segunda-feira, dezembro 27, 2010

Amigos e familiares se despedem de Noilde Ramalho

Na tarde desta segunda-feira (27), familiares, alunos, ex-alunos e autoridades políticas estiveram presentes no sepultamento da educadora Noilde Ramalho, falecida no último sábado (25) em decorrência de um edema pulmonar. 

Ramalho era diretora da Escola Doméstica há 65 anos e modernizou o conceito de ensino de uma das escolas mais antigas do Rio Grande do Norte. A professora foi também fundadora do Complexo Educacional Henrique Castriciano e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN).

O presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Manoel de Medeiros Brito, reforçou a importância de Noilde Ramalho ao dizer que “ela consolidou a Escola Doméstica e deu validade aos seus ensinamentos que, até então, não eram reconhecidos pelo Ministério da Educação”, disse. 

Ainda segundo o presidente, a diretora da instituição conseguiu grande aprovação e prestígio das classes política e social, fato que resultou na criação do Complexo Henrique Castriciano e, em 1999, da FARN.“ Ela sempre teve todo apoio e respeito da Liga de Ensino para as ações que realizou. Ela contribuiu para a modernização da Escola Doméstica, que tinha como objetivo formar moças para a casa e sociedade, e estimulou que as estudantes procurassem uma formação superior”, enfatizou Manoel Brito.

Ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, também esteve presente no sepultamento e apontou que Noilde Ramalho era entusiasta das questões ambientais e por duas oportunidades falou em nome das áreas verdes da capital. “Ela tinha grande sensibilidade ambiental e na inauguração do Parque da Cidade e na atualização do Plano Diretor da cidade ela elogiou as nossas ações. Noilde era muito solidária com a nossa gestão”, explicou.

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, revelou que partida da diretora foi uma perda dupla. “Além de grande amiga, duas filhas minhas estudaram na Escola Doméstica quando Noilde era diretora. Ela era uma mulher visionária, a frente do seu tempo e entendia que a educação era algo fundamental para a formação e crescimento do Estado. De lá saíram grandes mulheres em diversas áreas como medicina, tecnologia e direito”, lembrou.



Rosalba anuncia novo presidente da CAERN

A governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM), anunciou no início da tarde desta segunda-feira (27) mais um nome que irá compor sua equipe. Walter Gasi, volta a ssumir a presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). O engenheiro sanitarista presidiu o órgão no inicio deste ano até Abril, mas teve que abandonar para tratar de projetos pessoais.

Formado Engenheiro Civil no ano de 1975, Engenheiro Sanitarista pela Faculdade de Saude Pública de São Paulo em 1980.Com mais de 30 anos de experiência na área de saneamento básico, exerceu funções de responsabilidade técnica e de direção de empresas de Saneamento Básico, entre elas a SABESP – Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo com mais de 12 anos desde a função de engenheiro até de executivo da Vice-Presidência do Interior, bem como na direção de empresas privadas, entre elas a COMSIP e a BBL , na elaboração de diagnósticos operacionais e implantação de programas de desenvolvimento operacional e de perdas das cidades de Curitiba, Brasília, Maceió,Natal, Nova Friburgo e cidades operadas pela SABESP no interior do Estado de São Paulo e de projetos e gerenciamento de obras em vários Estados da federação.Especificamente em Alagoas foi o responsável técnico pela elaboração de vários projetos básicos , executivos e gerenciamento de obras, entre eles, do sistema integrado de abastecimento de água da bacia leiteira, agreste, vale do Reginaldo, e da Macrodrenagem de Maceió, bem como de vários diagnósticos oepracionais e comerciais para a CASAL e análises de projetos e viabilidade para a CEF- Caixa Econômica Federal. Até meados de abril de 2010 atuou como Presidente da CAERN – Cia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. De junho de 2010 até a presente data vem atuando como Presidênte da ARSMAC – Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Maceió na sua criação implantação e desenvolvimento.

Rosalba Ciarlini anuncia cinco novos secretários

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou, por meio de nota, no início da tarde desta segunda-feira (27) o nome de mais cinco secretários que irão compor a administração da democrata. As pastas de Saúde e Segurança continuam indefinidas, a futura chefe do Executivo tem menos de uma semana para finalizar a escolha de sua equipe, antes da posse no dia 1º de janeiro de 2011.

Na tarde de hoje (27), os titulares anunciados ocuparão as pastas de Infraestrutura, Assistência Social, Educação, Articulação com os Municípios, Copa e Departamento de Estradas e Rodagens (DER). São eles:

Secretaria de Estado da Infra-Estrutura ( SIN ) – Kátia Pinto 
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui uma experiência de doze anos na iniciativa privada. No serviço público ocupou a função de Diretora Técnica na Secretaria Municipal de Planejamento na administração da prefeita Rosalba Ciarlini (1997-2000), e Secretária de Desenvolvimento Territorial e Ambiental (2001-2004). Exerce por dez anos o cargo de Secretária do desenvolvimento Territorial e Ambiental, na prefeitura de Mossoró.

Secretaria de Estado da Educação da Cultura (SEEC) – Betânia Ramalho
Doutora em Educação integra o grupo de pesquisadores do Departamento de Educação da UFRN, pesquisadora do CNPq e exercia o cargo de presidente da Comperve na UFRN. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1979); Graduada em Tecnólogo em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (1978); Especialista em Estatística Educacional pelo CIENES / CHILE; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (1993). Foi Profª Adjunta do Centro de Educação da UFPB entre 1981 e 1994. Desde 1995 é Professora da UFRN, (Departamento de Educação). É também presidente da Comissão do Vestibular dessa mesma IES, desde 2003 aos dias atuais. Foi vice presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPEd, na gestão 2000-2002 e Presidente dessa mesma Associação no período 2003 -2005. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Área de Educação junto à CAPES, em diferentes períodos: 1997,1998, 2006 e 2008. Foi vice-coordenadora do Programa de Pòs-Graduação em Educação da UFRN (1996-1997) e Coordenadora no período 1998-2002. Nesse mesmo período foi Coordenadora do Fórum dos Programas de Pós-graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste. Atualmente é membro da Comissão de Especialistas do curso de Pedagogia e Normal Superior. (SESU/MEC). Atua nas seguintes áreas: Educação Básica, Ensino Superior, Pós-Graduação em Educação. Seus estudos e pesquisas se voltam para os seguintes temas: Formação e Profissionalização Docente; Processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação de Processos Formativos; Vestibulares; Docência Universitária; Políticas de Acesso e Inclusão aos estudos universitários. Professora titular da UFRN.

Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) -  Luís Eduardo Carneiro
Exerceu por quatro vezes o cargo de Secretário de Educação do estado do RN e uma vez cargo de Secretário de Educação do município do Natal. Foi chefe da Casa Civil no governo Garibaldi e Chefe da Casa Civil da prefeitura do Natal. Exerceu o cargo de Secretário de administração da prefeitura do Natal e durante 15 anos foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação. É professor aposentado da UFRN.

Secretaria Extraordinária para Articulação com os Municípios (SEAM) – Esdras Alves  
Consultor de administração da Confederação Nacional do Comércio, Secretário do Estado do RN do Governo do RN, em Brasília. Assessor parlamentar na Câmara dos deputados e assessor técnico do senado há mais de 20 anos.

Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (SECOPA)  e acumulando o cargo de Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) – Demétrio Paulo Torres 
Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Curso de especialização em Engenharia Rodoviária, ex-secretário municipal de obras e infra-estrutura do Natal, por dois períodos. Já exerceu o cargo de diretor-geral do DER.

Ano Novo em Sitio Novo

A grande primeira festa do novo ano que está para chegar promete abalar as regiões trairi e potengi. A festa que tem como titulo o "Ano Novo em Sitio Novo" será a primeira festa da região realizada na ressaca da grande virada do ano de 2010 para 2011. 

Não perca esse grande show de forró por que afinal o "Ano Novo em Sitio Novo" é com Cavaleiros do Forró, Axo bom e Naldinho Ribeiro. 

A realização desse evento é uma produção de NN Produções.

Atenção mulherada potiguar envie suas fotos e seja a nossa gata da semana

A partir do próximo ano o blog estará mostrando um pouco da beleza da mulher potiguar, onde teremos um espaço dedicado para a Gata do GIRO. Além de mostrar a beleza das mulheres norteriograndenses que irão representar seus municípios semanalmente, o blog quer também divulgar os belos cenários naturais espalhados pelo interior do estado.

Regulamento:

Da Participação: Para participar da escolha da Gata do GIRO, as candidatas além de enviar as fotos para um dos e-mails girorn@gmail.com ou giro.rn@hotmail.com terão que atender os quesitos abaixo especificados;

Ter no mínimo 18 anos de idade.
Ser natural do RN
Cada gata deverá enviar três fotos
As fotos deverão ser feitas em algum cenário do município onde moram
Junto com as fotos; Nome Completo: Cidade: Profissão, Formação ou Escolaridade: Hobby:

Do Processo de Escolha: A escolha da gata da semana será feita pelos leitores do blog, que durante o período de uma semana irão escolher entre três candidatas a sua gata preferida da semana.

Atenção: Ao termino de cada mês os leitores irão escolher a gata do mês que disputará o titulo de Gata do Ano.

Gija não confirma sua indicação para o DETRAN/RN

Foi divulgado pelo blog de Thaisa Galvão a noticia sobre a indicação do ex-prefeito de Tangará, Gija (PV), para o DETRAN/RN. Em conversa com o Blog do Wallace Gija não confirmou a sua indicação para o DETRAN/RN. “Não sei dessa conversa não, acredito que seja boato de alguém querendo desestabilizar a situação política e querendo confudir a cabeça das pessoas”, disse Gija.

Governador decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Noilde Ramalho

Amanhã será publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto de luto durante três dias, pela morte da educadora Noilde Ramalho.


Em nota, o governador Iberê Ferreira de Souza lamentou o seu falecimento e destacou o seu papel na educação do Rio Grande do Norte.



"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento da educadora Noilde Ramalho. Quero transmitir minhas condolências à sua família. Noilde Ramalho teve um papel fundamental na educação de nosso Estado e será lembrada sempre pela sua dedicação e pioneirismo", lamentou o governador.

Fátima comemora inauguração de mais unidades do IFRN nesta segunda-feira

Mais duas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia serão inaugurados no RN. São os campi de Parnamirim e Nova Cruz, que em fase de acabamento, estarão entre os 31 campi dos institutos federais do País que serão inaugurados nesta segunda-feira, em Brasília, pelo presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad. 

A deputada federal Fátima Bezerra comemorou a notícia, já que é a responsável pela inclusão do programa de IFRN no estado. Graças ao empenho da deputada, O RN ganhou 13 novas unidades de institutos federais: Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, além de zona norte e o do Centro de Nata. 

O campus do IFRN de São Gonçalo do Amarante não estará entre os inaugurados nesta segunda-feira, mas tem a mesma data dos campi de Parnamirim e Nova Cruz para entrar em atividade, março de 2011. 

PSB oficializa apoio a Ricardo Motta

O PSB oficializou o apoio a candidatura do deputado estadual Ricardo Motta (PMN) à presidência da Assembleia Legislativa. Os deputados Márcia Maia, Gustavo Carvalho e Larissa Rosado fecharam com o candidato do PMN.

Já o deputado Luiz Antônio Lourenço, o Tomba, deverá tomar uma decisão em bloco com o grupo de “novos deputados”. Ricardo Motta trava uma disputa direta com o deputado Antônio Jácome. Nesse momento, a maioria é pró Motta.

No senado sai Rosalba, entra Garibaldi

Amanhã a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) renunciará ao seu mandato e ocupará a partir do dia 1º de janeiro o cargo de governadora do Rio Grande do Norte.

A sua vaga será ocupada pelo 1º suplente Garibaldi Alves, pai do senador e futuro Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. Depois disso, a primeira suplente de senadora será a caicoense Ivonete Dantas (PMDB).

Confraternização

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(Femurn) reúne prefeitos associados na próxima terça-feira no Hotel Parque da Costeira para Assembléia Geral da entidade.

Na pauta da assembléia estão a prestação de contas referente ao ano de 2009 e a eleição da nova diretoria para o biênio 2011 – 2012. Após cumprida a pauta, os prefeitos participarão de uma confraternização de fim de ano.

Em Brasília sai Betinho entra Rogério, no RN sai Getúlio entra Zé Adécio

Com as indicações de Betinho Rosado para Agricultura e Getúlio Rego para Saúde, Rogério Marinho será beneficiado e continuará em Brasília já José Adécio permanecerá na Assembleia ocupando a vaga de deputado estadual.

Guarani é Campeão do Copão Serrano 2010

A equipe do Guarani da Cidade de Lagoa Nova sagrou-se campeão do Copão Serrano 2010 ao bater a Seleção de Cerro Corá em uma partida bastante disputada. O Guarani começou perdendo mais no final a equipe da cidade de Lagoa Nova conseguiu virar e vencer a seleção de Cerro Corá pelo placar de 2x1.

ItaFolia

Vem aí o 1ª carnaval fora de época do Itajá, o ItaFolia, uma realização dos blocos carnavalescos de Itajá, e com data marcada para o dia 15 de Janeiro de 2011, com animação da Banda Fera Samba e a banda Johnny Pragandaya.

O povo cristão se solidariza com o padre matias soares

A comunidade cristã de São José de Mipibu realizou na noite do ultimo dia 21 um ato de desagravo, decorrente ao episódio ocorrido no dia 11 de dezembro, quando parte dos integrantes da parada gay de Mipibu invadiram a Igreja Matriz e destratou os fiéis e o diácono que se preparava para rezar uma missa.

De forma organizada e silenciosa, o povo cristão do município fez uma breve caminhada que contou com a presença padres de outras cidades, pastores, líderes de igrejas evangélicas, representações de todos os movimentos religiosos da igreja católica, políticos e uma grande participação popular. Nas falas proferidas, ficou patente a saudação pela paz feita por todos os oradores. A única coisa pedida pela igreja foi respeito

Bastante tranqüilo, em nenhum momento o Pe. Matias emitiu sinais de raiva, rancor ou ódio, pelo contrário, foi muito claro ao dizer que as portas da igreja estão abertas para todos, sem nenhuma distinção. Após o ato os fiéis adentraram à igreja onde foi rezada uma missa, encerrando as atividades religiosas do dia.
Fonte: Mipibu em Foco

Prefeitura de Santo Antonio doará cestas com alimentos não perecíveis

A prefeitura conseguiu através da entidade Legião da Boa Vontade-LBV, a doação cestas com alimentos não perecíveis para serem doados para familias carentes. Essas familias fizeram um cadastramento antes, para neste periodo natalino serem beneficiadas.
A entrega das cestas acontecerá antes do ano novo, com a colaboração dos funcionários da assistência social. Dessa forma a prefeitura de Santo Antonio está participando da Campanha Natal Permanente da LBV que ainda vai adquirir várias outras cestas para serem complementados com essas e posteriormente serem entregues.

Vicente Lenilson visita Prefeito de Currais Novos

O prefeito Geraldo Gomes recebeu na manhã da última quinta-feira a visita do Campeão Olímpico Vicente Lenilson. O mesmo tem projetos para voltar a morar no Rio Grande do Norte e montar uma escolinha com pelo menos 50 alunos. O atleta conta com o apoio da Prefeitura Municipal e outros órgãos. O Prefeito se prontificou em ajudar no que for possível.

Concluída a pavimentação da RN 118

Terminou o serviço de pavimentação da rodovia RN 203 que liga o Distrito de Barão de Serra Branca em Santana do Matos, ao entroncamento da RN 118 na localidade denominada Três Porteiras com extenção de 11,60 kms.

Essa obra era um sonho antigo dos Santanenses, e hoje é visível o sentimento de satisfação da população que foi beneficiada com o asfalto, pois quem por ali passava, sofria, vivia num transtorno só, e quando chovia a BR ficava intransitável para os veículos.

O Prefeito Assis da Padaria foi em busca de recursos, bateu em muitas portas de gabinetes para pedir ajuda aos governantes para a realização dessa obra, e hoje a realidade é outra, pois esta obra irá beneficiar não só a nossa comunidade , mas todos que por aqui passam.

Florânia: A pastoral da criança realizou uma grande festa para 350 crianças.

A pastoral da criança da cidade de Florânia realizou nesta sexta-feira uma grande festa natalina com presencia de 350 crianças. Com a colaboração de padrinhos, madrinha, voluntários, lides, colaboradores e amigos da pastoral todos aderiram a campanha  “Dê um sorriso a uma criança”.

Escola barão de mipibu - 130 anos de história

A Escola Estadual Barão de Mipibu comemorou ontem 130 anos de existência, numa noite festiva promovida por toda a comunidade escolar. O evento foi realizado no pátio em frente da escola e contou com apresentações culturais do município.

Após a abertura feita pela Banda dos Desbravadores tocando o Hino Nacional, a prof. Wedna leu um artigo fazendo uma breve retrospectiva da história dessa escola centenária, tão importante para a vida de muitos mipibuenses.
Em seguida aconteceram as apresentações culturais de grupos do município, com uma coreografia do MEJ, uma animada roda de côco com o Bambelô da Cajupiranga, encerrando com a Banda dos Desbravadores.

Acidente de moto causa serias complicações a saúde do Presidente da Câmara de Severiano Melo

Na última terça-feira 21, o vereador e presidente da câmara municipal de Severiadno Melo, Raimundo Candido de Lima (Coitinho) se dirigia até sua residência no Sítio Bela Fonte próximo da Comunidade de Floresta numa moto e sofreu um acidente que rendeu sérias complicações à sua saúde.

O guidão da moto que andava Coitinho pressionou sobre a região abdominal causando dano no baço e levando a um começo de hemorragia interna. Tudo pré-diagnosticado somente nesta quarta-feira quando o paciente procurou atendimento médico em Severiano Melo depois de ter tido a felicidade de viver e passar mais de 12 horas suportando fortes dores com desmaio e não imaginara sua gravidade.

Já no hospital regional Tarcisio Maia em Mossoró Coitinho foi submetido a um procedimento cirúrgico pela equipe médica de plantão para sanar o problema que causou a todos grande susto. A cirurgia pode ser realizada a noite com a segurança do bem estar do paciente já medicado.

Coitinho está a 34 anos sendo 8 mandatos como parlamentar no Município e a frente da presidência da casa desde 2009 tem o título de mais experiente entre os membros do legislativo Severianense.

Indenização

Uma gestante que estava no nono mês de gravidez vai ser indenizada pelo Estado do Rio Grande do Norte com a quantia de 20 mil reais, à título de indenização por danos morais, por ter dado a luz em plena via pública após ter sido liberada em consulta médica na rede estadual de saúde. A sentença é da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Na ação, a autora alegou que sua pretensão encontra amparo nas alegações fáticas de que, em 01/08/2003, procurou atendimento médico no Hospital Regional Alfredo Mesquita, queixando-se de dores gestacionais e, depois de ser examinada, foi liberada sob o argumento de que ainda não havia chegado a hora do parto. Mas, saindo do hospital, ela veio a dar a luz em praça pública sem o atendimento médico devido, inclusive , sendo assistida por um popular.
Alegou que sua pretensão encontra nos artigos 6º e 196º da Constituição, artigos 186 e 927 do Código Civil. O Estado alegou que o caso se tratava de responsabilidade civil por omissão, logo imprescindível a ocorrência de culpa a caracterizar o ato ilícito indenizável e, no mais, por eventualidade impugnou o montante indenizatório pedido. Em relação à indenização moral, o magistrado esclareceu que é notório o intenso sofrimento de uma mãe que se vê dando a luz em praça pública, e que há inequívoca e relevante angústia na situação, e o temor pelos riscos que ela e seu filho estariam submetidos impõe a afirmação da ocorrência de ofensa aos direitos da personalidade, em especial, à honra subjetiva.

Bandidos tentam assaltar casa de vereador em Touros

Na noite da última sexta-feira 24/12, véspera de natal, três indivíduos vestidos de preto e encapuzados tentaram assaltar a residência do vereador Nei Leite na orla de Touros. O vereador se encontrava em casa com familiares e amigos para comemorar o Natal.

A tentativa foi frustrada porque o vereador conseguiu visualizar a ação dos bandidos por uma fresta do muro de sua casa. Em uma ação rápida conseguiu trancar o portão de entrada da sua residência e comunicar o fato a polícia local. Com essa ação, é a terceira vez que bandidos invadem a casa do vereador. Alguns já imaginam que possa existir alguma conotação política nas investidas dos bandidos.
Fonte: Carlos Alberto/Folha do Mato Grande