domingo, janeiro 02, 2011

Vivaldo Costa assumiu seu sétimo mandato

O ex-governador Vivaldo Costa (PR) tomou posse mais cedo, nesta sexta-feira, 31, como deputado estadual, por causa da renúncia do vice-governador eleito, deputado Robinson Faria (PMN).

O Papa-Jerimum vai entrar para história, por ter sido o 1º deputado empossado por uma presidenta, a deputada Márcia Maia (PSB).

Vivaldo assumiu o 7º mandato de deputado estadual. Seu primeiro mandato foi em 1974, há exatos 36 anos.

“É com muita honra que assumo por um mês o mandato pertencente ao vice-governador eleito Robinson Faria, um homem que deixa sua marca de trabalho no parlamento estadual. E com satisfação recebo o mandato pelas mãos de uma presidenta, a deputada Márcia Maia, que além de ser companheira na Assembleia, integra a minha lista de amiga pessoal”, afirmou o deputado Vivaldo Costa.

Marcos de Bidoca é empossado para biênio 2011/2012

Depois de um fim de ano tumultuado os vereadores voltaram a se reunir no Plenário José Francisco da Costa desta vez em sessão solene de posse do presidente reeleito para o segundo biênio de 2011/2012 o vereador Inácio Marcos da Silva.

O vereador José Lucas da Silva assumiu a presidência por ser o mais velho dentre os vereadores dando início a cerimônia de posse e em seguida nomeou a vereadora Lucinalva Régia de Lira para secretariar os trabalhos e leu o termo de compromisso assumido pela nova mesa diretora que é composta por;

Presidente: Inácio Marcos da Silva      
Vice-Presidente: Lucinal Régia de Lira
1º Secretária: Joana Darc Fernandes
2º Secretário: Dailton Gonçalo de Souza

Ao assumir a cadeira de presidente o vereador Inácio Marcos facultou a palavras aos vereadores presentes que o parabenizaram pelo trabalho desenvolvido sob sua presidência nos últimos dois anos e desejaram boa sorte para este segundo biênio.

Em seu discurso o presidente agradeceu aos vereadores Manoel Edmilson Belarmino, José Lucas da Silva, Maria Judrene de Lima, Janiere Ferreira de Lima e Luza Isaura dos Santos pelos votos de confiança dado no primeiro biênio. Os agradecimentos se estenderam ao assessor Jurídico Dr. Flavio e contábil Paulo Tavares de França que prestam serviços a câmara.

Em seguida o presidente prometeu mais empenho de sua parte neste novo biênio à frente da presidência da Câmara Municipal de Sitio Novo.

Vereadores Presentes: Inácio Marcos da Silva, Lucinava Régia de Lira, Joana Darc Fernandes, Manoel Edmilson Belarmino, José Lucas da Silva, e Dailton Gonçalo de Souza.
Vereadores Ausentes: Maria Judrene de Lima, Luzia Isaura dos Santos Janiere Ferreira de Lima.

Sitio Novo: Depois de três sessões polêmicas projetos é aprovado em extraordinária

Depois da polêmica antecipação de duas reuniões ordinárias do 5º período do ano de 2010 para o mês de outubro, feita pelo presidente Inácio Marcos da Silva através de um oficio. Motivo que acabou levando a mesa diretora a procurar a promotoria que orientou aos membros da mesa em dar continuidade aos trabalhos referente ao 5º período. E Assim o fez e sob a presidência da vereadora Judrene a pedido do Suplente de vereador Sarú Mafra foram anuladas as duas sessões antecipadas para o mês de outubro e aprovado os 003/2010 e 007/2010.

Nesta quarta-feira os vereadores receberam um convite, convocando-os para uma sessão extraordinária fruto de uma liminar de autoria do Juiz da Comarca de Tangará a pedido da vereadora Lucinalva Régia de Lira. O argumento da vereadora é de que a aprovação dos projetos 003 e 007/2010 aprovados sob a presidência da vereadora Judrene foram dispensados pela comissão o que não pode desde que 2/3 dos vereadores concordem que seja dispensado pelas comissões.  O que sei, é que nenhum dos projetos aprovados em 2010 tiveram um parecer das comissões. E isso foi motivo de uma grande discussão entre os vereadores.

Dessa vez tudo ocorreu como diz o regimento, mais de 2/3 dos vereadores votaram para que os projetos fossem encaminhados as comissões de justiça e finanças. Mas se na ultima sessão realizada em 12 novembro o tempo era curto para que as comissões dessem seu parecer, agora o parecer saiu na hora e os projetos foram aprovados por 5 á 4.

O ponto positivo de toda essa polemica causada desde a antecipação das sessões é que agora parece que os vereadores vão entrar o ano por dentro e cumprindo o regimento interno da Câmara Municipal de Sitio Novo. Pelo menos é o que parece.