terça-feira, novembro 23, 2010

Henrique nega que bloco tenha interesse no confronto

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, negou ontem que o “blocão” formado com quatro partidos aliados tenha o intuito de confrontar o PT. O bloco, que será formalizado no início da próxima legislatura, terá 202 deputados do PMDB, PR, PTB, PP e PSC.

“O bloco será formalizado a partir de 1º de fevereiro (quando começa a nova legislatura). Há um compromisso das lideranças desses partidos. Alguns acharam, por desinformação, que seria para eu ser presidente, derrotando o PT. Se fosse isso, seria de um primarismo muito grande”, afirmou o deputado em entrevista, ontem, ao Jornal do Dia da TV Ponta Negra.

Ele disse que o bloco foi formado para evitar atritos entre os partidos da base aliada. “Todo dia tinha preocupações e especulações, começou a haver intrigas, um tiroteio absurdo”, afirmou. Ele disse também que o bloco evita esse tipo de atrito na base aliada da presidenta eleita. “Estamos tentando organizar o espaço de cada partido para oferecer a presidente Dilma a casa arrumada. Começou assim esse bloco”, comentou. “Com isso, a presidenta ficará à vontade para definir os critérios e escolher o ministério”.

Ele disse que não há possibilidade de uma briga entre o PT e o PMDB pela presidência da Câmara dos Deputados. “Os partidos da base vão chegar a um entendimento”, assegurou. E lembrou que, na atual legislatura, houve um acordo para o PT ficar com a presidência da Câmara no primeiro biênio e o PMDB no segundo. Isso apesar dos peemedebistas terem a maior bancada da Casa. “Foi um rodizio que deu um bom resultado e é isso que queremos que aconteça novamente”, afirmou.

Henrique Eduardo explicou que assim que o PT definir qual será o deputado que o partido indicará para a Presidência da Câmara, haverá uma negociação com o PMDB. “Quando isso ocorrer, eu vou me reunir, se for o indicado pelo PMDB, para definirmos qual partido ficaria com o primeiro biênio e o qual com o segundo. Mas tem uma premissa, o PT teria que concordar com esse critério de rodízio”, destacou.

Ao comentar sobre possíveis indicações do PMDB para o ministério, ele disse que neste momento o partido espera a definição de critérios pela presidenta eleita, Dilma Rousseff. O deputado comentou que não há ansiedade no PMDB pela definição do espaço que vai ocupar no primeiro escalão. “Estamos com muita tranquilidade, muita cautela e maturidade, aguardando a definição de Dilma Rousseff”, disse, ao ser entrevistado por repórteres, ontem, na Casa da Indústria, onde participou do seminário Motores do Desenvolvimento do RN. Mas ele acrescentou que há uma diferença na relação do partido com o próximo governo. “O PMDB, no governo Lula, foi convidado e passou a apoiar depois da eleição. Agora é diferente. O PMDB não disputa espaço de poder. Ganhou a eleição com os partidos aliados, tem o vice-presidente da República, é governo a partir da campanha e da vitória”.

PMDB confirma convite da prefeita

O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, confirmou ontem que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, convidou o PMDB para integrar a administração municipal com indicações para o secretariado. “Micarla externou que gostaria de uma participação do PMDB na sua administração”, afirmou o deputado, durante entrevista ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra.

Henrique Eduardo disse que ainda não está definido como será essa participação do PMDB na administração de Micarla. “Vamos aguardar a proposta institucional da prefeita”, disse. Ele explicou que após Micarla de Sousa deixar claro como pretende que o PMDB participe do governo municipal, haverá uma discussão interna no partido. “A partir do momento em que ela formalizar (o convite), vou reunir a Executiva, os deputados eleitos e lideranças para que se tome uma decisão partidária”, explicou.

Henrique Eduardo afirmou que independente dessa participação no secretariado, ele e o senador Garibaldi Filho estão disponíveis para colaborar com a prefeitura. “Se (o PMDB) participar ou não, ela sabe que terá o nosso apoio”, destacou.

Com relação ao governo de Rosalba Ciarlini, Henrique Eduardo disse que a situação é diferente para o PMDB, porque ela ainda não manifestou o interesse em contar com o partido na equipe. Ele lembrou que apoiou a candidatura à reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza, enquanto o senador Garibaldi Filho estava ao lado de Rosalba Ciarlini.

“Vamos aguardar qual será a posição dela em relação ao senador Garibaldi. A tendência é o Garibaldi faça um apelo ao PMDB que poderá também decidir na sua Executiva que posição terá”, disse Henrique.
Tribuna do Norte


O GIRO COBRA: CAP II

O blog e toda população sitionovense entende o empenho do Deputado Federal Henrique Eduardo Alves em estar à frente das negociações entre o PMDB e PT pela presidência da Câmara Federal e torcem  para que o fim das negociações entre os partidos, seja favorável ao potiguar.

Como mais uma segunda-feira se passou  o GIRO/RN.com aproveitar a força de vontade do deputado e vem pela a segunda vez em nome do povo sitionovense, cobrar empenho também do Deputado Federal Henrique Eduardo Alves junto ao governo do estado para que seja realizada a entrega do Trator Valtra modelo A850, fruto de uma das emendas que o deputado destinou ao município. Conforme discurso feito em uma visita do deputado a Sitio Novo, realizada durante a campanha no dia 21 de setembro.


Em seu discurso o deputado determinou que até a segunda-feira, o governo do estado entregaria o trator. “Eu não quero nem saber, quem arranjou o dinheiro fui eu, quem escolheu Sitio Novo pra receber o trator fui eu, e eu quero esse trator em Sitio Novo até segunda-feira”. Determinou Henrique.


A ação está inserida no projeto Campo Mais Forte, criado pelo Governo do RN em parceria com o Governo Federal para fortalecer a assistência técnica e extensão rural no estado. O presidente Lula esteve pessoalmente no Centro de Convenções de Natal em junho, para conhecer de perto os tratores Valtra, momento devidamente registrado pela mídia local que contou a presença do Deputado.



O blog quer saber: Qual é a segunda-feira caro deputado?

Que preconceito é esse rapa

A súmula da partida entre São Paulo e Fluminense, que terminou com goleada da equipe carioca no domingo, pode complicar o jogador potiguar Richarlyson no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O árbitro Heber Roberto Lopes relatou as ofensas que ouviu do jogador ao assinalar uma falta no segundo tempo. Depois de receber o cartão vermelho, o são-paulino ainda teria chamado o profissional de veado.

Heber Roberto Lopes descreveu o incidente desta maneira: "Expulsei o atleta nº 20 Richarlyson Barbosa Felisbino, do São Paulo, aos 70 minutos de jogo por: após cometer uma falta contra seu adversário, o mesmo dirigiu-me as seguintes palavras: 'Seu filho da p..., vai tomar no c...'. Relato ainda que fui informado pelo quinto árbitro que, quando o mesmo deixava o gramado, proferiu as seguintes palavras: 'Além de tudo, ele é veado'".

No momento em que descia para o vestiário, Richarlyson ainda esbravejou nos microfones que "Heber é fraco".

ABC fará exposição de taça da Série C para torcida

O ABC entrará em campo nesta quarta-feira, para enfrentar o Treze/PB, pela semifinal do Campeonato do Nordeste, o torcedor alvinegro terá a oportunidade de ficar pertinho da taça de campeão brasileiro da Série C. A taça, conquistada no último sábado (20), no empate em 0 a 0 com o Ituiutaba/MG, estará exposta em local ainda não definido, próximo ao portão de B de acesso ao estádio Frasqueirão.

 
"Estamos preparando uma estrutura com seguranças para que os torcedores possam se aproximar da taça e inclusive fotografar ao lado dela. Vamos organizar tudo para que haja organização. com filas e tranquilidade, e a torcida possa sentir o sabor de ser o primeiro clube campeão brasileiro no Rio Grande do Norte", comentou o presidente alvinegro, Rubens Guilherme Dantas.

Ônibus com sacoleiras capota próximo a cidade de Paraú

Por volta das 21h30min da noite desta segunda-feira, um ônibus de sacoleiras com destino a Santa Cruz de Capibaribe – PE, capotou próximo a cidade de Paraú, na RN 233. Segundo relatos do próprio motorista o ônibus vinha sendo seguido por um Fiat Uno de cor branco, e como se tem muito medo em andar pelas estradas do RN, o mesmo começou a perder o controle do veículo em uma curva, descendo uma ribanceira capotando o veículo por várias vezes.

Na capotagem uma pessoa veio a óbito, por nome de Batista, e várias pessoas deram entrada no hospital Tarcísio Maia. Uma delas chegou com uma das pernas decepadas e outras com grandes estragos em suas pernas.

A proprietária do veículo lamentou o ocorrido, e disse ao repórter e blogueiro Jarbas Rocha, de que é costume viagens para tal destino utilizando este percurso. A primeira dama da cidade de Paraú e secretários estavam dando suporte e guarida aos que nada tiveram no acidente, alocando-os em uma escola na cidade de Paraú, enquanto aguardavam familiares.

Emparn prevê bom inverno para 2011

Os agricultores potiguares têm uma boa notícia para 2011. O monitoramento climático da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) aponta sinais concretos de um bom período chuvoso para o próximo ano, principalmente por conta do resfriamento do Oceano Pacífico. Como se sabe, em termos de clima, os modelos não são exatos e algo pode mudar. Mas esse é o cenário que emerge dos mapas e imagens de satélite da Emparn, segundo o meteorologista Gilmar Bristot.
Gilmar conversou com a reportagem da Tribuna do Norte e alertou para o extremo oposto da situação de 2010: ao invés de seca, enchentes. A ocorrência de chuvas normais ou acima do normal pode ocasionar enchentes em regiões como o Vale do Açu e o Vale do Apodi. "É uma informação importante para os gestores tentarem diminuírem os efeitos negativos nessas duas áreas críticas", aponta.

RN volta a ser o maior produtor de banana do País

O crescimento da produção e exportação da banana consolida o Rio Grande do Norte como maior exportador brasileiro. O Estado volta a superar Santa Catarina que, em 2009, havia sido o maior exportador nacional. O coordenador de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Otomar Lopes Cardoso Júnior, acredita também que os potiguares estão em situação de crescimento privilegiado, uma vez que a fruta está na pauta de exportação há apenas dez anos.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que até outubro de 2010, o Rio Grande do Norte havia superado toda a produção de banana do ano passado. Em recuperação, devido aos problemas das enchentes por dois anos consecutivos, em 2009, o RN produziu 136.970 toneladas de banana, enquanto até o mês passado a produção contabilizava 179.991 toneladas.
A empresa Del Monte Fresh, localizada no município de Ipanguaçu, é responsável por mais de um terço dessa produção, cerca de 60 mil toneladas, ou 35,08%. Sem concorrente, ela é responsável por toda a exportação da fruta, gerando uma receita anual de mais de U$ 25 milhões. Beneficiada com isenção de impostos, o retorno ao Estado vem através dos mais de 1.500 empregos formais.
A Del Monte é líder no mundo em produção de frutas. Além do Brasil, mantém produção própria em outros 10 países e operações de comercialização, venda e compra em outros 50 países.
Os outros 64,92% é consumido no mercado interno. Desse total, 56,01%, ou seja, 96 mil toneladas são produzidas no perímetro irrigado do Baixo Açu, situado no município de Alto do Rodrigues. As frutas são vendidas no mercado interno e enviadas para o Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A Associação do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (ADIBA) é responsável pela produção de 800 hectares da fruta. São mais de 100 produtores familiares e empresários, gerando mais de dois mil empregos diretos.
As mais de quatro mil ocupações no Vale do Açu com a fruticultura são responsáveis pela movimentação de pelo menos 50% do comércio dos dois municípios citados. "Tirando a área pública, são os trabalhadores da fruticultura que movimentam o comércio", disse o comerciante, Abdon Soares, que possui um mini-mercado em Ipanguaçu. Só os trabalhadores da banana são responsáveis por 20% das movimentações financeiras.
Fonte: Jornal de Fato

Ex-secretária de Micarla é cotada para dirigir a Saúde do RN

Segundo reportagem do Jornal Correio da Tarde desta segunda-feira, o nome da en­fer­mei­ra Ana Tânia Sam­paio, que foi Secretária Municipal de Saúde da Capital, co­me­ça a sur­gir como um dos co­ta­dos para as­su­mir a Saúde do RN.

Ana Tânia aju­dou a mon­tar o plano de go­ver­no da Saúde de Ro­sal­ba, jun­ta­men­te com o mé­di­co e de­pu­ta­do es­ta­dual Paulo Davim (PV), que in­te­gra a equi­pe de tran­si­ção de go­ver­no. Fon­tes li­ga­das ao pró­xi­mo Go­ver­no, já adian­ta­ram que Ana Tânia é um dos nomes que está sendo dis­cu­ti­do para a área, mas que nada foi de­fi­ni­do.

A en­fer­mei­ra, que já fez parte do se­cre­ta­ria­do de Mi­car­la de Sousa (PV), tem boa cir­cu­la­ção e ar­ti­cu­la­ção com os ser­vi­do­res da saúde e conta com o apoio das pro­mo­to­ras de De­fe­sa da Saúde Iara Pi­nhei­ro, Ka­ri­na Fil­guei­ra e Elai­ne Car­do­so.

Ao ser exo­ne­ra­da do cargo de se­cre­tá­ria da capital, a pro­mo­to­ria emi­tiu uma nota cri­ti­can­do a exo­ne­ra­ção e elo­gian­do a par­ti­ci­pa­ção dela no se­cre­ta­ria­do. O tra­ba­lho de Ana Tânia, de acor­do com a nota, "pro­du­ziu re­sul­ta­dos im­por­tan­tes mesmo dian­te do curto es­pa­ço de tempo da se­cre­tá­ria no co­man­do da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saúde, como por exem­plo: o reor­de­na­men­to do es­pa­ço da as­sis­tên­cia far­ma­cêu­ti­ca, em im­por­tan­te par­ce­ria com a UFRN; aber­tu­ra do PA in­fan­til San­dra Ce­les­te; o senso mé­di­co mu­ni­ci­pal; a efe­ti­va­ção do con­tra­to para o ser­vi­ço am­bu­la­to­rial de aten­ção or­to­pé­di­ca e a apro­va­ção da Lei que ins­ti­tui a ou­vi­do­ria SUS mu­ni­ci­pal, apoian­do am­pla­men­te a es­co­lha de­mo­crá­ti­ca do ou­vi­dor SUS", cons­ta.

Ana Tânia ainda tem pres­tí­gio junto à go­ver­na­do­ra e ao vice-governador elei­to. A go­ver­na­do­ra elei­ta já in­for­mou que só irá se pro­nun­ciar a cerca dos nomes que irão com­por o seu se­cre­ta­ria­do após ana­li­sar a real si­tua­ção fi­nan­cei­ra do Es­ta­do, que conta com um rombo de R$ 180 mi­lhões com pre­vi­são de au­men­to de­vi­do aos gas­tos pre­vis­tos exa­ta­men­te na área da Saúde.

Violência domestica em Nova Cruz

Foi registrado durante a manhã desta segunda-feira, mais um ato de violência doméstica, desta vez o fato aconteceu na cidade de Nova Cruz.

Policiais militares da ROCAN e Rádio Patrulha se deslocaram ao local para tentar capturar um homem, acusado de ter agredido a ex-companheira, duas crianças e quebrado todos os móveis dentro de casa. No momento em que a polícia chegou ao local o agressor havia fugido.

Segundo a mulher, vítima da violência, o ex-companheiro, levou da casa um botijão de gás de cozinha, para vender em algum lugar.

A cena de violência foi presenciada por um casal de crianças, que também foram agredidas, e chegaram à Delegacia de Polícia chorando. Após registrar o fato, as vítimas foram ao Hospital de Nova Cruz fazer exame de corpo e delito. Os policiais militares, até o fechamento desta matéria, continuam à procura do agressor.
Fonte: Gazeta do Agreste

Município de Campestre paga dívidas de gestões anteriores

O prefeito de São José do Campestre, Zequinha Borges trabalha para colocar o município nos trilhos. Como se não bastasse à crise que vive os municípios em geral, em função da queda do fundo de participação dos municípios, São José do Campestre também se encontra inadimplente.
Em menos de dois anos o município foi obrigado a pagar cerca de seis milhões de reais em dívidas de gestões anteriores para tornar o município adimplente. As instituições que recubram são fornecedoras de serviços e obrigações essenciais como: Cosern, Coern, Tim, Telemar, Tribunal de Justiça, INSS e Tribunal do Trabalho.

TCU cancela licitação do saneamento de Parnamirim

O Tribunal de Contas da União (TCU) em sessão realizada na primeira quinzena de novembro cuja decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 09.11.2010, aprovou Relatório de Auditoria realizada nas obras do saneamento básico de Parnamirim referentes ao exercício de 2007.
Como medida corretiva determinou o TCU: anulação do procedimento licitatório instaurado por intermédio da Concorrência Pú­blica n. 001/2008, do Município de Parnamirim, bem como o Contrato n. 085/2008-SE­MOP/RN firmado com a Construtora A. Gaspar S.A; e realização de nova licitação com base em projeto adequado aos dispositivos da Lei n. 8.666/1993.
O relatório do TCU incrimina o ex-prefeito Agnelo Alves, o ex-secretário municipal de Obras Pública, Francisco das Chagas Rodrigues Rebouças, além de Jaime Luiz Groff Junior (assessor jurídico) Antônio Virgílio Ferreira Machado e Antônio Carlos Fernandes de Medeiro, respectivamente ex-Secretário Municipal Adjunto de Obras Públicas e Engenheiro Civil da Secretaria. Todos foram intimados para, no prazo de 15 dias, serem ouvido.
A Construtora A. Gaspar S.A. também está sendo intimada a se pronunciar acerca das irregularidades.
Fonte: Potiguar Noticias

Menor é detido com arma de fogo em Passa e Fica

Um menor de idade, foi detido na cidade de Passa e Fica, por policias militares, e com ele apreendido uma arma calibre 32, com seis munições.  

A Polícia Militar de Passa e Fica fazia patrulhamento de rotina na cidade, com a sirene da viatura ligada, ocasião em que o menor de idade, que partia de moto-taxi com destino à São José da Campestre, ficou nervoso ao ver a polícia, e foi então abordado.  Naquele momento jogou a arma fora, mas a polícia encontrou e apreendeu. O moto-taxista que conduzia o menor disse não saber que o garoto estava armado.

O menor foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de Polícia em Nova Cruz, pela Polícia Militar de Passa e Fica, acompanhado de um representante do Conselho Tutelar. O menor contou a polícia ter adquirido a arma pelo preço de R$ 250 reais, e justificou o fato dizendo que estava sendo ameaçado de morte por outro menor de idade.

Sete cidades estão com repasses do FPM bloqueados

A Receita Federal mantém bloqueados os repasses do FPM de sete cidades do Rio Grande do Norte. A maior delas é Mossoró, que está nesta situação desde 13 de setembro.

As outras cidades são Areia Branca (desde 19 de setembro), Baraúna (desde 13 de novembro), Guamaré (desde 13 de julho), Januário Cicco (desde 13 de novembro), Tibau (desde 13 de novembro) e Vila Flor (desde 13 de novembro).
O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF), onde consta a informação, não explica os motivos para o bloqueio dos repasses para esses municípios.

A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com o secretário municipal de Planejamento de Mossoró, Canindé Maia, para que ele comentasse a situação do município. No entanto, ele não atendeu às ligações feitas ao telefone celular.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Mossoró informou que ele estava em reunião e só poderia tratar do assunto ontem.
Fonte: O Mossoroense

Pedra Preta: Vice-prefeito critica administração atual e cobra união da oposição

Em conversa com o blogueiro F. Cruz(Canelinha), o vice-prefeito da cidade de Pedra Preta, Guilherme Teixeira(DEM) disse que está na hora do grupo oposicionista se unir em favor de um projeto político para o bem de Pedra Preta.

“A nossa situação é muito crítica, principalmente na área da Saúde e Educação, o que temos observado é a discriminação do atual prefeito para com o nosso povo. Temos um caso  de um cidadão conhecido como Expedido que vem sofrendo  com o tratamento de um câncer e a Secretaria de Saúde vem maltratando e perseguindo aquele ancião pelo fato do mesmo não acompanhar o sistema político do prefeito. São fatos dessa natureza que não podemos aceitar em nosso município”, disse o vice-prefeito.

Guilherme afirmou ainda que a saúde não tem partido e que são por este e outros desmandos administrativos que está na hora da oposição se unir em defesa do povo predrapretense.

Quanto à política, o vice-prefeito disse que não é hora de pensar em candidatura para 2012, mas sim fortalecer o grupo e deixar que o povo escolha o melhor nome para disputa no próximo pleito eleitoral.

Ilha de Sant’Ana de Caicó pode ser privatizada

Após a prefeitura municipal ter entregado Ilha de Sant’Ana por falta de repasses estaduais quais somam mais de 700 mil. O complexo turístico, construído na gestão de Wilma de Faria   agora poderá ser entregue, temporariamente, à Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese).

Banco do Brasil anuncia instalação de 15 novas agências no RN

Otaviano Amantéa, superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte, em reunião com a governadora eleita, Rosalba Ciarlini neste final de semana, anunciou a instalação 15 novas agências  no Estado.

Na ocasião a governadora eleita falou da dificuldade que os turistas e moradores de praias no litoral sul encontram para realizar suas transações bancárias, por falta de estrutura da rede bancária. “O anúncio veio em boa hora. Eu fiquei de dar uma resposta à população sobre essa situação. É inadmissível um destino turístico não possuir essa estrutura bancária eficiente. Os serviços precisam ser expandidos” cobrou Rosalba.

Outra notícia boa e que foi estimulada por Rosalba é que em 2011 o Banco do Brasil fará concurso a nível estadual para o preenchimento de 299 vagas. “Estimular o desenvolvimento e a melhoria da população é compromisso nosso”, disse Otaviano.

As novas instalações serão destinadas aos municípios de Nísia Floresta, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Jardim de Piranhas, Arês, Ielmo Marinho, Lagoa Nova, Luís Gomes, Pedro Velho, Pendências, São Tomé, Serra do Mel, Taipu, Tangará e Upanema.

Presidente da Câmara conta com oposição para se reeleger

No próximo dia 30 de novembro haverá eleição, para o biênio 2011-2012, na Câmara de São João do Sabugi. A formação das chapas aponta uma nova configuração política na Casa. O atual presidente, Cipriano Neto – Gugu (PR), articula a composição de uma chapa com os vereadores de oposição.

Enquanto isso, o candidato do prefeito Aníbal Pereira (PMDB) será o vereador Marcílio de Bembém (PMDB).
Gugu já conta com os apoios quatro parlamentares são eles: Carlindo Júnior (DEM), que será candidato a vice-presidente; Alcides Carneiro (DEM), primeiro secretário; e Rutênio Humberto (DEM), segundo secretário. Batista do Posto (DEM) também confirmou apoio à candidatura à reeleição do atual presidente.

Na chapa de oposição a Gugu, Marcílio contará com o apoio dos vereadores Wilson Mariz (PMDB), Didi Fernandes (PMDB) e Yuri Pereira (PMDB).

Caso as articulações sejam confirmadas, a expectativa é para que a oposição assuma o comando da Câmara e volte a ter a maioria conquistada nas eleições de 2008. A possibilidade de rompimento de Gugu com o prefeito fortalece, ainda mais, o grupo comandado pelo ex-prefeito Elísio Galvão (DEM), que conseguiu dar maioria ao governador Iberê Ferreira (PSB) no município nas eleições deste ano.