pela imprensa de Caicó ele negou que tenha qualquer envolvimento com a morte de F. Gomes.

- Não tenho envolvimento algum com esse crime. sou responsável por aquilo que eu faço. Eu não mandei matar F. Gomes. Estou com a conciência tranquila. Não conheço esse rapaz (Dão) acusado de matar F. Gomes. A polícia pode investigar. Não tenho nada contra a imprensa, disse Valdir durante entrevista.

No Niver de Lula

Autor do crime contra F. Gomes ganhou Bíblia de presente ”

O livro chegou ao presídio através das mãos do advogado Rivaldo Dantas que se dirigiu até a penitenciária para comunicar oficialmente à direção que não é mais advogado do preso. A família ao saber que o advogado iria para lá resolveu enviar o presente.

Energia eólica será uma realidade breve na Serra de Santana

O Rio Grande do Norte já começa a ganhar novas paisagens em forma de "cataventos" gigantes que no horizonte enchem os olhos de quem pega a estrada em direção a Rio do Fogo, município potiguar a 81km da capital. São geradores de energia, movidos pelo vento, que também fazem girar as esperanças em torno de uma nova indústria, de pelo menos 30 mil novos empregos e de R$ 9 bilhões em investimentos para o Estado até 2013. 
Há lições de casa a fazer, no entanto, para viabilizar os projetos desenhados para alavancar esses números e o Rio Grande do Norte está atrasado em relação a algumas delas. Engenheiros, investidores e gestores privados enumeram que desafios são esses, dão dicas de como vencê-los e alertam que em parte deles os vizinhos cearenses, que junto com o RN deverão morder a maior fatia do bolo de investimentos prometido com as eólicas no país, já estão na frente.
O Rio Grande do Norte e o Ceará oferecem ventos com velocidade e constância e deverão se beneficiar como nenhum outro Estado com a expansão do setor que usa essa "matéria-prima" para gerar energia. Os projetos de geração vêm ganhando corpo principalmente a partir dos leilões federais realizados em 2009 e neste ano. Os leilões asseguraram a celebração de contratos de fornecimento de longo prazo, uma garantia que deverá ajudar a tirar do papel centenas de projetos. Só no RN, cerca de 70 novos parques serão implantados, com potência instalada somada de 1.721,6 Megawatts (MW), o que significa 25 vezes mais o que há atualmente em operação. Alguns desses parques do Estado também serão edificados em Lagoa Nova. A cidade aguarda ansiosa, o prefeito comemora o investimento e o progresso e as firmas já estão prevendo uma alta estação de empregos no município que hoje tem pouco mais de 13 mil habitantes. Para alguns empresários do setor eólico que já visitam a cidade, deverá faltar mesmo é mão de obra para tantos investimentos que chegarão a partir de 2011.
Em conversa com o prefeito Erivan Costa, existe uma expectativa de que a cidade fique sem leitos para hospedagem, já que o número atual de pousadas é pequeno para a demanda que se anuncia. Só para se ter uma ideia maior do investimento eólico, de lanterninha, no ranking dos quatro principais produtores do país, o Estado do Rio Grande do Norte deverá assumir a primeira posição.

Justiça

A inauguração de duas novas Varas da Justiça Federal no Rio Grande do Norte acontecerá no mês de janeiro de 2011. As cidades de Pau dos Ferros e Assú terão subseções do Judiciário Federal. A informação é da Assessoria de Comunicação da Justiça Federal e vai proporcionar principalmente a redução do número de processos na Vara da Justiça Federal em Mossoró. No caso da cidade de Pau dos Ferros, já foi locado o imóvel onde será instalada a Vara.

Inicialmente, as atividades da Justiça Federal vão se desenvolver num prédio alugado. Na cidade de Assú, a direção do Foro da JFRN avalia alguns imóveis que poderão sediar o Judiciário Federal. Nas duas cidades estão sendo observados terrenos para a construção da sede própria. Os recursos orçamentários para edificação dos fóruns já foram assegurados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, de Recife (PE). Tão logo as Varas da Justiça Federal sejam instaladas, começa o processo burocrático, no sentido de construir as sedes próprias. A Vara da Justiça Federal em Assú vai atender as cidades de Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Macau, Carnaubais e Porto do Mangue, e juntas têm mais de 120 mil habitantes.

Já, a Vara da Justiça Federal em Pau dos Ferros vai atender um número bem maior de cidades, entre elas São Miguel, Venha Ver, São Francisco do Oeste, Portalegre, Alexandria, entre outras. Com a chegada das duas Varas Federais, a Justiça Federal espera reduzir a sobrecarga de processos na Vara Federal de Mossoró, que atualmente tem mais de 25 mil processos em andamento, o que tem tornado demorado o julgamento de processos relacionados à corrupção nos municípios de Mossoró, Vale do Açu e principalmente na região do Alto Oeste.

RN aprova projetos que vão contemplar o rio do Carmo e o Baixo-Açu

O Rio Grande do Norte conseguiu aprovar dois projetos dentro do Programa Petrobras Ambiental, escolhidos na Seleção Pública 2010, cujo anúncio aconteceu em cerimônia realizada ontem à tarde, no edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Dos 928 projetos inscritos, 44 foram selecionados, oriundos de todo o país. Serão destinados, nesta edição, R$ 78,2 milhões a iniciativas em todo o Brasil. Na oportunidade, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, destacou a importância dos projetos e a contribuição da Petrobras a questão ambiental.
Do Rio Grande do Norte foram aprovados o projeto de recuperação ou conservação de espécie e ambientes costeiros, marinhos e de água doce, através da Agência Brasileira de Desenvolvimento Socioambiental, que visa recuperar a fauna aquática e flora sertaneja e reversão do quadro tendencial de desertificação da região do alto curso da bacia do rio do Carmo, com a capacitação e envolvimento de ribeirinhos, técnicos e gestores.
Também foi aprovado o projeto Caatinga Viva, pela Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente que, entre outras finalidades, via a implantação de uma usina de briquetes em áreas susceptíveis ao processo de desertificação, visando minimizar o uso de recursos madeireiros provenientes da caatinga como fonte de combustível energético na microrregião do baixo-Açu.
Dos 44 projetos selecionados, 13 são da região Nordeste, 12 do Sudeste, 6 do Centro-oeste, 6 do Sul e 5 da região Norte. Além desses, um projeto tem abrangência nacional e outro, abrangência regional.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Empresa: IMOBILIÁRIA
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 NO ALECRIM E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 3613-2501
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, ROTINAS DE ESCRITÓRIO E ADMINISTRATIVO, EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO.
Empresa: VM Modas
Local: Av. Amintas Barros, 3131 Loja 01 Natal/RN
Falar com: Vanusa Mourão - Telefone: 3217-4587
Descrição: ENSINO MEDIO COMPLETO, EXPERIÊNCIA EM VENDAS, FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA.
Empresa: LOJAS NO ALECRIM
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630 / 9108-6032
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO OU CURSANDO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, TÉCNICAS EM VENDAS, ATENDIMENTO AO CLIENTE E EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO.
Empresa: LOJAS NO ALECRIM
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630 / 9108-6032
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, TÉCNICAS EM VENDAS, ATENDIMENTO AO CLIENTE E OPERADOR DE CAIXA. COM OU SEM EXPERIÊNCIA. (MORAR NO ALECRIM).
Empresa: REDE DE POSTOS DE GASOLINA
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, SEM EXPERIÊNCIA. CANDIDATOS PARA PRIMEIRO EMPREGO.
Empresa: RESTAURANTE NO MIDWAY E PONTA NEGRA
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 NO ALECRIM E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR Telefone: 3086-4452 / 8831-8630
Descrição: EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO DE AUXILIAR DE COZINHA
Empresa: CONDOMÍNIO DE LUXO
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 NO ALECRIM E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, ROTINAS DE ESCRITÓRIO E ADMINISTRATIVO, EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO.
Empresa: HOTEL, RESTAURANTE, PIZZARIA E FASTFOOD
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone
Descrição: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO, CURSO DE GARÇOM OU EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO.
Empresa: CALL CENTER
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630 / 9108-6032
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, CURSO DE TELEMARKETING OU EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO.
Empresa: TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630 / 9108-6032
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, POSSUIR HABILITAÇÃO (A), EXPERIÊNCIA COMO SUPERVISOR. CONHECER ROTINAS DE CONDOMÍNIO.
Empresa: LOJAS DE SHOPPING
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630 / 9108-6032
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, CURSO DE OPERADOR DE CAIXA OU EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO. (MORAR NA ZONA NORTE).
Empresa: DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Local: AVENIDA CORONEL ESTEVAM Nº 1623, ALECRIM. (EM FRENTE AO ITAÚ DA AV: 09 E PRÓXIMO A IGREJA SÃO SEBASTIÃO DO ALECRIM ENTRE A AV: 04 E A AV: 05).
Falar com: JOSÉ ELEOMAR - Telefone: 3086-4452 / 8831-8630 / 9108-6032
Descrição: ENSINO MÉDIO COMPLETO, CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA, TÉCNICAS EM VENDAS, ATENDIMENTO AO CLIENTE E EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO. (POSSUIR MOTO).

O CMDCA e a Comissão Municipal Pro-Selo de Sitio Novo aprovaram o Plano Municipal de Ação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Municipal Pro-Selo Unicef, aprovou em reunião realizada na tarde desta terça-feira (26), o Plano Municipal de Ação e o Relatório das atividades desenvolvidas no I Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado no dia 27 de setembro das 14:hs ás 21:hs.

Na ocasião os representantes da Educação Alexandre Avelino dos Santos e da Saúde Lidianne Christina Izaias de Oliveira Gurgel Rodrigues, fizeram apresentação das as ações a serem desenvolvidas em seus respectivos setores. 

Aulão preparatório para o ENEM

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai realizar no próximo dia 2, ás 14h, no ginásio Machadinho, um aulão especial de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2010. O evento faz parte do Programa Universidade para Todos, implantado pela SEEC, e tem como objetivo reforçar a preparação dos alunos concluintes das escolas da rede estadual de educação para as provas que serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. A entrada é franca e aberta aos alunos das redes pública e particular de ensino.

O aulão será apresentado pelo professor Ary Silva, um dos maiores especialistas na apresentação de aulas da língua portuguesa adaptadas para a TV, responsável pela seleção dos candidatos que participam do quadro "Soletrando", do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo de Televisão. 

As aulas serão ministradas pelos professores Roberto Silvestres e Alexandre Amaral (Física), Ary Silva (Português), Jorge Negri e Jorge Mourad (Química), Clementino e Luciano (Biologia), Fábio Moreira (História), Diego (Geografia), Helder (Matemática) e Carlinhos (Língua Inglesa).

A SimTV vai gravar o aulão e transmitir em canal aberto, na sexta-feira, dia 5 (véspera das provas do ENEM) e também às 14h, para todo o Estado, através do Canal 17 (Natal) e de sua rede de repetidoras, em diversos municípios. A programação também poderá ser sintonizada através do satélite digital Brasilsat 3.

O Programa Universidade para Todos é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Terra Potiguar (Fundep), o Instituto IESDE e a SimTV. As aulas estão sendo transmitidas pela SimTV, de segunda à sexta-feira, às 07h50, com reprise às 18h; aos sábados, às 08h50, com reprise às 18h; e aos domingos, às 07h50, com reprise às 17h.

A SEEC também distribuiu kits com os DVDs e apostilas das aulas em todas as escolas da rede pública estadual para que os alunos possam complementar o aprendizado com o apoio de professores-orientadores.

O programa beneficia mais de 30 mil alunos, concluintes do Ensino Médio da rede estadual, além de outros 60 mil estudantes da rede privada, uma vez que, as aulas são captadas em todo o Estado. Com esse programa, o Rio Grande do Norte tornou-se o único Estado brasileiro a oferecer preparação específica para os estudantes que farão as provas do ENEM, através de Ensino à Distância em canais abertos de televisão.

Além do Universidade para Todos, a SEEC também está realizando o Programa Complementar de Estudos para Alunos de Ensino Médio. É uma ação complementar de estudos que consiste na aplicação de aulões de reforço para o ENEM, vestibular e concursos, com foco principal no vestibular da UFRN. Os aulões estão sendo realizados nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz, aos sábados e domingos. Em Natal, o local das aulas é o ginásio Silvio Pedrosa do colégio Atheneu.

Mais de 5.400 títulos de posse de terra foram concedidos em 2010

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) já concedeu, só neste ano de 2010, 5.486 títulos de posse de terra no Rio Grande do Norte. O benefício foi concedido a famílias nos municípios de Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino, Bodó e Pureza.

A concessão é importante porque, além do reconhecimento das propriedades, os títulos garantem aos agricultores o acesso às políticas públicas voltadas para o benefício das comunidades rurais. "Sem a posse legalmente reconhecida de seus imóveis, essas famílias estavam à margem, impedidas de fazer empréstimos ou financiamentos bancários para a reforma ou ampliação de suas casas ou para compra de ferramentas de trabalho, por exemplo. A partir da entrega, estas famílias passam a contar com a segurança de serem, de fato e de direito, donas de seu chão", explica Paulo Henrique Macedo, secretário da Seara.

Nos últimos sete anos, mais de 16 mil imóveis rurais foram regularizados pelo Governo do Estado em todo o Rio Grande do Norte. As dimensões das propriedades são precisamente medidas através da técnica de georreferenciamento por satélite. De posse de todos os dados, o Governo registra cada imóvel no Cadastro Nacional Rural. Além de beneficiar as famílias, o Cadastro possibilita aos governos federal, estadual e municipais um conhecimento detalhado da malha fundiária do Estado, o que permite um direcionamento mais preciso de suas ações.

Laboratório Tecnológico de Parelhas funciona em parceria com Governo do Estado

O Governo do Estado firmou uma parceria para colocar em funcionamento o Laboratório Tecnológico de Parelhas. O LabParelhas, em funcionamento desde o dia 25 de setembro, foi projetado para atender a demanda das empresas de mineração e cerâmicas do Seridó, nas áreas das análises e da qualificação profissional.

O laboratório é administrado por um comitê gestor formado por representantes dos parceiros no empreendimento tecnológico – Governo do Estado, Prefeitura de Parelhas, cooperativa de mineradores Unimina, Banco do Nordeste, Sebrae, e IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). 

O LabParelhas recebeu investimentos do Governo do Estado para a compra de equipamento técnico da ordem de R$ 108 mil. A cessão do terreno e a construção do prédio ficaram a cargo da Prefeitura de Parelhas.

No laboratório serão feitas análises químicas de minerais e rochas, e ensaios para a indústria ceramista estadual. O LabParelhas mantém conexão permanente com os laboratórios do IFRN. “Já está em vigor o convênio de cooperação e transferência de tecnologia com o IFRN”, destaca o secretário de desenvolvimento econômico, Francisco Segundo de Paula.

Caminhão do SOS Mata Atlântica chegará a Capital em novembro

Na próxima quarta-feira, 3, chegará à capital potiguar o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante cinco dias, um caminhão, totalmente adaptado pela ONG, estará estacionado no Norte Shopping, em Natal, para levar informações sobre o Bioma mais ameaçado do país e realizar atividades gratuitas com os visitantes. Entre elas estão: palestras, oficinas, jogos educativos, exibições de filmes e maquetes, monitoramento de água, biblioteca para consultas, entre outras.
O projeto acontece de 3 a 7 de novembro, e o horário de funcionamento é das 11h às 18h no primeiro dia, das 10h às 18h na quinta-feira, na sexta-feira e no sábado; e no domingo das 13h às 18h. O caminhão já passou por mais de 60 cidades em 15 estados brasileiros com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares onde ocorre a Mata Atlântica. Agora, em seu segundo ciclo anual, percorre a região Nordeste, onde já visitou os estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. Quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas, agendamento de visitas monitoradas ou inscrição para participação voluntária, é preciso entrar em contato pelo email itinerante@sosma.org.br ou telefone (11) 3055-7886. Mais informações pelo site www.sosma.org.br.

Destino político do ex-prefeito de Pau dos Ferros está nas mãos da Câmara

Nesta quinta-feira (28), a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Pau dos Fer­ros de­ci­di­rá o fu­tu­ro po­lí­ti­co do ex-prefeito, Nil­ton Fi­guei­re­do (PP), que teve suas con­tas relativas ao re­la­tó­rio anual do exer­cí­cio de 2004 re­pro­va­das pelo TCE. Agora o pa­re­cer do Tri­bu­nal de Con­tas será sub­me­ti­do à apro­va­ção ou não da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal da ci­da­de, que po­de­rá de­fi­nir o fu­tu­ro po­lí­ti­co do ex-prefeito. Se o pa­re­cer for aca­ta­do, Nil­ton Fi­guei­re­do se tor­na­rá ine­le­gí­vel, não po­den­do dis­pu­tar ne­nhum cargo pú­bli­co nos pró­xi­mos anos, deixando-o fora da dis­pu­ta pela pre­fei­tu­ra de Pau dos Fer­ros em 2012. 

A Câmara Municipal é composta por 13 vereadores, a ban­ca­da da si­tua­ção conta com cinco ve­rea­do­res, Zélia Leite, Bo­li­nha, Eral­do Alves, Gil­son Rêgo e So­cor­ro da 36, que ten­dem a votar a favor do pa­re­cer. Como o Pre­si­den­te Ma­noel Flo­rên­cio não vota nesta ma­té­ria, res­tam os três ve­rea­do­res da opo­si­ção: Sar­gen­to Bira, An­to­nio Ave­li­no e Te­nen­te Mar­cio. Para ga­ran­tir a apro­va­ção do pa­re­cer do TCE, a si­tua­ção pre­ci­sa atrair o apoio de um dos três ve­rea­do­res opo­si­cio­nis­tas, o que não será uma ta­re­fa fácil. A ses­são pro­me­te ser mo­vi­men­ta­da.

Fonte: Correio da Tarde

Promotoria investiga poluição em Pium

A Promotoria de Justiça da Comarca de Nísia Floresta instaurou dois novos Inquéritos Civis para investigar a poluição em áreas próximas ao rio Pium.

Após uma vistoria realizada pela Promotoria de Justiça foi verificada a necessidade de realizar ações para combate a diversos problemas ambientais, para tal, o Inquérito Civil 18/2008 foi resgatado e desmembrado em dois novos, os Inquéritos 08/2010 e 09/2010.

Com essas ações o promotor Rafael Galvão investigará as irregularidades das barracas instaladas ao longo do leito do rio, os diversos problemas ambientais como construções irregulares e despejo de esgoto nas águas. O Inquérito Civil 18/2008 investigará o funcionamento dos balneários no rio Pium.

O promotor enviou ofícios à prefeitura solicitando que verifique e retire as barracas móveis ao longo do leito do rio e que identifique os proprietários dos balneários. O Idema deverá enviar à Promotoria um relatório de danos ambientais e a delegacia da cidade deve instaurar um Inquérito Policial a fim de investigar o crime de funcionamento de comércios ao longo do rio sem as devidas licenças.
Fonte: O Mossoroense

Júlio Protásio deixa a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.

O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa, Fernando Fernandes de Oliveira, assumirá também a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em substituição ao ex-secretário Júlio Henrique Protásio Nunes da Silva, que pediu exoneração do cargo na última terça-feira (26). A nomeação de Fernando Fernandes como titular da SEEL será publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).
Fernando Fernandes é jornalista formado pela UFRN, empresário gráfico, presidente-fundador do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte, tendo assumido cargos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - FIERN, no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN - SEBRAE/RN, foi secretário de Turismo de Natal, secretário de Turismo do Rio Grande do Norte e presidente do Conselho Estadual do Turismo - CONETUR.
O vereador de Natal Júlio Protásio (PSB) fez um balanço das ações desenvolvidas durante os sete meses de sua gestão à frente da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer. O parlamentar disse que deixou “três legados” para o Rio Grande do Norte.

“Entregando a Secretaria, deixei três legados: o projeto de lei da bolsa atleta (lei Clodoaldo Silva), o projeto de lei da renúncia fiscal (lei do pró-esporte) e a regulamentação do Conselho Estadual do Desporto”, listou. Os projetos de lei devem ser encaminhados pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para apreciação da Assembleia Legislativa.

Além dessas ações, o ex-secretário destacou outras sete desenvolvidas durante sua gestão: a realização da 3ª Conferência Estadual do Esporte e elaboração do Plano Decenal para o Esporte; o programa Lazer para Todos; a realização das Olimpíadas Escolares; a Semana Olímpica em Natal; o projeto piloto RN Ativo; a democratização do atendimento às diversas modalidades esportivas e a realização do jungle fight, primeiro evento de luta livre do RN aberto ao público.

O ex-secretário disse ainda que, antes de entregar o cargo ao governador Iberê Ferreira, tomou algumas atitudes que contribuem para enxugar a máquina e possibilitar que a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) receba o Governo do Estado sem dívidas.

“Na nossa Secretara, tínhamos cinco carros alugados, devolvemos quatro e ficamos apenas com um carro para toda a Secretaria. Bloqueie todos os telefones celulares, que agora só recebem ligações. E também cancelei o contrato com uma empresa terceirizada. Com isso, dei minha contribuição”, frisou

Produtores vão elaborar documento com propostas para o Programa do Leite

Os produtores de leite decidiram em assembléia na noite desta terça-feira (26) elaborar um documento com propostas para o Programa do Leite e entregá-lo a nova administração estadual. O objetivo é tentar corrigir possíveis erros ocorridos nos últimos anos, e evitar os transtornos com os atrasos no pagamento dos produtores.

“O Programa precisa ser moralizado. A própria população já não acredita nele. Então vamos nos unir e evitar que possamos passar por situações difíceis como a que enfrentamos por causa do atraso no pagamento. Este documento será fundamental para que o Programa possa melhorar em vários aspectos”, explicou o presidente do sindicato dos produtores de Leite, Carnes e Derivados do Rio Grande do Norte, Lirani de Oliveira Dantas. 

Durante a assembléia foram discutidas as propostas do Governo do Estado para quitar as dívidas com os produtores. Lirani explicou que as duas parcelas atrasadas serão pagas nos dias 3 e 11 de novembro. O presidente do sindicato disse também que a produção não será interrompida, muito menos a distribuição por parte das usinas.

“A outra quinzena será paga no dia 20 de novembro. Eles também informaram que no dia 10 de dezembro pagariam as duas novas quinzenas, e, se houver receita, antecipariam o pagamento de uma delas para o dia 3 de dezembro. As outras ficariam para os dias 20 e 24 de dezembro encerrando em dia os pagamentos”, disse ele.

Lirani informou ainda que após as eleições será realizado um seminário com todos os produtores de leite do Rio Grande do Norte. O encontro irá discutir pontos importantes da categoria e finalizar o documento que será entregue aos gestores do próximo governo.

Prefeitura de Serra Caiada está com inscrições abertas

A Prefeitura de Serra Caiada, interior do Rio Grande do Norte, abriu inscrições para concurso. Oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior. Ao todo, são disponibilizadas 98 vagas, com carga horária de 24 a 40 horas semanais, e remuneração entre R$ 510 e R$ 2.450.

As inscrições foram abertas na última segunda-feira (25) e seguem até 12 de novembro. O cadastro está sendo realizado via internet, através do endereço eletrônico www.multsai.com.br. As taxas variam entre R$ 29 e R$ 67, de acordo com o cargo escolhido e o nível de escolaridade.


Ricardo Texeira: Não há perigo de Natal estar fora do mundial

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira confirmou a participação da capital potiguar como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A notícia de que Natal estaria fora do mundial tomou conta da imprensa potiguar na tarde desta quarta-feira (27) e deixou alguns gestores bastante preocupados.

Para desmentir a informação, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) reuniu a imprensa e informou que ligou para o presidente da CBF que confirmou a participação de Natal no Mundial.

“Natal continua sede da Copa de 2014. Não há perigo de Natal estar fora do mundial” disse Ricardo Teixeira por telefone ao deputado.

Henrique Alves declarou ainda que não sabe o motivo da informação inverídica ser divulgada. “Isto partiu de uma fonte irresponsável, uma pessoa que torce contra o Rio Grande do Norte. Ricardo Teixeira disse pra mim que Natal estar fora da Copa é risco zero”, disparou.

Projeto altera jornada de trabalho de técnico em radiologia

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7025/10, do deputado Rodovalho (PP-DF), que autoriza o aumento da jornada de trabalho dos técnicos em radiologia nos casos de acúmulo com outra função na mesma empresa. Conforme a proposta, a segunda função não poderá ser insalubre ou perigosa, como são as atividades típicas da radiologia.
A proposta altera a lei que regulamenta a profissão (7.394/85), que hoje estabelece carga de trabalho de 24 horas semanais, adotada para preservar a saúde do profissional. Rodovalho observa, porém, que a medida tem tido efeito contrário ao pretendido, pois muitos técnicos aproveitam a carga horária reduzida para trabalhar em mais de um emprego.
Segundo o projeto, mesmo com o acúmulo de função, as atividades específicas do técnico em radiologia devem estender-se por no máximo 24 horas por semana. Essas atividades incluem a utilização de técnicas de radiologia nas áreas de diagnóstico, de radioterapia, no setor industrial e no de medicina nuclear.
"Nossa proposta é permitir que o técnico em radiologia possa cumprir carga superior a 24 horas semanais para o mesmo empregador, mas fixando esse limite para as atividades típicas da radiologia", defende o deputado. Para ele, a medida permitirá que o empregado receba uma remuneração maior, sem precisar buscar outro emprego.