quarta-feira, novembro 24, 2010

Padre Fábio de Melo se apresenta nesta sexta em Natal

Padre Fabio de Melo lança seu novo CD e DVD em Natal na noite desta sexta-feira ás 21h no ginásio do Colégio Salesiano na Ribeira. O show religioso que tem como tema "Um presente para Nossa Senhora da Apresentação", está sendo promovido pela Arquidiocese de Natal dentro das Festividades da Padroeira de Natal.

Os ingressos podem ser adquiridos na Livraria Canção Nova, ao lado da Catedral Metropolitana de Natal e, como já informado, são limitados. Informações: (84)3201-1690/1689.

Distribuição de recursos para alimentação terá novas regras

A partir de 2011, os gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos estados e municípios terão de seguir novas regras ao prestar contas dos gastos com os recursos enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos são para a merenda dos alunos das redes públicas de ensino. Um novo formulário foi concebido para reunir informações sobre as três fases da prestação de contas. O objetivo é facilitar a apreciação pelas áreas técnicas do fundo. Com orientações sobre o preenchimento, também vai ajudar os gestores a fazer uma prestação de contas precisa. O documento foi apresentado na sexta-feira (19) aos participantes do 5º Encontro Nacional de Alimentação Escolar, em Salvador.

“Com o formulário, o número de prestações de contas com erro vai diminuir muito”, afirma a coordenadora geral de prestação de contas do FNDE, Orvalina Ornelas. Segundo ela, cerca de 40% desses erros são meramente formais, como a falta de assinatura do responsável, o esquecimento de juntar o extrato bancário à documentação ou o preenchimento incorreto do formulário.

Roteiro – Novidades também no roteiro para o parecer dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) sobre a situação em seus estados ou municípios. O FNDE elaborou um passo a passo detalhado sobre como o CAE deve acompanhar as atividades dos órgãos públicos responsáveis pela merenda, desde a compra dos alimentos até a distribuição das refeições aos alunos. De acordo com o FNDE, os novos formulários de prestação de contas e roteiro para o parecer do CAE são ferramentas inovadoras que ajudarão a ter uma radiografia da situação da merenda escolar em todo o País.

Agricultura Familiar - Estados e municípios devem estar atentos à prestação de contas das compras da agricultura familiar para a alimentação escolar. A legislação determina que, se um município recebeu do programa R$ 100 mil em 2010, no mínimo R$ 30 mil terão de ser gastos com alimentos da agricultura familiar.

No Minuto: Criminosos invadem casa de sargento da PM e fogem após arrastão

Um sargento da Polícia Militar foi vítima da criminalidade. Bandidos invadiram a casa do policial, no fim da noite desta terça-feira (23), e fizeram um verdadeiro arrastão na residência, localizada em Extremoz.

Após render o sargento e os familiares dele, chegando a ameaçar todos de morte, a quadrilha pegou a caminhonete F1000 da vítima e colocou vários objetos na carroceria. Até mesmo a geladeira foi roubada.

Os criminosos fugiram em direção a Zona Norte de Natal e foram localizados pelos policiais militares na avenida das Fronteiras. No local, houve uma intensa troca de tiros, mas os bandidos fugiram.

Na sequência, eles foram até a avenida Acaraú, no Panatis, e abandonaram a caminhonete com todos os objetos roubados. Os policiais chegaram ao local, recuperaram o veículo, mas não encontraram nenhum suspeito.

Ainda na noite desta terça-feira, outro policial militar foi vítima de bandidos. Um soldado da PM teve roubado um veículo Pálio, na Ponta do Morcego, litoral de Natal. Até o momento, o carro não foi recuperado.

Mãe descobre onde filho está morando depois de 20 anos

A doméstica Ivonilde Francisca de Gois Ferreira, 59, residente em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, vive o drama de há mais de 20 anos procurar pelo paradeiro do filho Ronaldo Marcelo de Góis Ferreira, que deixou seu lar aos 16 anos para morar com o pai e a madrasta em São Paulo. Mas a agonia da procura longa e triste dessa mãe pode estar próxima do fim. Após bater muitas portas em busca de informações sobre o filho, que hoje está com 38 anos, e sofrer muitas decepções e o desinteresse de autoridades públicas, chegando até a pensar que ele estivesse morto, ela agora tem um lenitivo que pode pôr fim a seu sofrimento. Através do Tribunal Regional Eleitoral ela conseguiu saber que ele está vivo, votou nas últimas eleições, e reside no município de Tuparetama, no alto sertão pernambucano.

"Estou muito ansiosa, nunca cheguei tão próxima dele. Tenho muita fé em Deus que vou encontrá-lo bem. Sinto muito a falta dele, todos os dias peço por ele nas minhas orações. Mas para reencontrá-lo". Dona Ivonilde ainda vive alguns dilemas, o primeiro é o fato de ainda não saber o endereço dele porque o TRE do Rio Grande do Norte não pode dar essa informação. Ela terá que se deslocar até a cidade pernambucana de São José do Egito, onde fica o cartório eleitoral de Tuparetama, e tentar ali conseguir saber onde ele mora. O outro problema é financeiro, pois teve que interromper há 4 anos seu trabalho de empregada doméstica, devido a um desvio na coluna que a faz tomar oito medicamentos por dia. Mas, mesmo assim, ela não demonstra cansaço e diz que vai procurá-lo mesmo que para isso tenha que pedir esmolas.

LANÇAMENTO PARA 2011

São Paulo Futebol Clube lança novo modelo de chuteiras para dar uma bicuda na crise em 2011.

Servidores da COSERN ameça paralisar os serviços

Os servidores de carreira da Cosern realizaram na manhã desta terça-feira (23), um ato público para cobrar melhoria salarial. Os funcionários pedem reajuste de 16%, enquanto a proposta da empresa foi de 5,39%. Caso não cheguem a um acordo, os trabalhadores podem decidir pela paralisação.

Com aproximadamente 200 funcionários reunidos em frente à sede da Cosern, os trabalhadores argumentaram que a proposta da direção da companhia não atende às expectativas da categoria e que é pouco superior ao reajuste concedido em 2009, quando obtiveram melhoria salarial de 4,78%. No entanto, eles argumentam que o ano passado foi de crise e os trabalhadores entenderam a necessidade de abdicar de um percentual de reajuste maior.

Como o impasse persiste, a intenção do sindicato é continuar com as mobilizações semanais até que a proposta da Cosern melhore. Está agendada para a hoje uma reunião entre a direção da companhia e o sindicato, onde haverá nova tentativa de acordo. Caso não ocorra, os funcionários poderão iniciar uma paralisação.

“Estamos mobilizando a categoria semanalmente e se (a Cosern) não chegar a um valor que a categoria entenda que corrsponde ao que ela deseja, teremos que fazer a paralisação”, disse José Fernandes.

MP pede quebra de sigilo bancário e telefônico de Sargento Siqueira e Gilson Moura

O procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto pediu a quebra de sigilo bancário e telefônico do deputado estadual Gilson Moura e do suplente Sargento Siqueira.

Os dois estão sendo investigados por uma suposta negociação que culminaria com a renúncia de Gilson Moura e a posse de Siqueira.

No novo parecer emitido por Manoel Onofre a pedido do juiz convocado para o Tribunal de Justiça Jarbas Bezerra o procurador reafirma o pedido para suspensão da posse de Siqueira e ainda pede a quebra de sigilo bancário e telefônico do deputado e suplente.

Tiririca convida Cardoso Silva para uma visita a São Paulo

Por telefone o Deputado Federal mais votado do país, convidou o blogueiro Cardoso Silva, para uma visita em São Paulo.

Por telefone o blogueiro parabenizou Tiririca  pelo sucesso nas urnas e desejou sucesso como político, o mesmo sucesso que ele obteve com seu início no circo, na música e claro na TV. Sobre a ida do blogueiro a São Paulo, o mesmo ficou de dar a resposta.

"Ele não quis a Polícia Federal em Caicó"

Essa foi a afirmação que o vereador Cláudio Sandegi (PV) usou em seu discurso durante sessão desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Caicó. Ao comentar a falta de segurança na cidade, o vereador chegou a responsabilizar o senador Garibaldi Filho (PMDB), que na condição de presidente do Senado Federal, não teve pulso de manter o Núcleo Avançado da PF no município. Claudio chegou a sugerir uma audiência pública e a convocação do senador, para explicar sua possível omissão, com relação ao assunto.
"Garibaldi não quis a Polícia Federal em Caicó. Precisamos trazer ele aqui para explicar, porque não fez nenhuma ação, quando presidente do Senado Federal, para manter o Núcleo Avançado em Caicó. Ele tinha forças para fazer isso", disse o vereador. Cláudio, por sinal, não foi o primeiro político a criticar a falta de postura de Garibaldi, diante da necessidade de se manter a PF no Seridó. Antes de Cláudio, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB), já bateu fortemente no senador, chegando ao ponto de chamá-lo de irresponsável.
Fonte: Marcos Dantas

Visitas ao Santuário de Santa Rita aumenta número de pedintes

O Santuário de Santa Rita de Cássia aclamado por padres, políticos, santos-políticos, beatos e beatas de todas idades e regiões, consegue em menos de um ano aumentar consideravelmente a concentração de pedintes no município de Santa Cruz.

Em sua maioria são crianças ou adolescentes, geralmente na faixa etária de 6 aos 16 anos, perambulando pelo complexo turístico pedindo esmolas, trabalhando ilegalmente como flanelinhas.

Segundo informação do conselho tutelar, mais de 100 crianças foram cadastradas nesta situação e comunicadas a seus pais, para que fossem tomadas as devidas providências. Enquanto a Igreja comemora a arrecadação turística-religiosa, fecha os olhos para esta realidade.
Fonte: Blog do Wallace

Campanha para Reforma da Catedral de Santana será lançada em Natal

Os caicoenses residentes em Natal/RN estão sendo convidados para o lançamento da Campanha: "Catedral de Santana: nossa Fé e Segurança". O ato acontecerá nesta quinta-feira (25), às 16h30, durante uma missa na Catedral Metropolitana onde também será dada uma benção especial para a colônia caicoense residente na Capital do Estado. Estarão presentes, presidindo a celebração, o pároco de Santana, Monsenhor Edson Medeiros, o pároco emérito, Monsenhor Antenor Salvino e outros sacerdotes do Clero de Natal. O Ministério de Música da Canção Nova também participará da celebração. A visita dos padres objetiva pedir o apoio dos caicoenses residentes na capital para a campanha de reforma da igreja.
Com a reforma iniciada em julho, quando a Catedral foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, será refeito o teto e resolvidos os problemas de estrutura do imóvel secular. Até este mês já foram executados os procedimentos de grampeamento de fissuras, preenchimento de lacunas com concreto e colocação de cintas de concreto armado sobre as alvenarias. A cobertura da Catedral de Santana terá em sua estrutura de aço galvanizado, por ter como característica a leveza, telhas termo acústicas fabricadas no sistema sanduíche (telha metálica + isopor + telha metálica), calhas impermeabilizadas e forro com gesso acartonado. Outros serviços também serão executados como construção de calçada com acessibilidade, instalações elétricas e pintura geral. A obra está orçada em R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e o tempo estimado de execução é de 150 dias.
Doações:
Faça também sua doação por depósito bancário: 
BANCO DO BRASIL
Ag: 0128-7, C/C: 37.847-X
DC REFORMA CATED SANTANA

Projeto Útero é Vida chega a Tangará

A cidade de Tangará recebe nesta quarta-feira, mais uma edição do projeto “Útero é Vida”. O projeto, que começou em agosto, entra na sua fase final em 2010 e visita o município da região do Trairi. Durante o dia será promovidos exames preventivos contra o câncer no colo de útero nas mulheres da região próxima à fazenda Irapuru, na zona rural da cidade.

“Será a oportunidade de essas senhoras saberem um pouco mais da saúde sexual e também de tirarem suas dúvidas sobre o câncer no colo do útero, uma das enfermidades que mais matam mulheres que vivem no campo, atualmente, no Brasil”, informou José Álvares Vieira, presidente do Sistema Faern/Senar.

Bancada do RN discuti emendas do Orçamento de 2011

A bancada do Rio Grande do Norte se reuniu em Brasília, nesta terça-feira (23), para discutir as emendas ao Orçamento Geral da União de 2011. Foi o primeiro encontro de Rosalba com todos os parlamentares do RN, depois de eleita governadora. Prefeitos, Reitores de Universidades públicas, Procuradores do Estado e representantes de várias entidades do turismo e de outros setores da sociedade, todos foram levar suas reivindicações. Os parlamentares escutaram as reivindicações de todas as entidades presentes. Ficando ao meio-dia, de amanhã, quarta-feira (24), um novo encontro para as emendas.
Rosalba espera, ainda, que o governo federal libere tudo que for reivindicado para do Rio Grande do Norte, pois, segundo levantamento do Senado Federal, as emendas do Orçamento do ano de 2010, que somaram R$ 323,4 milhões, nenhum centavo foi executado.

CONSULT PERGUNTA:

Caso a eleição para prefeito de Natal fosse hoje, em quais desses candidatos citados, o senhor (a) poderia a vir a dar o voto?

Resposta:
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 61,8%
Wilma de Faria (PSB) – 40,8%
Fátima Bezerra (PT) – 26,6%
Rogério Marinho (PSDB) – 16,6%
Felipe Maia (DEM) – 12,0%
Hermano Morais (PMDB) – 9,6 %.
Micarla de Sousa (PV) – 8,8%
Wober Júnior (PPS) – 6,5%
Paulinho Freire (PP) – 4,8%.
Fábio Fária (PMN) – 4,1%
João Maia (PR) – 3,9%
Joanilson de Paula Rêgo (PSC) – 1,1%.
Nenhum – 5,0%
Não souberam/Não responderam – 3,5%


TRE-RN doa camisetas apreendidas como propagandas irregulares

Mil e seiscentas camisetas, que foram apreendidas como material irregular de campanha nas eleições de 2006, serão doadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte a instituições de caridade. É o que consta no edital assinado esta tarde (23), pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Vivaldo Pinheiro, tornando pública a doação. Segundo constante no edital, a doação deverá ser feita a qualquer instituição de caridade localizada nesta Capital, preferencialmente aquelas que atendam a idosos e crianças.

As instituições interessadas em receber o material deverão protocolar requerimento na sede do Tribunal, localizada na Praça André de Albuquerque, n.º 534 – Cidade Alta, nesta Capital, no período de 25 de novembro a 02 de dezembro, no horário de 12 às 19h.

Corte do TRE nega provimento a recurso de Olho D’água dos Borges

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em sessão realizada nesta tarde (23), negou provimento a recurso do município de Olho D’água dos Borges, interposto por Antonimar Amorim Carlos, atacando a sentença do juiz da 39ª Zona Eleitoral, que julgou improcedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo ajuizada em desfavor de José Jackson Queiroga, prefeito do município, e seu vice.

Segundo o que consta nos autos, o recorrente alegou que os recorridos incorreram na prática de captação ilícita de sufrágio, mediante dinheiro, eletrodoméstico e material de construção, conduta vedada pela Lei das Eleições. Alegou ainda a prática de abuso de poder econômico por parte dos recorridos.

O Ministério Público Eleitoral opinou pelo desprovimento do recurso, tanto por ausência de prova robusta que caracterizasse a existência dos ilícitos, quanto pela ausência de potencialidade lesiva das condutas.

Em seu voto, o relator do recurso, Desembargador Saraiva Sobrinho, concluiu que as provas acostadas aos autos não traziam a segurança necessária para a confirmação da captação ilícita alegada. Também não visualizou a prática de abuso de poder econômico. Assim, em harmonia com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, votou pelo não provimento do recurso. A Corte, à unanimidade, acompanhou o voto do relator.
TRE/RN

CONSULT: Quase 80% dos natalenses reprovam administração de Micarla



O instituto Consult perguntou aos 800 entrevistados na semana passada na capital: De uma maneira geral o(a) sr.(a) aprova ou desaprova a administração da prefeita Micarla de Sousa? A prefeita que enfrenta um desgaste desde o início do ano, deve começar a se preocupar com seu futuro político.

Avaliação/Micarla de Sousa
Aprova - 13,3%
Desaprova - 77,6%
Não tem opinião - 9,1%

Provas do Detran-RN serão realizadas dia 5 de dezembro

Os candidatos inscritos no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) deverão fazer provas no começo de dezembro. A seleção está marcada para o próximo dia 5 nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz. O órgão está oferecendo 285 oportunidades em diversos cargos, com salários que variam de R$ 799,30 a R$ 2.337,31.

Candidatos inscritos no Concurso do Detran-RN, que não encontraram a confirmação do pagamento da inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas - instituição responsável pela aplicação do exame -, devem tomar a seguinte providência:

Fazer o contato com FGV, através do telefone 0800-283-4628 e enviar por fax o comprovante do pagamento da inscrição, por este mesmo número, solicitando a confirmação do pagamento. Ou se preferir, escanear ou fotografar o comprovante, enviando-o para o e-mail: concursodetran-rn@fgv.br.

A orientação é do representante do Detran na Comissão Especial do Concurso, Milton Gomes Barreto, lembrando que de acordo com o cronograma, no dia 29 de novembro vão ser publicados os comprovantes das inscrições e os locais de provas. O edital de classificação final sairá no dia 4 de janeiro de 2011, e a publicação da Portaria de homologação do concurso, no dia 11 de janeiro.

Começa troca de vale-lazer por abadás para sábado de Carnatal com Margareth Menezes

As reservas ou trocas de vale-lazer por abadás para o sábado (4 de dezembro) de Carnatal do bloco Cidadão Nota 10, que será puxado pela cantora baiana Margareth Menezes, já começou. A Secretaria de Tributação, responsável pela execução do programa de Educação Fiscal Cidadão Nota 10, por meio do viés, Show de Nota, deu início nesta segunda-feira à troca ou reserva dos vales para o sábado. Para adquirir o kit abadá deste dia são necessários 30 documentos fiscais. As reservas podem ser feitas no site www.showdenota.set.rn.gov.br e a troca nas lojas da Campanha Cidadão Nota 10 até a próxima sexta-feira (30).

Para quem não conseguiu fazer suas reservas e trocas nas datas estabelecidas para cada uma das atrações oferecidas, no caso, Lane Cardoso, Cavaleiros Elétricos e Margareth Menezes, a coordenação da campanha Cidadão Nota 10 informa que entre os dias 29 e 30 de novembro, um lote remanescente será disponibilizado à população. Desta maneira, as pessoas que não conseguiram reservar seus abadás terão uma nova oportunidade.

Para realização da reserva o folião deverá digitar seus documentos fiscais no site www.showdenota.set.rn.gov.br. Em seguida ele deve imprimir o vale-abadá e trocá-los em uma das lojas da Campanha Cidadão Nota 10, localizadas na 1° Unidade Regional da Tributação (URT), que fica na Avenida Capitão Mor Gouveia, 2354, Cidade da Esperança e Shopping Estação, avenida doutor João Medeiros Filho, 2300- Potengi, zona Norte de Natal. Ambas funcionam das 8h às 18h. Maiores informações pelos telefones (84) 3232-7297 e 3232-7128.

Vale ressaltar que cada CPF terá direito a um vale-abadá para cada dia do evento, ou seja, o sistema do site Show de Nota só aceita uma reserva para cada atração oferecida na micareta.

Rebelião no Presídio de Parnamirim

Dezenas de presos do Presídio Estadual de Parnamirim entraram em confronto na manhã desta terça-feira (23). Eles estavam no Pavilhão 1 da unidade prisional e brigaram entre si, chegando a se agredirem com cutiladas de facas artesanais. Pelo menos nove detentos foram retirados da penitenciária e encaminhados ao Hospital Walfredo Gurgel.

O motim teve início por volta das 7h30. De acordo com o diretor do Presídio Estadual Parnamirim, José Jonailson de Souza, a rivalidade entre os presos levou à confusão. Ele explicou que o Pavilhão 1 é divido com dois andares de celas.

Os detentos do andar superior são isolados por terem cometidos crimes recriminados pelos outros presos, como estupros. “Os presos de baixo começaram a briga com os de cima, provavelmente porque alguns deles teriam roubado objetos dos demais”, relata José Joanilson.

A informação foi confirmada por alguns dos presos que foram retirados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Eles declararam que os detentos da parte de cima do Pavilhão 1 teriam roubado e, por isso, teve início a briga na manhã de hoje.


A situação foi controlada por volta das 8h30. "O Grupo de Intervenção entrou no local, juntamente com os policiais militares, e conseguiu conter os presos", revelou o coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, major José Deques.

A Coordenação de Administração Penitenciária confirmou que nove presos ficaram feridos, sendo eles: Janilson Xavier, Cleber Henrique, João Maria da Silva, Manoel Wanderley Guimarães, Paulo Sérgio da Silva, Reinaldo da Silva Xavier, Clodoaldo Farias, Carlos Acioly e Rosemberg Ramos.

Pelos menos 100 policiais, incluindo o Batalhão de Choque da Polícia Militar entraram no Presídio Estadual de Parnamirim. O Comandante do 3º Batalhão da PM, major Jair Junior, declarou que após a contenção do movimento, os policiais passaram a realizar uma contagem.

“Além da contagem, está sendo feita uma revista para tentar localizar as armas, que na verdade são artesanais, usadas pelos presos durante a briga”, destaca.


Major José Deques informou ao portal Nominuto.com que destes detentos feridos, apenas quatro apresentaram algum ferimento grave, no entanto, eles não correm risco de morte.







Governo investirá R$ 9 milhões em Cadeia Pública

O Governo do Estado irá investir R$ 9,3 milhões na construção de cadeia pública no município de Lajes. Em processo licitatório, a cadeia de Lajes irá oferecer 125 vagas para presos provisórios dos municípios da região Central do Rio Grande do Norte.

Está em processo licitatório da Secretaria de Infraestrutura a obra de construção da Cadeia Pública de Lajes.
A cadeia terá área construída de 2.345 metros quadrados e se localizará no sítio Sariema, zona rural, a 8 quilômetros do Centro de Lajes, em terreno com 22.500 metros quadrados.

A oferta de vagas na futura cadeia se soma aos esforços empreendidos pelo atual governo que estão eliminando a presença de presos em delegacias sob custódia da Polícia Civil.

Ainda este ano serão concluídas as obras do Complexo Penitenciário de Alcaçuz - elevando o número de vagas para detentos de 600 para 1.000; do Centro de Detenção Provisória de Macaíba - elevando de 30 para 100 vagas; da Cadeia Pública de Mossoró - elevando de 90 para 180 vagas; e do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte de Natal (antiga Deprov) - criando 90 novas vagas.

Estão ainda em construção ou em processo licitatório as cadeias públicas dos municípios de Macau e Ceará-Mirim, gerando 180 novas vagas, e com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2011.

Está em pleno funcionamento a Cadeia Pública de Nova Cruz, inaugurada em julho deste ano, oferecendo mais 186 novas vagas para detentos na região Agreste do Estado.

Em fase de tramitação junto ao Governo Federal, estão os projetos de cadeias públicas nos municípios de Parelhas e Currais Novos.

As duas cadeias, que já contam com terrenos doados pelos municípios, irão gerar 348 novas vagas para detentos na região Seridó do Rio Grande do Norte.

ENEM 2010

A nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes prejudicados pelos erros de impressão das últimas provas será o dia 15 de dezembro, uma quarta-feira. As provas de ciências da natureza e humanas, totalizam 90 questões e serão aplicadas às 13h, horário de Brasília.

MEC libera novas vagas para professor da Ufersa de Caraúbas

O Governo Federal, através do MEC, liberou mais 20 vagas de professor para o campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) de Caraúbas. A liberação, segundo o reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, representa tranquilidade para o funcionamento da Ufersa no próximo ano, na região do Médio Oeste potiguar.

Em Brasília, amanhã, 25, o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) vai ser recebido pelo ministro da educação, Fernando Haddad. O reitor atende a convocação do ministro para discutir a pactuação definitiva para a construção do campus da Ufersa Caraúbas, custeio de compras, além de tratar de assuntos relacionados à liberação de recursos para novos investimentos. Na ocasião, Josivan Barbosa vai tratar com o ministro Fernando Haddad sobre a inauguração do campus da Ufersa Angicos.

MPF/RN denuncia ex-servidor do DNIT e funcionário de empresa por corrupção passiva

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal Gledson Golbery de Araújo Maia, ex-chefe de engenharia do Departamento Nacional de Infra-Estrutra de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT) e Túlio Gabriel de Carvalho Beltrão Filho, funcionário da empresa Arteleste Construções LTDA, pela prática do crime de corrupção passiva. Para O MPF/RN, Gledson Maia solicitava e recebia, em razão da função pública, propina da empresa Arteleste.

Os dois foram presos em flagrante, em 4 de novembro, no estacionamentode uma churrascaria de Natal. Na ocasião, foram apreendidos R$ 58.950,00 em posse do ex-servidor do Denit Gledson Maia. Com ele também foi encontrada lista com uma relação de empresas de engenharia e valores associados. Para os procuradores da República que assinam a ação, trata-se de um elemento indicativo das parcelas de propina recebidas oua receber das empresas que tinham contrato com o DNIT.

O MPF/RN destaca que a denúncia de Gledson Maia e Túlio Gabriel diz respeitos aos fatos da prisão em flagrante. Os demais envolvidos na Operação Via Appia, que investiga a prática de uma série de crimes relacionados à obra de duplicação da BR 101, Lote 2, entre os estados do RN e PB, devem ser denunciados, em tempo oportuno, quando da conclusão do inquérito policial.
Tribuna do Norte

Aluno do IFRN ganha prêmio regional

O bolsista de iniciação científica Caíque de Souza, aluno do Curso Técnico em Informática, foi premiado no V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2010), realizado em Maceió (AL).

Caíque concorreu na área Ciências Biológicas I. O trabalho premiado analisa a bactéria responsável pela "mancha aquosa", doença que ataca o melão. A pesquisa foi feita através da análise bioinformática, ou seja, usando o computador para analisar sequências de DNA e proteínas que estão depositadas nos bancos públicos internacionais, analisando os mecanismos da bactéria para ver se existe a possibilidade de encontrar uma forma de combatê-la.

Caíque, que tem 17 anos, disse que ainda não parou de comemorar. "Já comemorei muito com a minha família. A sensação é de dever cumprido; de recompensa pelo esforço durante o ano", enfatiza o jovem pesquisador. Ele, que está no terceiro ano do curo médio, diz que pretende cursar algo na área de biomedicina, ou mesmo Medicina, no ensino superior.

O IFRN explica que a pesquisa está se estabelecendo agora na instituição, mas o prêmio de Caíque serve de motivação para aumentar a quantidade de alunos no envolvimento com a pesquisa. "Caíque é muito bom, mas, assim como ele, existem vários outros jovens desenvolvendo bons trabalhos e com a mesma capacidade", complementa o professor.

Município vive caos administrativo

O funcionalismo público municipal vai entrar o terceiro mês de salários atrasados. Não há qualquer sinal de que a Prefeitura saldará a dívida com a categoria. Esse é apenas um dos problemas que afetam o município de São Francisco do Oeste, que vive o caos deixado pelo prefeito cassado Aníbal Lopes. O Município sofre com deficiência na saúde, educação e infraestrutura, além da paralisação de obras devido à crise financeira.

Para piorar, a Prefeitura tem pendências no Cadastro Único de Convênio (CAUC), o que impede a assinatura de convênios e o repasse de verbas do Governo Federal. Com isso, não há qualquer possibilidade de o município viabilizar seus projetos, o que só pode ocorrer quando sair da lista dos inadimplentes.

“Essa situação não pode continuar”, desabafou Gildene Lobo, candidata à prefeita nas eleições suplementares do dia 5 de dezembro. “É preciso mudar o sistema político que está no poder municipal, pois só assim será possível implantar um modelo sério de gestão”, defendeu.

As palavras de Gildene foram reforçadas pelo deputado federal Betinho Rosado (DEM), ao garantir que eleita prefeita a candidata terá parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, “pois vamos trabalhar para tirar São Francisco do Oeste do caos.”

Betinho assegurou que Gildene terá todo o apoio do futuro governo estadual, inclusive, antecipou que a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) estará no município no próximo domingo, 28, para reforçar o palanque de Gildene. O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) também assegurou a parceria do Estado e Município, caso a candidata vença as eleições.

Gildene disse que fará parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros para implantar o modelo de gestão no município. O prefeito Leonardo Rêgo (DEM) garantiu que a sua equipe técnica será colocada à disposição de Gildene para que possa tirar o Município da inadimplência junto à União e retomar os convênios necessário para São Francisco do Oeste. “O certo é que o Município não pode continuar do jeito que está”, disse Leonardo Rêgo.
Gildene Lobo disputa as eleições suplementares com o apoio dos partidos de oposição e de políticos que ganharam as eleições estaduais.

Prefeito cassado defende a continuidade com Anchieta Raulino


O prefeito cassado Aníbal Lopes reapareceu no município no último final de semana, para assumir que o empresário Anchieta Raulino é seu candidato e que não vai ficar se escondendo da população, como tinha feito até agora. Também profetizou que Anchieta dará continuidade ao seu modelo de administração, considerando que a cidade está bem.


A presença de Aníbal contrariou a coordenação de campanha de Anchieta, uma vez que o prefeito cassado havia feito acordo com o candidato para desaparecer do município, como forma de evitar o desgaste da campanha. Aníbal, porém, decidiu comandar o palanque e puxar para si a responsabilidade da campanha.
Na mobilização realizada no último domingo, o prefeito cassado falou que tem o respaldo da população do município e que por isso deve continuar comandando a política local.
O candidato Anchieta Raulino parecia constrangido com a presença de Aníbal, uma vez que havia dito que não aceitaria o apoio do prefeito cassado, como forma de passar para a população a idéia de que não é o candidato de Aníbal Lopes. 


Agora, com a decisão do prefeito cassado de comandar o palanque de seu candidato, o eleitor de São Francisco do Oeste tem condições de decidir pela continuidade ou não do atual governo.

Jornal de Fato

Moradores protestam contra fechamento de Unidade de Saúde

Os moradores de Brasília Teimosa, zona Leste de Natal, estão revoltados com o fechamento da Unidade Básica de Saúde do bairro. No local será inaugurado, na próxima terça-feira (29) o Ambulatório Médico Especializado (AME). A revolta dos populares é que até lá, eles não terão onde ser atendidos. Outra reclamação vem dos servidores que trabalhavam, mas foram transferidos para outra unidade, pois no AME ficaram funcionários terceirizados.

Preso homem que agrediu a ex- companheira em Nova Cruz

A Polícia Militar conseguiu prender Jailson Viturino da Silva, acusado de invadir a casa da ex-companheira, agredir ela e as crianças e também quebrar os moveis e roubar o botijão de gás da residência em Nova Cruz.

Jailson Viturino da Silva é agricultor, tem 23 anos de idade e já tem passagem pela polícia, inclusive também já foi autuado pela Lei Maria da Penha, de acordo com informações da Delegacia de Polícia.

Viturino está detido na carceragem do 8º Batalhão de Polícia Militar à disposição da justiça.