quinta-feira, dezembro 02, 2010

O GIRO foi pé frio?

Com o intuito de registrar como seria a emoção do abcedista mais conhecido do município de Sitio Novo ao ser Campeão do Nordeste, titulo inédito para o ABC Futebol Clube, o blog foi acompanhar a partida entre ABC X Vitória na residência do comerciante Francisco Ferreira da Silva de 76 anos, mais conhecido por Segundo.

Seu Segundo é conhecido por ser o tocedor mais apaixonado do ABC no município, paixão essa que é demonstrada nas paredes de seu comercio, com fotos e pôsteres do ABC junto ao retrato de seu pai já falecido José Vicente Ferreira. A paixão de seu Segundo pelo ABC vem desde sua infância, já o fanatismo pelo alvinegro  veio aos 15 anos. O comerciante sempre foi alvo de resenha e gozações na cidade quando o mais querido é derrotado em qualquer que seja a competição.


Mais esse ano, seu Segundo anda muito feliz e tirando onda com a quantidade de conquistas de seu time em 2010, como mostra a foto em que o comerciante exibe com orgulho o pôster de campeão brasileiro. Pena que não pudemos registrar a emoção de seu Segundo na conquista do titulo de Campeão do Brasileiro.

Acompanhamos a partida entre ABC x Vitória na casa do comerciante, que apesar de todo um dia de trabalho a frente de seu pequeno comércio, foi para frente da TV pronto para soltar o grito de campeão. Grito esse que o time do Vitória fez com que não só seu Segundo engolisse, mais toda população potiguar, com exceção dos tocedores do América, ao bater o mais querido em pleno Frasqueirão com mais de treze mil tocedores embalados pela conquista da Série C e o inicio do Carnatal. Apesar da derrota em pleno Frasqueirão, seu Segundo disse está muito feliz com a boa campanha do clube de coração durante o ano de 2010.

Um outro tocedor apaixonado pelo ABC no município, é o meu amigo e companheiro de trabalho Ronilson Lourenço, que acabou inspirando o titulo desta postagem ao atribuir a derrota de seu time para o Vitória ao blog que foi assistir a partida ao lado de seu Segundo. 

ABC é Vice-Campeão do Nordeste

Na expectativa de fechar o ano com chave de ouro ao conquistar a tríplice coroa, o ABC recebeu na noite desta quarta-feira no estádio do Frasqueirão a equipe do Vitória em busca de mais um titulo inédito para clube potiguar, o de campeão do nordeste.

Diante de sua torcida toda entusiasmada pela conquista de campeão brasileiro no último sábado, a equipe do técnico Leandro Campos não superou a equipe baiana que venceu de virada por 2 a 1, deixando o mais querido com o vice-campeonato do Campeonato do Nordeste 2010. João Paulo marcou para o ABC, enquanto que Kleiton Domingues e Marconi fizeram os gols dos baianos.

Senador quer que políticos sejam obrigados a matricularem seus filhos em escolas públicas

O Senador Cristovam Buarque apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

Rosalba se comprometeu a concluir obras inacabadas em São Francisco do Oeste

Ao participar da mobilização política da coligação União e Vitória que tem como candidata Gildene Barreto, que após a cassação do prefeito Aníbal Lopes, disputa as eleições complementares no município de São Francisco do Oeste, a governadora, eleita, Rosalba Ciarlini, começou seu discurso ironizando aqueles que apostavam que ela não viria participar do comício.

 “Disseram, por aí, que eu não estaria, aqui, hoje. Mas, para os desavisados deixo bem claro que sou uma mulher que gosta de honrar compromissos”, disse.

 A governadora se comprometeu de concluir as obras inacabadas e executar outras ações administrativas. “Quando cruzava, durante a campanha, a BR que corta este município, via dezenas de casas iniciadas e não concluídas e ficava a imaginar: ‘meu Deus, se uma moradia digna é o sonho de todas as famílias por que, então, essas unidades habitacionais não foram concluídas’? E hoje, digo perante todos vocês, que elas vão, sim, receber acabamento. Pois este município e os demais do Rio Grande do Norte terão a marca da ROSA – em todas as áreas”, disse.

 Rosalba também chamou a juventude para abraçar, de corpo e alma, as candidaturas de Gildene e Ledimar. “Os jovens – inteligentes e irrequietos – levantem-se e mostrem sua força. Não aceitem, de forma alguma, benesses que não chegam a lugar algum. Antes, porém, acreditem no futuro, numa saúde e educação de qualidade, na capacitação profissional, no esporte. E é, exatamente, isso que nos propomos a realizar nesta e em outras cidades, a partir de janeiro de 2011”. Lembrou a governadora.
Fonte: Blog do Capote

Ex-prefeito de Florânia é denunciado pelo MP

A Procuradoria da República no Município de Caicó (PRM/Caicó) denunciou à Justiça Federal o ex-prefeito de Florânia Francisco Nobre Filho e o sócio-gerente da empresa Belliza Engenharia e Consultoria, Francisco Bernardes Bezerra Neto. Ambos são acusados de utilização indevida de verba pública federal destinada à saúde. Trata-se de crime de responsabilidade, punido com até 12 anos de reclusão.


De acordo com a denúncia, a prefeitura de Florânia celebrou, em 2003, um convênio com o Ministério da Saúde para construção de uma unidade de saúde na localidade. Por meio do convênio, foi repassado o valor de R$ 148.486,00, enquanto a prefeitura se comprometeu em dar uma contrapartida de R$ 9.600,00 para a realização da obra. A empresa Belliza Engrenharia e Consultoria venceu a licitação e assumiu o compromisso de construir a unidade que teve apenas 

Entretanto, como demonstram as provas colhidas em inquérito civil público, "o objeto conveniado foi apenas parcialmente atingido, eis que segundo vistorias "in loco" realizadas pelo Ministério da Saúde apenas 40% da obra foi executada".


A procuradora da República que assina a denúncia, Clarisier Azevedo, aponta ainda que a prefeitura de Florânia pagou à empresa de engenharia quase 100% do valor repassado pelo Ministério da Saúde sem que a obra contratada estivesse concluída. O repasse não contava com a contrapartida, assumida pela prefeitura de Florânia durante o convênio e cujo pagamento não foi registrado.

Para a procuradora, "desse modo, a empresa Belliza Engenharia e Consultoria descumpriu gravemente as suas obrigações contratuais, uma vez que realizou apenas parcialmente a obra contratada, tendo recebido, fraudulentamente, pela integralidade do valor contratado. Em verdade, se bem analisado o período em que os pagamentos foram  raudulentamente realizados identifica-se que tudo ocorreu em véspera da expiração do mandato eletivo do então-prefeito Francisco Nobre, o que compromete ainda mais a sua conduta delituosa.", acrescenta a procuradora.

Utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens ou rendas públicas é crime de responsabilidade, punido com reclusão, de dois a 12 anos e multa. O Ministério Público Federal pede também a devolução do valor aos cofres públicos, devidamente corrigido.
 Fonte: MPF/RN.

Tiririca é absolvido pela Justiça Eleitoral

Deputado federal mais votado do Brasil – foi eleito com 1,3 milhão de votos - Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), foi absolvido pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Aloisio Silveira. O juiz negou ação apresentada pelo Ministério Público, que acusa o político de falsidade ideológica, alegando que o atestado de alfabetização não foi feito por ele. “A Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais”, afirmou.

Ainda de acordo com Silveira, após os testes de leitura e compreensão de textos feitos por Tiririca no último dia 11, “torna-se irrelevante a investigação sobre quem, como ou em que circunstâncias a declaração que continha a afirmação de que saber ler e escrever foi produzida.” Ele ainda rejeitou acusação do MP sobre falsidade na declaração de bens de Tiririca, que indicou não possuir patrimônio em seu nome. 

O promotor eleitoral Maurício Lopes pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o presidente da corte, Walter Almeida Guilherme, já disse que Tiririca será diplomado dia 17 com os outros eleitos. Quando isso ocorrer, o caso subirá para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Senadora Rosalba apóia normas para atendimento de Saúde da criança

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), aprovou, em decisão terminativa, o projeto (PLS 228/08) da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) e relatado pela senadora potiguar, o qual define práticas preventivas nos cuidados com a saúde, estabelece normas para atendimento médico da criança e do adolescente no âmbito dos planos e seguros privados de assistência à saúde.

O PLS determina que as ações profiláticas e educativas seriam efetuadas por meio de atendimentos médicos regulares, enquanto as demais ações seriam consideradas atendimentos médicos curativos.

Os atendimentos médicos serão cobertos pelas operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde e pelas cooperativas médicas, de acordo com as necessidades de cada faixa etária. Os atendimentos médicos curativos devem ser garantidos pelas operadoras, sempre que necessário, sem limitações de quantidade e qualidade.

“Aparentemente, as operadoras de planos de saúde não têm dado o devido valor a essa atuação diferenciada do pediatra, ao promover condições não propícias ao desenvolvimento de seu trabalho, incluindo baixa remuneração, glosas e dificuldades na cobertura dos atendimentos”, alerta Rosalba.

Jardim de Piranhas e Alexandria estão na lista dos 176 municípios que terão perdas no FPM de acordo com o Censo

A quantidade populacional oficial dos municípios brasileiros foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com base nos dados do Censo 2010, o Tribunal de Contas da União (TCU) irá calcular o novo coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2011. Pelo menos 176 municípios ainda perderão coeficientes. No entanto, houve uma redução de 153 no total de Prefeituras que perderam população. Pela primeira estimativa, 329 haviam perdido população e perderiam recursos.
Do Rio Grande do Norte, apenas duas prefeituras terão o FPM menor a partir de janeiro: Jardim de Piranhas e Alexandria. Já que na primeira estimativa divulgada pelo IBGE as Prefeituras receberam um prazo para ingressar com recursos contra os números do Censo 2010. Em relação ao FPM, 378 Municípios terão ganhos de coeficientes e 4.983 se manterão no mesmo coeficiente atual.

Ministério Público quer investigar Postos de São Rafael

O promotor Rodrigo Martins da Câmara, que responde pelo Ministério Público da Comarca de São Rafael, atendendo ofício circular N° 019/2010, no qual a Coordenadora do CAOP do Meio Ambiente recomenda a instauração de inquérito civil, a fim de colher informações preliminares (existência de licença ambiental, dados do posto e do proprietário, etc.) acerca dos postos de combustíveis para posterior elaboração de perícia, abriu investigação.
De acordo com o documento, o objetivo é coletar informações preliminares acerca dos postos de combustíveis localizados em São Rafael. Como diligências iniciais, o promotor oficializou o secretário de Obras do município, a fim de que informe, no prazo de 10 dias úteis, quantos postos de combustíveis existem na cidade, sua localização, qualificação do proprietário, bem assim se há licença ambiental e autorização da Prefeitura.

Vereador apresenta projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Caridade

O vereador Aldo Torquato(PPS) de João Câmara apresentou projeto de Lei na Câmara Municipal que institui a Semana Municipal da Caridade, a ser realizada no período de 12 a 19 de julho de cada ano.

De acordo com o projeto de Lei, durante a Semana Municipal da Caridade, o Poder Público Municipal(Executivo e Legislativo) tomará todas as providências necessárias à realização de eventos  que venham divulgar a necessidade e apoiar as pessoas carentes, doentes, desabrigadas, drogadas, presas ou abandonadas, visando sua recuperação e integração ao ambiente social humanizado.

O evento para ser realizado deverá envolver todas as denominações religiosas, clubes sociais, sindicatos, clubes de mães, associações e entidades diversas que possam de alguma forma contribuir.

Fábio Marinho condenado pelo Tribunal de Contas da União

O prefeito da cidade de Jandaíra, Fábio Magno Marinho foi condenado pelo Tribunal de Contas da União(TCU) a devolver  R$ 169.356,02. Valor atualizado, ao Fundo Nacional de Assistência Social(FNAS).

A condenação refere-se a outra gestão do prefeito que na época não apresentou a prestação de contas de recursos repassados pelo FNAS ao município. O convênio era visava execução dos serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, referente ao programa Agente Jovem.
Fonte: Assis Silva

Assembleia homenageia os 60 anos da Maternidade Januário Cicco

Em uma sessão descontraída e emocionante, a Assembleia realizou Sessão Solene para homenagear os 60 anos de serviços prestados pela Maternidade Januário Cicco. Na proposição do deputado Antônio Jácome (PMN), estiveram presentes o presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria (PMN), Getúlio Rêgo (DEM), Leonardo Nogueira (DEM), José Dias (PMDB) e Ricardo Motta (PMN), alem de diversos médicos da instituição e ex-diretores.

A Maternidade Januário Cicco realiza 5 mil partos e 60 mil consultas por ano, o que leva a estimativa que mais de 200 mil potiguares nasceram na instituição. O deputado Antônio Jácome lembrou que o prédio onde funciona a maternidade já foi à casa de veraneio do governador Alberto Maranhão, e que antes de ser inaugurada serviu de Quartel General na Segunda Guerra Mundial. O parlamentar agradeceu a todos os mestres que teve na Maternidade, em especial ao Dr. Leide Morais, ex-diretor por 28 anos.

Macau representa o RN na 37ª Taça Brasil de Clubes

A seleção de Macau de futsal está em Santa Catarina onde participa da 37ª Taça Brasil de Clubes. É a primeira vez na sua história que a cidade tem a oportunidade de participar de uma competição desse nível. A viabilização se deu após a desistência do ABC/Art&C, que não conseguiu patrocínio a tempo de se inscrever. A Federação Norte-riograndense de Futsal agiu rápido e indicou Macau para representar o RN na competição nacional.

A equipe conta com reforços de algumas equipe do interior, como Assu e Pendências.O presidente da liga macauense de futsal, João Maria está confiante que poderá representar bem o RN.

Reitor da UFRN recebe titulo de cidadão natalense.

A frente da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) há oito anos, Ivonildo Rego se despede do cargo no mês de dezembro. Mas em homenagem ao seu trabalho, o reitor da maior universidade do estado recebeu o título da cidadão natalense nesta terça-feira (30/11), por propositura do vereador  professor Luis Carlos (PMDB).


Natural de Pau dos Ferros, Ivonildo Rego exerceu pela primeira vez o cargo de reitor da UFRN em 1984. Mas sua história com Natal começou há 35 anos, quando veio para Natal cursar engenharia elétrica e viver na Residência Universitária da UFRN.



Chegou ao cargo de Diretor do Centro de Tecnologia do Departamento de Engenharia Elétrica da universidade e de presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).



Com bastante experiência na área administrativa e acadêmica, o atual reitor da UFRN ficou conhecido por aumentar consideravelmente a comunidade acadêmica. “Abrindo novos centros, novos espaços e dando mais oportunidade para jovens da nossa cidade, Ivonildo Rego é responsável por expansão da quantitativa e qualitativa da produção acadêmica. Sem dúvidas, Ivonildo deixa uma enorme contribuição científica e cultural para Natal”, falou Luis Carlos.

Crise leva prefeita a realizar demissões em Apodi

Com objetivo de reduzir os custos da maquina em meia crise financeira que atinge os municípios do Rio Grande do Norte, a prefeita Goreti Silveira, adotou como medida a demissão de secretários, assessores e diretores que fazem parte da administração.
A reclamação da prefeita é endossada por outros prefeitos da região Oeste e tem motivação na crise financeira das prefeituras que tiveram queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e querem chegar ao fim do ano sem atingir o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Fonte: Apodi Atualizado

Arês encerra edição 2010 do projeto Útero é Vida

A cidade de Arês, localizada na região Agreste do Estado, recebe na próxima terça-feira(07), a última edição deste ano do vitorioso projeto Útero é Vida, do Sistema Faern/Senar. E para motivar a participação das mulheres e promover a autoestima, serão oferecidos serviços de beleza e entrega de um kit beleza composto por produtos de higiene pessoal e beleza.

Ainda será oferecido para os filhos das agricultoras um espaço especial com recreação, coordenados por profissionais capacitados. Desta forma, enquanto as mulheres assistem às palestras e realizam os exames Papanicolau, os seus filhos ficam nas atividades de lazer.

O projeto é promovido com recursos do Senar e tem pleno apoio da prefeitura, que disponibiliza a infraestrutura do município nas condições de estrutura de escola, equipamentos e utensílios de saúde e o oferecimento de alimentação, por meio de lanches e almoço.

De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, o projeto foi um sucesso em 2010 e que aguarda novas iniciativas por parte dos gestores públicos na área de saúde. "Fico muito feliz com esse projeto. Uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e tocada aqui no Estado pela federação. Também aproveito a oportunidade para pedir aos governantes que olhem com mais carinho para as mulheres do campo, pois muitas delas são os verdadeiros chefes de famílias, conduzindo com muita luta os trabalhos na zona rural", finalizou.

Messias Targino: Praça recebe decoração natalina

O GIRO girou e constatou o interesse da prefeitura municipal de Messias Targino em deixar a cidade com a cara e o espírito natalino com a ornamentação natalina da Praça João Jales Dantas. Essa é a segunda vez que o município ganha uma ornamentação natalina.



Atleta de Cerro Corá conquista bronze no Peru.

A atleta Daniele Duarte, do município de Cerro Corá levou o nome de seu município e do Brasil para o pódio ao conquistar a medalha de bronze na prova de lançamento de peso realizada nesta terça-feira durante o XVI Jogos Sul-Americanos Escolares de Lima – Peru. Daniele ainda vai competir no lançamento de dardo, essa é a primeira vez na historia do esporte amador que um atleta brasileiro ganha uma medalha a nível sulamericano.

Carnatal 20 anos terá cobertura da mídia nacional

A tradicional micareta de dezembro completa 20 anos e terá transmissão ao vivo por três emissoras de televisão (Band TV, SBT e RedeTV, através de suas afiliadas), além da TV União, que mostrará a festa em canal internacional. O Carnatal é um dos eventos mais tradicionais do segmento e atrai a atenção de toda a mídia nacional. Revistas, jornais e programas de televisão também já confirmaram equipes no evento, como a Revista Contigo!, os programas TV Fama e Pânico, da Rede TV, o site Ego, da Globo.com, correspondentes do portal Terra, dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.
Além de mostrarem a festa de Natal para todo o Brasil, pretendem fazer reportagens sobre as belezas naturais de um dos principais destinos turísticos do país, que será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Neste período, a rede hoteleira registra praticamente 100% de ocupação, restaurantes ficam lotados e os serviços turísticos têm sua mais alta temporada.

Sargento é afastado sob suspeita de pagar a populares para vigiarem delegacia.

A invasão em um posto da Polícia Militar no município de Boa Saúde, teve outros desdobramentos, além do roubo das armas. O sargento Francisco Arimatéia, responsável por aquele destacamento, foi afastado. Ele é acusado de “terceirizar” serviço policial.
A decisão de afastamento partiu da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. De acordo com o órgão, o afastamento ocorreu “em decorrência das denúncias tornadas públicas pela imprensa de que dois populares dormiam na sede da unidade policial daquele município em troca de remuneração financeira”.

De acordo com a secretaria, um procedimento foi aberto na Corregedoria Geral para apurar as denúncias. Um oficial do órgão foi enviado até o município de Boa Saúde para iniciar as investigações.

As informações dão conta que o sargento Francisco Arimatéia pagava cerca de R$ 300 reais para que dois vigilantes de rua tomassem conta do posto policial, enquanto ele o policial dormia em uma cidade vizinha.

Fonte: Nominuto