sexta-feira, dezembro 10, 2010

Festa de Sant'Anna de Caicó foi oficialmente incluída como Patrimônio Cultural

Nesta sexta-feira (10), a Festa de Sant'Anna de Caicó foi oficialmente incluída na lista de bens que fazem parte do Patrimônio Cultural protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

A festa, que anualmente apresenta as marcas de Fé, devoção, tradição e alegria por parte dos devotos de Sant'Anna, é a quarta manifestação cultural a ser inscrita do Livro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. A primeira celebração registrada foi o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, em outubro de 2004. A segunda foi a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, em Goiás, em maio de 2010, e a terceira, o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, do Mato Grosso, em novembro deste ano.

Ocorrendo em Caicó há mais de 260 anos, a Festa de Sant'Anna reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais. A Festa está enraizada na história de Caicó, remontando a formação da sociedade brasileira no período da colonização.

Anualmente, entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant'Anna, até o domingo seguinte, os fiéis participam do grupo de atividades que fazem a mais tradicional festa do Seridó potiguar, incorporando outras manifestações culturais, com destaque para a produção das comidas típicas e a confecção do artesanato sertanejo, como os famosos bordados do Seridó que chegaram à região pelas mulheres dos colonizadores portugueses.

Palmeira de Goianinha disputa jogo "da vida" contra o ABC

O Palmeira de Goianinha disputa o jogo mais importante da sua história neste sábado. O Verdão do Agreste encara o ABC-B, às 15h, no estádio José Nazareno, em Goianinha e uma vitória garante o clube na Série A do Campeonato Estadual no próximo ano.

A torcida do Verdão do Agreste prepara uma grande festa para o dia do jogo e o presidente do Palmeira de Goianinha, Cláudio José, o Cal, disse que terá praticamente um carnaval fora de época se o clube conseguir o acesso. “Se o Palmeira sobe, ninguém vai dormir em Goianinha. Não sei nem se meu coração aguenta tanta emoção se meu time subir”, disse Cal.

Indústria de confecções infantis da região será uma das atrações de Programa da Rede Globo de Televisão

A indústria de confecções "Daya",fabricante de peças infantis, que pertence à empresária Graça Rodrigues, que também é proprietária da loja infantil New Kim (Midway e Praia Shopping) será apresentada no Programa da Rede Globo" Pequenas Empresas, Grandes Negócios"  do próximo domingo, como exemplo de sucesso empresarial.
A "Daya" tem unidades fabris em Serra de São Bento e em Passa e Fica.

Além de Graça, também foi entrevistada a técnica do Sebrae-RN, Verônica Melo. A matéria faz parte de uma série de reportagens articuladas pela Unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae-RN e Sebrae Nacional com o PEGN, para dar maior visibilidade aos projetos executados pela instituição de apoio às micro e pequenas empresas.

ABC e Corinthians de Caicó são os representantes do RN na Copa do Brasil


 
ABC e Coríntians são os representantes do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil de 2011. A competição que garante ao campeão o caminho mais rápido (mas também um dos mais difícieis) de assegurar vaga na Libertadores, vai começar dia 7 de fevereiro, com a última rodada definida para 8 de junho..


A diretoria de competições da Condeferação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (9) o regulamento e a lista de participantes da Copa do Brasil de 2011.

A Copa do Brasil de 2011 contará com a presença de nove times da região centro-oeste, 20 da nordeste, nove da norte, 17 da sudeste e nove da sul, totalizando 64 participantes.

Vivaldo Costa anuncia apoio à Ricardo Motta

O deputado estadual eleito Vivaldo Costa (PR) anunciou nesta quinta-feira (09) que vai apoiar a candidatura de Ricardo Motta (PMN) para a presidência da Assembléia Legislativa no próximo ano. O anúncio foi feito à jornalistas, durante a sessão solene de homenagem aos empresários Nevaldo e Flávio Rocha, proprietários do Midway Mall e Empreendimentos Riachuelo.

"Eu sou um homem que reconheço os gestos dos amigos. Robinson sempre foi muito correto comigo, por isso votarei em Ricardo Motta", afirmou Vivaldo.

Exame para estágio será no domingo

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte realizará no próximo domingo as provas de seleção para estágio de estudantes do curso de direito. Cerca de 900 pessoas concorrerão. Em Natal, as provas serão aplicadas na unidade I do campus da Universidade Potiguar, na avenida Floriano Peixoto. Em Caicó, os candidatos farão prova no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já em Mossoró as provas serão realizadas na Universidade Potiguar. Nas três cidades, as provas começarão às 8h e irão até às 12h. Os candidatos deverão comparecer ao local com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.

EMPREGO

AUXILIAR DE LOJA

Empresa: Dufry do Brasil
Local: Aeroporto Internacional de Natal
E-mail: vagasvarejonatal@yahoo.com.br
Descrição: Receber clientes, Guardar bagagens, Embalar compras, Movimentar, mercadorias, Organizar depósito, Reposição de produtos auxiliando vendedores

ANALISTA DE SISTEMAS
Empresa: POTENZA
Local: Natal/RN
Falar com: Janaina Couto - E-mail: jcouto@potenza.com.br
Descrição: Serviço de Análise e Programação de Sistemas de Informação. Conhecimento em ASP.NET e Oracle. Desenvolver melhorias nas aplicações para uso interno.
Escolaridade: Certificação PMP ou especialização de nível superior em gerência de projetos;
Regime de contratação: CLT + Benefícios (Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Tíquete-alimentação, Tíquete-refeição)

Sitio Novo é inserido no Programa Nacional de Biodiesel

O Governo Federal, através da Petrobrás, está implantando na região do Trairí o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), que irá contemplar oito municípios.

O programa funciona da seguinte forma: os agricultores familiares são convidados a cultivar alguma leguminosa que pode ser usada para produção de biocombustível, no caso do Trairí, os produtores serão estimulados para o cultivo da mamona.


Os municípios do pólo Trairí que serão inseridos no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), da Petrobrás, são os seguintes: Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Sítio Novo, Coronel Ezequiel e Currais Novos.

Na última terça-feira (07) houve um encontro de técnicos da empresa representante da Petrobrás no programa, a Copagro, com presidentes de associações rurais de Santa Cruz, com o objetivo de apresentar o projeto. A partir daí serão cumpridas etapas para a implantação do programa na região. Os agricultores têm até o final deste mês para serem cadastrados, em janeiro eles receberão informações sobre o plantio, a partir de março começa a distribuição das sementes de mamona para os agricultores cadastrados e o plantio do cultivo. O ciclo produtivo da mamona é de 6 a 8 meses, com previsão de colheita da produção entre agosto e outubro do próximo ano.


A última fase da implantação do programa é a de comercialização. A Petrobrás garante a compra de toda a produção de todos os agricultores que se interessarem em plantar a mamona, o que é considerado a grande vantagem do projeto. Cada quilo da mamona é comercializado a R$ 0,87, sendo que um hectare pode produzir de 800 a 1.200 quilos da semente.


De acordo com o presidente da Copagro, Edigar Gomes, a plantação de mamona trará vantagens para o agricultor familiar. “Basta uma área razoável de 2 hectares para que eles já tenham um bom rendimento, pois a Petrobrás comprará 100% de sua produção de mamona”, explicou.


O PNPB é um programa interministerial do Governo Federal que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, a produção e uso do Biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

ABC goleia América e fatura 2ª Divisão do Estadual

Em partida válida pela 2ª divisão do Campeonato Estadual, na tarde desta quinta-feira o ABC-B goleou o América-B por 7 a 0, com o resultado o alvinegro se sagrou campeão antecipado da Segundona, com 100% de aproveitamento. A partida foi disputada no estádio Frasqueirão e os gols alvinegros  marcados pelos atacantes Éderson, João Paulo, duas vezes, e Gabriel todos marcados no primeiro tempo.
Na segunda etapa, Lucas,  marcou de cabeça, Éderson marcou o sexto e o artilheiro João Paulo fechou o placar em 7 a 0. Apesar do título o ABC-B não terá o acesso a 1ª divisão do Estadual, já que disputou a competição como convidado.

Prefeitura de Mossoró debate municipalização do Nogueirão

Os recorrentes problemas de infra-estrutura no estádio Leonardo Nogueira, popularmente conhecido como Nogueirão, bem como os investimentos aplicados pela Prefeitura municipal de Mossoró, serão tema de um processo de discussão sobre a viabilidade da municipalização da praça esportiva. Uma reunião será realizada nesta sexta-feira (10), às 16h, no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, para tratar do assunto.

A municipalização é uma das alternativas que envolvem o futuro do Nogueirão. O estádio atravessa sérias deficiências de infra-estrutura e, ao longo dos últimos seis anos, vem recebendo investimentos por parte do poder público municipal. Só na atual gestão foram aplicados cerca de R$ 1,5 milhão no estádio. 


A prefeitura refez parte das arquibancadas, construiu uma nova Tribuna de Honra e vestiários – atletas e árbitros – e investiu em outros setores do estádio. Apesar disso, o Nogueirão ainda tem deficiências estruturais. Para garantir a presença da dupla Potiba no Estadual 2011, o Município faz obras de adequações no estádio.

Enem: RN está fora da lista dos estados onde as provas serão reaplicadas

A nova prova do Enem será aplicada na próxima quarta-feira (15) em 218 cidades do Brasil para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nos cadernos amarelos. E no Rio Grande do Norte os alunos continuarão com o resultado da prova anterior, já que o Ministério da Educação não constatou erros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estados em que as provas serão reaplicadas são: Amazonas (apenas em Manaus), Bahia (11 cidades), Ceará (43 cidades), Espírito Santo (10 cidades), Goiás (6), Maranhão (7), Minas Gerais (54), Mato Grosso do Sul (10), Pará (6), Pernambuco (apenas em Recife), Piauí (2), Paraná (6), Rio Grande do Sul (8), Santa Catarina (42), Sergipe (6), São Paulo (2) e Tocantins (3).

Garibaldi prefere que PMDB não participe do governo de Micarla

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) declarou nesta quarta-feira (9) que acha que não seria interessante para o partido estar diretamente na administração municipal. "Eu defendo uma posição de total ajuda a prefeita Micarla de Sousa, mas tenho minhas dúvidas, se, a essa altura seja interessante o PMDB ter uma participação no secretariado, como ela deseja. Talvez não seja o melhor pro partido. Mas, vamos ouvir os companheiros e democraticamente vamos aceitar, quer dizer, nós devemos abrir o partido para que as decisões que não coincidam às vezes, sejam ouvidas por aqueles que dirigem o partido, eu falo assim, mas quem dirige é o deputado Henrique Eduardo Alves”, destacou.

Paulo Davim manterá defesa pela Saúde no Senado

O deputado Paulo Dawim que um dia chegou a cogitar abandonar a vida pública, se deparou com um novo desafio. Dawim declarou ao Nominuto.com que assumirá a missão com determinação, mas admite que o destino lhe pregou uma peça: “É, acontecem algumas coisas na nossa vida que não têm explicação”.


O deputado que iniciou a carreira pública no Partido dos Trabalhadores, cumpriu mandato de 2003 a 2006, ficando na suplência na eleição posterior. Em 2008 voltou à Casa para assumir vaga deixada pela então deputada Micarla de Sousa (PV) que assumiu a Prefeitura de Natal. Dawim é reconhecido pela imprensa que cobre o cenário político potiguar, por sua dedicação as atividades legislativas, principalmente na área da Saúde, o parlamentar afirma que vai manter a linha de trabalho.




“Continuarei com a minha bandeira em prol da Saúde, mas darei atenção especial também aos projetos na área de Desenvolvimento sustentável que é uma bandeira do nosso partido”

Analfabetismo no RN é de 14,7%

A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte é de 14,7%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (9), com base no levantamento feito na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).


Em termos nacionais, o estudo indica que o número de analfabetos no Brasil com 15 anos ou mais caiu 7%. Tudo isso, levando-se em conta o período entre os anos de 2004 e 2009.



Ainda de acordo com Ipea, o número de analfabetos no Rio Grande do Norte caiu ao longo dos cinco anos. Em 2004, o Estado tinha uma média de analfabetos acima de 22%, caindo para 14,7%, em 2009. 



Mesmo com essa redução, o Rio Grande do Norte ainda está em sexto lugar no ranking de estados com maior percentual de analfabetos. Alagoas lidera a lista, com 20,8%. Já o estado do Amapá tem apenas 1,5% de analfabetismo.



Considerando-se números absolutos, a redução na taxa de analfabetos corresponde a pouco mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. Cinco estados tiveram crescimento no número de analfabetos: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia e Acre.

Parece brincadeira mais não é: RN é o terceiro estado que mais investe em saúde

Nosso estado segundo um levantamento do Jornal econômico de circulação nacional junto ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siosp), é o terceiro que mais investe recursos de seu orçamento na Saúde Pública.
Ano passa foram investidos recursos da ordem de R$ 656,5 milhões na Saúde, representando 16,34% do seu orçamento geral. O Rio Grande do Norte investiu 4,34% a mais do que os 12% determinados pela Constituição Federal para gastos orçamentários com a Saúde.


Os investimentos feitos na Saúde também fizeram o Rio Grande do Norte superar estados de grande porte como São Paulo (12,66%), Rio Grande do Sul (7,24%), Rio de Janeiro (12,15%) e Minas Gerais (14,67%). O Estado ficou atrás apenas do Amazonas e do Acre.

Grupo Mizu comunica a Rosalba que levará duas fábricas para Baraúna

A governadora eleita Rosalba Ciarlini recebeu em Brasília, diretores do grupo Mizu, do Espírito Santo, nesta quarta-feira. Eles foram anunciar para março, o funcionamento da fábrica de cimento em Baraúna e dar uma outra boa notícia: a empresa também vai construir uma fábrica de cal para uso industrial, no município. Com investimentos de R$ 370 milhões, a fábrica de cimento vai ofertar 1.200 empregos diretos e indiretos.

Rosalba apóia combate à corrupção

No Dia Internacional de Combate a Corrupção na sede da OAB-RN, a governadora eleita, Rosalba Ciarlini acompanhada do vice-governador eleito, Robinson Faria e do ex-deputado Paulo de Tarso Fernandes recebeu o documento elaborado pelo MARCO – Movimento de Combate à Corrupção, com onze itens propostos pelo movimento, que na visão deles auxiliaram na prevenção do combate a corrupção pública.
“A presença de vocês aqui já sinaliza que compreendem nosso trabalho”, disse a promotora Juliana Limeira.
Rosalba enfatizou que a presença deles significa que de fato sua gestão terá a compromisso com a transparência e a honestidade. “A sociedade está vigilante. O governo é do povo. O dinheiro arrecadado também é do povo e tem que ser revertido de forma transparente para o povo. Vou priorizar a saúde, educação e segurança. Foi para essa a missão que o povo me elegeu. Vou analisar todos os itens com muita atenção”, garantiu Rosalba agradecendo e convocando o MARCO, e a sociedade de uma maneira em geral para ajudarem no seu governo que se iniciará em 01 de Janeiro de 2011.

Reitor da UFRN confirma convite para a Educação do RN

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rêgo, confirmou o convite da Governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM), para a Secretaria Estadual de Educação.
O mandato de Reitor vai até o dia 28 de maio de 2011, caso aceite o convite da nova governadora, Ivonildo terá de deixar o cargo.
A nova governadora mostra maturidade e tranquilidade na escolha da sua equipe, afinal é um nome que reúne muita competência para uma Secretaria que durante os oito anos do governo Wilma/Iberê passou por oito secretários.

Câmara Municipal de Natal aprova “Praia Acessível Lazer para Todos”

A Câmara Municipal do Natal aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei de Nº 052/2010 denominado, “Praia Acessível, Lazer para Todos” de autoria do Vereador Ney Lopes Jr. que visa à inclusão portadores de necessidades especiais nas praias da capital através da prática de atividades esportiva e lazer em geral. 

A iniciativa tem como objetivo, realizar o banho orientado, ações de divertimento e esporte adaptado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ney Lopes Jr. justifica a proposição dizendo que “Este projeto já é realidade em outras cidades do país, e nossa cidade precisa se adequar para atender as dificuldades encontradas pelos deficientes. Muitos deles, aliás, acredito que nunca tiveram contato com o mar devido à existência de obstáculos, o que torna inviável tal lazer e prazer”.

Segundo o autor, o projeto e estabelece ainda que a acessibilidade ao mar e à areia seja feita através de uma esteira onde diversas atividades esportivas acontecerão. Como, por exemplo, vôlei sentado, frescobol adaptado, futebol, natação. Além dessas atividades a proposta prevê a colocação de cadeiras anfíbias (cadeira adaptada para prática de atividades dentro do mar), para facilitar o acesso ao mar, acompanhamento com fisioterapeutas e profissionais da área de educação física.
Agora, depois de aprovado o projeto seguirá para apreciação da Prefeita Micarla de Sousa, se sancionado será regulamentado e aplicado de forma itinerante e acontecerá inicialmente aos domingos, das 9h às 14h, uma vez por mês em praias diferentes do município.

Henrique confirma reunião de PT e PMDB para alternância de poder na Câmara

Por telefone, o deputado federal Henrique Alves participou do Repórter 98, da 98 FM. A liderança do PDMB trouxe informações importantes. De acordo com ele, o seu posto de liderança do PMDB - maior partido na Câmara - deve continuar. Henrique tem sido fundamental na montagem do novo governo. Além disso, o deputado confirmou uma reunião do PT e PMDB para combinar a assinar um termo de alternância de poder. Ou seja. O PMDB comanda a Câmara por um biênio e o PT no outro. Dessa maneira, mesmo que não assuma em 2011 a presidência de Henrique na casa fica garantida.
Robson Carvalho

TCE obriga prefeitos a devolver dinheiro aos cofres públicos

Tribunal de Contas do Estado constatou irregularidades nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) nos município de Grossos, Carnaubais e Pedro Velho. 


O prefeito do município de Grossos, Veronildes Caetano da Silva, foi obrigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCU/RN) a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 101.212,38 referentes à ausência de documentação comprobatória de despesas, concessão irregular de diárias, falta de identificação de beneficiados com doações na Inspeção ordinária referente ao exercício de 2005. 



Na prestação de contas da Prefeitura de Carnaubais, referente ao exercício de 2007, foram detectadas irregularidades, fazendo com que o responsável, o prefeito Zenildo Batista de Sousa, tenha que devolver aos cofres públicos o valor de R$ 392.701,38, pertinentes a valores gastos e não comprovados.



Já em Pedro Velho, deverá ser devolvido aos cofres públicos o valor de R$ 41.441,58, em decorrência de pagamento de despesas indevidas e ausência de documentação comprobatória de despesas, referentes ao exercício de 2003, sob a gestão do prefeito Lenivaldo Brasil Fernandes.



Este foi apenas um dos processos relatados na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do estado, realizada nesta quinta-feira (9).

Centro histórico de Natal é patrimônio cultural do Brasil

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, em reunião nesta quinta-feira (9), a proposta de tombamento do Centro Histórico de Natal, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. 


O pedido de tombamento se deve ao fato de que parte da história social, econômica, política e urbana da capital potiguar pode ser contada por meio de seu centro histórico, que mescla uma malha urbana colonial com um conjunto arquitetônico de todas as épocas, mas em que o século XX deixou a sua maior marca.


Além do Centro Histórico de Natal, a pauta da reunião do Conselho Consultivo inclui a proposta de registro como Patrimônio Cultural da Festa de Sant'Ana do Caicó.

Nove municípios são contemplados com PSE

Os municípios de Assú, Alto do Rodrigues, Campo Grande, Carnaubais, Itajá, Paraú, Porto do Mangue, Serra do Mel e Tibau, foram contemplados com o Programa Saúde na Escola (PSE). 


Os critérios para a escolha são municípios com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) menor ou igual a 4,5 e que tenham 70% ou mais de cobertura populacional por Equipes Saúde da Família, com base na competência financeira de junho de 2010 e que possuam escolas participantes do Programa Mais Educação.



“Mas os municípios terão que fazer jus ao recebimento dos recursos financeiros e materiais”, complementa Alda Sales Barbosa, coordenadora regional do Programa Saúde na Escola da 2ª Unidade Regional de Saúde (Ursap), com sede em Mossoró. 



O PSE se constitui numa estratégia para a integração entre as políticas de ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. 



"Para apoiar o desenvolvimento das ações do programa nos municípios o Ministério da Saúde repassa fundo a fundo, uma parcela anual, como incentivo financeiro. O valor corresponde a uma parcela extra do incentivo mensal às equipes de Saúde da Família que atuam no programa", destaca a coordenadora

Revelação na Taça Brasil vai jogar no Corinthians/SP

O jogador Elber de 19 anos que defende a equipe do Macau no Assu Open e que foi considerado uma revelação na Taça Brasil já foi negociado com o Corinthians/SP que foi o campeão da Taça Brasil de futsal deste ano.

Assu Open de Futsal: Macau bate o Ipanguaçu e Cruzeiro goleia o São Rafael

Depois de passar sufoco para vencer o Ipanguaçú na sua estreia, o Cruzeiro de Assu deu um show diante do São Rafael. A equipe aplicou um sonoro 11 a 3, com gols de Rafael (2), Flávio (2), Wendel (2), Rogério (2), Marquinhos (1), Júnior Pipiu (1), BV (1).

O time do Cruzeiro foi bastante apressado no jogo. O torcedor que chegou um pouco mais atrasado deixou de ver muitos gols. Aos 40 segundos, o time já abriu o placar. Aos oito, a equipe já vencia por 4 a 0.

Recém chegada da Taça Brasil de Futsal, a equipe do Macau mostrou um desempenho digno de um representante do Estado a nível nacional ao vencer o Ipanguaçú por 3 a 1, no jogo que marcou sua estreia no Assú Open. Os gols do time vencedor foram marcados por Son (2) e Erverson, enquanto Cazuza fez o gol do Ipanguaçú.
Fonte: Blog do Assu Open