segunda-feira, dezembro 20, 2010

Policial morto ao tentar tirar bagunceiros de dentro de ônibus

Dois soldados da PM foram chamados para tirar pessoas que estavam bagunçando dentro de um ônibus próximo ao Midway Mall em Natal na noite deste sábado. Ao parar o ônibus os dois policiais suiram no veículo e um deles foi agarrado por um bagunceiro que tomou a arma do PM e atirou contra o mesmo atingindo o pescoço e o peito. O PM morreu na hora.

Outro policial, o Sargento Emanoel, também foi atingido na coxa e socorrido para o Walfredo Gurgel. Ao verem o soldado morto, os policiais reagiram e o assassino do PM também terminou morto. Antes dessa tragédia, houve brigas de gangues na praça de alimentação do shopping Midway Mall.

Prefeitura de São Gonçalo lança livro dos 300 anos do município

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza no próximo dia 23, a partir das 18h, no hall do teatro municipal, o lançamento do livro “São Gonçalo do Amarante – O país do folclore – 300 anos de história”.

O idealizador da obra foi o prefeito Jaime Calado e o responsável pelo trabalho de pesquisa do resgate histórico foi o poeta, professor e folclorista Deífilo Gurgel.

Em 138 páginas Deífilo faz uma viagem pela geográfica, economia, cultura, personalidades, religiosidade do povo, e ainda pelos acontecimentos marcantes da história antiga e recente de São Gonçalo. O registro vai desde a criação do povoado, passando por fatos como o massacre de Uruaçu, até a escolha da Miss São Gonçalo, Larissa Costa, como Miss Brasil.

Futuro ministro do Turismo flagrado em escuta

O futuro ministro do Turismo e apadrinhado do líder Henrique Alves, deputado Pedro Novais (PMDB), foi flagrado em escutas da Polícia Federal, de acordo com reportagem publicada na edição de ontem do jornal Folha de S. Paulo. Na conversa, o futuro ministro pede ao empresário Fernando Sarney, filho de José Sarney, uma ajuda para beneficiar um aliado na Justiça Eleitoral.

Fernando Sarney é procurado por conta das relações com a desembargadora Nelma Sarney, à época corregedora do Tribunal Eleitoral do Maranhão. Nelma é nada menos que tia de Fernando Sarney. Na conversa, Pedro Novais intercedia em favor do prefeito da cidade de Bacuri (MA), Washington Oliveira, seu aliado político. O prefeito enfrentava problemas com a Justiça Eleitoral por não ter participado da convenção de seu partido, o PSB, para escolher o candidato à prefeitura. Depois, ele fez sua própria reunião e aclamou-se candidato do partido para disputar o cargo. A conversa ocorreu em 14 de julho de 2008.

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/notas/ex-prefeita-de-acari-e-condenada-a-pagar-multa-de-r-30-mil-por-improbidade-administrativa/

A ex-prefeita de Acari, Maria Salésia Fernandes, esposa do também ex-prefeito José Fernandes, e mãe da vereadora Stella e do vice-prefeito Alexandre Fernandes, foi condenada a pagar multa de R$ 30 mil por improbidade administrativa.

Segundo ação do Ministério Público, Salésia Fernandes teria utilizou prática vedada pela Legislação, ao aproveitar fechadas de prédios públicos fazendo referência expressa ao próprio nome durante sua administração.

O relator do processo, ministro Mauro Campbell, entendeu que essa publicidade serviu de promoção pessoal à administradora, portanto negou recurso especial e intimou a ex-prefeita a pagar a multa.

Médica se surpreende ao ver seu nome em lista do PSF, sem nunca ter prestado serviço

O Ministério Público Federal em Mossoró ingressou com ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Coronel João Pessoa, Antônio Emídio de Souza e o ex-secretário de finanças do município, Francisco das Chagas Silva. Ambos são acusados de apropriação de verba pública federal destinada ao pagamento de médica contratada para o Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com a ação, "os gestores públicos forjaram uma contratação a fim de se apropriarem do valor correspondente à remuneração da médica". Em depoimento ao MPF, a médica em questão informou, inclusive, que, ao acessar um site de pesquisas, se surpreendeu com a constatação do nome dela no quadro de médicos do PSF de Coronel João Pessoa, apesar de jamais ter prestado tais serviços.
No entanto, a ação revela que o então prefeito Antônio Emídio de Souza assinou os cheques no valor de R$ 4.507,00 relativos à contratação fictícia da médica, que foram sacados na boca do caixa mensalmente, de outubro de 2007 a julho de 2008. Além disso, os recibos referentes ao pagamento da médica foram todos assinados pelo então secretário de finanças da cidade, Francisco das Chagas Silva. O procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, ressalta que "ao sacar os valores da remuneração da médica contratada na boca do caixa, Antônio Emídio de Souza e Francisco das Chagas Silva se apropriaram de recursos públicos, enriquecendo-se ilicitamente". Caso a ação seja julgada procedente, os acusados podem ter os direitos políticos suspensos por até oito anos.

Torre da igreja de São Rafael cai após 27 anos submersa

 O município de São Rafael perdeu o seu maior símbolo turístico. Na passagem de quinta, 16, para sexta-feira, 17, a torre da igreja da cidade antiga, inundada pelas águas da barragem Engenheiro Armando Ribeiro na década de 80, ruiu, fazendo desaparecer 60 anos de história e 27 anos de símbolo visual. Depois da inundação da cidade antiga, desocupada pelo Governo, a torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição se transformou na principal insígnia do município, que é um dos que integram o Pólo Costa Branca.

Segundo a turismóloga Jane Santos, o desaparecimento da torre ocorreu por volta da meia-noite da quinta para ontem e foi ouvida por pescadores. “Algumas pessoas ouviram um barulho, mas não imaginaram que se tratava da torre da igreja velha”, disse.

A notícia abalou a cidade, que tem no turismo um dos seus potenciais financeiros. Embora possua muitas outras belezas naturais, a torre da igreja, perdida no meio das águas do açude, era um dos lugares mais visitados da cidade, que mantinha um passeio de barco em sua volta, enquanto um guia turístico contava a história da transição da cidade antiga para a cidade nova.

A prefeitura tinha enviado, em janeiro deste ano, a solicitação do tombamento da torre à Fundação José Augusto, mas a documentação não ainda não foi aprovada. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Rafael completou 90 anos de existência em 2010, mas fontes não oficiais alegam que o prédio da igreja devia ter entre 100 e 102 anos.
Jotta Paiva – Jornal de Fato

A Musa da AL

Gesanne Borges Marinho Dantas (Recife, 17 de março de 1980), mais conhecida como Gesane Marinho, é uma política brasileira.

Em 2002, Gesane foi eleita deputada estadual do Rio Grande do Norte pela primeira vez com 26.943 votos. Com apenas 22 anos, entrava para a história da política como a parlamentar mais jovem do Brasil, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Sua plataforma de atuação é baseada no fortalecimento da educação, do trabalhismo e da segurança alimentar.
É autora da lei que permite o uso de armas não letais pelas polícias militar e civil. Até a aprovação, em 2004, o Rio Grande do Norte era o único estado brasileiro que não dispunha desta legislação.

Também é de iniciativa de Gesane a Lei Marco Antônio de Incentivo ao Esporte, que dá ao empresário o direito de deduzir 2% do ICMS devido para fomentar o esporte profissional e amador.

PT expulsa prefeito de Antonio Martins

O Partido dos Trabalhadores decidiu neste sábado (18) pela expulsão do prefeito de Antonio Martins, Edmilson Fernandes (foto), por contrariar a linha dogmática do partido que estabeleceu aliança política com o candidato ao governo do Estado, Iberê Ferreira (PSB). Na época da campanha, o prefeito Edmilson optou pelo apoio da candidata Rosalba Ciarlini (DEM), que venceu as eleições.

Para o partido, a “traição partidária” deveria ser punida já que o prefeito não estava seguindo as orientações do partido. De acordo com o presidente do PT no Rio Grande do Norte, Eraldo Pereira, a expulsão do prefeito do partido foi feita através de votação entre os correligionários e tem que ser respeitada. “Fizemos uma avaliação da decisão do prefeito e optamos pela exclusão dele do partido”, argumenta. Eraldo Pereira comentou ainda que a decisão unânime de expulsão não prejudica, nem otimiza a posição do partido no Estado. “Eu vejo como uma decisão que tomamos como exemplar e nós, não perdemos, nem ganhamos”, frisa.

Sobre a situação do cinco vereadores – Francisco de Oliveira Filho, Evaristo Venceslau Batista Filho, Francisco Olímpio Neto, Francisco Reginaldo de Oliveira e José Roberto de Oliveira – também do partido que seguiram o prefeito, o PT não colocou em votação qual seria a punição deles, mas Eraldo afirmou que esse ponto será analisado futuramente.

Durante a reunião com os membros do partido, o presidente do partido fez uma avaliação do resultado eleitoral e destacou como “positivo” o resultado alcançado. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) também estiveram na reunião. O comunicado oficial ao prefeito Edmilson será feito na próxima segunda-feira (20).
Do Nominuto.com

Pelo Twitter Ezequiel declara voto a Ricardo Motta

"Boa Noite! Queria informar que já tomei a decisão de votar em Ricardo Mota para a presidência da Assembleia por três motivos... Experiência que tem como 1° secretário; conciliador na Casa e a intenção de continuar a abertura da AL para ser a casa do povo potiguar", postou no seu microblog Twitter.

Blog revela identidade do pai da jovem baiana

Apesar do atraso ocorrido por motivos superiores, o “Blog Barra Pesada” termina o mistério, e revela agora quem é o pai da jovem Baiana que tinha como maior sonho encontrar seu pai, e que através do “Blog Barra Pesada” a mesma teve a alegria de encontrá-lo.


O motivo da demora na revelação foi exatamente o do “Blog” querer promover o encontro inédito entre pai, filha e demais familiares da garota, o que ficou totalmente descartado, apesar das promessas de apoios recebidos por parte de internautas que se comprometeram a ajudar nos custos da viagem da jovem Baiana, mas, que por motivos familiares que fogem da nossa vontade em resolvê-los, não foi possível a realização do encontro.



Mesmo o “Blog” já tendo as pessoas que pagariam a viagem, familiares da garota de 17 não autorizaram sua vinda para Jardim do Seridó, ficando assim impossível a realização do encontro, apesar de termos conseguido um grande apoio, não só em relação aos custos da viagem, como também na hospedagem, já que a garota ficaria aos cuidados da minha Mãe, até que o encontro fosse realizado.



O real motivo da não realização do referido encontro se deu por causa da negativa do pai da jovem em reencontrar a mãe da mesma.



Após um relacionamento quando se conheceram em São Paulo entre Ana Lúcia dos Santos, natural da cidade de Teolândia/BA e Edson de Azevedo Silva, natural de Jardim do Seridó/RN, nasceu a garota, Ana Lívia das santos, “Livinha”, hoje com 17 anos de idade, e que nunca havia conhecido o pai. “Livinha” foi criada pela sua avó materna na cidade de Teolândia/BA onde mora até hoje.



Mesmo não sendo possível a realização do encontro, agora a jovem garota já tem a imagem do seu pai, já que o “Blog” fotografou o pai e a avó e enviou as fotos via computador.


Edson de Azevedo Silva é popularmente conhecido em Jardim do Seridó como “Jéta”, e é neto da saudosa “Lica de Zé Antônio”, uma das mais conhecidas comerciantes do ramo de restaurante, que atuou durante muitos anos no centro de Jardim do Seridó até aproximadamente o início da década de 70.


O “Blog” agora vai trocar os endereços de pai, filha e familiares, e esperar que essa família possa se encontrar, já que não existe ex-filha, muito menos ex-pai. Felicidades para todos e um Feliz Natal e próspero 2011! 

Prefeito de Parelhas se licencia da presidência do PT por três meses

O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros se licenciou da presidência do Partido dos Trabalhadores, pelo prazo de três meses. Alegando questões pessoais, o prefeito não entrou em detalhes, mas confirmou que em seu lugar, ficará com o vice-presidente da legenda, Francisco Bezerra, conhecido como Biô mototaxista. Biô, por sinal, tem pretensões de disputar a Câmara Municipal da cidade, nas próximas eleições.

Seleção da Várzea conquista título e zona rural festeja

A torcida que mais lotou o Ginásio Arnóbio Abreu durante o Assú Open de Futsal garantiu a sua festa até o fim. O Cleiltur/Várzea, representante da Zona Rural de Assú, conquistou o título do evento interestadual ao vencer o Macau por 2 a 0. Os gols foram marcados por Dedé e Carlos.

Como era de se esperar, o jogo começou bastante estudado, pois as duas equipes finalistas são formadas por atletas experientes. Mas, apesar do apoio maciço da torcida da Várzea, o time que começou  pressionando foi o Macau.
O garoto Elber, que foi recentemente negociado com o Corinthians, mostrou as suas qualidades e deu trabalho ao goleiro Matheus, que fez defesas incríveis e salvou a Seleção da Várzea.

Porém, depois das chances desperdiçadas, o time do Macau deu uma adormecida e o Cleiltur/Várzea aproveitou esses deslizes. Em um desses lances, o time da Zona Rural de Assú abriu o placar, através de Dedé, aos 18 minutos do primeiro tempo. O gol fez a festa nas arquibancadas se intensificar, com gritos de euforia, no ritmo de batucadas e muitas vuvuzelas.

A partir daí, o jogo passou a ser mais solto. O Macau fazia de tudo para chegar ao gol de empate, enquanto a Várzea foi muitas vezes ao ataque no intuito de marcar o segundo.

Na etapa complementar, a disputa se intensificou bastante. O Macau já não se preocupava mais com a defesa e tentava igualar o marcador de todas as formas que podia. Nos quatro minutos finais, o time resolveu inclusive apostar no goleiro-linha, mas o sistema defensivo da Várzea estava bem armado e não deixava que o adversário chegasse ao gol de empate.

Faltando três minutos para o jogo acabar, a festa da Várzea ficou ainda mais empolgante. O pivô Carlos foi quem levou essa torcida à euforia, quando marcou o segundo da Várzea.

Daí, o time campeão se prendeu no setor defensivo, não deixando que o Macau desse trabalho nos momentos finais. Assim, o representante da Zona Rural administrou o jogo até o fim e garantiu a festa nas comunidades rurais de Assú durante todo o final de semana.

O goleiro Matheus, que se tornou ídolo do ABC, foi um dos grandes destaques dessa conquista e afirmou que o título do Assú Open dá uma projeção semelhante ao de grandes eventos de futsal da Região Nordeste, por causa do trabalho de marketing da empresa Jogando Sports e das transmissões, tanto da Rádio Princesa do Vale, como da TV União. Além disso, o título oferece uma visibilidade imensurável a Zona Rural de Assú.

“A gente foi muito bem recebido pelo povo da Zona Rural de Assú e estamos gratificando todo esse apoio dado com o título, que é importante para nós por causa da visibilidade do evento e principalmente para a Região da Várzea, que ganha projeção tanto na cidade como em todo o futsal”, disse o goleiro Matheus, ex-ABC, que agora se torna ídolo em mais um local: a Zona Rural de Assú.

Matheus foi inclusive o goleiro menos vazado do evento e levou um prêmio de quinhentos reais.

Time forte

A equipe que conquistou o título do Assú Open de Futsal é formada por jogadores experientes. Atletas habituados a grandes conquistas, como os profissionais que foram campeões da Liga do Nordeste pelo ABC, como Biro-biro e Matheus, e outros atletas com experiência internacional, como Adolfo e Gildemário, foram alguns dos destaques do time campeão.

Prêmios

O evento premiou com 500 reais os grandes destaques do campeonato. Matheus, da Várzea, foi o goleiro menos vazado; Edinho, do Prisiaca, foi o craque do campeonato e Everson, do Macau, foi o artilheiro.

Os três primeiros colocados também receberam premiações em dinheiro. O Prisiaca, terceiro colocado, ganhou 500 reais. O Macau, vice-campeão, ficou com o prêmio de 1.500 reais. Já o campeão, Várzea/Cleiltur, ganhou um prêmio de 3.000 reais + uma moto.

Antes de deixar o Senado, Rosalba apresenta emenda ao Teste do Pezinho

Ainda na condição de presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAE), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) aprovou nesta semana, em turno suplementar, o projeto de lei que obriga hospitais vinculados ao SUS a oferecer o Teste do Pezinho expandido, que engloba exames laboratoriais para o diagnóstico, no recém-nascido, de anormalidades que possam evoluir para doenças congênitas ou hereditárias.

Segundo emenda apresentada por Rosalba, fica estabelecido que a relação das doenças a serem diagnosticadas seja definida pelo órgão competente. A matéria segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Florânia: Poder Legislativo encerra atividades com homenagens

A Câmara Municipal de Florânia encerrou suas atividades parlamentares nesta sexta-feira (17), com sessão solene prestigiada por todas as autoridades do município. O evento também serviu para entregar título de cidadão ao deputado Gilson Moura (PV) e uma homenagem ao advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC), filho de Florânia. O prefeito Sinval Salomão (PTB), o vice-prefeito Bebé Borges (PR) e o ex-prefeito Titi Nobre (PR) prestigiaram a solenidade.
O Portal Inforside transmitiu tudo ao vivo via rádio na web. O presidente da Câmara, Geovani Pereira (PSB) se despediu do comando da Casa já que daqui a 14 dias, o vereador João Maria (PMDB) assumirá o destino do Poder Legislativo. Geovani inaugurou uma sala do cidadão e prestou contas dos seus dois anos como presidente.

Presidência da Assembleia: conheça os votos dos deputados

Um mês e alguns dias separam os deputados estaduais para a votação que elegerá o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Apesar disso, muitos parlamentares já declaram seus votos para Ricardo Motta (PMN) e Antônio Jácome (PMN) de forma individual ou em bloco. A lógica do jogo político entre os deputados estaduais mais antigos e os novatos é sempre voltada para a escolha através de consenso, mas também atende a interesses particulares.

No caso do PSB a estratégia é contar com quatro votos dos deputados: Larissa Rosado, Márcia Maia, Gustavo Carvalho e o novato Tomba e com isso, mudar o placar dos votos. Eles ainda não decidiram se o voto vai para Ricardo Motta (que tem simpatia da maioria) ou se votam em Antonio Jácome (ex-filiado do PSB e que já foi vice-governador na gestão da governadora Wilma de Faria). Por causa disso, o deputado Tomba, que ainda não entrou na Casa Legislativa já anuncia que vai avaliar a posição do partido, mas que não se compromete a seguir a orientação. 
Já o PMDB - apesar de ter também quatro votos com Gustavo Fernandes, José Adécio, Walter Alves e Hermano Morais - optou pela liberdade dos deputados na escolha dos votos, já que no biênio de 2012 à 2014, o partido deve lançar deputado estadual Walter Alves (PMDB) como candidato. Essa é a vontade do partido e dele, que já anuncia vida longa no legislativo. “Decidimos liberar os votos do PMDB, apesar de termos uma bancada com grande quantidade de parlamentares. Vamos trabalhar agora para as eleições do biênio de 2012” destaca o deputado Walter Alves (PMDB). Sobre as eleições deste ano, Walter disse que já tem seu voto - o deputado Ricardo Motta (PMN) - mas que o partido lembra da liberdade de votos dos deputados. "Cada voto será individual e não faremos votação em bloco", explica


O novato do PR, representado por George Soares, ainda não decidiu seu voto a Presidência da Assembleia, mas declarou que recebeu pedidos dos dois candidatos para as eleições. “Não decidi em quem vou votar, ainda vou analisar as candidaturas. Os dois candidatos já me procuraram mais eu não decidi nada”, disse o deputado estadual. Questionado se não havia acordo entre ele e Vivaldo Costa para votação em um único candidato -no caso Ricardo Motta - o republicano George Soares disse que “não existia acordo” entre eles. “Sei que Vivaldo declarou o voto a Ricardo Mota, mas eu ainda não decidi”.




A deputada estadual Gesane Marinho não decidiu em qual dos candidatos do PMN [Antônio Jácome e Ricardo Motta] irá votar para a Presidência. “Não tenho voto definido. Ainda vou aguardar a orientação do deputado Robinson Faria sobre esse assunto”, disse ela. Sobre esse assunto, o atual presidente da Assembleia Legislativa e futuro vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PMN) fez questão de deixar claro que não tem "preferência" no que diz respeito ao próximo presidente da Casa legislativa. E não há qualquer orientação para que os deputados votem em Ricardo Motta (PMN) ou Antônio Jácome (PMN), ambos candidatos a vaga.

As declarações foram motivadas após o deputado Raimundo Fernandes (PMN) declarar nos bastidores da Assembleia Legislativa que esta semana Robinson havia orientado os deputados a votarem em Ricardo Motta para presidência da Assembleia, este, inclusive, seria um dos motivos para que ele [Raimundo Fernandes] tivesse retirado sua candidatura.




 "Não existe indicação oficial para nenhum candidato. O que eu busco é ouvir cada deputado para entrar em um consenso porque é isso que defendo para que não tenhamos racha na Assembleia. Não fui eleito pra continuar, mas sei que os deputados confiam em mim pelos oito anos que estive a frente da presidência. Só disse que o nome de Ricardo Motta está mais adiantado nesse processo pelo que tenho visto, mas isso é mérito dele. Quero deixar claro que não há desavenças no partido", disse Robinson.






E o placar dos votos para a Presidência da Casa continua em alta nos bastidores da Assembleia. Os novatos diplomados esta semana como Dibson Nasser (PSDB) disse que ainda não há definição sobre os votos e que “ainda é cedo para falar”. Ele confessou que vai observar o cenário para decidir os votos. O novo deputado Fábio Dantas (PHS) também ainda não decidiu no candidato. 






Os deputados que já optaram por Ricardo Motta (PMN) são: Ezequiel Ferreira (PTB), Nelter Queiroz (PMDB), Vivaldo Costa (PR), Hermano Morais (PMDB) e Getúlio Rego (DEM).

Liderando o placar de apoios, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN) disse esta semana que acredita em um consenso entre os deputados e que espera conquistar mais apoios. “Estou partido para a minha sexta legislatura com participação na mesa diretora. É natural que eu seja candidato e tenho condições de administrar a Assembleia Legislativa”, argumenta.

Enquanto isso, o candidato Antonio Jácome esconde os votos que serão direcionados a ele, mas disse que “existem votos sim”. O segredo deve ser guardado a sete chaves para que o outro lado (formado pelo grupo de Ricardo Motta) não procure os votos.
Nominuto.com