sexta-feira, dezembro 17, 2010

Dilma elogia a Justiça Eleitoral após receber o diploma de posse

Após receber o diploma de posse das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowsky, a presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou em discurso que terá uma enorme disposição de empenhar todo o seu esforço para retribuir a confiança recebida nas urnas.
A nova presidente salientou que “a lisura, a eficiência e a confiabilidade da nossa Justiça Eleitoral já são reconhecidas em todo o mundo. O uso da tecnologia a serviço do sagrado direito do voto é uma inovação verde e amarela que desperta crescente interesse das democracias”.


Dilma Rousseff afirmou ainda receber o diploma com alegria e humildade e assegurou que em seu governo irá "honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos é o que me anima e estimula ao trabalho nos próximos anos”.

Discurso

Íntegra do discurso feito pela presidente Dilma Rousseff após receber o Diploma de Posse:

“Exmo Sr. Ricardo Lewandowsky, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Ministros membros do TSE.
Vice-presidente eleito Michel Temer.
Exmo Sr. José Sarney, presidente do Congresso Nacional.
Autoridades e Lideranças aqui presentes.
Amigos e amigas jornalistas.
Senhoras e Senhores,

É uma grande emoção receber este diploma da Corte responsável pelo processo eleitoral brasileiro.

A lisura, a eficiência e a confiabilidade da nossa Justiça Eleitoral já são reconhecidas em todo o mundo. O uso da tecnologia a serviço do sagrado direito do voto é uma inovação verde e amarela que desperta crescente interesse das democracias.

As eleições constituem o momento mais rico do processo democrático. Elas propiciam o debate das grandes questões nacionais e o debate de um projeto para o futuro do país, permitindo o julgamento soberano do eleitor.

Este julgamento, que já levou importantes estadistas e diferentes lideranças ao posto mais alto da República, experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da República. Quanto orgulho temos os brasileiros e as brasileiras de ver um homem do povo conduzindo o país para um momento de tão extraordinário avanço social e econômico.

E foi esse mesmo sentimento de mudança e avanço que fez o povo eleger agora uma mulher presidenta. Para além de minha pessoa, esse fato demonstra a crescente maturidade da nossa democracia. Esse fato rompe com preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e também de orgulho às mulheres brasileiras. Esse povo sofrido é um povo também de elevada auto-estima, de enorme disposição de trabalho, cheio de esperança de um futuro que já começou a chegar.

Recebo este diploma com alegria e humildade e uma enorme disposição de empenhar todo meu esforço para retribuir a confiança recebida nas urnas. Honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos é o que me anima e estimula ao trabalho nos próximos anos.

Quero dedicar todo meu carinho e empenho aos desejos mais justos e destacados das famílias brasileiras: à educação das crianças e jovens, à segurança das nossas comunidades e à saúde de todos os brasileiros.

Cuidarei da estabilidade econômica e do investimento, tão necessários ao crescimento e ao emprego. Defenderei sempre a liberdade de manifestação, de imprensa e de culto. Mas reafirmo que nenhuma estratégia política ou econômica é efetiva se não se refletir diretamente e concretamente na vida de cada trabalhador, de cada trabalhadora, de cada empresário, de cada família e de todas as regiões desse imenso e generoso nosso país.

Sei que há muitas expectativas sobre o governo que iniciaremos em janeiro próximo. Sei da responsabilidade de suceder um governante da estatura do Presidente Lula. Sei dos imensos desafios que nosso futuro comporta. Mas se pensarmos o que cada um de nós pode e podemos fazer pelo Brasil vamos descobrir uma força infinita, que a cada momento se alimenta e se renova: a força da União, de nosso país, de nossa Nação, de nossa sociedade para avançar. União para crescer. União para encontrar novos e melhores caminhos.

Nesse momento em que recebo o diploma mais alto da democracia quero reparti-lo com cada brasileiro e em especial com cada brasileira para dizer que, pelo Brasil, conto com todos e todas e que todos e todas podem contar comigo.

Muito obrigada."

* Fonte: TSE.

ABC participa de competição internacional em janeiro


A equipe Sub-17 do ABC se prepara para um grande desafio. O Clube do Povo participará da 1ª Copa Rio Preto Internacional de Futebol Sub-17, que será disputada na cidade de São José do Rio Preto (SP), no período de 18 a 30 de janeiro de 2011.


Serão 18 clubes participantes. Além do ABC, estão confirmadas a participação dos seguintes times: Vasco da Gama/RJ, Fluminense/RJ, Corinthians/SP, Portuguesa/SP, Pão de Açúcar/SP, América/SP, Rio Preto/SP, Red Bull/SP, Atlético Paulistinha/SP, SMEL/SP, Internacional/RS, Atlético Mineiro/MG, Paraná Clube/PR, Figueirense/SC, Vitória/BA, Vila Nova/GO e o Chivas Guadalajara/México.

A equipe abecedista, treinada pelo técnico Gilmar Oliveira, vem trabalhando diariamente, no turno da tarde, no CT José Nilson de Sá, das categorias de base, se preparando para a competição. Neste sábado, o time fará um amistoso contra o Só Talentos, Selecionado da Paraíba, às 9h, no estádio Frasqueirão.


Blog avalia preferencia de leitores as eleições de 2012 em Tangará

O Blog O Tanagaraense realizou uma enquête para avaliar a preferência do seus leitores aos supostos nomes que poderão disputar ao cargo de prefeito do município.


KAKA (IRMAO DE JORGINHO) 30%


GIGA - 27%


WANIRA - 14%


EROCIANO - 13%


DJALMA (CARNEIRINHO) - 5%


LILICO - 3%


THEODORICO NETO - 1%


ILO - 1%

Patu: Maria Helena Gentil do PPS foi eleita presidente da câmara municipal para o biênio 2011/2012.

A realização da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Patu para o biênio 2011/2012, acabou se transformando numa grande surpresa. Depois de anunciar na semana passada que a eleição para Mesa diretora só seria realizada no dia 31 de dezembro, o atual presidente da Câmara de Patu, Alexandrino Suassuna Barreto, o Xanxan (PMDB), acabou realizando no final da tarde de ontem a eleição que garantiu a vereadora, Maria Helena Gentil (PPS) como a nova presidente da Casa. Para surpresa de todos os que compareceram a sessão de ontem, a vereadora do grupo de oposição ao atual presidente, foi eleita em um dos processos mais tranqüilos já realizados até agora na cidade.

Misteriosamente, o atual presidente Xanxan, que tinha um posicionamento radical quanto a realização da eleição, acabou participando ativamente de todo o processo, e numa atitude louvável de maturidade, acabou acatando a decisão da maioria.

Na opinião dos analistas da política de Patu a realização da eleição de ontem e a forma como todo o processo foi conduzido, pode significar o início de um novo momento na política local.

Quem está acostumado com o acirramento político na cidade, que muitas vezes tem ultrapassado o campo político para ingressar na vida particular, continua estranhando a situação, tendo em vista que a eleição foi realizada com a inscrição de chapa única com o voto de todos os vereadores favoráveis a eleição de Maria Helena Gentil.

No início da sessão, os vereadores, através de ato normativo nº 03 derrubaram o ato normativo nº 02 que determinava a eleição para o dia 31 de dezembro. A sessão foi suspensa por cerca de uma hora e meia e no final da tarde foi realizada sessão especial onde foi eleita em chapa única a mesa diretora para biênio 2011/2012.

Depois de aclamada como nova presidente, Maria Helena Gentil reuniu todos os vereadores, inclusive Xanxan, em um restaurante da cidade para comemorar a vitória. O clima de cordialidade entre todos os vereadores durante a comemoração, que até a semana passada estavam se degladiando acabou surpreendendo até mesmo os mais otimistas.


Fonte:Correio da Tarde
Foto: PatuNews

Rosalba que unir forças em prol do RN

No pronunciamento que fez durante a solenidade de diplomação dos eleitos no dia três de outubro, a governadora eleita Rosalba Ciarlini disse que a campanha eleitoral terminou e que a partir de agora só deve existir um partido: o Rio Grande do Norte.

“Precisamos fazer o RN GRANDE não apenas no nome, mas na cidadania, com o NORTE voltado para o futuro. Convoco a todos para a partir de agora, deixarmos todas as bandeiras partidárias de lado e termos apenas um partido: O RN”, declarou Rosalba.

Confira trechos do discurso de Rosalba:

Crença na democracia
“Creio na Democracia como eficaz instrumento de construção do bem comum. Nesta declaração, encontro a origem e o fim do verdadeiro Poder como serviço, ao qual já me referi. Origem na manifestação do corpo eleitoral do Estado, por cuja liberdade e soberania tem velado, de forma eficiente e digna, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte. Esta origem popular, grandiosa deliberação de milhares e milhares, impõe ao eleito o dever da humildade, na consciência da própria pequenez diante das imensas expectativas que cercam sua missão”.

Potencialidades do RN
Creio nas potencialidades de nossa terra. Certamente não seria hoje, nesta solenidade de diplomação, que haveria de traçar metas e rumos para o Governo que iniciaremos a primeiro de janeiro. Mas esta profissão de fé no esperançoso futuro do Rio Grande Norte é verdadeira base para vencermos tempos perdidos e agarrarmos o amanhã, que haverá de ser de novo progresso, desenvolvimento, segurança, paz, obstinada determinação de atendermos as imensas carências sociais de educação de qualidade garantia de pronto e eficiente atendimento à saúde, promoção de possibilidades de trabalho honrado para todos os norte-rio-grandenses”.

Não teme os desafios
E porque creio na honra pessoal como padrão, referência e esteio da probidade administrativa, aceito o desafio, e não o temo. Vamos afastar a descrença para reerguer a esperança. Vamos modernizar a administração do Rio Grande do Norte, dar-lhe impessoalidade, para que se baste por si mesma, com uma estrutura burocrática ágil e eficaz, reservando-se ao Chefe do Executivo e seus auxiliares mais diretos a definição das grandes políticas públicas, cuja execução haverá de ficar a cargo da máquina administrativa do Estado, apta e capacitada para só servir ao Povo. Creio que da indiferença vamos tirar solidariedade; da descrença, fé; da indolência, trabalho; do atraso, aprendizado para a retomada”.

Construção do RN
“Severo julgamento nos aguarda se deixarmos desertar da alma do Povo o que talvez seja seu último alento. Tenhamos nas mãos o diploma que nos entrega a Justiça Eleitoral, e, com ele, no qual vemos estampados todos aqueles sentimentos que compartilhamos com o Povo nestes últimos tempos, com ele demos o passo decisivo para a realização de esperanças e sonhos, e com firme convicção proclamemos ser possível a construção do novo Rio Grande do Norte.

Fonte:Blog do Oliveira

Janduís se despede de sua primeira dama

O município de Janduís parou para homenagear a Primeira-Dama Dra. Nina Barinova. A despedida foi marcada por lágrimas, mas também por várias homenagens. Cerca de 1500 pessoas participaram da cerimônia.
Além do seu marido, o prefeito Salomão Gurgel, seu filho, Vassili Barinov, demais familiares, amigos e toda a comunidade de Janduís, a cerimônia teve a presença da Deputada Federal Fátima Bezerra, do Deputado Estadual Fernando Mineiro, dos prefeitos Bibi Costa (Caicó) e seu vice-prefeito Gilberto Costa, de Shirley Targino (Messias Targino), do vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, dos vereadores Ivanildo Fernandes (Caraúbas), Pôla Pinto (Messias Targino), Cláudio Sandêgi (Caicó), José Rangel do Sebrae, dos vereadores de Janduís, do Monsenhor Ausônio Tércio, entre outras autoridades.

A Secretaria Municipal de Saúde prestou homenagem à Dra. Nina Barinova com todos os membros da equipe vestidos de branco levando coroas de flores. As escolas de Janduís também prestaram sua homenagem com faixas e cartazes. A Filarmônica 12 de Junho de Janduís fez o acompanhamento durante todo o percurso.
A cerimônia, celebrada por Antônio Rênio, sobrinho de Dra. Nina, teve vários momentos de pura emoção. Amigos, familiares e autoridades presentes destacaram as características que marcaram a trajetória de Nina, durante toda a sua vida.

Seu filho mais velho, Vassili Barinov, fez uma belíssima homenagem à mãe, em seu nome e do seu irmão, Andrei Barinov, que se encontra em Moscou.

Salomão Gurgel, seu esposo, lembrou a coragem e a determinação de Nina, desde o momento em que se conheceram na antiga União Soviética, a sua vinda para o Brasil e a luta pela vida. Uma mensagem de amor à Nina e à vida que emocionou todos os amigos, familiares, autoridades e a comunidade presente.




Um dia depois da diplomação Rosalba se despede do Senado

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), um dia depois de sua diplomação como governadora do Rio Grande do Norte, ocupou a tribuna do plenário do Senado Federal para fazer seu discurso de despedida. A partir desta sexta-feira (17), Rosalba vai se dedicar à formação de sua equipe e permanecerá no Estado.
Ao se despedir dos senadores, Rosalba lembrou que, quando assumiu seu primeiro mandato parlamentar em fevereiro de 2007, entrou para a história política do RN como a primeira senadora eleita do Estado. Médica e pediatra, a senadora chegou ao parlamento depois da experiência como prefeita da cidade de Mossoró, por três vezes, e ressaltou seu trabalho em favor dos direitos da mulher, o combate à mortalidade infantil, a defesa dos direitos do cidadão, além da parceria com os senadores Garibaldi Alves (PMDB-RN), que já ocupou a Presidência da Casa, e Agripino Maia, líder de seu partido no Senado. “Graças a esta junção de forças, fui eleita senadora e agora governadora do Rio Grande do Norte.”
Rosalba Ciarlini anunciou que será rigorosa e disse que assume um Estado com deficiências na área de saúde, carências na educação e o aumento da violência. “A população está aprendendo o que é mais importante, que exista um governo que assuma o maior desafio que é equilibrar as finanças. Vou ter que tomar as medidas necessárias, pois sou dona de casa e sei que não se faz a feira se não tiver recursos. Vou bater às portas desta Casa e não sou de me acomodar”.
Ao fim de seu discurso, Rosalba Ciarlini foi aplaudida pelo plenário.

Santana do Seridó

Um dos mais conhecidos radialistas do Seridó passou por maus bocados nesta tarde de quarta-feira (15) em Santana do Seridó. José Wilson da Silva, de 56 anos cobria jornalisticamente para a Rádio Cabugi do Seridó, a eleição da presidência da Câmara Municipal, dando flashes ao vivo e gravando matérias para a programação da emissora. Ao final do evento, já do lado de fora do prédio, Zé Wilson garante ter sido constrangido pelo prefeito Iranildo Pereira (PMDB) e alguns de seus aliados. 

Iranildo queria a todo custo conceder entrevista na emissora. “Eu tinha acabado de transmitir a sessão ao vivo e disse a ele que iria desligar os equipamentos dentro da Câmara e depois gravaria com ele”, disse José Wilson (na foto). Após alguns minutos, um cidadão que ele não soube identificá-lo partiu pra cima do repórter, passando a agredi-lo verbalmente. 

O que mais Zé Wilson diz ter lamentado foi que ao invés do prefeito conter os ânimos de seus aliados, preferiu incentivar mais ainda a violência. “Essa rádio é uma b….. E você é um radialista m…..”, teriam sido as palavras de ordem ditas por Iranildo, que é conhecido pelo seu forte temperamento. 

Zé Wilson também diz ter sido ameaçado pelo prefeito. “Ele praticamente me desafiou tocar em seu nome na rádio amanhã. Senão eu iria ver…”, disse o radialista sem ter entendido o que seria a ameaça do prefeito. Bastante nervoso no contato telefônico com o Blog, José Wilson disse ter ficado preocupado, já que sua filha de apenas 10 anos de idade, que lhe acompanhava na viagem, assistiu tudo de perto. E acha que foi vítima do clima de acirramento político que vive o município. “Deve ter ficado chateado porque seu candidato perdeu a eleição da Câmara e quis descontar em mim”, finalizou. 
Do blog do Marcos Dantas

Delegado revela novidades sobre o caso F. Gomes

Apareceu mais uma novidade no caso que apura a morte do jornalista F. Gomes. È que o delegado Ronaldo Gomes, confirmou, que a principio, indiciará três pessoas pelo assassinato do jornalista.  

Pelo menos um já é de conhecimento da população seridoense, trata-se do autor do homicídio a pessoa de João Francisco dos Santos (Dão). O segundo é o detento Valdir Souza do Nascimento, que para o delegado foi o mandante do crime.  

A novidade é que uma terceira pessoa, que não teve seu nome revelado pelo delegado e que segundo informações já tem um pedido de prisão preventiva decretada, mais ainda não foi preso, pois se encontra com destino ignorado. 

Outro fato interessante é que o delegado Ronaldo Gomes, disse ao radialista Edmilson Sousa da Rádio Ouro Branco de Currais Novos, que não estar totalmente satisfeito com o que conseguiu apurar até o momento, e que acredita que outros fatos devem surgir. Na próxima terça-feira (21) ele vai retornar à Caicó.

Região do Seridó é contemplada com programa do BNB de Cultura

Um total de 11 projetos do Seridó foram selecionados pelo Programa BNB de Cultura para receber patrocínios da ordem de R$ 150 mil em 2011. As propostas são oriundas de Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Cruzeta e Jardim do Seridó.  

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado da Região em número de projetos aprovados, com um total de 43 propostas contempladas em um valor da ordem de R$ 900 mil, de acordo com resultado divulgado nesta quarta (15) no portal www.bnb.gov.br. 

Este é o melhor desempenho do RN nas sete edições lançadas desde a criação da linha de patrocínio direto à cultura do Banco do Nordeste, que, a partir de 2009, passou a contar com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Desde 2005, os 174 projetos potiguares selecionados já receberam mais de R$ 3 milhões. 

Extremoz

Por volta das 22h30 de ontem (15) a acusada chegou à casa das vítimas. De acordo com o tenente Faustino, a adolescente arrombou a porta da residência na rua Primeira a pontapés. Portando um canivete, ela ameaçou e atacou Josefa Silva, acertando dois golpes: no braço e no peito. A irmã da vítima, Maria Sebastiana, também estava em casa e tentou impedir a ação da adolescente, que teria a esfaqueado em várias partes do corpo.


Os vizinhos perceberam a confusão e foram até o local. Eles conseguiram render a adolescente e retirar o canivete de suas mãos, mas ela conseguiu fugir. As duas mulheres foram socorridas e levadas ao Hospital Santa Catarina, mas Maria Sebastiana Silva não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.


Realizando diligências pelas proximidades do local do homicídio, os policiais conseguiram encontrar e apreender a menor. Ela confessou o crime e afirmou que o motivo seria uma cobrança que Josefa Silva havia feito à sua mãe. A adolescente não gostou e foi tirar satisfações com a mulher. A polícia acredita que a tal cobrança seja por compra e venda e entorpecentes.

O tenente Faustino destacou a frieza da garota ao confessar o crime. “Ela confessou tudo e disse que foi lá mesmo para matar Josefa Silva, mas a irmã dela é que sofreu as consequências”, disse. A garota foi encaminhada ao Ceduc.

Empresário que quer fazer Ilha do naturismo no Seridó procura sócio

Entrevistado no programa Expressão Político da TV União o ex-vereador de natalense Renato Dantas confirmou que está atrás de um sócio para criar no município de São João do Sabugi uma área de naturismo.  Onde as pessoas poderão desfrutar da natureza desnudas completamente. Do jeito que nasceu.

O local já ganhou até um nome: A Ilha do Mocó, que fica localizada numa fazenda que o próprio Renato Dantas herdou do seu pai, o ex-deputado estadual Dari Dantas.


NATAL: Menina tinha nove agulhas no corpo


Cirurgiada a adolescente de 13 anos que tinha nove agulhas de costura no corpo, medindo cada uma, em torno de quatro centímetros. O procedimento começou às 17h30 de ontem e terminou às 19h30. A cirurgia foi realizada no Hospital pediátrico Maria Alice Fernandes, no conjunto Parque dos Coqueiros,  zona Norte de Natal.  A menor foi operada pelo médico cirurgião pediátrico Alexandre Arouca.

De acordo com a diretora geral da unidade hospitalar, Lana Brasil, 51, exames identificaram que das nove agulhas, quatro estavam inseridas na parede abdominal e outras cinco na coxa da perna direita.  “Todas as agulhas foram retiradas durante o procedimento cirúrgico. A jovem passa bem”.

Pela versão contada pela garota à equipe médica, ela  era abusada sexualmente desde os sete anos em  rituais de magia negra. “A menina disse que usavam estiletes nas costas dela. Comprovamos algumas marcas”.

A adolescente teria revelado para a diretora que era abusada pela própria família. “Ela nos disse que os agressores eram os pais”.      

Questionada sobre o objeto estranho que foi encontrado nos órgãos genitais da menor, a diretora aguarda o resultado do laudo produzido pelo Hospital Santa Catarina. “Ela passou por um procedimento ginecológico, porém ainda não temos o resultado”.

Lana ainda não sabe como as agulhas foram colocadas na garota. Sobre o estado físico e mental da menor, a diretora afirmou que, apesar de segura, ela está assustada. “A menina não confia em ninguém. Temos uma psicóloga acompanhando a adolescente e hoje um psiquiatra vai atendê-la”.

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCA) começou na manhã de ontem as investigações sobre o caso da adolescente. O boletim de ocorrência foi registrado no final da tarde de terça-feira (15), por membros da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), atual responsável social pela menina.