sábado, novembro 20, 2010

ABC É CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE C 2010

Mesa diretora mostra sua força e aprova projetos na ausência do Presidente

Após cumprir cautelosamente o tempo de tolerância a espera da chegada do Presidente Inácio Marcos da Silva, a Vice-Presidente Judrene então assumiu a presidência da Câmara Municipal de Sitio Novo na ausência do presidente, dando início a sessão que contou com as presenças dos vereadores Sarú Mafra, Branquiha, Joana Darc e Missinho e ausências dos vereadores José Lucas, Dailton Gonçalo e Lucinalva Régia.  
    
A presidente colocou os Projetos de Lei nº 003/2010: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária anual para o exercício financeiro de 2011, 005/2010: Autorização para alienação de veículos, 007/2010: Estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011, para discussão, não havendo muita discussão os projetos foram lançados em votação sendo aprovados por unanimidade pelos cinco vereadores presentes.

Após a aprovação dos projetos a vereadora Branquinha explicou a população que a mesa procurou de forma legal perante orientação do Ministério Publico, que a sessão viesse acontecer legalmente, não querendo jamais passar por cima do presidente, mas sim com o objetivo de atender a população sitionovense com a aprovação dos projetos. A vereadora lamentou ainda as ausências dos vereadores José Lucas e Lucinalva Régia.

Em seguida o vereador Sarú Mafra também explicou sobre a decisão da mesa ao procurar o Ministério Publico, tendo em vista que a antecipação de duas das quatro sessões do 5º período para o mês de outubro foi realizada de forma ilegal pelo presidente Inácio Marcos. Segundo o vereador a decisão não teve participação alguma dos vereadores. Sarú aproveitou ainda para solicitar a presidente, à anulação das duas sessões ordinárias que foram antecipadas de forma que fere o artigo 109 do regimento interno que diz: “As sessões ordinárias realizaram-se todas as sextas-feiras ás 20:00hs com duração máxima de duas horas podendo ser prorrogada por igual tempo nos meses de Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro. Afirmou o parlamentar que teve seu requerimento aprovado pela presidente Judrene.

Sarú lembrou ainda que a vereadora Joana Darc, ao chegar a pouco mais das 19:30hs, não pode participar da ultima sessão realizada. 

Presidente viaja para Miami sem aprovar orçamento para 2011.

Depois de ter antecipado as duas primeiras reuniões ordinárias do 5º período do ano, sem o consentimento dos vereadores para o mês de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Sitio Novo viajou para Miami nesta terça-feira (16) sem que o Projeto de Lei nº 007/2010: que estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011 de autoria do Executivo, se que fosse colocado em votação. 

Já que na última sessão realizada na última sexta-feira (12), esse e mais quatro projetos todos de autoria do executivo ao serem colocados em discussão acabou gerando um caloroso debate entre os sete vereadores presentes. Foi ai que o presidente resolveu por não colocar os projetos em votação se comprometendo que faria de tudo para que os outros três projetos fossem votados até a segunda-feira dia 15. 

Como o presidente não cumpriu o que garantiu, a mesa composta pela Vice-Presidente Judrene, Pela Primeira Secretária Branquinha e pelo Segundo Secretário Sarú Mafra, resolveu procurar a Ministério Público para comunicar algumas irregularidade cometidas contra o regimento interno da casa, que vem sendo cometido pelo presidente Inácio Marcos.

A mesa levou até o Ministério Publico  o fato do presidente ter antecipado duas sessões ordinárias do 5º período, referente ao mês de novembro, para o mês de outubro sem justificativa nem o consentimento legal da própria mesa e dos demais vereadores que compõe o legislativo municipal.

A mesa foi orienta pelo Ministério Publico em dar continuidade aos trabalhos do 5º período deste ano, a mesa então comunicou a orientação do Ministério Público aos demais vereadores, e convidando-os para se fazerem presentes na sessão desta sexta-feira (19).

Sitio Novo no combate ao Glaucoma

 A prefeitura municipal de Sitio Novo por meio da secretaria municipal de saúde em parceria com governo federal e o HGO de Mossoró realizou nesta quinta-feira um mutirão de prevenção e combate ao Glaucoma. Os atendimentos aconteceram na unidade do PSE, e atingiram um público-alvo de pessoas acima de 30 anos, diabéticos, idosos e pessoas que tenham parentes portadores de glaucoma. O mutirão realizou 101, atendimentos, 79 consultas e distribui 22 colírios para os pacientes que tiveram a doença detectada durante as consultas.  

De acordo com o secretário de saúde, Josué Ferreira Lima, os 22 pacientes que tiverem o problema constatado pelo médico passaram a serem acompanhados trimestralmente pela secretaria de saúde que passará a ofertar gratuitamente novas consultas e medicamentos (colírios) específicos para a tratamento do Glaucoma. Já nos casos dos pacientes que foram detectados outras doenças como katarata entre outras, os pacientes serão encaminhados para os procedimentos cirúrgicos.

Em fevereiro mais precisamente no dia 16, a secretaria de saúde além de distribuir a entrega de mais colírios, também realizará novas consultas no município.    
 A doença
O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos. O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz ou devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

Sintomas
O glaucoma pode ou não ter sintomas distintos, uma complicação quase inevitável do glaucoma é a perda visual que atinge primeiro a visão periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Isso pode ser feito fechando um olho e examinando todos os quatro cantos do campo visual notando claridade e acuidade, e então repetindo o processo com o outro olho fechado.

Freqüentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tunelada". Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado.Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver a doença.

A doença atinge 900 mil brasileiros conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo dados do Ministério da Saúde (MS)..
 

Um parlamentar bom de bola

O vereador de Santana do Seridó,  Thiago Santanense, está sendo encontrado, facilmente, usando meião, chuteira, calção e camiseta. Isso porque o político, que foi o mais votado para a Câmara dos Vereadores em 2008, é o e lateral-direito do Centenário de Parelhas.

Thiago Santanense garante que a rotina entre a Câmara dos Vereadores e os treinos do Centenário não estão sendo difíceis de conciliar. “A distância entre Parelhas e Santana é muito curta, só gasto uns 15 minutos para chegar aos treinos. Além disso, só tem seção nas quartas-feiras. Então, dá para conciliar isso tranquilamente”, afirma.

Aos 25 anos, Thiago planeja continuar conciliando as duas atividades e, para isso, torce para que o Centenário suba para a primeira divisão do Campeonato Potiguar. “É o meu objetivo. Se o Centenário subir, vai dá para continuar trabalhando como vereador e jogador. Além disso, será uma vitória para toda a região do Seridó o acesso da nossa equipe”, declara.

Fátima é indicada a receber Prêmio Congresso em Foco 2010 na categoria Educação

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) é uma das parlamentares de destaque na área da educação indicada para receber o Prêmio Congresso em Foco 2010 na categoria especial. O Prêmio será entregue na próxima segunda-feira, 22, durante uma festa que será realizada em Brasília, a partir das 20h.

Parabéns companheira

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) foi cumprimentada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, durante reunião do diretório nacional do PT, nesta sexta-feira, 19, em Brasília. Dilma elogiou a deputada pelos 220.335 votos recebidos, colocando-a entre os deputados federais mais bem votados, proporcionalmente no país.
De Dilma para Fátima. “Parabéns, Fátima, você fez bonito no Rio Grande do Norte, leve o meu abraço para todo o povo querido do Estado e para os militantes do PT”.

Caicó: Prefeito sanciona Lei que proíbe a distribuição e comercialização de bebidas alcoólicas em eventos escolares e esportivos

Foi sancionada pelo prefeito Bibi Costa (PR) o projeto de lei 060/2010 de autoria do vereador Milton Batista (PR), que proibi a distribuição e comercialização de bebidas alcoólicas em eventos realizados no interior de entidades de ensino público ou privado, assim como eventos exclusivamente de caráter esportivo no município de Caicó.

Operação apreende grande quantidade de drogas em Jardim do Seridó

Uma mega operação da 2ª Cia de Polícia da cidade de Jardim do Seridó na manhã desta sexta-feira (19), teve como saldo a apreensão de uma grande quantidade de drogas, (Crak), maricas, (Cachimbo para fumar Crack), dinheiro, e a prisão de várias pessoas da mesma família de traficantes, que agiam no Bairro Baixa da Beleza nesta cidade.

De pose de três mandados de busca e apreensão, os policiais adentraram nas casas que eram usadas pelos traficantes, mas nada encontraram no primeiro momento, só que com a persistência e destreza dos policiais, a operação deu prosseguimento, e em uma acertada decisão resolveram quebrar a caixa de gordura de uma das residências, onde foi encontradas dezenas de pedras de crack já pronta para serem comercializadas.

Ao ser encontradas as pedras, imediatamente foi dada voz de prisão a uma das integrantes do bando, Maria de Lourdes, “Lurdes”, que é irmão da traficante Regina, que encontra-se recolhida na delegacia de Jardim do Seridó, além de outro irmão identificado apenas pelo nome de Renato, e também o dono da casa, “Diedson”, que segundo informações foi quem deu descarga no banheiro para se livrarem da droga, faltando ainda à prisão de mais outro irmão da família, que é considerado um dos chefes da quadrilha.

Enquanto parte dos policiais da operação faziam as buscas pela droga na casa da Rua Chico Henrique, outra guarnição da polícia fazia as buscas em outro ponto, no matagal próximo a uma da casa da família que fica no mesmo Bairro, onde foi encontrada uma das maiores quantidades de crack já apreendido pela polícia em Jardim do Seridó.

De acordo com os policiais, a droga que foi encontrada enterrada no matagal atrás de uma das casas, renderia centenas de pedras, que seriam comercializadas por todos os integrantes da família de traficantes.

Licitação para construção da Ufersa de Caraúbas será definida em janeiro

A informação foi passada em visita ao terreno onde será construída a universidade, pelo diretor do Campus-Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Roberto Vieira Pordeus. A visita contou também com a presença do prefeito Ademar Ferreira, do presidente da Câmara Municipal, Assis Batista, e da secretária de Educação, Terezinha Gurgel. Já sobre a ordem de serviço o diretor disse que deverá ser dada no mês de março de 2011, em um grande evento que contará com a presença do reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, e de prefeitos das regiões Oeste e Alto Oeste do Estado.